Sie sind auf Seite 1von 5

Domnios Morfoclimticos

1- (UECE) Considere as afirmaes a seguir no que se referem ao contexto geoecolgico da Terra: I. A floresta das regies temperadas tem um padro fisionmico muito homogneo: pobre em diversidade vegetal, sendo encontrada em latitudes mdias, de 35 a 45. II. A floresta das regies tropicais associada a climas quentes e midos: rica em diversidade vegetal, sendo encontrada em latitudes baixas, de 0 a 20. III. A floresta secundria, em qualquer regio da Terra, resulta de sucesso ecolgica, tendo o recrescimento das plantas aps a supresso total ou parcial da vegetao primria. IV. A floresta subtropical tem associaes arbreas pouco diversificadas, muito homogneas e com grande variedade florstica, sendo encontrada em altas latitudes, de 60 a 80. verdadeiro o que se afirma em a) II, III e IV apenas. b) I, II, e III apenas. c) I e IV apenas. d) I, II, III e IV. 2 - (UPE) No mapa-mundi a seguir, existem umas reas escuras que vm sendo objeto de estudo para importantes setores da Geografia atual. Tais reas correspondem s(aos)

a) zonas de forte instabilidade poltica e de conflitos tnicos. b) florestas latifoliadas tropicais e equatoriais. c) espaos geogrficos de grande estabilidade tectnica. d) faixas de dobramentos modernos fortemente erodidos. e) espaos agrrios de cultivo da soja e do arroz . 3 - (FGV-SP) Assinale a alternativa que associa corretamente um tipo climtico ao tipo de vegetao zonal que a ele corresponde: a) Clima Equatorial/ Vegetao esclerfila (chaparral, maqui) b) Clima Tropical/ Savanas c) Clima Mediterrneo/ Florestas temperadas caduciflias d) Clima Temperado / Florestas pluviais tropicais e) Clima subtropical rido/ Estepes

4 - (UNESP) O dia 25 de abril considerado o Dia Mundial de Com- bate Malria. Neste ano, a ONU fez um apelo para que a doena, uma das mais antigas a atingir a humanidade, seja erradicada at 2015. Em todo o mundo, cerca de 800 mil pessoas morrem por ano em decorrncia da doena, em especial na frica. No Brasil, a partir do incio da dcada de 1990, a malria se estabilizou em cerca de 500 mil casos por ano a macia maioria na Amaznia Legal , experimentando uma queda para pouco mais de 300 mil em 2008 e 2009.

(Giovana Girardi. Unespcincia, ano 2, n. 20, junho de 2011. Adaptado.) reas com transmisso de malria reas com risco limitado de transmisso de malria reas sem transmisso de malria (www.medicinanet.com.br. Adaptado.) A partir da leitura do texto e da observao do mapa, pode-se afirmar que a maior incidncia de casos de malria ocorre em regies com o domnio do clima a) desrtico. b) mediterrneo. c) subtropical. d) temperado. d) equatorial. 5 - (MACK)

No mapa, esto destacadas, regies a) onde h a ocorrncia de climas muito midos, com influncias das mones. b) de grandes concentraes populacionais. c) com as principais reas de vegetao adaptada a ambientes secos. d) das mais importantes reas de criao de bovinos no mundo.

e) onde se localizam as maiores jazidas de ferro e de mangans no mundo. 6 - (UEPB) A paisagem da foto mostra um dos biomas caracterizados pela presena de uma fauna de grande porte quase que dizimada pela caa esportiva praticada por milionrios do primeiro mundo. Hoje, embora a matana de animais selvagens no seja mais permitida, a caa ilegal ainda praticada na clandestinidade. Diante da postura preservacionista que se difunde por todo o mundo, este bioma se volta na atualidade para o turismo ecolgico com os safris organizados para observar os animais em seus habitats naturais.

Com base no texto e na ilustrao possvel afirmar que esse bioma : a) A Floresta amaznica b) A Savana africana c) A Caatinga nordestina d) A Taiga siberiana e) As Pradarias canadenses 7 - (UFSCAR) No mapa esto representados os grandes hotspots mundiais. So reas que conjugam duas caractersticas: grande biodiversidade e alto grau de ameaa de destruio, por diferentes agresses e ocupaes do espao.

(Biodiversity hotspots for conservation priorities. Nature. 403, 853-858, 24.02.2000. www.nature.com/nature/journal. Acessado em 29.07.2008.) Sobre os hotspots, so feitas quatro afirmaes. Analise-as.

I. H localizao de maior nmero de hotspots na faixa intertropical, porque ela , de modo geral, propcia ao desenvolvimento de grande nmero de espcies vegetais e animais. II. A expanso das reas de cultivo, seja com objetivos alimentares ou para produo de biocombustveis, pode representar uma grave ameaa preservao de alguns dos hotspots. III. A biodiversidade das regies peninsular e insular da sia gravemente ameaada pela alta concentrao populacional e intensivo uso agrcola do solo pelo cultivo tradicional de arroz. IV. O processo acelerado de desmatamento e conseqente ocupao da Amaznia coloca em perigo um dos mais biodiversos hotspots da atualidade. Esto corretas as afirmaes: a) I, II, III e IV. b) I, II e III, apenas. c) II, III e IV, apenas. d) I e III, apenas. e) II e IV, apenas. 8 - (UFAC)

( ) O grfico I tpico de uma regio com invernos moderados e chuvas irregulares durante o ano. ( ) Os grficos II e III representam regies do hemisfrio Sul. ( ) A curva que representa as variaes da temperatura ao longo do ano no grfico III tpica de uma regio temperada do hemisfrio Norte. ( ) Os grficos I e II, de acordo com Kppen, descrevem regies que podem ser classificadas como Am, caracterizando reas de umidade elevada o ano todo. ( ) O grfico II tpico de uma regio temperada com amplitude trmica anual elevada. Assinale a alternativa que contm a seqncia de respostas corretas a) V, F, V, V , F b) F, V, F, V, V c) F, F, V, F, F d) V, F, F, F, V e) F, V, V, F, V 9 - (PUC) As pores orientais do territrio brasileiro, em termos de clima, sofrem maior interveno da massa de ar: a) Equatorial Continental (Ec) b) Equatorial Atlntica (Ea) c) Tropical Continental (Tc)

d) Tropical Atlntica (Ta) e) Polar Atlntica (Pa) 10 - (FUVEST) Mandacaru, xiquexique e facheiro so algumas das espcies vegetais que aparecem: a) no cerrado b) na caatinga c) no manguezal d) na floresta tropical e) n.d.a.

1B 2B 3B 4D 5C 6B 7B 8C 9D 10 B

Das könnte Ihnen auch gefallen