Sie sind auf Seite 1von 14

Projeto Colgio Naval Qumica Prof: Amanda Mol. 01) NO poderamos citar, como propriedades gerais da matria: a) odor.

. b) extenso. c) impenetrabilidade. d) indestrutibilidade. e) inrcia. 02) Considere as substncias X e Y na forma de dois cubos de 1dm de aresta. As massas de X e de Y so 300 gramas e 3 kg, respectivamente. Se, num balde contendo 10 litros de gua, colocarmos o cubo de X e um pedao de Y com um dcimo do tamanho original, a) X chegar ao fundo mais rpido que Y b) Ambos chegaro ao fundo no mesmo tempo c) Y no chegar ao fundo d) Nenhum dos dois chegar ao fundo e) X no chegar ao fundo 03) Quando as substncias reagem entre si ocorrem fatos bastante visveis que confirmam a ocorrncia da reao, e dentre eles, podemos destacar: desprendimento de gs e luz, mudana de colorao e cheiro, formao de precipitados etc. Qual das alternativas abaixo envolve uma transformao qumica? a) Prensagem de latas de refrigerantes. b) Liquefao do ar atmosfrico. c) Coleta seletiva de lixo. d) Lanamento de uma nave espacial. e) Mistura de lcool e gasolina para veculos automotores. 04) Considere as seguintes situaes: I) Acetona derramada sobre a pele; II) Fermentao da massa na fabricao de pes; III) Cozimento de um ovo; IV) Destilao fracionada do petrleo; V) Dissoluo de cloreto de sdio em gua. So fenmenos qumicos: a) II e III, somente. b) I, II e V, somente. c) I e III, somente. d) I, II e IV, somente. e) III e IV, somente. 05) Ao afirmarmos que o gelo seco sublima, estamos nos referindo :

a) passagem direta do estado gasoso para o slido. b) passagem do estado slido para o gasoso, passando antes por uma fase lquida. c) passagem direta do estado slido para o gasoso. d) passagem do estado lquido para o gasoso. e) passagem do estado slido para o lquido. 06) Em uma noite de inverno rigoroso uma dona de casa estendeu as roupas recm lavadas no varal, expostas ao tempo. Pela manh as roupas congelaram, em funo do frio intenso. Com a elevao da temperatura no decorrer da manh, comeou a pingar gua das roupas, em seguida elas ficaram apenas midas, e elas logo estavam secas. Ocorreram nestas roupas, respectivamente, as seguintes passagens de estados fsicos: a) solidificao, evaporao e fuso. b) solidificao, fuso e evaporao c) fuso, solidificao e evaporao. d) fuso, evaporao e solidificao. e) evaporao, solidificao e fuso. 07) Observe a tabela a seguir:

No interior de um freezer a -18 C estaro, no estado slido, as substncias: a) gua, bromo e etanol. b) gua, oxignio e etanol. c) gua, oxignio e cloreto de sdio. d) gua, bromo e cloreto de sdio. 08) Referindo-se s propriedades dos estados fsicos da matria, INCORRETO afirmar que: a) a mudana de estado de um material altera o modo como as partculas se organizam e movimentam sem modificar sua natureza. b) os slidos apresentam mxima organizao interna e suas partculas efetuam movimentos de vibrao em torno de um ponto de equilbrio.

Nova Iguau . Mesquita . Nilpolis . Belford Roxo . So Joo de Meriti www.colegiocursopec.com.br

c) as partculas se encontram mais distantes umas das outras nos lquidos do que nos gases, e as foras de interao entre elas so desprezveis. d) as partculas que constituem os gases apresentam entre si grandes espaos vazios e fracas foras de interao, favorecendo sua expanso e compresso. 09) Na tabela a seguir, h algumas substncias com suas respectivas temperaturas de fuso e ebulio, a 1 atm:

Dois tomos que possuem o mesmo nmero de __________ pertencem ao mesmo elemento qumico. Dois tomos com iguais nmeros de massa so ________________. A sequencia de palavras que, na ordem, completa corretamente as frases acima : a) Altropos, prtons, isbaros b) Isomorfos, eltrons, istopos c) Isoeletrnicos, prtons, isbaros d) Isoeletrnicos, nutrons, isbaros e) Altropos, prtons, istopos 13) As espcies qumicas inicas
82 Pb 2+

82 Pb

4+

De acordo com esses dados, INCORRETO afirmar que: a) a temperatura de solidificao do fenol igual a 43 C. b) as cinco substncias so lquidas temperatura ambiente de 25 C. c) o ter etlico est no estado gasoso quando a gua entra em ebulio. d) a temperatura de ebulio de 50 mL de gua ser maior que a de 100 mL de lcool etlico.

provenientes de istopos distintos de chumbo encontrados na natureza, apresentam: a) massas atmicas iguais. b) nmero de massa e de nutrons iguais. c) nmero atmico e de prtons diferentes. d) configuraes eletrnicas com diferentes nmeros de eltrons. 14) Considere um tomo, cujo nmero atmico igual a 11, que forma ction, ao participar de reaes qumicas e que apresenta 12 nutrons. Seus nmeros de eltrons, prtons e de massa so, respectivamente, a) 11, 11 p e 23. c) 10, 10 p e 23. e) 10, 12 p e 24 b) 10, 11 p e 22. d) 10, 11 p e 23.

10) Para identificar um elemento qumico, usa-se: a) o nmero atmico. b) o nmero de massa. c) a capacidade de realizar ligaes qumicas. d) o tamanho do tomo. e) um microscpio eletrnico. 11) Com relao estrutura do tomo, assinalar a alternativa correta: a) o tomo macio b) a massa do tomo est fundamentalmente concentrada no seu ncleo c) no ncleo encontram-se prtons e eltrons d) a massa do eltron igual massa do prton e) tomos de um mesmo elemento qumico so todos iguais. 12) Dois tomos de elementos qumicos diferente, com o mesmo nmero de eltrons, so chamados de ____________________.

15) O on X+3 possui 30 nutrons e nmero de massa igual a 54. A quantidade de eltrons que essa espcie possui a) 21. b) 24. c) 27. d) 84. 16) Considere as seguintes informaes: I. A configurao eletrnica, segundo o diagrama de Linus Pauling, do nion trivalente de nitrognio origina do tomo nitrognio, 1s2 2s2 2p6 . II. Num mesmo tomo, no existem dois eltrons com os quatro nmeros qunticos iguais. III. O on
39 1+ 19 K

( 7N3 ) , que se

possui 19 nutrons.

Nova Iguau . Mesquita . Nilpolis . Belford Roxo . So Joo de Meriti www.colegiocursopec.com.br

IV. Os ons Fe2+ e Fe3+ do elemento qumico ferro diferem somente quanto ao nmero de prtons. 17) Das afirmaes feitas, est(o) correta(s) a) apenas I e II. b) apenas I, II e III. c) apenas IV. d) apenas III e IV. e) todas. 18) Considere as espcies qumicas monoatmicas indicadas na tabela abaixo. Espcie qumica monoatmica I II III IV V Prtons 12 12 20 20 17 Nutrons 12 13 20 21 18 Eltrons 12 10 20 20 18

As proposies FALSAS so somente: a) I e II. d) IV e V. b) I, II e III. e) I, III e V. c) III e IV.

20) Os tomos X e Y so istopos e apresentam as seguintes caractersticas:


A + 5

X 3A

2A-10

Y 3A-2

Os nmeros de massa de x e y so, respectivamente: a) 45 e 43 b) 45 e 41 c) 43 e 43 d) 43 e 41 e) 41 e 40 21) O elemento qumico B possui 20 nutrons, istopo do elemento qumico A, que possui x prtons, e isbaro do elemento qumico C, que tem 16 nutrons. O nmero de massa de C 2x+2. Sabendo-se que A e C so istonos, pode-se afirmar que o somatrio do nmero de massa, do nmero atmico e de nmero de nutrons dos elementos A, B e C, respectivamente, est relacionado na alternativa: a) 109, 56 e 53. b) 110, 58 e 52. c) 112, 54 e 48. d) 118, 62 e 56. 22) Certo elemento forma um ction bivalente de configurao eletrnica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 4d6. Pode-se afirmar corretamente que seu: a) nmero atmico igual a 42. b) tomo neutro possui 42 eltrons. c) tomo neutro possui 4 nveis de energia. d) ction trivalente mais estvel que o bivalente. 23) So dadas as seguintes informaes relativas aos tomos hipotticos X, Y e W: - o tomo Y tem nmero atmico 46, nmero de massa 127 e istono de W; - o tomo X istopo de W e possui nmero de massa igual a 130; - o nmero de massa de W 128. Com essas informaes correto concluir que o nmero atmico de X igual a a) 47. b) 49. c) 81. d) 83.

Em relao s espcies qumicas monoatmicas apresentadas na tabela, pode-se afirmar que: a) III e IV so de mesmo elemento qumico. b) V ction. c) III nion. d) II eletricamente neutro. e) I e II no so istopos. 19) Atualmente, um elemento qumico definido em termos do seu nmero de prtons, ou seja, um elemento qumico ter exatamente o mesmo nmero de prtons, mas no necessariamente o mesmo nmero de nutrons. Com base nisto, examine as representaes qumicas a seguir e analise as proposies. (As letras maisculas podem representar qualquer tomo):
1

X1 ; 1Z2 ; 1T3 ; 2M4 ; 2L3 ; 3R4

I - X, Z e T so representaes de um elemento qumico e, portanto, devem ter um mesmo smbolo qumico. II - M e L so representaes de um elemento qumico e, portanto, devem ter um mesmo smbolo qumico. III - X, Z e T so isbaros entre si e M e L so istonos entre si. IV - T, L e R so isbaros entre si e Z, L e R so istopos entre si. V - X no possui nenhum nutron, e Z e T possuem 1 e 2 nutrons respectivamente.

24) A representao 1H11H21H3 se refere a tomos com:

Nova Iguau . Mesquita . Nilpolis . Belford Roxo . So Joo de Meriti www.colegiocursopec.com.br

a) igual nmero de nutrons; b) igual nmero de prtons; c) diferentes nmeros de eltrons; d) diferentes nmeros atmicos; e) igual nmero de massa. 25) Dos tomos istopos pode-se afirmar que: a) possuem propriedades qumicas diferentes; b) possuem propriedades fsicas diferentes; c) as propriedades fsicas dependem somente do nmero de eltrons. d) as propriedades qumicas dependem somente da massa do ncleo; e) as propriedades fsicas e qumicas devem ser exatamente iguais. 26) Quais as partculas que apresentam massa num tomo? a) prtons, nutrons e eltrons; b) prtons e eltrons; c) prtons e nutrons; d) eltrons e nutrons; e) somente prtons. 27) Sobre a matria, suas caractersticas e seu comportamento, assinale o que for correto. 01) Misturas homogneas so monofsicas e chamadas de solues. 02) A gua classificada como substncia simples e tem seu ponto de ebulio dependente da altitude. 04) Uma mistura de dois compostos, que em condies ambiente so gases e encontram-se na forma pura, ser sempre homognea. 08) Nas misturas heterogneas slido-lquido, as fases podem ser separadas por processos como decantao, centrifugao e filtrao. 16) Oxignio (O2) e Oznio (O3) so gases classificados como substncias compostas. 28) Considere os sistemas a seguir.

b)

mistura homognea, substncia simples, mistura heterognea. c) mistura homognea, substncia simples, mistura homognea. d) mistura homognea, substncia composta, mistura heterognea. 29) Em um laboratrio de qumica, em condies ambientais, foram preparadas as seguintes misturas: I) gasolina + areia II) gua + gasolina III) oxignio + nitrognio IV) gua + sal V) gua + lcool Quais misturas podem ser homogneas? a) III, IV e V, somente. b) II, III e IV, somente. c) IV e V, somente. d) I, II e IV, somente. e) I e II, somente. 30) Arqueologistas usam diferena de densidade para separar as misturas que obtm por escavao. Indique a opo correta para uma amostra que contm a seguinte composio:

a) Se a mistura acima adicionada a uma soluo que tem densidade de 2,1g/cm3, o material correspondente a ossos e carvo dever flutuar. b) possvel separar ossos dos demais componentes usando um lquido que tenha densidade no intervalo de 0,6g/cm3 a 1,7g/cm3. c) A utilizao da gua no recomendada pois neste solvente todos os componentes da mistura afundaro. d) Em solues de densidade 2,5g/cm3 a frao da mistura correspondente a pedra e solo flutuar e os demais afundaro. e) Lquido de densidade 2,2g/cm3 separar os componentes pedra e solo dos demais. 31) Observando-se o comportamento das substncias nos sistemas a seguir, INCORRETO afirmar que:

Os sistemas I, II e III correspondem, respectivamente, a a) mistura heterognea, substncia composta, mistura heterognea.

Nova Iguau . Mesquita . Nilpolis . Belford Roxo . So Joo de Meriti www.colegiocursopec.com.br

a) o leo deve ser solvel em tetracloreto de carbono. b) a gua e o leo no so miscveis, por serem ambos apolares. c) juntando-se os contedos dos sistemas I, II e III, obtm-se uma mistura heterognea. d) a sacarose um composto polar. e) o leo menos denso que a gua. 32) Associe a coluna I (fenmenos) com a coluna II (descrio). Coluna I ( 1 ) Tamisao ou peneirao. ( 2 ) Levigao. ( 3 ) Filtrao. ( 4 ) Decantao. ( 5 ) Evaporao. Coluna II ( ) Obteno de sal a partir da gua do mar. ( ) Separao da areia grossa da fina. ( ) Separar substncias de maior densidade de outras de menor densidade utilizando gua corrente (ou outro lquido). ( ) Obteno do caf a partir do p e gua quente. ( ) Remoo das impurezas slidas da gua em estaes de tratamento de gua deixando a mistura em repouso por algum tempo. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. a) 3, 1, 2, 4, 5. b) 1, 3, 2, 5, 4. c) 5, 1, 2, 3, 4. d) 1, 2, 3, 4, 5. e) 1, 5, 3, 4, 2. 33) Sobre os procedimentos qumicos da destilao de uma soluo aquosa de sal de cozinha e suas aplicaes, assinale a alternativa correta. Um pescador est em seu barco deriva, sob o sol de meiodia, no meio do mar. Para obter gua dessalinizada, constri o seguinte aparato:

Com base nas caractersticas desse equipamento, a gua dessalinizada poder ser obtida, lentamente, atravs de a) flotao. b) destilao. c) dissoluo. d) decantao. 34) Associe as misturas aos seus respectivos processos de separao. PROCESSOS SEPARAO 1- flotao 2- destilao 3- decantao 4- dissoluo fracionada 5- separao magntica A seqncia correta encontrada : a) 1, 3, 5, 2. b) 3, 1, 4, 2. c) 4, 3, 2, 1. d) 4, 2, 5, 3 35) Em visita a uma usina sucroalcooleira, um grupo de alunos pde observar a srie de processos de beneficiamento da cana-de-acar, entre os quais se destacam: 1. A cana chega cortada da lavoura por meio de caminhes e despejada em mesas alimentadoras que a conduzem para as moendas. Antes de ser esmagada para a retirada do caldo aucarado, toda a cana transportada por esteiras e passada por um eletrom para a retirada de materiais metlicos. 2. Aps se esmagar a cana, o bagao segue para as caldeiras, que geram vapor e energia para toda a usina. 3. O caldo primrio, resultante do esmagamento, passado por filtros e sofre tratamento para transformar-se em acar refinado e etanol. Com base nos destaques da observao dos alunos, quais operaes fsicas de separao de materiais foram realizadas nas etapas de beneficiamento da cana-deacar? a) Separao mecnica, extrao, decantao. b) Separao magntica, combusto, filtrao. c) Separao magntica, extrao, filtrao. DE MISTURAS ( ) raspas de madeira e areia ( ) gua e leo de cozinha ( ) sucata de ferro e serragem ( ) sal de cozinha e gua

Nova Iguau . Mesquita . Nilpolis . Belford Roxo . So Joo de Meriti www.colegiocursopec.com.br

d) Imantao, combusto, peneirao. e) Imantao, destilao, filtrao. 36) O esquema que segue refere-se s etapas de tratamento do esgoto domstico:

cromatografia, espectrocopia ultra violeta, absoro atmica. Mas antes do advento destas tcnicas modernas, os qumicos da antiguidade utilizavam tcnicas bastante rudimentares, que so utilizadas ainda hoje em modernos laboratrios e tambm em ambientes domsticos ou de trabalho. A seguir so indicados alguns procedimentos cotidianos. I) Uma dona de casa catando feijo com as mos para depois cozinh-lo. II) Preparao do caf da manh com gua fervendo. III) Separao da "casca" do amendoim aps torr-lo, lanando-o para cima e fazendo com que a corrente de ar separe o amendoim da casca. IV) O pedreiro separa a areia grossa da areia fina, utilizando uma tela de arame. V) Quando o garimpeiro separa o ouro do cascalho com o uso da bateia, tambm est utilizando uma tcnica rudimentar de separao. Anote a alternativa que indica os nomes corretos dos procedimentos indicados nas proposies: a) escolhamento, fervura, ventilao, peneiramento e levigao. b) catao, extrao, decantao, peneiramento e arrastamento. c) escolhamento, filtrao, decantao, levigao e arrastamento. d) catao, filtrao, decantao, levigao e peneiramento. e) catao, extrao, ventilao, peneiramento e levigao. 39) Quando o preo do lcool est com "bom preo", comum adulterarem a gasolina com adio de lcool acima dos 20 % v/v, atualmente permitidos por lei. A gasolina batizada (adulterada) cria uma srie de problemas para o motor. Uma maneira de verificar a qualidade da gasolina com etanol anidro em excesso fazer o Teste da Proveta. Este teste consiste em adicionar 50 mL de uma soluo aquosa saturada com cloreto de sdio em uma proveta de 100 mL, contendo 50 mL da gasolina. Em seguida, a proveta agitada e deixada em repouso por alguns minutos. Assinale a alternativa que representa, no Teste da Proveta, uma gasolina adulterada. (Dados: Densidade da gua = 1 g cm-3; densidade da mistura lcool e gasolina < 1 g cm-3.)

Considerando-se as etapas I, II, III e IV, o processo de tratamento de esgoto envolve, respectivamente, as etapas de: a) filtrao, filtrao, catao e decantao. b) decantao, filtrao, fermentao e filtrao. c) filtrao, decantao, catao e filtrao. d) decantao, decantao, fermentao e filtrao. e) filtrao, decantao, fermentao e decantao. 37) Diz a lenda que, por volta de 2737 a.C., o imperador chins Shen Nong, conhecido por suas iniciativas como cientista, lanou a ideia de que beber gua fervida seria uma medida higinica. Durante uma viagem, deixou cair, acidentalmente, algumas folhas de uma planta na gua que estava sendo fervida. Ficou encantado com a mistura, bebeua e achou-a muito refrescante. O ch tinha sido criado. O hbito de tomar ch foi introduzido na Inglaterra, pela portuguesa Catarina de Bragana, filha de D. Joo IV de Portugal, que casou com Carlos II, da Inglaterra, em 1662. Fonte: http://www.copacabanarunners.net/chas.html acessado em 03/09/2006. A preparao do chazinho nos dias frios pode ser um exemplo de um processo qumico de separao de substncias. Ao ser colocado um saquinho de ch em uma xcara com gua quente, ocorre o processo de: a) Extrao e sublimao de substncias. b) Extrao e destilao de substncias. c) Destilao e sublimao de substncias. d) Filtrao e cristalizao de substncias. e) Cristalizao e filtrao de substncias. 38) A qumica moderna utiliza mtodos de pesquisa extremamente sofisticados. Tais mtodos se prestam a identificar substncias, misturas de substncias, entre outras coisas. Podemos citar alguns mtodos como, por exemplo:

Nova Iguau . Mesquita . Nilpolis . Belford Roxo . So Joo de Meriti www.colegiocursopec.com.br

c) substncia composta, substncia composta e mistura heterognea. d) mistura homognea, substncia composta e mistura homognea. e) substncia composta, substncia simples e mistura homognea. 42) A fim de separar todos os componentes de uma mistura contendo areia, ferro em p e uma soluo salina aquosa, foi proposto o seguinte esquema:

40) Um professor de qumica mostra 3 erlenmayers a seus alunos, e lhes pede para considerar cada contedo como um sistema isolado desprezando-se a fase gasosa. O primeiro possui gua e sal de cozinha totalmente dissolvido. O segundo, o mesmo contedo do primeiro mais duas pedras de gelo, e o terceiro possui o mesmo contedo do segundo e fechado com uma rolha de cortia. Os frascos so mostrados na figura abaixo:

Sobre os sistemas apresentados acima o professor faz as seguintes afirmaes: I os sistemas Y e Z possuem duas fases. II os sistemas X e Y possuem dois componentes. III os componentes do sistema X formam uma soluo verdadeira. IV o sistema Y homogneo. Esto corretas apenas as afirmativas. a) II e III b) I, II e IV c) I e II d) III e IV e) I e III 41) Considerando trs recipientes distintos que possuem, no seu interior, exclusivamente, gua mineral, etanol e soro fisiolgico, correto afirmar que os contedos so, respectivamente: a) mistura heterognea, substncia composta e substncia simples. b) mistura homognea, mistura homognea e mistura homognea.

Os processos de separao mais indicados em I, II e III so, respectivamente: a) filtrao, destilao e imantao. b) filtrao, evaporao e decantao. c) destilao, levigao e filtrao. d) catao, evaporao e imantao. e) imantao, catao e evaporao. 43) O fenmeno da alotropia s existe em substncias simples. Por isso, quando os tomos de diferentes variedades alotrpicas de um mesmo elemento se combinam com quantidades idnticas do gs oxignio, para formar compostos, originam molculas a) iguais de substncias compostas. b) diferentes de substncias compostas. c) iguais de substncias simples. d) diferentes de substncias simples. e) diferentes de substncias simples e/ou compostas.

44) Os elementos qumicos classificados em uma mesma famlia da tabela peridica so: a) boro, silcio e arsnio. b) hidrognio, hlio e nenio. c) potssio, mangans e ferro. d) magnsio, clcio e berlio.

Nova Iguau . Mesquita . Nilpolis . Belford Roxo . So Joo de Meriti www.colegiocursopec.com.br

45) Os elementos que apresentam o mesmo nmero de camadas so: a) sdio, potssio e cloro. b) clcio, magnsio e brio. c) fsforo, enxofre e alumnio. d) sdio, mangans e potssio. 46) Nas condies do ambiente, apresentam tomos isolados, isto , no unidos a outros tomos, os seguintes elementos qumicos: a) argnio e nenio (gases nobres). b) enxofre e oxignio (calcognios). c) sdio e potssio (metais alcalinos). d) magnsio e clcio (metais alcalino-terrosos). e) cloro e bromo (halognios). 47) Dentre os nutrientes necessrios sade, tais como as protenas, gorduras, carboidratos e vitaminas, esto os minerais. Assim como as vitaminas, os minerais no podem ser sintetizados pelo organismo e, por isso, devem ser obtidos atravs da alimentao pois desempenham diversas funes no organismo. Os minerais possuem papis importantes como reguladores orgnicos que controlam os impulsos nervosos, atividade muscular e o balano cido-base do organismo e como componentes ou ativadores/reguladores de muitas enzimas. Eles so divididos em macrominerais (clcio, fsforo, sdio, potssio, cloro, magnsio, enxofre) e microminerais (ferro, cobre, cobalto, zinco, mangans, iodo, molibdnio, selnio, flor e cromo). (Dados os Nmeros atmicos: Ca = 20, P = 15, Na = 11, K = 19, Cl = 17, Mg = 12, S = 16, Fe=26, Cu = 29, Co = 27, Zn = 30, Mn = 25, I = 53, Mo = 42, Se = 34, F = 9, Cr = 24.) Dentre os minerais citados acima, so halognios os elementos: a) Sdio, potssio, flor b) Ferro, cobre, zinco c) Mangans, ferro, cobalto d) Cloro, flor, iodo 48) O silcio um elemento qumico muito comum, presente, por exemplo, na areia da praia e em microprocessadores de computador. Em relao a esse

elemento qumico, e utilizando a poro da tabela peridica da figura, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o nome do elemento qumico com uma camada eletrnica a menos e o nome do elemento qumico com um eltron a mais na camada de valncia. Boro Alumnio Glio Carbono Silcio Germnio Nitrognio Fsforo Arsnio

a) Germnio e fsforo. b) Germnio e alumnio. c) Alumnio e fsforo. d) Carbono e alumnio. e) Carbono e fsforo. 49) Considerando a classificao peridica dos elementos qumicos, analise as seguintes afirmativas: I Nenio um gs nobre, muito usado na iluminao para propaganda, e tem nmero atmico 18. II O ction 19K (potssio), usado na fabricao de plvora, apresenta na camada de valncia a seguinte distribuio eletrnica: 3s2 3p6. III Se o subnvel mais energtico de um elemento no estado fundamental for 5p4, seu nmero atmico e posio na tabela so, respectivamente, 56 e 6 A/ 5 perodo. Esto corretas as seguintes afirmatvas: a) I e II b) II e III c) I e III d) II somente e) III somente

50) Em 1997 a WEA Music Brasil lanu o lbum acustico do grupo Tits. Umas das faixas desse lbum apresenta a msica famlia. O texto abaixo reproduz o trecho da msica. Famlia, famlia Papai, mame, titia Famlia, Famlia Almoa junto todo dia Nunca perde essa mania Estabelecendo um paralelo com a Qumica, pode-se dizer que o trecho citado est relacionado com os fatos de os elementos: a) do mesmo perodo possurem o mesmo nmero de massa b) do mesmo grupo apresentarem as mesmas propriedades fsicas c) do mesmo perodo apresentarem o mesmo nmero de eltrons de valncia

Nova Iguau . Mesquita . Nilpolis . Belford Roxo . So Joo de Meriti www.colegiocursopec.com.br

d) do mesmo grupo possurem propriedades qumicas semelhantes e) do mesmo grupo possurem o mesmo nmero de camadas. 51) O luminol (C8H7O3N3) um reagente de quimioluminescncia utilizado pela polcia para detectar vestgios de sangue. Em relao aos elementos qumicos C, H, O e N que compem o luminol, pode-se afirmar que: [A] o nion trivalente de nitrognio (N3-),que se origina do tomo de nitrognio, possui 16 eltrons. [B] o tomo de nitrognio (N) isoeletrnico em relao a um ction bivalente que se origina de um tomo de nmero atmico igual a 12. [C] o tomo de carbono (C) tem 12 prtons. [D] o tomo de oxignio (O) tem configurao eletrnica (segundo o diagrama de Linus Pauling) 2s2 2p4 na camada de valncia. [E] o tomo de hidrognio (H) apresenta nmero de oxidao (Nox) igual a 1 (menos um) ao formar um cido, ligando-se a um halognio. 52) Considere os elementos P, R, S e D, com as seguintes configuraes eletrnicas: P - 1s2 2s2 2p4 R - 1s2 2s2 2p5 S - 1s2 2s2 2p6 D - 1s2 2s2 2p6 3s1 Admite-se como VERDADEIRO em relao aos elementos anteriores que: a) S forma um on + 2. b) R um gs nobre. c) D um halognio d) P um calcognio.

e) Localiza-se no 20. perodo e na famlia 6A da tabela peridica. 54) Os elementos qumicos so divididos em elementos representativos, elementos de transio e gases nobres. Assinale a alternativa correta que representa a seguinte sequncia: Transio, Gases Nobres e Representativos.

a) A, B, C d) C, A, B

b) B, A, C e) C, B, A

c) B, C, A

55) O subnvel mais energtico do tomo de um elemento o 5p3, portanto, o seu nmero atmico e sua posio na tabela peridica sero, respectivamente, a) 15, 3.0 perodo e coluna 5 A. b) 51, 5.0 perodo e coluna 5 A. c) 51, 3.0 perodo e coluna 3 A. d) 49, 5.0 perodo e coluna 3 A. 56) Observe o esquema da Tabela Peridica (suprimidas a Srie dos Lantandeos e a Srie dos Actindeos), no qual esto destacados os elementos qumicos.

Sobre tais elementos qumicos, assinale a alternativa correta. 53) Sobre o elemento qumico oxignio, que compe o dixido de carbono, podemos afirmar: a) Suas caractersticas qumicas aproximam-se mais daquelas dos elementos da famlia dos halognios. b)Na natureza, encontrado como molcula monoatmica. c) Possui nmero atmico igual a 16. d) Possui apenas a camada K. a) He (hlio) um calcognio. b) Cr (crmio) pertence Famlia 6 ou VI B e ao 4 perodo. c) Li (ltio), K (potssio) e Fr (frncio) apresentam o seu eltron mais energtico situado no subnvel p. d) Fe (ferro) e Hs (hssio) pertencem ao mesmo perodo e mesma famlia.

Nova Iguau . Mesquita . Nilpolis . Belford Roxo . So Joo de Meriti www.colegiocursopec.com.br

57) Qual das seguintes afirmaes FALSA a respeito da distribuio eletrnica dos elementos e sua classificao: a) 1s2 2s2 2p6 3s2 um elemento representativo. b) 1s2 2s2 2p6 um gs nobre. c) 1s2 2s2 2p6 2s2 3p4 um metal. d) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d6 um elemento de transio. e) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1 um metal alcalino.

a) Apenas a afirmativa I verdadeira b) Apenas a afirmativa II verdadeira c) Apenas a afirmativa III verdadeira d) Apenas as afirmativas I e II so verdadeiras e) Apenas as afirmativas II e III so verdadeiras 62) O Clcio reage com um certo elemento X para formar uma substncia cuja frmula geral CaX. Quando esse mesmo elemento reage com potssio (K), a frmula do produto formado : Dados: K = 19; Ca = 20 a) KX2 d) KX3 b) KX e) K3X c) K2X

58) Diversos compostos formados por metais alcalinos e halognios tm grande importncia fisiolgica para os seres vivos. A partir do fluido extracelular de animais, vrios desses compostos podem ser preparados. Dentre eles, um obtido em maior quantidade e outro, apesar de sua impotncia para a sntese de homnios, obtido em quantidaes mnimas. Esses dois compostos esto indicados, respectivamente, em: a) NaCl e NaI b) KCl e K2S c) Na2S e CaI2 d) KBr e MgCl2 59) Considerando que o Flor, na odontologia, aparece como fluoreto de sdio (NaF), a ligao qumica existente neste composto : a) covalente normal c) covalente dativa b) inica d) metlica

63) tomos busca estalibidade a partir de ganho ou perda de eltrons. Formam-se ons Mg2+ a partir de magnsio atmico, quando estes tomos: a) ganham 2 eltrons c) perdem 2 prtons e) perdem 2 eltrons b) perdem 1 eltron d) perdem 2 nutrons

64) Dois tomos de elementos genricos A e B apresentam as seguintes distribuies eletrnicas em camadas: A: 2, 8, 1 e B: 2, 8, 6. Na ligao qumica entre A e B, I. O tomo A perde 1 eltron e transforma-se em um on (ction) monovalente. II. A frmula correta do composto formado A2B e a ligao que se processa do tipo inica. III. O tomo B cede 2 eltrons e transforma-se em um nion bivalente. Assinale a alternativa correta: a) Apenas II e III so corretas. b) Apenas I correta. c) Apenas II correta. d) Apenas I e II so corretas. e) Todas as afirmativas so corretas. 65) A frmula do composto formado pelos ons A+3 e B-3 : a) A3B3. b) A3B. c) AB3. d) AB.

60) Qual a frmula molecular do composto formado e o tipo de ligao estabelecida quando os elementos X (Z = 11) e Y (Z=19) se combinam? a) XY e ligao covalente b) X2Y e ligao covalente c) XY e ligao covalente coordenada d) XY2 e ligao inica e) XY e ligao inica 61) So feitas as seguintes afirmativas sobre certo elemento qumico: I Liga-se ao carbono formando um composto metlico. II Seus tomos apresentam seis eltrons na camada mais externa da eletrosfera. III Pode estabelecer uma ligao covalente com um nometal. Sabendo-se que este elemento pertence famlia dos calcognios, assinale a alternativa correta:

66) Um elemento A, com nmero de massa 27 e 14 nutrons, combina-se com um elemento B que apresenta

Nova Iguau . Mesquita . Nilpolis . Belford Roxo . So Joo de Meriti www.colegiocursopec.com.br

nmero de massa 32 e 16 nutrons. O tipo de ligao e a frmula resultante desta combinao sero respectivamente: a) covalente, AB. c) covalente, A2B. e) covalente, A2B3. b) inica, A2B3. d) inica, A3B2.

c) O elemento X geralmente encontrado no estado gasoso. d) O elemento X um elemento de transio. e) O elemento X um no-metal. 71) Considere os seguintes elementos qumicos: Na, Mg, S, H e Br. Os compostos inicos formados entre esses elementos so: a) Na2S - MgS - NaH - MgH2 - NaBr - MgBr2. b) Na2S - MgS - H2S - NaBr - MgBr2 - HBr. c) NaS - MgS - Mg2H - NaBr - Mg2Br. d) NaS2 - MgS - NaH - Mg2H - NaBr - Mg2Br. e) Na2S - MgS - NaBr - MgBr2 - Na2Mg. 72) Um elemento X que apresenta a distribuio eletrnica em nveis de energia, K = 2, L = 8, M = 8, N = 2, formando com: a) um halognio Y um composto molecular XY. b) um calcognio Z um composto inico XZ. c) o hidrognio um composto molecular HX. d) um metal alcalino M um composto inico MX. e) um halognio R um composto molecular X2R. 73) Os tipos de ligaes qumicas existentes nas substncias cloreto de sdio (NaCl), gs cloro (Cl2) e gua (H2O) so, respectivamente: a) inica, covalente apolar e covalente polar b) inica, covalente polar e covalente apolar c) inica, covalente apolar e covalente apolar d) covalente apolar, inica e covalente polar e) covalente polar, inica e covalente apolar 74) As variadas maneiras pelas quais as diferentes tomos se ligampermitem a formao dos milhes de substncias qumicas, que se comportam distintamente quanto conduo de calor e eletricidade. A tabela abaixo mostra o comportamento de trs substncias A, B e C, quanto conduo de corrente eltrica.

67) Num laboratrio, um cientista obteve as seguintes observaes sobre uma substncia X: I. slida em condies ambientes. II. Dissolve-se em gua. III. Possui alto ponto de fuso. IV. No conduz eletricidade no estado gasoso. V. Em soluo aquosa ou quando fundida, conduz eletricidade. provvel que a substncia X seja: a) um composto molecular polar que se ioniza em gua. b) um metal que reage com gua. c) uma substncia apolar que se dissocia em gua. d) um composto molecular que se dissocia em gua. e) um composto inico. 68) Considere as espcies qumicas cujas frmulas esto arroladas abaixo. 1 HBr 2 BaO 3 - CaC_2 4 - SiO2 5 - B2O3 Quais delas apresentam ligao tipicamente inica? a) Apenas 1 e 2. c) Apenas 2 e 3. e) Apenas 3, 4 e 5. b) Apenas 1 e 3. d) Apenas 2, 4 e 5.

69) Qual a frmula do composto formado pelos elementos 20Ca40 e 17Cl35 e qual o tipo de ligao envolvida? a) CaCl, inica. c) CaCl2, inica. e) Ca2Cl, inica. b) CaCl, covalente. d) CaCl2, covalente.

70) Com base na distribuio eletrnica do elemento X, assinale a alternativa CORRETA. X = 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 a) O elemento X forma compostos moleculares com halognios. b) O elemento X forma compostos inicos com halognios. correto afirmar que o tipo de ligao existente em cada uma dessas substncias A, B e C, respectivamente, :

Nova Iguau . Mesquita . Nilpolis . Belford Roxo . So Joo de Meriti www.colegiocursopec.com.br

a) metlica, covalente, inica b) inica, metlica e covalente c) covalente, metlica e inica d) inica, covalente e metlica e) metlica, inica e covalente 75) Em alguns casos, os mortos dos povos do litoral eram desenterrados, e seus ossos cobertos com um p vermelho, que podia ser extrado da hematita, minrio de ferro, cujo principal componente o xido frrico ou xido de ferro (III). A frmula do composto e tipo predominante de ligao so, respectivamente, a) FeO - covalente. c) Fe3O2 inica e) Fe2O3 - covalente. b) Fe2O3 inica d) FeO - inica.

d) mais baixo, fraca atrao, seus ons. e) elevado, forte atrao, seus ons. 79) Nas condies ambientes, os compostos inicos: a) So sempre slidos. b) So sempre lquidos. c) So sempre gasosos. d) Podem ser slidos, lquidos ou gasosos. e) Podem ser lquidos ou gasosos. 80) A propriedade que pode ser atribuda maioria dos compostos inicos (isto , aos compostos caracterizados predominantemente por ligaes inicas entre as partculas) : a) dissolvidos em gua, formam solues cidas. b) dissolvem-se bem em gasolina, diminuindo sua octanagem. c) fundidos (na fase lquida), conduzem corrente eltrica. d) possuem baixos pontos de fuso e de ebulio. e) so moles, quebradios e cristalinos. 81) Observe as seguintes caractersticas: I. Slidos em condies ambientais (25C e 1atm). II. Solveis em gua. III. Altos pontos de fuso e ebulio. Essas propriedades so caractersticas das substncias: a) Hg e Au. b) KCl e NH3. c) NaCl e KI. d) CCl4 e C6H6. e) CO e Pt 82) O elemento A tem nmero atmico 11 e o elemento B, 8. O composto mais provvel formado pelos elementos A e B ser: a) Lquido nas condies ambientes. b) Um slido com baixo ponto de fuso. c) Bom condutor de eletricidade quando fundido. d) Um composto de frmula genrica AB2. e) Insolvel em gua. 83) O modelo abaixo serve para representar as ligaes covalentes na molcula de ... Dados: H (Z = 1); N (Z = 7); O (Z = 8); F (Z = 9). a) HF. b) N2. c) O2. d) F2. e) H2.

76) Sobre um composto constitudo por um elemento do grupo 2 e outro do grupo 17 da tabela peridica, incorreto afirmar: a) Quando fundido ou em soluo, capaz de conduzir corrente eltrica. b) um slido cristalino com alto ponto de fuso. c) insolvel em gua. d) Sua frmula mnima pode ser representada por AB2. e) formado pela atrao entre pares inicos. 77) Qual das propriedades abaixo representativa dos compostos inicos? a) No conduzem a corrente eltrica quando fundidos b) So lquidos temperatura ambiente c) So gasosos temperatura ambiente d) Apresentam baixos pontos de fuso e) No conduzem a corrente eltrica quando se encontram no estado slido 78) Se comparado a gua, o cloreto de sdio possui ponto de fuso ______, em conseqncia da ______ entre ______. Dados: Na (Z = 11); Cl (Z = 17). Os termos que preenchem corretamente e ordenadamente as lacunas acima so: a) elevado, forte atrao, suas molculas. b) mais baixo, fraca atrao, seus ons. c) mais elevado, fraca atrao, seus tomos.

Nova Iguau . Mesquita . Nilpolis . Belford Roxo . So Joo de Meriti www.colegiocursopec.com.br

84) Analise as seguintes afirmaes e assinale a alternativa correta. I. Os nions formados por elementos dos metais alcalinos e alcalino-terrosos apresentam oito eltrons na camada de valncia. II. Os ctions de calcognios e halognios apresentam configurao eletrnica estvel. III. Na formao da ligao covalente, quando um tomo recebe eltrons, transforma-se num nion. IV. Na formao da ligao inica, quando um tomo da famlia dos halognios cede eltrons, transforma-se num nion com configurao eletrnica semelhante de um gs nobre. Com relao s afirmativas est(o) correta(s): a) I, II e III b) I e III c) II, III e IV d) III e IV e) nenhuma das afirmativas 85) Qual dos seguintes gases, temperatura e presso ambientes, formado por molculas monoatmicas? a) oznio. c) nitrognio. e) oxignio. b) hidrognio. d) argnio.

88) Os elementos P e Br podem combinar-se formando a substncia: a) PBr, covalente. b) PBr2, inica. c) PBr2, covalente. d) PBr3, inica. e) PBr3, covalente. 89) No esquema abaixo esto as distribuies eletrnicas de alguns tomos representados por letras que no correspondem aos smbolos reais. X; 1s2. Y: 1s2 2s2 2p5 Z: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5. T: 1s2 2s2 2p4. W: 1s2 2s2 2p6 3s2. Os compostos X2T, Y2, WZ2, WT so, respectivamente: a) inico, inico, inico, molecular. b) molecular, molecular, inico, inico. c) inico, inico, molecular, molecular. d) inico, molecular, inico, inico. e) molecular, molecular, molecular, inico. 90) Um tomo possui a seguinte distribuio eletrnica [Ar]3d10 4s24p5 . Esse tomo, ao se ligar a outros tomos no-metlicos, capaz de realizar: a) somente uma ligao covalente simples. b) somente uma ligao covalente dupla. c) uma ligao covalente simples e no mximo uma dativa. d) uma ligao covalente simples e no mximo duas dativas. e) uma ligao covalente simples e no mximo trs ligaes dativas 91) Certo tomo pode formar 3 covalncias normais e 1 dativa. Qual a provvel famlia desse elemento na classificao peridica? a) 3 A . b) 4 A . c) 5 A . d) 6 A .

86) Nos compostos covalentes os tomos dos elementos se ligam atravs de ligaes simples, dupla ou triplas dependendo de suas configuraes eletrnicas. Assim, correto afirmar que as frmulas estruturais das molculas H2, N2, CO2 e F2, so: a) H H, N = N, O _ C O, F F. b) H H, N _ N, O _ C O, F = F. c) H H, N _ N, O = C = O, F F. d) H H, N _ N, O _ C O, F F. e) H = H, N _ N, O = C = O, F = F. 87) Dois tomos P e Q, de configuraes eletrnicas do ltimo nvel igual a 2p5 e 2p4, respectivamente, formam ligaes do tipo _________________ e a frmula do composto formado _________. a) inica; PQ. b) covalente; PQ. c) inica; P2Q. d) covalente; P2Q. e) covalente; P5Q4.

92) O quadro a seguir relaciona algumas substncias qumicas e sua(s) aplicao(es) ou caracterstica(s) frequentes no cotidiano.

As frmulas qumicas das substncias citadas nesse quadro so, na ordem, respectivamente: a) I - NaClO; II - HNO3 ; III - NH4OH; IV - CaO.

Nova Iguau . Mesquita . Nilpolis . Belford Roxo . So Joo de Meriti www.colegiocursopec.com.br

b) I - NaClO4 ; II - HNO3 ; III - NH3OH; IV - CaO. c) I - NaClO; II - HNO3 ; III - NH3OH; IV - CaO. d) I - NaClO; II - HNO2 ; III - NH4OH; IV - CaO2. e) I - NaClO4 ; II - HNO2 ; III - NH3OH; IV - CaO2. 93) Assinale a alternativa correta: a) O xido de clcio (CaO), o xido de potssio (K2O) e o xido de sdio (Na2O) so classificados como xidos cidos. b) O xido de ferro III tem frmula qumica igual a Fe3O2. c) So classificados como xidos neutros o xido de magnsio e o xido de alumnio. d) O trixido de enxofre tambm chamado de anidrido sulfuroso. 93) Um professor de Qumica, durante uma aula experimental, pediu a um de seus alunos que fosse at o armrio e retornasse trazendo, um por um, nesta ordem: um oxicido inorgnico; um dicido; um sal de metal alcalino; uma substncia que, aps aquecimento, pode gerar dixido de carbono (CO2(g)); e um sal cido. Assinale a alternativa que corresponde sequncia de frmulas moleculares que atenderia corretamente ao pedido do professor. a) H2SO3, H3BO3, CaSO4, NaHCO3, Ca(Cl)ClO b) H3PO3, H2SO4, NaClO, HClO2, CaSO42 H2O c) H2CO3, H2SO4, Na2CO3, MgCO3, Al(OH)2Cl d) H2S, H2CO3, Ca3(PO4)2, H2CO3, NaLiSO4 e) HClO4, H2CO3, Na2CO3, CaCO3, NaHCO3 94) Assinale a alternativa correta: a) cido toda substncia que, em soluo aquosa, sofre dissociao inica, liberando como nico ction o H-. b) O hidrxido de sdio, em soluo aquosa, sofre ionizao, liberando como nico tipo de ction o H+. c) xidos anfteros no reagem com cidos ou com bases. d) Os perxidos apresentam na sua estrutura o grupo (O2)-2, no qual cada tomo de oxignio apresenta nmero de oxidao (NOX) igual a -4 (menos quatro). e) Sais so compostos capazes de se dissociar na gua liberando ons, mesmo que em pequena porcentagem, dos quais pelo menos um ction diferente de H3O+ e pelo menos um nion diferente de OH-. 95) Um tomo que possui em sua camada de valncia 6 eltrons faz uma ligao com um elemento qumico da famlia dos alcalino-terrosos. O resultado dessa ligao

fornece um composto qumico que, ao ser adicionado gua, forma uma base cujo coeficiente de solubilidade de 42 g/100 mL de gua a 25 oC. Com base no texto, so feitas as seguintes afirmaes: I. A ligao formada covalente. II. O composto qumico pode ser o Na2O. III. A base formada pode ser o Ca(OH)2. IV. Pode-se dizer que a base formada mais solvel que o NaCl, cuja solubilidade de 40 g/100 mL de gua a 25 oC. Esto corretas apenas as afirmativas a) I e II. d) II e IV. b) I e IV. e) III e IV. c) II e III.

96) Estatsticas mostram que ao longo das dcadas, os raios so os fenmenos naturais que mais provocam mortes, comparados a fenmenos como tornados, enchentes e vendavais. Embora contraditrio, os relmpagos so essenciais vida, pois dentre outros benefcios, combinam quimicamente o oxignio e o nitrognio, que, juntamente com a chuva, formam um excelente adubo natural. Da combinao qumica mencionada surge um composto que classificado como: a) binrio e xido bsico b) ternrio e xido anftero c) binrio e perxido d) ternrio e superxido e) binrio e xido cido 97) Um certo elemento qumico A forma um xido metlico. Esse xido dissolvido em gua origina uma soluo que adquire colorao rsea, quando tratada com fenolftalena. O elemento qumico A pode ser: a) carbono. b) boro. c) potssio. d) enxofre. e) nenio.

Nova Iguau . Mesquita . Nilpolis . Belford Roxo . So Joo de Meriti www.colegiocursopec.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen