Sie sind auf Seite 1von 1

B6

Recepo
Do planejamento

PirACiCABA/SP | AGOSTO 2012

Nesta edio do JT trago uma entrevista exclusiva com Vera Simo, uma das maiores empresrias da rea de eventos e casamentos do Brasil, a qual tenho a honra de conhecer, admirar e me inspirar. Vera tem plena razo quando diz que por trs de um grande evento h um objetivo maior, que promover relacionamentos pois, em cada , evento planejado e organizado, nos relacionamos com pessoas que nos trazem experincias e aprendizados, tornando-se parte da nossa vida. So muitas histrias e momentos marcantes suficientes para escrever um livro e, certamente, Vera teria um captulo especial. Com mais de 45 anos de profisso e centenas de casamentos realizados, dentre eles o da apresentadora Ana Maria Braga e da atriz Juliana Paes, Vera Simo uma referncia nacional na organizao de casamentos, prestando consultoria, escrevendo livros, organizando por 11 anos a mostra Casar e sendo, pelo segundo mandato, presidente da Abra Festa (Associao dos Profissionais, Servios para Casamentos e Eventos Sociais). Com um temperamento agitado e curioso, Vera defende a tica na profisso e est em constante busca por novidades, tendncias ou pelo resgate das tradies matrimoniais: tudo para nos brindar com mais e mais conhecimento. Confira o bate-papo com a empresria.

celebrao
VERA SIMO A organizadora, que est entre as mais requisitadas do mundo dos casamentos, fala, em entrevista exclusiva, sobre sua carreira e mercado
Organizar casamentos uma vocao?
A organizao de um casamento no se diferencia de outro evento no que se refere logstica, coordenao de vrias empresas, interlocuo com o cliente. Por esse motivo, a passagem dos clientes tipo empresas para clientes tipo famlias foi natural. No caso de casamentos, a diferena o alto envolvimento emocional.

Claudia Camargo

preciso fazer altos investimentos?


Isso relativo e o mais elegante fazer o que queremos e, principalmente, o que podemos, sem copiar nada nem ningum. Um casamento em que se gasta mais do que se pode refletir em conflitos familiares, sem necessidade.

esse comportamento, j que o mundo virtual est cheio de informaes sobre casamento?
O mundo virtual merece estudos da filosofia, psicologia e medicina comportamental. uma arma importante, que, se no for bem usada, se volta contra a pessoa. No nosso setor, em especial, existe uma grande quantidade de informaes, mas na maioria superficiais, ou seja, copia e cola, sem se aprofundar em nada, o que pode causar um estresse

maior a uma noiva que est com dvidas.

qualidade e glamour?
Minha vida de trabalho permanente e minha cultura de pequenos detalhes. Para se abrir a porta de um evento, seja ele qual for, um grande esforo conjunto entre nossa empresa, fornecedores e, principalmente, entre nossos parceiros expositores.

Quando surgiu a mostra Casar na sua trajetria profissional?


Quando idealizei a Casar, em 2002, entendia que o mercado precisava de um espao para ampliar o relacionamento entre os prprios fornecedores do setor e tambm estreitar o contato com os clientes.

Voc se lembra do primeiro casamento organizado? O que mudou?


Sem dvida, pois era bem diferente do que acontece hoje. Praticamente tudo mudou e, sem querer polemizar, mudou para pior.

importante que o casal contrate uma organizadora de eventos?


A deciso de contratar ou no uma organizadora profissional deve ser tomada baseada em critrios bem claros, principalmente quanto ao que se espera deste profissional.

Qual a sua ligao com Piracicaba e a nossa regio?


Conheo Piracicaba desde os anos 1980, quando trabalhei no Senac (Servio Nacional de Aprendizagem Comercial) e realizei um projeto especfico para o Grande Hotel, em guas de So Pedro. Agradeo o convite feito por voc, Claudia, para voltar Piracicaba em outubro. Colaborao: Milena B. Pupin

Como realizar um evento com alto nvel de

O casamento o evento mais importante da famlia brasileira?


Com certeza um momento de grande emoo casar um filho ou uma filha. Para algumas famlias, essa a nica oportunidade de realizar um grande evento e poder comemorar com amigos e familiares.

O que tica em seu ponto de vista?


Em primeiro lugar, tica transparncia. Transparncia na proposta, na cobrana, nas relaes entre clientes e fornecedores. Tudo o que dito, entendido, combinado e assinado, no causa danos a ningum. tica tambm responsabilidade. Ser responsvel pelo o que se prope, pelo acerto e pelo erro, pois quando se trata de casamento no h recall. Tudo precisa acontecer no momento exato e ns, organizadores, somos responsveis por isso. Por fim, tica tem a ver com postura profissional. Cada um que faz parte desse mercado de eventos e casamentos deve compreender o seu papel nesse negcio. Somos facilitadores, mas tambm formadores de opinio e de cultura. Devemos saber muito para poder passar de forma didtica e consistente nossas opinies e sugestes. Acredito que dessa maneira seremos entendidos e respeitados cada vez mais como consultores indispensveis para o bom funcionamento do evento e no mais conhecidos como meros contratadores de servios e cerimonialistas de igreja.

consultora de eventos claudia@claudiacamargo.com.br

Claudia Camargo

O que a fez trabalhar com organizao de eventos?


Na realidade sempre tive este impulso de organizar e coordenar partes para se formar um todo, ento comecei na formatura do curso primrio. Eu trabalho h exatos 45 anos, tenho minha empresa h 26 e sempre trabalhei porque gosto do que fao desde o incio, como professora primria. Abri minha empresa em 1985, para realizar eventos empresariais, e nessa poca, eu j tinha trabalhado com diferentes tipos de eventos em empresas. De 1979 a 1983 fui membro do Cerimonial do Governo do Estado de So Paulo. Os eventos foram acontecendo na minha vida como parte do destino. Nunca procurei ser conhecida, mas aconteceu e de alguma forma eu me sinto recompensada.

Antigamente, os pais influenciavam muito no planejamento e organizao do casamento. Hoje, os noivos esto mais independentes nas decises?
Cada tempo um tempo, cada poca uma poca. A palavra antigamente no mundo , de hoje, pode significar pouco tempo na velocidade, na correria que a sociedade vive. Tudo mudou e isso se reflete em vrios comportamentos sociais, inclusive no casamento. As famlias tm uma nova formao e, na maioria dos casos, os noivos tm independncia financeira, o que justifica a maior independncia nas decises.

Para algumas famlias, essa a nica oportunidade de realizar um grande evento

Para ter um casamento elegante e glamoroso

Como surgiu a ideia de escrever livros?


Procuro, no meu trabalho, pesquisar o que no sei. Quando iniciei mais intensamente a organizao de casamentos busquei a tradio histrica desta celebrao e, assim, nasceu o livro. Continuo sempre estudando, pois um assunto pelo qual sou apaixonada.

Vera Simo entre Claudia Camargo e Milena Pupin na Casar 2012

Voc comentou que as pessoas esto com sede de conhecimento. Como enxerga

Fotos: Nellie Solitrenick / Marcia Dadamos

Das könnte Ihnen auch gefallen