Sie sind auf Seite 1von 10

Caro aluno vista de uma s vez todas essas expresses, voc certamente deve tomar um susto, porm seja

compreensvel, essa no a atitude que ns professores esperamos de voc, pois sabemos que todas essas expresses foram debatidas e explicadas exaustivamente de modo que no cabe a voc o ato de decor-las e sim aceit-las como uma forma matemtica de comprovar o que se verifica na prtica, desta maneira, consulte este resumo sempre que julgar necessrio, todavia compreenda as formulas e no as decorre. E no esquea que:

FAZ UMA OPINIO BEM MESQUINHA DO CONHECIMENTO QUEM ACREDITA QUE ELE REPOUSA NA MEMRIA DAS FRMULAS
Do fundo do corao SINTAM-SE ABRAADOS por mim. Prof. Gergenes Melo de Lima

1.0 - Cinemtica escalar


1.1 - Deslocamento escalar s: a distncia efetivamente percorrida por uma partcula. s = s so 1.2 - Distncia percorrida d: a soma dos mdulos de todos os deslocamentos escalares efetivamente percorridas por uma partcula. d = |s1| +|s2| + ... |sn| 1.3 - Velocidade escalar mdia (Vm): a razo entre o deslocamento S em relao o intervala de tempo gasto t.

1.5 - Diagramas e propriedades grficas 1.5.1-Diagramas s x t Num grfico de sxt, a tangente do ngulo entre a curva e o eixo horizontal numericamente igual velocidade.

O grfico mostrado acima se refere a um MU, uma vez que temos uma reta para o diagrama sxt.

1.5.2-Diagramas v x t Perceba pela figura que a posio e o instante inicial esto com ndice 1 e no com o enquanto a posio e o instante final esto com ndice 2 Relao fundamental: A rea sob a curva, no grfico da velocidade escalar em funo do tempo, numericamente igual variao de espao no correspondente intervalo de tempo.

1.4 - Movimento uniforme: aquele no qual o mvel sofre iguais variaes de espao em iguais intervalos de tempo. Em outras palavras, no MU a velocidade escalar instantnea v constante e diferente de zero. Em smbolo: v=cteo 1.4.1-Distncia percorrida num UM d d = v.t d = v.(t2 - t1)

O grfico mostrado acima se refere a um MU, uma vez que temos uma reta paralela ao eixo dos tempos para o diagrama vxt.

1.6- Movimento uniformemente variado (MUV): aquele no qual o mvel sofre iguais variaes de velocidades em iguais intervalos de tempo. Em outras palavras, no MUV a acelerao escalar instantnea a constante e no nula.

1.4.2-Funo horria no UM

1.6.1 - Acelerao escalar mdia (a): a razo entre a variao de velocidade v em relao ao intervala de tempo gasto t. s = so + v.t ( to=0)

a=

v vo V a= t t to

so

1.6.2-Funo horria da velocidade: v = vo + a.t 1.6.3-Funo horria da posio:

Com a propriedade

s = rea sobre a curva v x t

possvel demonstrar a funo horria da posio vista no item1.6.3.

a.t 2 s = so + v0 .t + 2
1.6.4-equao de Torricelli: V = Vo + 2.a.S 1.7 - Diagramas e propriedades grficas 1.7.1-Diagramas s x t A propriedade vista anteriormente no item 1.5.1, para o grfico s x t, continua vlida. A inclinao da reta tangente curva, no instante t, dada pela tangente do ngulo , corresponde velocidade escalar instantnea do mvel que descreve o MUV.
2 2

1.7.3-Diagramas a x t A rea sob a curva, no grfico da acelerao em funo do tempo, corresponde variao da velocidade no dado intervalo de tempo.

1.8 Lanamento vertical. PARA CIMA 1.8.1-Funo horria da velocidade: V = Vo - g.t 1.8.2-Funo horria da posio:

O grfico mostrado acima se refere a um MUV, uma vez que temos uma parbola para o diagrama sxt.

h = ho + v o .t

g .t 2 2
2

1.7.2-Diagramas v x t Observe que a inclinao da reta, dada pela tangente do ngulo , corresponde numericamente acelerao escalar do mvel que descreve o MUV. Portanto, no grfico v x t: Observe tambm que a propriedade vista no item 1.5.2 tambm valida, ou seja, a rea sob a curva, no grfico da velocidade em funo do tempo, corresponde variao de espao no dado intervalo de tempo.

1.8.3- Equao de Torricelli: V = Vo - 2.g.h PARA BAIXO 1.8.4-Funo horria da velocidade: V = Vo + g.t 1.8.5-Funo horria da posio:
N v a= a = tg t

h = vo .t +

g.t 2 2

1.8.6- Equao de Torricelli: V = Vo +2.g.h


2 2

2.0 - Vetor
Definio: vetor um ente matemtico que caracteriza a direo, o
sentido e a intensidade ou mdulo de uma grandeza fsica. 2.1 - Operao vetorial para dois vetores no nulos:

a e b , com | a | | b | :
2.1.1-Se os vetores tiverem direes e sentidos iguais: 2.3.1- Componentes perpendiculares da velocidade inicial: V0x =V0cos V0y =V0sen 2.3.2- tempo de subida (ts) e altura mxima (hmx) e alcance (a)

S = a + b (vetorialmente) s = a + b (algebricamente)
2.1.2-Se os vetores tiverem mesma direo e sentido oposto:

S = a + b (vetorialmente) s = a b (algebricamente)
2.1.3-Se os vetores forem perpendiculares entre si:

S = a + b (vetorialmente)
S = a 2 + b 2 (algebricamente)
2.1.4-Se os vetores formarem um ngulo tal que: 0 < < 90

Tempo de subida:

ts =

Voy g
voy
2

Altura mxima:

hmx =

2.g

S = a + b (vetorialmente)
S = a + b + 2.a.b. cos (algebricamente)
2 2

Alcance: a = Vox.tT tT=2. tS 2.3.3- Comportamenteo na horizontal (MRU) Deslocamento: D =Vox.t

2.2 - Decomposio de vetor

Ax = A. cos
Ay = A.sen

2.3.4- Comportamenteo na vertical (MUV) Altura do objeto:

h = ho + voy .t

g .t 2 2

Equao de Torricelli: Vy 2 = V0y 2 2.g.h 2.3 - Lanamento oblquo.

Definio: movimento realizado por uma partcula, de tal modo que


o vetor velocidade inicial Vo faz um ngulo com a horizontal, tal que :0 < < 90

3.0 O movimento circular uniforme


3.1- O movimento circula uniforme (MCU) Um corpo realiza um MCU quando sua trajetria circular e o mdulo do vetor velocidade constante e diferente de zero.

3.4 - Velocidade angular (w): a razo entre o vetor deslocamento angular em relao o intervala de tempo gasto t. t

w=

2 ou w = ou w = 2. . f t T
v

3.5 - Velocidade escalar tangencial ou linear: a razo entre o comprimento do arco percorrido, com o tempo gasto para percorr-lo.

v=
3.1.1 - Deslocamento angular:

s t

ou v =

2. .R ou v = 2. . f T

=
3.1.1- Relao entre o deslocamento escalar S e o angular : S = R.

3.5.1-Relao entre a velocidade escalar e a velocidade angular: v = R. w 3.5.2-Funo horria das posies angulares:

= o + w.t
3.6 - Acelerao radial ou acelerao e centrpeta

3.2 - Freqncia (f): o nmero de repeties na unidade de tempo. N

a razo entre o quadrado da velocidade instantnea com o raio de curvatura da trajetria naquele instante.

f =

a cp =

V2 R

3.3 - Perodo (T): para o movimento circular, o tempo gasto para se completar uma volta.. 1 T= f 3.3.1- Relao entre o rpm e o rps (Hz)

3.7 - O movimento circular uniformemente variado (MCUV) Dizemos que uma partcula est em MCUV, quando a sua velocidade varia tanto em direo em mdulo como em sentido, conseqentemente a acelerao tangencial e centrpeta so no nulas, porm a acelerao angular constante. 3.7.1-Funo horria da velocidade:

= o + .t
3.7.2-Funo horria da posio:

= o + o .t +
3.7.3-Equao de Torricelli:

.t 2
2

2 = o + 2. .S
2

3.7.4- Aceleraes num movimento circular

4.0- Dinmica
4.1-leis de Newton: 4.1.1- 1 Lei de Newton: Lei da inrcia Sendo a resultante das foras em um corpo igual a zero, este se encontra em

a cp =

V (acelerao centrpeta) R
V aT = t

equilbrio repouso)

esttico (V=0 ou equilbrio

dinmico (V0 em M.R.U).

aT (acelerao tangencial)

4.1.2- 1 Lei de Newton: Lei fundamental da dinmica (P.F.D) Quando a resultante das foras que atuam em um corpo deferente de zero, este adquire uma acelerao que proporcional a resultante e na mesma direo e sentido. Logo: FR = m.a

a (acelerao resultante)

a = acp + aT

(soma vetorial)

3.8 - Transmisses de movimento circular uniforme (movimento combinado) o estudo das conseqncias de carias polias interligado entre si, ou por eixo ou por corias. 3.8.1-Ligadas por um eixo comum. Neste sistema as polias possuem a mesma freqncia angular .

1=2
V1.R2=V2.R1

4.1.3- 1 Lei de Newton: Lei da ao e reao: Quando um corpo exerce uma fora sobre outro, este reage sobre aquele com uma fora de mesma intensidade, mesma direo e sentido oposto.

3.8.2-Ligadas por uma correia, por dentes ou por toque. Neste sistema as polias possuem a mesma velocidade linear V em mdulo.

4.2-foras especiais: 4.2.1 Fora Peso: a fora com que a Terra puxa os corpos para o seu centro. P = m.g

V1 = V2 1.R1= 2.R2 f 1.R1= f 2.R2

4.2.2 Fora de atrito: um tipo de fora de contato entre dois corpos que apresentam um coeficiente de atrito . Fat Logo: Fat = .N 4.2.3 Fora elstica. a fora gerada por uma mola de constante elstica K e deformao X. Logo: Fel = K.x F 4.2.5 plano inclinado Sistema em que uma fora peso forma um ngulo , tal que: 0< < 90 Como o ngulo entre P y e P o mesmo da inclinao do plano, temos: Pt =P.sen Pn =P.cos Onde: Pn: componentes do peso perpendicular ao plano inclinado. Pt: componentes do peso tangente ao plano inclinado. bem mais comum nos livros usar-se ou invs de Pt , Px e ao invs de Pn, Py. Deste modo temos: Px =P.sen Py =P.cos
cp cp

4.2.4 centrpeta

Fora

resultante

a fora que atua numa partcula, quando esta realiza um movimento curvo de raio R e com velocidade Esta fora calculada pela frmula:

5.0 Trabalho de uma fora constante. Considere uma fora

F atuando num corpo de massa m, d . O trabalho

fora essa constante e que produz um deslocamento de

Fcp = m

V2 R acp = V R
2

F dado pela expresso:

Perceba que a acelerao centrpeta dada por:

=F.d.cos
Quando > 0, o trabalho chamado Motor Quando < 0, o trabalho chamado Resistente

Consideraes: Lembre-se que a fora uma grandeza vetorial, logo o calculo do mdulo do vetor fora resultante para um conjunto deve ser feito seguindo os processos do calculo vetorial. (veja o item: 2.0) . A fora centrpeta pode ter o mesmo mdulo da fora de atrito atuante no pneu de um carro em trajetria curva e plana (Fig. a).
Quando a pista tem uma elevao como se verifica na fig. b, a fora de atrito se faz desprezvel, porem uma relao importante :

5.1 Trabalho da fora Peso. Um bloco sofre um deslocamento d, partindo de uma posio A e chegando a outra B. O trabalho do peso P do bloco no deslocamento d dado por: = m.g.h Resumindo, para o trabalho do peso, sendo h o desnvel entre A e B, temos: =+m.g.h: quando o corpo desce =-m.g.h: quando o corpo sobe Observao importante: O trabalho do peso de um corpo entre duas posies A e B independe da trajetria. Depende do peso do corpo e do desnvel entre A e B. 5.2 Trabalho de uma fora qualquer Trabalho de uma fora qualquer segundo uma trajetria retilnea, seja essa fora constante ou no, pode ser calculado mediante a rea da curva num diagrama Fxd, como mostrado na figura.

tg =

v R.g

Fig. a

fig. b

8.0 Energia: Um sistema possui energia se estiver em movimento ou se possvel atravs de algum processo obter movimento a partir de sua situao inicial.

5.3 Trabalho da fora elstica.

elast =
Em resumo podemos escrever:

k .( x f xo )
2 2

8.1 Energia cintica: Estando um corpo de massa m e velocidade v em relao a um referencial, dizemos que esse corpo possui uma energia relativo a sua velocidade em relao ao esse referencial, essa energia a cintica tem seu calculo dado por:

elast =

k .x 2 , para isso Xo = 0 e tomando Xf= X 2

EC =

5.4 Trabalho da fora de atrito.

m.v 2 2

8.2 Energia potencial gravitacional: a energia adquirida por um corpo devido a sua posio em relao a superfcie da Terra; seu calculo dado por: Ep = m.g.h 8.3 Energia potencia elstica:

Fat = Fat .d
Onde: FatFora de atrito d deslocamento

6.0 Potncia associada ao trabalho de uma fora O trabalho realizado por uma fora pode ser executado com maior ou menor rapidez. A grandeza que traduz essa idia, isto , que relaciona o trabalho ao intervalo de tempo gasto para realiz-lo, denominada potncia mdia e representada por Pm. Assim:

Uma mola armazena uma energia chamada de energia potencial elstica, quando a mesma apresenta uma deformao x

Eelast =
8.4 Energia mecnica:

Kx 2 2

Entende-se por energia mecnica, a soma da energia cintica com a energia potencial. EM = Ec + Ep + Eelast 9.0 Teorema da energia cintica: O trabalho da resultante das foras que agem num ponto material igual diferena entre a energia cintica final e a energia cintica inicial em relao a um dado sistema inercial.

Se o intervalo de tempo for muito pequeno, definimos potncia instantnea como sendo: P = F.V Onde: F Fora aplicada V velocidade 7.0 Rendimento: O rendimento de uma mquina o quociente entre a potncia til P U e a potencia total P T. P = U PT PT = PU + Pd PT: Potncia total PU: Potncia til Pd: Potncia dissipada

FR = Ec(fim) Ec(ini)

FR

m.Vf m.Vi = 2 2

10.0 - Dinmica impulsiva:

10.4 Estudo grfico para um diagrama Fx t A definio bem precisa e especifica. S podemos usar I = F . t , se e somente se, a fora for constante. No entanto podemos calcular o impulso de uma fora varivel, caso seja dado o grfico da fora em funo do tempo, onde o impulso numericamente igual rea para os instantes considerados.

o estudo das conseqncias que uma fora acarreta em um corpo, relacionando a massa do mesmo com a vadiao de sua velocidade.

10.1 Quantidade de movimento: Considere um corpo de massa m , que em certo instante possui uma velocidade v , sendo este corpo um ponto material em relao a um referencial, definimos o vetor quantidade de movimento 10.5 Coeficiente de Restituio O coeficiente de restituio e de um choque obtido pela razo entre as velocidades de afastamento pela velocidade de aproximao. Desta forma podemos classificar os choques como: perfeitamente elstico parcialmente elstico e inelstico.

Q em relao a esse mesmo referencial como sendo o produto de sua


massa m por sua velocidade

v.
Q = m .V

10.2 Impulso de uma fora constante Dizemos que uma fora constante

F transmite um
e = V / V Onde: V velocidade relativa de afastamento V velocidade relativa de aproximao
A tabela abaixo mostra de forma resumida as implicaes que cada tipo de coliso produz.

impulso I a um corpo, quando a mesma age nesse corpo durante um intervalo de tempo t.

I = F . t
10.3 Teoremas do impulso O impulso da fora resultante de um sistema de foras aplicadas a um corpo em certo intervalo de tempo mede a variao da quantidade de movimento para o mesmo intervalo de tempo.

Tipo de choque Inelstico Parcialmente elstico Perfeitamente elstico

Coeficiente de restituio e=0 0<

Velocidade de afastamento Vaf = 0 Vaf<Vap Vaf=Vap

Energia cintica Diminui Diminui Constante

e <1

e=1

Consideraes: O coeficiente de restituio adimensional e positivo, estando entre 0 e 1 . 0 e 1 Em qualquer tipo de coliso mecnica a quantidade de movimento de um sistema se mantm constante.

I R = Q f Qi I R = m.v2 m.v1

Se duas partculas percorrem (deslocam-se) numa mesma reta no mesmo sentido, o mdulo da velocidade escalar relativa entre dado pelo mdulo da diferena entre as velocidades escalares das duas, medidas em relao ao solo. Se duas partculas percorrem (deslocam-se) numa mesma reta em sentido oposto, o mdulo da velocidade escalar relativa entre dado pela soma dos mdulos das velocidades escalares das duas, medidas em relao ao solo.

Num choque perfeitamente elstico a energia cintica para o sistema da fase inicial igual a da fase final. 11.0 Esttica Parte da mecnica que estuda o equilbrio esttico dos corpos. 11.1- Tipos de equilbrio Figura-a: equilbrio indiferente, pois em qualquer posio do plano em que a esfera seja colocada ela certamente pode ficar parada (ou em equilbrio). Figurab: equilbrio estvel, que conseguida somente na posio mais baixa da calha. Se tentarmos tirar a esfera dessa posio, colocando-a em outra, ela no poder permanecer e tender a voltar posio original. Figura c: equilbrio instvel, nessa condio a esfera fica equilibrada, mas de modo muito crtico na posio indicada. No entanto, qualquer movimento, por menor que seja, para um lado ou para outro, e que tenda a deslocar a esfera dessa posio, far com que entrem em ao foras que levaro essa esfera a se afastar rapidamente do ponto de equilbrio para nunca mais voltar de maneira espontnea 11.2- Centro de massa Ponto no qual podemos considerar concentrada toda a massa de um denominado corpo ou sistema de corpos. a) Para um sistema de partculas

X cm = Ycm =

A1 x1 + A 2 x 2 + . . . + A n x n A1 + A 2 + . . . + A n A1 y1 + A 2 y2 + . . . + A n yn A1 + A 2 + . . . + A n

11.2- Esttica de um corpo extenso 11.2.1- Teorema das trs foras Se um corpo estiver em equilbrio sob ao exclusiva de trs foras, estas devero ser coplanares e suas linhas de ao sero, necessariamente, concorrentes num nico ponto ou paralelas. Fig.1

Fig. 1 Obs: I) Para uma escada AB encontra-se apoiada em uma parede lisa. Fig.2

Fig.2 II) para uma barra AB pendurada em uma parede por meio de um fio de peso desprezvel. Fig. 3

Fig. 3 11.2.2- Momento de uma fora em relao a um ponto (torque)

X cm =
Ycm =

m1 x1 + m 2 x 2 + . . . + m n x n m1 + m 2 + . . . + m n
m1 y1 + m 2 y 2 + . . . + m n y n m1 + m 2 + . . . + m n

Chama-se momento de uma fora F ou torque aplicada a um ponto p, em relao a um ponto O, ao produto da intensidade de F da fora pela distncia d do ponto O linha de ao da fora.

F b) Para uma placa uniforme d

Mo = F.d

11.2.3- Equilbrio de um corpo extenso (alavanca) II) Associao de n polias fixas com n polias mveis: Vamos representar as foras que agem em uma alavanca. Como mostrada na figura. Para que a alavanca fique em equilbrio, duas condies devem ser impostas: equilbrio de rotao e equilbrio de translao

I) Equilbrio de rotao
O torque (ou momento) das foras que tendem a girar a alavanca no sentido horrio, em torno do ponto de apoio A, deve anular o das foras que tendem a girar a alavanca no sentido anti-horrio. Em mdulo, temos:

Onde n o nmero de polias mveis


Observe que o torque de nulo

FN em relao ao ponto de apoio A,

Grandezas

Caractersticas
ESCALAR VETORIAL ESCALAR VETORIAL VETORIAL VETORIAL ESCALAR ESCALAR VETORIAL VETORIAL

II) Equilbrio de translao


A resultante das foras que agem na alavanca deve ser nula. Em mdulo, temos:

1. Distncia 2.deslocamento 3. Tempo 4. Velocidade 5. Acelerao 6. Fora 7. Trabalho e Energia 8. Potncia 9. Impulso 10. Quantidade de movimento

UNIDADE (MKS ) - SI m m s m/s m/s


2 2

11.2.4- Mquinas simples (Polias ou roldanas) I) Talha exponencial a associao de n polias mveis, de eixos distintos, com uma polia fixa. Vamos considerar uma talha exponencial com 3 polias mveis.

Kg. m/s =N J ( Joule ) J/s = W ( Watt) N.s Kg.m/s

Das könnte Ihnen auch gefallen