Sie sind auf Seite 1von 11

DOSSI

Grupo de Estudos e Subjetividade

UM POUCO MAIS DA HISTRIA DA EDUCAO DOS SURDOS, SEGUNDO FERDINAND BERTHIER

Lilian Cristine Ribeiro Nascimento

RESUMO Este artigo traz trechos da biografia do abade l'Epe, escrita por um professor surdo do Instituto para surdos de Paris, Ferdinand Berthier, em 1840. Apesar de enaltecer a figura do abade, criador da primeira escola para surdos na Frana, Berthier tece crticas ao mtodo de l'Epe, uma vez que, segundo ele, em nome do ensino da escrita correta eram realizadas deformaes na linguagem de sinais, modificaes que acabavam por torn-la estranha aos prprios surdos. Apesar de escrito h dois sculos o texto de Berthier traz discusses que ainda hoje esto presentes entre os educadores, nas quais o tema central a lngua a que os surdos devem ser expostos no processo educacional. A polmica lngua de sinais versus lngua oral apresentava-se, naquela poca, como hoje, como o centro das discusses na educao dos surdos.

PALAVRAS CHAVE Educao de surdos; Lngua de sinais; Ferdinand Berthier

A LITTLE BIT MORE ABOUT THE DEAF EDUCATION, ACCORDING TO FERDINAND BERTHIER

ABSTRACT This article features extracts from the biography of the abbot LEpe, written by a deaf professor from the Deaf Institute of Paris, Ferdinand Berthier, in 1840. Despite glorifying the abbot, who was the creator of the first deaf school in France, Berthier voiced criticism of the LEpe method for generating deformities in the sign language for the sake of teaching correct writing; such changes made the language foreign to the deaf people themselves. Although written two centuries ago, Berthiers work provokes discussions that to this day are still present among educators, discussions where the central theme is the language to which the deaf are exposed in the learning process. The controversy over sign language versus oral language played as central a role in those days as it does today in discussions about deaf education.

KEYWORDS Deaf education; Sign language; Ferdinand Berthier

ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.2, p.255-265, jun. 2006 ISSN: 1676-2592.

255

DOSSI
Grupo de Estudos e Subjetividade

A histria da educao dos surdos tem sido marcada por uma discusso polmica sobre qual a melhor maneira de educ-los. Essa discusso traz como tema a questo lingstica, colocando em conflito dois blocos de pensamentos: aquele que defende o ensino da lngua oral para os surdos como nica forma de inseri-los na comunidade ouvinte e aquele que defende a lngua de sinais, prpria da comunidade surda, como meio lingstico pelo qual deve-se desenvolver sua educao. Apesar de atual, tal discusso tem seu princpio concomitante ao incio das prticas educacionais para os surdos. Neste artigo, trago alguns trechos do texto de Ferdinand Berthier, escrito em 1840, e tenho como objetivo evidenciar como a discusso sobre a lngua a ser utilizada na educao dos surdos (lngua de sinais ou lngua oral) antiga e como esta se prolonga no tempo, trazendo embutidas idias e princpios que permanecem ainda hoje em nosso cotidiano. Ferdinand Berthier era surdo congnito e nasceu em 1803 na cidade de Louhans, na Frana. Foi considerado por Laurent Clerc, professor tambm surdo, o mais brilhante aluno do Instituto para Surdos de Paris. Berthier entrou para o Instituto aos 8 anos, onde formou-se, e trabalhou posteriormente como professor. Foi tambm uma figura importante na comunidade literria de seu tempo. Berthier escreveu vrios livros e numerosos artigos sobre o surdo, sua educao e seus direitos legais. Criou a primeira organizao social para o surdo em Paris e foi a primeira pessoa surda a receber o prmio Legio de Honra. Berthier escreveu a biografia de l'Epe (1712-1789) em um artigo denominado "O surdo antes e depois do abade l'Epe", a pedido dos membros da Sociedade para as Cincias Morais, Letras e Artes de Seine-et-Oise, que lhe propuseram " investigar a condio social do surdo antes do abade de l'Epe, e que meios ele empregou para sua educao; usar essas duas investigaes para conseguir uma exata apreciao da realizao de l'Epe como fundador de uma nova instituio e como benfeitor da humanidade"(BERTHIER, 1984, p.163). Esse artigo seria usado como argumento para oferecer a l'Epe um prmio dado anualmente a uma pessoa ilustre da sociedade francesa. Com este intuito, Berthier relatou a histria da educao dos surdos, iniciando por professores anteriores a l'Epe e, posteriormente, assinalando as inovaes introduzidas pelo abade. Berthier era grande admirador de l'Epe e seu texto repleto de elogios. Apesar disso, no se isenta de critic-lo em alguns aspectos como, por exemplo, na forma como ele ensinava aos surdos a gramtica do francs.
ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.2, p.255-265, jun. 2006 ISSN: 1676-2592. 256

DOSSI
Grupo de Estudos e Subjetividade Inicia a histria na antigidade, relatando as conhecidas atrocidades realizadas contra os surdos pelos espartanos, que condenavam a criana a sofrer a mesma morte reservada ao retardado ou ao deformado: "A infortunada criana era prontamente asfixiada ou tinha sua garganta cortada ou era lanada de um precipcio para dentro das ondas. Era uma traio poupar uma criatura de quem a nao nada poderia esperar" (BERTHIER, 1984, p.165). Relata que no sistema romano os surdos eram privados de seus direitos legais e, entre os egpcios e persas, o destino dos surdos era um assunto de interesse religioso, pois suas debilidades eram consideradas um sinal visvel dos deuses. Berthier afirma que somente a religio crist trouxe aos surdos sua dignidade e os salvou do exlio em que se encontravam. At esse ponto sua narrativa da histria dos surdos no apresenta nenhuma novidade, mas ao iniciar o relato da educao dos surdos a partir da idade moderna, nos surpreende com a afirmao de que um erro considerar Pedro Ponce de Len (1520 - 1584) o primeiro professor de surdos:
Hoje amplamente reconhecido que toda a contribuio de Ponce foi meramente colocar os princpios da educao para surdos em um patamar mais amplo do que seus predecessores fizeram. Antes de Ponce, muitas tentativas isoladas de instruo tinham sido feitas, com nvel de sucesso varivel, tanto na Frana quanto no exterior. Em 1578, Joachim Pascha treinou dois de seus prprios filhos surdos, mas suas tentativas no obtiveram reconhecimento pblico. Jrme Cardan, uma das pessoas mais inteligentes de seu tempo, e quem talvez tenha mais profundamente revigorado a escola filosfica de seu sculo, buscou demonstrar que a educao do surdo no era uma impossibilidade; ele no parou a e manteve um relatrio escrito sobre alguns importantes pontos sobre este especial tipo de ensino (BERTHIER, 1984, p.169).

Ainda tratando de professores espanhis, Berthier nos revela sua indignao ao ver Juan Pablo Bonet (1579 - 1629), autor do livro "Arte para ensear a hablar a los mudos", creditar a si a descoberta de como ensinar o surdo a falar. Segundo Berthier, tal crdito poderia ser reivindicado por seu rival Ramirez de Carrion, que era surdo congnito e teve sucesso, no julgamento dos crticos de seu tempo, em um experimento com Emmanuel Philibert, o prncipe surdo de Carignan. Seu livro, publicado nove anos depois do de Bonet, recebeu o ttulo Maravillas de naturaleza, em que se contienen dos mil secretos de cosas naturales, 1629. (BERTHIER, 1984, p. 170). Berthier acrescenta histria outros importantes nomes de professores de surdos, tais como o ingls John Wallis (1616 - 1703), professor de Oxford, primeiro ingls a dedicar-se educao de surdos. Sobre ele, o autor salienta:
Embora seu trabalho sobre articulao obtivesse total sucesso e seu Tratado sobre o Discurso e a Formao de Sons (Grammatica Linguae Anglicanae) tenha recebido a aprovao dos mais ilustres acadmicos, ele logo percebeu que os recursos para as pessoas surdas sob seus cuidados 257 ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.2, p.255-265, jun. 2006 ISSN: 1676-2592.

DOSSI
Grupo de Estudos e Subjetividade
eram muito escassos se comparados com aqueles contidos na linguagem de sinais. Em sua carta ao Dr. Beverly, no terceiro volume dos trabalhos matemticos de Wallis, (Transaes filosficas de Londres, 1698), ele escreve: E este (treino de articulao) de fato o menor trabalho de dois (embora visto como o mais extraordinrio). Mas um sem o outro seria de pouco uso. Pois pronunciar palavras simplesmente como um papagaio, sem saber o que elas significam, no nos traria benefcio nenhum (BERTHIER,1984, p.170).

Apesar de ter reconhecido a importncia dos gestos, Wallis criticado por Berthier por considerar sinais como sendo meramente as letras do alfabeto ou movimentos dos dedos. Todos os outros professores ingleses - John Bulwer, William Holder, Digby e Gregory - tinham como objetivo ensinar por meio da fala. Entre os professores holandeses, cita Van Helmont e o mdico suo Conrad Amman, que viveu em Amsterd. Ambos se empenharam em ensinar o surdo a falar. Mais do que isso, Van Helmont acreditava ser importante ensinar os surdos a falar em hebreu, pois era a nica lngua que possibilitaria uma comunicao com Deus. Como material de suporte a seu projeto, fez uma descrio do mecanismo do aparato vocal, usando o hebreu para pronunciao. Dentre os vrios professores alemes citados, destaque especial dado a Samuel Heinicke (1723 - 1790), que tambm pregava a importncia do ensino da fala ao surdo. Contemporneo de l'Epe, foi, como o portugus Pereire, um dos maiores rivais de l'Epe. A rivalidade desses trs professores contemporneos, de nacionalidades diferentes, centrava-se num debate que contrapunha, como hoje, a oralidade versus a gestualidade na educao do surdo. interessante observar que a histria da educao dos surdos traz informaes inovadoras quando narrada por um surdo. Atravs desse relato, vemos que muitos desses homens aclamados pela histria como heris so por ele considerados plagiadores e outras vezes charlates. Para Berthier, l'Epe foi o primeiro a livrar o surdo de sua solido, como refere nesta passagem:

At ento, como eu j havia explicado, todos os educadores de surdos interpretavam o princpio que nossa mente no contm nada que no chegou l atravs dos sentidos como se seu nico trabalho fosse dar a estes desafortunados o uso mecnico da fala. Ao contrrio, l'Epe foi o primeiro a vislumbrar na linguagem mmica ainda imperfeita deles, meios mais seguros e simples de comunicao e uma mais direta e clara traduo de pensamento. E ele fez com que seus tesouros escondidos florescessem verdade, flexibilidade, a riqueza de um idioma que pertence a todas as naes, de fato, a toda a humanidade, um idioma que admiravelmente resolve o problema de uma linguagem universal a qual os acadmicos em toda parte tm buscado por sculos em vo. A partir do simples argumento que os surdos podem ser instrudos com o auxlio de gestos da maneira como instrumos outras pessoas usando os sons da voz, e que ambos os grupos podem aprender linguagem escrita, o incansvel l'Epe criou um novo mundo, toda uma gerao (BERTHIER,1984, p.179).

V-se que Berthier classificava sua prpria lngua como imperfeita. Tal afirmao parece ser um efeito da fala dos filsofos e educadores da poca, que assim a consideravam. Esse foi o argumento
ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.2, p.255-265, jun. 2006 ISSN: 1676-2592. 258

DOSSI
Grupo de Estudos e Subjetividade de l'Epe para criar os sinais metdicos que acrescentavam lngua de sinais elementos da gramtica da lngua francesa. O mesmo se pode dizer do conceito de "linguagem universal", idia amplamente difundida pelos filsofos iluministas. Acreditava-se na existncia de uma lngua primeira do homem, anterior ao hebraico, que se supunha ser a linguagem de ao, da qual teriam se originado todas as outras lnguas. Era comum, naquela poca, os professores de surdos realizarem demonstraes pblicas de seus feitos aos reis, filsofos, autoridades e curiosos. Em uma dessas demonstraes de l'Epe a Linguet, importante filsofo da poca, podemos entender como l'Epe adaptou a linguagem de sinais dos surdos gramtica do francs, para ensin-los a escrever corretamente. No exemplo a seguir l'Epe procura demonstrar a Linguet os recursos utilizados para ditar aos surdos a palavra "ininteligibilidade":

Eu necessito de apenas cinco sinais expressos em um instante, como o senhor mesmo viu. O primeiro expressa a ao interna; o segundo, a ao de uma mente lendo internamente, isto , uma que entenda o que est sendo proposto; o terceiro diz que este estado mental possvel. Isto no reproduz a palavra inteligvel? E um quarto sinal, que converte este adjetivo em uma qualidade abstrata, no produz a palavra inteligibilidade? Finalmente, um quinto sinal adicionando negao nos d a palavra completa ininteligibillidade (L'EPE apud BERTHIER,1984, p.197).

Como se v, a palavra foi decomposta em cinco sinais, de forma que o surdo a escrevesse corretamente. Berthier critica o abade l'Epe neste ponto, dizendo ser desnecessrio tal recurso, pois bastava observar como seus alunos (de Berthier) escreviam corretamente sem necessidade de tantos artifcios. O autor faz sua argumentao a favor da linguagem dos gestos na educao dos surdos, que aparece no texto com diversas nomenclaturas: "mmica", "linguagem dos gestos", "linguagem de ao" e "sinais". Para tecer sua argumentao a favor dos sinais, traz citaes de outros autores, principalmente aqueles que atacavam o mtodo de l'Epe, como podemos ver a seguir:

Durante muito tempo foi universalmente aceita a opinio de que a ausncia da fala tornava impossvel a aquisio de idias abstratas e menos possvel ainda o conhecimento de verdades da mais alta ordem. Para a vergonha de nossos tempos, esta opinio est ainda to profundamente enraizada que as massas tiveram uma recepo impassvel s tentativas ora mais, ora menos bem-sucedidas, de Pedro de Ponce e Bonet, na Espanha, de Gregory e Wallis, na Inglaterra, de Amman, na Holanda, de Pereire e do abade Deschamps, na Frana (BERTHIER,1984, p.168).

ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.2, p.255-265, jun. 2006 ISSN: 1676-2592.

259

DOSSI
Grupo de Estudos e Subjetividade A respeito do trabalho de Deschamps, autor do "Curso Elementar de Educao do Surdo", Berthier afirma que seu mtodo era meramente uma aplicao mais ou menos feliz dos mtodos de seus antecessores. Deschamps criticava o mtodo de l'Epe pois acreditava que, sendo os alunos surdos tambm inclinados a pronunciar palavras, elas deveriam lhes ser ensinadas de forma que pudessem ser utilizadas como por uma criana normal. Sobre esse argumento, Berthier comenta que o erro de Deschamps era dedicar a primeira fase do ensino apenas pronncia e relegar a mmica para o final. Ele afirma:

Em minha opinio, o procedimento inverso seria mais razovel, pois a instruo de uma pessoa surda atravs da articulao no ser semelhante de um papagaio, se a mmica no for colocada em prtica? Mas este ltimo mtodo pode ser convenientemente deixado de lado somente se ns estivermos certos de que a educao do aluno esteja suficientemente avanada para que ele possa entender o significado de palavras no familiares. (BERTHIER,1984, p.178).

Berthier narra as rivalidades que l'Epe teve que enfrentar para provar que seu mtodo era adequado para a educao dos surdos e para fazer com que os sinais fossem aceitos:

Certamente esse grande trabalho de reconstruo no foi realizado sem fortes ataques pelos telogos, filsofos, acadmicos de todos os pases que alegavam que sinais representativos no ajudariam a alcanar idias metafsicas dentro da mente da pessoa surda. L'Epe pode provar para seus oponentes que uma idia no mais intimamente confinada aos sons da fala do que a palavras escritas, e que a nica coisa requerida para ativar a idia no crebro uma intermediao que estimule os olhos ou indique o significado da palavra (BERTHIER,1984, p.181).

Berthier tinha a clareza de que a linguagem de sinais constitua um verdadeiro idioma, como podemos notar na afirmao do autor:

Tudo que eu posso dizer sobre a linguagem de sinais que, ainda hoje, poucas das pessoas que falam tm uma precisa idia do que consistem esta linguagem e sua genialidade. Muito menos simples do que se costuma supor, ela tem um pequeno nmero de ingredientes em um infinito nmero de combinaes e isto avivado pelo jogo de fisionomias. Ela tem tudo que necessrio para representar todas as idias que povoam a mente e todos os sentimentos que provocam o corao. Em resumo, ela sozinha combina a simplicidade e a universalidade da matemtica, a mais perfeita de todas as cincias, com seus dez numerais (BERTHIER,1984, p.175).

Esse mesmo sentido - o de afirmar que os sinais constituam uma lngua - encontramos no texto de outro professor surdo, Desloges, escrito um pouco antes ao de Berthier, em 1779:

ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.2, p.255-265, jun. 2006 ISSN: 1676-2592.

260

DOSSI
Grupo de Estudos e Subjetividade
(...) certa vez l'Epe concebeu o nobre projeto de devotar-se educao do surdo; ele sabiamente observou que eles possuam uma linguagem natural para se comunicarem entre si. Como essa linguagem no era outra seno a de sinais, ele sups que, se ele se empenhasse em compreend-la, o triunfo de seu empreendimento seria assegurado. Esse discernimento foi recompensado com sucesso. Ento o abade de l'Epe no foi o inventor ou o criador dessa linguagem; pelo contrrio, ele a aprendeu com o surdo; ele somente reparou o que encontrou incompleto nela; ele a ampliou e lhe deu regras metdicas (DESLOGES, 1984, p. 34).

Apesar do reconhecimento dessa linguagem, Desloges, assim como Berthier, tiveram os prprios discursos afetados pela concepo dominante na poca - e ainda hoje -, de que sua lngua incompleta. No discurso desses surdos verifica-se a marca da concepo iluminista sobre a transparncia dos sinais: "(...) L'Epe foi o primeiro a vislumbrar na linguagem mmica ainda imperfeita deles, meios mais seguros e simples de comunicao e uma mais direta e clara traduo de pensamento" (BERTHIER, 1984, p.179). Mesmo defendendo os sinais na educao dos surdos, Berthier no negligencia a possibilidade da aprendizagem da fala e da leitura labial pelos surdos, mas salienta que estas deveriam ser aprendidas apenas posteriormente, e por aqueles que demonstrassem aptido para elas. Afirma ser um erro forar a sua aprendizagem.
Primeiramente, ns devemos notar que a fala, assim como a leitura labial, meramente um acessrio, (...) apropriado somente para treinamento de alunos que se considere ter aptido para isso, tomando o cuidado de no impor isto a todos ou, acima de tudo, no forar isto a alunos com intransponvel averso tarefa. Se, entretanto, como afirmam certos instrutores, a educao de surdos se resume articulao, leitura labial ou at mesmo ao processo de soletrar palavras atravs dos dedos, ns poderamos apenas comear a ensin-los um assunto, aritmtica, por exemplo, quando eles tivessem feito progresso suficiente no estudo da lngua falada para entender as explicaes dadas oralmente. Digam-me agora, quantos estudantes do ltimo ano podem realizar uma prova aritmtica somente com a ajuda da escrita? Provavelmente nenhum sequer. Ento, o que aconteceria se ns tivssemos que recorrer fala artificial? A leitura labial meramente um tipo de adivinhao na qual o significado das slabas visveis ajuda algum a decifrar, acrescentar ou adivinhar o que permanece fora do alcance da viso. Longe de conduzir diretamente interpretao do pensamento, a leitura labial constantemente precisa ser interpretada pelo pensamento. Ela pode servir como um dispositivo de memria para frases previsveis na conversao cotidiana; mas ela nunca ser um meio regular de instruo ou de elaborao cumulativa de idias. Em vo ns combatemos a fora da verdade; ns acabamos abrindo passagem certeza evidente e descartando um promissor sistema de instruo que nos ameaa com uma regresso aos primrdios (BERTHIER,1984, p.190 - 191).

Suas recomendaes soam to atuais aos educadores que no parecem ter sido feitas h dois sculos:
A experincia sugere que ns precisamos tomar o maior cuidado possvel na seleo de um professor para o surdo. Conforme sugeri, as mais importantes qualificaes so um perfeito conhecimento e a extensa prtica da linguagem da ao. Infelizmente, deve ser dito, as pessoas s quais foram confiadas o destino do Instituto Real de Paris nem sempre compreenderam isso. A posio dos instrutores de surdos tem s vezes sido injusta e tambm freqentemente tem ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.2, p.255-265, jun. 2006 ISSN: 1676-2592. 261

DOSSI
Grupo de Estudos e Subjetividade
sido esquecido que, com igual justia, eles talvez tivessem o direito a igual considerao (BERTHIER,1984 p.190).

Berthier salienta tambm a importncia da escrita para o surdo:

A influncia da linguagem de sinais no desenvolvimento intelectual da pessoa surda to grande como a influncia dos sons da fala tem sobre a mente de uma criana ouvinte no revela que pode ser fornecida uma grande quantidade de conhecimento sem a ajuda de linguagem escrita e que este conhecimento pode mais tarde servir para interpretar a linguagem falada? Posteriormente, a linguagem escrita registra idias adquiridas, as coloca em categorias metdicas, e as torna mais precisas, aliviando assim o peso que elas exercem na memria e fornecendo uma nova energia compreenso, ou pelo menos, fornecendo a ela um uso mais livre de toda a energia a seu dispor (BERTHIER,1984, p.188).

Berthier elogia l'Epe no s por ter aberto a possibilidade do uso dos sinais na educao, mas por sua extrema humildade e abnegao. Ele nos conta como l'Epe abriu mo de sua herana e at mesmo de suas necessidades bsicas em favor dos surdos. L'Epe aclamado com todas as glrias, chamado por ele de "So Vicente de Paula dos surdos". Todavia, Berthier tece crticas a l'Epe, assim como a Sicard (sucessor de l'Epe) por aterem os sinais mais s palavras do que s idias, ou seja, ambos estavam mais preocupados em transcrever os sinais para a escrita do francs. Com os sinais metdicos um surdo poderia escrever palavras corretamente, mesmo sem compreender seu significado. Para ele, um sucessor que conseguiu superar esses erros foi Bbian (1789 - 1834). Bbian, embora ouvinte, havia estudado e convivido com os surdos desde criana no Instituto de Paris. Nessa condio pde perceber que a linguagem de sinais usada pelos surdos no era a mesma criada por l'Epe. Segundo ele, "o surdo que podia anotar qualquer coisa ditada a ele por sinais, no podia expressar espontaneamente mesmo seus pensamentos mais simples" (BBIAN, 1984, p.140). Para Berthier, Bbian era um verdadeiro conhecedor da lngua dos surdos e portanto, "eliminou do currculo toda bagagem intelectual excessiva que simplesmente atrasava o progresso dos estudantes e trouxe de volta ao ensino a simplicidade e a verdade" (BERTHIER, 1984, p.185). Aps a leitura dessa bela narrativa, posso concluir que o texto de Berthier, alm de um relato exaltado vida do abade l'Epe, uma instigante defesa da lngua de sinais na educao e na vida das pessoas surdas. Ele nos mostra que a discusso sobre o uso da gestualidade versus o uso da oralidade muito antiga. Sobre a dificuldade dos educadores em aceitar os sinais, ele questiona: "Qual a fonte desta tenacidade que resiste tanto voz da razo quanto s lies da experincia? Eu no posso e no devo acusar somente a antiga predileo de dar fala o papel principal no desenvolvimento mental.
ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.2, p.255-265, jun. 2006 ISSN: 1676-2592. 262

DOSSI
Grupo de Estudos e Subjetividade Isto tem sido e ser por muito tempo o maior obstculo ao progresso na educao do surdo" (BERTHIER, 1984, p.191). A tenacidade da resistncia dos educadores lngua de sinais, que Berthier denunciava dois sculos atrs, pode ainda hoje ser observada em nosso meio. O autor acertou ao prever que este seria um obstculo para a educao dos surdos ainda por muito tempo. Ainda hoje tal discusso se faz presente, motivada, principalmente, pela proposta de incluso dos surdos em escolas regulares, espao onde sua lngua excluda em prol da "suposta" insero social. No entanto, a luta dos movimentos sociais dos surdos sinalizadores aos poucos vem abrindo espao para que sua lngua seja respeitada e acima de tudo compreendida como uma lngua verdadeira, com a qual sua educao pode se concretizar; com a qual podem se comunicar, fazer planos e sonhar; e com a qual podem, acima de tudo, ter acesso a informaes importantes na sociedade em que vivem, uma vez que esta lhe permite ser tornar leitor da modalidade escrita da lngua majoritria de sua comunidade.

A resistncia dos sujeitos surdos imposio de oralizao a que foram (e so) submetidos por muito tempo pode ser metaforizada na fbula "A guia e a galinha", com a qual finalizo este artigo, deixando-a para reflexo. A escolha deste texto no foi feita ao acaso, e sim aps um episdio por mim vivenciado na clnica fonoaudiolgica. Ao ler esta fbula com um adolescente surdo, o mesmo fez uma analogia com sua experincia, relatando: "Essa como a histria da minha vida, isso tambm aconteceu comigo. S aprendi a voar quando conheci a lngua de sinais aos 8 anos"1. Segue, ento, a fbula, aqui narrada por Leonardo Boff (1997, p. 30-34):
Era uma vez um campons que foi floresta vizinha apanhar um pssaro para mant-lo cativo em sua casa. Conseguiu pegar um filhote de guia. Colocou-o no galinheiro junto com as galinhas. Comia milho e rao prpria para galinhas. Embora a guia fosse o rei / rainha de todos os pssaros. Depois de cinco anos, este homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista: Esse pssaro a no galinha. uma guia. De fato disse o campons. guia. Mas eu a criei como galinha. Ela no mais uma guia. Transformou-se em galinha como as outras, apesar das asas de quase trs metros de extenso. No retrucou o naturalista. Ela e ser sempre uma guia. Pois tem um corao de guia. Este corao a far um dia voar s alturas. No, no insistiu o campons. Ela virou galinha e jamais voar como guia. Ento decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a guia, ergueu-a bem alto e desafiandoa disse: J que de fato voc uma guia, j que voc pertence ao cu e no terra, ento abra suas asas e voe! A guia pousou sobre o brao estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as
1

Depoimento de um adolescente surdo durante sesso de atendimento clnico com a autora deste trabalho. ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.2, p.255-265, jun. 2006 ISSN: 1676-2592.

263

DOSSI
Grupo de Estudos e Subjetividade
galinhas l embaixo, ciscando gros. E pulou para junto delas. O campons comentou: Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha! No tornou a insistir o naturalista. Ela uma guia. E uma guia ser sempre uma guia. Vamos experimentar novamente amanh. No dia seguinte, o naturalista subiu com a guia no teto da casa. Sussurrou-lhe: guia, j que voc uma guia, abra suas asas e voe! Mas quando a guia viu l embaixo as galinhas, ciscando o cho, pulou e foi para junto delas. O campons sorriu e voltou carga: Eu lhe havia dito, ela virou galinha! No respondeu firmemente o naturalista. Ela guia, possuir sempre um corao de guia. Vamos experimentar ainda uma ltima vez. Amanh a farei voar. No dia seguinte, o naturalista e o campons levantaram bem cedo. Pegaram a guia, levaram-na para fora da cidade, longe das casas dos homens, no alto de uma montanha. O sol nascente dourava os picos das montanhas. O naturalista ergueu a guia para o alto e ordenou-lhe: guia, j que voc uma guia, j que voc pertence ao cu e no terra, abra as suas asas e voe! A guia olhou ao redor. Tremia como se experimentasse nova vida. Mas no voou. Ento o naturalista segurou-a firmemente, bem na direo do sol, para que seus olhos pudessem encherse da claridade solar e da vastido do horizonte. Nesse momento, ela abriu suas potentes asas, grasnou com o tpico kau-kau das guias e ergueu-se soberana, sobre si mesma. E comeou a voar, a voar para o alto, a voar cada vez para mais alto. Voou... voou... at confundir-se com o azul do firmamento....

ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.2, p.255-265, jun. 2006 ISSN: 1676-2592.

264

DOSSI
Grupo de Estudos e Subjetividade

REFERNCIAS: BBIAN, R. A. Essay on the deaf and natural language or introduction to a natural classification of ideas with their proper signs. In LANE, H. E PHILIP, F. The deaf experience: classics in language and education, traduo do original francs para o ingls de Philip, F. Cambridge, Massachusetts e London: Harvard University Press, 1984. (Texto publicado originalmente em francs em 1817). BERTHIER, F. Les Sourdes-muets avant et depuis l'abb de l'Epe. In LANE, H. E PHILIP, F. The deaf experience: classics in language and education, traduo do original francs para o ingls de Philip, F. Cambridge, Massachusetts e London: Harvard University Press, 1984. (Texto originalmente publicado em francs em 1840). BOFF, L. A guia e a galinha: uma metfora da condio humana. Petrpolis: Vozes, 1997. DESLOGES, P. A deaf person's observations about na elementary course of education for the deaf. In LANE, H. E PHILIP, F. The deaf experience: classics in language and education, traduo do original francs para o ingls de Philip, F. Cambridge, Massachusetts e London: Harvard University Press, 1984. (Texto publicado originalmente em francs em 1779).

LILIAN CRISTINE RIBEIRO NASCIMENTO Mestre e Doutoranda em Educao Faculdade de Educao da Unicamp E-mail: lcrn05@yahoo.com.br

ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.2, p.255-265, jun. 2006 ISSN: 1676-2592.

265

Das könnte Ihnen auch gefallen