Sie sind auf Seite 1von 6

Angiospermas

Atualmente so conhecidas cerca de 350 mil espcies de plantas - desse total, mais de 250 mil so angiospermas. A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente'. Essas plantas representam o grupo mais variado em nmero de espcies entre os componentes do reino Plantae ou Metaphyta.

Flores e frutos: aquisies evolutivas


As angiospermas produzem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. Considerando essas estruturas, perceba que, em relao s gimnospermas, as angiospermas apresentam duas "novidades": as flores e os frutos.

A flor e o fruto do maracuj

As flores podem ser vistosas tanto pelo colorido quanto pela forma; muitas vezes tambm exalam odor agradvel e produzem um lquido aucarado - o nctar - que serve de alimento para as abelhas e outros animais. H tambm flores que no tm peas coloridas, no so perfumadas e nem produzem nctar. Coloridas e perfumadas ou no, das flores que as angiospermas produzem sementes e frutos.

As partes da flor
Os rgos de suporte rgos que sustentam a flor, tais como:

pednculo liga a flor ao resto do ramo. receptculo dilatao na zona terminal do pednculo, onde se inserem as restantes peas florais.

rgos de proteo
rgos que envolvem as peas reprodutoras propriamente ditas, protegendo-as e ajudando a atrair animais polinizadores. O conjunto dos rgos de proteo designa-se perianto. Uma flor sem perianto diz-se nua.

clice conjunto de spalas, as peas florais mais parecidas com folhas, pois geralmente so verdes. A sua funo proteger a flor quando em boto. A flor sem spalas diz-se asspala. Se todo o perianto apresentar o mesmo aspecto (tpalas), e for semelhante a spalas diz-se sepalide. Neste caso diz-se que o perianto indiferenciado. corola conjunto de ptalas, peas florais geralmente coloridas e perfumadas, com glndulas produtoras de nctar na sua base, para atrair animais. A flor sem ptalas diz-se aptala. Se todo o perianto for igual (tpalas), e for semelhante a ptalas diz-se petalide. Tambm neste caso, o perianto se designa indiferenciado.

rgos de reproduo
folhas frteis modificadas, localizadas mais ao centro da flor e designadas esporfilos. As folhas frteis masculinas formam o anel mais externo e as folhas frteis femininas o interno.

androceu parte masculina da flor, o conjunto dos estames. Os estames so folhas modificadas, ou esporfilos, pois sustentam esporngios. So constitudas por um filete (corresponde ao pecolo da folha) e pela antera (corresponde ao limbo da folha); gineceu parte feminina da flor, o conjunto de carpelos. Cada carpelo, ou esporfilo feminino, constitudo por uma zona alargada oca inferior designada ovrio, local que contm vulos. Aps a fecundao, as paredes do ovrio formam o fruto. O carpelo prolonga-se por uma zona estreita, o estilete, e termina numa zona alargada que recebe os gros de plen, designada estigma. Geralmente o estigma mais alto que as anteras, de modo a dificultar a autopolinizao.

Os frutos contm e protegem as sementes e auxiliam na disperso na natureza. Muitas vezes eles so coloridos, suculentos e atraem animais diversos, que os utiliza como alimento. As sementes engolidas pelos animais costumam atravessar o tubo digestivo intactas e so eliminadas no ambiente com as fezes, em geral em locais distantes da planta-me, pelo vento, por exemplo. Isso favorece a espcie na conquista de novos territrios.

Os dois grandes grupos de angiospermas

As angiospermas foram subdivididas em duas classes: as monocotiledneas e as dicotiledneas. So exemplos de angiospermas monocotiledneas: capim, cana-de-acar, milho, arroz, trigo, aveias, cevada, bambu, centeio, lrio, alho, cebola, banana, bromlias e orqudeas. So exemplos de angiospermas dicotiledneas: feijo, amendoim, soja, ervilha, lentilha, gro-de-bico, pau-brasil, ip, peroba, mogno, cerejeira, abacateiro, acerola, roseira, morango, pereira, macieira, algodoeiro, caf, jenipapo, girassol e margarida.

Monocotiledneas e dicotiledneas: algumas diferenas


Entre as angiospermas, verificam-se dois tipos bsicos de razes: fasciculadas e pivotantes.

Razes fasciculadas - Tambm chamadas razes em cabeleira, elas formam numa planta um conjunto de razes finas que tm origem num nico ponto. No se percebe nesse conjunto de razes uma raiz nitidamente mais desenvolvida que as demais: todas elas tm mais ou menos o mesmo grau de desenvolvimento. As razes fasciculadas ocorrem nas monocotiledneas.

Razes pivotantes - Tambm chamadas razes axiais, elas formam na planta uma raiz principal, geralmente maior que as demais e que penetra verticalmente no solo; da raiz principal partem razes laterais, que tambm se ramificam. As razes pivotantes ocorrem nas dicotiledneas.

Raiz fasciculada e pivotante, respectivamente.

Em geral, nas angiospermas verificam-se dois tipos bsicos de folhas: paralelinrvea e reticulada.

Folhas paralelinrveas - So comuns nas angiospermas monocotiledneas. As nervuras se apresentam mais ou menos paralelas entre si.

Folhas reticuladas - Costumam ocorrer nas angiospermas dicotiledneas. As nervuras se ramificam, formando uma espcie de rede.

Existem outras diferenas entre monocotiledneas e dicotiledneas, mas vamos destacar apenas a responsvel pela denominao dos dois grupos. O embrio da semente de angiosperma contm uma estrutura chamada cotildone. O cotildone uma folha modificada, associada a nutrio das clulas embrionrias que podero gerar uma nova planta.

Sementes de monocotiledneas. Nesse tipo de semente, como a do milho, existe um nico cotildone; da o nome desse grupo de plantas ser monocotiledneas (do grego mnos: 'um', 'nico'). As substncias que nutrem o embrio ficam armazenadas numa regio denominada endosperma. O cotildone transfere nutrientes para as clulas embrionrias em desenvolvimento.

Sementes de dicotiledneas. Nesse tipo de semente, como o feijo, existem dois cotildones - o que justifica o nome do grupo, dicotiledneas (do grego ds: 'dois'). O endosperma geralmente no se desenvolve nas sementes de dicotiledneas; os dois cotildones, ento armazenam as substncias necessrias para o desenvolvimento do embrio. Resumo: Monoc

otiledneas vs Dicotiledneas
MONOCOTILEDNEAS DICOTILEDNEAS pivotante ou axial (principal) em geral, com crescimento em espessura (tronco) feixes lbero-lenhosos dispostos em crculo (distribuio eustlica = regular) peciolada: bainha reduzida; pecolo; nervuras reticuladas ou peninrvias. dmera, tetrmera ou pentmera 2 cotildones eucalipto; abacate; morango; ma; pera; feijo; ervilha; mamona; jacarand; batata.

raiz caule distribuio de vasos no caule folha Flor embrio exemplos

fasciculada (cabeleira) em geral, sem crescimento em espessura (colmo, rizoma, bulbo) feixes lbero-lenhosos espalhados(distribuio atactostlica = irregular) invaginante: bainha desenvolvida; uninrvia ou paralelinrvia. trmera (3 elementos ou mltiplos) um cotildone bambu; cana-de-acar; grama; milho; arroz; cebola; gengibre; coco; palmeiras.

Gimnospermas

As gimnospermas (do grego Gymnos: 'nu'; e sperma: 'semente') so plantas terrestres que vivem, preferencialmente, em ambientes de clima frio ou temperado. Nesse grupo incluem-se plantas como pinheiros, as sequias e os ciprestes. As gimnospermas possuem razes, caule e folhas. Possuem tambm ramos reprodutivos com folhas modificadas chamadasestrbilos. Em muitas gimnospermas, como os pinheiros e as sequias, os estrbilos so bem desenvolvidos e conhecidos como cones - o que lhes confere a classificao no grupo das conferas. Florestas de conferas de regies temperadas so ricas em rvores do grupo das gimnospermas. No Brasil, destaca-se a Mata de Araucrias do Sul do pas. Cones ou estrbilos H produo de sementes: elas se originam nos estrbilos femininos. No entanto, as gimnospermas no produzem frutos. Suas sementes so "nuas", ou seja, no ficam encerradas em frutos.

Araucrias

Cyca

So tambm gimnospermas as Cycas, popularmente conhecidas como palmeira-de-ramos ou palmeira-de-sagu, comuns em alguns lugares do Brasil. O tronco tambm costuma ser espesso, a folha parecida com a das palmeiras, porm, muito mais rgida.

Reproduo das gimnospermas - Ciclo haplodiplobionte na Conferas


Vamos usar o pinheiro-do-paran (Araucria angustiflia) como modelo para explicar a reproduo das gimnospermas. Nessa planta os sexos so separados: a que possui estrbilos masculinos no possuem estrobilos femininos e vice-versa. Em outras gimnospermas, os dois tipos de estrbilos podem ocorrer numa mesma planta. Existem dois tipos de estrbilos, um grande e outro pequeno e, como consequncia, h dois tipos de esporngios e de esporos. Nos estrbiolos maiores, considerados femininos, cada esporngio, chamado de vulo, produz por meiose um megsporo (ou macrsporo). O megsporo fica retido no esporngio, no liberado, como ocorre com os esporos das pteridfitas. Desenvolvendo-se no interior do vulo o megsporo origina um gametfito feminino. Nesse gametfito surge arquegnios e, no interior de cada um deles, diferencia-se uma oosfera (que e o gameta feminino).

Nos estrbilos menores, considerados masculinos, cada esporngio - tambm chamado de saco polnico- produz por meiose, numerosos micrsporos. Desenvolvendo-se no interior do saco polnico, cadamicrsporo origina um gametfito masculino, tambm chamado de gro de plen (ou gametfito masculino jovem). A ruptura dos sacos polnicos libera inmeros gros de plen, leves, dotados de duas expanses laterais, aladas. Carregados pelo vento, podem atingir os vulos que se encontram nos estrbilos femininos. O processo de transporte de gro de plen (no se esquea que eles representam os gametfitos masculinos) constitui a polinizao, que, nesse caso, ocorre pelo vento.

Cada gro de plen, aderido a uma abertura existente no vulo, inicia um processo de crescimento que culmina com a formao de um tubo polnico, correspondente a um gro de plen adulto (gametfito masculino adulto). No interior do tubo polnico existe dois ncleos gamticos haplides, correspondentes aos anterozides das pteridfitas. Apenas um dos ncleos gamticos fecunda a oosfera, gerando o zigoto (o outro ncleo gamtico degenera). Dividindo-se repetidamente por mitose, o zigoto acaba originando um embrio, que mergulha no tecido materno correspondente ao gametfito feminino. Aps a ocorrncia da fecundao e da formao do embrio, o vulo converte-se em semente, que uma estrutura com trs componentes: uma casa (tambm chamada de integumento), um embrio e um tecido materno haplide, que passa a ser denominado de endosperma (ou endosperma primrio), por acumular substncias de reserva que sero utilizadas pelo embrio durante a sua germinao. A disperso das sementes, em condies naturais, pode ocorrer pelo vento, no caso do pinheiro comum, ou com ajuda de animais (gralhas-azuis ou esquilos) como acontece com os pinhes do pinheiro-do-paran.

Portanto, ao comparar gimnospermas conferas com as pteridfitas, as seguintes novidades podem ser citadas: estrbilos produtores de vulos (que, depois, sero convertidos em sementes), estrbilos produtores de gros de plen, polinizao, diferenciao do gro de plen em tubo polnico e, por fim, a fecundao independente da gua ambiental (esse tipo de fecundao conhecido por sifogamia). Perceba que as rvores conferas representam a gerao duradoura, o esporfito, sendo os gametfitos reduzidos e pouco duradouros.

Das könnte Ihnen auch gefallen