Sie sind auf Seite 1von 8

CASAMENTO

TEXTO: Mateus 19.3-12 TEMA: Trs afirmaes ditas por Jesus acerca do casamento.

Introduo. Casar pra que se eu gosto de gandaia...Rabo de saia...arrasta p...solteiro minha vida ta to boa, to que to sorrindo a toa, tropeando em mulher... O bicho do casamento no me pega, a o corao escorrega e a paixo no me segura, pulando de galho em galho, sentindo a brisa do orvalho, sempre atrs de uma aventura...No meu dedo aliana lisa no para, pode ter beleza rara, o que eu quero namorar... (...) Ser que o compositor dessa msica realmente compreende o propsito, beleza e a sublimidade do casamento? Acredito que no! Da mesma forma, os fariseus do texto que lemos, no compreenderam.

Narrao Jesus acabava de curar muitas pessoas e havia deixado a Galilia procurando dirigirse Judia. Multides o procuravam para serem curadas, e para ouvirem suas palavras de sabedoria, graa e salvao. De repente, um grupo de fariseus1 surge e o questiona acerca do casamento. A pergunta desses homens da lei foi capciosa: licito ao marido repudiar a mulher?. Essa pergunta mostra a forma de pensar da sociedade daquela poca, sendo absolutamente contrria vontade de Deus. Mathew Henry diz que os fariseus desejavam surpreender a Jesus em algo que pudessem apresentar como ofensa lei de Moiss. Os casos matrimoniais eram numerosos e, s vezes, paradoxais; feito assim no pela lei de Deus mas pelas injrias e torpezas dos homens. Jesus replicou perguntando se no haviam lido o relato da criao, e o primeiro exemplo do matrimnio; deste modo, indica que todo desvio disto era m. Para entendermos o porqu dessa pergunta precisamos entender como a mulher era tratada e vistas por uma sociedade patriarcal e extremamente machista. Desde o seu nascimento, a mulher era mal recebida pelo pai. As filhas s aumentavam o patrimnio do seu dono, pois podiam ser vendidas ou trocadas por outras propriedades. At hoje, em algumas sociedades chamadas simples pela Antropologia assim. A mulher vale duas cabras, cinco vacas, etc.

Seita criada no perodo anterior guerra dos Macabeus com o fim de oferecer resistncia ao esprito helnico que havia se manifestado entre os judeus tendentes a adotar os costumes gregos. Todos quantos aborreciam essas prticas pags, j espalhadas pelo povo, no imprio grego, foram levados a criar forte reao para observar estritamente as leis de Moiss.

Elas no tinham voz ativa na sociedade, eram estigmatizadas e sofriam os maiores preconceitos, simplesmente pelo fato de ser mulher. Trabalhavam duramente em casa: Plantavam, colhiam, moam trigo, cevada e outros cereais. Preparavam o po, cozinhavam, buscavam gua nos poos ou fontes. Cuidavam da famlia e educavam os filhos. At mesmo elas no tinham o direito de cultuar a Deus. (Mesmo que houvesse 100 mulheres na sinagoga e no tivesse o mnimo de homens para o culto 10 no havia celebrao, pois elas eram consideradas como nada). Eram consideradas impuras e pecadoras e usadas somente para procriao. Conviviam com a poligamia do marido, sem poder se opor. No tinha voz ativa na sociedade e eram absolutamente estigmatizadas. Havia uma orao, que os Eruditos dizem ser corrente no meio daquela sociedade machista: Graas a Deus porque no sou samaritano, nem nasci uma mulher. Esse era o cenrio por trs da mente de um Judeu daquela poca. Realmente ser uma mulher naqueles dias era extremamente difcil. Jesus, por sua vez, reprova veementemente esse pensamento, a ponto de os discpulos dizerem ento no bom casar, mostrando, atravs das Escrituras que no foi assim desde o princpio. Fora diferente, mas os homens, por causa do pecado mudaram a verdade de Deus e entao passa afirmar princpios fundamentais para o casamento. Assim, gostaria de meditar nessa manh sobre:

Trs afirmaes ditas por Jesus acerca do casamento.


1) Primeira afirmao: O casamento criado e respaldado por Deus em Sua Palavra. (v.4). ...no tendes lido, que o Criador desde o principio os fez homem e mulher...portanto o que Deus ajuntou no separe o homem No texto que lemos, Jesus retoma a ordem da criao, afirmando e mostrando nas Escrituras (na Lei de Moises - O Cannon hebraico: Vara de medir, ou seja, o parmetro para julgar) que foi Deus quem estabeleceu o casamento. Deus que estabelece o casamento. Importante saber que As Leis por Deus ao seu profeta Moises era e Autoridade final. O seja uma Lei eterna de Deus para toda a humanidade e diz que:

(Gen2.24) ...portanto, deixar seu pai e sua me, e os dois sero uma s carne

Aqui est o inicio da instituio do casamento criado por Deus. A primeira referencia de casamento. Portanto, o casamento no foi criado por vontade humana; nem foi criado pela cosmoviso de um povo ou pelas normas culturais de outro; Muito menos por inteligncia de uma sociedade ou devaneio da mente humana. O matrimonio tambm no um produto da importao cultural ou conseqncia da colonizao. A forma de casamento, de celebrao, sim, pode ser copiado, importado de outra cultura, mas a instituio matrimonial no. (A forma no a essncia.) Se pensarmos bem, e formos honestos com ns mesmos, iremos descobrir que assim como Paulo diz, em mim no habita bem nenhum, a nossa inclinao natural para o mal, pois o pecado afetou terrivelmente nossas vidas. Assim passamos a pensar somente em ns, em nosso prprio beneficio. Como ento, uma mente assim, inclinada para o mal, poderia criar algo para beneficiar outros? Impossvel! Somente uma mente infinitamente superior nossa, totalmente pura, totalmente santa, absolutamente cheia de amor e grande em graa e misericrdia poderia planejar algo to maravilhoso para a Sua prpria criao. Romanos 11.33 profundidade das riquezas tanto da sabedoria quanto do conhecimento de Deus. Quo insondveis so os seus juzos e quo inescrutveis so os seus caminhos.... A Bblia diz que o Senhor o criador de todas as coisas: Porque Dele e por Ele, e para Ele so todas as coisas ( Rom 11.36). Posso afirmar-lhes que foi Deus, em sua infinita sabedoria quem planejou e criou o casamento entre homem e a sua mulher (nica forma) constituindo-o como norma atemporal e supracultural. No foi homem com homem; mulher com mulher; homem e duas mulheres; uma mulher e dois homens, ou mais.... HOME E MULHER. O que passar disso pecado! Vamos analisar o texto Bblico de Gnesis 2.18-20, o que vemos aqui? . No foi a sabedoria de Ado que disse: - Senhor, no tem ningum aqui parecido comigo e t ligado... Olha l Senhor: o elefante com a elefanta ou ali; o leo com a leoa; O macaco e a macaca... at o sapo tem! Foi Deus primeiro quem contemplou a necessidade de Ado de ter uma companheira. Ele viu o homem s e disse que no era bom! Agora cabe nos pensar: por que o Senhor iria criar a unio de seres to anatomicamente, fisiologicamente, psicologicamente, emocionalmente diferentes? E no s do lado feminino... h dias em que os homens parecem ter tenso pr-alguma-coisa.....

Simples: Porque um completa o outro em suas fragilidades. Um deve dar suporte ao outro em suas necessidades e falhas. Ainda para satisfao mutua; para aprendizado mtuo; para ajudar no desenvolvimento da maturidade; para constituio de uma famlia, etc. Por isso Deus cria o casamento. Justo Gonzlez (telogo, historiador) diz que: quando Deus cria o homem, Ele diz: No bom que o homem fique s. Far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idnea. Segundo ele, a palavra ajudadora, no hebraico, se refere ajuda naquilo de que o varo necessita. a mesma palavra que empregada para designar que Deus o ajudador de Israel. Vamos olhar alguns textos: Salmos 33.20; 22.19; etc. Essa ajuda no uma questo servial e submissa ou de dar a outro o que ele manda, mas sim de socorr-lo com fora e apoi-lo com vigor. Agora, convenhamos irmos, muitas vezes, o que nossas esposas dizem este certo no verdade? Um pastor contou um testemunho: Um peruano apareceu na Igreja, O pastor empolgou e tal... a mulher disse: No gostei muito dele.... Para com isso.... Ela avisou.. e .... Tcharammmm.. o cara roubou toda a Igreja.... Muitas vezes ns no queremos ouvir as nossas esposas, mas ela nos foi dada com um auxilio. Ela consegue ver as coisas de uma outra perspectiva que ns no vemos.... Claro que tambm tem muitos erros, pois so pecadoras como ns, tem a ainda a questo do emocional falar acima da razo muitas vezes, mas devemos prestar mais ateno no que nossas esposas nos dizem. E a outra palavra idnea ou adequada. O sentido, literal no hebraico, : como diante dele, isso , como sua imagem no espelho. ( Gn 2.18) O QUE se busca, ento, no uma ajudante e muito menos um ser inferior, ou uma empregada, mas um ser que, por ser igual ao homem, lhe possa ser de real ajuda e apoio, como IAVEH o para Israel. Antes de casar dei um pingentinho para a Jana. Era de ouro branco e amarelo. Dois coraes um junto do outro e disse a ela: Amor, iremos andar juntos. Nem frente nem atrs, mas juntos. E tem sido assim at aqui. Ela me ajuda nas minhas fragilidades e eu a ajudo em suas. Sabe o que mais: Deus cria o casamento, para que os dois sejam uma s carne. Se completem, se amem, se satisfaam, formem uma famlia e Seu nome permanea glorificado.

2 Segunda: O casamento deteriorado pela nossa oposio aos mandamentos de Deus. ...por causa da dureza de vosso corao que Moiss mandou dar carta de divrcio...entretanto, no foi assim desde o comeo (v.8) Jesus faz uma severa crtica a esse grupo de religiosos, que se ostentavam na prepotncia de serem descendncia de Abrao e guardadores da Lei Mosaica. Eles o questionavam sobre o divorcio, talvez baseados em uma filosofia de um Rabino chamado Hilel, que permitia o divorcio pelos mais esdrxulos e fteis motivos. Jesus enfatiza que no foi assim desde o comeo. No foi isso que Deus havia planejado para o casamento e para a Sua criao. Os homens haviam corrompido a Lei, para o seu prprio beneficio, estigmatizando as mulheres, considerando-as como pecadoras, impuras, um simples objeto descartvel e por isso poderiam ter quantas quisessem. No foi esse o plano original de Deus. Vamos ler novamente Gnesis: 2.18 uma auxiliadora - no muitas 2.24 a sua mulher - no as suas... O fato de julgarem as mulheres assim mostrava apenas a dureza, orgulho e soberba que suas vidas tentavam esconder atrs de uma religiosidade e masculinidade repulsiva diante de DEUS. A Bblia nos diz que TODOS pecaram e carecem da gloria de Deus ( Rm 6.23). Homens e mulheres so iguais diante dEle. Gostaria de enfatizar, que A mulher no um subproduto da criao humana, mas fruto do amor de Deus para com o homem. Ento, o grande problema que precisamos olhar para dentro de nossos coraes: tanto o homem como a mulher. Precisamos ser sincero, honestos com ns mesmos. O problema, no s da mulher comeu do fruto o homem tambm comeu. Rm 5.19: A quem o pecado afetou? O pecado afetou toda a descendncia humana, homem e mulher: ...Porque por um homem entrou o pecado no mundo...por isso todos pecaram Por um lado nossa cultura machista tenta impor: Que o homem manda e a mulher obedece. (Assim como era em Israel), - O homem tentar impor sua vontade. Em contra partida, a mulher, tenta de alguma maneira se esquivar do domnio masculino impor suas vontades, desejos, e por ambos terem o mesmo corao endurecido, no do o brao a torcer. ( normalmente a mulher o faz). Essa dureza de corao encontramos em outros textos: MARCOS 10.5; 16.14 Rom 2.5, etc....

Essa dureza de corao que transtorna o nosso rosto quando somos repreendidos pelo cnjuge, e que repulsiva diante de Deus. O que Jesus estava dizendo que o problema no o casamento, mas ns. Somos responsveis pelos nossos orgulhos. Essa dureza a dureza de nossos coraes que Jesus fala e repreende os fariseus. Dureza que impede de pedirmos perdo. Dureza que alimenta a ira e o orgulho em uma discusso. ( meu ponto de vista o certo) Dureza que nos faz falar palavras duras e que ferem Que nos impede de sermos Mansos e humildes de corao. Dureza que nos faz perder o respeito pelo cnjuge e sermos Rudes. Dureza que nos faz pensar somente em ns e no no outro ( em todas as reas) Dureza que quer impor e no conversar ( assim e pronto!) Dureza que esconde e no compartilha. Dureza que mente, que explora, que trai; Essa dureza de corao se ope aos mandamentos de Cristo: Amar uns aos outros; Ser humilde e manso; Ser paciente; Sermos pacificadores (promovem a paz), etc. Dureza que nos impede de ver o outro lado da moeda E destri os casamentos. Todos nos temos dificuldades em alguma rea. Para que o casamento de certo e seja vitalcio precisamos venc-las, pela graa de Cristo Jesus. J contei a histria do dia que dormi com fome por ser duro de corao. Outro dia, discutimos, e eu novamente, fiquei chateado, e no conversei... precisvamos ir a casa de um irmo em Taguatinga. Errei a rua e no consegui achar. A Jana sabia onde era. Ficamos rodando, rodando, e no achava.... At que ela, disse: naquela outra rua.... A dureza de corao que Jesus fala est ai, presente no nosso dia a dia Irmos, no deixem que essa dureza tome conta do seu corao. Ela prejudicial e acaba com o casamento. Segundo a Bblia somos uma s carne, uma nica pessoa. Diferentes em suas feies; diferentes na criao; na forma de ver a vida. Na forma de reagir as circunstancias, mas constitudos a imagem e semelhana do Criador. No deixe que a dureza de seus coraes estrague o seu casamento.

3 Terceiro: O casamento uma instituio preciosa que deve durar para sempre.
...quem repudiar sua mulher, a no ser por relaes sexuais ilcitas e casar-se com outra, comete adultrio... Se olharmos para o cenrio atual da nossa sociedade: hedonista (que busca o prazer aqui e agora), consumista (onde tudo passa a ser um bem de consumo at os relacionamentos enquanto satisfaz est valendo quando no agrada mais um abrao) e relativista onde no existem verdades absolutas, tudo relativo, e cada um deve viver do jeito que melhor lhe apraz. O pensamento corrente : O casamento no passa de uma instituio falida. Lembram da musica no incio: Casar pra que se eu gosto de gandaia..... Lembro-me que um amigo gozava em uma brincadeirinha e dizia: Melhor que casar s morrer queimado. Ou outras piadinhas. Quem t fora, quer entrar, quem t dentro, quer MORRER. Por isso no dia do casamento a noiva usa branco e o noivo preto. Esses pensamentos, mesmo que em forma de piadinhas e brincadeiras contaminam nossa forma de ver o casamento, de viver e construir o casamento. Vamos ler novamente a condio imposta por Jesus: MT 19.9 A condio que Jesus imps foi to profunda e extrema para os que querem casar que os prprios discpulos disseram: Se essa a condio para o homem com relao ao casamento bom no casar. Jesus no abre nenhuma exceo para o divrcio como do tipo: incompatibilidade de gnio ou gens; o amor acabou (primeiro que o amor nunca acaba, diz Paulo em 1 Co 13); apaixonei-me por outro ou outra; no deu certo; esfriamos... tudo isso fruto e conseqncia de pecado. Dureza de corao, orgulho, mentiras, enganos, e at adultrio. Pensamos que adulterar s se tivermos relaes sexuais com outras pessoas. Mas Jesus disse que se olharmos com inteno impura j pecamos. Li o livro do Pr. Samuel Costa e fiquei extasiado com o que passa na mentalidade dos cristos dentro de igrejas evanglicas: Uma mulher disse que em quanto mantinha relaes sexuais com o marido, ficava fantasiando o encanador..... ADULTRIO. Outro pastor, dizia sua esposa que ela no o satisfazia (ele era viciado em pornografia e tinha ao lado da cama revistas erticas que ele via) garanto que no h necessidade de nada. Irmos, se querem apimentar o casamento procurem a presena de Deus. ELE o autor e criador do sexo. No precisamos descer a escada da pornografia, prostituio, adultrio para termos prazeres.

Para JESUS o casamento no foi feito para ser dissolvido por qualquer besteirinha. Segundo um estudo na Bblia de Genebra, diz que: o propsito do casamento de servir de base slida famlia. Deus estabelece esse relacionamento de compromisso vitalcio entre homem e mulher desejando que o pacto matrimonial fosse a mais plena e satisfatria expresso de uma unio de duas pessoas em uma s carne. Posso afirmar que, com base no que Ele, o Senhor dos cus e da terra disse, O casamento foi feito para durar at que a morte os separe. Temos advogados aqui. Quantas separaes so feitas por ano? Quantas famlias desestruturadas por causa do casamento que acabou? Nossa sociedade esta definhando, em frangalhos, por causa de casamentos desestruturados, que geram famlias desestruturadas e filhos problemticos. Filhos criados sem pai. Me que abandonam seus filhos. A separao gera problemas emocionais profundos e que levam anos, ou quem sabe nunca sero resolvidos. Para Cristo Jesus o divorcio uma negao da ordem criada por Deus e da natureza do casamento. Irmos, o casamento foi estabelecido por Deus para durar para sempre. O problema no , ento, o casamento. Somos ns! Nossas coisinhas manias, etc. No deixe as coisas ficarem negras ou muito grandes para resolver. Pequenos conflitos geram separaes. Resolvam sempre com esprito de brandura e mansido. Sabe uma coisa, a sociedade diz: no deu certo? Separe! Eu digo a vocs: No separem. Nunca. Resolvam seus conflitos. Sonhem que vivero at ficarem velhinhos juntos. Isso no irracional. Isso no bobeira. Isso o propsito de Deus, para vocs, para mim, e para todos aqui presentes hoje. CONCLUSO Como lidar com o casamento e suas dificuldades? Como permanecer casado durante toda a vida? Como no chutar o balde muitas vezes? Como suportar um ao outro e suas grandes diferenas? Trs afirmaes ditas por Jesus concernentes a ns so importantes para um casamento duradouro: 1. Confie nAquele que criou todas as coisas; 2. Deixe a dureza de corao de lado e; 3. Busque na graa de Cristo Jesus fora para perdoar, reconciliar, amar e viver juntos para todo o sempre. Nunca se esqueam que: Todo e qualquer problema conjugal, h de ser resolvido aos ps dAquele que veio, morreu, venceu a morte e o pecado, ressuscitou e vivo est. Seu nome JESUS.

Das könnte Ihnen auch gefallen