Sie sind auf Seite 1von 20

Estudos do Trabalho

Ano III Nmero 5 - 2009


Revista da RET Rede de Estudos do Trabalho www.estudosdotrabalho.org

AS CRISES DO CAPITAL NO SCULO XX: O NOVO CENRIO DAS RELAES DE FORAS ENTRE CAPITAL E TRABALHO.

Elisabete Gonalves de Souza1

Introduo

O presente trabalho tem por objetivo discutir as crises do capital ocorridas nas trs ultimas dcadas do sculo passado e cujos desdobramentos vieram a se radicalizar em 2008, com a bancarrota do sistema de credito norte-americano e uma nova crise internacional. Procura-se entender e analisar o alcance das crises e a extenso das polticas de salvaguardas lanadas pelo capital, que redundaram na ampliao das aes do Estado nos campos econmico e social sob as matrizes do Keynesianismo e do Estado de Bem-Estar Social, assim como o desmonte dessa estrutura em funo das prerrogativas do mercado em sua fase neoliberal. Avanamos na compreenso da crise analisando sua estrutura: o esgotamento do fordismo face crescente automao da produo; a reestruturao flexibilizada, tanto no campo da economia como na poltica e seus impactos nos processos de acumulao capitalista, na reproduo da fora de trabalho, na dinmica dos Estados e na vida dos trabalhadores.

Doutoranda em Educao. Universidade Estadual de Campinas. Pesquisadora do Histedbr.

Estudos do Trabalho
Ano III Nmero 5 - 2009
Revista da RET Rede de Estudos do Trabalho www.estudosdotrabalho.org

As crises do entre Guerras: o surgimento do Estado de Bem-Estar Social

capitalismo

enquanto

sistema

vem

atravessando

diferentes

fases

de

desenvolvimento ao longo da histria. Durante o sculo passado, ao mesmo tempo em que era contestado pelas revolues proletrias, o modo de produo capitalista intensificou seu processo de expanso em todo o mundo. Tornou-se dominante e acentuou aquilo que alguns economistas e historiadores classificaram como o seu carter imperialista, que adiciona explorao da fora de trabalho uma nova dimenso da opresso humana: a espoliao das naes mais pobres pelos centros capitalistas mais ricos e desenvolvidos que, em larga medida, monopolizam a exportao de capitais. A centralizao do capital nas mos dos capitalistas mais poderosos levou formao de grandes empresas monopolistas, fuso do capital bancrio com o capital industrial (formando o chamado capital financeiro), exportao de capitais para outras naes e a uma crescente interveno do Estado na economia. O capitalismo ingressou numa nova fase, transformou-se em imperialismo. Sob o imperialismo, o mundo j viveu a barbrie de duas sangrentas guerras mundiais e, aparentemente, est a caminho de uma nova encruzilhada histrica. A chamada globalizao neoliberal, liderada pelos Estados Unidos. Como ressalta Boron (1994), com o trmino da Segunda Guerra Mundial, a reconstruo da economia poltica do Ocidente, foi levada a cabo atravs da transferncia macia de capitais norte-americano, em especial para a Europa Ocidental, onde a maturidade das foras polticas e da direo europia tornaram possvel a reconstruo democrtica do velho continente. Toda a fase de reconstruo europia foi dominada pela inquestionvel supremacia da teoria de John M. Keynes. Segundo Baron a ortodoxia Keynesiana,
[...] revolucionou a sabedoria convencional dos economistas de seu tempo ao dar forma a uma estratgia consciente de regulao e organizao do capitalismo que implicou em dar piedosa sepultura ao velho mito do mercado auto-regulado. [...] com Keynes o capitalismo se torna marxista, reconhecendo o carter estrutural de suas endmicas contradies e confiando ao Estado as tarefas de sua prpria organizao (BORON, 1994, p. 160).

Estudos do Trabalho
Ano III Nmero 5 - 2009
Revista da RET Rede de Estudos do Trabalho www.estudosdotrabalho.org

Sob a lgica Keynesiana, o mercado que havia sido incapaz de organizar racionalmente a explorao capitalista, cede sua vez ao Estado. Isso implicou na ampliao do aparato estatal e sua progressiva centralidade no processo de acumulao capitalista. A forma institucional assumida por estas novas prticas passou a ser conhecida como Estado BemEstar.2 Sua insero na totalidade social se efetivou mediante dois eixos principais: um modelo de acumulao e desenvolvimento que expressava a complexa relao entre Estado e capital; e um modelo que expressava hegemonia-dominao centrada na relao igualmente complicada entre Estado e massas populares. Sob esse aspecto pode-se dizer que o Estado de Bem-Estar nos capitalismos avanados requereu a compatibilizao de duas lgicas que constantemente eram difceis de sincronizar: uma de carter econmico, orientada para a reativao da estabilizao da acumulao capitalista; e outra de natureza poltica, voltada a estabelecer a paz social, promovendo, para horror dos liberais, a organizao e corporativizao das classes e camadas populares, de modo a institucionalizar os antagonismos societais e criar uma ordem burguesa estvel e legtima. Por mais de 20 anos (1948-1970) sob a gide das teorias de Keynes os governos conseguiram administrar as contradies do capital. Atravs de uma reforma social que intercambiava bem-estar material em troca de legitimidade poltica mantiveram-se no poder.
A democracia burguesa no podia socializar o poder poltico e os meios de produo, mas podia levar adiante polticas ativas de redistribuio de renda e de reforma social que a adotavam de uma profunda legitimidade diante dos olhos das classes populares europias. O que antes aparecia como uma fraude, nos anos dourados do ps-guerra se revelava como uma promissria realidade (BORON, 1994, p. 161).

Apesar do Brasil no ter vivido welfare, as leis sociais implementadas no ps-1930 referentes legislao trabalhista e sindical representaram um tipo peculiar de articulao entre Estado e sociedade, viabilizando assim a consolidao de um Estado de compromisso. Ao mesmo tempo significaram o resultado da luta reivindicatria de classe trabalhadora na busca de sua cidadania, embora o Estado procurasse neutralizar o significado desta conquista, substituindo-a pelo discurso da generosidade, da doao. Discurso este que trazia no seu bojo a lgica da reciprocidade, fundamental para a manuteno do pacto social. A criao dos servios sociais, ao contrrio das leis sociais, no parte de uma demanda das classes trabalhadoras, mas sim de uma necessidade das classes dominantes de estabeleceram mecanismos de controle social atravs da atuao direta frente aos trabalhadores, respondendo algumas de suas necessidades. Era preciso contemplar essa classe com o mnimo de condies para que continuasse produzindo, evitando-se os conflitos e garantindo, assim a continuidade e reproduo de ordem vigente. Ver SANTOS, W.G. Cidadania e justia. 6. ed. So Paulo: Cortez, 1999.

Estudos do Trabalho
Ano III Nmero 5 - 2009
Revista da RET Rede de Estudos do Trabalho www.estudosdotrabalho.org

Apesar de aproximar legitimidade poltica de bem-estar material, Boron (1994) chama a ateno que a extenso dos benefcios sociais foi resultado da capacidade reivindicatria e de presso dos setores populares, e ressalta que onde os [setores populares] no tinham fora poltica a classe dominante mantinha suas prerrogativas tradicionais. Quando a ameaa de baixo se articulava orgnica e eficazmente, a burguesia admitia a contragosto as conquistas sociais dos operrios (Id.ib p.162). No entanto, como ressalta o autor, esse processo no foi homogneo, dependeu das condies histricas e do peso das tradies poltico-organizativas, institucionais e ideolgicas prprias de cada nao europia3. Sob esse aspecto pode-se dizer que o Keynesianismo inaugurou uma nova fase da histria estatal, marcada pela ascenso de complexas estruturas de intermediao, que tiveram sucesso em controlar e desativar as iniciativas procedentes da base (as demandas sociais) legitimando governos e mantendo o consenso entre os dominados. Os gastos sociais do Estado refletiam as dimenses e os limites das polticas reformistas. Com a poltica de reformas, o capital parecia ter encontrado um ponto de equilbrio social; de harmonia e conciliao entre os interesses do capital e do trabalho. Julgava-se que o sistema realizaria a fantasia social-democrata, evoluindo para uma espcie de capitalismo democrtico e popular. No entanto, no foi o que ocorreu. Contrariando as previses crescentemente otimistas dos governos e instituies do primeiro mundo, a histria seguiu um rumo diferente. O fantasma da crise, que havia incomodado o sono da burguesia nos anos de 1930, retornou com fora na dcada de 1970 provocando srias perturbaes no sistema produtivo e dramtica alterao nas polticas econmicas.
3

As aes dos governos populistas na Amrica Latina se aproximaram daquelas mobilizadas pelas sociaisdemocracias europias no ps-Guerra. No Brasil a moeda de troca foi a legislao trabalhista. O pacto social montado por Vargas envolvendo Estado e trabalhadores no se limitou apenas implementao de uma legislao social, visando o controle e a disciplinarizao das relaes de produo, mas exigiram simultaneamente a interiorizao e a aceitao desse controle pela constante recriao de formas mistificadas que obscurecessem e encobrissem a dominao e a explorao.. A busca do consenso no se limitou lgica material: legislao social em troca de apoio popular. lgica material somou-se a lgica simblica. O que significa dizer que a inveno do Estado-nao assim como de sua verso trabalhista se sustentou no s pela distribuio de benefcios sociais (que redundaram em ganhos materiais), mas principalmente a partir da construo ideolgica em torno da tica do trabalho e da figura de Vargas. SOUZA, E.G. Da questo social paz social: trabalhadores, Estado e empresrios no Brasil na dcada de 1940. Niteri, 1995. Monografia. UFF/ Departamento de Histria.

Estudos do Trabalho
Ano III Nmero 5 - 2009
Revista da RET Rede de Estudos do Trabalho www.estudosdotrabalho.org

Nessa perspectiva, pode-se dizer que o compromisso de classe foi satisfatrio enquanto a economia conservou sua capacidade de crescimento e integrao social. No momento em que entrou em crise (estagnao econmica face crise do petrleo de 1973), o intercmbio de bem-estar material em troca de legitimidade poltica tornou-se muito trabalhoso, ficando extremante melindrado o consenso entre as classes. O esgotamento do Estado de Bem-Estar Social A especificidade da crise das dcadas de 1970-1990 est no esgotamento do Estado de Bem-Estar Social e do modelo fordista de acumulao. No entanto, para iniciarmos essa discusso importante demarcar que a crise desse perodo no foi uma crise meramente conjuntural, mas uma manifestao especifica de uma crise estrutural do sistema capital4. Significa dizer que, o que entrou em crise foi o mecanismo de soluo da crise de 1929/1930: o esgotamento das polticas estatais sustentadas pelos fundos pblicos, que nos ltimos anos financiaram e mantiveram o padro de acumulao capitalista. Marx ao analisar o modo de produo capitalista, nos mostra que seu principal objetivo a permanente maximizao dos lucros. Diferente da explorao dos modos de produo precedentes, o capitalismo inscrever-se na histria da humanidade como um processo social de produo que se constituiu mediante a separao entre a esfera econmica e a esfera poltica, pela unificao da produo e apropriao da mais-valia. Funda-se, pois numa relao formalmente igualitria, mas historicamente desigual: capital versus trabalho. Para firmar sua hegemonia no campo econmico, a ideologia capitalista engendrou nas mentalidades a idia de sujeito livre e igual ante ao direito, o contrato e a moeda. Ao nvel do senso comum capitalistas e trabalhadores aparecem como sujeitos livres para comprar e vender a fora de trabalho. Uma liberdade ilusria, medida que as relaes de fora e de poder entre o capital e o trabalho so estruturalmente desiguais. Como ressalta Frigotto (1996, p. 64), sob essa iluso e violncia que a ideologia burguesa opera eficazmente na reproduo de seus interesses de classes.
4

Sistema capital expresso usada por Mszaros (2002). A inteno reforar o carter depredador do capitalismo; o esgotamento de sua capacidade civilizatria. Ressalta-se aqui a inata contradio deste sistema: para manter-se hegemnico tem que ser profundamente destrutivo.

Estudos do Trabalho
Ano III Nmero 5 - 2009
Revista da RET Rede de Estudos do Trabalho www.estudosdotrabalho.org

O capitalismo, apesar da aparente tendncia ao equilbrio e igualdade, trata-se de um sistema que pela concorrncia, sob foras e poder desiguais, conduz acumulao, concentrao e centralizao de capital. A crise est, pois, organicamente engendrada na natureza das relaes sociais capitalistas e no nada mais do que a maneira violenta de fazer valer a unidade das fases do processo de produo, que se tornam autnomas (MARX apud FRIGOTTO, 1996, p. 65). No entanto, vale salientar que a idia de crise complexa. Segundo Alves (2004, p. 2):
Na lgica do capital crise no possui apenas um mero sentido de negatividade. Pelo contrrio, atravs dela que o sistema produtor de mercadorias cresce e se expande, recompondo suas estruturas de acumulao de valor. Na verdade, a crise decorre da prpria expansividade sistmica, mesclando, em si, momentos de desenvolvimento ampliados das foras produtivas do trabalho social (o que se verifica atravs da srie de Revolues Cientfico-Tecnolgicas que atingem os meios de produo, de comunicao e de transporte, desde a expanso do capitalismo industrial nos primrdios do sculo XIX) e momentos de exacerbao da expropriao, explorao e excluso social (prenhe de instabilidade poltica).

Alves (2004) ao discutir as crises orgnicas do capital se reporta s anlises de Lnin, s suas observaes sobre o imperialismo como uma fase superior do capitalismo. Para o autor, Lnin estava apreendendo a constituio primordial de uma crise orgnica do capital que iria se desenvolver e ampliar no decorrer de todo o sculo XX, assumindo, a partir de meados da dcada de 1970, dimenses estruturais. Ora, se o imperialismo anunciou, portanto, a crise orgnica do sistema do capital, em nossos dias, a globalizao ou a mundializao do capital, anuncia a sua crise estrutural (Id.ib. p. 2). A partir dessas anlises pode-se dizer que a crise de 1970-1990 foi uma erupo violenta que exemplifica um processo de crises cclicas. O contedo, os atores e as foras em jogo eram outros, mas a sua especificidade era a mesma. Tratava-se de uma crise que tinha uma mesma gnese estrutural, mas que trazia uma materialidade especfica. Cada novo elemento que entra em cena para enfrent-la acabava se revelando um novo complicador. Por

Estudos do Trabalho
Ano III Nmero 5 - 2009
Revista da RET Rede de Estudos do Trabalho www.estudosdotrabalho.org

exemplo, a entrada do Estado5, como imposio necessria ao enfrentamento da crise de 1920/1930, foi ao mesmo tempo um mecanismo de superao da crise e um agravador da mesma nas dcadas subseqentes. De acordo com as anlises de Frigotto (1996) as polticas do Estado de Bem-estar Social e dos governos da social-democracia no tiveram capacidade de estancar um modelo de desenvolvimento social fundado sobre a concentrao crescente de capital e excluso social. Suas sucessivas crises no perodo entre Guerras (1914-1945) levaram Keynes a postular a interveno do Estado na economia como forma de evitar o colapso total do sistema. No plano superestrutural desenvolve-se a idia de Estado-nao, que nos pases de capitalismo avanado vai levar, no campo poltico, a ascenso dos regimes sociais-democratas que passam a se apresentar como uma alternativa ao capitalismo selvagem, e aos projetos socialista e comunista. Nesse contexto, o sistema capitalista incorpora as idias da planificao socialista principia um quadro de recuperao e estabilidade, concretizado atravs de poltica pblicas sociais que visavam estabilidade dos empregos, rendas com ganhos de produtividade previdncia social, incluindo seguro desemprego, direito educao, moradia etc6. Tais idias podem ser sintetizadas pelo slogan de Henry Ford nossos operrios devem ser tambm nossos clientes. De acordo com Oliveira (1988), o pacto entre capital, Estado e trabalhadores envolveu o financiamento pelo fundo pblico, do capital privado, e ao mesmo tempo, de forma
5

Sob esse aspecto cabe aqui citar as anlises de Gramsci sobre o papel do Estado nas economias capitalistas. Segundo Gramsci (1978) a complexidade dos processos de acumulao foi desmascarando a imagem do Estado liberal neutro, rbitro do bem comum. A atividade econmica, ao contrrio deve ser resultado de foras livres do mercado e de uma racionalidade puramente tcnica, que resulta, cada vez mais, da atividade poltica, o que o leva a concluir que crises econmicas redundam em crises de Estado e vise-versa. 6 De acordo com Hobsbawm (1992) da relao dialtica entre padro de financiamento da acumulao privada e de reproduo da fora de trabalho, tendo como base o fundo pblico, decorrem inmeras conseqncias que tradicionalmente s eram possveis dentro do socialismo. a) o capitalismo produziu uma abundncia de bens e servios que levou a maioria das pessoas do Ocidente [Europa e Estados Unidos] a gozar de um padro de vida muito alm do que se poderia conceber h cinqenta anos atrs. b) muito do que tem sido visto como tpico de uma economia socialista tem sido, desde os anos de 1930, cooptado e assimilado por sistemas no-socialistas, principalmente uma economia planejada e a prosperidade estatal de indstrias e servios. Mesmo com a onda neoconservadora dos governos de Thatcher na Inglaterra e de Reagan nos Estados Unidos, entre 1980-1987 foram efetivadas 400 privatizaes, sendo a metade delas em apenas cinco pases, um deles, ressaltar o autor, foi o Brasil

Estudos do Trabalho
Ano III Nmero 5 - 2009
Revista da RET Rede de Estudos do Trabalho www.estudosdotrabalho.org

crescente a reproduo da fora de trabalho, aumentando de forma generalizada a assistncia populao, no como caridade, mas como direitos. De acordo como Oliveira:
[...] o fundo pblico, em suas diversas formas passou a ser o pressuposto do financiamento da acumulao de capital de um lado e, de outro, do financiamento da reproduo da fora de trabalho, atingindo globalmente toda a populao por meio dos gastos sociais [...] o fundo pblico agora, um ex-ante das condies de reproduo de cada capital particular e da s condies de vida, em lugar de ex-posto tpico do capitalismo concorrencial (OLIVEIRA, 1988, p. 8-9).

Segundo o autor, o desenvolvimento do antivalor, ao ampliar uma gama de valores, de riqueza social que no se constituem em capital (bens e servios pblicos como antimercadorias sociais e desmercantilizao significativa da reproduo da fora de trabalho), ao subsidiar diretamente o capital privado favorece-o indiretamente, ao assumir parte dos custos de reproduo da fora de trabalho, liberando-o de investir no desenvolvimento tecnolgico, trouxe para o cenrio poltico o embate entre as foras neoconservadoras, antidemocrticas, e as foras democrticas. O carter contraditrio da relao - fundo pblico - financiamento do capital privado e a reproduo da fora de trabalho, face crise dos anos 1970-1990 engendraram alternativas com custos sociais e humanos muito altos que redundaram em desemprego em massa, aumento da pobreza, enfim, no acirramento das desigualdades sociais. O limite do modelo de desenvolvimento de Keynes se faz sentir j no final dos anos de 1960 quando ocorre a saturao dos mercados internos de bens e consumo durveis, concorrncia intercapitalista e crise fiscal e inflacionria que provocaram a retrao dos investimentos. Junto como o Estado de Bem-Estar Social entram em crise os regimes sociaisdemocratas e principia-se a defesa volta das leis naturais do mercado mediante as polticas neoliberais que postulam o Estado mnimo, o fim da estabilidade no emprego, o corte dos gastos pblicos em previdncia e polticas sociais. Para autores como Oliveira, citado acima, a crise do Keynesianismo se explica pela crescente incapacidade do fundo pblico de financiar a acumulao privada e manter as polticas sociais de reproduo da fora de trabalho. Como destaca Offe (1984) O Estado de Bem-Estar Social devido as suas mltiplas funes 8

Estudos do Trabalho
Ano III Nmero 5 - 2009
Revista da RET Rede de Estudos do Trabalho www.estudosdotrabalho.org

conflitivas de atender s necessidades privadas do capital e as demandas sociais e pblicas, acabou se envolvendo numa crise fiscal que passou a comprometer sua prpria continuidade. Segundo Anderson (1986), a crise de 1973 combinou, pela primeira vez, baixas taxas de crescimento com altas taxas de inflao. Esses dois indicadores alm de mostrar a deteriorizao do sistema capitalista, tocavam no seu ponto mais sensvel: os nveis de lucro. Nesse contexto toma flego o novo pensamento liberal, tendo frente Hayek, Popper, Friedman. Para este grupo a origem da crise estava no poder excessivo do movimento operrio, cujas presses reivindicatrias sobre as empresas e sobre o Estado corroam as bases da acumulao capitalista. Se o capitalismo quisesse continuar a manter os nveis de lucro necessrios a sua reproduo o papel do Estado deveria ser revisto: o Estado, por um lado, seria forte o suficiente para romper com os sindicatos e com o controle do fluxo de capitais, e por outro fraco nos gastos sociais e nas intervenes econmicas. De acordo com as teses neoliberais caberia ao Estado realizar:
[...] uma disciplina oramentria, com conteno dos gastos com bem-estar, e a restaurao da taxa natural de desemprego, ou seja, a criao de um exrcito de reserva de trabalhadores para quebrar os sindicatos [...] reformas fiscais de modo a reduzir os imposto sobre os rendimentos mais altos e sobre as rendas. Desta forma, uma nova e saudvel desigualdade iria voltar para dinamizar as economias avanadas, ento s voltas com uma estagnao, resultado direto dos legados de Keynes (ANDERSON, 1996, p. 11)

Como nos chama a ateno Alves (2004), a crise orgnica do capitalismo que se desenvolveu no sculo XX, no impediu o ciclo capitalista, mas o sobredeterminou. Significa dizer que, mesmo no interior da crise existiram momentos de expanso (e crescimento) capitalista como se revelou o prprio fordismo e o Estado de Bem-Estar Social: novas formas de coordenao macroeconmica e macrosocial ligadas presena da esfera estatal na reproduo societria. Inclusive o grau de coordenao scio-estatal no tocante a regulao do investimento e da moeda contribuiu para constituir, naquelas condies histricas e geopolticas especficas, uma dinmica excntrica, uma verdadeira singularidade do ciclo capitalista, que apareceu como ciclo virtuoso, ocultando as contradies objetivas e dilacerantes da crise orgnica que se desdobrou na dcada de 1970. 9

Estudos do Trabalho
Ano III Nmero 5 - 2009
Revista da RET Rede de Estudos do Trabalho www.estudosdotrabalho.org

[...] a crise orgnica tende a se desdobrar em crise estrutural na medida em que um complexo de instituies sociais que garantiam a produo e reproduo do capital se encontram diante de impasses decisivos, com a explicitao de seus prprios limites diante da forma social vigente. Tais desdobramentos estruturais possuem importantes impactos na dinmica conjuntural, tornado-a instvel e sinuosa (Ib.id, p. 2).

No plano poltico econmico a crise afetou os processos de internacionalizao produtiva e financeira da economia capitalista. A internacionalizao tirou parte dos ganhos fiscais sem todavia liberar o fundo pblico de financiar a reproduo do capital e da fora de trabalho. No plano terico a crise, mostrou os limites do sistema capitalista. De acordo com Oliveira:
A histria do desenvolvimento capitalista tem mostrado, que os limites do sistema s podem estar na negao de suas categorias reais, o capital e a fora de trabalho. Neste sentido, a funo do fundo pblico no travejamento estrutural do sistema tem muito mais haver com os limites do capitalismo, com os desdobramentos de suas contradies internas (OLIVEIRA, 1988, p. 12-13).

Os sinais de declnio do modelo de desenvolvimento fordista, cuja expresso maior foi o esgotamento do Estado de Bem-estar Social, coincidem paradoxalmente com as modificaes cientficas na base tcnica do processo produtivo, resultado do financiamento direto ao capital privado pelo fundo pblico. Nesse contexto, a microeletrnica7 associada informatizao, engenharia e a outros campos das cincias permitiram a criao de novos materiais e novas fontes de energia o que levou a substituio de uma tecnologia rgida por uma tecnologia flexvel (FRIGOTTO, 1996, p. 77). Essa mudana qualitativa na base tcnica
7

Rodrigues, J. (1998) analisando os documentos produzidos pela CNI Confederao Nacional da Indstria, rgo de classe dos empresrios brasileiros - nos mostra que entre as dcadas de 1980/1990 o empresariado pensava a competitividade formulando propostas para a reestruturao do Estado, da educao e da formao profissional, a partir de uma poltica industrial que toma o capital humano como insumo bsico. Ou seja, associava incrementos na produtividade e competitividade s inovaes tecnolgicas resoluo dos problemas sociais, o que levaria o fim da luta de classe e das concepes polticas progressistas que tencionam o espao pblico com questes como: concentrao de renda e desemprego. Para a CNI a responsabilidade pelo desemprego e pela possibilidade de excluso no do capital, mas dos prprios indivduos e das deficincias do sistema de ensino e das demais polticas pblicas, que de certa forma ainda resistem a se adequar s demandas da economia competitiva. Ver RODRIGUES. J. O moderno prncipe industrial. So Paulo: Autores Associados, 1998.

10

Estudos do Trabalho
Ano III Nmero 5 - 2009
Revista da RET Rede de Estudos do Trabalho www.estudosdotrabalho.org

acelerou o aumento da incorporao de capital morto e a diminuio de capital vivo no processo produtivo. O impacto desse modelo sobre o contedo do trabalho, sobre diviso do trabalho e sobre a qualidade do trabalho e sua qualificao, levou o capital a exigir um novo tipo de trabalhador: com maior capacidade de abstrao, iniciativa para gerenciar mquinas informatizadas e inteligentes, com capacidade para resolver rapidamente, de forma autnoma, problemas ligados a seu processo de trabalho. No mbito da produo a classe trabalhadora se cindia: entre trabalhadores qualificados, e no qualificados. Para os primeiros bons salrios, estabilidade e capacitao continua. Para os demais trabalhadores, definidos pelo prprio sistema como temporrios, caracterizados como excedentes de mo-de-obra, sequer foram pensados programas de requalificao, que garantissem sua recolocao no mercado, mesmo que em outro ramo produtivo.
O sistema produtivo necessita apenas de uma pequena parcela de trabalhadores estveis combinada com uma grande massa de trabalhadores de tempo parcial, terceirizados, ou aqueles que, por no serem imediatamente necessrios produo, so compelidos a ser trabalhadores independentes que se auto-empregam, ou patres de si mesmos (FRIGOTTO E CIAVATTA, 2001, p. 33).

Rummert (2004) ao analisar as polticas pblicas de educao profissional implementadas nas ltimas dcadas pelo Estado brasileiro, nos chama a ateno que os trabalhadores ligados ao ncleo central do capital, onde predomina s novas tecnologias, so mais escolarizados e gozam de razovel proteo social: esto inscritos no mercado formal, trabalham em empresas de alto padro tecnolgico, tem acesso a curso de requalificao profissional etc. Fora desse ncleo seleto, esto os demais trabalhadores, que possuem pouca ou nenhuma escolaridade. Aqueles que esto empregados em setores economicamente declinantes, que so obrigados a abrir mo de seus direitos para manter seus empregos; que so forados a aceitar servios de baixa produtividade sem proteo social mnima, com vnculos temporrios. Para estes a preocupao do Estado se resume complementao da escolarizao bsica e a preparao para o exerccio de trabalho simples Ou seja, garantir as condies mnimas para a explorao, sem que possam vislumbrar qualquer transformao de suas realidades objetivas. Como destaca Saviani (2007, p. 22), no quadro atual do desenvolvimento capitalista, o acesso a diferentes graus de escolaridade amplia as condies 11

Estudos do Trabalho
Ano III Nmero 5 - 2009
Revista da RET Rede de Estudos do Trabalho www.estudosdotrabalho.org

de empregabilidade, mas no garante ao individuo o acesso aos postos de trabalho, pois no h emprego para todos. Trata-se de um processo de crescimento excludente, em que to propagada teoria do capital humano se apresenta refuncionalizada, alimentando, na educao, a busca da produtividade tal como determinam os postulados neoprodutivistas. Nas relaes sociais, o que se materializa so formas diferenciadas e violentas de alienao e
superexplorao da classe trabalhadora, como ressaltam (FRIGOTTO E CIAVATTA, 2001, p. 37) As polticas neoliberais de desregulamentao, flexibilizao do trabalho e de destruio da esfera pblica materializam, de forma conjugada, a exacerbao da face destrutiva do capital. A destruio mais visvel a do conjunto dos direito sociais e subjetivos duramente conquistados pela classe trabalhadora e a instaurao de uma insuportvel e desintegradora provisoriedade e insegurana.

As anlises aqui feitas acerca da relao capital/trabalho se revelam de forma mais dura as crticas nova teoria do capital humano, que postulam ser o mercado o sujeito educador. Dentro dessa abordagem os direitos sociais bsicos, que incluem o sistema de ensino, a assistncia entre outros, deixam de ser direitos e tornam-se bens ou servios que se compram diretamente no mercado. Imputa-se aos mritos e as responsabilidades individuais a determinao do sucesso no mercado de trabalho e na vida. Segundo Souza (2004), no mbito da reproduo da fora de trabalho as aes que envolviam as polticas sociais, cujo intuito era buscar o consenso entre segmentos sociais antagnicos, minimizando assim a chamada questo social, deixaram de ser uma questo premente, tal como fora no passado. O foco da poltica neoliberal no mbito das relaes sociais, incluindo as de produo, passou a ser o indivduo. E quanto mais atomizados se tornam os processos de produo, quanto menos dependentes do coletivo de trabalhadores, mais acirradas se tornam as prticas individualizantes. O que significa dizer que, a reproduo do trabalho na tica neoliberal est cada vez mais subjetiva, mas individualizada do que nunca, enfim, que os processos de individualizao dos sujeitos so fundamentais para o

12

Estudos do Trabalho
Ano III Nmero 5 - 2009
Revista da RET Rede de Estudos do Trabalho www.estudosdotrabalho.org

convencimento, para a submisso passiva dos indivduos nova direo tica e moral do capital em tempos de neoliberalismo.8 No plano econmico o capital dinheiro desloca-se cada vez mais de sua referncia real (capital produtivo) e torna-se fictcio, especulativo (capital financeiro) permitindo aos que tm o manejo das informaes e das tecnologias auferir ganhos extraordinrios. Segundo Frigotto (2001, p. 32) o capital desvencilhou-se da ameaa comunista, dos controles sociais do Estado de Bem-Estar e da organizao da classe trabalhadora. O que parecia ser uma nova ordem marcada pela mundializao, pela descentralizao da economia, transformou-se em (des)ordem, em crise do sistema-capital que se materializa em duas dimenses distintas e articuladas. 1) O capital esgotou sua capacidade civilizatria: apesar de gozar de uma capacidade exponencial de produzir mercadoria, de concentrao de riqueza, de conhecimento, incapaz de distribuir e de socializar a produo para o atendimento das necessidades humanas bsicas. Sob esse aspecto, pode-se dizer que a hipertrofia do capital financeiro especulativo ameaa um dos fundamentos principais do capital: a propriedade privada; 2) Ao agregar novas tecnologias sua base tcnica o capital mudou seus processos produtivos e passou a exigir um trabalhador com mais atributos intelectuais do que fora fsica. Ou seja, ampliou-se o trabalho morto e passou-se a exigir maior interao deste com o trabalho vivo. Para os trabalhadores estas mudanas significaram: desemprego, terceirizao, precarizao de sua sobrevivncia como sujeito trabalhador. Para Mszaros, a mundializao do capital rompeu as barreiras externas que o regulamentavam e o limitavam, tornando-o um capital auto-regulado, sem ptria, que pode estar em qualquer lugar, usufruir de qualquer mercado financeiro, medida que dita suas prprias regras. Sua materialidade tornou-se fruda, at mesmo no cho da fbrica, onde robs

Para entendermos este novo processo de subjetivao fundamental discutirmos o chamado modelo das competncias. O deslocamento da noo de qualificao para a de competncia corresponde passagem do modelo de produo taylorista-fordista para a organizao flexvel do trabalho. Segundo Chinelli (2004) o termo competncia usado para indicar as necessidades geradas pelos novos padres de competividade e pelas maiores exigncias de qualidade dos produtos e servios, portanto, demandam novos atributos e habilidades por parte dos trabalhadores, nem sempre relacionados ao conhecimento profissional (a qualificao) mas associados subjetividade e s formas atravs das quais ela se expressa no espao de trabalho. Para aprofundar a discusso ver CHINELLI, F. A crise do capitalismo e a tica da empregabilidade. Digitado., 2004.

13

Estudos do Trabalho
Ano III Nmero 5 - 2009
Revista da RET Rede de Estudos do Trabalho www.estudosdotrabalho.org

executam trabalho humano que antes exigiam grande habilidade e preciso. E mais: em sua busca desenfreada pelo aumento taxa de acumulao o capital no apenas desqualifica o trabalhador e intensifica a explorao da foras de trabalho, ele desqualifica um princpio fundamental da forma capital de relaes sociais: a propriedade privada. Como ressalta Oliveira (1988):
[...] o capital fictcio que viaja em tempo real-digital de um lugar para o outro, viaja em molculas que o prprio dinheiro, no necessitando fixarse em unidade industriais. O que preside na ordenao desta fixao o carter fictcio do capital dinheiro [...] ao contrrio da sociedade do conflito, em que o capital-dinheiro s existe depois de construir a fora de trabalho vivo. (Ib.id, p. 8)

Nessa perspectiva, podemos dizer que a compreenso das crises do capital, tanto a 1970 como a mais recente9, em 2008, permite-nos perceber o quanto so altos os custos sociais e humanos da alternativa neoliberal. Mas esta situao nos permite compreender que a concretizao de um novo projeto societrio depende da capacidade dos sujeitos concretos de manter e ampliar democraticamente a esfera pblica na disputa dos bens e servios e direitos conquistados no terreno contraditrio quele que nos oferecido pelo liberalismo, seja em sua forma Keneysiana ou sob qualquer outra via. Como destaca Arantes (2004) no podemos ser ingnuos quando analisamos o papel do Estado neoliberal, tomado supostamente como mnimo. Temos que perguntar a quem serve tal minimizao, pois:
[...] o Estado continua jogando importante papel no incremento a acumulao capitalista. No entanto, esta ao se desenvolve de forma nova. Adota-se uma poltica de reduo da participao do Estado na esfera produtiva, mas ele age sob outras formas com o mesmo objetivo: aumentar a acumulao capitalista. (ARANTES, 2004, p. 2)

A origem da atual crise do capital est na relao inversa entre aumento do volume de vendas e a queda do poder aquisitivo do trabalhador em funo da diminuio crescente de postos de trabalho. Com a reestruturao da base tcnico-cientifica do capital esse processo se acirrou. Como destaca Arruda (2008), com a diminuio do emprego do trabalho vivo, um nmero cada vez menor de trabalhadores participa do processo produtivo. O capitalista, ento, recorre ao crdito. Assim, mais do que vender produtos ele quer vender o dinheiro que cooptou para realizar a produo e estica as linhas de crditos at acontecer o "estouro da bolha" como ocorreu com as hipotecas no USA e com os financiamentos de veculos em at 96 meses, como ocorreu no Brasil.

14

Estudos do Trabalho
Ano III Nmero 5 - 2009
Revista da RET Rede de Estudos do Trabalho www.estudosdotrabalho.org

Segundo Arantes (op.cit.), uma das conseqncias mais graves o crescimento acelerado do desemprego conjuntural, decorrente das polticas recessivas, e do desemprego estrutural, decorrente da adoo de novas tecnologias. Estas inovaes tiveram como resultado um aumento da produtividade do trabalho e um aumento dos lucros. O caminho natural seria que tal aumento da riqueza social fosse compartilhado com os trabalhadores. Todavia ocorreu exatamente o inverso. A concentrao da riqueza aumentou sob a alegao de que o Estado no deveria intervir em favor dos trabalhadores. Pode-se dizer que o desemprego converteu-se na praga do capitalismo avanado, levando pases, como os Europeus, a se fecharem numa cortina de ferro para impedir a entrada, em seus mercados, dos miserveis oriundos dos pases pobres, que foram submetidos aos ajustes dos centros hegemnicos. Dados citados por Chomsky (1993) retirados de relatrios do Banco Mundial indicam que os pases industrializados reduzem as rendas nacionais do sul do planeta em cerca do dobro da ajuda financeira concedida regio. Os programas ditados pelo FMI e BM ajudaram a dobrar o fosso que separa os pases ricos dos pases pobres. Ainda segundo Chomsky, as transferncias de recursos dos pases pobres para os ricos chegaram a mais de US$ 400 bilhes entre 1982 e 1990. Os mecanismos de confisco fiscal do-se mediante a transferncia por servios da dvida externa, royalties e especulaes monetrias. Os termos de pagamento da dvida externa como tm sido colocados por esses organismos para o Brasil e outros pases latino-americanos, vm inviabilizando qualquer poltica de retomada do crescimento econmico e dilapidando de tal forma o fundo pblico que a manuteno de servios bsicos, que so direitos dos cidados, ficou extremamente precria resultado das privatizaes (diretas ou indiretas) de diversos setores do Estado. Segundo Oliveira, a Amrica Latina vive a vanguarda do atraso, que consiste em chegar nos limites do capitalismo desenvolvido, sem ter atingido seus patamares mnimos. O que significa dizer que mal se ultrapassou as fronteiras da segunda revoluo industrial e os Estados perifricos se vem s voltas com a perda de sua capacidade regulatria, que vai desde de regular o sistema econmico no seu prprio territrio at apresentar a fratura exposta da violncia privada dos grupos, gangues, redes de narcotrfico [...] que ele mesmo, em funo de sua dilapidao financeira estimulou at o surreal. (OLIVEIRA, 1998, p.209) 15

Estudos do Trabalho
Ano III Nmero 5 - 2009
Revista da RET Rede de Estudos do Trabalho www.estudosdotrabalho.org

Os Estados, especialmente na periferia capitalista, foram conscientemente enfraquecidos, quando no selvagemente sangrados, pelas polticas neoliberais a fim de favorecer o predomnio sem contrapesos dos interesses das grandes empresas. [...] a realidade que nossos estados so muito mais dependentes hoje do que antes, oprimidos por uma dvida externa que no pra de crescer e por uma comunidade financeira internacional que na prtica os despoja de sua soberania ao ditar as polticas econmicas docilmente implantadas pelos governos da regio (BORON, 1999, p. 48 e 50).

Esse quadro foi provocado pela escolha da insero dos pases latino-americanos numa posio subalterna nos processos de expanso da ltima fase do capitalismo global. Segundo Oliveira, os regimes democrticos que se instauraram nas ltimas trs dcadas no continente se revelaram verdadeiros arremedos dos seus antecessores ditatoriais: enquanto estes acumularam vultosas dvidas externas na busca desenfreada do sonho do desenvolvimento econmico, os atuais governos tentam apagar os ltimos vestgios da busca da independncia econmica, buscando uma espcie de cura pelo veneno (OLIVEIRA, 1998, p. 209). Consideraes finais A adoo do modelo neoliberal conduziu a um aumento da taxa de lucros. No entanto, o aumento da lucratividade no representou um crescimento na atividade produtiva. Pelo contrrio, grande massa de recursos foi deslocada da esfera produtiva para a esfera especulativa e financeira. Segundo Anderson, economicamente o neoliberalismo fracassou, no conseguindo nenhuma revitalizao bsica do capitalismo avanado. O que foi conseguido foi o aumento da taxas de lucro com a especulao, mas no houve crescimento econmico propriamente dito que sanasse as dvidas pblicas dos pases centrais apesar de todos os arranjos dos organismos multilaterais para subordinar as economias e polticas dos pases perifricos. Socialmente o neoliberalismo teve xito criando sociedades mais desiguais embora no to desestatizada como queria. Mas foi no campo poltico-ideolgico que este sistema alcanou maior xito, firmando sua hegemonia, ao disseminar a simples idias de que no h mais alternativas para os seus princpios e que todos, confessando ou negando, tem que se adaptar as suas normas.

16

Estudos do Trabalho
Ano III Nmero 5 - 2009
Revista da RET Rede de Estudos do Trabalho www.estudosdotrabalho.org

Frigotto (1996) ao concluir suas anlises sobre a crise do capital chama a ateno para um estudo desenvolvido por Adam Schaff encomendado pelo Clube de Roma. Nesse estudo Schaff conclui que o capitalismo face sua atual crise s tem duas sadas: a democratizao e a socializao da sua imensa capacidade tcnico-cientfica a servio das mltiplas necessidades humanas ou o equilbrio mantido mediante a guerra e as convulses sociais. As Guerras do Golfo, do Afeganisto, a interveno no Iraque, indicam uma deciso em curso.10 Deciso esta que evidencia que a soluo neoliberal representa um retrocesso tanto terico como poltico com srias conseqncias sociais para a humanidade e para o prprio destino do Planeta. Todavia tal concepo j encontra hoje forte resistncia. J se pode perceber que
uma nova onda de crescimento do pensamento progressista comea a ser levantada no mundo.

Vai se desmanchando no ar a idia de caminho nico, de fim da Histria. As anlises trazidas tela pelos autores aqui discutidos reforam as teses de Mszros de que o capital esgotou sua capacidade civilizatria e que tal sistema no mais se justifica e que sua superao se impe como historicamente necessria, apesar de no haver muita gente convencida de que o capitalismo est apodrecido e que o mudo est maduro para uma transformao social. Essa falta de convencimento fruto de uma articulao poderosa do sistema capital no mbito poltico-ideolgico.
As crises de legitimidade do poder mundial dos Estados Unidos expressaram a incapacidade do aparto militarindustrial norte-americano de lidar como os problemas suscitados pela descolonizao do mundo. Ou seja, a plena soberania dos pases de Terceiro Mundo constitua uma ameaa permanente, potencialmente mais sria que o prprio poder sovitico. Sua combinao ampliou a importncia estratgica do Terceiro Mundo como reservatrio de recursos naturais e humanos para atender as necessidades presentes e futuras das economias do Primeiro Mundo. Segundo Arrighi (2000), a expanso das atividades transnacionais norte-americanas e europias nos pases de Terceiro Mundo criaram laos organizacionais muito efetivos e eficientes entre os insumos primrios provenientes do Terceiro Mundo e o poder aquisitivo do Primeiro Mundo. Segundo o autor, a conquista dos direitos de soberania dos pases de Terceiro Mundos traz a possibilidade de flexibilizao do fluxo dos insumos primrios e at pode terminar por elimin-la completamente. O grande medo dos Estados Unidos levou o imprio a exercer o papel de polcia do mundo. A questo central reside no fato que, se essas naes se sentissem livres para usar seus recursos naturais e humanos como bem entendessem, inclusive acumulando-os ou mobilizando-os na busca de poder interno, regional, ou mundial, como os Estados Unidos soberanos sempre tiveram a vontade de fazer, a presso sobre o abastecimento (gerada pela expanso do regime de acumulao norte-americano) inevitavelmente causaria uma imploso sob a aforam de uma competio excessiva dentro e entre os pases de Primeiro Mundo. Da o apelo Guerra, s intervenes. Aes que vm se legitimando sob o simulacro do combate ao terrorismo, as ditaduras, ao narcotrfico. Para uma leitura crtica das questes aqui assinaladas ver ARRIGHI, G. O longo sculo XX. Rio de Janeiro: Contraponto, So Paulo: Ed. da UNESP, 2000.
10

17

Estudos do Trabalho
Ano III Nmero 5 - 2009
Revista da RET Rede de Estudos do Trabalho www.estudosdotrabalho.org

Por isso acreditamos que o caminho poltico a ser vislumbrado encontra nas teses de Gramsci, nas suas formulaes sobre contra-hegemonia, sobre a formulao de uma nova direo moral e intelectual, um campo fecundo para reflexo acerca das possibilidades cada vez mais concretas de se instaurar uma nova direo societria no Planeta, mesmo que no seja em bloco como a desejamos. Os prenncios so a agudizao da crise do capital e organizao, sobre novas bases, que necessariamente no so os Partidos nem a classe operria, mas a massa de trabalhadores nos diferentes movimentos sociais em diversas partes do mundo: sujeitos coletivos, oprimidos, cujos ecos da indignao e o clamor por mudanas vm forjando uma a instaurao de um novo projeto de sociedade, ainda que tomada como utpica, para aqueles que no acreditam em revolues. Assim, tal como Gramsci, acreditamos que a afirmao de um novo modo de ser e viver a vida, disseminada pelos intelectuais orgnicos da classe trabalhadora em seus diferente aparelhos de hegemonia so estratgias fundamentais, no sentido que nos permite tomar posies em diferentes instncias da sociedade civil, consolidando uma direo tica e moral pautada pelos princpios do materialismo histrico. Na teoria gramsciana, o papel do Estado no se restringe ao mbito econmico. Para Gramsci, Estado todo o complexo de atividades prticas e tericas com as quais a classe dirigente justifica e mantm no s o seu domnio, mas consegue obter o consentimento ativo dos governados (GRAMSCI, 1980, p.87). Ser Estado significa imprimir uma direo ao conjunto da sociedade. Para realizar essa funo o Estado comporta duas dimenses: a sociedade poltica e a sociedade civil. No mbito da sociedade poltica encontramos as atividades ligadas funo de coero e exerccio da fora, e no mbito da sociedade civil as atividades ligadas ao convencimento. Embora apresentem especificidades estruturais e funcionais distintas, essas duas dimenses constituem o Estado, ou seja, um momento nico em que se combinam: hegemonia e dominao Sem abrir mo de estratgias de dominao, Gramsci d especial destaque s aes no mbito da sociedade civil, ressaltando que, quanto mais as foras contra-hegemnicas resistem s investidas do poder dominante mais forte se tornam, mais se ampliam, conquistam novos aliados e firmam sua direo, ainda que clandestinamente. Partindo dessa perspectiva 18

Estudos do Trabalho
Ano III Nmero 5 - 2009
Revista da RET Rede de Estudos do Trabalho www.estudosdotrabalho.org

de luta, podemos dizer que o avano das foras contra-hegmonicas nas ltimas dcadas, em especial na Amrica Latina, tem sinalizado para a possibilidade de construo de um novo projeto societrio que, gestado nos limites estruturais impostos pelo capital, pode parecer utpico, mas no de inexorvel realizao. REFERNCIAS

ALVES, G. Trabalho e globalizao. Revista Autor. [Rio de Janeiro], ano 4, nmero 40, p. 14, out. 2004. ANDERSON, P. Balano do neoliberalismo. In: ______. SADER, E. ; GENTILI, P. Psneoliberalismo: as polticas sociais do Estado democrtico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. ARANTES, A. Neoliberalismo e liberdade do capital. Vermelho: portal do Partido Comunista do Brasil, Rio de Janeiro, 15 jun. 2005. Disponvel em: <http://www.vermelho.org.br/diario/2005>. ARRUDA, Fausto. Os fundamentos da crise atual do capitalismo. Disponvel em: <http://www.anovademocracia.com.br>. Edio n. 48, dez. 2008. ARRIGHI, G. O longo Sculo XX. Rio de Janeiro: Contraponto, So Paulo: Ed. da UNESP, 2000. BIANCHETTI, R. G. O ressurgimento neoliberal. In: Neoliberalismo e poltica educacional. So Paulo: Cortez, 2001 BORON, Atlio. Democracia e reforma social na Amrica Latina: reflexes a propsito da experincia europia. In: ______. Estado, capitalismo e democracia na Amrica Latina. Rio de Janeiro [s.n], 1994. CHINELLI, F. A crise do capitalismo e a tica da empregabilidade. Digitado, 2004. FRIGOTTO, G. A natureza, especificidade e custos humanos da crise dos anos 70/90. In: ______. Educao e a crise do capitalismo real. So Paulo: Cortez, 1996.

19

Estudos do Trabalho
Ano III Nmero 5 - 2009
Revista da RET Rede de Estudos do Trabalho www.estudosdotrabalho.org

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. A crise do capital e a crise tico-poltica. In: ______. Teoria e educao no labirinto do capital. Petrpolis: Vozes, 2001. GRAMSCI, A. Maquiavel, a poltica e o Estado moderno. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1980. ______. Concepo dialtica da histria. 10. ed. Rio de Janeiro Civilizao Brasileira, 1995. HOBSBAWM, E. Crise da ideologia: liberalismo x socialismo. Revista Carta. Braslia, n. 1, p. 142-150, 1992. MEZROS, I. Para alm do capital. So Paulo: Ed. Unicamp: Boitempo, 2002. MARTINS, Umberto. Prosperidade e crise na dialtica do capital. Vermelho: portal do Partido Comunista do Brasil, Rio de Janeiro, 15 jun. 2005. Disponvel em: <http://www.vermelho.org.br/diario/2005>. OLIVEIRA, F. o surgimento do antivalor: capital, fora de trabalho e fundo pblico. Revista Novos Estudos CEBRAP. So Paulo, n. 22, p. 8-28, out. 1988. OLIVEIRA, F. A vanguarda do atraso e o atraso da vanguarda: globalizao e neoliberalismo na Amrica Latina. In: ______. Os direitos do antivalor: a economia poltica da hegemonia imperfeita. Petrpolis: Vozes, 1998. RODRIGUES. J. O moderno prncipe industrial. So Paulo: Autores Associados, 1998. RUMMERT, Sonia Maria. Educao Bsica e profissional de trabalhadores: polticas pblicas e aes do Estado, do trabalho e do capital. Niteri, 2004. Projeto de Pesquisa. SANTOS, W.G. Cidadania e justia. 6. ed. So Paulo: Cortez, 1999. SAVIANI. D. O pensamento pedaggico brasileiro: da aspirao cincia cincia sob suspeio. Educ. e Filos., Uberlndia, v. 21, n. 42, p. 13-35, jul./dez. 2007. SOUZA, E.G. Ressignificao do educar e da cultura: as aes do SESC e do SESI e o pensamento pedaggico empresarial. Niteri, 2004. Projeto de pesquisa.

20

Das könnte Ihnen auch gefallen