Sie sind auf Seite 1von 6

AS RAZES DO NAZISMO E SUA RELAO COM O CAPITALISMO

INTRODUO

O fenmeno do totalistarismo sempre foi indicado como uma das maiores catstrofes do sculo XX, devido s atrocidades cometidas contra diversos grupos humanos, com destaque para o tratamento dado aos judeus pelos nazistas. Buscando evitar que essa barbrie se repetisse atravs do seu entendimento, muitos autores se debruaram (e ainda se debruam) sobre esse tema. Este breve artigo tem como inteno apresentar as condies histricas, econmicas e sociais que permitiram o surgimento desse fenmeno. Nesse processo, busca-se apresentar as questes materiais presentes na conjuntura do momento histrico do entre guerras, mas tambm apresentar uma outra vertente analtica que ressalta questes culturais construdas ao longo de toda a histria de formao nacional alem e que explica porque o pas foi terreno frtil para o surgimento e rpida ascenso do movimento nazista. Em seguida, analisa-se a relao entre nazismo e capitalismo, a partir da contribuio dos pensadores de esquerda. Essa questo importante pois, mesmo que se concorde que o nazismo no um modo de produo especfico, mas apenas um formato que o capitalismo possa se apresentar, pode-se fazer inferncias diferentes sobre o tipo de capitalismo que o nazismo foi, o que pode ajudar a caracterizar cada vez melhor esse processo cuja dinmica ainda obscura para a sociedade.

DESENVOLVIMENTO

O surgimento do nazismo na Alemanha est intimamente ligado crise econmica. A situao do pas estava muito complicada devido s perdas da Primeira Guerra Mundial quando todos os pases foram atingidos pela Crise de 1929. Tal situao grave levou a Alemanha a ser, segundo Coggiola, o centro da contrarevoluo anti-comunista e o motor da Segunda Guerra Mundial. Este autor assim descreve a situao econmica da Alemanha com o agravamento da crise:

A crise de 1929, na Alemanha, agravou os resultados da hiper-inflao de 1923, depois de uma prosperidade relativamente breve. Dentro

da burguesia, s os grandes industriais e banqueiros sobreviveram: a mdia e pequena burguesia, arruinada pela inflao e deflao alternantes, acabou sub-proletarizada. Os camponeses, menos atingidos pela crise, eram uma minoria nesse pas industrializado. Os trabalhadores industriais sofriam, com o desemprego de massa, uma misria densa, na qual a procura de um emprego parecia interminvel. A juventude carecia de qualquer perspectiva de trabalho, ou de vida normal: milhes de jovens viraram nmades, muitos enchiam os campos de trabalho. Fenmenos de decomposio social se desenvolveram em grande escala (droga, alcoolismo, prostituio...). (COGGIOLA, s.d., p. 2)

Os problemas econmicos resultavam em problemas sociais e, como o governo no conseguia resolv-los, a populao se resoltava contra o governo social-democrata. Nessa situao de desespero, o nacionalismo, a xenofobia e a exaltao da superioridade alem ganhavam cada vez mais espao, porque mobilizavam a pequena-burguesia que estava desesperada (explorando seu medo da proletarizao e do nivelamento social), mobilizavam tambm aqueles que se sentiam trados pela derrota na guerra. (COGGIOLA, s.d., p. 1-2) Alm disso, o nazismo conseguiu aumentar as suas fileiras de adeptos pois oferecia uma sada para a juventude desempregada atravs de um emprego seja nas milcias armadas, nas SA (tropas de assalto) e, depois, nas SS (Schutzstafel, destacamento da guarda). O emprego, o salrio, a farda, devolviam aos jovens o que eles julgavam ser uma existncia que a sociedade lhes negava. (COGGIOLA, s.d., p. 2) Essa uma anlise clssica das origens do nazismo. Porm h uma questo que se impe: todas essas circunstncias so suficientes para explicar a origem do nazismo, ou ser que h algo a mais na histria da Alemanha que explique um fenmeno to suis generis? Tentando contemplar essa questo, Norbert Elias (apud FAUSTO, 1998) vai buscar na histria alem algo que explique melhor a ascenso do nazismo. Ele o faz porque acredita que h uma tendncia a dar importncia secundria a crenas sociais e polticas, como se elas fossem apenas reflexos dos interesses de grupos ou classes. Porm para ele, o exemplo do nazismo e da sua deciso de pr em prtica o plano de limpeza tnica, explicita que no h apenas critrios que costumamos chamar de racionais ou realistas, mas, principalmente, uma crena central e profundamente enraizada na histria alem:

A crena de que a grandeza presente e futura da Alemanha e de toda a raa ariana dependia da luta pela pureza racial; essa pureza, concebida em termos biolgicos, impunha o afastamento e, no limite, a destruio dos grupos humanos inferiores, cujo eptome era representado pela raa judaica. (FAUSTO, 1998, p. 143).

Elias no desconsidera a importncia da crise econmica e a intensificao do conflito de classes da resultante para o triunfo do nazismo. Mas, ele considera que, para se entender o fenmeno em toda a sua extenso, necessrio retomar as caractersticas do desenvolvimento da Alemanha, atravs de um longo processo histrico. (ELIAS apud FAUSTO, 1998, p.143) A anlise parte, desde a situao instvel das tribos de fala alem, passando pelas caractersticas do Sacro Imprio Romano-Germnico, formado no sculo X, e que, enquanto muitos Estados vizinhos estavam se transformando em monarquias centralizadas e internamente pacificadas, o Imprio tinha uma frgil integrao, gerando muitos e interminveis conflitos internos, recebendo muitas invases. (FAUSTO, 1998, p.144). Continuando, Elias aponta para um quadro de fraqueza da nao germnica usando diversos exemplos histricos : a guerra dos Trinta Anos (1618-1648), a invaso pelas tropas de Luis XIV, no fim do sculo XVII; a invaso de Napoleo, entre outros. (FAUSTO, 1998, p.144). Mesmo com a unificao, as rivalidades dinsticas continuavam a ser decisivas nas relaes com as outras grandes potncias. Isso explica, por exemplo, a derrota na Primeira Guerra Mundial e a humilhao imposta pelo Tratado de Versalhes. (FAUSTO, 1998, p.145). Essa anlise de Elias, historicamente, no traz novidades. A questo a consequncia desses acontecimentos histricos. Para ele essas consequncias formam um habitus. (FAUSTO, 1998, p.145). Esse habitus dos membros da sociedade alem tem origem na fragmentao que marca sua histria, por isso revela sinais de depresso e de perda de identidade. Ao longo dos sculos XVII e XVIII, a posio secundria dos estados alemes, no concerto da Europa, trouxe como consequncia a baixa de auto-estima do povo germnico, acompanhada de um sentimento de humilhao. (FAUSTO, 1998, p.147). E esse sentimento de inferioridade presente no habitus alemo teve sua contrapartida na nfase exagerada no sentimento de grandeza e do poder da nao alem.

Com tais caractersticas, o habitus, transmitido de gerao em gerao, produziu no povo alemo um desejo ardente de unidade, que emergiu recorrentemente na Alemanha em situaes de crise. A auto-imagem de que os alemes no eram capazes de conviver sem discrdias e disputas encontrou expresso no sonho de encontrar um soberano ou um lder poderoso, capaz de produzir a unidade e o consenso. Da alta sensibilidade dos alemes pelas disputas internas, consideradas enfraquecedoras do ideal de unidade, resultou, por sua vez, no passado recente, uma averso pela democracia parlamentar, com suas tenses incessantes e conflitos entre os diferentes partidos. (FAUSTO, 1998, p.147).

Depois de explicadas as origens histricas, sociais e econmicas que permitiram a ascenso do nazismo, pode-se analisar a relao entre o nazismo e capitalismo. Apesar de

algumas vertentes apontarem o nazismo como uma forma de socialismo ou como um terceiro modo de produo, este artigo se baseia na concepo de que o nazismo foi uma forma de organizao dentro do sistema capitalista, tese que explicada por diversos autores. Em primeiro lugar podemos apontar o fato de que o nazismo se beneficiou do apoio de capitalistas no mundo dos negcios e no exrcito. (COGGIOLA, s.d., p. 1) Essas classes apoiaram o nazismo porque viam nesse movimento uma forma de se proteger contra o avano comunista e tambm de ter as relaes capitalistas de produo garantidas e protegidas atravs da ao de um Estado forte. Mesmo que essa interpretao escapasse aos olhos de muitos intelectuais de esquerda da poca, Trotsky j aponta o carter antiproletrio do nazismo:

O fascismo pe em p aquelas classes imediatamente acima do proletariado, e que vivem com receio de serem obrigadas a cair em suas fileiras; organiza-as e militariza-as s custas do capital financeiro, com a cobertura do governo oficial (...). O fascismo no apenas um sistema de represlias, de fora brutal, de terror policial. O fascismo um determinado sistema governamental baseado na erradicao de todos os elementos da democracia proletria dentro da sociedade burguesa. (TROTSKY apud COGGIOLA, s.d., p. 7)

Boris Fausto (1998, p.142) aponta para um risco nessa interpretao. Mesmo que os grandes industriais alemes e expoentes do mercado financeiro financiaram o nazismo, no se pode definir a relao entre esses grandes capitalistas e o Partido Nazista como se esse ltimo fosse subordinado aos primeiros. Na verdade foi o Partido, na figura do Estado nazista que determinou os rumos fundamentais da poltica, encarando com desprezo uma grande burguesia pragmtica cuja colaborao lhe era, entretanto, indispensvel. Uma outra interpretao sobre a relao nazismo x capitalismo feita pela Teoria Crtica, tambm corrente de pensamento de esquerda. Para Pollock, por exemplo, o nazismo se caracteriza como um Capitalismo de Estado. Pollock desenvolve esse conceito a partir de ideias que trabalhava desde o incio dos anos 30, definindo-o como uma nova ordem social que contrasta com a ordem em declnio, o capitalismo privado.

As diferenas essenciais entre ambas [capitalismo de estado e capitalismo privado] seriam as seguintes: 1) a deposio do mercado de sua funo de controle na coordenao da produo e distribuio, o que implica no desaparecimento do mercado autnomo e das assim chamadas leis econmicas; 2) a transferncia do controle para o Estado, que lana mo de dispositivos antigos e novos (inclusive um pseudomercado) na execuo desta tarefa; e 3) na forma totalitria do capitalismo de Estado, o Estado o instrumento de poder de um novo grupo dominante, formado pela fuso das burocracias estatal, empresarial e do partido vitorioso; enquanto que na forma

democrtica o Estado tem a mesma funo de controle, mas controlado pelo povo. (PEDROSO, 2009, p. 154)

Essa caracterizao de Pollock recebeu a crtica de Neumann no sentido de que capitalismo de Estado e capitalismo privado no seriam coisas diferentes. Nesse sentido, Neumann (apud PEDROSO, 2009, p. 158-159) afirma que o sistema monopolista e os lucros se beneficiam do sistema autoritrio, pois:

Se o poder poltico totalitrio no tivesse abolido a liberdade de contrato, o sistema de cartis teria rudo. Se o mercado de trabalho no fosse controlado por meios totalitrios, o sistema monopolista estaria em risco; se as agncias de matrias-primas, suprimentos, controle de preos e racionalizao, se os gabinetes de controle do crdito e do cmbio estivessem nas mos de foras hostis aos monoplios, o sistema de lucros ruiria. O sistema se tornou to completamente monopolizado que ele deve por natureza ser hipersensvel a mudanas cclicas, e tais mudanas devem ser evitadas. Para se obter isso necessrio o monoplio do poder poltico sobre o dinheiro, o crdito, o trabalho e os preos. Em poucas palavras, a democracia colocaria em risco o sistema totalmente monopolizado. A essncia do totalitarismo estabiliz-lo e fortific-lo. Esta no , claro, a nica funo do sistema. O Partido Nacional-Socialista s est preocupado com o estabelecimento do domnio de mil anos, mas para alcanar este fim eles no tm outra opo seno proteger o sistema monopolista, o qual lhes fornece a base econmica para a expanso poltica.

Independente da relao do nazismo com o capitalismo monopolista, ambas as posies explicam muito bem porque o nazismo uma forma de capitalismo. Enquanto Pollock defende que o capitalismo de Estado praticado pelo nazismo uma superao do capitalismo privado e monopolista que prosperou durante o sculo XIX, Neumann aponta para uma consonncia entre esses capitalismos, pois o surgimento do nazismo acabou por ajudar na preservao de caractersticas essenciais ao capitalismo monopolista, mesmo que o capitalismo tenha que ter aberto mo do controle social via mercado, o totalitarismo poltico e social no foi um prejuzo, mas antes a garantia do lucro.

CONCLUSO

Estudar esse fenmeno do totalitarismo, escolhido aqui pelo exemplo do nazismo alemo, imprescindvel para entender melhor o sculo XX e inclusive caractersticas do sculo XXI, como a xenofobia e o endurecimento de polticas sociais devido crise econmica.

Podemos perceber a importncia do contexto histrico e das questes materiais para explicar a vulnerabilidade popular e o desespero dos capitalistas no perodo entre guerras. Tambm ajuda retomar questes culturais e de habitus para explicar porque a Alemanha foi o cenrio ideal para o surgimento do nazismo. Tambm pudemos explicar esse processo e sua relao com o modo de produo. O nazismo no s uma expresso do capitalismo, mas se relaciona com este de uma forma muito complexa e intrnseca, sendo uma modificao necessria ao capitalismo monopolista, ou seja, foi uma das formas que o capitalismo se moldou para realizar as mudanas necessrias para adentrar no sculo XX.

BIBLIOGRAFIA: COGGIOLA, Osvaldo. Trotsky, a ascenso do nazismo e o papel do stalinismo. Disponvel em http://www.rebelion.org/docs/9198.pdf acessado em 10/04/2012. FAUSTO, Boris. A interpretao do nazismo, na viso de Norbert Elias. Mana [online]. 1998, vol.4, n.1, pp. 141-152. Disponvel em http://www.scielo.br/pdf/mana/v4n1/2429.pdf acessado em 10/04/2012. PEDROSO, J. T. Gustavo. Entre o capitalismo de Estado e o Behemoth: o Instituto de Pesquisa Social e o fenmeno do fascismo. In: Cadernos de tica e Filosofia Poltica 15, 2/2009, pp. 151-179. Disponvel em http://www.fflch.usp.br/df/cefp/Cefp15/pedroso.pdf acessado em 10/04/2012.

Das könnte Ihnen auch gefallen