Sie sind auf Seite 1von 1

PROJECT management

DIDTICO

Verso Demo
Se ao menos uma parte das tarefas do projeto no atrasarem, o gerenciamento do cronograma ainda no atingiu seu ponto ideal. O gerente de projetos no deve ter foco nas tarefas. Ter recursos crticos ociosos bom, melhor do que t-los alocados 100% do tempo. Conseguir fazer vrias tarefas ao mesmo tempo pssimo. No devemos punir quem atrasa as tarefas. Devemos comear as tarefas o mais tarde possvel.

e termine o projeto mais cedo!


A Corrente Crtica est para o mundo do gerenciamento de projetos assim como o Just-in-Time e o Lean Manufacturing esto para o mundo das fbricas/manufatura. A essncia desse novo mtodo fazer com que a organizao consiga extrair valor (dinheiro) dos projetos com o menor desperdcio possvel de recursos e menor Work in Process (estoque de material e mo-de-obra resultantes de um trabalho iniciado, porm no terminado).

Atrase as tarefas

Jos Finocchio Jr.


Consultor em Metodologia de Gerenciamento de Projetos

entiu-se confuso com as afirmaes acima, certo? No se preocupe. Quem no se sente embaralhado com as idias do Mtodo da Corrente Crtica realmente ainda no entendeu o que essa sistemtica significa. Criado por Eliahu Goldratt, o Mtodo da Corrente Crtica uma derivao da Teoria das Restries (T.O.C.) do mesmo autor, destinada ao mundo dos projetos. Seu objetivo final fazer a organizao obter mais valor de seus projetos (dinheiro, por que no?), sendo tambm reconhecido por proporcionar uma drstica diminuio na durao dos projetos. Nesse novo mtodo, identifica-se, em primeiro lugar, onde est a seqncia de tarefas que impedem o projeto de terminar mais cedo (e, surpreendentemente, essa seqncia no coincide com aquela do tradicional mtodo do Caminho Crtico). Uma vez feita essa identificao, uma srie de ferramentas propostas pelo Mtodo da Corrente Crtica explora oportunidades de encurtamento dessa seqncia crtica de tarefas, removendo o desperdcio e incorporando pulmes de tempo (e entregas) que iro evitar que o ritmo, no sistema como um todo, diminua. A Corrente Crtica est para o mundo do gerenciamento de projetos assim como o Just-in-Time e o Lean Manufacturing esto para o mundo das fbricas/manufatura. A essncia desse novo mtodo fazer com que a organizao consiga extrair valor (dinheiro) dos projetos com o menor desperdcio possvel de recursos e menor Work in Process (estoque de material e mo-de-obra resultantes de um trabalho iniciado, porm no terminado).

Em conseqncia, esse novo mtodo combate amplamente o comportamento tradicional de comear o mais cedo possvel todas as tarefas que podem ser comeadas, e tentar fazer o mximo de tarefas ao mesmo tempo, pois tais comportamentos aumentam o Work in Process, postergando entregas e diminuindo o valor que poderia ser gerado para a organizao. O Mtodo da Corrente Crtica especialmente til para organizaes que vivem num ambiente de mudanas e incertezas, como caracterstico de muitos segmentos industrias atuais.

A teoria tradicional e o comportamento das pessoas


A teoria tradicional de gerenciamento de projetos ataca com remdios padronizados a incerteza natural do ambiente de projetos. Recomenda o desenvolvimento de uma declarao de escopo o mais detalhada possvel, de mtodos mais cientficos de estimar duraes de tarefas (como, por exemplo, pontos de funo), ferramentas de anlise e quantificao de riscos que geram provises de tempo e custos e, por que no, um maior detalhamento das tarefas. De uma maneira geral, o que esses mtodos tradicionais propem o planejamento mais detalhado do projeto. De fato, o planejamento no nvel adequado de detalhe, no excessivo, gera inmeras contribuies, mas no suficiente para atacar todos os males que afligem os projetos. O comportamento das pessoas e seu efeito no projeto

2005 Editora Mundo Ltda. Todos os direitos de reproduo so reservados a editora. A reproduo da publicao, artigos, imagens ou figuras sem prvia autorizao por escrito proibida.

Das könnte Ihnen auch gefallen