Sie sind auf Seite 1von 25

Avaliao da incorporao de argilas montmorilonitas nas propriedades do nanocompsito de poli (etileno-acetato de vinila) (EVA)/argila

Julho de 2012

1INTRODUO Devido grande necessidade de materiais modernos de engenharia e ao fato dos polmeros puros no apresentarem o comportamento ou as propriedades necessrias para determinadas funes, novos materiais comearam a ser estudados. Recentemente, muita ateno vem sendo dada aos nanocompsitos polimricos (BARBOSA et al., 2006). Os nanocompsitos polimricos compreendem uma classe de materiais formados por substncias inorgnicas com dimenses nanomtricas, tais como argila e outros minerais, que so finamente dispersos dentro de uma matriz polimrica (BARBOSA et al., 2007). Para obter argilas compatveis com as matrizes polimricas, as mesmas devem ser transformadas em organoflicas. Geralmente, isto pode ser feito atravs de reao de troca-inica dos ctions trocveis, presentes na superfcie e no espao interlamelar dos argilominerais, por ctions surfactantes do tipo alquilamnio. Quando as argilas organoflicas so incorporadas ao polmero, o carter de reforo que as partculas da argila exercem deve-se s restries da mobilidade das cadeias polimricas em contato com as partculas da argila (BARBOSA et al., 2006). Entre os vrios polmeros utilizados como matriz, a famlia de copolmeros de etileno acetato de vinila (EVA) tm sido amplamente estudada (PEETERBROECK et al., 2005). O poli (etileno-co-acetato de vinila) (EVA) um polmero termoplstico de ampla utilizao na fabricao de filmes para embalagens e agricultura, bem como na indstria caladista que pode se apresentar como material microcelular flexvel ou rgido (GEHLEN et al., 2009). Recentemente a composio de polmero / argila nanocompsitos surgiu como uma nova classe de materiais, como resultado das tentativas para melhorar as propriedades de polmeros (MURALIDHARAN et al., 2008). A introduo de partculas de tamanho nanomtrico de argila em polmeros melhora significativamente uma vasta gama de propriedades. Com pequenas quantidades (geralmente menos de 5% em peso), a adio de argila e sua disperso final como 1nm de espessura nanocamadas numa matriz de polmero, permite a melhora em muitas propriedades, tais como rigidez, resistncia ao fogo, e as propriedades de barreira de gs, so melhoradas.

Vrios estudos de nanocompsitos tm mostrado que estes materiais tm propriedades diferentes para materiais termoplstico e tambm que o uso de cargas com dimenses nanomtricas conduz a caractersticas que diferem daqueles obtidos atravs reforo com cargas microestruturais (GEHLEN et al., 2009). Tendo estabelecido que a utilizao de argilas modificadas conduz a mais esfoliao eficiente e disperso das nanopartculas, e assim pode promover uma melhor disperso e aumento da viscosidade bem como uma maior rigidez, existe uma necessidade de compreender a influncia do nanoargila contedo sobre as propriedades e processamento destes materiais (PISTOR et al., 2010). Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar a influncia da adio de argila montmorilonita sdica (MMT-Na+) e montmorilonitas modificadas organicamente com sais quaternrios de amnio (OMMT) sobre as propriedades morfolgicas, trmicas e mecnica do nanocompsitopoli (etileno-acetato de vinila) (EVA)/argila.

2REVISO BIBLIOGRFICA 2.1 POLMEROS Polmeros so macromolculas compostas de vrias unidades de repetio denominadas meros, ligados por ligaes covalentes, que do origem a longas cadeias. Possuem baixa resistncia temperatura e baixa condutividade eltrica. Conforme sua estrutura qumica, tipo de ligaes covalentes e do nmero mdio de meros por cadeia, podemos dividir os polmeros em trs classes: plsticos, elastmeros e fibras. So sintetizados por reaes de polimerizao a partir de reagentes monomricos. so utilizados em grande parte dos segmentos do mercado atualmente, tendo grande importncia devido as suas propriedades qumicas de barreira, mecnicas e sua funcionalidade (CANEVAROLO, 2001). 2.2 POLI (ETILENO-CO-ACETATO DE VINILA) (EVA) O poli(etileno-co-acetato de vinila) (EVA), ou copolmero de etileno e acetato de vinila, um polmero termoplstico de ampla utilizao na fabricao de filmes para embalagens e agricultura, bem como na indstria caladista (GUILHERME et al., 2010). O EVA um copolmero da famlia das poliolefinas. um termoplstico composto de uma fase cristalina, contendo unidades metilnicas, uma regio interfacial com segmentos metilnicos e segmentos de acetato de vinila (VAc), e uma fase amorfa, com segmentos metilnicos e unidades de VAc. O EVA obtido por polimerizao via radical livre com a utilizao de oxignio e/ou perxidos orgnicos para a gerao de radicais iniciadores da polimerizao, de eteno e VAc, em temperatura e presso elevadas, com a adio dos grupos VAc durante o processo (ZATTERA et al., 2005). Em funo ao teor de acetato de vinila, as principais alteraes nas propriedades do polmerosesto ilustradas na Figura 1.

Figura 1Propriedades do EVA afetadas pelo teor de acetato de vinila (VEDOY, 2006). 2.3 NANOCOMPSITOS POLIMRICOS Compsitos representam uma classe de materiais onde duas ou mais substncias combinadas passam a exibir propriedades nicas, que no so possveis de serem obtidas a partir de seus componentes individuais. Quando pelo menos uma das fases constituintes do compsito possui no mnimo uma dimenso (comprimento, largura ou espessura) em escala nanomtrica (na faixa de 1nm a 100 nm), este passa a ser denominado nanocompsito (ALEXANDRE; DUBOIS, 2000; BOTELHO, 2006; ESTEVES et al., 2004). A nanocorga o componente que se encontra em escala nanomtrica e pode ser encontrada na forma esfrica (trs dimenses na ordem nanomtrica), fibrosa (largura e espessura em escala nanomtrica) e em sistema multicamada (somente a espessura em escala nanomtrica) (ALEXANDRE; DUBOIS, 2000). Os nanocompsitos apresentam caractersticas que os diferenciam de outros compsitos, tais como (BOTELHO, 2006; SOUZA et al., 2006): a) para baixas concentraes de material inorgnico, os nanocompsitos possuem maior capacidade de reforar matrizes polimricas do que os agentes de reforo tradicionais (partculas e fibras); b) apresentam propriedades mecnicas e trmicas superiores ou similares a dos compsitos convencionais mesmo para baixa quantidade de argila, devido habilidade de esfoliao e disperso do nanocompsito na matriz polimrica; c) apresentam interface difusa entre fase orgnica e inorgnica (grande interao entre componentes). Os nanocompsitos apresentam elevada resistncia trao, ao risco, aumenta a hidrofobicidade, permeao de gases e inflamabilidade de materiais polimricos,

propriedades pticas, magnticas ou eltricas superiores, quando comparados aos compsitos convencionais ou polmeros puros (ESTEVES et al., 2004; SOUZA et al., 2006). Em muitos casos, a preparao de nanocompsitos de matriz polimrica diminui custos, devido utilizao de menor quantidade de carga (geralmente 3% a 5% em peso contra os 10% a 40% em peso que so utilizados nos compsitos tradicionais) possibilitando um elevado nvel de desempenho que pode resultar da sinergia entre os componentes (ALEXANDRE; DUBOIS, 2000; ESTEVES et al., 2004). 2.3.1Mtodos de obteno de nanocompsitos So trs os principais mtodos de obteno de nanocompsitos: polimerizao in situ, intercalao via soluo e intercalao no estado fundido. 2.3.1.1 Nanocompsitos obtidos via soluo A obteno de nanocompsitos via soluo ocorre pela disperso da argila em um solvente polar (gua, clorofrmio ou tolueno), ocasionando seu inchamento e aumentando a distncia interplanar das camadas. O polmero dissolvido no mesmo solvente adicionado suspenso, proporcionando a disperso da argila no polmero e a intercalao do polmero nas camadas da argila. Aps ocorrer a evaporao do solvente o nanocompsito obtido (Figura 2) (MIGNONI, 2008; SOUZA et al., 2006).

Figura 2 - Intercalao via soluo (Yeh; Chang, 2008) O mtodo de polimerizao via soluo adequado para a intercalao de polmeros com pouca ou nenhuma polaridade nas galerias das camadas da argila

facilitando a produo de filmes finos com camadas de argila orientadas e intercaladas em polmeros. Do ponto de vista ambiental, esse mtodo apresenta desvantagens devido utilizao de grande quantidade de solvente, resultando em custo elevado (SOUZA et al., 2006). 2.3.1.2 Nanocompsitos obtidos via polimerizao in situ Na produo de nanocompsitos via polimerizao in situ as molculas de monmero polimerizam entre as camadas de argila, podendo ou no ser utilizado catalisador (ESTEVES et al., 2004; MIGNONI, 2008; SOUZA et al., 2006). A argila inchada dentro do monmero lquido ou em uma soluo de monmero possibilitando a intercalao do polmero nas folhas da argila. A polimerizao pode iniciar tanto pelo calor quanto pela radiao ou pela presena de um catalisador. A Figura 3 apresenta o esquema de preparao de nanocompsitos polmero-argila via polimerizao in situ.

Figura 3 - Polimerizao in situ (Yeh; Chang, 2008) 2.3.1.3 Obteno de nanocompsitos pela intercalao no estado fundido Na intercalao no estado fundido, o polmero e a argila so misturados mecanicamente em elevadas temperaturas e atravs de interaes qumicas de cisalhamento, as cadeias polimricas so intercaladas nas galerias da argila, podendo levar a esfoliao das camadas da argila (ESTEVES et al., 2004; SOUZA et al., 2006). A Figura 4 apresenta o processo de obteno polmero-argila via fuso. A intercalao via fuso est sendo cada vez mais utilizada devido aplicao de mtodos convencionais como a extruso e moldagem por injeo. A obteno de nanocompsitos no estado fundido ambientalmente correta por no ser necessria a

utilizao de solventes orgnicos, alm de apresentar baixo custo devido a sua compatibilidade com os processos de transformao de termoplsticos utilizados na indstria (BERTOLINO, 2008; SOUZA et al., 2006). A intercalao em estado fundido apresenta algumas vantagens sobre as demais tcnicas tais como: baixo custo, alta produtividade, ausncia de solventes e os equipamentos so compatveis com os utilizados no processamento de polmeros.

Figura 4 - Intercalao no estado fundido (Yeh; Chang, 2008) Para Fornes et al. (2001) o polmero fundido exerce nvel de tenses () sobre a argila durante a mistura, sendo este proporcional a viscosidade do polmero. Altos nveis de tenso de cisalhamento proporcionam a quebra das partculas de argila possibilitando a sua esfoliao. A Figura 19 apresenta as etapas de esfoliao da argila pelo mtodo de intercalao no estado fundido. Inicialmente ocorre a formao de pilhas (tactides) atravs da quebra das partculas dispersas na matriz (Figura 5 (a)). O maior cisalhamento causado pela transferncia de tenses do polmero para os tactides quebra-os em pilhas menores (Figura 5 (b)). Por fim, a combinao de cisalhamento e difuso das cadeias polimricas para o interior das galerias proporciona a separao individual das camadas da argila (Figura 5 (c)), essa etapa depende do tempo e da afinidade qumica entre o polmero e argila.

Figura 5 - Efeito do fluxo cisalhante sobre a esfoliao da argila no mtodo de intercalao no estado fundido (Fornes et al., 2001) 2.3.2Morfologia dos nanocompsitos Ao dispersar a argila na matriz polimrica possvel obter trs tipos de estruturas (PAIVA et al., 2006; MIGNONI, 2008; PAUL; ROBESON, 2008; RAY; OKAMOTO, 2003; SOUZA et al., 2006): a) estrutura de fase separada (microcompsito convencional): as cadeias polimricas no intercalam as camadas de argila, a argila age como um enchimento convencional; b) estrutura intercalada (nanocompsito intercalado): as cadeias polimricas so intercaladas entre as camadas da argila de forma ordenada, obtendo uma estrutura multicamada. O polmero expande as galerias das argilas preservando o empilhamento organizado das camadas; c) estrutura esfoliada (nanocompsito esfoliado): a argila se dispersa completa e uniformemente na matriz polimrica, maximizando as interaes entre o polmero

e a argila, proporcionando melhorias nas propriedades fsicas e mecnicas deste nanocompsito. A Figura 6 apresenta as estruturas que podem ser obtidas com a incorporao da argila na matriz polimrica.

Figura 6 Estrutura dos nanocompsitos (Paiva et al, 2006) 2.4 ARGILAS A argila considerada como um material natural, de textura terrosa e de baixa granulometria, que desenvolve plasticidade quando misturada com uma quantidade limitada de gua (MARANGON, 2008). As argilas so materiais de baixo custo, que podem ser encontradas em quase toda a extenso da crosta terrestre em quantidades elevadas, por se originarem a partir, principalmente, de alteraes hidrotermais em rochas. As argilas so utilizadas em grande nmero nas mais diversas reas tecnolgicas, e uma das reas de maior interesse em pesquisa a sua utilizao em nanocompsitos silicato/argila. Na preparao dos nanocompsitos so empregadas argilas que podem ter origem natural, como a montorilonita, hectoritas, saponitas e ainda outras esmectitas, e as sintticas, como a fluorohectorita, fluoromica e outras. 2.4.1 Montmorilonita A estrutura da montmorilonita (MMT) consiste de duas folhas tetradricas de silicato (SiO4) com uma folha central octadrica, unidas entre si por oxignios comuns s folhas, conforme ilustrado na Figura 7. As camadas esto empilhadas umas sobre as outras e ligadas fracamente entre si, possibilitando a penetrao de gua e/ou outras

molculas polares (ALEXANDRE; DUBOIS, 2000; BOTELHA, 2006; PAIVA et al., 2006; PAUL; ROBESON, 2008; SANTOS, 2007). A camada octadrica da MMT constituda de uma folha de xido de alumnio (Al(OH)6), onde alguns tomos de Al foram substitudos por tomos de Mg. Devido a diferena de valncia entre o Al e o Mg, cargas negativas esto distribudas dentro das camadas da argila. Para compensar as cargas negativas, ctions metlicos trocveis, como sdio (Na+), potssio (K+), clcio (Ca2+), Mg2+ esto localizados no interior das galerias da argila (BOTELHO, 2006; PAUL; ROBESON, 2008; RAY; OKAMOTO, 2003; SOUZA et al., 2006).

Figura 7 Representao esquemtica da estrutura da MMT (Adaptada de Lima, 2007) As argilas MMT so placas irregulares, finas que se agregam quando secas e apresentam capacidade de delaminao quando colocadas em gua. As placas ou camadas so ligadas por foras fracas de dipolo ou de Van der Waals e entre as camadas existem galerias contendo ctions trocveis que esto fixos eletrostaticamente, com a funo de compensar as cargas negativas que so geradas por substituies isomrficas que ocorrem no reticulado. A maior parte dos ctions trocveis se encontra nas galerias da argila e a outra parte nas superfcies laterais (ALEXANDRE; DUBOIS, 2000). As argilas do tipo MMT em seu estado natural apresentam carter hidroflico e ao serem adicionadas em uma matriz polimrica tendem a formar aglomerados e a no se dispersar. Isso ocorre devido energia superficial da argila ser maior que a do polmero

gerando uma interao partcula-partcula (coeso) superior a interao partcula-polmero (adeso) (LIMA, 2007). Para que a disperso completa da MMT na matriz polimrica ocorra, necessrio que suas lamelas (camadas) sejam individualmente separadas ou esfoliadas. Devido s altas foras inicas entre as camadas da argila e devido argila possuir energia superficial superior a do polmero, necessrio que as argilas sejam modificadas organicamente a fim de aumentar o espaamento interlamelar, gerando a intercalao, minimizando assim a diferena de energia superficial entre matriz e argila. O procedimento de modificao da argila in natura em argila organicamente modificada chamado de troca catinica (BERTOLINO, 2008; BOTELHO, 2006; SOUZA et al., 2006). A troca inica pode ser realizada com surfactantes catinicos, como alquilamnio ou alquilfosfnio, onde ocorre a substituio dos ctions trocveis, normalmente Na+ por ctions orgnicos de cadeias longas, o que torna a argila organoflica alm de proporcionar a expanso entre as galerias, facilitando assim a incorporao das cadeias polimricas. No surfactante importante saber seu tamanho e quantidade, pois quanto maior o tamanho e quantidade de modificador maior sero as interaes entre polmeromodificador e argila-modificador, porm, menor ser a interao polmero-argila (SILVA, 2008). A Figura 8 ilustra a estrutura da argila montmorilonita antes e aps a troca inica.

Figura 8 Modificao qumica da argila (Silva, 2008) A modificao da argila pela troca inica pode ser realizada com diferentes sais quaternrios de amnio, formando diferentes argilas (Tabela 1).

Tabela 1 Argilas modificadas com diferentes sais quaternrios de amnio MMT modificada MMT-Na+ MMT-15A Modificador orgnico Nenhum 2M2HT: amnio quaternrio de dimetiltalowdehidrogenado MMT-30B MT2EtOH: amnio quaternrio de metil talow, bis-2-hidroxietil Estrutura qumica do modificador Nenhum

A utilizao das argilas MMT na obteno de nanocompsitos deve-se a suas propriedades. So argilas naturais, com elevada razo de aspecto (10-1000), grande poder de inchamento e capacidade de troca inica, plasticidade, boa resistncia mecnica e a solventes e elevada capacidade de delaminao, alm de possuir estabilidade trmica, propriedade necessria para os processos de polimerizao e de extruso (ALEXANDRE; DUBOIS, 2000; PAIVA et al., 2006; SANTOS, 2007). A elevada rea superficial e razo de aspecto da MMT (Figura 3) possibilitam uma maior interao entre a nanocarga e a matriz polimrica proporcionando melhores propriedades finais dos nanocompsitos (ALEXANDRE; DUBOIS, 2000).

Figura 9 Razo de aspecto da MMT (Santos, 2007)

3 MATERIAIS E MTODOS 3.1 Materiais Os materiais utilizados foram: poli(etileno-co-vinilacetato) (EVA); (EU-2824/32) contendo 28% de vinil acetato (VAc), fornecido pela Polietilenos Unio S/A, e as argilas

montmorilonitasCloisite Na+, Cloisite 15A e Cloisite 30B fornecida pela Southern Clay Products. 3.2 Obteno dos nanocompsitos Nanocompsitos de EVA foram obtidos pela incorporao de 5% (p/p) de argila. Os materiais utilizados foram secos em estufa com circulao de ar em temperatura de 60 C por 8 horas. Os nanocompsitos foram preparados pelo mtodo de intercalao no estado fundido em uma extrusora dupla-rosca co-rotante marca MH Equipamentos Ltda., modelo MH-COR LAB, L/D 32, com dimetro da rosca de 20 mm. Utilizou-se os perfis de temperatura de 100C, 120C, 140C, 160C, 130C, 160 C, 160 C e 160 C, velocidades de 250 rpm, 300 rpm e 350 rpm e o material foi alimentado na extrusora na velocidade de 43,5 g min-1.A identificao das amostras foi realizada de acordo com o tipo de argila e a velocidade de processamento utilizada, como ilustrado na Tabela 2. Tabela 2 Identificao das amostras Identificao EVA/Na+/250 EVA/Na+/300 EVA/Na+/350 EVA/15A/250 EVA/15A/300 EVA/15A/350 EVA/30B/250 EVA/30B/300 EVA/30B/350 Argila Cloisite Na+ Cloisite Na+ Cloisite Na+ Cloisite 15A Cloisite 15A Cloisite 15A Cloisite 30B Cloisite 30B Cloisite 30B Velocidade (rpm) 250 300 350 250 300 350 250 300 350

3.3 Caracterizao dos nanocompsitos

Os nanocompsitos obtidos foram caracterizados pelas anlises de difrao de raios-X (DRX), microscopia eletrnica de varredura (MEV), anlise termogravimtrica e resistncia a trao. O DRX das amostras foi realizado em um difratmetro SHIMADZU-XRD 6000, utilizando o cobre como fonte (alvo) geradora deraios-X, o qual apresenta comprimento de onda K1Cu = 1,54178 , filtro de nquel, tenso de 40 kV, corrente de 30 mA, ngulo

de difrao Theta 2 Theta ( - 2), varredura entre 1 a 12 e tempo fixo de varredura com passo de 0,05/5s. Para o MEV, as amostras foram realizadas em um equipamento SHIMADZU SSX550 Superscan.

A anlise de TGA foi realizada em um equipamento SHIMADZU TGA-50 a uma taxa de 10 C min-1 e vazo de 50 mL min-1 de N2. O teste de resistncia a trao (ASTM D624) foi realizada em um equipamento de ensaios universar (EMIC DL 3000) para medir a fora necessria para fraturar a amostra usando uma velocidade especfica de separao de 500 mm min-1. 4 RESULTADOS E DISCUSSO 4.1 Difrao de raios-X (DRX) As Figuras 10, 11 e 12 apresentam os difratogramas dos nanocompsitos EVA/MMT-Na+, EVA/MMT-15A e EVA/MMT-30B, respectivamente e a Tabela 2 os valores do espaamento basal dos nanocompsitos calculados com base na lei de Bragg (n = 2dsen). Os nanocompsitos apresentaram deslocamento do pico d001 para valores de 2 menores, indicando o aumento do espaamento interlamelar. As amostras contendo argila MMT-Na+ apresentaram deslocamento pouco acentuado do pico d001 de 2 = 7,3 para valores de at 6,75 para o EVA/Na/250, contudo, o baixo deslocamento no sugere a formao de nanocompsitos intercalados ou esfoliados. Os nanocompsitos contendo a argila MMT-15A apresentou deslocamento de 2 = 2,7 para valores de at 2,15 para o EVA/15A/350 sugerindo a intercalao da argila na matriz polimrica. Para o mesmo nanocompsito foi observado presena de picos em torno de 2 = 4,4 e 2 = 6,6 que podem estar relacionados a formao de tactides e a no intercalao de parte da argila MMT-15A incorporada na matriz EVA. Os nanocompsitos contendo a argila MMT-30B no apresentaram o pico d001, sugerindo uma estrutura esfoliada resultado de uma maior compatibilidade da argila com a matriz polimrica. No foi observada nenhuma alterao significativa nos espaamentos basais dos nanocompsitos obtidos nas diferentes velocidades de processamento.

Figura 10 - Difrao de raios-X das amostras EVA/MMT-Na+

Figura 11 - Difrao de raios-X das amostras EVA/MMT-15A

Figura 12 - Difrao de raios-X das amostras EVA/MMT-30B Tabela 3 Argilas modificadas com diferentes sais quaternrios de amnio Amostra MMT-Na+ EVA/Na+/250 EVA/Na+/300 EVA/Na+/350 MMT/15A EVA/15A/250 EVA/15A/300 EVA/15A/350 MMT-30B EVA/30B/250 EVA/30B/300 EVA/30B/350 2 () 7,3 6,75 6,85 6,9 2,7 2,15 2,2 2,15 4,8 Distncia d001 () 11,3 13,1 12,8 14,4 32,7 41,1 40,1 41,1 18,4 -

4.2 Microscopia eletrnica de varredura (MEV) A observao da fratura de nanocompsitos por MEV permite observar a presena ou no de aglomerados de partculas de argila na matriz polimrica. NasFiguras 13, 14 e 15 observa-se as imagens do MEV dos nanocompsitos EVA/Na/250; EVA/30B/250 e EVA/15A/250, respectivamente. As Figuras 13 e 15 mostram as imagens dos nanocompsitos EVA/Na/250 e EVA/15A/250 nos quais possvel verificar a presena de aglomerados de argila na matriz EVA. A formao de aglomerados ocorreu devido baixa compatibilidade da argila com o polmero que gera uma interao partcula-partcula (coeso) superior a interao partcula-polmero. O nanocompsito EVA/30B/250 no apresentou a formao

de aglomerados, resultando em uma melhor disperso da argila, confirmando os resultados obtidos no DRX das mesmas amostras.

5m

Figura 13 Resultados do MEV donanocompsito EVA/Na/250

5m

Figura 14 Resultados do MEV do nanocompsito EVA/30B/250

5m

Figura 15 Resultados do MEV do nanocompsito EVA/15A/250 4.3 Anlise termogravimtrica (TGA) As anlises de TGA e DTGA para as amostras contendo as argilas MMT-Na+, MMT-30B e MMT-15A so apresentadas na Figura 16, 17 e 18, respectivamente.

Figura 16 TGA e DTG dos nanocompsitos de EVA contendo MMT-Na+

Figura 17 TGA e DTG dos nanocompsitos EVA contendo MMT-15A

Figura 18 TGA e DTG dos nanocompsitos EVA contendo MMT-30B Duas etapas de degradao so observadas na matriz EVA devido presena de monmeros na composio. A primeira perda de massa, em torno de 370 C est relacionada degradao do acetato de vinila. A segunda degradao ocorreu em torno de 470 C e est relacionada degradao do etileno. Para os nanocompsitos contendo argila a observou-se uma reduo na faixa de temperatura da primeira perda de massa. Segundo Zhang et al. (2004) , a acelerao da degradao dos nanocompsitos contendo argila pode estar relacionado a prvia decomposio do surfactante presente na argila, cujos produtos da degradao podem estar acelerando a decomposio do cido actico. Alm disso, os nanocompsitos contendo argila apresentaram massa residual superior ao EVA puro, devido a argila apresentar carter inorgnico.

4.4 Resistncia trao Os resultados da resistncia a trao quanto deformao so apresentados nas Figuras 19, 20 e 21.

Figura 19 Deformao dos nanocompsitos de EVA contendo MMT-Na+

Figura 20 Deformao dos nanocompsitos de EVA contendo MMT-15A

Figura 21 Deformao dos nanocompsitos de EVA contendo MMT-30B Observou-se uma diminuio na deformao dos nanocomopsitos contento argila. Isso pode ter ocorrido devido restrio do movimento das cadeias polimricas durante o ensaio de trao, visto que a presena de carga prejudica a orientao das molculas tornando o material mais rgido. Os nanocompsitos contendo a argila MMT30B apresentaram menor deformao do que os demais nanocompsitos, que pode ser resultado da maior intercalao da argila na matriz proporcionando uma maior restrio ao movimento das molculas. O aumento na velocidade de processamento no influenciou de forma significativa na deformao apresentada pelos nanocompsitos. 5 CONCLUSO Nanocompsitos de EVA contendo diferentes argilas foram obtidos em diferentes velocidades de processamento. Os resultados da difrao de raios-X so evidenciados pela alterao no ngulo do pico d001. A esfoliao e disperso da argila MMT-30B na matriz EVA nas diferentes velocidades de processamento foi observada. A adio da argila MMT-15A resultou na formao de um nanocompsito com estrutura intercalada e a adio da argila MMT-Na+ formou um microcompsito. A anlise de TGA no apresentou mudanas significativas nos eventos de perda de massa, uma vez que os mesmos picos de degradao foram encontrados para os compsitos quando comparados ao EVA virgem. Observou-se, nos nanocompsitos contendo argila, uma reduo na resistncia degradao trmica na primeira perda de massa devido a prvia decomposio do surfactante presente na argila.

As incorporao de argila no EVA promoveu uma diminuio na resistncia mecnica do EVA. Essa diminuio foi mais acentuada quando incorporado argila MMTNa+ ao polmero devido a menor disperso desta na matriz, j com a adio da MMT-30B a diminuio da resistncia mecnica foi menor. A diminuio da resistncia mecnica devido a maior restrio do movimento molecular promovida pela MMT. 6 REFERNCIAS PEETERBROECK, S.; ALEXANDRE M.; JRME, R.; DUBOIS, Ph. Poly(ethyleneco-vinyl acetate)/clay nanocomposites: Effect of clay nature and organic modifiers on morphology, mechanical and thermal properties, Polymer Degradation and Stability, v. 90, p. 288-294, 2005. MURALIDHARAN, M. N.; KUMAR, S. A.; THOMAS, S. Morphology and transport characteristics of poly (ethylene-co-vinyl acetate)/clay nanocomposites, Journal of Membrane Science, v. 315, p. 147-154, 2008. PISTOR, V.; LIZOT, A.; FIORIO, R.; ZATTERA, A. J. Influence of physical interaction between organoclay and poly(ethylene-co-vinyl acetate) matrix and effect of clay content on rheological melt state. Polymer, v. 51, p. 5165-5171, 2010. BARBOSA, R.; ARAJO, E. M.; MAIA, L. F.; PEREIRA, O. D.; MELO, T. J. A. de; ITO, E. N. Morfologia de nanocompsitos de polietileno e poliamida-6 contendo argila nacional, Polmeros, v.16, p. 246-251, 2006. BARBOSA, R.; ARAJO, E. M.; MELO, T. J. A. de; ITO, E. N. Preparao de argilas organoflicas e desenvolvimento de nanocompsitos de polietileno. Parte 2: comportamento de inflamabilidade, Polmeros, v.17, p. 104-112, 2007. GEHLEN, A.; LIZOT, A.; FILHO, W. R. B.; FRANCISQUETTI, E. L.; FIORIO, R.; ZENI, M.; ZATTERA, A. J. Nanocompsitos de argila MMT em matriz polimrica de EVA/PVA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE POLMEROS, 10. 2009, Foz do Igua. Anais... Foz do Igua: CBPol, 2009. MARANGON, A. A. S. Compsitos de PVA/Caulinita e PVA/Caulinita Funcionalizada. 2008, 90 f. Dissertao (Programa de Ps-Graduao em Engenharia) PIPE, Setor de Tecnologia, Universidade Federal do Paran. Curitiba, 2008. ZATTERA, A. J.; BIANCHI, O.; ZENI, M.; FERREIRA, C. A. Caracterizao de resduos de copolmeros de etileno acetato de vinila EVA, Polmeros: Cincia e Tecnologia, v. 15, p. 73-78, 2005.

GUILHERME, M. R.; MATTOSO, L. H. C.; GONTARD, N.; GUILBERT, E. G. Synthesis of nanocomposite lms from wheat gluten matrix and MMT intercalated with different quaternary ammonium salts by way of hydroalcoholic solvent casting, Composites Part A: Applied Science and Manufacturing, v. 41, p. 375-382, 2010. CANEVAROLO, S. V. Jr. Cincia dos Polmeros Um texto bsico para tecnlogos e engenheiros. So Paulo, Ed. Artliber Publishers, 2001. VEDOY, D. R. L. Compostos de EVA modificados com Resina Hidrocarbnicas. 2006, 93 f. Dissertao (Mestrado em Engenharia De Minas, Metalrgica e de Materiais) Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. ZHANG, Y. Q.; LEE, J. H.; JANG, H. J.; NAH, C. W. Preparing PP/clay nanocomposites using a swelling agent. Composites: Part B Engineering, v. 35, p. 133-138, 2004. ALEXANDRE, M.; DUBOIS, P. Polymer-layered silicate nanocomposites: preparation, properties and uses of a new class of materials. Materials Science and Engineering, v. 28, p. 1-63, 2000. BERTOLINO, M. K. Monitoramento in-line da formao de nanocompsitos PP/MMT via intercalao no estado fundido. 2008. 135 f. Dissertao (Mestrado em Cincia e Engenharia de Materiais) Universidade Federal de So Carlos, So Carlos, 2008. BOTELHO, K. T. Sntese de argilas organoflicas e sua incorporao em polimerizao in situ para a obteno de nanocompsitos antichamas de poliestireno. 2006. 81 f. Dissertao (Mestrado em Engenharia Qumica) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2006. ESTEVES, A. C. C.; TIMMONS, A. B.; TRINDADE, T. Nanocompsitos de Matriz Polimrica: Estratgias de Sntese de Materiais Hbridos. Qumica Nova, So Paulo, v. 27, p. 795-806, 2004. FORNES, T. D. et al. Nylon 6 nanocomposites: the effect of matrix molecular weight. Polymer, v. 42, p. 9929-9940, 2001. LIMA, A. B. T. Aplicaes de cargas minerais em polmeros. 2007. 87 f. Dissertao (Mestrado em Engenharia) Escola Politcnica, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2007. MIGNONI, M. L. Sntese, caracterizao e aplicaes de nanocompsitos polmeroargila. 2008. 95 f. Dissertao (Mestrado em Cincia dos Materiais) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

PAIVA, L. B. de; MORALES, A. R.; GUIMARES, T. R. Propriedades Mecnicas de Nanocompsitos de Polipropileno e Montmorilonita Organoflica. Polmeros: Cincia e Tecnologia, So Carlos, v. 16, n. 2, p. 136-140, 2006. PAUL, D. R.; ROBESON, L. M. Polymer Nanotechnology: Nanocomposites. Polymer, v. 49, p. 3187-3204, 2008. RAY, S. S.; OKAMOTO, M. Polymer/layered silicate nanocomposites: a review from preparation to processing. Progress in Polymer Science, v. 28, 1953 1641, 2003. SANTOS, K. S. Avaliao das propriedades finais dos nanocompsitos de polipropileno com diferentes argilas organoflicas. 2007. 112 f. Dissertao (Mestrado em Qumica) Instituto de Qumica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. SILVA, A. R.V; FERREIRA, H.C. Argilas bentonitas: conceitos, estruturas, propriedades, usos industriais, reservas, produo e produtores/fornecedores. Revista Eletrnica de Materiais e Processos, Campina Grande, v. 3, p. 26-3, 2008. SOUZA, M. A.; PESSAN, L. A.; RODOLFO, A. Nanocompsitos de poli(cloreto de vinila) (PVC) / argilas organoflicas. Polmeros: Cincia e Tecnologia, So Carlos, v. 16, n. 4, p. 257-262, 2006. YEN, J. M., CHANG, K. C. Polymer/layered silicate nanocomposite anticorrosive coatings. Journal of Industrial and Engineering Chemistry, v. 14, p. 275 291, 2008. ZHANG, Y. Q. et al. Preparing PP/clay nanocomposites using a swelling agent. Composites: Part B Engineering, vol. 35, p. 133 a 138, 2004.

Das könnte Ihnen auch gefallen