Sie sind auf Seite 1von 25

CRITRIOS DE CLASSIFICAO DOS SERES VIVOS PARTE I

Tpico n 2 do CBC de Cincias Habilidades Bsicas recomendadas no CBC: Compreender os modos adotados pela cincia para agrupar seres vivos; Idias gerais sobre os grandes reinos; Organizao do texto:

Informao Atividade

I - INTRODUO Esse mdulo introduz a classificao dos seres vivos, como construo humana que mudou ao longo da histria e continua mudando. medida que a diversidade de seres vivos foi sendo percebida e estudada foi preciso reorganiz-los.

Os critrios de classificao mudaram muito desde as primeiras tentativas, realizadas pelos gregos h mais de dois mil anos. Hoje, apesar de no termos uma classificao universalmente aceita, existe um sistema classificatrio dominante. Considerando a biodiversidade atual do planeta, podemos ver que os sistemas de classificao so ferramentas teis para o conhecimento do mundo biolgico. E para exercer essa funo que a classificao deve ser ensinada. O que esperamos que com esse material que voc possa perceber os critrios de classificao como criaes humanas, passveis de modificaes contnuas. Iniciaremos os estudos tratando da necessidade que temos de agrupar tudo ao nosso redor, segundo critrios estabelecidos para isso. II - NECESSIDADE DE CLASSIFICAO Os humanos apresentam a necessidade de classificar objetos. Para exemplificar isso, basta olhar ao nosso redor para constatarmos como as coisas se encontram agrupadas segundo critrios que facilitam a nossa vida. Classificar as coisas as tornam mais fceis de serem compreendidas. Se formos a um supermercado, por exemplo, poderemos ver que todos os produtos venda so expostos ao cliente, reunidos de forma organizada e se encontram cuidadosamente agrupados, geralmente segundo caractersticas comuns que os aproximam.

Fig 1. Seria difcil encontrar iogurtes, queijos, requeijes e leite se eles estivessem desorganizados no supermercado. Para voc, qual foi o critrio utilizado para organizar esses produtos? http://www.gustavoguimaraes.com.br Google 24/04/09

Atividade I - Classificando Objetos A- Cite dois exemplos do cotidiano em que podemos encontrar objetos ou materiais organizados por meio de critrios estabelecidos previamente. Diga quais os critrios utilizados para a classificao em cada situao. B- Observe a figura a seguir:

Fig.2 Canetas diversas. www.brindessp.com.br/652.html google 28/04/08 Forme grupos com essas canetas. Registre no caderno os critrios usados para agrupar as canetas. Compare os grupos que voc formou com os grupos de seus colegas e os critrios usados em cada grupo. Quais critrios foram comuns na maioria da turma? Quais foram diferentes? Com a ajuda do professor a turma vai agrupar as canetas segundo critrios nicos estabelecidos pela turma. Escreva em seu caderno uma concluso para essa atividade.

II - Seres Vivos Para que classific-los?

Voc j sabe da diversidade de vida no planeta e que eles se encontram distribudos praticamente em todos os ambientes. ATIVIDADE 2 Procurando seres vivos Procedimento 1. Reunido com o seu grupo, voc vai caminhar por 20 minutos em sua escola e em seu entorno. Voc vai observar, identificar, fazer desenhos e caracterizar os seres vivos que vivem no ambiente de sua escola e em seu entorno. O grupo vai precisar de: lpis lpis de cor caderno para anotar as observaes

CUIDE-SE! Para realizar atividades como essa, use calado fechado e cala comprida. Evite levantar pedras para ver o que h em baixo delas e no toque nos bichos encontrados sem a superviso de seu professor! Procedimento 2: Aps realizar o primeiro procedimento, o grupo organiza o que observou. Cada grupo relata para os colegas quais foram os seres vivos identificados. O professor registra no quadro o que cada grupo identificou. Faa em seu caderno: 1. Descreva como o ambiente de sua escola e entorno tipo de solo,vegetao, presena de gua, etc. 2. Quais foram os seres vivos identificados em todos os grupos? 3. Quais foram os seres vivos que no foram identificados em todos os grupos? 4. Os critrios para classificao dos seres vivos foram os mesmos em todos os grupos? Justifique sua resposta. 5. Os seres vivos encontrados nessa atividade poderiam viver em qualquer outro ambiente? 6. Quais so suas concluses para essa atividade?

Pense nisso... Voc deve ter observado um nmero relativamente grande de tipos diversos de seres vivos em sua escola e prximos a ela. Agora, Imagine que voc tenha sido convidado para classificar os seres vivos que existem na Terra segundo os critrios que utilizou na atividade anterior. Esses critrios seriam suficientes para classificar todos os seres vivos do planeta?

III - AS APARNCIAS PODEM ENGANAR Classificar no uma tarefa simples. Na atividade anterior, possivelmente voc usou critrios de classificao de seres vivos tais como as semelhanas externa e o lugar onde vivem. Observe as fotos a seguir:

Fig 3. A Animais que parecem folha Bicho-Folha

Fig. 4. Anmonas com forma de flor! sistemas.vitoria.es.gov.br/ecbh/dtfauflo.cfm?... br.geocities.com/lavmbr/corais_animais_com_fo...

Fig. 5. Corais - Animais

C Insetos que parecem flores.

Fig. 6- Insetos forum.outerspace.com.br/showthread.php?t=175528 preciso mais do que a semelhana externa e o ambiente onde vivem para classificar seres vivos. As fotos A e C mostram um tipo de disfarce usado por alguns insetos que denominamos de mimetismo. Assim eles se confundem com vegetais para escapar de predadores.

As anmonas do Mar representadas na foto C, so animais marinhos. Elas se parecem com vegetais. Do mesmo modo, os corais da foto D, primeira vista, possuem a forma de flor, mas tambm so animais marinhos.

IV - UM POUCO SOBRE A HISTRIA DA CLASSIFICAO E SERES VIVOS

Fig..7 Da esquerda para a direita: Aristteles, Carl Linn e Darwin http://www.esramada.pt/biblioteca/imgs/darwin.jpg Sabemos que Aristteles (384-322, AC), um filsofo grego foi um dos primeiros a tentar classificar seres vivos. Seus traballhos de classificao foram em sua maioria com animais. Os animais eram divididos em dois grandes grupos: aqueles com sangue e os sem sangue. J seu discpulo Teofrasto, considerado o pai da botnica realizou trabalhos de classificao de plantas, utilizando como um dos critrios, o tamanho das plantas. Assim, ele as dividiu em rvores, arbustos, subarbustos e erva.

Desde ento, as tentativas de classificar seres vivos pelos bilogos se limitavam a critrios como a locomoo, ambiente que viviam e outros tais como: animais podiam ser classificados em selvagens ou domesticados, terrestres ou aquticos, grandes ou pequenos, ou por serem considerados bonitos, nobres ou irrelevantes. No sculo XVII, colecionar plantas tornou-se uma espcie de mania internacional. A glria e a riqueza aguardavam aqueles capazes de encontrar espcies novas e botnicos e aventureiros percorreram longas distncias para satisfazer a necessidade do mundo por novidades vegetais. John Ray, clrigo ingls, catalogou plantas e tambm, pssaros, peixes e outros animais. Sua obra A Histria generalis plantarum, apresentada em trs volumes, abrangia 18625 espcies de plantas. Um fato interessante aconteceu na Rssia. Catarina a Grande, pediu a John Fraser para coletar plantas e ele passou anos na floresta coletando amostras. Ao retornar Rssia, j havia um novo czar. Ele pensou que Fraser estivesse maluco e recusou a cumprir o contrato feito com Catarina. Ento, Fraser levou tudo para Chelsea e abriu uma chcara, ganhando muito dinheiro vendendo azalias, magnlias, trepadeiras e outras floras coloniais exticas para uma clientela de ingleses endinheirados. Muitos foram os trabalhos realizados tanto para as plantas quanto para os animais e todas as informaes novas, precisavam ser arquivadas, ordenadas e comparadas com o que se conhecia. O mundo necessitava de um sistema de classificao prtico. Um homem sueco acabou resolvendo o problema da classificao de seres vivos. Seu nome era Carl Linn, ou simplesmente Lineu. Lineu veio de uma famlia luterana pobre. Ele era tido como um aluno preguioso. Seu pai quis fazer dele um aprendiz de sapateiro. Lineu, diante da perspectiva de passar sua vida inteira pregando tachas em couro, implorou ao pai por uma nova chance e acabou fazendo uma carreira acadmica brilhante. Estudou medicina na Sucia e na Holanda, embora sua paixo fosse a

natureza. No incio da dcada de 1730, Lineu com vinte e poucos anos, comeou a produzir catlogos das espcies de plantas e animais do mundo, usando um sistema de classificao feito por ele. Assim sua fama comeou a crescer. Lineu gostava da fama e chegou a declarar que nunca houve um botnico ou zologo maior e que seu sistema de classificao era a maior realizao do domnio da cincia. Ele ainda sugeriu que aps sua morte, fosse escrito em sua lpide a inscrio Princeps Botanicorum Prncipe dos Botnicos. Vaidades parte, o sistema de classificao de Lineu era irresistvel. Antes de Lineu, as plantas recebiam nomes longos e descritivos. O camapu, vegetal representado nas fotos a seguir, antes de Lineu, era classificado como Physalis amno ramosissime ramis angulosis glabris follis dentoserratis. Lineu resumiu-o como Physalis angulata.

Fig.8 Physalis angulata Camapu, fruto conhecido em Minas Gerais como Ju, usado na culinria europia e cara por l. Aqui no Brasil, encontrada em estados como Par e Minas Gerais, ela considerada como mato e muitas vezes queimada. tomatoepotato.blogspot.com/2007/11/fabio-e-ph... Com os nomes extensos e classificados de modo incoerente, tornava difcil a comunicao entre botnicos. Eles no tinham certeza se estavam se referindo a uma mesma planta. A Rosa sylvestris alba cum rubore, folio glabro era a

mesma planta que outros botnicos chamavam de Rosa sylvestris inodora seu canina. Lineu simplificou as coisas chamando-a de Rosa canina.

Fig. 9. Rosa canina vegetal que apresenta propriedades medicinais: calmante, adstringente e cicatrizante dentre outras. www.chirinka.com/catalog/index.php?cPath=23... Lineu dedicou grande parte da sua vida corrigindo as deficincias da classificao e classificando os seres vivos segundo caractersticas anatmicas. Ele teve a idia da classificao dicotmica e a espcie seria a unidade de classificao. Segundo Lineu, a espcie definida como sendo um grupo de organismos que se acasalam na Natureza e cujos descendentes so frteis. O atual sistema de classificao dos organismos tambm considera a espcie como unidade de classificao. De incio, Lineu dividiu o mundo animal em seis (6) grandes categorias: mamferos, rpteis, aves, peixes, insetos e vermes para todos os seres que no se enquadravam nas cinco categorias. Esse modo de classificar, no era satisfatrio, pois era no mnimo estranho incluir camares e lagostas como vermes. Assim, novas categorias foram surgindo, como a dos moluscos lulas, polvos etc - e crustceos camares, lagostas, etc. Lineu desenvolveu um sistema de categorias hierrquicas que com algumas modificaes ainda vigora atualmente. Com os trabalhos de Lineu, a taxonomia cincia que trata da identificao, nomenclatura e classificao de objetos de natureza biolgica nunca mais foi a mesma.

ATIVIDADE III: Interpretando o que voc leu O texto lido no item IV conta de modo resumido a histria da classificao dos seres vivos. Classificar no foi e nem uma tarefa fcil. Baseado nesse texto, responda em seu caderno: a) Como Aristteles classificou os animais? b) Quais as contribuies de Lineu para o avano na classificao de seres vivos? c) Para voc qual a importncia de conhecer um pouco sobre a histria da classificao dos seres vivos? d) Por que importante classificar seres vivos?

V - A CINCIA MUDA! Continuando a histria...

Fig. 10 - Botnicos coletando amostras de plantas para estudos. A cincia muda com o tempo. Pesquisas so realizadas e novas descobertas foram incorporadas ao sistema de classificao. O sistema criado por Lineu, no levava em conta, por exemplo, as caractersticas evolutivas, pois em sua poca acreditava-se que todas as espcies de seres vivos haviam sido criadas por Deus e desde o momento de sua criao elas continuavam com as mesmas caractersticas. Essa imutabilidade denominada de fixismo era crena generalizada entre os naturalistas da poca de Lineu. Com as pesquisas desenvolvidas por Darwin, em 1859, o fixismo foi contestado e no mais aceito pela comunidade cientfica. Darwin desenvolveu idias sobre a evoluo dos seres vivos atravs da seleo natural. A teoria da evoluo diz que todos os seres vivos, dos mais simples at o homem, esto sujeitos a contnuas modificaes ao longo do tempo. Assim, acredita-se que todas as espcies atuais ou as j extintas se originaram a partir de outras, pelo acmulo de novas caractersticas, que revelam as suas adaptaes ao diferentes ambientes durante a histria da Terra.

Com a aceitao da teoria evolutiva, as espcies deixaram de ser vistas como grupos estticos de seres vivos. Um outro sistema de classificao surgiu levando em conta o grau de parentesco existente entre os seres. Foi somente em 1902, em um Congresso Internacional de Zoologia, os naturalistas assumiram o compromisso de adotar um sistema universal de classificao. Atualmente, o sistema classificao hierrquico criado por Lineu,sofreu modificaes, mas a espcie ainda permanece como unidade de classificao. Esse sistema formado por 7 categorias citadas a seguir:

Espcie - Unidade de classificao Gnero

Famlia

Ordem

Classe Filo

Reino

Fig 11. Categorias de Classificao de seres vivos. Esse sistema hierrquico porque ele parte da espcie como unidade de classificao que agrupadas por semelhanas anatmicas e funcionais alcanam um nvel mais geral (Reino) que engloba todas as categorias de seres vivos. Assim, categorias de espcies semelhantes so agrupadas em um mesmo gnero; gneros semelhantes so agrupados em uma mesma Famlia; famlias semelhantes so agrupadas em uma mesma ordem; ordens semelhantes so agrupadas em uma mesma classe; classes semelhantes so agrupadas em um filo e filos semelhantes so agrupados em um reino. O sistema de classificao binominal. O nome cientfico de um animal ou vegetal escrito com duas palavras: a primeira se refere ao gnero escrito com a inicial maiscula - e a segunda, ao nome especfico escrita em letra minscula. Os nomes cientficos so latinizados e devem ser destacados no texto, sublinhados ou em itlico. Exemplo: Pulex irritans. Esse o nome cientfico para uma espcie de pulga domstica que parasita o ser humano que se alimenta de sangue. Ela pertence ordem Siphonaptera, e famlia Pulecidae. Nessa famlia, temos os gneros Pulex, Ctenocephalidae, Xenopsylla e Leptopsylla. Como voc pode ver, existem normas para escrever os nomes cientficos. Essas normas so chamadas de nomenclatura cientfica.

Fig 12. Pulex irritans nome cientfico Musca domestica Nome

Fig 13

cientfico Pulga domstica nome vulgar Nome vulgar Atividade 4: - O nome vulgar de um ser vivo aquele utilizado pela maioria da populao para identificar os vegetais e animais conhecidos por elas. Procure em livros, revistas, Internet e outras fontes, os nomes cientficos para cinco seres vivos que voc conhece. Escreva em seu caderno, o nome vulgar, o nome cientfico e faa um desenho representando cada um deles. - Responda: Por que importante usar a nomenclatura cientfica na classificao dos os seres vivos? O desenvolvimento da cincia e da tecnologia vem Mosca.

FIQUE ATENTO!

proporcionando mudanas em nosso sistema de classificao. Os seres vivos so agrupados de acordo com semelhanas estruturais em nvel macroscpico, microscpico e tambm por semelhanas e diferenas na composio qumica de protenas e de seus genes constituintes. Outras categorias ainda podem existir tais como subfilo, superordem, subgnero, subespcie, etc.

VI CARACTERSTICAS GERAIS DOS GRANDES REINOS Os sistemas de classificao sofreram muitas mudanas: houve poca em que existiam apenas dois grupos de seres vivos. Na poca de Aristteles, todos seres conhecidos eram organizados em dois grupos: ou eram vegetais ou animais. Na poca de Lineu, os trs reinos da natureza eram: Vegetalia ou Plantae, Animalia e Mineralia. Essa classificao durou muitos anos e foi abolida h aproximadamente sessenta anos. Em 1899, um bilogo alemo chamado Haeckel, props a criao de dois reinos: Protista e Monera, para seres vivos de organizao estrtural mais simples do que animais e vegetais.

S em 1969, o bilogo Whittaker props a separao dos fungos do reino vegetal criando assim mais um reino: Fungi. Atualmente, seguimos a orientao proposta por Whittaker para classificar os seres vivos em cinco reinos: Monera, Protistas, Fungos, Vegetais, Animais. Descreveremos em seguida, cada um dos reinos segundo suas caractersticas gerais. Cada reino agrupa seres vivos de vrios filos, classes, ordens, famlias gneros e espcies, mas que se comparados, apresentam caractersticas comuns que o definem como pertencente a um mesmo reino. As caractersticas evolutivas que caracterizam cada reino sero discutidas com mais detalhes na segunda parte desse mdulo.

1 Reino Monera

Caractersticas Gerais
Todos os seres vivos desse reino so unicelulares possuem uma nica clula que realiza todas as funes do organismo como a nutrio, digesto, excreo, etc. So microscpicos e por isso, invisveis ao olho humano. Apesar de muito pequenos, se encontram largamente dispersos em vrios ambientes da Terra. So os seres conhecidos como bactrias e cianobactrias, essas ltimas conhecidas por cianofceas ou algas azuis. Podem viver isolados ou em agrupados em colnias, mas sem diviso de trabalho entre as clulas. As cianofceas so encontradas em guas doces ou salgadas. So organismos que realizam fotossntese e so considerados os mais auto-suficientes do planeta porque para sua nutrio elas necessitam da energia da luz solar, gs carbnico, gs nitrognio e gua, podendo viver, assim, em vrios ambientes. Algumas bactrias so fotossintetizantes, mas a maioria hetertrofa e precisam de outros seres vivos para sua nutrio. As bactrias so as mais conhecidas dos humanos, pois infelizmente nos livros elas esto sempre associadas a doenas. No que isso no tenha importncia, mas elas tm grande utilidade no ciclo de vida de seres vivos e, sobretudo na a nutrio de seres humanos.

Fig 14 De cima para baixo, Temos cianofceas, ao meio, Bactrias e abaixo, um esquema com a estrutura interna de uma bactria. Repare que as imagens no esto em seu tamanho real. Atividade 6: Aprendendo mais sobre moneras A - Pesquise em livros, jornais, revistas e na Internet, sobre a importncia do papel realizado pelas bactrias para os seres vivos. Destaque a sua

importncia para os humanos na indstria farmacutica, qumica e alimentcia. Registre em seu caderno as informaes que voc encontrou. B Algumas doenas esto associadas presena de bactrias nocivas ao organismo humano. Construa uma tabela que informe para cinco doenas bacterianas: o nome cientfico da bactria, o nome da doena causada por ela, como ela transmitida, as formas de tratamento e medidas para evitar a contaminao dessas bactrias. Em sala de aula, compare sua tabela com a de seus colegas e acrescente outras doenas importantes que voc no tenha registrado.

2. Reino Protista.

Caractersticas Gerais
Fazem parte desse reino, as algas e protozorios. So encontrados algas e protozorios unicelulares. Porm, algas tambm podem ser multicelulares. Protozorios s existem na forma unicelular. As algas so auttrofas fotossintetizantes. O corpo de uma alga multicelular denominado de Talo. Elas podem ser encontradas em mares e em gua doce. Muitas delas se parecem com plantas, mas so diferentes em sua estrutura interna, pois no possuem tecidos e nem rgos bem diferenciados como as plantas. Todas as algas so fotossintetizantes e apresentam clorofila, alm de outros pigmentos predominantes lhe conferem cores variadas. Voc j deve ter visto algas verdes e vermelhas. Outras algas apresentam pigmentos e elas parecem douradas. H algas flexveis e unicelulares que se locomovem por meio de flagelos (parecidos com chicotes). Existem ainda, aquelas que so revestidas de placas de celulose que lhe do aspecto de armaduras. As algas microscpicas que flutuam em superfcies de mares e lagos, so responsveis por quase 90% do oxignio atmosfrico. Protozorios, so seres unicelulares e heterotrficos. Muitos protozorios vivem livremente em meio aqutico ou mido. Outros so parasitas. Eles so classificados por sua forma de locomoo. Existem os flagelados que se locomovem por flagelos (T. cruzi), outros por clios (Paramecium) estruturas tubulares muito pequenas que lembram nossos clios e ainda aqueles como as amebas que se locomovem por expanses de sua clula como se tivessem falsos ps. Protozorios tambm esto associados a doenas humanas como amebase, Doena de Chagas e Leishmaniose. Mas assim como a maioria dos seres vivos, tambm existem aqueles que so muito importantes para a vida de outros organismos. Fig. 15 De cima para baixo: Algas flageladas Euglenas. Protozorios: ameba, param cio e o T.cruzi). Repare que as imagens no esto em seu tamanho real.

Atividade 5 Aprendendo mais sobre protistas

A - Pesquise em livros, jornais, revistas e na Internet, qual a importncia das algas para o meio ambiente e para os seres vivos. Destaque a sua importncia na indstria cosmtica, qumica e alimentcia. Registre em seu caderno as informaes que voc encontrou. B Doenas humanas esto associadas presena de protozorios nocivos sade. Construa uma tabela como a da atividade anterior e fornea as seguintes informaes para trs doenas causadas por protozorios: o nome cientfico do protozorio, o nome da doena causada por ele, como ela transmitida, as formas de tratamento e medidas para evitar a contaminao. Complete sua tabela com as informaes trazidas por seus colegas. 3. Reino Fungi - Fungos

Caractersticas Gerais
Fazem parte desse reino as leveduras, cogumelos e orelhas-de-pau. Fungos so hetertrofos e a sua maioria pluricelular. Outros so unicelulares como as leveduras. Em sua maioria, vivem no solo, alimentando-se de restos de animais , plantas e de matria orgnica morta. Esses fungos decompositores, recebem o nome de saprofgicos (sapros=podre e phagein=comer). Existem ainda, os fungos que vivem associados a outros seres vivos em cooperao mtua. Muitos so parasitas vivendo s custas de outros seres. O corpo de fungos multicelulares so filamentos que denominados hifas. Os fungos simples so semelhantes a algumas algas. A importncia dos fungos para o equilbrio ambiental enorme. Primeiro, os fungos decompositores permitem o reaproveitamento de matria orgnica por outros seres vivos. Alm disso, os fungos tm grande importncia econmica para os humanos. So utilizados na fabricao de medicamentos, alguns servem como alimentos, so utilizados na produo de bebidas alcolicas e na produo de pes e alguns tipos de queijos como o gorgonzola e roquefort. Um aspecto ruim dos fungos para os seres humanos que em ambientes midos de nossas casas, eles podem proliferar, causando uma srie de transtornos sade como alergias e destruio de roupas. Eles ainda podem encontrar em nosso corpo um ambiente propcio para viverem e assim so responsveis pelo aparecimento das micoses. preciso tomar cuidados bsicos de higinicos como enxugar bem os ps aps lav-los, no nadar em piscinas mal limpas e evitar umidade e infiltraes em casa.

Fig.16 De cima para baixo: Fungo causador do bolor do Po- Saccharomyces cerevisiae; O Penicilium sp; uma cultura de Fungos e por ltimo vrios tipos fungos. Repare que as imagens no esto em seu tamanho real. Atividade 6 - Aprendendo mais sobre os fungos: A - Pesquise em livros, jornais, revistas e na Internet, a importncia dos fungos para os seres vivos. Destaque a importncia econmica dos fungos na indstria farmacutica, qumica e alimentcia. Registre em seu caderno as informaes que voc encontrou. B Pesquise e responda: 1. O que fermento biolgico? 2. Ao adicionar fermento biolgico em massas de po, elas aumentam de volume e o po fica macio depois de pronto. Explique porque isso acontece. 3. Explique a importncia das leveduras na fabricao de bebidas alcolicas.

4. Reino Vegetal Caractersticas Gerais


Todos os seres vivos desse reino so multicelulares, auttrofos e apresentam uma estrutura do corpo mais complexa do que a dos outros trs reinos anteriores. O corpo formado por tecidos e rgos diferenciados. Os vegetais dominaram o ambiente terrestre. As plantas possuem rizides ou razes para obteno de gua e nutrientes existentes no solo, revestimentos impermeveis para evitar a perda de gua e ainda sistemas condutores que gua e sais absorvidos pelas razes. Todas essas caractersticas e outras so adaptativas vida terrestre. Alguns representantes desse reino so: A - As plantas sem sementes - Criptgamas: - Brifitas (musgos e hepticas) plantas de pequeno porte porque no possuem um sistema condutor de gua e sais capaz de distribuir rapidamente a gua para toda a planta. Assim ela encontrada em ambientes midos ou prximos a gua; - Pteridfitas (samambaias e avencas). Apresentam 2 tipos de vasos condutores - da raiz s folhas para a conduo de gua e sais e outro, das folhas para caules e razes para a conduo de substncias como acares. B As Plantas com sementes Fanergamas - Apresentam rgos reprodutores evidentes. Algumas dessas plantas apresentam sementes expostas (gimnospermas): eucaliptos e gramneas e em outras, as sementes esto armazenadas em um fruto (angiospermas): Soja, batata, laranja, etc.

Fig 17 - Exemplos de vegetais. Repare que os vegetais no esto representados em seu tamanho real.

Atividade 7: Aprendendo mais sobre os vegetais A - Pesquise em livros, jornais, revistas e na Internet, a importncia do estudo das plantas com propriedades medicinais no pas. Cite exemplos de plantas medicinais citando-as pelo nome cientfico e vulgar que so utilizadas na fabricao de medicamentos de eficcia comprovada.

B- Brifitas e pteridfitas vivem em ambientes mais midos. O texto explica uma das razes para isso. Transcreva o que est no texto e pesquise em livros, jornais revistas e Internet outra explicao para o fato.

5. Reino Animal

Caractersticas Gerais
Todos os seres vivos desse reino so multicelulares, hetertrofos e dependem da nutrio de outros seres vivos. A maioria possui capacidade para se locomover, exceto alguns animais aquticos que por serem fixos, recebem alimentao trazida pela gua. So os invertebrados cordados e vertebrados. Os primeiros no apresentam esqueleto interno, nem vrtebras ou coluna vertebral. Podem ter o corpo mole como lulas e polvos ou o corpo mole protegido por esqueleto externo do tipo carapaa como besouros. Os invertebrados so a maioria dos animais da Terra. Eles ocupam os mais variados ambientes e podem ter asas e voar como as borboletas, podem viver sobre o solo como as formigas ou debaixo deles, dentro de rvores, ou presos ao fundo do mar. Os principais grupos de invertebrados so: porferos esponjas do mar; celenterados guas-vivas e corais; platelmintos agente causador da esquistossomose e tenase; nematelmintos lombriga e ancilstomos; aneldeos minhoca, minhocou e sanguessuga; artrpodes caranguejo, siri, lagosta, insetos; aranhas, escorpies; baratas, cigarras, etc.; moluscos caramujo, lesma, mariscos, ostra e polvo; equinodermos estrelas-do-mar, ourios-do-mar. Os vertebrados so originados dos invertebrados primitivos. Esse grupo e o grupo de vertebrados possuem em comum um cordo dorsal chamado notocorda. A notocorda evoluiu nos vertebrados para a coluna vertebral que formada por vrtebras e termina no crnio. Os primeiros vertebrados a surgirem na Terra foram os peixes. Atravs de um processo longo e no linear, os peixes deram origem aos anfbios e esses aos rpteis, os rpteis deram origem aos mamferos e na classificao atual, ao grupo das aves.

Fig 18. Fotografias de animais Vertebrados: peixes; rptil

tartaruga; ,Mamfero Mono Carvoeiro e um animal invertebrado: inseto. Repare que as fotos no esto em seu tamanho real.

Atividades 8 Aprendendo mais sobre animais. A Consulte o mdulo A Vida nos Ecossistemas Brasileiros Parte II e escreva em seu caderno o nome dos seres vivos que voc considera vertebrados e aqueles que voc considerados invertebrados. Confira suas respostas com seus colegas. B Alguns invertebrados possuem a estrutura externa do corpo dura como se fosse um esqueleto. Quais os animais citados acima que voc conhece e que apresentam esse tipo de esqueleto externo? C - Qual a utilidade desse esqueleto para invertebrados se outros como polvos e lulas no o possuem?

Autora: Mrcia Fonseca

Das könnte Ihnen auch gefallen