Sie sind auf Seite 1von 14

ARTIGO

LETRNICA v. 5, n. ESPECIAL, p. 111-124, fevereiro 2012

Jornalismo e literatura As duas faces de uma mesma moeda

Sandra Guimares1

Desde o advento da palavra escrita, o homem, ao longo da histria, buscou com ela e atravs dela traduzir a realidade. As cores e as dores do mundo real serviram de inspirao para que o papel acolhesse desde a mais desatinada fico at os relatos mais comportadamente prximos da razo. Do romance entre a palavra escrita e o mundo real, nasceriam, portanto, o Jornalismo e a Literatura irmos, guerreiros e amantes que, fosse em um romance incestuoso, ou em campos opostos de uma mesma batalha, perseguiriam como ela a palavra o ideal utpico de retratar a realidade. Ao longo desse percurso, os filhos da palavra, sempre que prestes a atingir seu ideal, acabavam cedendo seduo da subjetividade e da fico. E assim, deixaram pelo caminho um lastro de histrias contadas que nos permite questionar se, quando a realidade no cabe mais no espao oficialmente a ela destinado, esses dois guerreirosamantes no trocariam de lugar? Nesse artigo pretendemos demonstrar que o jornalismo e a literatura so atividades que se confundem, que se complementam e que, muitas vezes, trocam de lugar. Isso porque, embora ambos trabalhem com dois elementos inerentes palavra escrita, o real e o ficcional, enquanto a literatura assume livremente a subjetividade e o carter ficcional prprios do texto aceitando de forma muito clara trabalhar com a imaginao o jornalismo tende, quase sempre, a neg-los. Procuraremos, portanto, encontrar os elementos ficcionais presentes no texto jornalstico e os reais presentes no literrio, mostrando que, em diversos momentos, desde o surgimento da imprensa no
1

Doutoranda do Centre de recherche sur les Pays Lusophones (CREPAL) de Paris 3 Sorbonne Nouvelle, em cotutela com a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Guimares, Sandra Brasil, escritores-jornalistas usaram o espao reservado ao ficcional para dizer o que por razes polticas, histricas, etc. no coube no espao reservado ao real, ao mesmo tempo em que ousaram, nos jornais, adornar a realidade de forma a apresent-la mais sedutora e vendvel, tornando-a, conseqentemente, mais fictcia.

Tomaremos por base, para esse questionamento, os jornais e a produo literria do Rio e de So Paulo, em trs momentos especficos, do perodo entre de 1850 a 1950. Ou seja, falarei aqui de trs geraes que caracterizam momentos decisivos da relao entre o jornalismo e a literatura. Comearemos com uma primeira gerao de escritores brasileiros, a qual chamarei aqui de gerao de Machado de Assis. Autor que nos servir como referncia de um grupo de escritores que viveu em um momento em que ambos, Jornalismo e Literatura, adotam o paradigma francs e disputam acirradamente o status de copistas da realidade, culminando na criao de uma literatura realista e na escolha de um modelo jornalstico extremamente literrio. Falarei, em seguida, de uma segunda gerao, a que chamo de gerao de Graciliano Ramos que tambm ser a principal referncia do perodo - na qual, movidos pela da ditadura Vargas, os escritores passam a utilizar o jornalismo para exercitar a fico e a literatura para retratar uma realidade proibida. Finalmente, abordaremos, na nossa pesquisa com a ajuda de Nelson Rodrigues o incio da dcada de 50, momento em que o jornalismo brasileiro adere ao modelo americano que se pauta pela busca de uma imparcialidade e de uma objetividade utpicas e em que fica relegada literatura a funo de explorar o universo subjetivo, o imaginrio e o ficcional.

A fim de delimitar nossa pesquisa dentro do seu contexto histrico, gostaramos de lembrar que, no incio dos anos 20, no sculo XIX, embora o Brasil j estivesse na iminncia de adquirir sua independncia poltica, ainda faltava muito para a conquista de uma outra independncia, a literria. E nesse contexto, coube ao historiador francs Ferdinand Denis o papel de apontar aos escritores brasileiros o espao dentro do qual eles deveriam concentrar a sua atuao e o caminho a ser por eles percorrido. No seu Rsum de lhistoire littraire de 1826, Denis sugere a adoo de uma temtica genuinamente brasileira, o que tornaria possvel para ns ultrapassar o dilema da identidade lingstica com Portugal. (ROUANET, 1991, p. 242). A proposta de Denis, considerado no s como o introdutor do Romantismo no Brasil, mas tambm o autor do nosso Prefcio de Cromwell como chamado seu livro por diversos crticos Letrnica, Porto Alegre v.5, n. ESPECIAL, p.112, fev./2012.

Guimares, Sandra muito bem aceita, principalmente porque, com astcia e sensibilidade, ele soube perceber que o clima da independncia poltica havia gerado um anseio de liberdade cultural e que nosso pas, ainda na adolescncia, passava, justamente, pelo processo da rejeio paterna (Portugal) e da busca de novos modelos a serem imitados. Assim, como a Frana, ptria do Iluminismo, era, naquele momento, o principal cone da cultura, do progresso e do mundo civilizado, seria natural que o nosso jovem pas se deslumbrasse com a detentora das Luzes e fizesse uma substituio de colonizadores, adotando o romance francs como um novo paradigma literrio. (CHAVES DE MELLO, 1997, p. 50-52). E o modelo jornalstico dessa Frana ps-revolucionria que se consolida, sobretudo, como o responsvel pela difuso dos preceitos iluministas - tambm seria adotado por ns. Um modelo que oscilava entre a traduo do real e o mergulho no universo ficcional, gerando um questionamento por parte de seus prprios artfices. Sthendal que, entre 1822 e 1829, trabalhara como correspondente para vrios jornais britnicos e, em 1824, passou a elaborar resenhas para o Journal de Paris, escreveu, em 1829, no seu livro Promenades dans Rome: En France, les journaux auront cr la libert et perdu la littrature.(STENDHAL,1992, p.14). Balzac, por sua vez, assumiria uma postura extremamente contraditria. Em junho de 1839, publicou no prefcio da segunda parte do romance, Iluses Perdidas, uma condenao sem apelo da atividade jornalstica, que seria a culpada pela morte do gnio literrio:
Il ne sagit ici que de linfluence dpravante du journal sur des mes jeunes et poetiques, des difficults qui attendent les dbutants et qui gisent plus dans lordre moral que dans lordre matriel. Non seulement le journal tue beaucoup de jeunesse et de talents, mais il sait enterrer ses morts dans les plus profond secret, il ne jette jamais de fleurs sur leurs tombes, il ne verse de larmes que sur ses dfunts abonnes2 (BALZAC, 1977, p.115-116).

Curiosamente, quatro anos aps essa crtica veemente, o prefcio da terceira parte, do mesmo romance, revelava, ao contrrio, um Balzac entusiasta do jornalismo e dos jornais:
2

Trata-se aqui apenas da influncia depravada do jornal sob as almas jovens e poticas, das dificuldades que esperam os debutantes e que so mais de ordem moral do que de ordem material. O jornal no apenas mata muito de juventude e de talento, como ele sabe enterrar seus mortos no mais profundo segredo, ele jamais joga flores sob seus tmulos, ele no derrama lgrimas que por defuntos abonados. (Traduo nossa)

Letrnica, Porto Alegre v.5, n. ESPECIAL, p.113, fev./2012.

Guimares, Sandra

Il faut que les quatre cents lgislateurs dont jouit la France sachent que la littrature est au-dessus deux. Que la Terreur, que Napolon, que Louis XIV, que Tibre, que les pouvoirs les plus violents, comme les institutions les plus fortes, disparaissent devant lcrivain qui se fait voix de son sicle. Ce fait-l sappelle Tacite, sappelle Luther, sappelle Calvin, sappelle Voltaire, Jean-Jacques, il sappele Chateaubriand, Benjamin Constant, Stal, il sappelle aujourdhui JOURNAL3 (BALZAC, 1977, p.120).

E se Balzac foi contraditrio ao revelar uma relao de amor e dio pelo jornalismo, o pai do Realismo seria ainda mais polmico, ao mergulhar na grande questo que, em todos os tempos, assombrou a relao entre o jornalismo e a literatura: qual dos dois traduz a realidade e a qual cabe o nus de se deixar conduzir pelo universo ficcional. Envolto pela seduo da atualidade e do real, num momento em que, na Frana, ainda predominavam o subjetivismo e o sentimentalismo romnticos, Balzac tentaria estabelecer um dilogo entre a Literatura, a Histria e a Cincia, atravs da Comdia Humana, obra que tinha como objetivo a recriao literria do mundo real. All is true, afirmaria o escritor nas primeiras pginas do Livro: Le Pre Goriot. Tal afirmao seria confirmada e explicitada no prefcio da Comdia Humana, escrito em 1842, em que o autor no s explica o plano que tinha em mente para traar um quadro perfeito da sociedade e do homem do seu tempo, mas tambm estabelece as principais premissas que deveriam servir de base para a nova esttica que surgia, o Realismo. Paradoxalmente, se para Balzac a Literatura era a mais pura expresso da realidade, o Jornalismo, por vezes, no passava de uma construo ficcional. Como ele revelaria no livro, Os Jornalistas, de 1843:

Todo jornal faz cobrir as Cmaras por meio de um redator estengrafo que assiste s sesses, e que lhes d a cor do jornal. Eis o programa dessas funes: Colocar, por inteiro, os discursos dos deputados que pertencem cor do jornal, corrigir-lhes os erros de francs, real-los atravs de (sensao) (viva sensao) (profunda sensao). Se o chefe da nuana do partido que o jornal representa tomou a palavra, lhe devida a seguinte frase: Depois deste discurso, que agitou vivamente a
3

preciso que os quatrocentos legisladores que atuam na Frana saibam que a literatura est acima deles. Que o Terror, que Napoleo, que Luis XIV, que Tibrio, que os poderes mais violentos, como as instituies mais fortes, desapaream diante do escritor que se faz a voz do seu sculo. Este fato se chama Tacito, chama-se Lutero, chama-se Calvino, chama-se Voltaire, Jean-Jacques, chama-se Chateaubriand, Benjamin Constant, Stal, ele se chama hoje JORNAL (Traduo nossa)

Letrnica, Porto Alegre v.5, n. ESPECIAL, p.114, fev./2012.

Guimares, Sandra
Cmara, a sesso est por um momento suspensa, e os deputados se entregam a conversas particulares no hemiciclo. Ou ento (isto indica um deputado de segunda ordem): O orador recebe felicitaes de seus colegas. O Orador que agita a Cmara no pode se tornar nada seno ministro; aquele que recebe as felicitaes de seus colegas ser prefeito ou diretor de um ministrio. [...] De volta, o Camarilhista analisa em algumas linhas os discursos dos adversrios polticos, os repassa de maneira incompleta, colocando entre parnteses junto a eles (murmrios) (a cmara se entrega a conversas particulares) (interrupes) (barulho). Ou ento: (este discurso alegrou a Cmara) (hilaridade).. (BALZAC, 2004, p. 56).

A questo que j incomodava Balzac seria explorada tambm aqui no Brasil. De acordo com Werneck Sodr, em 1905, o Jornalista e escritor Paulo Barreto (Joo do Rio) elaboraria uma enquete com os principais escritores do perodo, questionando a relao entre o Jornalismo e a Literatura. Entre as perguntas que norteariam uma serie de entrevistas reunidas, posteriormente, no suplemento O momento literrio, do jornal Gazeta de notcias, estava a questo: o jornalismo, especialmente no Brasil, um fator bom ou mau para a arte literria? De acordo com a pesquisadora Cristiane Costa, no livro Pena de Aluguel, a enquete de Joo do Rio foi inspirada em uma pesquisa semelhante, Enqute sur lvolution littraire, organizada pelo jornalista Jules Huret, envolvendo 64 escritores e publicada, em 1881, no jornal LEcho de Paris. Machado de Assis, ainda ingnuo e no alto dos seus vinte anos, aparece ento como um entusiasta do jornal, que por ele era visto como a causa e a conseqncia de mltiplas revolues:

O jornal a verdadeira forma de repblica do pensamento. a locomotiva intelectual em viagem para mundos desconhecidos, a literatura comum, universal, democrtica, reproduzida todos os dias, levando em si a frescura das idias e o jogo das convices. (MACHADO, 1986, p.945) O Jornal apareceu, trazendo em si o grmen de uma revoluo. Essa revoluo no s literria, tambm social, econmica, porque um movimento da humanidade abalando todas as suas eminncias, a reao do esprito humano sobre as frmulas existentes do mundo literrio, do mundo econmico e do mundo social. (MACHADO, 1986,p.945).

importante lembrar que, os escritores que obtiveram sucesso a partir da segunda metade do sculo XIX viveram um momento histrico e poltico, em que, no Brasil, seria impossvel, ao menos para a grande maioria, viver apenas da pena. O pblico leitor era ainda muito pequeno, os livros publicados por escritores brasileiros eram poucos e com tiragens muito baixas e as condies socioeconmicas de uma exLetrnica, Porto Alegre v.5, n. ESPECIAL, p.115, fev./2012.

Guimares, Sandra colnia portuguesa, que vivia a transio poltica entre o fim do imprio e o incio da repblica, no propiciava o desenvolvimento do mercado editorial. Nesse contexto, a maior parte dos escritores brasileiros devia a construo da sua reputao literria aos artigos, crticas, crnicas e folhetins que publicavam nas pginas dos jornais. Era a imprensa, portanto, que oferecia a esses escritores reconhecimento pblico e prestgio, permitindo-lhes, assim, ter acesso ao pblico leitor de ento, composto por uma elite intelectual com um gosto assumidamente francfono. tambm caracterstica desse momento uma dialtica entre os que saam em defesa da no-prostituio da pena e aqueles que defendiam que o jornalismo introduzia o escritor na arte de lapidar as palavras. No Brasil, em meio a esse contexto de questionamento que dividia os homens de letras entre a literatura (arte) e o jornalismo (dinheiro), os escritores comearam a cultivar o hbito de se reunir para tertlias literrias. Em seu livro, Machado de Assis, a pesquisadora Lcia Miguel Pereira nos relata que, aos poucos, as tertlias literrias na casa do editor Paula Brito passaram a reunir alm dos escritores romnticos poetas, artistas, polticos, dramaturgos, viajantes, enfim, amigos e curiosos de toda sorte, transformando-se em colquios em que se falava de tudo e na principal fonte jornalstica de ento. Nascia a Sociedade Petalgica, alcunha que foi atribuda ao grupo e que significa mentira (peta) +lgica, ou seja, uma mentira lgica.
Cada qual tinha a sua famlia em casa; aquilo era a famlia da rua le mnage en ville entrar ali, era tomar parte na mesma ceia (a ceia que vem aqui por metfora) porque o Licurgo daquela repblica assim o entendia, e assim o entendiam quantos transpunham aqueles umbrais. Quereis saber do ltimo acontecimento parlamentar? Era ir Petalgica. Da nova pera italiana? Do novo livro publicado? Do ltimo baile do E...? Da ltima pea do Macedo ou do Alencar? Do estado da praa? Dos boatos de qualquer espcie? No precisava ir mais longe; era ir Petalgica. Os petalgicos espalhados por toda a superfcie da cidade, l iam, de l saam, apenas de passagem colhendo e levando notcias, examinando boatos, farejando acontecimentos, tudo isso sem desfalcar os prprios negcios de um minuto sequer. Assim como tinham entrada os conservadores e liberais, tinham entrada os lagrustas e chartonistas; no mesmo banco, s vezes se discutia a superioridade das divas do tempo e as vantagens do Ato Adicional; os sorvetes do Jos Toms, e as nomeaes de confiana aqueciam igualmente os espritos; era um verdadeiro ple-mle de todas as coisas e de todos os homens (PEREIRA, 1988, p.64).

Letrnica, Porto Alegre v.5, n. ESPECIAL, p.116, fev./2012.

Guimares, Sandra Entretanto, no inicio do sculo XX, essa convivncia harmoniosa entre a literatura e o jornalismo, que caracterizou a gerao de Machado de Assis, comea a se modificar. Finalmente, a partir dos anos 50, o jornalismo brasileiro adota oficialmente a imprensa americana como modelo, em uma tentativa de banir radicalmente o contedo literrio determinante no modelo francs do espao destinado s notcias. Comeava ento uma batalha lingstica que colocava adjetivos, metforas e demais miangas literrias como dizia Graciliano Ramos no banco dos rus. Muitas seriam as vozes que se levantariam contra a revoluo do lead e dos manuais de redao e estilo e a favor do nariz de cera, da literatice e da invencionice que davam tanto sabor s matrias jornalsticas. Dentre elas, a de Nelson Rodrigues que, afirmando que jornais e jornalistas s eram objetivos e imparciais de araque, sai em defesa aberta de um jornalismo ficcional e apelida os copy-desk de idiotas da objetividade.

Em O Anjo Pornogrfico, ao falar sobre o Dirio Carioca, Ruy Castro relembra que a adoo do modelo americano significava, em poucas palavras: objetividade, imparcialidade e o fim da literatice:

Ningum mais podia ser literato na redao, a no ser em textos assinados, e olhe l. As reportagens do Dirio Carioca tinham de ser objetivas e, logo nas primeiras linhas, dizer quem, quando, onde, por que e como o homem mordera o cachorro. [...] A revoluo do lead e do copy-desk fora implantada no Dirio Carioca por Danton Jobim, diretor do jornal, e Pompeu de Souza, redator-chefe, e ameaava espalhar-se por outros jornais. Danton era um velho amigo de Nelson desde A manh e Crtica; e Pompeu, ainda seu comparsa de garonire. Isso no impediu Nelson de reagir contra a instituio do copy-desk. A busca da objetividade significava a eliminao de qualquer bijuteria verbal, de qualquer suprfluo, entre os quais os pontos de exclamao das manchetes como se o jornal no tivesse nada a ver com a notcia. Suponha que o mundo acabasse. O Dirio Carioca teria que dar essa manchete sem o mnimo de paixo. Nelson, passional como uma viva italiana, achava aquilo um empobrecimento da notcia e passou a considerar os copy-desk os idiotas da objetividade. Se o copy-desk j existisse naquele tempo, dizia, os dez mandamentos teriam sido reduzidos a cinco (CASTRO, 1992, p. 231).

Do lado oposto ao de Nelson Rodrigues, encontrava-se um grupo de escritores que propunha no somente para o jornalismo, mas tambm para a literatura uma nova maneira de escrever. Suas idias iriam eclodir em 1922, com o movimento Letrnica, Porto Alegre v.5, n. ESPECIAL, p.117, fev./2012.

Guimares, Sandra modernista. Eles preconizavam uma nova forma de expresso contrria ao academicismo e ao tradicionalismo e mais adequada representao da vida e dos problemas contemporneos. Entre os precursores dessa nova linguagens estavam escritores como: Oswald de Andrade, Carlos Drumond de Andrade et Graciliano Ramos.

A imprensa teve sempre uma presena forte na histria de Graciliano, tanto na vida quanto na literatura. E talvez, de alguma forma, ela tenha contribudo para torn-lo um escritor substantivo. Durante anos trabalhou no Correio da Manh, jornal que o acolheu como foquinha nos primeiros anos (1914) e depois como revisor de texto, funo que mais tarde ficaria conhecida como copy-desk. Foi justamente no Correio da Manh que o autor de Vidas Secas se tornou famoso pelos acessos de clera durante a reviso dos textos dos colegas. Temido por uns e odiado por outros, colecionou desafetos em virtude da averso confessa aos adjetivos: Ningum nasce com adjetivos. Eles nos so aplicados quando crescemos, por amigos e por inimigos, quase sempre sem nenhum discernimento. (GRACILIANO, 1980B, p.89)

Profundo conhecedor das regras gramaticais, autodidata como Machado de Assis, Graciliano apregoava tanto para a Literatura quanto para as pginas dos jornais a mesma economia de palavras e o rigor lingstico que figurariam nos manuais de redao e estilo que comeariam a ser lanados pelos jornais no incio dos anos 50. Era irnico, sarcstico, e mesmo irascvel diante de um adjetivo intratvel, que se no harmoniza com as palavras vizinhas ou um pronome abelhudo, que se intromete onde no chamado. Quando perguntado pelo filho, Ricardo Ramos, sobre o porqu de ele jamais usar reticncias e exclamaes, respondeu: Reticncias porque melhor dizer do que deixar em suspenso. Exclamaes porque no sou idiota para viver me espantando toa. E foi ainda mais longe aconselhando, na mesma conversa, que o filho evitasse o uso de tempos verbais distintos em um mesmo perodo: Resisti, Machado de Assis fazia, at numa frase. Estava certo. Era um erro, sim. No gramatical, mas de pensamento. Ningum raciocina aos pulos. (Graciliano, apud ABEL, 1999, p. 305)

Letrnica, Porto Alegre v.5, n. ESPECIAL, p.118, fev./2012.

Guimares, Sandra importante lembrar que, de 1937 a 1945, o Brasil vivia o perodo conhecido como Estado Novo, poca em que um nmero enorme de jornais, revistas e panfletos foi fechado por determinao do governo de Getlio Vargas. O principal rgo da censura getulista, o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) exigia que toda a imprensa louvasse o ditador. A realidade veiculada pelos jornais, ento, era o que de real ou ficcional fosse conveniente ao Estado. Inspirado no modelo nazista, O DIP controlava rigidamente todos os rgos de imprensa e baixava listas interminveis de assuntos proibidos, fazendo com que os jornais passassem, pacfica ou violentamente, a servir ao ditador. Os que no cederam ao regime foram expropriados, como o Estado de So Paulo que, em 25 de maro de 1940, teve sua redao invadida e tomada pela polcia militar, reaparecendo, posteriormente, subordinado ao governo. O DIP tambm distribua verbas aos jornais em troca de propagandas governamentais inspiradas no modelo nazi-fascista. Muitos grupos jornalsticos enriqueceram durante o regime, na mesma medida em que vrios jornalistas deixaram-se corromper. Diante da violncia institucionalizada, que imperava no governo Vargas, a grande maioria dos jornais terminou por se dobrar ao regime. Nesse perodo cabia, portanto, a opo adotada por Chateaubriand para alguns de seus rgos, um jornalismo com traos de ficcionismo literrio. Esse foi, por exemplo, o saldo da matria 43 dias nas selvas amaznicas, publicada em janeiro de 1944, em que reprter e fotgrafo relatam a saga de sua experincia na maior floresta tropical do mundo. Em 1998, Accioly Netto, que em 1944 era o editor da revista, comentaria a matria no livro Imprio de Papel:
Ao que consta, a srie amaznica foi feita no Rio mesmo, com jacars do Jardim Zoolgico, na Quinta da boa vista, e garimpeiros de um acampamento da construo civil, tudo bem planejado e produzido por Jean Manzon que era um esteta e, como tal, achava que a realidade devia ser transformada em obra de arte, para agradar ao pblico. (ACCIOLY NETTO, apud CARVALHO, 1999, p.91).

Ao falar sobre os ureos tempos dos Dirios Associados, em que David Nasser e Jean Manzon eram as estrelas do grupo de Chat, Freddy Chateaubriand, editor de O Jornal, declarou:

Letrnica, Porto Alegre v.5, n. ESPECIAL, p.119, fev./2012.

Guimares, Sandra
Os fatos no eram importantes para David e sim a criatividade. Ele inventava coisas para valorizar as reportagens. Foi o Manzon que ensinou isso para ele. Eu era tolerante. Se voc jornalista e quer vender, voc tem que ser escroto.[...] E nisso ele era o rei. Eu perguntava: isso? Ele dizia: , . Eu nem ia checar. Se vendia, eu no ia fazer busca. [...]. A verdade que as pessoas esperavam pelo texto do David Nasser como quem espera um jogo do Guga. Mas esse era bem o esprito deles: tudo mentira, tudo sacanagem. Tinham autonomia nas pautas. Eu tinha uma confiana ilimitada no David. [...] O Manzon tinha escrpulo zero. Nenhum escrpulo. E o David, mais ou menos a mesma coisa. Se voc for procurar escrpulo em David Nasser e Jean Manzon voc vai se foder. No vai achar nunca. Talvez por acaso, em uma ou duas reportagens, porque calhou, no tinha o que alterar, e a verdade era mais interessante do que a mentira. O sucesso que importante. Veracidade? Quem est ligando pra se verdade? Era um jornalismo de resultados. Viver de jornal era a coisa mais difcil do mundo. (CHATEAUBRIAND, apud CARVALHO, 1999, pg. 127)

E ainda, para Nelson Rodrigues:


preciso respeitar o Sr. David Nasser. [...]. Senhores: h crise de reprteres na imprensa brasileira. H e sempre houve. Sobretudo reprteres dessa categoria e com essa autenticidade de vocao e de forma. E quando escrevo reprteres dessa categoria, devo esclarecer que me refiro aos que tm o dom, tm a possibilidade de infundir aos fatos, s coisas, aos assuntos uma extrema valorizao. Suponhamos que o fato em si no nada, no oferece nenhum contedo excepcional. Vem o Sr. David Nasser e lhe d a poesia, o ambiente prprio, o pitoresco muitas vezes secreto. Eis tudo. Bem: poderamos acrescentar que o Sr. David Nasser um poeta da cidade, o poeta do fato de maior ou menor importncia, o poeta da reportagem, em suma. Deixemo-lo solto na cidade; e ele saber fazer o que fez Joo do Rio: descobrir a poesia esparsa das ruas. No ele que vive dos fatos; os fatos que vivem dele. Tem um olho clnico, um olho Balzac, para ver em cada acontecimento o que interessa, para tirar de cada acontecimento o que demais. Tudo na sua reportagem essencial. O Sr. David Nasser s pe a mincia exata, a observao viva, o trao caracterizante. No sei se, de vez em quando, a sua fantasia retoca pouco ou muito os fatos. O que sei que sua tcnica de reprter tem tal eficincia, que os maiores absurdos passam a adquirir uma tremenda veracidade e o leitor acredita piamente em tudo. Quer dizer, a sua fantasia, se existe, no aparece como tal. E vem da, talvez, o motivo maior da sua popularidade de reprter. (RODRIGUES, apud CARVALHO, 1999, pg. 127).

Enfim, fosse nos relatos ficcionais ou na apurao dos fatos, houve, no universo das palavras, entre a gerao de Machado e a de Nelson Rodrigues, uma verdadeira Letrnica, Porto Alegre v.5, n. ESPECIAL, p.120, fev./2012.

Guimares, Sandra revoluo na maneira de escrever. Curiosamente, tanto para o primeiro quanto para o segundo, Jornalismo e Literatura nada mais eram, do que duas formas de se contarem histrias, cada uma com sua dose equilibrada de verdade e com sua medida necessria de fico. Duas faces de uma mesma moeda que se entrecruzariam, enquanto houvesse, entre elas, nesse mesmo universo em que habitam as palavras, reprteres como Manzon e Nasser, cujas matrias jornalsticas os tornavam dignos de serem inseridos no rol dos precursores do realismo mgico e autores, como Graciliano, Oswald e Drummond, donos de uma Literatura que investia pesado na crtica da realidade social. De um lado, como disse Freddy Chateaubriand, os fatos no tinham o menor valor para esse jornalismo ficcional, o que importava era a criatividade; do outro, Oswald de Andrade declarava, no Manifesto Pau Brasil, publicado em 1924, pelo Correio da Manh: A poesia existe nos fatos.

Referncias

ABEL, Carlos Alberto dos Santos: Graciliano Ramos: cidado e artista. Braslia, Editora UNB, 1999. ABREU, Alzira Alves de. A modernizao da imprensa (1970-2000). Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2002. ANDRADE, Carlos Drummond de. Tempo, Vida e Poesia: confisses no rdio. Rio de Janeiro. Record, 1987. ANDRADE, Oswald. Os dentes do drago: entrevistas. So Paulo, Globo, 1990. ________________ . Um Homem sem profisso: memrias e confisses. Rio de Janeiro, Civilizao brasileira, 2002. ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Dom Casmurro. So Paulo, Editora tica, 1981. ____________________________. Memrias Pstumas de Brs Cubas. Record, 2005. ____________________________. Obras completas. Rio de Janeiro, Nova Aguilar,vol.III, 1986. ___________________________ . Obras completas. Rio de Janeiro , Nova Aguilar, vol.III, 1994. Disponvel em : http://portal.mec.gov.br/machado/index.php?option=com_content&task=category&secti onid=17&id=34&Itemid=173. ltimo acesso: 30/10/2008 ___________________________. Quincas Borba. Martins Claret, 2006. BARTHES, Roland. O prazer do texto. So Paulo. Perspectiva, 1977.

Letrnica, Porto Alegre v.5, n. ESPECIAL, p.121, fev./2012.

Guimares, Sandra AUERBACH, Erich. Mimesis: A Representao da Realidade na Literatura Ocidental, So Paulo, Perspectiva, 2004. BALZAC, Honor de. Avant-propos la Comdie Humaine. In : Anthologie des prfaces de romans franais du XIXme sicle, Paris, Julliard, 1964. _________________ . Illusions perdues. In: La Comdie Humaine, Paris, Gallimard, Bibliothque de la Pliade, Vol. 5, 1977. _________________ . Le pre Goriot, Paris, Gallimard, 1971. _________________ . Lettres Madame Hanska, Tome I, Paris, ditions Du Delta, 1967. _________________ . O Pai Goriot. So Paulo, Estao Liberdade, 2002 _________________ . Os jornalistas. Rio de janeiro, Ediouro, 2004. _________________ . Les Journalistes.Paris, Editions Boucher, 2002 http://www.leboucher.com/pdf/balzac/b_bal_j.pdf . BAUDELAIRE, Charles: Oeuvres compltes, Paris, ditions du Seuil,1988. BENJAMIN, Walter : Oeuvres II, Posie et Rvolution. Paris, ditons Daniel, 1971. BERMAN, Marshall : Tudo que slido desmancha no ar : a aventura da modernidade. So Paulo, Companhia das Letras, 1986. BERTHIER, Patrick; Flammarion, 1998. GENGEMBRE Grard: LABCdaire de Balzac,Paris,

BIBLIOTHQUE NATIONALE DE FRANCE. Disponvel em: http://gallica.bnf.fr. Acesso em: 10 de Novembro de 2009. CNDIDO, Antnio. Formao da literatura brasileira. So Paulo, Itatiaia, 19xx, V. 1,2. CARVALHO, Luiz Maklouf: Cobras Criadas David Nasser e O Cruzeiro. So Paulo, Editora Senac,1999. CASTRO, Gustavo de; Galeno, Alex: Jornalismo e Literatura: a seduo da palavra, So Paulo. Escrituras, 2005. COMPAGNON, Antoine : Les cinq Paradoxes de la modernit. Paris, Seuil, 1990. ____________________ : Le dmon de la thorie. Paris, Seuil, 2001. COELHO, Andrea; SILVA, Anette: O Dirio Carioca : o mximo de jornal no mnimo de espao. In: Cadernos de comunicao 9, Rio de Janeiro, Secretaria especial de Comunicao social do Rio de Janeiro, 2003 COMTE, Auguste : Curso de Filosofia Positiva, So Paulo, Abril Cultural, 1973. COSTA LIMA, Luiz: A fico oblqua e The Tempest. In: Pensando nos trpicos, Rio de Janeiro, Rocco, 1991. ____________________ : A literatura e o leitor : textos da esttica da recepo. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979. ____________________ : Dispersa Demanda. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1981.

Letrnica, Porto Alegre v.5, n. ESPECIAL, p.122, fev./2012.

Guimares, Sandra ____________________ : Histria. Fico. Literatura, So Paulo, Companhia Das Letras, 2006. ___________________: Mmesis e modernidade, Rio de Janeiro, Graal, 1980. ___________________: O controle do imaginrio, razo e imaginao no ocidente, So Paulo, Graal, 1984. ___________________: Sociedade e discurso ficcional, Rio de Janeiro, Guanabara, 1986. ___________________: Teoria da literatura em suas fontes. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1983. ___________________: Teoria da cultura de massa. Rio de Janeiro, Paz e terra, 1978. GADINI, Sergio Luiz: A cultura como notcia no jornalismo brasileiro In: Cadernos de comunicao 8, Rio de Janeiro, Secretaria especial de Comunicao social do Rio de Janeiro, 2003. GARCIA, Luiz: O Globo: Manual de Redao e Estilo. So Paulo, Editora Globo, 1990. ISER, Wofgang : O fictcio e o imaginrio. Rio de Janeiro, Ed. UERJ, 1996. JAUSS, Hans Robert: Pour une esthtique de la rception. Paris, Gallimard, 1978. ________________: A histria da literatura como provocao teoria literria. So Paulo, Editora tica, 1994.

MARTINS, Eduardo: O Estado de so Paulo: Manual de redao e estilo. Editora Moderna, So Paulo,1997. MENDES, lvaro; SOUZA, Patrcia Melo: O Dirio de Notcias: A luta por um Pas soberano. In: Cadernos de comunicao 15, Rio de Janeiro, Secretaria especial de Comunicao social do Rio de Janeiro, 2006. MELLO, Maria Elizabeth Chaves de: Lies de crtica. Nitei, EDUFF, 1997. ______________________________: Veto e transgresso na literatura ocidental. Rio de Janeiro, Achiam, 1987. MORAES, Denis de: O Velho Graa: uma biografia de Graciliano Ramos. Rio de Janeiro, Jos Oympio, 1992. PEREIRA, Lcia Miguel: Machado de Assis. Co-edio: Belo Horizonte. Itatiaia; So Paulo, Editora da Universidade de so Paulo, 1988. PERRONE-MOISES, Leyla: Altas Literaturas. So Paulo, Companhia das Letras, 2000. PINA, Patrcia Ktia da Costa: Literatura e Jornalismo no oitocentos brasileiro. Ilhus, Editora da UESC, 2002. RAMOS, Graciliano : Angstia. Rio de Janeiro, Record, 1980. A _________________: Linhas Tortas. Rio de Janeiro, Record, 1980. B _________________: So Bernardo. Rio de Janeiro, Record, 1980.C _________________: Vidas Secas. Rio de Janeiro, Record, 1980. D

Letrnica, Porto Alegre v.5, n. ESPECIAL, p.123, fev./2012.

Guimares, Sandra SANTIAGO, Silviano: Uma literatura nos trpicos. So Paulo, Editora Perspectiva, 1978. SILVA, Carlos Eduardo Lins da: O adiantado da hora : A influncia americana sobre o jornalismo brasileiro. So Paulo, Summus, 1990. Sodr, Nelson Werneck: Histria da Imprensa no Brasil. Rio de janeiro, Mauad, 1999. STENDHAL, Henri Beyle: Mmoire dun Touriste, Voyage em France, dition tablie par Vittorio Del Litto, Paris, Gallimard, Bibliothque de la Pliade, 1992. THRENTY, Marie-ve. VAILLANT, Alain. Presse e Plume: Journalisme e Literature ao XX siecle. Nouveau Monde, 2004.

Letrnica, Porto Alegre v.5, n. ESPECIAL, p.124, fev./2012.

Das könnte Ihnen auch gefallen