Sie sind auf Seite 1von 5

1 PEDRO

Captulo 1
1

Pedro, apstolo de Jesus Cristo,

aos eleitos de Deus, peregrinos dispersos no Ponto, na Galcia, na Capadcia, na provncia da sia e na Bitnia, 2 escolhidos de acordo com o pr-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Esprito, para a obedincia a Jesus Cristo e a asperso do seu sangue: Graa e paz lhes sejam multiplicadas.
Louvor a Deus por uma Esperana Viva

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericrdia, ele nos regenerou para uma esperana viva, por meio da ressurreio de Jesus Cristo dentre os mortos, 4 para uma herana que jamais poder perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herana guardada nos cus para vocs 5 que, mediante a f, so protegidos pelo poder de Deus at chegar a salvao prestes a ser revelada no ltimo tempo. 6 Nisso vocs exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provao. 7 Assim acontece para que fique comprovado que a f que vocs tm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, genuna e resultar em louvor, glria e honra, quando Jesus Cristo for revelado. 8 Mesmo no o tendo visto, vocs o amam; e apesar de no o verem agora, crem nele e exultam com alegria indizvel e gloriosa, 9 pois vocs esto alcanando o alvo da sua f, a salvao das suas almas. 10 Foi a respeito dessa salvao que os profetas que falaram da graa destinada a vocs investigaram e examinaram, 11 procurando saber o tempo e as circunstncias para os quais apontava o Esprito de Cristo que neles estava, quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo e as glrias que se seguiriam queles sofrimentos. 12 A eles foi revelado que estavam ministrando, no para si prprios, mas para vocs, quando falaram das coisas que agora lhes foram anunciadas por meio daqueles que lhes pregaram o evangelho pelo Esprito Santo enviado dos cus; coisas que at os anjos anseiam observar.
Exortao Santidade

Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para agir; estejam alertas e coloquem toda a esperana na graa que lhes ser dada quando Jesus Cristo for revelado. 14 Como filhos obedientes, no se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorncia. 15 Mas, assim como santo aquele que os chamou, sejam santos vocs tambm em tudo o que fizerem, 16 pois est escrito: Sejam santos, porque eu a sou santo . 17 Uma vez que vocs chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocs. 18 Pois vocs sabem que no foi por meio de coisas perecveis como prata ou ouro que vocs foram redimidos da sua maneira vazia de viver, transmitida por seus antepassados, b 19 mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito, 20 conhecido antes da criao do mundo, revelado nestes ltimos tempos em favor de vocs. 21 Por meio dele vocs crem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a f e a esperana de vocs esto em Deus. 22 Agora que vocs purificaram a sua vida pela obedincia verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o corao. 23 Vocs foram regenerados, no de uma semente perecvel, mas imperecvel, por meio da palavra de Deus, viva e permanente. 24 Pois toda a humanidade como a relva, e toda a sua glria, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor, 25 mas a palavra do Senhor d permanece para sempre . Essa a palavra que lhes foi anunciada.
a

13

1.16 Lv 11.44,45; 19.2; 20.7 1.20 Ou escolhido c 1.24 Grego: carne. d 1.24,25 Is 40.6-8
b

Captulo 2
Portanto, livrem-se de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espcie de maledicncia. Como crianas recm-nascidas, desejem de corao o leite espiritual puro, para que por meio dele cresam para a salvao, 3 agora que provaram que o Senhor bom.
2 1

A Pedra Viva e o Povo Escolhido

medida que se aproximam dele, a pedra viva rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele 5 vocs tambm esto sendo utilizados como pedras vivas na edificao de uma casa espiritual para serem sacerdcio santo, oferecendo sacrifcios espirituais aceitveis a Deus, por meio de Jesus Cristo. 6 Pois assim dito na Escritura: Eis que ponho em Sio uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia a jamais ser envergonhado .
7

Portanto, para vocs, os que crem, esta pedra preciosa; mas para os que no crem, a pedra que os construtores rejeitaram b tornou-se a pedra angular ,

e, pedra de tropeo c e rocha que faz cair .

Os que no crem tropeam, porque desobedecem mensagem; para o que tambm foram destinados. 9 Vocs, porm, so gerao eleita, sacerdcio real, nao santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 10 Antes vocs nem sequer eram povo, mas agora so povo de Deus; no haviam recebido misericrdia, mas agora a receberam.
Deveres Sociais dos Cristos

Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocs se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma. 12 Vivam entre os pagos de maneira exemplar para que, mesmo que eles os acusem de praticarem o mal, observem as boas obras que vocs praticam e glorifiquem a Deus no dia da d sua interveno . 13 Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda autoridade constituda entre os homens; seja ao rei, como autoridade suprema, 14 seja aos governantes, como por ele enviados para punir os que praticam o mal e honrar os que praticam o bem. 15 Pois da vontade de Deus que, praticando o bem, vocs silenciem a ignorncia dos insensatos. 16 Vivam como pessoas livres, mas no usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam e como servos de Deus. 17 Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmos, temam a Deus e honrem o rei. 18 Escravos, sujeitem-se a seus senhores com todo o respeito, no apenas aos bons e amveis, mas tambm aos maus. 19 Porque louvvel que, por motivo de sua conscincia para com Deus, algum suporte aflies sofrendo injustamente. 20 Pois, que vantagem h em suportar aoites recebidos por terem cometido o mal? Mas se vocs suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso louvvel diante de Deus. 21 Para isso vocs foram chamados, pois tambm Cristo sofreu no lugar de vocs, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos. Ele no cometeu pecado algum, e nenhum engano f foi encontrado em sua boca.
a

11

22

2.6 Is 28.16 2.7 Sl 118.22 c 2.8 Is 8.14 d 2.12 Grego: visitao. e 2.16 Isto , escravos. f 2.22 Is 53.9
b

Quando insultado, no revidava; quando sofria, no fazia ameaas, mas entregava-se quele que julga com justia. 24 Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrssemos para os pecados e vivssemos para a justia; por suas feridas vocs foram curados. 25 Pois vocs eram como ovelhas desgarradas, mas agora se converteram ao Pastor e Bispo de suas almas.

23

Captulo 3
Deveres Conjugais

Do mesmo modo, mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, a fim de que, se ele no obedece palavra, seja ganho sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, 2 observando a conduta honesta e respeitosa de vocs. 3 A beleza de vocs no deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos tranados e jias de ouro ou a roupas finas. 4 Ao contrrio, esteja no ser interior , que no perece, beleza demonstrada num esprito dcil e 5 tranqilo, o que de grande valor para Deus. Pois era assim que tambm costumavam adornar-se as santas mulheres do passado, que colocavam sua esperana em Deus. Elas se sujeitavam cada uma a seu marido, 6 como Sara, que obedecia a Abrao e o chamava senhor. Dela vocs sero filhas, se praticarem o bem e no derem lugar ao medo. 7 Do mesmo modo vocs, maridos, sejam sbios no convvio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frgil e co-herdeiras do dom da graa da vida, de forma que no sejam interrompidas as suas oraes.
Sofrendo por Fazer o Bem

Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes. 9 No retribuam mal com mal, nem insulto com insulto; ao contrrio, bendigam; pois para isso vocs foram chamados, para receberem bno por herana. 10 Pois, quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua lngua do mal e os seus lbios da falsidade. 11 Afaste-se do mal e faa o bem; busque a paz com perseverana. 12 Porque os olhos do Senhor esto sobre os justos e os seus ouvidos esto atentos sua orao, mas o rosto do Senhor volta-se contra b os que praticam o mal . Quem h de maltrat-los, se vocs forem zelosos na prtica do bem? 14 Todavia, mesmo que venham a c sofrer porque praticam a justia, vocs sero felizes. No temam aquilo que eles temem , no fiquem d 15 amedrontados. Antes, santifiquem Cristo como Senhor em seu corao. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razo da esperana que h em vocs. 16 Contudo, faam isso com mansido e respeito, conservando boa conscincia, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocs, porque esto em Cristo, fiquem envergonhados de suas calnias. 17 melhor sofrer por fazer o bem, se for da vontade de Deus, do que por fazer o mal. 18 Pois tambm Cristo sofreu pelos e pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo , mas f 19 vivificado pelo Esprito , no qual tambm foi e pregou aos espritos em priso 20 que h muito tempo desobedeceram, quando Deus esperava pacientemente nos dias de No, enquanto a arca era construda. Nela apenas algumas pessoas, a saber, oito, foram salvas por meio da gua, 21 e isso representado pelo batismo g que agora tambm salva vocs no a remoo da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa
a

13

3.4 Grego: no homem oculto do corao. 3.10-12 Sl 34.12-16 c 3.14 Ou No temam as ameaas deles d 3.14 Is 8.12 e 3.18 Grego: carne; tambm no versculo 21. f 3.18 Ou no esprito; tambm em 4.6. g 3.21 Ou a indagao de; ou ainda a splica por; ou ainda o resultado de
b

conscincia diante de Deus por meio da ressurreio de Jesus Cristo, 22 que subiu aos cus e est direita de Deus; a ele esto sujeitos anjos, autoridades e poderes.

Captulo 4
Vivendo para Deus

Portanto, uma vez que Cristo sofreu corporalmente , armem-se tambm do mesmo pensamento, pois b aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado, 2 para que, no tempo que lhe resta, no viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus. 3 No passado vocs j gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagos. Naquele tempo vocs viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante. 4 Eles acham estranho que vocs no se lancem com eles na mesma torrente de imoralidade, e por isso os insultam. 5 Contudo, eles tero que prestar contas quele que est pronto para julgar os vivos e os mortos. 6 Por isso mesmo o evangelho foi pregado tambm a mortos, para que eles, mesmo julgados no corpo segundo os homens, vivam pelo Esprito segundo Deus. 7 O fim de todas as coisas est prximo. Portanto, sejam criteriosos e estejam alertas; dediquem-se orao. 8 Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitssimos pecados. 9 Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamao. 10 Cada um exera o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graa de Deus em suas mltiplas formas. 11 Se algum fala, faa-o como quem transmite a palavra de Deus. Se algum serve, faa-o com a fora que Deus prov, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glria e o poder para todo o sempre. Amm.
Sofrendo por ser Cristo

Amados, no se surpreendam com o fogo que surge entre vocs para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo. 13 Mas alegrem-se medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que tambm, quando a sua glria for revelada, vocs exultem com grande alegria. 14 Se vocs so insultados por causa do nome de Cristo, felizes so vocs, pois o Esprito da glria, o Esprito de Deus, repousa sobre vocs. 15 Se algum de vocs sofre, que no seja como assassino, ladro, criminoso, ou como quem se intromete em negcios alheios. 16 Contudo, se sofre como cristo, no se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome. 17 Pois chegou a hora de comear o julgamento pela casa de Deus; e, se comea primeiro conosco, qual ser o fim daqueles que no obedecem ao evangelho de Deus? 18 E, se ao justo difcil ser salvo, c que ser do mpio e pecador? Por isso mesmo, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem confiar sua vida ao seu fiel Criador e praticar o bem.
19

12

Captulo 5
Aos Presbteros e aos Jovens

Portanto, apelo para os presbteros que h entre vocs, e o fao na qualidade de presbtero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, como algum que participar da glria a ser revelada: 2 pastoreiem o rebanho de Deus que est aos seus cuidados. Olhem por ele, no por obrigao, mas de livre vontade, como Deus quer. No faam isso por ganncia, mas com o desejo de servir. 3 No ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho. 4 Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocs recebero a imperecvel coroa da glria. d e 5 Da mesma forma, jovens, sujeitem-se aos mais velhos . Sejam todos humildes uns para com os outros, porque Deus se ope aos orgulhosos, mas concede graa f aos humildes .
a

4.1 Grego: na carne; tambm em 4.6. 4.1 Grego: em sua carne. c 4.18 Pv 11.31 d 5.5 Ou aos presbteros e 5.5 Grego: Vistam todos o avental da humildade. f 5.5 Pv 3.34
b

Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mo de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. 7 Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocs. 8 Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocs, anda ao redor como leo, rugindo e procurando a quem possa devorar. 9 Resistam-lhe, permanecendo firmes na f, sabendo que os irmos que vocs tm em todo o mundo esto passando pelos mesmos sofrimentos. 10 O Deus de toda a graa, que os chamou para a sua glria eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurar, os confirmar, lhes dar foras e os por sobre firmes alicerces. 11 A ele seja o poder para todo o sempre. Amm.
Saudaes Finais

Com a ajuda de Silvano , a quem considero irmo fiel, eu lhes escrevi resumidamente, encorajando-os e testemunhando que esta a verdadeira graa de Deus. Mantenham-se firmes na graa de Deus. b 13 Aquela que est em Babilnia , tambm eleita, envia-lhes saudaes, e tambm Marcos, meu filho. 14 Sadem uns aos outros com beijo de santo amor. Paz a todos vocs que esto em Cristo.

12

5.12 Ou Silas, variante de Silvano. 5.13 Muito provavelmente Roma.

Das könnte Ihnen auch gefallen

  • Tito
    Tito
    Dokument2 Seiten
    Tito
    keniazinha2
    Noch keine Bewertungen
  • Filemon
    Filemon
    Dokument1 Seite
    Filemon
    keniazinha2
    Noch keine Bewertungen
  • 59 - Tiago
    59 - Tiago
    Dokument4 Seiten
    59 - Tiago
    Visão Holística da Bíblia
    Noch keine Bewertungen
  • Judas
    Judas
    Dokument1 Seite
    Judas
    keniazinha2
    0% (1)
  • Filipenses
    Filipenses
    Dokument4 Seiten
    Filipenses
    keniazinha2
    100% (1)
  • 2 Timoteo
    2 Timoteo
    Dokument3 Seiten
    2 Timoteo
    keniazinha2
    Noch keine Bewertungen
  • Colossenses
    Colossenses
    Dokument4 Seiten
    Colossenses
    keniazinha2
    Noch keine Bewertungen
  • 3 Joao
    3 Joao
    Dokument1 Seite
    3 Joao
    keniazinha2
    Noch keine Bewertungen
  • 10 - Efésios
    10 - Efésios
    Dokument5 Seiten
    10 - Efésios
    dougfate55
    Noch keine Bewertungen
  • 2 Joao
    2 Joao
    Dokument1 Seite
    2 Joao
    keniazinha2
    Noch keine Bewertungen
  • 2 Tessalonisense
    2 Tessalonisense
    Dokument2 Seiten
    2 Tessalonisense
    keniazinha2
    100% (1)
  • 2 Pedro
    2 Pedro
    Dokument3 Seiten
    2 Pedro
    keniazinha2
    Noch keine Bewertungen
  • Gesso - Planta Geral
    Gesso - Planta Geral
    Dokument2 Seiten
    Gesso - Planta Geral
    keniazinha2
    Noch keine Bewertungen
  • 1 Timoteo
    1 Timoteo
    Dokument4 Seiten
    1 Timoteo
    keniazinha2
    Noch keine Bewertungen
  • 1 Tessalonisenses
    1 Tessalonisenses
    Dokument3 Seiten
    1 Tessalonisenses
    keniazinha2
    Noch keine Bewertungen
  • 1 Joao
    1 Joao
    Dokument4 Seiten
    1 Joao
    keniazinha2
    Noch keine Bewertungen