Sie sind auf Seite 1von 12

GE Energy

Plataforma de Otimizao e Diagnstico

System.1

System 1* Viso Geral


Uma plataforma de otimizao e diagnstico de equipamentos System 1 a plataforma de software patenteada da GE Energy para otimizao em tempo real de equipamentos e processos selecionados, monitoramento de condio e diagnstico de eventos. De conceito semelhante a um sistema de controle de processos que permite aos usurios entender, diagnosticar e controlar suas condies de processo em tempo real, a plataforma System 1 oferece esse recurso aos equipamentos envolvidos em seu processo. O System 1 tambm pode ser utilizado com alguns processos no normalmente atendidos por um sistema de controle de processos, tal como gerenciamento de combustvel, otimizao de combusto e muitos outros. Decises melhores e mais rpidas Em muitas empresas, atualmente, decises relativas a seus ativos so tomadas com informaes insucientes e sob presso intensa, quando no pode se dar ao luxo de gastar horas, muito menos dias, em deliberaes e coletas de maiores detalhes. Decises ruins custam tempo. Tempo custa dinheiro. O System 1 foi desenvolvido para economizar dinheiro atendendo a estes dois aspectos. Ele rapidamente prov as informaes que seu pessoal precisa para tomar decises inteligentes e com conana. Quando que os custos extras ocasionados pela perda de ecincia suplantam os custos de se restaurar a ecincia? O System 1 pode lhe dizer isto. Uma mquina est dando sinais de grave stress mas fundamental que a mesma opere a 100% de sua capacidade - ou at mais pelas prximas duas semanas caso isto seja possvel. Isto pode ser feito? O System 1 pode lhe dizer isto. E quanto quela manuteno planejada ela pode ser adiada com segurana por mais um ano? O System 1 pode lhe dizer isto. Transformando dados em Actionable Information*
2

A plataforma System 1 foi desenvolvida para receber informaes de uma vasta gama de fontes incluindo hardware/software xo ou porttil para monitoramento de condies, controle de processos e hardware/ software de automao, historiadores de processo, software de gerenciamento de manuteno e conabilidade, planilhas, registros de operadores e muitos outros. A plataforma monitora continuamente essas informaes e quando situaes que requeiram ateno surgem, o System 1 as detecta e alerta aos funcionrios apropriados na fbrica atravs de avisos contendo Actionable Information que fornecem aes corretivas recomendadas. Atravs de uma variedade de mecanismos de noticao tais como pager, celular, e-mail, janela pop-up ou at mesmo atravs da integrao com a interface do usurio do sistema de controle da planta, estes avisos contendo Actionable Information podem ser enviados de forma consistente s pessoas responsveis pela tomada de decises e por executar as aes necessrias, permitindo-lhes agir de maneira a otimizar o impacto no negcio. As aes pr-ativas permitidas atravs do System 1 resultam em maior disponibilidade de equipamentos, conabilidade e segurana ao mesmo tempo em que reduzem a participao porcentual na produo de itens como manuteno, combustvel e custos de operao.

Sua indstria, seu pessoal


A plataforma System 1* foi desenvolvida para ser usada por uma ampla gama de pessoal de planta em praticamente qualquer indstria incluindo gerncia, operadores, engenheiros de equipamentos engenheiros de processo, tcnicos de instrumentos, funcionrios de manuteno e conabilidade e muitos outros.

Suporte a Decises Personalizvel * a diferena proporcionada pelo System 1


Enquanto suas ferramentas de diagnstico podem ser usadas para avaliar manualmente as condies e para investigar mais a fundo quando o evento requerer uma anlise em profundidade, o que realmente distingue a plataforma System 1 sua habilidade de prover informaes sosticadas de Suporte a Decises (Decision Support). O System 1 pode analisar automaticamente os dados obtidos e transform-los em avisos contendo Actionable Information* para otimizao ou diagnstico. A plataforma faz isto atravs de dois mtodos complementares. O primeiro contm Pacotes de Regras (Rule Paks) prontos que foram desenvolvidos e construdos por nossos especialistas e podem ser incorporados ao sistema para uma aplicao especca. O segundo contm uma ferramenta exvel e altamente intuitiva de criao regras, permitindo aos usurios incluir seu conhecimento nico de otimizao e diagnstico de equipamentos e processos em uma base de conhecimento poderosa e totalmente customizvel que reita as necessidades especcas de cada equipamento, processo e fbrica. Seus recursos de diagnstico podem ser no s customizados e ampliados como tambm os usurios podem incorporar suas prprias respostas s condies. Quem noticado, como noticado e o que instrudo a fazer como resposta a um evento algo totalmente congurvel, permitindo-lhe otimizar sua fbrica sua maneira.

Tecnologias abertas de acordo com os padres da indstria


A plataforma System 1 da GE Energy apresenta uma poderosa arquitetura cliente/servidor, utilizando a atual gerao de sistemas operacionais e tecnologias de servidor Microsoft Windows , ao mesmo tempo em que oferece suporte a um navegador web padro e clientes de exibio customizados. A base de dados da plataforma System 1 utiliza tecnologia Microsoft SQL, otimizada para armazenamento extremamente rpido de dados e captura de eventos, anlise de tendncias e sistema de alarmes de alta resoluo, produo de relatrios de exceo completos e funes de noticao ao usurio, assim como informaes abrangentes sobre propriedades de equipamentos e informaes de congurao. A plataforma conta com uma ampla variedade de recursos para importao e exportao de dados entre o System 1 e sistemas de controle de processos e de automao, tecnologias suplementares de monitoramento de condies, sistemas CMMS e EAM, software de conabilidade, ERP e outros sistemas de negcios, planilhas, software de engenharia, processadores de texto e muitos outros.
3

Flexibilidade e escalabilidade para uma maior gama de aplicaes


A plataforma System 1 foi desenvolvida especicamente para contar com mxima escalabilidade e exibilidade, permitindo que os usurios congurem facilmente o sistema para reetir seus prprios equipamentos, processos e prticas operacionais. Seja ao hospedar um nico instrumento porttil de aquisio de dados como parte de um programa de Manuteno Preditiva em uma nica fbrica ou ao gerenciar centenas de milhares de ativos de uma companhia multinacional, a plataforma System 1 foi desenvolvida para se ajustar s suas necessidades de hoje e de amanh.

Excelente Retorno sobre o Investimento


O retorno nanceiro de uma instalao do System 1* normalmente alcanado em menos de um ano alguns clientes j tiveram a experincia de verem seu sistema se auto pagar no prazo de uma semana! Como? Atravs de inmeros e importantes benefcios que geram impacto no resultado nal: Maior segurana Uma nica falha em segurana ou no ambiente pode se desastrosa. A capacidade prativa do System 1 resulta em falhas mecnicas em menor nmero e menos graves com conseqente menor impacto sobre as pessoas e o ambiente. Maior conabilidade e disponibilidade Equipamentos saudveis so equipamentos nos quais voc pode conar em caso de necessidade. Problemas podem ser identicados e resolvidos mais cedo durante a ocorrncia de sintomas antes que se traduzam em um dispendioso tempo de paralisao. Custos de manuteno otimizados O System 1 auxilia no planejamento de manutenes permitindo-lhe basear as decises na condio real a m de que voc possa reparar somente o que verdadeiramente necessita de reparo e abordar os problemas enquanto ainda esto pequenos e menos custosos. Menores custos com energia O custo com energia freqentemente a maior despesa de operao de uma fbrica. O System 1 auxilia na avaliao e correo das condies que geram desperdcio de energia. Menos interrupes foradas, menores perdas de produo At mesmo os mais altos custos de reparo e manuteno so freqentemente sobrepujados pelos enormes custos de produo perdida ou reduzida. O System 1 pode economizar um ou
4

mais dias de produo perdida devido a falhas mecnicas j no primeiro ano, freqentemente pagando por todo o sistema em um nico evento. Maior ecincia trmica/ taxa de aquecimento otimizada O System 1 pode prover as informaes que voc precisa para entender e corrigir redues nestes importantes parmetros e otimizar o equilbrio entre custos com energia, custos de manuteno, e receitas de produo freqentemente gerando benefcios nanceiros signicativos.

e Maior Potencial de Lucro


Tempo dinheiro. A plataforma System 1* reduz o tempo necessrio para tomar decises pr-ativas e inteligentes, gerando reduo de custos de vrias formas: Maior produtividade dos funcionrios Nos ambientes enxutos de hoje, o nmero de funcionrios j est no limite. Ao invs de utilizar pessoas para ir caa de problemas, a System 1 permite que seu pessoal trabalhe em problemas identicados, providos de informaes relevantes acerca dos sintomas identicados e causas razes. Mova os dados, no as pessoas Com seus recursos de acesso remoto, a plataforma System 1 pode reduzir custos com viagens, minimizando a necessidade de deslocamento de pessoas de um lugar para outro em busca de dados, oferecendo-lhes tempo extra para concluir atividades mais importantes. Dados podem no somente ser obtidos remotamente como tambm analisados remotamente, permitindo que os usurios gerenciem ativos mais facilmente a partir de diferentes locais seja em uma companhia espalhada ao redor do mundo ou simplesmente uma outra unidade de processo em um local diferente da fbrica. Colaborao facilitada I nformaes chave podem facilmente ser compartilhadas entre todas as partes envolvidas funcionrios, fornecedores ou consultores em tempo real. Uma maior colaborao signica que conhecimento mais pertinente pode ser aplicado aos problemas para obteno de solues mais rpidas e melhores. Reaes mais rpidas, reduo de varincia devido causas humanas Situaes anormais podem ser estressantes, tornando mais difcil a reao rpida e adequada das pessoas. A plataforma System 1 prov avisos com Actionable Information* que orientam seu pessoal sobre a forma exata de reagir a eventos voc decide de antemo e inclui estes detalhes no software. Ao invs de ter que decidir como reagir, os usurios podem reagir utilizando aes pr-determinadas e na velocidade que seu negcio exige.
5

Funes da plataforma System 1*

Gerenciamento sosticado de alarmes O System 1 permite um verdadeiro gerenciamento por exceo com seu sosticados recursos de gerenciamento de alarmes para toda a empresa, assegurando que somente eventos e alarmes pertinentes cheguem at suas operaes e funcionrios. Chega de listas de alarmes exageradas, alarmes causando perturbaes e mensagens cifradas com detalhes insucientes voc controla o nvel de ateno dado a cada evento, o tipo de noticao, as pessoas noticadas e todos os outros detalhes. Recursos poderosos de anlise e diagnstico Dados podem ser manipulados e apresentados utilizando-se uma vasta biblioteca de ferramentas e funes dados podem at mesmo serem exportados para planilhas e importados novamente para clculos especiais. Ferramentas avanadas de gerenciamento de grcos tal como o agrupamento de grcos tornam fcil criar, salvar, acessar e duplicar grcos de interesse comum. Os usurios podem rapidamente ver o que aconteceu antes e depois de um evento usando recursos intuitivos como mais ou menos zoom em linhas de tempo nos grcos. Obteno congurvel de dados e resoluo de armazenamento A obteno de dados pode ser congurada individualmente para cada ponto e pode ser acionada por um evento, pelo estado de um varivel, por intervalos de tempo pr-determinados ou por qualquer combinao destes parmetros. Recursos de zona morta asseguram que dados que no estiverem sofrendo alteraes dentro de limites congurveis pelo usurio para cada ponto possam ser suprimidos do armazenamento ajudando a manter os tamanhos das bases de dados menores sem perda de informaes e eventos importantes e sem prejudicar a resoluo de tendncias. Acesso de qualquer local a qualquer hora via navegador web Alm de nosso software de exibio especializado, dados e informaes especcas da plataforma System 1 podem ser acessadas atravs de navegadores web padres, tornando mais fcil do que nunca a utilizao mxima do potencial do System 1 por parte das pessoas em sua organizao.
6

Suporte a tecnologias de Rede Privada Virtual (VPN) Tecnologias VPN esto sendo cada vez mais utilizadas por muitos de nossos clientes para acesso s suas redes corporativas atravs de uma conexo pblica de Internet sem comprometer a segurana. A plataforma System 1 oferece suporte total a esta tecnologia, fornecendo os mais convenientes recursos de acesso remoto que j fomos capazes de oferecer. Telas de exibio totalmente customizveis Da mesma maneira que voc congura e personaliza sua rea de trabalho do Windows , os usurios da plataforma System 1 podem congurar individualmente seus recursos de exibio, garantindo que apenas os recursos e reas da organizao que so pertinentes lhes sejam apresentados.

Melhor gerenciamento de TI e recursos de suporte aprimorados A plataforma System 1* foi desenvolvida para uma operao altamente segura e robusta sem a necessidade de um amplo suporte por parte do Departamento de Tecnologia da Informao de sua empresa, sem no entanto deixar de oferecer poderosas ferramentas e recursos para que eles possam gerenciar de forma centralizada os PCs de sua organizao Uma interface de usurio A plataforma System 1 aceita dados de vrias fontes mas elimina a necessidade de se aprender e navegar por diversos ambientes de interface oferecendo um visual consistente e intuitivo e facilidade de visualizao de dados e informaes. Quando voc precisar acessar sistemas e interfaces de usurio externos, sua funo DocuView* oferece acesso consistente e de fcil utilizao a programas suplementares, dados, desenhos, documentos, pginas web e quaisquer outras informaes que voc pode acessar de seu computador. Uma base de dados A plataforma System 1 integra inmeras fontes de dados em um nico sistema, reduzindo a necessidade de se aprender e manter mltiplos sistemas. Coletores portteis de dados, sistemas de medio contnuos e intermitentes online com o e sem o, dados e notas includos manualmente, assim como muitas outras fontes de dados todos esto agora juntos em um nico sistema. Altamente escalvel A implantao da plataforma System 1 pode comear pequena e ser congurada como uma estrutura de arquitetura e custo desenvolvida com o intuito de oferecer escalabilidade e acessibilidade nanceira. Pague pelo que voc precisa hoje, acrescente o que voc ir precisar amanh. Anlise de causa raiz A plataforma System 1 oferece recursos incomparveis de diagnstico de causa raiz permitindo que usurios investiguem em profundidade e examinem a seqncia de eventos que levou ao problema, analisem os dados utilizando formatos de apresentao grca e tabular, e documentar estas descobertas adicionando notas base de dados ou gerando novas regras, com capacidade de analisar automaticamente eventos futuros com a mesma causa raiz. Medies virtuais Medies de sensores reais e fontes de dados podem ser combinadas em medies virtuais e calculadas. Medies virtuais podem ser tratadas como qualquer outro ponto de dados plotado, acionando um alarme, exibido e utilizado na criao de regras.
7

Pacotes de Aplicativos e Mdulos de Ampliao do Sistema para a plataforma System 1*


Pacotes de Aplicativos (Application Packages) Os Pacotes de Aplicativos oferecem os tipos especcos de grcos, visualizao e controle de dados, interfaces, recursos de entrada de informaes, detalhes de conguraes e outros atributos de sistema especcos a um tipo de ativo ou aplicao. O resultado uma srie de pacotes prontos que vo de encontro a muitas das necessidades mais freqentes de nossos clientes.

Categoria
Bently Nevada* Equipamentos Crticos Monitoramento e Diagnstico de Condio

Pacotes de Aplicativos Disponveis


Turbomquinas Turbinas Hidrulicas/Geradores Turbinas Elicas Compressores Alternativos Coletor de Dados Porttil Trendmaster* Pro Equipamentos Eltricos Desempenho de Equipamentos Historiador de Dados

Equipamentos de Uso Geral Monitoramento e Diagnstico de Condio Equipamentos Fixos Monitoramento e Diagnstico de Condio Monitoramento e Diagnstico de Desempenho Termodinmico Arquivamento de Dados

e outros sendo constantemente desenvolvidos

Mdulos de Ampliao do Sistema* (System Extender Modules)


Mdulos de Ampliao do Sistema foram desenvolvidos para trabalhar em conjunto com um ou mais tipos de aplicativos da plataforma System 1* oferecendo funcionalidades aplicveis a um tipo especco de recurso, mtodo de aquisio de dados ou tarefa de otimizao. Os mdulos de Ampliao do Sistema incluem: Interfaces EAM/CMMS Interfaces para vrias das plataformas de gerenciamento de manuteno mais comuns incluindo: SAP R/3 mdulo de manuteno de fbrica Sistema MAXIMO da MRO Software e outros Studio de Suporte a Decises (Decision Support Studio) Permite que os usurios gerem e mantenham suas prprias regras, para uso dos recursos de suporte a decises e de noticao da plataforma System 1 RulePaks (Pacotes de Regras) para Equipamentos Eltricos Regras pr-conguradas para diagnstico eltrico de motores de induo e outros equipamentos RulePaks de Bently Nevada* Regras pr-conguradas que incluem conhecimentos acerca de diagnstico mecnico de Bently Nevada para tipos especcos de equipamentos. RulePaks Individuais esto disponveis para os seguintes: Turbinas de Vapor Compressores Alternativos Turbinas Industriais a Gs Turbinas a Gs Aeroderivadas Motores Eltricos e outros O Expert em Rolamentos (The Bearing Expert) Uma completa biblioteca de freqncias de falhas e geometrias para mais de um milho de tipos de rolamentos, fornecida pela International Source Index, Inc.
9

e outros sendo constantemente desenvolvidos


Esto disponveis informaes adicionais sobre Pacotes de Aplicativos (Application Packages), mdulos de Ampliao do Sistema (System Extenders) e recursos especcos da plataforma System 1. Seu consultor de vendas pode ter includo estas informaes na ltima pgina deste livreto ou voc pode consultar essas informaes em nosso web site e ter acesso lista atualizada de pacotes, mdulos e literatura relacionada disponvel.

Servio e Suporte plataforma System 1*


Quer o software da plataforma System 1 seja utilizado como um simples sistema de hospedagem para um coletor de dados porttil em um nico local ou como um sistema presente em toda a organizao monitorando milhares de equipamentos de diversas fbricas em vrios continentes, ns estamos sempre disponveis para auxili-lo com uma gama de ofertas de servio e suporte. Avaliao de Oportunidade/Risco Para aqueles que no estiverem seguros sobre onde utilizar a plataforma System 1 a m de obter mxima eccia, ns podemos avaliar seus ativos e prticas de manuteno, identicando as reas de maior risco ao negcio e mxima oportunidade de retorno nanceiro. Para muitos, a implantao da plataforma System 1 comea com os ativos mais crticos e com o tempo estendida para abranger outros ativos. Ns podemos ajud-lo a planejar a viagem priorizando onde e como a plataforma System 1 pode ser melhor aplicada a seu caso especco atravs de uma detalhada anlise nanceira e de riscos em sua(s) fbrica(s). Instalao do Sistema Nossos recursos abrangentes incluem todos os aspectos da instalao do sistema modicaes mecnicas dos equipamentos para instalao de transdutores, ao, planejamento e documentao do sistema, gerenciamento de projeto, congurao de software, e integrao da plataforma System 1 com outros sistemas de controle e automao. Treinamento Ns fornecemos treinamento completo para utilizao do software System 1, assim como treinamento de aplicaes especcas que podem ser executadas com a plataforma System 1, tais como diagnosticar mal funcionamento do equipamento ou realizar alinhamento corretivo e balanceamento. Monitoramento & Diagnstico Remoto Alguns clientes podem preferir terceirizar todas ou parte de suas atividades de monitoramento de condies e de gerenciamento de ativos contando conosco no apenas para entregar e instalar o software System 1 mas para tambm atuar 24 horas por dia como usurios principais. Contratos sob demanda ou de longo prazo podem ser oferecidos para auxiliar os clientes com suas atividades dirias relacionadas a gerenciamento de ativos e monitoramento de condies utilizando a plataforma System 1. Otimizao do Sistema A congurao do software System 1 para um desempenho mximo abrange diversos aspectos denio de nveis de alarme adequados, congurao de regras apropriadas para equipamentos especcos, vericao de preciso de dispositivos de informaes e criao de telas de exibio e de resumo intuitivas para tipos especcos de usurios para citar apenas alguns. Ns podemos auxili-lo em todas estas reas, assegurando que sua instalao esteja apta a oferecer o
10

mximo de benefcios estando totalmente otimizada. Servios de Suporte Porque somos os desenvolvedores da plataforma System 1, tambm somos sua melhor escolha para realizar a manuteno, suporte, e otimizao da instalao de sua plataforma. Oferecemos uma variedade de Planos de Servios de Suporte a m de garantir nosso suporte ao produto durante os anos. Tambm oferecemos servios de reparo e manuteno sob demanda atravs de nossa rede internacional de prossionais em mais de 120 pases ao redor do mundo. Estas ofertas de servio e suporte podem ser adquiridas de forma individual ou em conjunto com outras em um pacote. E estas ofertas , de servio so to congurveis quanto o software System 1. Ficaremos gratos em lhe fornecer informaes acerca da customizao de nossas ofertas de servios e suporte para atender suas necessidades e aplicaes especcas. Fique vontade para nos procurar!

Para obter informaes completas acerca de especicaes de produtos e de pedidos: - contate seu consultor de vendas local - ligue para +55 19 2104-6900 e pea por System 1 - envie um e-mail para system1info@ge.com - visite nosso web site em www.gepower.com/system1

* Actionable Information, Bently Nevada, GE, General Electric, o logo GE, Mova os Dados no as Pessoas System 1, Trendmaster, Suporte a Decises (Decision Support), DocuView e Ampliao do Sistema (System Extenders) so marcas ou marcas registradas da General Electric nos Estados Unidos e em outros pases. MAXIMO marca registrada de MRO Software nos Estados Unidos e em outros pases. Microsoft e Windows so marcas registradas da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros pases. R/3 e SAP so marcas ou marcas registradas da SAP AG na Alemanha e em vrios outros pases. O Expert em Rolamentos (The Bearing Expert) uma marca da International Source Index, Inc. A tecnologia utilizada no software System 1 protegida pelas patentes 5,905,989 e 6,421,571 nos EUA.
Copyright 2005, General Electric Company. Todos os direitos reservados. O contedo deste documento de propriedade da General Electric Company. Nenhuma parte deste material pode ser reproduzida ou transmitida de qualquer forma ou maneira sem autorizao atravs de um contrato de licena com a General Electric Company. A General Electric Company realizou todos os esforos razoveis a m de garantir a Integridade e preciso deste documento. No entanto, as informaes contidas neste documento esto sujeitas a alteraes sem aviso prvio e no representam um compromisso da parte da General Electric Company.

Das könnte Ihnen auch gefallen