Sie sind auf Seite 1von 12

Agora tambm em Curitiba: Rua Cel.

Jos Gomes do Amaral, 254 - gua Verde - Fone (41) 3013-2590

Pontal do Paran e Matinhos, 06 de maio de 2004

N 2 - ANO I - R$1,00

Dia das Mes Refletindo e conhecendo um pouco da origem


PGINA 11
Profissional: ser ou no ser? Eis a questo! Festival do Trabalhador elege Rainha e traz vrias atraes CTG Desgarrados do Pago mais uma vez se destaca entre os melhores

12

11

Jogos colegiais
500 alunos reunidos na Associao Banestado

Bodyboarding
1 Lual de Premiao do Circuito Vero

Ao da Sade
Evento ofereceu atendimentos de sade para a comunidade pontalense

PGINA 10

PGINA 10

PGINA 3

Quem brilha est na coluna social do Jornal do Litoral Paranaense


24 HORAS ATENDENDO: 472-1099

Palavras de Lula Trechos da entrevista feita no programa de rdio Caf com o Presidente Lula
PGINA 7

Calendrio de pesca - Maio

H muito que comemorar. Aproveite e cumprimente um amigo. MAIO


05/05 - Dia Nacional da Comunicaes, Dia da Comunidade, Dia do Expedicionrio 06/05- Dia do Cartgrafo, do Taqugrafo e do Instrumentador Cirrgico 07/05- Dia do Silncio e do Oftalmologista 08/05- Dia da Vitria e do Artsta Plstico DOMINGO - DIA DAS MES 10/05- Dia do Guida de Turismo e do Cozinheiro 12/05- Dia do Enfermeiro 13/05- Abolio da Escravatura, Dia da 14/0515/0516/0517/0518/0519/0520/0521/05Fraternidade Brasileira, do Automvel, do Zootecnista e do Pugilista Dia Continental do Seguro Dia do Assistente Social e do Gerente de Banco Dia do Gari e do Faxineiro Dia Internacional das Telecomunicaes Dia Internacional dos Museus Dia do Advogado Dia do Comissrio de Menores Dia da Lngua Nacional

PGINA 8

2
06 de maio de 2004

AGENDA
Ao da Cidadania
A Prefeitura de Pontal do Paran est promovendo a Ao da Cidadania e Desenvolvimento

EDITORIAL
Esta a segunda edio do Jornal do Litoral Paranaense, dedicado s notcias de Pontal do Paran, divulgao de festas e eventos, a homenagear as mes no seu grande dia, a promover pessoas e produtos, a divulgar o lado positivo dos fatos e do cotidiano. As notcias que mais movimentam o cenrio nos ltimos dias tem ficado por conta das articulaes e acordos polticos. Em Pontal do Paran temos visto algo sui generis. Talvez falte gente para votar nos outros, tamanho o nmero de candidatos. Todos perguntam para todos - Voc tambm candidato? Isso demonstra claramente a nossa falta de preparo e opo e o excesso de vaidade que contamina todo mundo. Todo mundo se acha dono de uma soluo mgica ou milagrosa para os problemas que afligem a sua comunidade, todos imaginam que o seu dedinho um varinha de condo que a uma nica apontada solucionar tudo. realmente uma total falta de senso de avaliao e proporo de problemas, ou quem sabe, o que pior, apenas uma possibilidade de arranjar um empreguinho de 4 anos ou um ganho extra sem ter que fazer muita fora. A soluo para que essa rede de vaidades acabe est nas mos da populao que deve exigir dos candidatos compromisso, currculum e vida pregressa. E jamais pensar em dar voto para arranjar um emprego para o parente candidato.

dia 08 de maio
de identidade (RG), devem procurar antecipadamente a Secretaria Municipal de Ao Social e Relaes do Trabalho, pelo telefone 458-1084.

de Pontal do Paran, no dia 08 de maio, no Balnerio Ipanema. Os interessados em obter carteira

V Festa de So Jos de 08 a 16 de maio


Aps as novenas que acontecero todas as noites de 7 a 15 de maio, na Igreja Matriz em Praia de Leste, sorteios, bingos comes e bebes e msica ao vivo com bandas da regio. Dia 09 12 horas, almoo do Dia das Mes e 19 horas, homenagem s mes seguida de bingo. Dia 16 9 horas, incio da Carreata com procisso, saindo de Pontal do Sul at Praia de leste. Na chegada haver beno de veculos. s 10:30 horas, Santa Missa solene em Ao de Graas a So Jos e pelo municpio, presidida pelo Bispo Don Alfredo Novak. 12 horas, suculenta churrascada de confraternizao. 16 horas, Grande Bingo: 1 prmio: carro UNO 1.0 - 0 Km 2 prmio: TV 29 3 prmio: DVD 4 prmio: Micro System 5 prmio: secadora de roupas 6 prmio: bicicleta O bingo ser monitorado por computador e o resultado divulgado pela Rdio Litoral Sul FM. As cartelas esto sendo vendidas por vendedores cadastrados e nas comunidades catlicas de Pontal do Paran. Informaes pelos telefones 4582526 e 458-2359

Preveno contra o Cncer Dia 13 de maio


Com incio s 14 horas, a Palestra de Preveno Contra o Cncer ministrada pelas Amigas da Mama, tem com objetivo de esclarecer dvidas e orientar principalmente preveno do cncer. O encontro no auditrio do CEM Centro de Estudos do Mar, em Pontal do Sul e a entrada e franca. Uma realizao da BPW Pontal do Paran. Informaes pelo fone 9139-3413.

Trofu Destaque Vero Pontal do Paran Dias 14, 15 e 16 de maio.


Vem a a Segunda Edio do Trofu Destaque Vero Pontal do Paran. Promoo W. Model. Informaes pelos fones: 444-2812 e 9119-9856.

Na foto, Suelen Malheiros, de Santa Terezinha, 2 lugar e Caroline Dalcol, de Pontal Grossa, a Garota Vero 2004

Circuito Paranaense de Bodyboarding dias 15 e 16 de maio.


A primeira Etapa do Circuito Paranaense acontecer em Praia de Leste, Pontal do Paran.

NOSSA FRASE
"Os amigos so anjos que ajudam a colocar-nos de p novamente quando nossas asas se esquecem como voar."

MATRCULAS ABERTAS
MAT. ESCRITRIO MAT. ESCOLAR MAT. ARTSTICO DESCARTVEIS

EMBALATAL
FONE/FAX: 457-9214
RODOVIA PR 412, KM 5,5 IPANEMA

XEROX SERVIOS DE FAX PLASTIFICAES ENCADERNAES

EXPEDIENTE
rgo de divulgao de responsabilidade de Editora Tempo. Rua Corais, n 50 - Balnerio Shangri-l - Pontal do Paran Diretora Geral Jos Luiz Teixeira Jornalista Responsvel Maria de Ftima Faria MTB 14660-SP Diagramao e Arte Maria Cristina Faria
Os artigos assinados no refletem necessariamente a opinio do jornal, sendo de exclusiva responsabilidade dos seus autores. As fotografias e originais fornecidos para publicao no sero devolvidos.

MES DE TODO O BRASIL: Sintam-se especiais pelo fruto de vosso ventre, pois t mulheres, foram abenoadas com o ato de conceder o Dom da Vida !

A OCENICA SUL Parabeniza a todas as mes do Brasil, pelo seu dia especial.

PONTAL
Ao da Sade Evento ofereceu atendimentos de sade para a comunidade pontalense

3
06 de maio de 2004

Lendo e Escrevendo Prefeito Z do Pontal recebeu homenagem do IMB Projeto desenvolvido na Escola Desenvolvimento Humano Amatuzzi Municipal (IDHM).
Concebido para comparar pases, o ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) procura espelhar, alm da renda, mais duas caractersticas desejadas e esperadas do desenvolvimento humano: a longevidade de uma populao (expressa pela sua esperana de vida ao nascer) e o grau de maturidade educacional (que avaliado pela taxa de alfabetizao de adultos e pela taxa combinada de matrcula nos trs nveis de ensino). O ndice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) semelhante ao IDH, mas no idntico. Inclui as trs dimenses mencionadas (renda, longevidade e educao, com pesos iguais), mas com algumas adaptaes para adequar o ndice (concebido para comparar pases) unidade de anlise que , neste caso, o municpio. A Escola Municipal Luiz Antnio Amatuzzi de Pinho vem desenvolvendo desde 2003 o Projeto Lendo e Escrevendo/ Al Amatuzzi, cujo objetivo o estudo da estrutura textual e lingstica dentro das suas variedades. O trabalho desenvolvido partindo da anlise de textos jornalsticos e tem como ponto de chegada novamente um texto jornalstico, desta vez, produzido pelos alunos que elaboram quinzenalmente o jornal mural Al Amatuzzi. Os temas abordados so sempre aqueles que possibilitam a ampliao do conhecimento proposto nas disciplinas do currculo, envolvendo ainda temas transversais. Como exemplo, temos um trabalhado ainda em fase de concluso, que teve como ponto de partida a matria do jornal Gazeta do Povo que fala sobre o envolvimento com drogas do ex-Big Brother Buba. Alm de todo o trabalho com a lngua j mencionado, trabalha-se a questo tica relacionada inverso de valores que coloca a nsia desmedida pela conquista da fama, como tema para a reflexo. Pela evidncia deste assunto em toda a mdia, a professora elegeu a matria do jornal fazendo relaes com informaes obtidas anteriormente, aprofundando conhecimentos sobre dependncia qumica e ampliando o trabalho para a possibilidade de interveno na comunidade, atravs da campanha de conscientizao anti-drogas em parceria com o PROERD.

Mais de 500 pessoas foram atendidas durante a Ao da Sade - Pontal do Paran realizada na ltima sexta-feira, no Parque Municipal do Manguezal do Rio Perequ, em Pontal do Sul. O evento foi desenvolvido atravs de parceria entre a Prefeitura de Pontal do Paran, Lions Clube, Universidade Federal e Centro da Viso (Curitiba). A comunidade teve disposio os mais variados servios mdicos, como exame de mama, higiene bucal, servios odontolgicos, preveno de cncer bucal e vacina para idosos. S em verificaes de presso foram atendidas aproximadamente 200 pessoas. A Secretaria Municipal de Sade tambm informa que foram realizados mais de 400 testes de glicemia. Na rea de oftalmologia

tambm houve uma grande procura. Mais de 100 pessoas foram encaminhadas para operaes de cataratas e glaucoma. As pessoas que necessitam de culos devero aguardar o prazo de 30 dias. Nesse perodo, os culos sero entregues gratuitamente. Importante destacar que as pessoas que compareceram no evento e no puderam ser atendidas pelo oftalmologista, devero aguardar, para as prximas semanas, o agendamento para a consulta. Todas as pessoas cadastradas sero atendidas. O servio de oftalmologia s foi possvel graas parceria entre a Prefeitura Municipal, o Lions Clube e a Universidade Federal do Paran (UFPR), que viabilizou um consultrio mvel e disponibilizou profissionais especialistas do Centro da Viso para a realizao do atendimento.

O Prefeito de Pontal do Paran, Jos Antnio da Silva, recebeu uma homenagem durante o IV Congresso Nacional de Agentes Pblicos Municipais, em Foz de Iguau, no dia 29 de abril. Na ocasio, o Instituto Municipalista Brasileiro (IMB) homenageou os prefeitos e presidentes de cmaras de vereadores de cidades onde ocorreu crescimento do ndice de

Pontal do Paran em festa So Jos Padroeiro agita Praia de Resultado do Sorteio dos 10 carros e 2 apartamentos Leste apartir deste final de semana
Comemorao ao Dia dos Trabalhadores
Pontal do Paran participou do sorteio realizado pela Fora Sindical Paran Solidrio de 10 carros e 2 apartamentos na IX Festa do Trabalhador realizada em Shangri-l. Para concorrer aos prmios, a cada 1 kg de alimento doado, o participante recebeu 1 cupom. O alimento arrecadado ser destinado s famlias de baixa renda de cada municpio, atravs da Secretaria Municipal de Ao Social e Relaes do Trabalho.

Os sorteados:
1 carro- 087755 - Curitiba 2 carro- 223451 - Curitiba 3 carro- 162118 - Londrina 4 carro- 372376 - Curitiba 5 carro- 029877 - Londrina 6 carro- 161302 - Londrina 7 carro- 339640 - Curitiba 8 carro- 087938 - Curitiba 9 carro- 377854 - Londrina 10 carro- 237266 - Curitiba 1 apto- 347459 - Curitiba 2 apto- 210294 - Paranagu

Projeto Orla Pontal, Matinhos e Guaratuba Participaram da 2 etapa do


O segundo seminrio do Projeto Orla foi realizado nos dias 03, 04 e 05 de maio, no Hotel Mata Atlntica. Nessa etapa, os gestores locais de Guaratuba Matinhos e Pontal do Paran participaro de uma capacitao e formaro o comit responsvel pela gesto integrada da orla martima do Litoral. A primeira etapa das oficinas foi oferecida entre os dias 29 maro e 02 de abril. Em seguida, foi desenvolvido um trabalho de caracterizao em torno do diagnstico paisagstico da orla. Pontal do Paran optou por trabalhar toda a extenso da orla, da Ilha do Maciel ao Balnerio Mones. Nessa etapa, foram trabalhados os cenrios desejveis, com o plano de interveno, a revitalizao urbanstica, a valorizao turstica e a valorizao ambiental. O Projeto Orla tem a finalidade de assistir tecnicamente os municpios e capacitar gestores locais para a elaborao do plano de interveno nas orlas martimas. Entre outros benefcios, sero valorizados a paisagem e os atrativos tursticos, sem que sejam descaracterizados os meios fsicos ou prejudicados os recursos naturais. Com o projeto, pretende-se ampliar a autonomia municipal e contribuir com a gerao de novas oportunidades de negcios compatveis com a conservao e utilizao sustentvel da biodiversidade local e a manuteno da qualidade ambiental da orla.

Prefeito Z do Pontal
O Projeto Orla do nosso litoral foi avaliado pelos tcnicos do IBAM Ministrio do Meio Ambiente como o melhor projeto a ser implantado no Brasil. Os Coordenadores do Projeto Orla afirmaram que em 40 dias os trabalhos estaro totalmente concludos e iniciaro as assinaturas de convnios liberando as reas para investimentos e parcerias com a iniciativa privada para arborizao, ajardinamento, construo de quadras esportivas e quiosques. Outra boa notcia foi a avaliao de nosso Plano Diretor considerado referncia e modelo no Estado do Paran. J em fase final de aprovao vemos que os investidores imobilirios comeam a se interessar pelas nossas reas e praias. A valorizao imobiliria acontecer a partir de agora. Sem o Plano Diretor e sem o Sistema de gua e esgoto implantados estvamos de mos atadas. No tnhamos com aprovar loteamentos, no tnhamos como trazer hotis, no tnhamos como nos habilitar a construir prdios ou hospitais. Mais uma boa notcia a concluso pelo DER dos trabalhos de levantamento topogrficos e incio das obras de acostamento da PR 412 para os prximos dias. Otimismo e oposio equivocada Sei que muitos opositores a nossa administrao tentam plantar um clima de pessimismo e revolta mas, as crticas mais nos incentivam do que atrapalham. Eu costumo dizer que no possvel fazer 4 gols de uma vez s. um gol de cada vez. Na administrao pblica consciente e responsvel tambm assim. Sem estrada, sem esgoto, sem plano diretor, sem arrecadao, sem estrutura administrativa, sem informatizao, no tinha como governar, no tinha como planejar, no tinha como pensar e investir no futuro. Volto a repetir o que sempre disse. Essa administrao ficar na histria de Pontal do Paran como a que mais preparou o municpio para crescer e a que mais pensou no futuro. E no poderia ser diferente. Ns no colhemos as flores do jardim mas estamos semeando em solo frtil e preparado. Quem vier depois de ns encontrar a casa arrumada e estruturada para o futuro.

A V Festa de So Jos, que acontece de 08 a 16 de maio, em Praia de Leste, est trazendo uma srie de novidades neste ano. A comear pela durao do evento, que antes se restringia a trs dias e agora passa a ser realizado durante uma semana. Os organizadores da festa adiantam que para atender a demanda de pblico ser instalada uma estrutura mais ampla: so 400 metros quadrados maior do que a rea ocupada anteriormente. Segundo padre Ado Pawlak, todos os segmentos da comunidade esto sendo envolvidos na realizao, j que a festa atingiu maiores propores.

Alm dos bingos que acontecem durante a semana, um grande sorteio promete atrair centenas de pessoas no segundo domingo, dia 16 de maio. Como primeiro prmio, o bingo entregar um automvel Uno, zero quilmetro. Os interessados em participar do bingo principal podem adquirir cartelas na Parquia So Jos, Danielle Materiais de Construo e Carlesso MC (Praia de Leste), e tambm nos Materiais de Construo Santa Terezinha. O bingo ser monitorado por computador, no sendo necessria a presena dos participantes. O valor da cartela de R$ 10,00.

VISITE A NOVA LOJA EM SHANGRI-L

Agora tambm com PEAS E ACESSRIOS para sua bike

4
06 de maio de 2004

OPINIO
Z-da-Silva

Coluna do

Tem crticas que s vezes viram elogios


Lendo os peridicos eventuais que s vezes circulam por aqui me impressionei com a propaganda e promoo que dedicaram a um palaciano local. Cidado muito conhecido pela sua popularidade e simplicidade ganhou contornos de grande articulador e estrategista. Um homem que por traz de sua aparncia ingnua esconde um grande gnio empreendedor que foi capaz de trazer do outro lado do mundo, da Sua, milhares de dlares, francos ou euros para serem aplicados em festas e shows em nossa praia. Que, para viabilizar as festas recolheu taxas e impostos com dinheiro dito da Prefeitura cuja origem no era pblica e nem consta da contabilidade o tal saque. Tem que ser gnio para manobrar to bem. E mais, tudo isso sob os olhos atentos do Tribunal de Contas e de Justia. Ou ser que este aparente pacato cidado tambm mantm sob argumentao convincente todos os juzes e promotores do judicirio do Paran para encobrirem e protegerem suas aes e manobras? Eu no sei mas se o PC fosse vivo estaria sentindo inveja porque o cara tem que ser muito bom. Vamos pensar um pouco!!!

Parabns a voc ME
Uma criana pronta para nascer perguntou a Deus: - Disseram-me que estarei sendo enviada Terra amanh... - Como vou viver l, sendo que sou pequeno e indefeso? E Deus disse: - Entre muitos anjos, escolhi um especial para voc. Estar lhe esperando e tomar conta de voc. - Mas me diga diz a criana aqui no cu no fao nada alm de sorrir e cantar. O que suficiente para que eu seja feliz. Serei feliz l? - Seu anjo cantar e sorrir para voc... a cada dia, a cada instante, voc sentir o amor de seu anjo e ser feliz. - Como poderei entender quando falarem comigo, se eu no conheo a lngua que as pessoas falam? - Com muita pacincia e carinho, seu anjo lhe ensinar a falar. - E o que farei quando sentir saudade e quiser falar com voc? - Seu anjo juntar suas mos e lhe ensinar a orar. - Eu ouvi que na Terra h homens maus. Quem me proteger? - Seu anjo lhe defender mesmo que signifique arriscar sua prpria vida. - Mas eu serei sempre triste porque no Te verei mais! - Seu anjo sempre lhe falar de Mim, lhe ensinar a maneira de vir a Mim, e Eu estarei sempre dentro de voc. Nesse momento havia muita paz no cu, mas as vozes da Terra j podiam ser ouvidas. A criana apressada pediu suavemente: - Oh! Deus, se eu estiver a ponto de ir agora, diga-me, por favor, o nome de meu anjo. E Deus respondeu: - Voc chamar seu anjo de ME!!!

NOTA DE AGRADECIMENTO:
A Escola Absoluto Educao Infantil e Ensino Fundamental, vem a pblico agradecer aos pais, alunos e colaboradores pelo sucesso da Campanha de Doao de Livros para a Biblioteca da Escola. Do total de 26 alunos colaboradores, os campees de doaes foram: Alessandra Cury 6a Srie. tila Faria Domingues 7a Srie. Lgia Faria Rodrigues 1a Srie. Beatriz Gibbini Jardim III. Guilherme Gibbini 2a Srie. Foram arrecadados 241 (duzentos e quarenta e um) livros. Nosso muito obrigado a todos os colaboradores. E continuam sendo aceitas doaes para o acervo bibliogrfico da escola.
Aparecida de Ftima Polita Marcondes Diretora

No Pague mais assinatura no telefone fixo Ligue para 0800 619619 e solicite que o Projeto de Lei 5476/2001 entre em votao.
A estrutura tarifria dos servios de telefonia fixa comutada prestada em regime seja formada apenas pela remunerao das ligaes efetuadas (ou seja, s pagar pelo que voc ligou, sem assinatura!) Este projeto est tramitando na COMISSO DE DEFESA DO CONSUMIDOR na Cmara dos Deputados. Voc liga gratuitamente e fala que quer deixar seu nome em apoio ao Projeto Lei 5476/2001 que acaba com a cobrana da assinatura dos telefones fixos. Quanto mais gente ligar, mais fcil do projeto ir votao, portanto, divulguem.

Obrigado , Senhor , pela me que me deu


Por todas as Mes do mundo. Pelas mes brancas , de pele alvinha. Pelas pardas , morenas ou bem pretinhas. Pelas ricas e pelas pobrezinhas. Pelas mes-titias , pelas mes-vovs , pelas madrastas-mes. Pelas professoras-mes. Pela me que embala ao colo o filho que no seu. Pela saudade querida da me que j partiu. Pelo amor latente em todas as mulheres , que desperta ao sentir desabrochar em si uma nova vida. Pelo amor , maravilhoso amor que une mes e filhos. Eu lhe agradeo , Senhor!

A me
A me no tem, como o artista, de pintar na tela uma bela forma, nem, como o escultor, de cinzel-la no mrmore. No tem, como o escritor, de expressar um nobre pensamento em eloqentes palavras, nem, como o msico, de exprimir em melodia um belo sentimento. Cumpre-lhe, com o auxlio divino, gravar na alma humana a imagem de Deus. Para todas as mes, uma singela homenagem do Vereador Odair

uma economia de R$ 30,00 por ms ou R$ 360,00 no ano.

Homenagem s Mes
Uma simples mulher existe que, pela imensido do seu amor, tem um pouco de Deus, pela constncia de sua dedicao, tem muito de anjo, que, sendo moa, pensa como anci e sendo velha, age com todas as foras da juventude; quando ignorante, melhor do que qualquer sbio, desvenda os segredos da vida e, quando sbia, assume a simplicidade da criana pobre, sabe enriquecer-se com a felicidade dos que ama e, rica empobrece para que seu corao no sangre ferido pelos ingratos; forte entretanto, estremece ao choro de uma criana e, fraca se alteia com a bravura dos lees; viva, no lhe sabemos dar valor porque sua sombra todas as dores se apagam, morta, tudo que somos e tudo que temos daramos para v-la de novo e dela receber um aperto de seus braos, uma palavra de seus lbios. Gimenes e Famlia

Alexandre S Praias

PR 412, Km 7 - Balnerio Leblon - Fone: 457-1677

Tintas para impressora?


LEGALIZE SEU IMVEL
Regularizamos sua propriedade junto Prefeitura, CREA e Registro

Tem a soluo.
atendimento em domiclio

de Imveis, pelo melhor preo do litoral.

(41) 457-1011

Consulte-nos sem compromisso.

Cartuchos remanufaturados com os melhores preos do mercado. Assistncia tcnica para impressoras. PR 412, Km 5 - Ipanema e-mail: engprint@onda.com.br

458-3487 ou 9108-0779
Tnia ou Sandro - Servios de Engenharia PR 412, Km 0,5 (esquina com a rua da Copel) Praia de Leste.

NEGCIOS
Nosso Guia
ACADEMIAS Academia Siluhe PR 412, Km 5,5 Ipanema Pontal do Paran - Fone: 4571512 Do Marco - Fones: 457-8867 / 9609-9849

5
06 de maio de 2004

ENTREGAS/ ENCOMENDAS
RTCL Express - coletas e entregas- Fones: 457-5235 / 9614-3803

MademarMateriais para Cosntruo - Rua Sebastio Caboto Shangri-l Pontal do Paran - Fone: 457-5821 Pisolar Acabamentos - PR 412, Km 2, Sta. Teresinha - Fone: 4582125 Santa Terezinha - PR 412, Km 03 - Santa Terezinha - Fone: 4581499 / 4581490 Stillus Acabamentos - Av. Independncia - Praia de Leste Fone: 458-2155

Leste Fone: 458-1355 Serginho e Montenrio - msica ao vivo Fones: 9604-2646 / 99079452 Marcenaria Naval e Decorativa - Pontal do Sul- Fones: 9139-5398 / 455-1872 MN Prestadora de Servios limpeza urbana e reformas em geral - Fones: 9632-4102 / 96227621 Tnia e Sandro - Servios de Engenharia Fones: 458-3487 ou 9108-0779 Vilmar Construo e reforma Rua Sergipe, 44, Graja Fone: 457-2217

CLASSIFICADOS
AULAS PARTICULARES E REFORO
Especial para alunos de 2 e 3 graus. Qumica, Fsica, Biologia, Ingls, Informtica, Portugus, Literatura e Redao. Pacotes promocionais com 2 ou mais disciplinas! Dra. Fabiane, 9148-7470.

VENDO POUSADA
Com 4 peas e rea comercial em Ipanema, localizada rua Sebastio Caboto entre Ipanema e Leblon. Tratar com Maria da Glria 457-9747. E Lanchonete na rua Saira, n 6, com Sr. Sidney pelo fone 455-2468

AOUGUE
Casa de Carnes Sto. Expedito PR 412, em frente o quartel da PM - Praia de Leste - Fone: 458-2426

ESCOLAS
Absoluto - Praia de Leste ao lado da PM. Fone: 458-3037 Escola Expresso - Av. Copacabana, 851 Praia de Leste Fone: 458-2737 Escola Spacio - Rua Paran, 476 - Praia de Leste - Fone: 4586359 FARMCIAS Farmcia Farmacuticos- PR 412, esq. com So Luiz -Ipanema - Fone: 457-1710 Farmaleste- Rua Iva, 679 Praia de Leste Fone: 458-1531 Farmcia Leblon - PR 412, Km 7, Leblon - Fone: 457-1677 Farmcia Lufarma - Av. Beira Mar, 1017 - Pontal do Sul - Fone: 455-1549 Farmcia Pr Sade - PR 412, Km 03, Sta. Terezinha - Fone: 458-6494 Farmasul Av. Beira Mar, 1380 Pontal do Sul Pontal do Paran - Fone: 455-2729 Farmcia Capital - Zezo Rua Baronesa do Cerro Azul Praia de Leste Pontal do Paran - Fone: 458-1912

ASSOCIAES
AAPP Associao de Artesos de Pontal do Paran - Fone: 4575751 ACIAPAR Associao Comercial, Industrial e Agrcola de Pontal do Paran - Fone: 4581510 Pedestal da Liberdade ONG de apoio juventude- Rua da Pirmide, 12 Marissol Pontal do Paran Rotary Club

MOTORES ELTRICOS
Eletromotores Jnior - Av. Sebastio Caboto, esq. c/ Caiob - Shangri-l - Fone: 4575423

AULA PARTICULAR
Professor Andr, aulas de Histria , Geografia e Reforo escolar. Tratar 9128-4776.

VENDO OU TROCO
Casa em Guaratuba por casa em Pontal do Sul. Tratar com Mari pelo telefone 455-1849.

Vendo Lindos filhotes de LHASA-APSO, fmeas com ou sem pedigree. Tratar pelo telefone 457-9778 ou 9117-0376 FRMICA
170 chapas de F R M I C A IMPORTADA da Itlia (no lisa, ps forming, granilhada). 50% de desconto. Tratar com Roberto 457-2304 ou na Loja 1,99 Olho Dgua.

SUPERMERCADOS
Supermercado Don Levi - Av. Paranagu, 422 e Av. das Sereias, Shangri-l - Fone: 457-5582 Supermercado Pam - PR 412, Balnerio Graja - Pontal do Paran Supermercado Pontalo Av. Beira Mar, 1079 Pontal do Sul Fone: 455-1290 Supermercado Super Costa Rod. PR 412, Km 02 - Canoas Fone: 458-1121 e Av. Sebastio Caboto, 1181, Shangri-l - Fone: 457-5261 Supermercado Tio Av. Beira Mar, 1073 Pontal do Sul Pontal do Paran - Fone: 455-2596

MVEIS
Ipamveis - mveis e eletrodomsticos - Balnerio Canoas - Fone: 458-1738 e Ipanema - Fone: 457-9724

ALUMNIO
AVB- Distribuidora de Alumnio - Fones: 458-3623/ 9959-2331

MUSICALIZAO MUSICOTERAPIA
Para portadores de deficincia. Com Jackeline FONES:

AUTO ESCOLA
Auto Escola Zara - Praia de Leste - Fones: 458-6481 / 4582483

TICAS
ticas Vitria - PR 412 Ipanema - Fones: 457-2282 Pontal tica - PR 412, Km 0 Praia de Leste Fone: 458-3460 e Rodovia PR 412, Km 5,5 Ipanema Fone: 457-1592

INSTALAO PARA LOJA DE ROUPAS


VENDE-SE: 2 provadores, 1 vitrine, 1 mesa c/ tampo de vidro e 1 balco. Material de primeira. Valor: R$ 950,00. Tratar com Edilson pelos telefones: 4579736 / 9959-4660

AUTOPEAS/ MECNICA
Auto Vaga Lume - PR 412 - Praia de Leste - Fone: 458-1012 Auto Mecnica Raro - PR 412, Km 9, Shangri-l - Fones: 4578962/9959-5938 Mecnica e Eltrica Livieri Rodovia PR 412, 140 - Ipanema Fones: 457-1238 / 9978-9533 Oficina Mecnica do Tico PR 412, Balnerio Canoas Pontal do Paran - Fone: 91280147 Pneucar Auto Center Trevo de Praia de Leste - Fones: 458-2558 / 458-2200

457-9778 9993-9437 PINTURA


Faixas - Painis Letreiros - Placas Antonio 458 1560

VENDO
Forno de pizza grande e Exaustor eltrico 2 metros. Aceito propostas. Roberto 4572304 ou na Loja 1,99 Olho Dgua.

PANIFICADORAS
Panificadora Fabiula Rua Guaraguau, 304 Praia de Leste/ Rua Beira Mar, 437 Praia de Leste/ PR 412, Km 2 Canoas - Fone: 458-1022 Panificadora e Confeitaria Marissol - Av. Central, 312, Balnerio Marissol - Fone: 4578856

TERRAPLENAGEM
Terraplenagem Zampieri Rodovia das Praias Praia de Leste Fone: 458-1355

VENDO CASA
R$15000 (mobiliada) Em Ipanema, 1 quadra do SuperRede. Casa em madeira 87,5 m2, c/ 3 quartos (1 sute), sala, cozinha, BWC, rea coberta na rua Olho Dgua, 49. Tratar c/ Eduardo, fones: 99983801 e 457-8824

FLORES
De Flores - flores, artesanatos e presentes- PR 412, Km, 5,5 - Bal. Ipanema - Fones: 457-2005 / 9189-2005

VENDO LANCHA
Em fibra, voadeira, marca Cassarino, 13 ps, motor Evinrude 35 HPs, com toldo/ acessrios/carreta, IPVA 2004 pago. Valor R$ 4 mil. Tratar 455-2773 ou 9998-0880 com Marques.

EQUIPAMENTO P/ RESTAURANTE
Vende-se buffet quente e frio, cortador de frios, coifas, churrasqueira a gs, pratos, bandejas e diversos. Tratar fone 458-3853.

TRANSPORTES
Ocenica Sul Transporte de Passageiro - Pontal do Sul Fone: 455-1861

PAPELARIA
Embalatal - Rodovia PR 412, Km 5,5 Ipanema - Fone / Fax: 4579214

AUTO-POSTO
Posto IpanemaRod. PR 412, Km 7 Ipanema Fone: 457-9511 Auto-Posto Geomtrica Rodovia PR 412 - Shangri-l Fone: 457-5090

FOTO
Tiffanys Color Photo Laboratrio Fotogrfico - Rodovia PR 412 Ipanena Fone: 4571737

VETERINRIO
Consulvet Rod. PR 412, Km 0,5 Praia de Leste Fone: 99986996

PEIXARIAS
Banca da Doca peixe e camaro Pontal do Sul - Fone: 455-1372

VENDE-SE
MOTONETA MOTORIZADA Com carregador eltrico. Em perfeito estado. Tratar com Dirce telefone 457-5117.

GRFICAS
Grfica So Miguel - Ipanema atrs do Super Rede - Fone: 4579957 Grfica Pontal Publicidade Rodovia PR 412, Km 5 Ipanema Fone: 9189-0651 Grfica Volni Rua O Brasil Para Cristo, 2388 Boqueiro Curitiba Fones: 41- 286-5288 / 2866866

PRESENTES
1,99 Loja Olho Dgua Rodovia PR 412, Km 8 Marissol Pontal do Paran - Fone: 4572304 KD Presentes Artigos de praia, utilidades e artesanato - PR 412 Shangri-l Pontal do Paran Fone: 457-5743

CONSTRUO CIVIL
Construes e Reformas em Geral em alvenaria e madeira. Eltrica e Hidrulica. Antonio - Fone: 458 1560

TROCO
I N S TA L A O COMPLETA DE MERCADO com aougue e estoque por casa em shangri-l tratar fone 457- 5117 com Dirce ou Samuel

BANCAS DE REVISTAS
Banca da Olga Av. So Luiz Pa de Ipanema Banca da Rose Em Ipanema, anexo ao Super Rede

VENDO FIORINO
Ano 91, impecvel, branca. Tratar com Izaias pelo telefone 457-5984

BANHO E TOSA
Mister Baskaw Curitiba e Litoral Rua Cuiab, 602 Ipanema Fones: 457-9778 / 9117-0376

POUSADAS
Hotel Panormico - av. Beira Mar, 1017 - Pontal do Sul - Fone: 455-1510 Tomates Bar - Pousada e Lanchonete - PR 412, Km 3 Bal Primavera - Fone: 458-2522

CHAVEIROS
Chaveiro Shangri-l Rua Siri, 1040 Shangri-l Fone: 457-5870

IDENTIFICADOR DE DOCUMENTOS FALSOS


Artefatos Nardelli - Fones: 4583312 / 9119-8325

QUARTO PARA MOA


ALUGO 1 quarto para moa que trabalhe fora. Em Shangri-l. Tratar com Rosana: 457-5275

VENDE-SE CASA
Alvenaria mobiliada com 01 quarto, cozinha, banheiro, garagem, churrasqueira, galpo, asfalto, terreno de esquina com gua, luz e IPTU 2004 pago. Bairro Mangue Seco, perto da Padaria do Pedro Valor R$15 mil

TROCO CASA X CARRO


Casa de alvenaria c/ 3 quartos, 3 banheiros, 1 sute, 150 m2, bom para ponto comercial, na PR 407 - Argus Tha Hen, Praia de Leste, Jd. Jacarand. Valor R$ 28 mil. Tratar com Diomara: 458-6150 ou 9998-9844 com Nelson.

CICLOS E MOTOS
Ciclopeas Hiper Bike Balnerio Leblon - Fone: 99597743 Mar Motos - Av. Ponta Grossa, 69 - Guaratuba - Fone: 442-2565 Moto & Bike Silva - PR 412, Km 8 - Marissol - Fones: 457-9896 / 457-8878 Waba Motos & Cicles - PR 412, Km 0,5 e PR 412, Km 1 - Praia de Leste - Fone: 458-3198

IMOBILIRIAS
Imobiliria Mansur Pontal do Sul Pontal do Paran Fones: 455-1289 / 455-1161 Imobiliria S Praia Fones: 457-9509 / 457-9736Ipanema, 457-5453 - Shangri-l,

RESTAURANTES / PIZZARIAS
Buffet DLeste R. Guaraguau, 101 - Praia de Leste Fone: 458-6090 Burghezia Bar e Restaurante Al. Chuva de Ouro, 350 Pontal do Sul Fones: 455-1583 / 4552111 Companhia da Pizza - Av. Beira Mar, loja 03 - Praia de Leste, Fone: 458-6504 Costelo de Ipanema Av. So Luiz, 06 Ipanema Fone: 457-9274 Fundo de Quintal PR 412, Km 03, Sta. Terezinha Fone: 458-1060 Patropi Pizzaria Rua Paran - Sta. Terezinha Fone: 458-3734 Pizza e Cia - Praia de Leste Fone: 458-3080 Pizzaria e Sorveteria Dom Lui Pontal do Sul - Fone: 455-1817 Restaurante Praiano - Av. Paranagu, 22 - Shangri-l Fone: 457-5112

CONSTRUO E REFORMA
DE IMVEIS DO PISO AO TETO.
Oramento sem compromisso. Tratar com Vilmar pelo fone 457-2217.

Tratar 455-2773 ou 9998-0880 com Marques

455-1360 - Pontal do Sul e 472-9224 - Guaratuba. INFORMTICA


HPE Informtica Manuteno e venda Ipanema Fone: 4579096 / 9959-5980 Site na Internet - Fone: 41. 3380534 EngPrint - Tecnologia em Produtos de Impresso- PR 412, Km 5 - Ipanema - Fone: 457-8874

VENDO
MQUINA DE COSTURA reta e zig-zag, semi-industrial, bordadeira, prega elsticos em langerie. Tratar 458-1144, aps as 19 horas com Wilmar. Valor a combinar.

VENDO CASA
Em alvenaria em construo, meia gua coberta, alicerce pronto para segunda meia-gua, com luz, asfalto em frente e IPTU 2004 pago. Bairro Mangue Seco. Valor R$ 10 mil. Tratar 455-2773 ou 99980880 com Marques.

Rua Sergipe, 44 - Balnerio Graja.

COMUNICAO VISUAL
Crim Criatividade em Impressos Av. Carlos Gomes, 1304 Sta. Terezinha Fone: 458-3392 Cromoart Sinalizao Grfica Computadorizada - Fone: 4582693 Toldos Santa Maria Praia de Leste Fone: 458-2486

MATERIAIS DE CONSTRUO
Concreto Av. Londrina, 841 Shangri-l Pontal do Paran Fone: 457-5474 Comercial Saci - Pontal do Sul Fone: 455-1421 Daniel Materiais de Construo PR 412 - Ipanema Pontal do Paran - Fone: 457-9108 Daniele Materiais de Construo Trevo de Praia de Leste Pontal do Paran - Fone: 458-1543 Depsito de Madeiras Pontal Av. Sebastio Caboto, 15 Carmeri Fones: 457-1017 / 4575273 Graja Materiais de Cosntruo Rodovia PR 412 Graja Pontal do Paran - Fone: 457-9379 Ipamat e Ipamveis - PR 412, Km 6,5 - Ipanema - Fones: 4579133 / 457-9724 - Ipamveis Canoas - Fone: 458-1738 Kauana Eltrica e hidrulica Rod PR 412, Km 10 Shangri-l Fone / Fax: 457-5613

Se voc quer comprar, vender, trocar, oferecer, procurar... Em Pontal do Sul


Preencha o cupom abaixo e entregue em uma das Bancas de Revistas Credenciadas: Valor: R$5,00 o mdulo de 2 cm x 1 coluna
Banca da Elena Em Ipanema Banca da Rose Em Praia de Leste guia Presentes

CONTABILIDADE
Contbil Ipanema Rua Aimor, 189 - Ipanema II Fone: 457-8988 Contbil Tavares Av. Sebastio Caboto, 645, Shangri-l - Fone: 457-6224 Escritrio Lima de Contabilidade - PR 412, Trevo de Praia de Leste - Fone: 458-2299

CUPOM DE ANNCIO CLASSIFICADO


Preencha abaixo com o texto de seu anncio.

SEGUROS/ FINANCIAMENTOS
Grupo Vaticano - Rua Com. Joo Lackner, 190, Vila Guaira Curitiba - Fones: 41- 332-9334 / 3016-9334

DENTISTAS
Litoral Odonto Trevo de Praia de Leste Pontal do Paran - Fone: 458-2590 R Cel. Jos Gomes, 254 - gua Verde - Curitiba - Fone: 3013-2590 Dr. Luiz Shigueo Hiromoto Filho-PR 412, Km 05, Ipanema Fone: 457-1665

SEGURANA
Centronic Segurana Eletrnica Trevo de Praia de Leste - Pontal do Paran - Fone: 472-1099

Nome:____________________________________ Fone:_______________ Endereo: _____________ _______________________________________________ Ser publicado nas edies: ____________________ Recebemos a importncia de R$_____,00 para publicao de anncio classificado nas edies:________________. Jornal do Litoral Paranaense, ____ de_________de 2004.

SERVIOS
Aulas Particulares e reforo Dra. Fabiane Horcel, Farmacutica - Fone: 9148-7470 Caambas de aluguel Zampieri Rodovia das Praias Praia de

DISTRIBUIDORA BEBIDAS

6
06 de maio de 2004

GERAL

O VEREADOR TIO apresenta proposta de diretrizes para a prxima gesto para os diversos setores da sociedade
Meio Ambiente Implantao de uma usina de reciclagem de lixo e ampliao do aterro sanitrio e implantao do Projeto Orla em nossos balnerios. Trabalhar para fazer a passagem de Pontal do Paran para a Ilha do Maciel com a superviso do meio ambiente, construir a estrada que ligue o Guaragua ao CTG com trilhas para passeios a cavalo e jeep, bem como o uso inteligente com preservao e conservao do manguezal e de outros patrimnios ambientais, sempre com a parceria do CEM - Centro de Estudos do Mar e superviso do Ibama, com o fim de atrair turismo e renda. Sade Melhor estruturao e ampliao do atendimento dos postos de sade at as 23 horas. Saneamento Bsico Implantao de uma fbrica de manilhas do prprio unicpio com a finalidade de canalizar todos os esgotos a cu aberto do municpio. Abastecimento Implantao do Programa Pontal Verde nas colnias para incentivas a produo de hortifrutigranjeiros. Incentivo atividade pesqueira com linhas de crdito para a aquisio de equipamentos de pesca. Educao e Cultura Implantao de cursos profissionalizantes para jovens, habilitando-os ao exerccio de novos ofcios, buscando fix-los em nossa regio. Criar e implantar um Plano de Cargos e Salrios para os nossos profissionais de ensino. Resgatar a identidade cultural de nosso povo litorneo nas suas expresses histricas, musicais, seus hbitos, culinria e formao genealgica. Turismo e Melhor Idade Estruturar e equipar fsica e visualmente o municpio para o recebimento de turistas. Oferecer cursos de treinamento para o atendimento ao turista. Criar um conjunto de atrativos que oferea aos nossos

VAMOS APOSENTAR O PASSADO.


aposentados e turistas da Melhor Idade estrutura de atendimento especial nas reas de sade, segurana e lazer. Dar apoio e incentivo a formao de organizaes no governamentais voltadas ao cuidado do idoso e dos aposentados que visem a melhoria da sua qualidade de vida e a promoo de eventos, viagens, atividades e tratos com a sua sade e bem estar. Esporte e Laser Construo de canchas poliesportivas em cada balnerio e construo do Ginsio Municipal. Ao Social Implantao integral do Programa Meninos de Rua.

Tio homenageia as mulheres, as trabalhadoras e profissionais, as esposas e companheiras e as lutadoras e heronas

PTRIA AMADA! ME GENTIL!


Cuida melhor dos teus filhos, Brasil. Olha pela tua gente Olha teu povo com fome, carente. Salva teu povo, Brasil.

Dia das Mes


Neste domingo se comemora o dia das mes. Mas no s o dia das Mes, tambm o dia das mulheres, o dia das trabalhadoras e profissionais, o dia das esposas e companheiras, o dia das lutadoras e heronas, o dia do amor e da superao. Por isso neste domingo, em nome de todas as mes, quero render homenagem a uma me em especial que ao longo dos anos aprendi a admirar e respeitar. Uma mulher que soube criar seus filhos com esmerada ateno e educao e soube conduzir seu lar com a dedicao e o carinho prprio das mulheres valorosas. Mas no s isso, soube tambm conduzir-se como profissional responsvel e competente promovendo ano aps ano o progresso contnuo de seus negcios e ainda, dedicando espaos em seu corao para abrigar a caridade e o companheirismo em obras sociais e atividades filantrpicas. Ao homenage-la quero estar homenageando todas as demais mes que se desdobram em rotinas e tarefas prolongadas nos cuidados do lar, nas obrigaes de esposas, nos compromissos profissionais com fibra e energia inesgotvel. Mulheres que nutrem, que educam, que alimentam, protegem, alentam e que so nicas na tarefa de proporcionar condies para dar continuidade vida. O que hoje somos ou fazemos nasceu da vontade e do amor de uma mulher. Mulheres que criam e recriam vida. Todos os dias. Nossa ME. Rendo minhas homenagens me dos meus filhos, minha esposa e companheira, minha amiga inseparvel, minha scia, s vezes minha irm, muitas vezes minha me. Em nome de todas as valorosas Mes do mundo rendo minhas homenagens a minha querida Noeli. Um forte abrao e um beijo no corao de todas as mames.

SOCIAIS
De volta para casa
A professora Rosilene Martins retornou, a partir do dia 03 de maio, Direo da Escola Maria Helena Teixeira Luciano. Rosilene acredita ser uma vitria de quem sempre trabalhou pela educao em Pontal do Paran, e das pessoas que acreditam no seu trabalho e espera continuar contando com o apoio dos pais, professores e funcionrios e, principalmente dos alunos. Sucesso e felicidade!

7
06 de maio de 2004

A galera curtiu a IX Festa do Trabalhador. Show de bola!

COLUNA DO CLAUDIO

Espao da Galera

Profissional: ser ou no ser? Eis a questo!

Pblico participante num momento de descontrao No ltimo dia 05 de maio, na sede da ACIAPAR, em Praia de Leste, um pblico bastante heterogneo participou da animada palestra Profissional: ser ou no ser? Eis a questo!, ministrada pelo Empresrio C o n s u l t o r, J o s A m a u r i Crozariolli que entre muitas qualificaes, Graduado em Cincias Contbeis, Psgraduado em MBA Finanas, Vice Presidente do Conselho do Comrcio da Associao Comercial de Maring ACIM, consultor da Federao das Associaes Comerciais, Industriais e Agropecurias do Paran FACIAP e voluntrio do projeto Amigos da Escola. Com o objetivo de mostrar aos participantes a evoluo e profissionalizao do indivduo no mercado de trabalho, apresentou filmes e comerciais com as situaes do dia a dia dos profissionais. C o n s e g u i u evidenciar aos participantes que o processo de profissionalizao primordial e imprescindvel para permanecer no mercado de trabalho. Quem participou teve oportunidade de se atualizar sobre as tendncias da evoluo mundial. Na ocasio, o presidente da ACIAPAR, Gasto agradeceu as trs gestes anteriores falando da

Palestrante Amauri

SEJA UM PATROCINADOR DA COLUNA MAIS CONCORRIDA. LIGUE: 9128-0980

Maeco comemorou seu aniversrio na companhia de seus amigos da Cmara, em clima de alegria e descontrao.
Bolo em comemorao ao primeiro aniversrio da gesto 2003-2004 importncia que cada uma teve: a 1 - organizao, a 2 - unio e adeso, a 3 - construo e a atual que completa 1 ano hoje, dia 06 de maio tem como lema servio.

Na mesa, Amauri, Jos Daniel representando o Lyons, Fortunato, representando o Banco do Brasil, Gasto representando a ACIAPAR e Odalbor representando o Rotary Club

Secretria Executiva

Ktia, Secretria do Gabinete do Prefeito Municipal, recebeu seu diploma de Secretria Executiva do curso realizado, em tempo recorde, pela Spacio Profissional Training. Parabns Ktia!

8
06 de maio de 2004

GERAL
As mes
Mes! Da Me de Deus vs despertais lembranas, Nessa augusta misso, to cheia de poesia: Quando embalais ao colo as tmidas crianas, Eu penso ver Jesus nos braos de Maria! Vs sois uns anjos bons! De amor e de piedade Tendes um ninho em flor os seios virtuosos; Nos filhos refletis vossa felicidade, Como um lmpio espelho os corpos luminosos.
Ns vamos ter que arrumar R$ 12,4 bilhes para pagar aos aposentados que entraram com processo reivindicando o prejuzo que tiveram com a URV em 1993. E vamos fazer um acordo com os aposentados para pagar parceladamente porque no fcil arrumar R$ 12,4 bilhes disse Lula. O presidente tambm explicou porque o reajuste do salrio mnimo, que passou de R$ 240,00 para R$ 260,00, no foi maior. Ele disse que preciso ter dinheiro para investir em outros setores como, por exemplo, habitao e saneamento. por isso que ns no podemos dar um salrio mnimo que eu, particularmente, gostaria de dar e, tenho certeza, que o ministro Palocci gostaria de dar, que o ministro Jos Dirceu, dar um aumento que pudesse chegar a R$ 300. Agora, fazer isso sabendo que no tem dinheiro seria total irresponsabilidade nossa concluiu Lula.

Palavras de Lula
O presidente Luis Incio Lula da Silva disse que o governo pretende fazer acordo para pagar em parcelas a reviso dos benefcios a que os aposentados tm direito. Durante o programa de rdio Caf com o Presidente Lula tambm explicou que o rombo da Previdncia foi um dos motivos para manter o salrio mnimo em R$ 260,00.
A dvida da Previdncia vai chegar a R$ 31 bilhes este ano, incluindo os gastos extras com o reajuste do salrio mnimo. Mas essa no a nica dvida do INSS. Um milho de aes aguardam julgamento nos juizados federais de todo o pas. Elas pedem a correo de at 39% nos benefcios para quem se aposentou entre fevereiro de 1994 e maro de 1997. Na poca, o governo no reajustou os benefcios com o percentual correto. Desde o fim do ano passado, o governo estuda um acordo para pagar a dvida. Hoje de manh, no programa de rdio Caf com o Presidente, Lula disse que quer fechar um acordo, mas o pagamento teria de ser feito em parcelas.

Espao da Cmara Municipal de Pontal do Paran


RESUMO DAs ATAs DAs SESSes
Seo do dia 20/04
O primeiro Orador foi o vereador Tio , onde em seu pronunciamento pediu que enviasse a Sra. Lurdes do Prado e famlia seus sentimentos pelo falecimento do seu esposo o Sr. Joo do Prado e para finalizar ressaltou novamente sobre o Secretrio de Obras . O vereador Nelson Lorenone ao usar da palavra comentou sobre os recifes artificiais que foram lanados no litoral paranaense , entre a Ilha do Mel e a Ilha dos Currais e disse ainda que veio uma notcia ruim da PRODETUR, um recurso que o Governo Federal vai liberar para os Estados para incrementar o turismo na regio sul do pas. Ressaltou ainda com relao a situao do Sr. Prefeito Municipal , onde a administrao pblica municipal de causar vergonha aos nossos muncipes de Pontal do Paran e tambm comentou sobre a sade de nosso municpio o qual est casa vez mais lamentvel e para encerrar o vereador comentou sobre algumas barbaridades que saiu no Jornal O Municpio. O vereador Zampieri iniciou seu pronunciamento dizendo sobre o desrespeito que o Executivo vem causando a essa Casa de Leis , onde at agora no mandou nenhum relatrio , dizendo o que foi arrecadado ou o que no se arrecadou e comentou tambm sobre o pedido da vereadora Dbora com relao a limpeza do canal , dizendo ainda que no adianta mais falar sobre o Secretrio de Obras , porque cada vez mais ele comete um absurdo maior e para finalizar o vereador parabenizou essa Casa de Leis pela iniciativa de fazer uma reunio com os mdicos do municpio .

Vs sois a inspirao primeira dos poetas, Vs sois o pensamento extremo dos doentes! Vs sois a razo da minha existncia!

Seo do dia 27/04


O vereador Tio fez um apelo referente aos telefones pblicos, onde foram feitos os pedidos e at agora no foram realizados. Deixou claro a sua indignao a escola de Ipanema , onde as crianas esto fazendo as aulas de educao fsica no meio da rua . O vereador Zampieri ressaltou novamente sobre a sua denncia Secretaria de Obras e sobre a liberao do dinheiro para ser adquirida uma UTI mvel. Tambm ressaltou sobre a Resoluo do TSE , onde diminui as cadeiras de vereadores e ampara esta deciso na questo de economia do dinheiro pblico. O vereador Nelson Lourenone inicialmente tambm comentou sobre a deciso do TSE e sobre a sede da AVAPAR. Comentou sobre um Projeto de sua autoria que apresentou a respeito do controle de natalidade de ces e gatos. Ressaltou ainda sobre a reclamao do vereador Tio a respeito da empresa Brasil Telecom. Comentou novamente sobre o passe escolar, sobre a Universidade do Litoral e tambm sobre um matria vinculada no jornal O Estado do Paran .

Uma homenagem do prefeito Jos Antonio da Silva e famlia, a todas as mes.

Simplesmente Me
ME ME ME ME ME ME ME rosa ME doura de fada centelha de luz carinho que afaga farol que conduz

RETRATO DE ME
Uma mulher existe que, pela imensido de seu amor, tem um pouco de Deus, e muito de anjo pela incansvel solicitude dos cuidados seus. Uma mulher que, ainda jovem, tem a tranqila sabedoria de uma anci, na velhice, o admirvel vigor da juventude; se de pouca instruo, desvenda com intuio inexplicvel os segredos da vida e, se muito instruda age com simplicidade de menina. Uma mulher que, sendo pobre, tem como recompensa a felicidade dos que ama, e quando rica, todos os seus tesouros daria para no sofrer no corao a dor da ingratido. Uma mulher que, sendo forte, estremece com o gemido de uma criana e, sendo frgil, consegue reagir com a bravura de um leo. Uma mulher que, enquanto viva, no lhe damos o devido valor porque ao seu lado todas as dores so esquecidas; entretanto, quando morta, daramos tudo o que somos e tudo o que temos para v-la de novo ao menos por um s momento, receber dela um s abrao, e ouvir de seus lbios uma s palavra. Dessa mulher no me exijas o nome, se no quiseres que turve de lgrimas esta lembrana, porque... j a vi passar em meu caminho. Quando teus filhos j estiverem crescidos, l para eles estas palavras. E, enquanto eles cobrem a tua face de beijos, conta-lhes que um humilde peregrino, em paga da hospedagem recebida, deixou aqui para todos o esboo do retrato de sua prpria me.
Gino, Presidente da Cmara de Vereadores de Pontal do Paran

- trs letrinhas mimosas - fortaleza na dor - a beleza da - a pureza da flor

Seo do dia 04/05


Nelson Lourenone iniciou comentando sobre o novo valor do salrio mnimo dizendo: O presidente Lula, enquanto candidato do PT pregou que o salrio mnimo deveria ser de 1.500 reais que era o mnimo que um trabalhador precisa para sustentar a sua famlia. Disse o candidato ento Lula que ao pagar o salrio mnimo o empregador deveria pedir desculpas ao trabalhador por estar lhe pagando to mal. Com esse discurso o Lula criou iluso e uma falsa expectativa para ganhar as eleies. O Lula no se deu conta que a presidncia, assim como uma prefeitura, no uma pessoa e sim uma instituio. O PT pregou ao vencer as eleies que a esperana venceu o medo, mas hoje ns esperamos que a decepo no mate a esperana. O aumento real do salrio mnimo foi de menos de 1,5%. Nada subiu to pouco quanto o salrio mnimo. O que se comprava com os R$ 240,00 no se compra mais com os minguados R$ 260,00 e com isso o trabalhador e a populao est cada vez mais pobre e a concentrao de renda cada vez maior. A obsesso do Lula em gerar supervit para cumprir os compromissos com o FMI est matando a nossa economia. Isso reflete diretamente em nossas vidas. Aqui em Pontal, o repasse do PET que uma verba Federal que nunca havia atrasado, no est sendo repassada em dia pelo governo federal. s R$ 25,00 para cada criana na escola, mas para quem ganha esse insignificante salrio mnimo representa muito na economia domstica. Sobre aposentados e Pensionistas, disse que Pontal est recebendo um grande nmero de aposentados que buscam fugir da agitao das grandes cidades. Precisamos desenvolver melhores condies para receb-los bem porque para nosso comrcio e nossa economia local eles so nosso melhor pblico. Fez tambm um alerta sobre o estado de abandono da Colnia Pereira. L est o nosso manancial de guas e l possui um enorme potencial turstico para explorao do eco-turismo, com a convivncia sadia com o nosso meio ambiente. O que precisa ali olhar com um pouco mais de carinho e de uma estrada de fcil acesso. Sobre a Festa do Trabalhador disse que Pontal poderia ter menos festas porm com mais organizao. As pequenas festas que recebem o apoio do poder pblico no esto trazendo retorno nem turistas. Precisamos rever estas festas porque do jeito que esto sendo feitas denigrem a imagem do municpio. O Vereador Zampieri em sua fala tambm alertou para a falta de retorno e resultados das festas realizadas nos balnerios. Disse que concorda com o vereador Nelson em realizar uma nica grande festa que atraia pblico de fora e turistas e proporcione retorno para os participantes e investidores. Disse tambm que concorda que a festa oficial do municpio seja a Festa do Caranguejo que tem sido cada vez mais concorrida. Disse que quando a Prefeitura apia uma festa ela tem obrigao de apresentar um relatrio prestando conta dos resultados da festa. Criticou a organizao da festa por no terem providenciado os tablados necessrios para a apresentao dos grupos do CTG que foram obrigados a se apresentar no asfalto prejudicando a apresentao.

ME - segurana na prova ME - mil beijinhos de amor! Me, suas noites em claro, seus descansos aflitos, seus momentos partilhados, tudo me faz lembrar de voc, sublime, eterna. Porque voc simplifica a vida, imprime poesia em meu corao e traduz algo que perfeito, refletindo no mundo a verdadeira essncia do amor.

Uma homenagem do vereador Zampieri a todas as mes.

Para anunciar ligue: 9118-0244 ou 458-3392

INFORMATIVO
VOC, ME
Quando eu era pequenino meu amor transparecia nos gestos de cada dia no carinho com voc. E a vida corria leve, feita com muita ternura, do encanto de coisas breves: olhares, abraos, venturas. Ah! Se eu pudesse, to simples, como criana, to doce, como a esperana, dizer de novo a voc que aquele carinho imenso to pouco (ou nada) mudou. Que ter voc ter tudo por ter, acima de tudo, Voc como me, meu amor! Homenagem do vereador Nelson e esposa

9
06 de maio de 2004

Em teus braos Mezinha


Em teus braos Mezinha, mezinha, rvore, Se tu fosses r vore, Teu filho em teus ramos pssaro. Queria ser pssaro. Se fosses rio Que ao mar vai cantando, Teu filho em tuas guas barco. Queria ser barco. Mezinha, Mezinha, Se fosses um rio Ou fosses uma r vore rvore Tu me embalarias Como em teus braos.
Do vereador Marcio a todas as Mes

Horrios de Travessia
Pontal do Sul / Ilha do Mel
Diariamente: (Pontal/Ilha) das 8:00 s 19:00 horas a cada 30 minutos (Ilha/Pontal) das 8:00 s 19:00 horas a cada 30 minutos Sexta-feira: (Pontal/Ilha) Barco extra s 20 horas

TELEFONES TEIS
ACIAPAR (Associao Comercial) ........................................ 458-1510 Alcolicos Annimos .............................................................. 222-2422 Banco Social e Agncia do Emprego ....................................... 458 3559 Bombeiros ......................................................................................... 193 Casa de Apoio Gestante ........................................................ 457-6271 Cmara Municipal de Pontal do Paran .................................. 455-1574 Conselho Tutelar da Criana e do Adolescente ........................ 458 6262 COPEL emergncia e servios ....................................... 0800-410196 Centro Educacional Agua Viva - Pontal do Sul ....................... 455-1704 Centro Educacional Estrela do Mar - Graja .......................... 457-8873 Centro Educacional Golfinho Azul - Praia de Leste ............... 458-3332 Centro Multi-Uso .................................................................... 457-9243 CVV Centro de Valorizao da Vida ........................................ 342-4111 Defensoria Pblica ................................................................... 458 6224 Defesa Civil ....................................................................................... 199 Delegacia de Polcia de Pontal do Paran ............... 455-1195/457-1546 Disk Denncias ............................................................... 190 e 457-2092 Disk Meio Ambiente ................................................................ 356 7047 Disk Turismo ............................................................................ 210 1511 ECOVIA .......................................................... 0800-410277 / 382-3034 Escola Spacio Professional Training ....................................... 458-6359 Escola Especial Ilha do Saber - Praia de Leste ....................... 458-2518 Escola Municipal Anita Mir Ipanema ................................ 457-8870 Escola Municipal Ezequiel - Praia de Leste ............................ 458-2955 Escola Helio A. de Souza - Praia de Leste .............................. 458-2086 Escola Estadual Sully Pontal do Sul ..................................... 455-1560 Escola Bem Vinda - Pontal do Sul .......................................... 455-1609 Escola Municipal Amatuzzi Shangri-l ................................ 457-5069 Escola Estadual Maria Helena - Shangri-l ............................. 457-5424 Farmcia Popular da Secretaria de Sade ................................ 458 2567 Hospital N.Sra. Navegantes Matinhos .................................... 452-2000 Hospital de Guaratuba ............................................................. 442-1730 Hospital de Morretes ................................................................ 462-1114 IBAMA .................................................................................... 423-1818 IML .......................................................................................... 423-4232 INSS Informaes .......................................................................... 191 Juizado Especial-Pequenas Causas em Ipanema ...................... 457 9763 Passaportes ............................................................................... 233 3290 Polcia Civil ........................................................... 197 - (147) 457 1546 Polcia Militar ............................ 190 - 458 1011 - 458 1055 458 1551 Polcia Florestal ....................................................................... 432-1506 Polcia Rodoviria Estadual ............................................ 152 458-2377 Polcia Rodoviria Federal .............................................................. 1527 Posto de Sade de Praia de Leste ............................................ 458-1991 Posto de Sade de Ipanema ..................................................... 457-9421 Posto de Sade de Shangri-l ( 24 horas ) ............................... 457-6063 Posto de Sade de Pontal do Sul ............................................. 455-2288 Prefeitura Municipal de Pontal do Paran ................................ 458 1144 Procom ............................................................................................. 1512 Pronto Socorro Odontologia - Ipanema ............................................. 192 Pronto Socorro Paranagu ....................................................... 423-1422 Receita Federal .................................................................................. 146 Rodovirias ...... PL:458-1277/IP:457-1333/SH:457-5357/PS: 455-1341 Sanepar - gua e Esgoto - Emergncias ........................................... 195 SENAC Cursos Paranagu .............................................. 41 422 8400 TRE ......................................................................................... 453-2976

Associao dos Barqueiros das Baas do Litoral Norte do Estado do Paran Fone: (41) 455-2616.

Sada de nibus para Curitiba


Pontal do Sul 07:15 10:15 14:15 17:15 20:15 Shangri-l 07:25 10:25 14:25 17:25 20:25 Ipanema 07:35 10:35 14:35 17:35 20:35 P. de Leste 06:10 14:47 07:45 15:30 08:10 17:45 10:45 19:00 10:47 20:45 14:45 20:47

Sada de nibus para Matinhos


Da Rodoviria 07:00 09:30 10:50 de Praia de Leste 12:40 15:30 12:45 16:50 14:30 17:50 18:45 20:30 22:45 23:30

mezinha
No dizem as palavras, mame, O quanto a amo, Nem sequer o diz A msica do verso; O amor fala um idioma Purssimo e secreto, Idioma de suspiros Com msica de beijos.

Se quer escut-lo Chegue perto do meu peito: Que o corao lhe diga O muito que a amo. Uma homenagem do vereador Marcos

SINTONIZE
Canais de Televiso UHF Canal 17 Globo Local Canal 18 Band Canal 20 Globo Canal 23 SBT Local Canal 26 Rede Vida Canal 28 SBT Canal 36 Record Canal 40 CNT Canal 48 Globo Guaratuba Canais de Televiso VHF Canal 04 SBT Canal 05 Band Canal 07 - Record Canal 10 Globo Canal 13 CNT Freqncias de Rdio e Televiso em Pontal Litoral Sul 95,9Khz Ilha do Mel 90,3Khz Jovem Pan 103,9Khz Transamrica 100,5Khz Ouro Verde 105.5Khz CBN 90,1Khz Rdio Comunitria Pontal FM 104,9 tel: 458-2222

Notcias do Rotary
As reunies do Rotary Pontal do Paran continuam a ser realizadas no Restaurante do Pedrinho, em Ipanema, todas as quartas feiras s 21 horas.

06 de maio de 2004
SADA

NOVO HORRIO DA OCENICA SUL


CHEGADA
Jacar. 07:25 08:05 09:00 09:55 11:00 12:45 13:40 14:30 16:05 16:45 17:00 18:15 18:45 20:20 21:25 22:00 22:45 23:50 Guarag. 06:45 07:30 08:25 12:00 15:30 18:00 19:35 -

SADA
Guarag. 06:45 07:30 08:25 12:00 15:30 18:00 19:35 Jacar. 06:50 07:35 08:05 08:30 09:00 09:55 11:00 12:02 12:45 13:40 14:30 15:35 16:05 16:45 17:00 18:02 18:15 18:45 19:37 20:20 21:30 22:00 22:35 23:45 P. Leste 06:55 07:40 08:10 08:35 09:05 10:00 11:05 12:05 12:50 13:45 14:33 15:40 16:08 16:50 17:05 18:05 18:20 18:50 19:45 20:25 21:35 22:05 22:40 23:50 S.Tere. 07:05 07:50 08:20 08:45 09:15 10:05 11:10 12:15 12:55 13:50 14:45 15:45 16:15 16:55 17:10 18:15 18:25 18:55 19:50 20:30 21:45 22:10 22:45 23:55 Ipane. 07:10 07:55 08:25 08:50 09:20 10:10 11:15 12:20 13:00 13:55 14:50 15:50 16:20 17:00 17:15 18:20 18:30 19:00 19:55 20:40 21:50 22:15 22:50 24:00 Shang. 07:15 08:05 08:30 08:55 09:30 10:20 11:20 12:25 13:05 14:05 14:55 16:00 16:25 17:05 17:25 18:30 18:40 19:10 20:00 20:45 21:55 22:20 23:00 24:10 Atami 07:25 08:10 08:40 09:00 09:35 10:25 11:30 12:30 13:10 14:10 15:00 16:10 16:30 07:10 17:35 18:35 18:45 19:20 20:10 20:55 22:00 22:25 23:10 24:20

CHEGADA
Por.Emb. 07:35 08:20 08:50 09:10 09:45 10:40 11:45 12:40 13:25 14:20 15:10 16:20 16:45 07:20 18:00 P Poo 17:45 . 19:00 18:55 19:30 20:20 21:05 22:10 22:30 23:20 24:30

AAPP - Associao dos Artesos de Pontal do Paran A presidente da Associao dos Artesos de Pontal do Paran convida a todos os interessados a participar de feiras em outros municpios, que entrem em contato com a diretoria. Conclama a todos que mantenha suas mensalidades em dia. Endereo: Rua Corais n 50, Shangri-l, fone 457-5751.

P Emb. . Atami Shang. Ipane. S.Terezi. P Leste . *sai Pont Sul 06:15 06:20 06:30 06:35 06:40 06:40 06:55 07:00 07:15 07:20 07:02 07:15 07:25 07:35 07:45 07:55 08:00 07:40 07:50 08:00 08:10 08:15 08:20 08:20 08:35 08:40 08:50 08:55 08:58 09:10 09:25 09:30 09:40 09:45 09:48 10:10 10:25 10:30 10:40 10:45 10:48 11:10 11:20 11:30 11:35 11:40 11:45 11:55 12:10 12:15 12:25 12:30 12:33 12:55 13:10 13:15 13:25 13:30 13:33 13:40 13:55 14:00 14:10 14:15 14:20 14:20 14:35 14:40 14:45 14:50 14:58 15:10 15:25 15:30 15:35 15:40 15:43 15:40 15:55 16:00 16:10 16:15 16:20 16:10 16:25 16:30 16:35 16:40 16:50 17:00 17:15 17:20 17:30 17:35 17:50 17:30 17:45 17:50 18:00 18:05 18:10 18:00 18:15 18:20 18:30 18:35 18:40 18:45 19:00 19:05 19:15 19:20 19:30 19:30 19:45 19:50 20:00 20:10 20:15 20:20 20:35 20:45 20:55 21:05 21:15 21:25 21:35 21:40 21:45 21:50 21:55 22:00 22:15 22:20 22:30 22:35 22:40 23:10 23:25 23:30 23:35 23:40 23:45 Os horrios sublinhados funcionaro durante a Operao Vero.

nibus Paranagu a Pontal


P.LESTE
06:55 08:10 08:55 09:10 10:10 11:10 12:25 12:40 13:55 15:10 16:10 16:55 17:10 17:55 18:10 18:55 20:10 22:10 24:00

nibus Pontal a Paranagu


P.EMB
05:15 06:30 07:20 08:30 09:30 10:30 12:00 13:00 14:15 15:30 16:30 17:30 18:20 19:45 21:30

Farmcia Bsica Municipal


Secretaria de Sade, em Praia de Leste.
Horrio de atendimento:
de segunda a sexta-feira das 8 s 14:15 horas.

IPANEMA SHANG
07:05 08:20 09:05 09:20 10:20 11:20 12:35 12:50 14:05 15:20 16:20 17:05 17:20 18:05 18:20 19:05 20:20 22:20 24:10 07:15 08:30 09:30 10:30 11:30 13:00 14:15 15:30 16:30 17:30 18:30 19:15 20:30 22:30 24:20

P.SUL P.POO P.EMB


07:25 08:40 09:40 10:40 11:40 13:10 14:25 15:40 16:40 17:40 18:40 19:25 20:40 22:40 24:30 07:30 08:45 09:45 10:45 11:45 13:15 14:30 15:45 16:45 17:45 18:45 19:30 20:45 22:45 24:35 07:40 08:55 09:55 10:55 11:55 13:25 14:40 15:55 16:55 17:55 18:55 19:40 20:55 22:55 24:45

P.POO P.SUL
05:20 06:40 07:30 08:40 09:40 10:40 12:10 13:10 14:25 15:40 16:40 17:40 18:30 19:55 21:40 05:30 06:45 07:35 08:45 09:45 10:45 12:15 13:15 14:30 15:45 16:45 17:45 18:35 20:00 21:45

SHANG
05:40 06:55 07:45 08:55 09:55 10:55 12:25 13:25 14:40 15:55 16:55 17:55 18:45 20:10 21:55

IPANEMA
05:50 07:05 07:55 09:05 08:50 10:05 11:05 12:35 12:30 13:35 14:50 16:05 17:05 18:05 17:50 18:55 18:50 20:20 22:05

P.LESTE PGU
06:00 07:15 08:05 09:15 09:00 10:15 11:15 12:45 12:40 13:45 15:00 16:15 17:15 18:15 18:00 19:05 19:00 20:30 22:15 06:40 07:55 08:45 09:55 09:40 10:55 11:55 13:25 13:20 14:25 15:40 16:55 17:55 18:55 18:40 19:45 19:40 21:10 22:55

Fone: 458-2567

ABERTO DIARIAMENTE

10
06 de maio de 2004

GERAL
SANDERSON TREVISAN VICE IX Festival do Trabalhador Na ltima semana, as Ao Social e Relaes do LDER NO BRASILEIRO atenes se voltaram para a IX Trabalho. Festival do Trabalhador, um dos O IX Festival do Trabalhador E GIOVANE FERREIRA O mais tradicionais eventos do foi patrocinado pela Prefeitura de municpio, que aconteceu em Pontal do Paran e das Casas DESTAQUE NA MIRIM Shangri-l, de 28 de abril a 02 de Bahia, contando com a parceria
maio. Durante o evento, foi realizado o sorteio estadual do Paran Solidrio, com transmisso ao vivo pela Rede CNT. Foram sorteados 10 automveis e 02 apartamentos entre outros prmios. Os cupons foram trocados por 1 Kg de alimento no perecvel, que sero distribudos para a comunidade pela Secretaria Municipal de da Fora Sindical. O evento foi apoiado pela Associao da Melhor Idade Corao de Pontal (Shangri-l), Mos de Pontal Associao de Artesos de Pontal do Paran, Acopes - Associao Comunitria dos Pescadores de Shangri-l e Cmara Municipal de Pontal do Paran. A coordenao da festa ficou a cargo de Zenaide Aparecida Rodrigues.

1 LUAL DE PREMIAO DO CIRCUITO DE VERO

Resultados IX Festival do Trabalhador


No dia 27 de maro, rolou o 1 Lual de premiao de bodyboarding da histria do Paran, atravs da Escola Prola de Souza. Os 20 melhores atletas do Circuito de Vero receberam trofus e kits, sob a decorao de palmeiras e tochas de fogo. O evento aconteceu no Balnerio de Ipanema, um dia antes da passagem do Furaco Catarina, que deixou uma certa expectativa na regio, pois se passasse um pouquinho mais perto, a festa teria que ser adiada. No entanto, nenhum vento atrapalhou a festa que contou com a presena de vrios bodyboarders do Paran. Empresas que acreditam no esporte participaram para que a festa ficasse ainda melhor: LOJA TUBO URBANO, FICO, TIDE RISE, KPALOA, BOARD CO., COPIADORA NICARGUA, RAPHASILK SERIGRAFIA, CULOS SUNSET, PAISAGISTA VINI E JO, KATITO LANCHE, NG COMUNICAO VISUAL, BANCA DA OLGA, PANIFICADORA MIRIANSOL, PREFEITURA MUNICIPAL DO PARAN, FEDERAO PARANAENSE DE BODYBOARDING.

2 SURFTREINO ASPP
Categoria Mirim 1 lugar Anogo 2 lugar Tiago 3 lugar Alton Camargo 4 lugar Lus Paulo Categoria Open 1 lugar Marcos Taveres 2 lugar Victor Hugo 3 lugar Ango 4 lugar Marcos Galo

SINUCA
1 lugar Jnior e Chuchu 2 lugar Cludio e Felipe 3 lugar Jeremias e Lincoln

FUTEBOL
1 lugar Hackers 2 lugar Calhas 3 lugar Vila Nova

BOCHA
1 lugar Nei Maciel 2 lugar Argemiro Rodrigues 3 lugar Jorge Gomes

TRUCO
1 lugar Jil e Mrio 2 lugar Edlson e Valmir 3 lugar Fernando e Alan

RANKING FINAL
OPEN MASCULINO 1 Guigo Fontoura - Shangril 2 Rogrio Silva - Shangril 3 Giovane Ferreira - Ipanema 4 Anderson da Silva - Matinhos INICIANTES MASCULINO 1 Giovane Ferreira - Ipanema 2 Thiago Carvalho - Sta. Terezinha 3 Fabiano Castilho - Ipanema 4 Emerson Rocha - Matinhos INICIANTES FEMININO 1 Juliane Brito Ipanema 2 Patrcia Tozin Ipanema 3 Miriam da Veiga - Shangril 4 Lorena Dambinski Guaratuba MIRIM 1 Giovane Ferreira - Ipanema 2 Fabiano Castilho - Ipanema 3 Rodrigo Balhuk - Ipanema 4 Renato Eduardo - Ipanema ESCOLINHA 1 Fbio Castilho - Ipanema 2 Jonathan Rafael - Ipanema 3 Victor Hugo - Ipanema 4 Horrisson Gabardo - Ipanema

A 3 Etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding aconteceu na Pscoa (9 A 11 de abril) na praia paradisaca de Maracape, em Pernambuco. Sanderson Trevisan, que na etapa anterior ficou em 4 lugar, nesta conseguiu o 5, subindo mais uma vez no podium nacional na categoria principal do evento. Agora o atleta o vice-lder do circuito. Sanderson tem o patrocnio da GENESIS e da BOARD CO. Outro grande destaque ficou por conta do atleta Giovane Ferreira, da categoria mirim. Giovani que de Ipanema, subiu no podium na 1 ETAPA

(CAMPOS RJ) com a 3 colocao e conseguiu o 5 em Maracape. Tambm est entre os 3 melhores do ranking desta categoria no Circuito Brasileiro. A prxima etapa do Brasileiro est marcada para Alagoas em junho e provavelmente ser uma das ltimas etapas do circuito, este ano, j que o atual presidente Edmar Rezende est deixando o cargo e a prxima administrao ainda no apresentou um calendrio. Estes atletas podero ser vistos na 1 Etapa do Circuito Paranaense que acontecer em Praia de Leste nos dias 15 e 16 de maio.

Jogos colegiais renem 500 alunos no Banestado

Dia de eclipse
No dia 04 de maio, um espetculo da natureza fez muita gente olhar para o cu. O fenmeno acontece no mximo trs vezes por ano, e nem sempre visvel a olho n.
Esse tipo de eclipse acontece quando a Terra fica entre a lua e o sol, projetando sua sombra sobre seu satlite natural. O professor de astronomia da USP, Roberto Bosco, explica que a Lua nasceu no leste j encoberta pela sombra, as 17h34, j eclipsada, e as 18h08 a lua comeou a voltar a ficar iluminada, at que as 19h12 a lua estarava novamente iluminada. No foram necessrios equipamentos especiais para acompanhar o fenmeno. Em Pontal do Paran, a chuva fina e o cu encoberto, dificultou a viso, porm onde o cu estava aberto, foi possvel acompanhar com nitidez o fenmeno. Uma melhor viso pde ser obtida de lugares altos e escuro. Em alguns lugares a lua pde ser vista com uma cor avermelhada, como explica o astrnomo: parte da luz solar liberada pela atmosfera da Terra, o azul principalmente vai embora, e s bate a luz vermelha na lua, ela que reflete e por isso a colorao avermelhada do astro durante o eclipse.

Alerta no litoral
Os efeitos de um ciclone que est se formando no sul do pas podem chegar s praias do Paran e do sul de So Paulo at o final da semana.
A agitao do mar vai aumentar bastante nesse perodo e a prpria marinha j soltou um alerta aos navegantes. Esse novo ciclone extratropical diferente do Catarina, que provocou enormes prejuzos no sul do pas Primeiro porque ele vem com bem menos fora, de acordo com os meteorologistas. Fora isso, ele deve comear e terminar no mar, sem avanar para o continente. Mesmo assim, h risco de ressaca no litoral do Paran e sul de So Paulo. Por isso, todos os institutos de meteorologia orientam a evitar o mar entre os dias 5 e 8.
O Colgio Estadual Sully da Rosa Vilarinho foi o grande campeo da fase municipal dos 55 Jogos Colegiais do Paran, que iniciaram no dia 07 de abril. As competies reuniram aproximadamente 500 alunos dos trs colgios estaduais do municpio, alm das escolas particulares Expresso e Absoluto. Divididos em duas categorias (14 e 17 anos), e em equipes masculinas e femininas, os jovens competidores disputaram diversas modalidades esportivas, como atletismo, futsal, xadrez, voleibol e futebol de campo. Agora, os campees de cada modalidade disputaro a fase regional dos Jogos Colegiais do Paran, que acontecem de 07 a 14 de maio, envolvendo todos os municpios do Litoral. A fase final acontece em Curitiba, no segundo semestre, reunindo os campees de cada regio do Paran.

Curiosidade
H milhares de anos os chineses acreditavam que durante um eclipse solar o sol estaria sendo devorado pelos drages. Para espant-los eles faziam barulho, lanavam flechas em direo ao sol para espantar o drago.

VI Copa Litoral inicia no prximo final de semana


A 6 edio da Copa Litoral de Futebol de Campo ter incio no dia 08 de maio, como jogos em Paranagu, Guaraqueaba e Morretes. A competio conta com a participao de seis municpios da regio litornea, sendo que apenas Matinhos no participar da disputa. A seleo de Pontal do Paran estria contra a equipe do Ferrovirio A. C. Morretes, s 15h15, no campo Jos Loureno Malluceli. A equipe conta com o apoio total da Prefeitura Municipal, do Prefeito Z do Pontal e do secretrio de Educao, Esportes e Cultura Valdevino Simes Prico.

Resultado dos 55 JOGOS COLEGIAIS DO PARAN - FASE MUNICIPAL


Vlei Masc. Cat. A Colgio Sully da Rosa Vilarinho Vlei Masc. Cat. B Colgio Sully da Rosa Vilarinho Vlei Fem. Cat. A Colgio Sully da Rosa Vilarinho Vlei Fem. Cat. B Colgio Hlio Antnio de Souza Futebol de Campo Cat. B Colgio Sully da Rosa Vilarinho Futsal Masc. Cat. A Colgio Hlio Antnio de Souza Futsal Masc. Cat. B Escola Maria Helena Teixeira Futsal Fem. Cat. A Colgio Sully da Rosa Vilarinho Futsal Fem. Cat. B Colgio Sully da Rosa Vilarinho

D uma chance a voc mesmo.


Quem somos ns? De onde viemos? Para onde vamos? Por que uns nascem cegos, aleijados, dbeis mentais, enquanto outros nascem inteligentes e saudveis? O que h, de verdade, depois da morte? Haver respostas lgicas a estas questes, isentas de supersties, rituais, cultos, mistrios, coisas sobrenaturais e que eu no precise pagar para obt-las?
Filiada a Se voc tem dvidas, esta a sua chance. Procure a Associao Esprita de Matinhos Informaes: 453-1445

INFORMATIVO
Dia das Mes Jantar Danante
Praia de Leste
Polcia Militar do Paran - Batalho de Polcia Florestal

11
06 de maio de 2004

Doena em navio
A Polcia Federal e a Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul investigam a intoxicao de trs marinheiros a bordo de um navio iraniano. Um deles morreu com hemorragia interna.
Uma ala da Santa Casa de Rio Grande, no sul do Estado, foi isolada para o tratamento dos intoxicados. Os trs iranianos foram contaminados por uma substncia ainda no identificada enquanto inspecionavam a limpeza dos pores do Ir Rajai. O acidente aconteceu no sbado a sete quilmetros do porto da cidade. Dois dos marinheiros chegaram ao hospital em estado grave. Sabahi Jamal, de 29 anos, morreu ainda no navio. Os exames apontaram forte hemorragia interna. Isso poderia, eventualmente, estar relacionado a algum produto txico que o indivduo tenha entrado em contato explicou o mdico-legista Flvio Cardone. O navio est proibido de atracar a ou deixar a costa brasileira. Outros 27 tripulantes permanecem a bordo do navio iraniano. O comandante deveria prestar depoimento. A Capitania dos Portos abriu inqurito para investigar o acidente. A Polcia Federal far uma vistoria no navio. O Instituto Geral de Percias em Porto Alegre vai analisar o material coletado do marinheiro para descobrir se a morte foi mesmo por intoxicao e qual o produto.

Crimes ambientais Polcia Florestal apreende carga ilegal de samambaias


A Polcia Militar do Paran, atravs do 1 PELOTO PM FLORESTAL, que atende os municpios de Paranagu e Pontal do Paran, incluindo Ilha do Mel, abordou no ltimo dia 23 de abril, na Rodovia PR 407, Km 16 (antiga Estrada das Praias), Pontal do Paran, o camilnho MB placa AEJ-3018 de propriedade da Floricultura S. Uda, de Curitiba, conduzido pelo sr. Darci Mattos de Souza, que transportava 2.940 unidades de samambaias e 03 m 3 de musgo, sem Autorizao Ambiental, motivo pelo qual, todos os produtos vegetais foram apreendidos e doados ao Instituto Ambiental do Paran/ Floresta do Palmito. O caminho tambm foi apreendido, sendo que o sr. Darci ficou como Depositrio Fiel e tambm foi multado administrativamente em R$2.940,00 e a Floricultura em mais R$2.940,00. Pela parte criminal, o infrator dever comparecer no Juizado Especial Criminal de Matinhos para responder pelo crime ambiental.

Dia 07/05/2004 (sexta-feira) s 20 horas


Adeso R$ 10,00

Me!
Que nome haver de tal doura Assim to breve e de harmonia tanta! a primeira orao que se murmura, Vem-nos do corao para a garganta. Ao diz-lo, anossa alma se levanta Em demanda dos cus, da infinita altura. Me! Palavra to breve, etrea e pura, Que ao prprio Deus ouvi-la apraz e encanta.

Pescadores pegos com rede de arrasto em perodo de defeso


Nesta mesma data, durante patrulhamento aqutico no Canal do Trapiche prendeu dois pescadores profissionais, sr Ablio da Silva Filho e Marcos Aurlio Silveira, residentes em Pontal do Paran, os quais utilizando de rede de arrasto, que est proibida, pescaram 150 Kg de camaro Sete Barbas em perodo de defeso. Os pescadores foram criminalmente autuados administrativamente, recebendo multa no valor de R$2.200,00 e encaminhados Delegacia de Ipanema e a embarcao ficou depositada fielmente ao sr. Ablio. A rede e os camares foram apreendidos e entregues na Delegacia. Em patrulhamento terrestre no municpio de Pontal do Paran, apreendeu 150 sacos de camaro de 4 kg cada, os quais eram transportados pelo sr. Antonio Kava em seu caminho sem autorizao ambiental e foi autuado criminalmente devendo comparecer junto ao Juizado Criminal de Matinhos e multado em R$ 1500,00. Tenente Durval Tavares Jnior, Comandante do 1 Peloto PM Florestal

Dia das Mes


Conhecendo um pouco da origem

Uma homenagem as mes da vereadora Dbora

Amor de me
H na terra um amor que nunca morre, Maior que o cu, que o mar, todas as guas; Amor que em transe aflito nos socorre E extingue em nossa alma as negras mgoas. Esse amor quando ri, como o sonho, Esse amor de me o mais risonho. Obrigada mame por seu amor e parabns a todas as mes! Vereador Pessa

CTG Desgarrados do Pago Mais uma vez se destaca entre os melhores


Nos dias 01 e 02 de maio, o CTG Desgarrados do Pago participou do Rodeio em So Luiz do Purun e trouxe diversos trofus, colhendo os frutos de um excelente trabalho que vem sendo realizado ao longo destes anos. Nas Danas Artsticas o grupo Mirim ficou com o 2 lugar e o grupo Juvenil colocouse em 3. Mas o resultado mais comemorado foi o do grupo Adulto, pois sendo a categoria mais concorrida, conseguir o 2 lugar foi como lavar a alma. Teve gostinho de vitria e todos os participantes e familiares comemoraram com muita alegria este resultado, conquistado com muito esforo e dedicao. Na modalidade Declamao Prenda Mirim, a Terezinha Spirandio Lemes conseguiu o 3 lugar e na Declamao Peo Mirim, s deu Desgarrados: 1 lugar para Gustavo Israel Hoelz, 2 lugar para Caio Felipe Hoelz e 3 para Joo Ricardo F. Coradin. Na Declamao Prenda Adulta, o 2 lugar ficou para Daniele Frana e o 3 para Karin Estefansk. E na declamao Peo Adulto, Ademir Jnior Ribeiro conquistou o 2 lugar. Na Chula, o Peo Juvenil Erton Lutz Jnior faturou o 1 lugar. Suellen ficou com o 3 lugar na Cano Prenda Adulta e o Conjunto Vocal composto por Suellen, Valdemar, Amilton e Juliano foi considerado o melhor: 1 lugar.

No a toa que o dito popular...Me uma s ...vem sendo utilizado h muito tempo, pois desde a Grcia Antiga os gregos, toda a primavera, celebravam em honra de Rhea, a me dos Deuses. Em 1600, surgiu o chamado Mothering Day para que as mes da Inglaterra pudessem ser honradas, fato que deu origem ao mothering cake, um bolo para as mes que tornaria o dia ainda mais festivo.. Em 1907 Ana Jarvis, da Filadlfia, iniciou uma campanha para estabelecer o Dia das Mes

nacional. Ela sugeriu celebrar a data no segundo aniversrio da morte de sua me, um segundo domingo do ms de maio. Ana Jarvis e seus apoiadores firmaram-se no propsito de estabelecer o Dia das Mes nacional. Sua campanha prosperou e em 1911 o Dia das Mes foi celebrado em quase todos os estados. Finalmente, em 1914 o presidente Wilson decretou oficialmente o Dia das Mes como um feriado nacional, fixado no segundo domingo de maio de cada ano. pequeno beb, aliment-lo, vlo crescer, enfim, estar com ele, dando de si aquilo o que puder dar, amor, qualidade (pois quantidade sem qualidade no preenche a necessidade e muito menos diminui algumas culpas de muitas me por precisarem estar ausentes), so muitas vezes um ponto final s tantas dvidas e medos que sempre iro surgir no decorrer da vida. No importa a idade dos filhos, no importa o tipo de me. No poderamos terminar esta homenagem, sem antes falarmos das avs. Chamadas de segundas mes, muitas delas por infinitas vezes esto ao lado e mesmo frente da educao de seus netos. Com sua sabedoria, experincia e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das geraes. Parabns por este dia, e por todos os demais.

Um pouco de reflexo
Existem vrios tipos de mes, umas que cuidam demais, outras que so autoritrias; aquelas que deixam seus filhos crescerem de uma maneira mais liberal...Poderamos citar vrios ttulos diferentes, e com certeza encontraramos tambm muitas mes que se encaixam em muitos destes perfis ao mesmo tempo. Ser me, educar, preparar aquele pequeno ser para uma vida. Que tarefa sria! Muitas vezes podem surgir perguntas: Ser que estou fazendo tudo certo? Como a educao que estou dando ir interferir na vida de meu filho? Ser que eu sei ser me? Nem sempre as respostas aparecem no momento que deveriam, deixando estas interrogaes abertas e gerando novas dvidas. Mas com certeza, aquele sentimento indescritvel de segurar seu

Juliane Zampieri e Daniel Hoelz exibindo um dos vrios trofus recebidos

Almoo do Dia das Mes


Dia 09 de maio, domingo, todos esto convidados a participar do Almoo do Dia das Mes no CTG, uma tradioque vem se mantendo h muitos anos com Churrasco e Fandango. No percam. Maiores Informaes pelos telefones 458-1399, 458-1064 (Pontal do Paran); 264-4783 (Curitiba); 423-6366 (Paranagu).
Invernada Adulta conquista 2 lugar em Danas Tradicionais

Ao Games Jr
SORVETERIA

O ponto de encontro da galera em Barrancos


Rua Narciso Alves, s/n - Barrancos

Fone: 455-1992

12
06 de maio de 2004

EVENTOS
RESTAURANTE Fone: 458-3853
Para melhor atender temos 2 entradas:
Rua Afonso Camargo, 393 e Rodovia das Praias (em frente a Secretaria de Sade) Praia de Leste - Pontal do Paran

Algumas atraes do Festival do Trabalhador em Shangri-l

5 FESTA DE SO JOS

Me
Ser nico e especial Que brilha em nossas vidas! Parabns a todas as Mes!

RESERVAS: 457-1314

Padroeiro de Pontal do Paran De 08 a 16 de maio - PRAIA DE LESTE

Das könnte Ihnen auch gefallen