Sie sind auf Seite 1von 30

Esl Brito 2009

Um Olhar Digital

V.02

Esl Brito 2009

Um Olhar Digital

Um estdio fotogrfico a oportunidade de usarmos luzes criativamente para expressar a fisionomia ou representar melhor um objeto.

De nada adianta cmeras profissionais sem iluminao adequada

Esl Brito 2009

Um Olhar Digital

SUMRIO

04 06 08 09 10 12 13 14

16 17 17 18 19 21 22 24 25 26 27 28 29

Montando um estdio fotogrfico Investimento e precauo Estdio Fotogrfico Profissional Luz Luz natural Luz artificial Lmpada PhotoFlood Flash Eletrnico A correta exposio Equipamento eletrnico para estdio Fundos Cmeras e Formatos Objetivas Filtros Outras tcnicas A Necessidade de um estdio e porque Qual estdio o ideal Onde montar um estdio Medida de filme e margem exposta Base para fotografar pessoas Pontos de vista do estdio Conhecimentos bsicos sobre iluminao Exemplificao das Iluminaes bsicas Mini Estdio Tamanho suficiente para pequenos grupos Estdio tipo executivo Para grandes nmeros de pessoas Sugestes para planta de estdio O estdio para fotografar grupos de pessoas Foto estdio para crianas Fotos comercial Propaganda

30 Consideraes Finais, saiba como adquirir nossos prximos e o curso anterior.

Esl Brito 2009

Um Olhar Digital

Montando um Estdio:
Espao: 2,5 de largura x 4 de comprimento, usar 2 flashes de 160w/seg. reais ( guia numero 40, ISO 100). Espao: 4 de largura x 6 de comprimento e 2.80 de altura, usar 3 flashes de 400w/seg. reais (guia numero 80, ISO 100). Ou um gerador de 1.200w/seg. reais ( guia numero 134, ISO 100) com trs ou quatro tochas. rea e equipamento: Deve ter no mnimo 4 divises: Recepo/sala de espera/vendas, trocador/sala de maquiagem e penteado, estdio e banheiro. Recepo/sala de espera/vendas: Mesa com computador e telefone, cadeiras para os clientes, bebedouro, prateleiras e vitrine com produtos venda, quadros por toda a sala com amostra do trabalho e tambm book com grande numero de variados modelos de fotografia, ventilador ou condicionador de ar. Trocador/sala de maquiagem e penteado: Diviso por cortina ou cabine, produtos de maquiagem, secador, chapinha, escova, cadeira, espelho e vrios produtos disponvel para fotografia: chapus, roupas, perucas, banqueta, cadeiras, arranjos, lixeira, etc. Estdio: Cmera, trip, iluminadores, sombrinhas flashes, fundo infinito, cortinas, ventilador, etc.

Investimentos e precaues: D preferncia as ruas movimentadas, com colgios prximos, lanchonete, oficina, postos de gasolina e qualquer coisa que junte muita gente, tambm preciso pesquisar para saber se o comercio local j no est saturado demais. Faa books infantis para comear. mais fcil para conquistar a confiana e fidelidade dos clientes: Cadeiras infantis, uma simples banqueta, fundo claro (cortinas), flores, brinquedos, chapus e, principalmente, as sombrinhas (flashes) em nmero de duas para jogar com a luminosidade.

Esl Brito 2009

Um Olhar Digital

Torna-se necessrio tomar algumas providncias para a abertura do empreendimento, tais como: - Registro na Junta Comercial; - Registro na Secretaria da Receita Federal; - Registro na Secretaria da Fazenda; - Registro na Prefeitura do Municpio; - Registro no Sindicato Patronal; O novo empresrio deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar o seu estdio para obter informaes quanto s instalaes fsicas da empresa (com relao a localizao), e tambm o Alvar de Funcionamento. Alm disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos s especificaes do Cdigo de Defesa do Consumidor (LEI N 8.078 DE 11.09.1990), e o Cdigo Sanitrio (especificaes legais sobre a condies fsicas).

Esl Brito 2009 ESTUDIO FOTOGRFICO PROFISSIONAL Introduo

Um Olhar Digital

A luz e base fundamental da fotografia e devemos conhec-la para domin-la completamente. No que se refere iluminao do que chamaremos STILL-LIFE(natureza morta) ou produtos, o tratamento tcnico e criativo das fotografias, determinar absolutamente a qualidade e apresentao frente ao cliente. No temos dvidas de que o fotgrafo de STILL LIFE deve possuir sensibilidade, capacidade interpretativa, versatilidade, para oferecer aos clientes potenciais um bom PORTFLIO que demonstre uma atitude verdadeiramente profissional. Muitas so as reas que podem ser exploradas no campo da fotografia de produtos: Publicidade, Industrial, Cientfica, Decorativa, Tcnica, Catlogos, Folhetos, Displays, Murais, etc. Infinitas so tambm as possibilidades e formas de apresentar nosso produto final: Cpias em Papel Colorido, Cpias em Papel Preto e Branco, Slides ou Cromos Coloridos, Transparncias Grandes, Audiovisuais, etc. A fotografia um mundo em contnua mudana, numa dinmica da qual no podemos ficar de fora sem acompanhar todas as novidades em termos de trabalho, moda, formas, etc., e para isso resulta imperativo ler todas as publicaes, observar todo o material dos veculos publicitrios, e estar permanentemente em contato com o meio publicitrio. LUZ Como se sabe, a fotografia uma cincia-arte que mistura sincronicamente conceitos de Qumica e Fsica com elementos de expresso plstica e conceitos de linguagem criativa. Surgindo do seu prprio nome (photo = luz - graphos = escrita) a luz o principal elemento de todos os processos fotogrficos e sua utilizao no ser possvel se no for profundamente conhecida. Vamos, ento, conhec-la e defini-la. Ao nosso redor, existe uma srie de formas de energia perfeitamente individualizadas pela fsica, conhecidas, em seu conjunto, como campo eletromagntico. A especificidade e caractersticas dessas formas de energia esto determinadas pelo comprimento da onda de cada faixa de energia que determinam reaes fsico-qumicas diferenciveis. Mas, o que vem a ser comprimento de onda? Partindo do conceito simples e natural das ondas do mar, podemos dizer que uma onda ser completa quando estiver determinada por uma crista positiva e uma crista negativa consecutivas. Chamaremos de comprimento de uma onda a distncia entre o comeo de uma crista positiva e o fim de uma crista negativa consecutivas, que representada pela letra grega lambda ( l ).

Toda extenso do campo eletromagntico conhecido, tem comprimentos de onda que vo desde 10-7 m/m at 2 Km. Nesta ampla margem encontramos raios csmicos, raios alfa, beta e gama, raios X suaves e

Esl Brito 2009

Um Olhar Digital

fortes, ultravioletas, luz, infravermelhos, UHF (radar), freqncia modulada, televiso, rdio ondas curtas e rdio ondas mdias, todas, formas de energia perfeitamente diferenciveis. Ladeada esquerda pelas ondas ultravioletas e direita pelas ondas infravermelhas, encontramos uma pequena faixa correspondente ao que chamamos de luz visvel. Comecemos a definir: At este momento, a luz uma forma de energia caracterizada por estimular especificamente as clulas fotossensveis do nosso aparelho de viso, o olho. Vrios so os padres de medida utilizados para cada forma de energia do campo eletromagntico, resultado da amplitude de onda verificada. No caso particular da luz, a unidade e o Angstrom, 1 = 10-7 m/m, e os comprimentos de ondas do espectro luminoso vo de 4.000 a 7.000. Que h entre 4.000 e 7.000? Nesse intervalo encontramos as cores que formam a luz branca, ou seja, para cada comprimento do espectro da luz, o nosso aparelho de viso registra como uma cor. A luz branca, ento, a mistura contnua e ininterrupta das diferentes cores que a forma. Continuando com o nosso objetivo de definir a luz, podemos acrescentar que esta se desloca em linha reta e radialmente. Se considerarmos teoricamente como uma fonte pontual de energia luminosa, os raios luminosos divergem medida que se afastam da fonte. Os comprimentos de onda, inerentes qualidade da luz so o transporte dessa forma de energia radial. Finalmente, "a luz uma forma de energia radial que se desloca em linha reta, transportada por uma onda que determina sua qualidade". Considerando o fato fsico da distribuio da luz, podemos acrescentar: "a intensidade da luz aumenta ou diminui em relao inversa ao quadrado da distncia". Em outras palavras, analisemos um ponto luminoso que banha a superfcie A a uma distncia DX. A intensidade da luz que chega at A ser Y, se afastarmos a superfcie A at uma distncia que seja o dobro de DX, a intensidade luminosa medida agora sobre a superfcie A ser de de Y. Para os fotgrafos, esta lei da mais alta importncia, pois, ser aplicada em quase todas as circunstncias fotogrficas onde a luz deva ser corretamente controlada e distribuda. ABSORO DA LUZ De fato, a energia no se perde, se transforma. A luz, uma forma de energia, pode sofrer diferentes processos de transformao. Por exemplo, uma intensa luz branca, caindo sobre um tecido de veludo negro, ser quase totalmente absorvida e convertida em calor, que outra forma de energia com diferentes comprimentos de onda.

Esl Brito 2009 REFLEXO DA LUZ

Um Olhar Digital

O fenmeno da reflexo, to conhecido, tem infinitas aplicaes em todas as reas fotogrficas. Qualquer superfcie reflete, em maior ou menor grau, total ou parcialmente, a luz. Assim, se uma superfcie vermelha recebe uma luz branca, refletir somente sua prpria cor, absorvendo os comprimentos de onda oposta a sua composio. A qualidade da superfcie determina o tipo de luz refletida. Assim, superfcies espetaculares (espelhadas) refletiro direta e totalmente a luz incidente. Superfcies semi-espetaculares fornecero uma luz refletida menos direta que as primeiras. Por ltimo, superfcies foscas ou mates refletiro a luz de forma difusa. Leis de reflexo: 1) O ngulo de incidncia igual ao ngulo de reflexo. 2) Os raios incidentes e refletidos esto no mesmo plano que anormal no ponto de reflexo. TRANSMISSO DA LUZ Entendemos por transmisso a passagem da luz atravs de meios transparentes ou translcidos. A transmisso pode ser direta ou dispersa. Direta quando o meio no ope resistncia passagem da luz (cristais, gua, etc.), e transmisso dispersa ou difusa quando o meio (translcido) converte um raio luminoso em infinitos raios de menor intensidade. A transmisso da luz pode ser seletiva (direta ou difusa) quando o meio seleciona os comprimentos de ondas opostas. Eis os princpios dos filtros: REFRAO DA LUZ O princpio pelo qual se fundamenta o funcionamento das lentes e objetivas denominado refrao. Consiste na propriedade da luz que, ao atravessar dois meios transparentes de diferentes densidades (ar e vidro, por exemplo), sofre uma mudana na sua velocidade. Esta mudana depende diretamente da diferena de densidade de ambos os meios e ngulo de incidncia da luz na fronteira entre os meios em jogo. FONTES DE ILUMINAO - LUZ NATURAL Chamaremos de Luz Natural a luz proveniente do sol ou do espao celeste. So muitos os profissionais que, por necessidades circunstanciais ou por vontade, utilizam a luz solar, tambm, para fotografias de produtos. A utilizao desta fonte natural de luz, que tambm chamaremos de Luz Ambiente Natural, requer um profundo conhecimento das leis, controle e qualidade das mudanas que ocorrem nesse manancial. A utilizao de refletores, rebatedores, difusores, filtros, pra-sis, etc., to necessria em fotografias externas como no estdio. A escolha de fundos estar sempre relacionada com a finalidade do produto final e deve ser cuidadosamente escolhida, se for necessrio, acompanhando o "Lay- Out" fornecido pelo cliente. LUZ ARTIFICIAL

Esl Brito 2009

Um Olhar Digital

Consideramos luzes artificiais todas as fontes luminosas que no provem nem do sol nem das estrelas. Assim, as fontes de luz por combusto e as provenientes da energia eltrica so fontes artificiais. Em geral, os materiais fotogrficos, ou fotossensveis, so menos sensveis s luzes artificiais do que s luzes naturais, aspecto importante a levar em conta, pois, alguns filmes possuem ndices de sensibilidade especificamente indicados para luzes naturais ou artificiais. As fontes artificiais de iluminao, utilizadas em fotografia, so de trs tipos bsicos: Photoflood Brancas, Photoflood Azuis e Flash Eletrnico. As lmpadas Photoflood so de filamento sobrevoltado, com enorme capacidade de energia luminosa, mas tambm de alta temperatura, com vida til mdia entre 3 e 8 horas e com potncias de 250, 500 e 1.000 watts. Dois so os tipos encontrados no mercado, as brancas, que fornecem uma luz com qualidade de 3.400K e que devem ser utilizadas com filmes balanceados para essa temperatura de cor e, as azuis, com qualidade de luz de 6.000K, para os filmes tipos luz do dia (day-light). evidente que a utilizao indiscriminada de filmes e fontes luminosas resultar no conseqente erro no equilbrio de cor, com dominantes indesejveis ou como efeito proposital. Se utilizamos um filme do tipo tungstnio, balanceado para 3.400K, com a luz do dia ou com lmpadas e flashes de 6.500K, teremos como resultado fotos com intensa dominncia de azul-cyan. Por outro lado, com filmes do tipo day-light, balanceados para temperatura de cor de 6.500K, fotografados com lmpadas comuns domsticas, que tem por volta de 2.800K, obteremos fotografias com profundo dominante vermelho. Os flashes eletrnicos so fabricados para fornecer, de maneira constante, uma temperatura de cor de 6.500K, com o que s sero utilizados com filmes do tipo day-light. Os flashes eletrnicos so a fonte mais utilizada nos ltimos tempos, tanto a nvel profissional como amador, resultando da sua versatibilidade, fcil manuseio, pequeno formato e incrvel capacidade de energia. Pode-se encontrar no mercado uma fantstica variedade de marcas de flashes, nacionais e importados, para todas as necessidades e usos. H modelos que vo dos 30 watts de potncia, para amadores, at monstros de 400 a 5.000 watts de potencial, para profissionais de moda, publicidade e produtos. A indstria nacional est de parabns colocando no mercado equipamentos de luz eletrnica de nvel comparvel aos das melhores marcas estrangeiras. LMPADAS PHOTOFLOOD As Photoflood so lmpadas de filamento de tungstnio sobrevoltado que fornecem luz contnua de boa intensidade. Porm, apresentam 3 desvantagens j tradicionais. A) Vida til muito curta. Estas lmpadas so fabricadas para 3 a 8 horas de vida til, dependendo da marca e tipo Geram muito calor. C) Sensvel mudana na qualidade da luz ao longo de sua vida til.

Esl Brito 2009

10

Um Olhar Digital

Em situaes especficas, so muito utilizadas mas, pouco a pouco, vo perdendo o valor utilitrio que tiveram h anos atrs. Em termos gerais, podemos dizer que se fabricam em dois tipos bsicos em relao qualidade luminosa, PHOTOFLOOD BRANCA e PHOTOFLOOD AZUL. As brancas fornecem uma luz balanceada para filmes TUNGSTNIO de 3.400K, e, as azuis, fornecem luz do tipo DAY-LIGHT para filme LUZ DO DIA de 6.000K. Podem ser encontradas com potncias de 250 e 500 watts, apresentando-se em dois tipos: Lmpadas de bulbo com formato comum para serem utilizados com refletores parablicos ou lmpadas especiais (lmpadas com refletor interno). FLASH ELETRNICO O flash eletrnico, um pequeno aparelho que surgiu h alguns anos e revolucionou a fotografia, atualmente excelente arma de trabalho de profissionais, amadores e toda pessoa que fotografa. Em comparao com a iluminao clssica da luz contnua, o flash eletrnico apresenta enormes vantagens no que diz respeito a versatilidade e capacidade de energia. Pelas caractersticas da luz relmpago, a experincia obtida com lmpadas convencionais (luz contnua) dever sofrer algumas mudanas, no nosso conhecimento, o que justifica estudar e conhecer profundamente o funcionamento do equipamento de luz eletrnica. Evidentemente, as regras bsicas de iluminao, equilibrou, luz e sombra, contraste, brilho, qualidade, etc., so as mesmas, j que a diferena fundamental entre luz relmpago e luz contnua reside na brevidade do disparo eletrnico. O QUE FLASH ELETRNICO? Em termos gerais podemos defini-lo como uma fonte de alta energia eltrica concentrada num pequeno condensador, que pode ser disparado em pequenssimos intervalos de tempo, atravs de uma lmpada que contm uma atmosfera gasosa, que transforma a carga eltrica em luz de grande potncia. Basicamente, o flash eletrnico consiste em dois elementos fundamentais, a fonte de energia eltrica e o bulbo ou lmpada, contendo gases especiais. As fontes de energia podem ser de trs tipos: eltrica comum, bateria ou acumulador mido e pilhas secas. Existem equipamentos amadores e profissionais que possuem mais de um tipo de fonte de energia (rede e pilhas, redes e baterias, por exemplo). TCNICAS DE USO DO FLASH A velocidade de disparo dos flashes eletrnicos varia de 1/5.00 segundo, para pequenos flashes, at 1/600 segundo, para equipamento de uso profissional. A partir desse conceito podemos dizer que a velocidade do obturador, utilizada em nossa cmara, dever ser sempre menor que a velocidade de disparo da fonte luminosa para permitir a entrada de luz refletida pelos objetos iluminados pelo flash.

Esl Brito 2009

11

Um Olhar Digital

Existem no mercado cmaras fotogrficas de dois tipos, no que diz respeito ao obturador: as cmaras reflex com obturador de tipo cortina ou plano focal, que so as mais comuns, e as cmaras com obturador central ou sincro-compur. Como j podemos supor, h necessidade de sincronizar perfeitamente o disparo eletrnico do flash com a velocidade do obturador em brevssimos intervalos de tempo. E cada cmara tem os dispositivos especficos para realizar corretamente essa sincronia entre relmpago e tempo de exposio. Os obturadores de plano focal consistem em duas cortinas que se abrem sincronicamente, deixando chegar a luz at o filme atravs de uma pequena fresta que varre uniformemente toda a superfcie do filme, com tempos variveis, que podem ser escolhidos entre 1 e 1/2000 segundo, o que determina o tempo de exposio para os diafragmas pr-selecionados. Mas todas as cmaras fotogrficas trazem especialmente indicada, uma velocidade de obturador especfica para o sincronismo com o flash. Essa velocidade vem marcada com um X ou nmero vermelho, ou com um trao diferente e em destaque, indicando que as duas cortinas esto totalmente abertas no momento do disparo do flash. Essa a velocidade de sincronismo. Em termos gerais, essas velocidades de sincronizao so de 1/60, 1/90, 1/125 segundo para as diferentes marcas e tipos de cmaras. ATENO, s usaremos o flash nessas velocidades, nunca em velocidades maiores, porque nesse caso obteremos fotografias cortadas vertical ou horizontalmente. Podemos perceber que , nas fotografias feitas com flash eletrnico, pouco est interessando a velocidade de obturao como elemento de exposio, j que quem determina esse tempo e o prprio disparo eletrnico do instrumento. Da, podemos deduzir que o diafragma o parmetro varivel para obter corretas exposies, baseadas na distncia assunto-flash. Os obturadores sincro-compur ou centrais, por serem do tipo iris, montados na prpria objetiva, permitem uma sincronia com o flash em todas as velocidades, sendo que o obturador central nunca possue velocidades maiores do que 1/500 segundo (Rolleiflex, Hasselblad, etc.) Existe mais um elemento de sincronizao entre a cmara e o flash, o sincronismo eltrico, que possibilita a coordenao entre o disparo da cmara e sua simultaneidade com o espocar do flash. Esse sincronismo produzido de duas formas: alguns tipos de cmaras e flashes possuem sapatas especiais que ligam ambos os aparelhos diretamente por encaixe na parte superior da cmara e na parte inferior do flash. O outro sistema a ligao atravs de cabos de sincronismo que ligam o relmpago a uma entrada na cmara marcada especificamente com a letra X, para instrumentos eletrnicos. Dessa forma, completamos todo o esquema de sincronizao: a) Velocidade de sincronismo, especificamente indicada b) Ligao eltrica atravs da sapata ou do cabo de sincronismo.

Esl Brito 2009 A CORRETA EXPOSIO

12

Um Olhar Digital

Todos os flashes eletrnicos trazem uma pequena tabela calculadora de exposio que informa a abertura necessria para tal ou qual assunto em relao direta a: distncia assunto-fonte; potncia do flash; sensibilidade do filme. mister lembrar que a distncia considerada entre o assunto e o flash, pois, como comum usar flash diretamente montado na parte superior da cmara, muita gente pensa que o importante a distncia cmara-assunto. Os fabricantes de equipamentos de flash eletrnico fornecem, para cada modelo, os dados tcnicos necessrios para seu uso. Esses dados so: potncia do flash, ngulo de abrangncia do refletor e o nmero-guia (GN). O nmero-guia de grande importncia para a correta exposio com a luz fornecida por aquele equipamento, e surge da relao entre potncia do flash, distncia do assunto e sensibilidade do filme. Se o fabricante informa que o nmero-guia do seu flash , por exemplo, 24, isso significa que esse nmero, dividido pela distncia do flash dar como resultado o valor correto de diafragmao a utilizar. importante considerar que esse nmero-guia fornecido em funo de uma nica sensibilidade do filme, geralmente 100 ASA. Logicamente, para outras sensibilidades, outro ser o nmero-guia. Vejamos um exemplo: nmero-guia do flash, 24. Para filme de 100 ASA; distncia flash-assunto: 3 metros 24 3 = diafragma f8. Esses nmeros-guia de cada equipamento se refere a condies normais de processamento dos filmes, e em casos especiais servem como ponto de partida para testes pessoais. Na possibilidade de possuirmos um flash do qual desconhecemos a potncia e o nmero-guia, ser necessrio determinar por meio de testes o verdadeiro valor do nmero-guia. EQUIPAMENTOS ELETRNICOS PARA ESTDIO Os equipamentos de flash eletrnico para estdio existem em dois tipos: fonte geradora e compactos. Os equipamentos eletrnicos de gerador, consistem uma fonte geradora de grande potncia que permitem a ligao eletro-eletrnica de vrias tochas de relmpago totalmente controladas pela fonte. Os controles de seleo de potncia, de luz modeladora e testes, so efetuados diretamente na fonte geradora, existindo apenas um cabo de ligao at a lmpada relmpago (tocha). Se fabricam fontes geradoras at 10.000 e 20.000 watts para iluminar grandes reas ou assuntos especficos, porm as fontes geradoras de uso mais comum geram entre 1.500 e 3.000 watts, que permitem resolver quase todos os problemas bsicos de iluminao. Os flashes de estdio compactos contm no seu prprio corpo a fonte geradora individual. O desenvolvimento desses equipamentos permitem-nos trabalhar com tochas eletrnicas relativamente

Esl Brito 2009

13

Um Olhar Digital

pequenas e de grande potncia de iluminao. Podemos encontrar flashes compactos de 200, 400 e 800 watts, sendo peas leves e fceis de manipular, contendo uma srie de acessrios que os tornam altamente versteis. Uma tocha relmpago de 800 watts e duas de 400 watts, somam ao todo 1.600 watts. Seria o equipamento bsico para um estdio especializado na fotografia de produtos e publicidade, cobrindo satisfatoriamente todas as situaes e problemas. ACESSRIOS As fontes luminosas artificiais eletrnicas, vem acompanhadas por uma srie de acessrios de muita utilidade no trabalho dirio e consiste em: SOMBRINHAS REFLETORAS: perfeitamente controlveis. So peas que refletem a luz, produzindo efeitos levemente duros,

DIFUSORAS: Este tipo de sombrinha transmite uma luz difusa que caracteriza a iluminao suave e, tambm, perfeitamente controlvel. PRATEADA E DOURADA: Sombrinhas especiais de superfcies metalizadas, aplicadas em casos especiais (fotos de jias, cristais, peas metlicas, etc.).

REFLETORES: Estes acessrios permitem controlar o campo de abrangncia, da fonte luminosa, existindo trs tipos bsicos de refletores: Para ngulos de 80, 50 e 40. A combinao sobrinha-refletor dever ser cuidadosamente analisada para no termos perdas desnecessrias de luz. FUNDOS No desenvolvimento de trabalhos de fotografia de produtos torna-se importante termos uma coleo de fundos apropriados para todas as circunstncias e situaes. Consideramos que 60% dos servios de produtos so feitos sobre uma pea chamada FUNDO INFINITO DE ACRLICO BRANCO. Consiste numa mesa metlica ou de madeira sobre a qual colocada uma folha de acrlico branco translcido de boa qualidade, sem manchas nem riscos que manteremos imaculadamente limpa. Este tipo de fundo nos permite realizar fotos de peas ou produtos totalmente sem sombras. Uma outra folha de acrlico preto que pode ser usada na mesma mesa, nos fornece uma incrvel gama de possibilidades criativas, aproveitando caractersticas de reflexo e brilho prprio do acrlico preto. Uma considervel coleo de cartolinas de diversas cores e texturas facilitar nosso trabalho, criando-nos novas possibilidades. Papel vegetal em boa quantidade e de boa qualidade, tem uma aplicao contnua num bom estdio de produto. Acrescentando elementos como tesouras, facas, fitas crepe e adesiva, celofane, glicerina, vaselina, lcool, barbante, espelhos, vidros, etc., aumentando mais ainda os recursos de nosso local de trabalho. TENDAS (HAZE LIGHT) No dia do fotgrafo de produtos, so infinitos os problemas de iluminao e outros, por exemplo, particularmente, a fotografia de cristais, vidros, porcelanas, plsticos, metais e jias, implica na soluo dos problemas dos brilhos indesejveis ou altas diferenas de contraste que s podem ser resolvidos com o uso de luzes muito suaves e perfeitamente controladas. Uma tenda ou barraca construda com papel vegetal de

Esl Brito 2009

14

Um Olhar Digital

boa qualidade, resolve esses problemas. Cobrimos o produto com uma cabana completa de vegetal, deixando livre apenas a posio da cmara, e iluminamos uniformemente por cima da cabana, utilizando, segundo as necessidades, uma, duas ou trs tochas eletrnicas. Esse tipo de iluminao tambm se conhece pelo nome de HAZE LIGHT, existindo uma pea acessrio com esse nome que se adapta algumas cabeas de flashes eletrnicos profissionais. O tipo de luz fornecida pelo HAZE de tima qualidade, de fcil controle e posicionamento em qualquer tipo de estdio. EQUIPAMENTO CMARAS E FORMATOS No trabalho profissional da fotografia de produtos, so utilizados todos os tipos e formatos de cmaras acompanhando as necessidades especficas de cada caso. Apesar do expresso acima, determinaes de qualidade, definio e utilizao final do material fotogrfico, existem alguns formatos mais apropriados para a fotografia de produtos com fins publicitrios. AS CMARAS DE GRANDE FORMATO - 4 x", 9 x 12 cm, 5 x 7" (13 x 18 cm) 9 x 10"(20 x 25 cm) so as mais utilizadas pelos estdios categorizados, fundamentalmente porque so cmaras que permitem basculamentos e movimentos de compensao de forma e perspectiva junto a rgidos controles na profundidade de campo. Por outro lado, as cmaras de grande formato fornecem negativos e cromos de tamanhos que melhoram a qualidade da reproduo em comparao direta com as de mdio e pequeno formato. As marcas mais conhecidas so SINAR, PLAUBEL, CAMBO, LINHOF, CALUMET, S&K, etc. FORMATO MDIO - So as cmaras com negativos de 6 x 6 cm, 6 x 7 cm, 6 x 4,5 cm e 6 x 9 cm, etc. As marcas mais utilizadas e conhecidas so: HASSELBLAD, ROLLEYFLEX, BRONCA, MAMIYA, ETC. FORMATO PEQUENO - So as cmaras conhecidas tambm pelo nome de 35 mm, que utilizam filmes em rolo de 24 x 36 mm de rea, pouco utilizadas em fotos de produtos, porm, com uma enorme versatilidade e rapidez de manuseio, graas a um verdadeiro sistema de acessrios para todo evento. OBJETIVAS Sempre que se fala em fotografia de produtos, se fala em qualidade e muito deste conceito est contido na escolha apropriada das objetivas e o especfico poder de resoluo. Como se sabe, uma objetiva ser normal para seu formato de cmara, quando a distncia focal da mesma aproximadamente igual ao valor da diagonal do formato, ou seja, numa 4 x 5, sua normal ter 150 mm de distncia focal, numa 5 x 7, a normal ser de 210 mm de D.F. e, para 8 x 10, a D.F. normal ser de 300 mm. Nas cmaras de formato mdio so normais objetivas com distncias focais de 75 mm, 90 mm, respectivamente para formatos de 6 x 6 cm e 6 x 9 cm. Nos pequenos formatos, 50 mm a distncia focal normal. Na escolha de objetivas para produtos, devemos possuir uma normal, uma grande angular mdia e algumas de distncias focais maiores que a normal (TELES).

Esl Brito 2009

15

Um Olhar Digital

Todas as objetiva devero ser tratadas para correo cromtica, assim como corrigidas todas as aberraes fundamentais (esfrica, etc.). Uma boa definio e luminosidade acrescentaro qualidade e manuseabilidade no trabalho dirio. FILTROS O conhecimento e aplicao das propriedades dos filtros em fotografia, da maior importncia devido, fundamentalmente, aos controles de contraste e compensao que eles nos permitem. Regra: OS FILTROS COLORIDOS NA FOTOGRAFIA P/B, CLAREIAM SUA PRPRIA COR, ESCURECENDO AS CORES OPOSTAS. Esta regra ou conceito, nos coloca claramente base das leis da teoria da cor-luz em relao direta com as cores primrias e secundrias. Como por exemplo, podemos anotar: - Usamos sempre um filtro amarelo (Y) para acentuar as nuvens numa paisagem. Por que? Porque o filtro amarelo (Y) escurece a poro azul do cu, visto que o azul ( e oposto ou complementar do amarelo (Y). S que, o cu no azul (, o cu cyan (C), ou seja, a composio do verde (G) e azul (, que oposto ou complementar do vermelho (R). Conseqentemente, um filtro vermelho (R) no lugar do amarelo (Y) produzir um efeito mais energtico e sensvel, escurecendo profundamente o cu. Os filtros fotogrficos se encontram em diferentes densidades que vo de fatores de 1 at 4 para P/B, absorvendo quantidades proporcionais de luz que devemos compensar se a fotometria no feita atravs da objetiva. O controle de contraste em P/B utilizando filtros, depende tambm das cores e suas diferenas entre si. Por exemplo, se estamos fotografando uma garrafa vermelha sobre um fundo azul, podemos aumentar a diferena de contraste com filtro. Qual? Se utilizarmos um filtro vermelho sobre a objetiva, teremos a garrafa mais clara na cpia final e o fundo azul profundamente escuro. Se, pelo contrrio, utilizarmos um filtro azul, obteremos uma garrafa escura sobre um fundo mais claro. Na fotografia colorida a aplicao dos filtros tem como finalidade primria compensar a qualidade de luz incorreta para a emulso fotossensvel utilizada ou criar dominantes coloridas propositais ou ainda intensificar a saturao de uma ou outra cor do assunto, etc. Os raios ultravioletas so perniciosos para o contraste e definio fotogrficos. Para isso existem dois tipos de filtros que absorvem o UV. O filtro Sky Light para filmes coloridos e UV para P/B. A eliminao de reflexos indesejveis de superfcies no metlicas ocorre por conta do filtro chamado de Polarizador, que s permite a passagem de raios luminosos que vibram perpendicularmente a superfcie do filtro. Na fotografia colorida de grande utilidade para obter maior saturao e aumentar a relao de contrastes entre as cores.

Veja agora tcnicas antigas com fotos, vale a pena olhar pois aprendi a maior parte nesse material. Desculpe pela qualidade, foi escaneado de uma revista de fotografia e eu no tendo direito sobre o produto, preferi deixa como est.

Esl Brito 2009

16

Um Olhar Digital

Esl Brito 2009

17

Um Olhar Digital

Esl Brito 2009

18

Um Olhar Digital

Esl Brito 2009

19

Um Olhar Digital

Esl Brito 2009

20

Um Olhar Digital

Esl Brito 2009

21

Um Olhar Digital

Esl Brito 2009

22

Um Olhar Digital

Esl Brito 2009

23

Um Olhar Digital

Esl Brito 2009

24

Um Olhar Digital

Esl Brito 2009

25

Um Olhar Digital

Esl Brito 2009

26

Um Olhar Digital

Esl Brito 2009

27

Um Olhar Digital

Esl Brito 2009

28

Um Olhar Digital

Esl Brito 2009

29

Um Olhar Digital

Esl Brito 2009

30

Um Olhar Digital

CONSIDERAES FINAIS

Volume 2 Construo de Estdio Fotogrfico (Gratuito) Neste segundo exemplar tratamos com dicas de equipamentos fotogrficos e como montar um Studio foto, dicas de iluminao artificial e varias tcnicas especiais de luz artstica, equipamentos adequado e mercado de trabalho. Volume 1 Curso de Fotogrfica, tcnica e sensibilidade. (Gratuito) Neste trabalho trataremos da introduo da fotografia e tcnicas especiais para tirar o melhor proveito da mesma, nesta matria voc encontra os princpios bsicos da fotografia e tambm muitos assuntos avanados que pode ser confuso e tornar o aprendizado um tanto rduo e desinteressante por isso, recomendo que no fique s na teoria, adquiria uma boa cmera e pratique o que ver aqui. Volume 3 Como Fotografar Eventos No nosso terceiro exemplar, vejas dicas de fotografia de eventos em geral, direitos e deveres do fotgrafo, aniversrio, casamento, etc. este material voc no encontra em nenhum outro lugar, dicas e tcnicas que reunir a longos anos e resumir tudo aqui para melhor entendimento. Volume 4 Tratamento de Fotografia E no quarto veremos tcnicas de tratamento de imagem usando os principais programas de manipulao digital usado por fotgrafos do mundo todo, tambm vdeo aulas e dicas que so de grande importncia para quem est ingressando nesse mundo de fotografia e design.

Qualquer dvida ou saber como adquiri nossos exemplares a venda pelo menor preo, entre em contato: Msn: esli.brito@hotmail.com e-mail: contato@eslibrito.com.br Visite o site: http://eslibrito.com.br Nosso blog de dicas: http://eslibrito.blogs.sapo.pt E nosso blog de download: http://digitalbaixar.blogspot.com Fotografia arte e arte vida

Das könnte Ihnen auch gefallen