Sie sind auf Seite 1von 4

Adubao Verde - Plantas melhoradoras de solo

Plantas melhoradoras de solo so aquelas que proporcionam melhorias nas propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do solo. As leguminosas destacam-se entre as espcies vegetais que podem ser utilizadas como plantas melhoradoras do solo, pela sua caracterstica em obter a quase totalidade do nitrognio que necessitam, por meio da simbiose com bactrias especficas, as quais, ao se associarem com as leguminosas, utilizam o nitrognio atmosfrico transformandoo em compostos nitrogenados; alm disso, apresentam razes geralmente bem ramificadas e profundas, que atuam estabilizando a estrutura do solo e reciclando nutrientes.

1. Feijo-de-porco [Canavalia ensiformis (L) DC]

uma leguminosa rstica, anual ou bianual, de clima tropical e subtropical. Apresenta crescimento inicial relativamente rpido, sendo resistente a altas temperaturas e seca e tolerante ao sombreamento parcial. Adapta-se tanto aos solos argilosos quanto aos arenosos. eficiente na cobertura do solo, apresentando efeito supressor e/ou aleloptico em plantas invasoras, principalmente no difcil controle da tiririca (Cyperus rotundus). Produz de 20 a 40 t de massa verde/ha e fixa de 80 a 160 kg de N/ha, dependendo da idade da planta, tipo de solo, clima, poca e densidade de semeadura. Os gros ou vagens podem ser consumidos cozidos ou em conserva pelo homem, apresentando sabor agradvel e grande valor nutritivo. suscetvel ao ataque de nematides. 2. Guandu [Cajanus cajan (L) Millsp.]

uma leguminosa arbustiva, anual ou semi-perene, com vida de at trs anos, quando podada anualmente. uma planta resistente seca, sendo suficientes 500 mm anuais de chuva para seu desenvolvimento. pouco exigente em nutrientes, desenvolvendo-se bem tanto em solos arenosos quanto nos argilosos; contudo, no tolera excesso de umidade nas razes. Apresenta alta produo de massa verde (20 a 30 t/ha) e seu sistema radicular pivotante tem grande capacidade de reciclar nutrientes e penetrar em solos compactados e adensados. Como adubo verde, deve ser podado no pr-florescimento (140 a 180 dias), fixando de 90 a 170 kg de N/ha. Alm disso, essa leguminosa fornece forragem com mais de 200 g de

protena por quilo e os gros podem ser utilizados tanto na alimentao humana quanto animal. Crotalria (Crotalaria juncea L)

uma leguminosa arbustiva, de caule ereto, cujo porte varia de 2 a 3 m e ciclo anual, apresentando crescimento inicial rpido. Ventos fortes podero causar tombamento das plantas. uma planta de clima tropical e subtropical, que no resiste a geadas fortes. Adapta-se bem em solos argilosos e arenosos. A crotalria utilizada como cultura intercalar em fruteiras, apresentando efeito supressor e/ou aleloptico sobre as plantas invasoras. Tem-se mostrado tambm eficiente na supresso de nematides no solo. Como adubo verde, pode ser incorporado ao solo na poca do florescimento, aproximadamente 100 dias aps o plantio. Apresenta grande produo de massa verde (50 a 70 t/ha), um bom sistema radicular, que melhora a infiltrao de gua, e boa capacidade de fixao de nitrognio, promovendo elevada reciclagem de vrios nutrientes no perfil do solo. Pode tambm ser roada na poca da colheita das sementes, deixando se os resduos no solo, na forma de cobertura morta. Caupi (Vigna unguiculata L)

uma leguminosa herbcea, vigorosa e anual. Apresenta hbito de crescimento ereto ou trepador e razes profundas. suscetvel a geadas e ao frio, mas resistente ao calor e razoavelmente tolerante seca. Adapta-se tanto a solos argilosos quanto aos arenosos; contudo, no suporta solos encharcados. Como adubo verde, pode ser utilizada em monocultura ou intercalada com as fruteiras. Alm disso, empregada na alimentao animal e humana, neste caso na forma de vagens tenras e de gros verdes ou secos. Kudzu tropical [Pueraria phaseoloides (Roxb.) Benth]

uma leguminosa rstica, perene, de clima tropical e subtropical, mas se desenvolve tambm em regies temperadas. Apresenta melhor desenvolvimento em locais midos e quentes e em regies montanhosas com altas precipitaes pluviais, desenvolvendo-se bem em locais sombreados. Normalmente, prefere os solos argilosos ou de textura mdia, tolerando solos cidos. recomendada para cobertura permanente do solo, apresentando talos rasteiros, crescimento rpido e sistema radicular profundo. Deve-se proceder ao corte dos ramos ou o coroamento, prximos da cultura principal, caso necessrio. Pode ser utilizada tambm como forrageira, pelo elevado valor protico. Mucuna preta (Stizolobium aterrimum Piper & Tracy)

a espcie de mucuna mais conhecida no Brasil, tem ciclo anual, robusta, de crescimento indeterminado, com hbito rasteiro e emite ramos trepadores. uma leguminosa rstica, de clima tropical e subtropical, resistente a temperaturas elevadas, seca, ao sombreamento e ligeiramente resistente ao encharcamento temporrio do solo. Adapta-se a solos cidos e com baixos teores de nutrientes. Produz 40 a 50 t de massa verde/ha, bastante utilizada como adubo verde, fixando de 170 a 210 kg de N/ha, alm de atuar na diminuio da multiplicao de populaes de nematides. Quando intercalada com culturas perenes, a mucuna deve ter seus ramos manejados, para que no subam nas plantas, prejudicando o desenvolvimento destas. Alm disso, pode ser utilizada como forragem ou gros triturados, como suplemento protico na alimentao animal. Amendoim forrageiro (Arachis pintoi Krap. & Greg.)

uma leguminosa nativa do Brasil, perene, de crescimento rasteiro, de clima tropical e subtropical, recuperando-se depois de

geadas fortes e suportando secas moderadas. Apresenta altura mdia de 0,20 a 0,40 m e raiz pivotante. Adapta-se em solos argilosos e arenosos, porm produz maior massa vegetal nos solos mais frteis. Essa leguminosa, que apresenta boa tolerncia ao sombreamento e ao pisoteio, indicada para cobertura permanente do solo em culturas perenes, como fruteiras, objetivando controlar eroses, competir com plantas invasoras e fixar nitrognio atmosfrico (60 a 150 kg de N/ha/ano). tambm utilizado como forragem, tanto pelo alto teor de protena (150 a 220 g/kg), quanto por ser tolerante ao pastejo.

Das könnte Ihnen auch gefallen