Sie sind auf Seite 1von 27

FERRAMENTAS DE COLABORAO E GERENCIAMENTO TECNOLGICO DA INFORMAO EM EMPRESAS DE TECNOLOGIA Juliana Frainer Glucio Adriano Fontana

Resumo: Este estudo tem como objetivo apontar como o uso de tecnologias pode auxiliar em todo o processo decisrio, especificamente por meio do uso de ferramentas de colaborao e gesto tecnolgica da informao. Como referencial terico aborda-se conceitos que tangem as esferas da Tecnologia da informao, sobre as redes sociais e as ferramentas para colaborao da informao. Por meio de uma pesquisa qualitativa descritiva elaborou-se um questionrio em que foram analisadas trs empresas do segmento de Tecnologia da Grande Florianpolis. Este estudo, referente ao uso de ferramentas colaborativas da informao, demonstra que existe uma similaridade, entre o que apontado na literatura e o que as empresas praticam, da mesma forma que as mesmas tm cincia que o uso dessas ferramentas auxilia de fato, nos processos de tomada de deciso. Palavras-chave: Redes sociais; ferramentas de colaborao da informao; processo decisrio.

1 INTRODUO Com o advento da tecnologia e da internet, o gerenciamento da informao ganha um novo e complexo escopo. A cultura da atualidade est intimamente ligada idia de interatividade, de interconexo, de inter-relao entre homens, informaes e imagens [...]. (COSTA, 2003, p. 8) Nessa perspectiva, a ento denominada sociedade da informao tem implicado na reorganizao e novos anseios para as empresas objetivarem a tomada de deciso. A gesto da informao e a gesto do conhecimento tornam-se o grande diferencial competitivo, e na busca pela competitividade e sobrevivncia, as empresas so obrigadas a desenvolver a capacidade de aprender, a se tornarem inteligentes, geis e adaptativas.
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.1, p. 117-143 jan./jun., 2010.

117

Mediante a isso, o compartilhamento da informao essencial para auxiliar e melhorar a capacidade das organizaes e para a aprendizagem organizacional. Tomal e Marteleto (2006, p. 2) acreditam que quando a construo do conhecimento efetivada em cooperao dentro da organizao, ele se torna mais rico, eficiente, medida que se embasa na teoria, mas resulta na prtica. nesta expectativa que esse trabalho est fundamentado, e pretende apontar como o uso de tecnologias pode auxiliar em todo o processo decisrio, especificamente por meio do uso de redes sociais como ferramentas de colaborao e gesto tecnolgica da informao. Como veremos a seguir, o conceito de redes sociais mais amplo do que o contexto da colaborao tecnolgica da informao, mas esse aspecto foi o que permeou os objetivos dessa pesquisa. So considerados objetivos especficos deste trabalho: a) Identificar na literatura as principais ferramentas de colaborao da informao com foco em redes sociais; b) Apontar que tipo de ferramentas as empresas de tecnologia utilizam para a gesto da informao; c) Verificar a importncia do uso de ferramentas de colaborao da informao na tomada de deciso. Como metodologia a abordagem caracteriza-se como qualitativa. Com base nos objetivos a pesquisa descritiva e a classificao com base nos procedimentos tcnicos respeita os preceitos de um estudo de caso. J o universo da pesquisa compreende empresas de tecnologia atuantes na regio de Florianpolis. Santa Catarina que possuem representatividade no mercado regional e nacional tecnolgico. Cabe salientar que a amostra da pesquisa tem uma abordagem no-probabilstica, ou seja, aquela que inclui em uma pesquisa uma variedade bastante grande de tcnicas, possibilitando ao pesquisador a escolha de um determinado elemento do universo. (OLIVEIRA, 2004, p. 161). Assim, a amostra no-probabilstica dessa pesquisa abrange um nmero de 3 empresas que possuem como principal
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.1, p. 117-143 jan./jun., 2010.

118

atividade a produo e servios relacionados a softwares e Tecnologia da Informao TI. As empresas foram identificas aleatoriamente por pseudnimos: Empresa A; Empresa B e Empresa C, visto que as mesmas solicitaram a integridade e confiabilidade de suas razes sociais. O questionrio aplicado foi composto por perguntas abertas semi-estruturadas. 2 EMBASAMENTO TERICO: REDES SOCIAIS muito comum termos insuficincia ou o excesso de disponibilidade de informao que no se aplica a uma tomada de deciso especfica. Diante de uma quantidade quase enorme de respostas, pode-se perder um tempo precioso cata de algum resultado que parea mais pertinente. (COSTA, 2003, p. 37). Isto tem influncia direta em como cada organizao consegue obter a melhor informao e como gerenci-la para a tomada de deciso. Com o advento da internet na plataforma web 2.0 a colaborao da informao fica evidenciada com o que se denominam as redes sociais
Entende-se aqui por rede social o campo, presente em determinado momento, estruturado por vnculos entre indivduos, grupos e organizaes construdos ao longo do tempo. Esses vnculos tm diversas naturezas, e podem ter sido construdos intencionalmente, embora a sua maioria tenha origem em relaes herdadas de outros contextos (MARQUES, 1999, p. 1).

Costa (2005, p. 1) lembra que todo tipo de grupo, comunidade, sociedade fruto de uma rdua e constante negociao entre preferncias individuais. [...], o fato de estarmos cada vez mais interconectados uns aos outros implica que tenhamos de nos confrontar, de algum modo, com nossas prprias preferncias e sua relao com aquelas de outras pessoas.
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.1, p. 117-143 jan./jun., 2010.

119

E porque no vivenciar as redes sociais dentro de Unidades de informao ou organizaes? sabido que em organizaes se segue uma hierarquia, mas isso no implica em uma cultura organizacional menos dinmica. Essa hierarquia est relacionada com os nveis de planejamento utilizados pelas empresas. De acordo com Corts (2008, p. 15) os assuntos e decises operacionais que envolvem questes de ordem prtica, necessrias ao dia-a-dia so designados o nvel operacional. J no caso o nvel ttico, responsvel pelas decises relacionadas execuo de uma estratgia anteriormente definida, buscando alocar recursos e estabelecendo ou configurando aes adequadas ao desenvolvimento da estratgia definida. E no topo da pirmide esta o nvel estratgico onde geralmente, as decises so bem menos estruturadas e levam em considerao uma srie de fatores tanto internos como externos procurando estabelecer um panorama ou cenrio e facilitando o equacionamento das decises. (CORTS, 2008, p. 125). Segundo Costa (2005) ao citar Rheingold (1996, p. 82), as comunidades virtuais abrigam um grande nmero de profissionais, que lidam diretamente com o conhecimento independentemente do nvel de planejamento, o que faz delas um instrumento prtico potencial.
Quando surge a necessidade de informao especfica, de uma opinio especializada ou da localizao de um recurso, as comunidades virtuais funcionam como uma autntica enciclopdia viva. Elas podem auxiliar os respectivos membros a lidarem com a sobrecarga de informao.

As comunidades virtuais, desta maneira funcionam como verdadeiros filtros humanos inteligentes. Isso influencia diretamente no processo de tomada de deciso de uma organizao. A tomada de decises definida por Batista (2006, p. 145):
Como a habilidade de processar informaes mediante uma anlise lgica. [...]. um processo que deve alinhar a melhor possibilidade de soluo de
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.1, p. 117-143 jan./jun., 2010.

120

problemas com as estratgias da organizao visando considervel aprimoramento na eficincia e na eficcia empresariais.

Angeloni (2003, p. 20) considera que nenhuma pessoa detm todas as informaes e conhecimentos organizacionais e que nem sempre estes esto explicitados e disponveis, fazendo com que cada um detenha apenas uma parte dessas informaes e desses conhecimentos. A autora acredita que a tomada de deciso em conjunto uma forma a ser utilizada para superar as barreiras das informaes e conhecimentos parciais. certo que no mbito das rotinas de uma organizao as redes sociais sofrem uma adaptao visto que existem hierarquias de atividade e funes nas organizaes, entretanto, mediante a possibilidade de compartilhamento da informao pode-se obter uma descentralizao do uso de informaes para a tomada de deciso, potencializada, principalmente com o uso de tecnologias para o gerenciamento da informao. Angeloni (2003, p. 20) defende que a tecnologia exerce um papel essencial tanto na comunicao e armazenamento dos dados, das informaes e dos conhecimentos como na integrao dos tomadores de deciso. Ou seja, quanto maior a capacidade das tecnologias da informao utilizadas por uma empresa, maior a capacidade de aprender e lucrar com o compartilhamento da informao e do conhecimento. Mediante a isso, o item a seguir enumera algumas ferramentas para colaborao da informao, que, no mago de suas caractersticas se encaixam em pressupostos das redes sociais. 2.1 Ferramentas para colaborao tecnolgica da informao A expanso das redes de computadores ocasionou um novo paradigma no compartilhamento de informaes, causando uma verdadeira revoluo no processo de gerenciamento de informao.

Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.1, p. 117-143 jan./jun., 2010.

121

A colaborao da informao pode ser entendida como um diferencial na tomada de deciso dentro de uma organizao, optou-se aqui, por utilizar compartilhamento, colaborao e cooperao como sinnimos. Ao trabalhar em grupo, os indivduos podem potencialmente produzir melhores resultados do que se atuassem individualmente. Dentro de um grupo, ao colaborar a informao existe a possibilidade da complementao de capacidades, de conhecimento de esforos antes feitos individualmente alm de propiciar uma interao entre pessoas com entendimentos, pontos de vista e habilidades complementares. Fuks, Gerosa e Pimentel (2003, p. 1) explicam que para colaborar os indivduos precisam trocar informaes (se comunicar), organizar-se (se coordenar) e operar em conjunto num espao compartilhado (cooperar). As trocas ocorridas durante a comunicao geram compromissos que so gerenciados pela coordenao, que por sua vez organiza e dispe as tarefas que so executadas na cooperao. Ao cooperar os indivduos tm necessidade de se comunicar para renegociar e para tomar decises sobre situaes no previstas inicialmente. Terra (2005c, p. 1) aponta que:
O compartilhamento constante de conhecimento funciona ao mesmo tempo como mecanismo de realimentao pessoal e como mecanismo pessoal de superao frente aos pares, estimulando aquele que compartilha a buscar padres cada vez mais superiores de excelncia em suas reas de conhecimento.

Ainda utilizando as palavras de Santos (et al 2005, p. 1) importante ressaltar que a classificao e a codificao da informao passam a ser quesitos fundamentais para que toda a informao coletada por um gestor possa tornar-se til para diferentes usurios, ou seja, uma mesma informao poder ser utilizada por diferentes pessoas com diferentes propsitos, [...], podese interpret-la de diversas formas de acordo com os objetivos e interesses de cada usurio da informao.
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.1, p. 117-143 jan./jun., 2010.

122

Para tal o autor adverte:


Da a importncia da uniformizao, atribuindo um plano comum s informaes para que se possa maximizar a compreenso dos modelos descritivos, superando os fatores crticos da pluralidade de usurios e de se obter nem mais nem menos do que se precisa. Indubitavelmente, essa uma tarefa rdua para os gestores, dado que o desafio consiste em retirar uma fina camada de informaes pertinentes de um grande nmero de informaes irrelevantes. (SANTOS et al, 2005, p. 1).

importante salientar que no basta apenas querer colaborar. Recursos e tempo tm de ser geridos de forma eficaz atravs de uma srie de metodologias (ciclo de vida da organizao) e softwares para que a colaborao acontea e que, de fato auxilie na tomada de deciso. (TERRA, 2005b) Nesse sentido, os principais recursos utilizados para essa colaborao inerentes a TI so: as ferramentas de colaborao advindas da WEB 2.0 como os Blogs, os Wikis e fruns; as ferramentas de groupware, como listas de discusses, chats, arquivos de grupo, agendas; e os pacotes de softwares. Cabe ressaltar que estas no so as nicas ferramentas que propiciam a colaborao da informao, a evoluo dos servios e ferramentas de TI acontecem de maneira agressivamente rpida, implicando em novas tecnologias. 2.1.1 Ferramentas de colaborao na WEB 2.0 e a tecnologia Groupware A sociedade atual vive da interao entre seus membros. A gerao, transferncia e disseminao de informaes fazem parte da nossa cultura e so etapas essenciais no mundo dos negcios. A evoluo da web possibilita a criao de espaos cada vez mais interativos tambm dentro das organizaes onde os prprios usurios conseguem modificar contedos e criar novos ambientes
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.1, p. 117-143 jan./jun., 2010.

123

virtuais. Estes recursos so possveis devido a uma nova concepo de Internet, chamada Internet 2.0, Web 2.0 ou Web Social. (BLATTMANN; SILVA, 2007, p. 196) Segundo Blattmann e Silva (2007, p. 197) a construo de espaos para colaborao, interao e participao comunitria tem sido chamado de Web 2.0.
A Web 2.0 pode ser considera uma nova concepo, pois passa agora a ser descentralizada e na qual o sujeito torna-se um ser ativo e participante sobre a criao, seleo e troca de contedo postado em um determinado site por meio de plataformas abertas. Nesses ambientes, os arquivos ficam disponveis online, e podem ser acessados em qualquer lugar e momento, ou seja, no existe a necessidade de gravar em um determinado computador os registros de uma produo ou alterao na estrutura de um texto. As alteraes so realizadas automaticamente na prpria web. (BLATTMANN; SILVA, 2007, p. 198).

Segundo Neves (2008, p. 1) as ferramentas sociais tm inmeras vantagens, algumas delas melhor entendidas quando comparadas com a utilizao dos tradicionais sistemas de gesto de conhecimento e contedo:
1. 2. permitem a partilha de informao e conhecimento e a colaborao entre pessoas fisicamente distantes; recriam, online, algumas das condies ideais para a partilha de conhecimento (por exemplo, a criao de contextos, a autonomia dos utilizadores, a autorizao para contribuies espontneas e instantneas); tm custos de implementao e configurao baixos; tm custos de manuteno reduzidos; dependem dos utilizadores, e no de uma equipa central, para manterem o contedo relevante; focam na gesto de feeds e no na gesto de contedo, tendo como objectivo agregar contedo e no geri-lo; so geralmente construdas em plataformas open source pelo que podem continuamente evoluir graas

3. 4. 5. 6. 7.

Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.1, p. 117-143 jan./jun., 2010.

124

8.

9. 10. 11. 12. 13.

ao trabalho das comunidades mundiais de utilizadores; tm, geralmente, APIs (Application Programming Interface, interface de programao de aplicativos) que permitem a comunicao / integrao com outras ferramentas e plataformas; giram em torno de uma filosofia de partilha e abertura; suportam e assentam na criao de comunidades de utilizadores em torno de tpicos ou reas de interesse; so muito flexveis, acomodando a linguagem de cada indivduo; so fceis de personalizar, permitindo que cada utilizador crie uma experincia alinhada s suas preferncias individuais; graas sua interface web, so acessveis em qualquer lugar e geralmente fceis de aceder atravs de dispositivos mveis (por exemplo, telemveis). (NEVES, 2008, p. 1).

Dentre a demanda de ferramentas que a Web 2.0 disponibiliza para a colaborao da informao, optou-se neste trabalho, em abordar os Blogs e as plataformas Wikis. Segundo Carvalho, Montardo e Rosa (2006, p. 1) cada vez mais, as organizaes percebem o poder dos blogs sobre sua imagem no mercado, que podem se configurar tanto como uma oportunidade de relacionamento com seus pblicos como uma grande ameaa para o seu negcio.
A demanda se deve ao fato de que o ambiente blog vem se consolidando como um local frtil para identificao e monitoramento do que as pessoas dizem e pensam sobre as organizaes, seus produtos e/ou servios. Assim, tem-se que o rastreamento desse espao especfico pode auxiliar numa atuao mais gil, evitando que um boato, por exemplo, prejudique a imagem de uma empresa ou, ao menos, minimize os impactos causados pela informao lanada. (CARVALHO, MONTARDO; ROSA 2006, p. 1-2).

Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.1, p. 117-143 jan./jun., 2010.

125

Zuza (2006, p. 136) afirma que as empresas perceberam o potencial do dirio virtual em servir de canal de comunicao com os clientes, possibilitando a troca de informaes, ou seja, uma ferramenta virtual usada em aes de relacionamento com o pblico. As empresas se preocupam com pginas que reflitam a necessidade do pblico especfico, ao mesmo tempo em que usam recursos para valorizar a imagem corporativa atravs da diagramao, layout e do contedo. A autora afirma que os blogs tornam a Internet ainda mais interativa, j que o leitor ganha um canal para comunicar-se, manifestar a opinio sobre o contedo publicado no blog. Contribuem para a fidelizao do cliente-usurio na medida em que abre mais espaos para que ocorra o feedback da informao. Os blogs esto criando um overflow de informaes, justamente por trabalharem com a web de uma maneira diferenciada e coletiva: discutindo informaes atravs de comunidades virtuais. E que dentro de uma organizao, podem auxiliar na construo do conhecimento organizacional, importante para a tomada de deciso. (PRIMO, RECUERO, 2003, p. 57). Outra ferramenta da web 2.0 apresenta e que tem levantado interesse no universo dos negcios so os wikis. Segundo Coutinho e Bottentuit Junior (2007, p. 1) o termo wiki tornou-se bastante popular aps o surgimento da Wikipdia, que cresce sem parar com a contribuio de voluntrios e especialistas das mais diversas reas do saber. Os autores continuam e definem um wiki como:
Um wiki um stio (site) na Web para o trabalho coletivo de um grupo de autores, a sua estrutura lgica muito semelhante de um blog, mas com a funcionalidade acrescida de que qualquer um pode juntar, editar e apagar contedos ainda que estes tenham sido criados por outros autores. Os wikis possibilitam o desafio do que e pode ser a comunicao on-line.

Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.1, p. 117-143 jan./jun., 2010.

126

Schons, Couto e Molossi (2007, p. 3) defendem que os wikis possibilitam criar um espao interativo para que ocorra a gesto do conhecimento em uma organizao de forma ampla com seus colaboradores. Segundo os autores, a utilizao de Wikis nas organizaes pode servir como uma via de acesso para a aprendizagem colaborativa e a integrao entre os funcionrios de diferentes nveis hierrquicos em torno do crescimento coletivo de um determinado assunto, criando solues simples para problemas complexos atravs da construo hipertextual colaborativa. Nonaka e Takeuchi (2003) explicam que os wikis permitem alavancar o conhecimento colaborativo em redes sociais (clientes, fornecedores, concorrentes, etc.) contribuindo para a construo de um ambiente organizacional voltado para a aprendizagem. Assim o conhecimento individual compartilhado com todos, formando um grupo e a partir da novamente compartilhado entre os diferentes grupos desencadeando um ciclo constante. Alm dos blogs e das plataformas de wiki, optou-se por estudar tambm as ferramentas de tecnologia groupware, (chats, fruns, listas de discusso, etc.) que segundo Fuks, Gerosa e Pimentel (2003, p. 1) uma tecnologia baseada em mdia digital que d suporte s atividades de pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, composio e local de trabalho. De acordo com Nunamaker (et al, 1997, apud CANDOTTI, HOPPEN, 1999, p. 1) as ferramentas de tecnologia groupware permitem que membros de uma equipe, atravs da web, realizem juntos uma tarefa comum, mesmo trabalhando em locais distantes. Dentre as ferramentas da tecnologia de groupware citam-se os fruns da internet, que segundo Affonso e Akyama (2004), tambm conhecidos como painel de mensagens ou painel de discusso, so aplicaes web que provem discusses on-line. Ainda de acordo com Affonso e Akyama (2004), as lista de discusso so listas de emails em que qualquer usurio pode enviar um e-mail com um assunto a ser discutido ou analisado.
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.1, p. 117-143 jan./jun., 2010.

127

Alm dessas ferramentas, as intranets e a extranets, neste trabalho, foram especificadas como ferramentas de colaborao dentro das organizaes. A Intranet, por ser uma rede de comunicao privada utilizada internamente pelas organizaes, com objetivo de servir como meio de comunicao digital para o pblico interno. E a extranet, pois tem como principal objetivo garantir a comunicao entre a empresa e o pblico externo, (revendedores, distribuidores, acionistas, franquias, fornecedores e terceirizados). Contudo, Terra e Gordon (2002, p. 29) afirmam que: A importncia da colaborao bvia [...], entretanto, infelizmente, [...] a colaborao humana no interior e por meio de empresas nem sempre est presente ou eficaz na prtica. Os autores continuam e advertem que a colaborao s efetiva com um alto grau de confiana, algo que no nada simples e que ocorre de forma linear e sem obstculos reais ou imaginrios. No mbito empresarial, [...], exige-se uma clara deciso estratgica, objetivos alinhados, sistemas de monitorao, autenticidade, respeito pelas identidades individuais e histricas, culturais e maturidade/treinamento para lidar com conflitos. (TERRA; GORDON, 2002, p. 29). Mediante ao que foi exposto o captulo a seguir trata sobre os resultados da pesquisa com o intuito de averiguar de que maneira as empresas de TI utilizam as ferramentas de colaborao da informao para a tomada de deciso. 3 APRESENTAO E ANLISE DOS DADOS PESQUISA: O PROCESSO DECISRIO EM QUESTO DA

Atuantes na rea de tecnologia e produo de softwares em Florianpolis, todas as empresas analisadas prestam servios de cunho comercial e possuem representatividade regional e nacional nesse mercado. A empresa com o pseudnimo A presta Consultoria em CRM e terceirizao de TI. Tem sua sede em Florianpolis e conta com
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.1, p. 117-143 jan./jun., 2010.

128

mais duas unidades; uma em Jundia e outra em So Paulo. Criada em 2005 por um time de especialistas em CRM, atua nas reas de Telecom, Produo, Segurana da Informao, PMO, Sistemas e Consultoria de Negcios. Nessa perspectiva a Empresa A atende clientes nas reas de TI e Telecom. Fundada em 2001 com a matriz em Florianpolis, com filiais em So Paulo, Braslia e Seattle (USA), a empresa denominada nesta pesquisa como Empresa B faz uso da TI para prestar servios de monitoramento de mdia e inteligncia competitiva. A Empresa utiliza as estratgias de Inteligncia competitiva focada no Benchmark, na Estratgia de presena, em Prottipos e design de criao para atender as necessidades dos clientes no que se refere a: uso da internet para atingir os objetivos; antecipao de tendncias do mercado, conhecimento da concorrncia; usabilidade da internet; oferecimento e venda de servios e produtos pela internet; otimizao e organizao de contedo; prticas em CRM e implementao de portais corporativos. E a empresa designada como Empresa C, por sua vez, presta servios especficos a software: Fornecem equipamentos da IBM, software da IBM, Oracle, Rad Hat, Novell e Microsoft e servios de instalao, customizao e suporte tcnico. E porque o setor tecnolgico? O setor tecnolgico fatura em mdia R$ 1 bilho por ano. Ao lado do turismo, as empresas de tecnologia da Grande Florianpolis j representam um dos principais setores do desenvolvimento econmico da regio. Com cerca de 140 empresas o setor responde por 40% do mercado catarinense. Blumenau e Joinville so os outros dois principais plos tecnolgicos de Santa Catarina. (LENZI, 2007). Isso implica em dizer que a tomada de deciso destas empresas influencia, quase que diretamente, na economia da grande Florianpolis e de Santa Catarina, assim, entender alguns dos aspectos de como isso acontece, se faz essencial para a prpria sociedade.

Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.1, p. 117-143 jan./jun., 2010.

129

3.1 Ferramentas para a gesto tecnolgica da informao: as redes sociais em questo As organizaes devem estar preparadas para suportar o crescente volume e rapidez de circulao de informaes e conhecimentos, implantando estruturas organizacionais e tecnolgicas flexveis, a fim de poder tomar decises em tempo hbil e se adaptar s mudanas do meio ambiente em que esto inseridas. As tecnologias da informao conduzem a profundas evolues organizacionais. Elas levam a novas formas de gesto e, por conseqncia, a novas formas organizacionais. (ANGELONI, 2003, p. 21). Os quadros em apndice pontuam as ferramentas utilizadas pelas empresas A, B e C e as anlises correspondentes a estes quadros seguem. No que compreendem os dados da Empresa A (Apndice A), pode-se chegar a uma interpretao de que as ferramentas listadas auxiliam diretamente nas tomadas de deciso, visto que implicam na transformao da informao em conhecimento organizacional e que operacionaliza o projeto, o desenvolvimento e a venda do produto. Isso pode ser identificado visto que a Empresa A utiliza essas ferramentas para armazenar, processar, coletar e disseminar as informaes necessrias e as transforma em conhecimento. Essa transformao ocorre na medida em que faz uso da colaborao e cooperao de informaes com a finalidade de melhorar e agregar valor a mesma transformando-a no produto final, que no caso especfico da empresa A, a produo de software e servios terceirizados na rea e TI. As ferramentas especficas utilizadas pela Empresa B (Apndice B), diferente da empresa A, esto focadas na intranet, onde utilizam as plataformas Wiki, bem como os blogs. Nota-se tambm que ambas as ferramentas possuem finalidades diferenciadas. Pois, se na Empresa A o Blog utilizado para dar um
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.1, p. 117-143 jan./jun., 2010.

130

reporte rpido empresa ou ao cliente, que no se aplicaria a uma documentao padro; na Empresa B o blog utilizado especificamente para a comunicao interna, de carter institucional, para estabelecer sua imagem e padres aos usurios internos. Contudo, no stio da Empresa B, observa-se que o Blog tambm utilizado para o relacionamento externo. O relacionamento externo com o uso do blog efetivado pela empresa de maneira bem dinmica na medida em que a mesma incentiva a qualquer usurio/visitante de seu sitio a publicar artigos da rea de atuao da Empresa. No caso da plataforma Wiki e dos arquivos em grupo (no utilizado pela Empresa A) possuem de fato ligao direta com a tomada de deciso da empresa. Sobre as vantagens a Empresa B relata: A wiki auxilia no compartilhamento de informaes entre os colaboradores usada como ferramenta de GC gesto do conhecimento e para partilhar lies aprendidas em projetos. A utilizao de redes sociais e wikis podem ajudar a encontrar informaes ou pessoas que contribuam com a gerao de relatrios e a tomada de deciso. E os arquivos em grupo um sistema utilizado pela Empresa B para organizar os arquivos por projeto/cliente. Outras ferramentas so pontuadas pela Empresa B: O Parser que l e categoriza os dados nas fontes e apresenta para o pesquisador de acordo com as palavras-chave pelo programa de clipping. O text mining que utilizado na busca e monitoramento de informaes relacionadas ao cliente para uma analise. O filtering que utilizado como um filtro de informaes para o analista, diminuindo o total de informaes para ele. Contudo, a Empresa B, menciona ainda que, existe certa resistncia ao uso de Frum; Chats; Listas de discusses por parte dos funcionrios devido complexidade de uso da ferramenta. As reas de TI e negcios de IC e Monitoramento utilizam mais. Entretanto, essas ferramentas fazem parte do sistema de comunidade
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.1, p. 117-143 jan./jun., 2010.

131

de prtica, ou seja, um grupo de pessoas que se juntam para criar uma prtica em torno de um interesse, uma preocupao ou um conjunto de problemas que compartilham. Com os dados apresentados pela Empresa C (Apndice C) pode-se constatar que o compartilhamento da informao efetivado pelas ferramentas como o e-mail, a extranet, que para a empresa so as bibliotecas para a organizao de documentos pertinentes aos setores, banco e base de dados e os arquivos em grupo. Fica menos claro, no entanto, a preocupao da empresa no que se refere a colaborao da informao para transform-la em conhecimento como acontece nas Empresas A e B, visto que as ferramentas listadas necessariamente so utilizadas para ao fluxo rotineiro da informao para prestar o servio. Isso pode ser evidenciado quando a Empresa C afirma que existe pouca utilizao de ferramentas como o Blog e os Wikis. Isso pode ser justificado pela prpria cultura organizacional no que se refere ao uso de novas tecnologias, pele falta de necessidade ou at mesmo pelo desconhecimento dos benefcios que ela pode trazer junto aos servios que a empresa desenvolve. Alm dessa ferramenta, a Empresa C deixa clara a necessidade do uso de Frum; Chats; Listas de discusses e evidencia que essas ferramentas so utilizadas no processo decisrio: Decidir rapidamente sobre um assunto em grupo. Pode-se sugerir que a Empresa C ainda no dispem de necessidade real para uso de portais ou, at mesmo desconhece o custo-benefcio que estes podem oferecer para o seu negcio. 3.2 O processo decisrio nas empresas Mediante aos dados expostos, a tomada de deciso efetivada com o auxilio de ferramentas de colaborao destaca-se que: Empresa A:

Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.1, p. 117-143 jan./jun., 2010.

132

medida que o problema1 aparece, - parte sempre do setor que a empresa denomina como Negcio, cada setor produz de maneira totalmente integrada as informaes que necessitam para chegar numa resoluo final. De acordo com Angeloni (2003, p. 19) no processo de tomada de deciso, importante ter disponveis dados, informaes e conhecimentos, mas esses normalmente esto dispersos, fragmentados e armazenados na cabea dos indivduos. Nesse momento, o processo de comunicao e o trabalho em equipe desempenham papis relevantes para resolver algumas das dificuldades essenciais no processo de tomada de deciso. (ANGELONI, 2003, p. 29). Empresa B Da mesma forma que a Empresa A, a Empresa B operacionaliza a soluo do problema demandado de maneira integrada. A tomada de deciso efetivada de maneira mais centralizada, ou seja, envolve menos setores da empresa, operacionalizada tambm pelos nveis: ttico e estratgico e no envolve o nvel operacional. Empresa C Pode-se sugerir que da mesma maneira que as demais organizaes aqui analisadas, a tomada de deciso acontece nos nveis: ttico e estratgico. Todos os setores internos, comercial tcnico e administrativo, tm acesso s mesmas informaes, porm, os dados esto estruturados de forma mais gil e organizados para o que necessrio em cada setor. 4 CONSIDERAES FINAIS Ao fazer as anlises neste trabalho, verificou-se como a utilizao de algumas e novas tecnologias auxiliam o processo decisrio por meio do uso de redes sociais. Neste sentido, preciso
A designao problema neste trabalho est sendo utilizada como sinnimo de oportunidade, ameaa, ou seja, alguma medida que precisa de uma soluo, uma deciso.
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.1, p. 117-143 jan./jun., 2010.
1

133

que as organizaes se tornem cada vez mais competitivas, e para isso, possam gerir de forma eficiente toda informao referente aos seus ambientes, internos e externos, a ponto de transform-las em conhecimento. Nesta perspectiva, aparecem alguns aspectos relevantes a utilizao de redes sociais como ferramentas para a colaborao e a efetiva gesto da informao e do conhecimento. O que vem se discutindo atualmente pelos autores aqui apresentados, uma alternativa para quebrar as barreiras de distribuio da informao e do conhecimento alm, da efetiva colaborao da informao. A prpria pesquisa realizada nas trs empresas de tecnologia mostra de maneira qualitativa, que o uso dessas ferramentas auxilia no processo de tomada de deciso. Aparecem as mais utilizadas como o Correio eletrnico, Blogs, plataformas com formato WIKI, fruns, chats; listas de discusses e ferramentas de colaborao como arquivos de grupo, agendas, banco e base de dados, alm, da colaborao realizada via intranet e a extranet. Por meio do estudo, constata-se que h uma similaridade entre as ferramentas apresentadas na base terica com as que as empresas utilizam na prtica e ainda, que todas relatam da dificuldade existente no uso dessas ferramentas. Porm, nenhuma delas pontua uma maneira especfica de implantao, se existe ou no um treinamento, para o melhor aproveitamento dos benefcios apresentados, o que pode suscitar em novas pesquisas Uma vez que as empresas pesquisadas esto cientes do conhecimento produzido e esto pautadas por viso, misso e um planejamento estratgico que busca a competitividade e a permanncia delas por mais tempo no mercado, constatou-se que o gerenciamento da informao e a utilizao das ferramentas de colaborao existem de fato. Por fim, vale enfatizar que esta no ser uma tarefa simples se as mesmas no estiverem sob o escopo de uma base tecnolgica bem
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.1, p. 117-143 jan./jun., 2010.

134

estruturada, profissionais qualificados, de uma mudana organizacional baseada na descentralizao, em mtodos de trabalho geis e na flexibilizao de alguns processos. 5 REFERENCIAS
AFFONSO, Audrey; AKYAMA, Marcio T. A importncia da cooperao na sociedade do conhecimento. 2004. Disponvel em: <http://conhecimento.incubadora.fapesp.br/portal/anteriores/2004/wiki/AI mport_c3_a2nciaDaCoopera_c3_a7_c3_a3oNaSociedadeDoConhecimento >. Acesso em: 10 out. 2008. ANGELONI, Maria Terezinha. Elementos intervenientes na tomada de deciso. Cincia da Informao, Braslia, v. 32, n. 1, p. 17-22, jan./abr. 2003. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v32n1/15969.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2008. BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de informao: o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. So Paulo: Saraiva, 2006. BITENCOURT, Jossiane Boyen. O que so Blogs? Disponvel em: <http://www.nuted.edu.ufrgs.br/oficinas/blogs/textos/blogs_conceitos.pdf> Acesso em: 20 maio 2008. BLATTMANN, Ursula; SILVA, Fabiano Couto Corra da. Colaborao e interao na web 2.0 e biblioteca 2.0. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v. 12, n. 2, p. 191-215, jul./dez., 2007. Disponvel em: <http://www.acbsc.org.br/revista/ojs/include/getdoc.php?id=906>. Acesso em: 10 out. 2008. CANDOTTI, Clarissa Tarrag; HOPPEN, Norberto. Reunio Virtual e o uso de Groupware: uma nova possibilidade de realizar trabalho em grupo. In: ENCONTRO ANPAD, 23. Foz do Iguau, 1999. Anais... Foz do Iguau: Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.1, p. 117-143 jan./jun., 2010.

135

Administrao, set. 1999. Disponvel em: <http://www.anpad.org.br/enanpad/1999/dwn/enanpad1999-ai-03.pdf>. Acesso em: 20 set. 2008. CARVALHO, Cntia; MONTARDO, Sandra Portella; ROSA, Helaine Abreu. Blogs como ferramentas de gerenciamento da imagem das organizaes. UNIrevista, v. 1, n. 3, jul. 2006. Disponvel em:<http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_Carvalho.PDF>. Acesso em: 20 maio 2008. COUTINHO, Clara Pereira; BOTTENTUIT JUNIOR, Joo Batista. Blog e Wiki: os futuros professores e as ferramentas da Web 2.0. In: SIMPSIO INTERNACIONAL DA INFORMTICA EDUCATIVA, 9, 2007, Porto. Portugal. Anais... Porto. Portugal: Instituto Politcnico do Porto, 2007. Disponvel em: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7358/1/Com%20SII E.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2008. COSTA, Rogrio da. Por um novo conceito de comunidade: redes sociais, comunidades pessoais, inteligncia coletiva. Interface (Botucatu) [online]. v. 9, n.17, 2005, p. 235-248. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/icse/v9n17/v9n17a03.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2009. ______. A cultura digital. 2. ed. So Paulo: Publifolha, 2003. FUKS, H., RAPOSO, A.B. & GEROSA, M.A. Do modelo de colaborao 3C engenharia de Groupware. SIMPSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS MULTIMDIA E WEB WEBMIDIA 2003. Salvador-BA:03 - 06 nov. 2003. Disponvel em: <http://groupware.les.inf.pucrio.br/groupware/publicacoes/Webmedia2003.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2008. GONALVES, Marcio; TERRA, Carolina. Blogs corporativos: nova ferramenta de comunicao empresarial e/ou uma realidade ainda pouco

Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.1, p. 117-143 jan./jun., 2010.

136

brasileira. RP em Revista, Salvador, ano 5, n. 23, ago. 2007. Disponvel em: <http://www.rp-bahia.com.br/revista/blogs_corporativos.pdf>. Acesso em: 20 maio 2008. LENZI, Alexandre. Procura-se mo-de-obra com qualificao: faturamento de at R$ 1 bilho por ano consolida a indstria tecnolgica na Ilha do turismo. A Notcia Capital. Joinville: Grupo RBS, 01 jul. 2007. Disponvel em: <http://www.an.com.br/ancapital/2007/jul/01/1ger.jsp>. Acesso em 14 ago. 2008. MARQUES Eduardo Csar. Redes sociais e instituies na construo do estado e da sua permeabilidade. Revista Brasileira de Cincias Sociais, So Paulo, v. 14, n. 41, out. 1999. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010269091999000300004&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 15 jul. 2009. MORESI, Eduardo Amadeu Dutra. Delineando o valor do sistema de informao de uma organizao. Cincia da Informao, Braslia, v. 29, n. 1, p. 14-24. jan./apr. 2000, vol.29, n.1, p.14-24. Disonivel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S010019652000000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em 12 out. 2008. NASCIMENTO, Luciano Prado Reis. Twiki, cooperativismo da informao: um caso UNIBANCO. 2005. 49f. Monografia (Ps-Graduao Administrao em Redes Linux (ARL)) Universidade Federal de Lavras. Lavras, Minas Gerais, 2005. Disponvel em: < www.ginux.ufla.br/files/mono-LucianoNascimento.pdf>. Acesso em: 10 out. 2008. NEVES, Ana. Web 2.0: benefcios e relao com a gesto de conhecimento. ItranetPortal: primeiro site brasileiro focado em portais corporativos e gesto do conhecimento. 30 jun. 2008. Disponvel em:

Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.1, p. 117-143 jan./jun., 2010.

137

<http://www.intranetportal.com.br/colab1/web20gc>. Acesso em: 10 out. 2008. NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criao do conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinmica da inovao. 11. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003. OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer projetos, relatrios, monografias, dissertaes e teses. 3.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2005. PRIMO, Alex Fernando Teixeira; RECUERO, Raquel da Cunha. Hipertexto cooperativo: uma anlise da escrita coletiva a partir dos Blogs e da Wikipdia. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 22, dez. 2003. Disponvel em: <http://ojs.portcom.intercom.org.br/index.php/famecos/article/view/233/17 7>. Acesso em: 20 maio 2008. SANTOS, Paulo Henrique et al. Gesto da informao em processos colaborativos: como gerenciar interfaces de informao em mbitos interorganizacionais: o caso de uma empresa do Setor Eltrico Brasileiro In: PROFUNDO: ENCONTRO DE ENGENHARIA DE PRODUO, 9., 2005, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 08 - 10 jun. 2005. Disponvel em: <http://www.gpi.ufrj.br/pdfs/artigos/Santos,%20Haimson,%20Silva,%20Pr ado%20%20Gestao%20da%20Informacao%20em%20Processos%20Colaborativos %20-%20IX%20Profundao%20-%202005.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2008. SCHONS, Cludio Henrique; COUTO, Fabiano Corra da Silva; MOLOSSI, Sinara. O uso de wikis na gesto do conhecimento em organizaes. Biblios: Revista de Bibliotecologa y Ciencias de la Informacin, Lima (Peru), ano 8, v. 8. n. 27, Ener/Marzo 2007. Disponvel em: <http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/161/16102704.pdf>. Acesso em: 20 maio 2008. TERRA, Jos Cludio Cyrineu. Collaboration in R&D: the emerging frontiers of Innovation. Biblioteca TerraForum consultores. 17 out. 2005b.

Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.1, p. 117-143 jan./jun., 2010.

138

Disponvel em: <http://www.terraforum.com.br/sites/terraforum/Biblioteca/RnD%20Collab oration.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2008. ______. Poder e compartilhamento de conhecimento. Biblioteca TerraForum consultores. 17 ago. 2005c. Disponvel em: <http://www.terraforum.com.br/sites/terraforum/Biblioteca/libdoc0000012 5v002Poder%20e%20Compartilhamento%20de%20Conhecimento-T.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2008. TERRA, Jos Cludio Cyrineu; GORDON, Cindy. Portais corporativos: a revoluo na gesto do conhecimento. 6. ed. So Paulo: Elsevier, 2002. TERRA, Carolina Frazon. Blogs corporativos como estratgia de comunicao. RP em Revista, Salvador/BA, ano 4, n.15, jul. 2006. TOMAL, Maria Ins; Marteleto, Regina Maria. Do compartilhamento da informao ao conhecimento coletivo. 10 ago. 2006. Disponvel em: <http://www.portalppgci.marilia.unesp.br/enancib/viewpaper.php?id=78>. Acesso em: 20 maio 2008. ZUZA. Erika dos Santos. O uso do blog por meios jornalsticos no Brasil. Inovcom: Revista Brasileira de Inovao Cientfica em Comunicao: dossi, v. 1, n. 2, p. 133-143, 2006. Disponvel em: <http://revcom.portcom.intercom.org.br/index.php/inovcom/article/view/15 36/1361>. Acesso em: 20 maio 2008.

____ INFORMATION COLLABORATION TOOLS AND TECHNOLOGIC INFORMATION MANAGEMENT IN TECHNOLOGY COMPANIES
Abstract: This study serves the objective of pointing out/expliciting how the use of various technologies can assist in the whole decision making process specifically by the use of information collaboration tools and information management. As a

Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.1, p. 117-143 jan./jun., 2010.

139

theoretic reference, it approaches concepts that refer to the spheres of Information Technology, in relation to the social nets and the information collaboration tools. Using a descriptive qualitative research a questionnaire has been elaborated in which three companies of the Technology segment from Grande Florianpolis were analyzed. This study demonstrates that there exists similarity between what can be appointed on literature and what the companies exercise, moreover, it has been evidenced that the latter possesses knowledge that the use of such tools does, in fact, assist in the decision making process. Keywords: Partner Nets; information collaboration tools; decision making process

_____

Juliana Frainer Formada em Biblioteconomia: Gesto da Informao pela Universidade Estadual de Santa Catarina UDESC. Atua como bibliotecria no Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina CESUSC. Contato: julianafrainer@cesusc.edu.br, Glucio Adriano Fontana. Mestre em Cincia da Computao, rea de concentrao Sistemas de Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente professor da Universidade do Vale do Itaja e da Universidade do Sul de Santa Catarina. Contato: glaucio@univali.br
Artigo: Recebido em: 28/07/2009 Aceito em: 08/09/2009

Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.1, p. 117-143 jan./jun., 2010.

140

Apndice A
EMPRESA A: Ferramentas para a gesto tecnolgica da informao Ferramentas Quais setores tm Qual finalidade acesso Correio eletrnico Todos os setores tm Troca de informaes corporativas, acesso a e-mail. arquivos e comunicao. Intranet Todos os setores. S Acessar informaes necessrias no possuem acessos para o desempenho de suas aos servidores que atividades, ou buscar informaes contm informaes que os auxiliem na tomada de confidenciais da rea decises, ao resgatar histricos de de gesto. decises parecidas j tomadas no passado. Extranet Banco e base de dados Blog Todas as reas. Nesse caso utilizam-se os sistemas de gesto de contedos e o wiki. Todos os setores. O mesmo objetivo da intranet. Armazenar documentos, acessar quando houver necessidade de busca e compartilhamento de informaes com os usurios internos e clientes. Geralmente dar um reporte rpido empresa ou ao cliente, que no se aplicaria a uma documentao padro. Incentivar os colaboradores a darem dicas aos colegas, colaborarem com informaes que podem ser melhoradas. Discutir melhorias de produtos, processos, dar dicas aos colegas, tirar dvidas e tambm organizar eventos. Agendar compromissos de equipes, consultar disponibilidade de colegas.

Plataformas formato WIKI

com

Todos.

Frum; Chats; Listas de discusses Agendas

Todos os setores possuem acesso ao frum.

Todos os setores. Hoje utilizamos a ferramenta do Windows Exchange, onde as agendas podem ser compartilhadas por todas as reas. Quadro 1: Ferramentas para a gesto tecnolgica da informao da Empresa A
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.1, p. 117-143 jan./jun., 2010.

141

Fonte: Dados da pesquisa (2008).

Apndice B
EMPRESA B: Ferramentas para a gesto tecnolgica da informao Ferramentas Quais setores tm acesso Qual finalidade Correio eletrnico Todos os setores, inclusive a maneira mais rpida e com listas de distribuio fcil de comunicar-se especficas por equipes e projetos. Intranet Nossa intranet um wiki. a maneira mais rpida e fcil de comunicar-se Blog Todos os setores. Facilitar a comunicao interna, especialmente de carter institucional. Plataformas com formato Todos os setores tm usado como ferramenta de WIKI acesso, mas as reas de TI GC e para partilhar lies e negcios de IC e aprendidas em projetos. Monitoramento utilizam mais. Frum; Chats; Listas de discusses. Todos, mas a utilizao baixa, devido complexidade de uso da ferramenta. As trs opes fazem parte do sistema de comunidade de prtica. Arquivos de grupo Todos tm acesso aos Um sistema de organizao de projetos de que participam. arquivos por projeto/cliente. Diretores e gerentes tm acesso aos relatrios de resultado e oramentos. Quadro 2: Ferramentas para a gesto tecnolgica da informao da Empresa B Fonte: Dados da pesquisa (2008).

Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.1, p. 117-143 jan./jun., 2010.

142

Apndice C
EMPRESA C: Ferramentas para a gesto tecnolgica da informao Ferramentas Quais setores tm Qual finalidade acesso Correio eletrnico Todos Compartilhamento de tarefas. Intranet Resume-se a biblioteca Organizao de informaes. de arquivos, organizados para os setores. Extranet Estamos em fase de compartilhamento e construo. armazenamento de todos os documentos pertinentes a um dado empreendimento Banco e base de dados Todos Compartilhamento e armazenamento de todos os documentos Blog Temos a ferramenta mas ainda no est difundida Plataformas com Temos a ferramenta formato WIKI mas ainda no est difundida Frum; Chats; Listas Todos Decidir rapidamente sobre um de discusses assunto em grupo. Arquivo de grupo Todos, no banco de Compartilhamento e dados. armazenamento de todos os documentos onde os colaboradores podem buscar informaes e modificar o contedo na parte da atividade que lhe compete. Agendas Todos Marcar reunies em horrios em que as pessoas e os recursos esto disponveis. Help Desk Todos Registrar servios Quadro 3: Ferramentas para a gesto tecnolgica da informao da Empresa C Fonte: Dados da pesquisa (2008).

Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v.15, n.1, p. 117-143 jan./jun., 2010.

143

Das könnte Ihnen auch gefallen