Sie sind auf Seite 1von 8

Consultoria e Servios de Engenharia .

cse@belsol.com.br - fone: (35) 3712-4175 - fax: (35) 3714-2349


Rua Guaicurus, 460 - Vila Togni - Poos de Caldas - M.G. cep:37 704 347 _______________________________________________________________________________________________

Aterramento X SPDA verdade que as Normas NBR-5410 e NBR-5419 recomendam interconeco de todas as malhas de terra, mas isto no deve ser seguido como uma regra plenamente definida e se houver interligaes, elas no podem ser feitas de qualquer jeito! No uma verdade absoluta e vai em sentido contrrio segurana dos modernos equipamentos eletrnicos. Para iniciar uma compreenso destes conflitos, deve-se observar que estas normas foram colocadas com o pensamento em equipamentos eltricos robustos, tais como motores, eletrodomsticos, instalaes industriais de potncia, etc... Porm, h alguns aspectos mais detalhados e outras vises, aos quais resumiremos aqui. A norma NBR-5419, desde sua verso anterior, de 1993, traz alguns erros conceituais graves que foram inclusive reclamados em diversas instncias, anterior e posteriormente sua atualizao em 2000 (veja Revista Eletricidade Moderna de jan/2000 e outras que se seguiram, protestando contra tais falhas conceituais). Portanto, discusses sobre aterramento eltrico nos trs alguma preocupao, pois este tema no permite generalizaes ou solues padres superficiais, pelas mesmas razes porque este tema se torna de difcil normatizao. Repare que toda vz que se fala de aterramenro ou SPDA, a NR10 aceita qualquer norma internacional e principalmente a justificativa do responsvel pelo projeto.

Ento, vejamos: O principal erro conceitual refere-se equalizao de potencial durante uma descarga atmosfrica! No universo de fenmenos associados s descargas atmosfricas, que so transitrios extremamente rpidos onde os comprimentos de onda so de poucos centmetros, a teoria um pouco diferente do conceito eletrotcnico empregado no universo de baixas freqncias (50, 60 Hz, etc), onde os comprimentos de onda so de milhares de quilmetros, o que faz com que os pontos de um circuito de dimenses fsicas muito grandes se apresentem "num mesmo ponto da senoide". No ambiente dos transitrios extremamente rpidos: 1. No h garantia de manuteno do valor das indutncias ou das capacitncias, uma vez que tudo depende da forma dos campos eltricos e magnticos que neste caso no se distribuem homogeneamente, 2. No h garantia de equalizao de potenciais eltricos, seno aps uma srie de tempos de propagaes e reflexes, que de fato, trariam a equalizao final de tenses, no fossem os diversos e diferentes pontos de escoamento da energia para a terra, 3. O conceito de resistncia de terra e a fixao de valores mximos no tem sentido, pois a "impedncia de surto" dos eletrodos de aterramento, que rege seu comportamento, 4. Na verdade, o conceito de impedncia, tpico de grandezas senoidais, no aplicvel neste ambiente, tanto que aqui se introduz o conceito de "impedncia de surto".

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


2

Ento quais so as implicaes de se interligar os ter-ras de para-raios atmosfricos com terra de sistemas eltricos numa instalao? Um equipamento eletrnico pode interligar-se com o meio externo de 4 maneiras.(Suas portas de entrada para surtos): Entrada de suprimento, Canal de sada /entrada de sinais de comunicao Ponto de aterramento da carcaa, Antena de comunicao.

Lembremos do que foi dito: At que os potenciais entre todos os pontos ou partes do sistema atingido sejam "mais ou menos equalizados" (fonte de suprimento, dispositivo remoto ligado ao canal de sinal, etc.), ou seja, atinjam potenciais prximos, os equipamentos eletrnicos ficam sujeitos a diferenas de potencial, podendo-se ter surtos, por exemplo, que produzam arcos eltricos que "saltam" da carcaa para a placa, queimando assim todos os componentes, desde que o potencial do ponto de aterramento da carcaa atinja valores muito mais elevados que o potencial de referncia do sistema de suprimento. Nestas condies, h que se considerar a suportabilidade quanto aos surtos, principalmente lidando-se com equipamentos eletrnicos, que descrita pela CURVA CBEMA (Computer and Business Equipment Manufacturers Association).

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


3

Normalmente os fabricantes exigem aterramentos independentes, tentando fugir de surtos transferidos por um terra heterogneo e composto de elementos dspares quanto robustez eltrica. Mas na verdade, no se pode proteger equipamentos eletrnicos atravs de aterramentos, mas sim atravs de barreiras srie, tais como os "shokes" ou "baloons" dos cabos de monitores de computador, etc., alm de dispositivos supressores de surto (Zenner, centelhador a gs, varistor, etc.). Existe aqui um conflito entre o recomendado pelas normas NBR-5410 e 5419, voltadas para equipamentos e sistemas eltricos de potncia, tais como motores, cabos, etc., que so muito mais robustos [NBI (Nvel Bsico de Impulso) muito elevado], e o que seria ideal para a integridade de equipamentos eletrnicos, muito mais sensveis. Qual , especificamente o seu problema, a pergunta principal a responder, antes de decidir entre unificar ou no as malhas de terra em uma instalao. Fizemos um breve resumo, para dizer finalmente: Este problema exige o olhar de um engenheiro, que tenha viso abrangente do seu problema e tambm que compreenda que as vezes uma soluo traz um compromisso com um aspecto, descobrindo outro. No existe receita de bolo que resolva tudo. Nossa maior dor-de-cabea que a NFPA 780 normatizou a interligao entre os terras do sistema de potncia e SPDA.

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


4

A NFPA (National Fire Protection Association) o livro de cabeceira das seguradoras e dos bombeiros. Portanto, uma canseira convenc-los que a NR-10 acata a justificativa e a deciso do Engenheiro projetista de interlig-los ou no. 10.3.4 O projeto deve definir a configurao do esquema de aterramento, a obrigatoriedade ou no da interligao entre o condutor neutro e o de proteo e a conexo terra das partes condutoras no destinadas conduo da eletricidade. Caso se esgote todo seu repertrio de persuaso, em vo, s lhe resta um recurso (que no 100% garantido, mas, teoricamente minimiza o problema): 1. Faa um documento eximindo-o de responsabilidade de qualquer dano ou lucro cessante causado pela interligao dos terras de SPDA com o sistema eltrico de potncia. Neste documento, pegue nome, cargo e assinatura de quem fez a exigncia; Projete e monte seu sistema SPDA tipo gaiola de Faraday classe I, por rea (ou prdio); Mamtenha as malhas de terra dos SPDAs, independentes da malha de terra do sistema de potncia da planta; Em cada rea (ou prdio), encontre o ponto de terra (haste) do sistema SPDA local, mais prximo do TAP (Terminal de Aterramento Principal) do sistema de potncia da rea; A um metro deste ponto (e na direo do TAP), instale outra haste de terra que denominaremos TAL(spda) CSE consultoria e servios de engenharia ltda.
5

2.

3.

4.

5.

(Terminal de Aterramento Local do SPDA) e entre elas, seguindo a teoria da MTR (Malha de terra Referencial). instale, em uma caixa, uma placa metlica, que funcionar como suppressor de surtos de alta frequncia; 6. Embora no exista garantia total, o TAL(spda), tericamente, no dever transmitir surtos de alta frequncia ao sistema, portanto, ele e s ele, poder ser interligado ao TAP, equalizando os barramentos de terra; Obs.: Faa as coneces at o TAL(spda) concordantes e com curvas de raio longo.A partir dele, faa as curvas em 90 graus. 7. Proteja seus equipamentos sensveis utilizando o sistema MTR.

Obs.: A construo das M.T.R., baseada nas pesquisas de conduo de sinais de alta freqncia em cabos condutores (linhas fsicas de transmisso de dados), onde se estabeleceu que se o comprimento do condutor for muito menor que o comprimento de onda do sinal transmitido (de 1/10 a 1/20), ento a diferena de potencial estabelecida entre as extremidades do condutor praticamente desprezvel. Para um sinal de 60MHz, um vigsimo do seu comprimento de onda equivale cerca de 30cm. Portanto, se for construda uma malha de condutores espaados entre si com esta distncia e interconectados nos seus cruzamentos, ser criado um grande nmero de circuitos paralelos de baixa impedncia, que funcionaro praticamente como curto-circuito para o espectro de freqncias desde 60Hz (freqncia industrial) CSE consultoria e servios de engenharia ltda.
6

at 60MHz. Pode-se perceber, por extenso, que uma chapa metlica equalizaria qualquer freqncia por mais elevada que fosse, uma vez que seria nulo o espaamento entre condutores. O condutor ideal para altas freqncias a fita. Logo, a M.T.R. deve, em princpio, ser executada e interligada com estes condutores. Fluidos inflamveis, normalmente so dieltricos, portanto passveis de se eletrizarem estaticamente pelo seu atrito com as linhas, bombas e equipamentos, durante o seu manuseio. Por este motivo recomenda-se que todo o sistema, linhas, bombas, equipamentos e tanques (inclusive os de transporte), estejam no mesmo potencial eltrico e firmemente aterrados, com uma resistncia o menor possvel para terra, e que seja testada a cada 2 anos. Afinal, combustveis acima de seu ponto de fulgor podem ser considerados como explosivos. Do aterramento deve constar: Ponto para o firme aterramento do caminho, em sua carga ou descarga; Pontes eltricas atravs de elementos de linhas e flanges; Aterramentos visveis e independentes de motores, bombas e equipamentos; Se os motores forem aterrados internamente pela caixa borne, isto deve estar indicado no campo; Todos os tanques devem ser visivelmente aterrados; CSE consultoria e servios de engenharia ltda.
7

As linhas devem ser firme e visivelmente aterradas a cada 50 m, no mnimo; Leitos de cabos e estruturas metlicas no so considerados aterramentos; Nenhum condutor da malha de terra deve ser isolado ou passar por eletrodutos metlicos. Proteo contra descargas atmosfricas para os tanques: Normalmente os tanques so erguidos em locais isolados e so os pontos mais altos de sua regio. Como so firmemente aterrados, transformam-se em Para-raios preferencias. Por isto, recomenda-se que sua proteo contra descargas atmosfricas seja feita por uma malha de cabos estticos, com as seguintes caractersticas: Esteja a pelo menos quatro metros acima do ponto mais alto do tanque; Que todo o tanque esteja compreendido dentro do cone formado por um ngulo de 30 tomado a partir da vertical da extremidade mais prxima da malha; Que o aterramento da proteo seja melhor ou igual ao terra do sistema de potncia; Se for interlig-lo malha de terra da planta, use o mesmo critrio acima descrito. PFCP

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


8

Das könnte Ihnen auch gefallen