Sie sind auf Seite 1von 9

O CONHECIMENTO TCNICO DE DESDOBRAR O INDESDOBRAVL: REFLEXES FILOSOFICAS NA ESFERA DA EDUCAO

Eli Elias Alves

Resumo

Esse texto tem como finalidade refletir sobre a prtica de ensino, sobretudo aquele que se realiza na miragem filosfica. Far-se- aqui a apresentao do que seja a Filosofia tida como desbanalizao do banal concebida no pensamento do filosofo Paulo Ghiraldelli Jr. Ademais ser exposta conjuntamente nossa inovadora compreenso do que significa, em todas as letras, e constitudo o conceito de Filosofia bem como sua contextualizao no mbito da prtica pedaggica. E a partir desse fundamento j edificado se procurar explicitar, como j foi explanado, nosso conceito peculiar do que seja a Filosofia e essa enquadrada no universo do ensino. O artigo tambm aborda os atores do complexo sistema educativo de forma superficial, assim sendo, no se pretende abarcar todas as relaes inerente desse processo sistemtico nem esgotar as possibilidades de concluses de que se possa destinar ao conceito de Filosofia. Trilhado esse percurso ser apresentada uma anlise feita de forma reflexiva no tocante ao ensino de Filosofia sobre o olhar de dentro da escola, este ltimo viabilizado por intermdio do estgio realizado em uma habitual instituio pblica brasileira de ensino mdio.

Palavras-Chaves: Filosofia, desdobramento, desbanalizao, prtica de ensino.

Matrcula: 198102, Plo Bauru, 5 perodo. E-mail: jhonsiclair@gmail.com

Introduo

Esta atividade foi determinada pela direo da Universidade Metodista de So Paulo como mais um instrumento que de maneira favorvel procura encurtar a distncia referente ao hiato da relao Teoria-Prtica. O desafio que se impe a elaborao desse trabalho que se encontra a mo do leitor. Durante o desvelamento da pesquisa se aprofundar o tratamento da definio da filosofia como sendo a desbanalizao do banal concebida pelo filosofo Paulo Ghiraldelli Jnior. Isso posto, mostrar-se- o que no crivo do autor sua definio de filosofia o que implica e remete a novas maneiras de assimilar a realidade e fatos tidos como corriqueiros por ao de um novo olhar, qual caracterstico da miragem filosfica. Esse percurso apontado se constri partindo do pressuposto de novas redescries que se pode juntar de um fato do cotidiano atravs do tratamento intelectivo. Por esse processo se procura extrair uma apreenso nova da circunstncia, fato ou objeto que se apresenta a primeira vista como habitual ou natural. Dessa forma a Filosofia cumpre sua funo de recicladora de conceitos ou perspectivas. Para dizer de outro modo, o que Ghiraldelli prope que o filosofo no nada mais que um ingnuo, na medida em que, adentra em questes e problemas que no so problemticos para ningum, visto que so corriqueiros da existncia humana. Sendo assim para o filosofo a Filosofia trata de estranhar o mundo, desbanalizando o banal. Nesse caminho se torna impossvel no perguntar o porqu as coisas so como so, e porque no de maneira diferente. Somado a isso, se explanara aqui minha prpria ideia do que vem a ser Filosofia sintetizada no axioma de desdobrar o indesdobrvel. Encontrar lugar nessa prosa uma anlise qual seja viabilizada sem, no entanto, esgotar possibilidade de novas impresses de reflexo, as quais se mostram plausveis coligir sobre a prtica de ensino. Todo esse processo, necessrio dizer, ter como prisma as percepes concebidas no ambiente escolar em ocasio do cumprimento de estgio para concluso de curso em licenciatura.
2

Desbanalizando o Banal.

Figura 1. Paulo Ghiraldelli Jnior Fonte: <http://portal.filosofia.pro.br/o-que--filosofia-short.html>. Acesso 24 de Maio de 2012.

[...] De um ponto de vista geral, ela (a filosofia) uma narrativa


de desbanalizao do banal. De um ponto de vista especfico, ela uma investigao que lida com os mecanismos que nos fazem tomar o aparente pelo real se que estamos envolvidos nesse problema.

(GHIRALDELLI, s.d.).

O filosofo brasileiro Paulo Ghiraldelli Junior apresenta sua concepo de filosofia estruturada na postura ativa do sujeito do conhecimento quando este se posiciona frente as circunstnceas, fatos ou situaes tidas como normais e corriqueiras de maneira nova, causando uma revoluo na forma de concepo do fenmeno. Isso se d na medida em que o pensado toma forma de objeto de investigao invertendo o postulado aparente para seu significado real e verdadeiro. Dizendo de outra forma, os fenmenos que surgem se apresentando como problemticos e que de maneira imediata lhe so conferidos atributos conclusivos so rotulados pela figura do Filosofo de maneira inovadora causando rupturas no modelo tradicional. Para explicitar melhor sua definio Ghiraldelli se utiliza do exemplo do trnsito catico na cidade de So Paulo haja visto que esse problema para o senso comum um
3

problema normal (o banal) restando apenas para os moradores da cidade a conformidade em face os transtornos. Todavia, se utilizado do mtodo filosfico essa concepo do senso comum de maneira corriqueira ou normal desbanalizada ou seja, lhe atribuido um processo avaliativo pelo intecto inerente ao modelo filosfico aonde nesse se sintetiza dando luz novas inferies. Mediante essa transformao e assimilao do fenmeno tido como comum em incomum, tornando-o anormal em contrapartida do normal se configura a desbanalizao do banal na concepo ghiraldeliana. Nesse procedimento tcnico racional se evidencia uma nova maneira aonde se d a prtica filosofica.

Desdobrando o Indesdobrvel.

Atravs do processo de abduo como em um quebra-cabea onde durante longo procedimento de tentativa e erro se vai construindo uma imagem que se apresenta em retalhos. por meio de um processo semelhante o qual estruturado nossa concepo de qual seja a real funo da Filosofia. De maneira idntica ao jogo do quebra-cabea iniciado a tcnica de montagem de um conceito relativo e prprio do conhecimento filosfico. O indesdobrvel se faz aluso ao conceito, fato e objeto que o senso comum tem como finalizado, de onde no se pode inferir mais nenhum tipo de apreenso cognitiva possvel visto que se finda. Entretanto, com a metodologia de desdobrar esse indesdobrvel se faz emergir novos objetos que podem ser submetidos aos ensaios da razo intelectiva e racional. Dessa forma esse procedimento parte da reflexo de um determinado objeto o qual se mostra estril de cognies possveis em primeira vista, contudo com o aprofundamento da pesquisa reflexiva se torna vivel extrair novas atribuies dos fenmenos. Nessa ao metodolgica de estudar fatos de maneira pormenorizada o qual preferimos referir com o termo desdobrar tem por objeto de pesquisa e estudo os fatos e os fenmenos que em um primeiro momento se apresentam como indesdobrveis, ou seja, esgotados de cognies sem possibilidades de novas atribuies e inferncias.

Desdobrando o indesdobrvel na prtica filosfica educativa.

Essa ao metdica correlacionada a prtica filosfica quando mirada sobre o mbito do ensino no Brasil pode se fazer emergir inovadoras questes e acordar verdadeiros gigantes subversivos que se encontram adormecidos, como por exemplo: as questes intrnsecas integrada na tenso entre um ensino profissional e outra forma de ensino direcionado mais a formao geral. Tais questes so relativas a consequncia da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDB (lei n 5.962/71) sancionada na ultima dcada do sculo XX. Quando se desdobra o indesdobrvel na maneira de como se ensina a Filosofia faz-se refletir qual o papel que esta vem a acrescentar na sociedade como um todo, de igual modo brota novos objetivos, finalidades e propsitos para a essa disciplina que se constri no devir. Segundo essa constituio, se motiva a conceber a filosofia racionalmente como meio pelo qual se espera alcanar entre outros objetivos a consolidao da educao bsica. Nesse percurso no fica de fora o processo de sintetizao dos conhecimentos adquirido no processo do ensino fundamental, na medida em que, posto em prtica no trabalho e na formao do cidado o aprendizado adquirido em sala de aula. O mtodo que se pretende por em andamento resultar na conduo do discente excelncia da virtude como pessoa. Todos esses objetivos que se esperam alcanar no mbito de ensino de Filosofia quando tomados por objeto de pesquisa e submetidos a anlise atravs do mtodo filosfico/cientfico que desenvolvemos, a saber, desdobrar o indesdobrvel, far surgir novos esboos de supostos conhecimentos. Estes postulados candidatos a preposies vlidas certamente surgiro acompanhados de encadeamentos sucessivos de ideias originais. Estas no podero deixar de passar por um crivo analtico mais delineado e rigoroso caracterstico do conhecimento cientfico com o intuito de comprovar se suas proposies realmente so vlidas.

Desbanalizando/ Desdobrando mtodos em dialogo em prol do Ensinar Filosofia.

Pela luz das duas concepes filosficas explicitados nesse dilogo se analisa de forma reflexiva a prtica de ensino observada durante a realizao do estgio na escola. Nesse processo inexequvel que no emirjam crticas maneira como se da o ensino em nosso pas, em face de muitos problemas de ordem social, cultural e econmica.

A principal dessas crticas do procedimento educativo observada em nosso estgio a qual se pretende analisar de forma mais detalhada aqui remetem sobre a postura de alguns docentes que detm uma concepo que nomeamos de saber absoluto. Pondo de outro modo, estes profissionais carecem de compreender um tipo de conhecimento que no vem de cima para baixo mas de baixo para cima, nisso pretendemos detalhar de maneira mais apropriada.

H um tipo de aprendizado que no surge do ambiente universitrio sobretudo das ruas, da cultura do educando, da massa cidad no seu lugar de viver, tais elementos tratam do conhecimento popular. Nessa perspectiva o professor, sobretudo o de licenciado em Filosofia por ser um estimulador da crtica e reflexo e propiciador da lgica racional tem por obrigao oferecer aberturas para o dilogo com os discentes durante a prtica da educao.

Isso se d no simples conhecimento de saber ouvir. Esse ouvir aponta para um conhecimento que se constri no devir e na cultura no mundo enquanto se molda a histria antropolgica no lugar que vivemos. Atravs da metodologia ghiraldeliana de desbanalizar o banal na prtica pedaggica tomamos certos procedimentos rudimentares, normais e cotidianos como desanormais e errneos.

De maneira similar quando desdobramos o indesdobrvel no modo de ensinar em sala de aula o docente proporciona nada mais que extrair novas proposies de fatos, aes e prticas que a maioria dos atores envolvidos concebe como adequada, finalizada e conveniente. Todavia, em detrimento do paradigma instaurado sobre esse objeto o modelo filosfico que apresentamos aqui o transforma modificando sua configurao por meio do inovar do pensamento.
6

Consideraes finais

Esperou-se produzir um texto que seja relevante, proporo que, possa acomodar uma reflexo sobre a ao de ensinar, sobretudo, um tipo especfico de ensino: o de ensinar Filosofia. Esse artigo se mostra importante na medida em que apresenta a Filosofia como tendo uma enorme significncia para o conhecimento humano.

No obstante, por ser a Filosofia considerada de cincia das cincias tem a responsabilidade de nortear e fundamentar criticamente e teoricamente todo o conhecimento cientfico e sendo indispensvel para a formao do docente. Pois que este deve procurar despertar no discente o pensamento filosfico a fim de que possa valorizar suas conquista e conhecer seus direitos.

Analogicamente se sugeriu aqui sublinhar a particular concepo que temos do que seja filosofia, esta portanto definida como a metodologia que se prope a desdobrar o indesdobrvel. Essa descrio conceitual da Filosofia buscou-se apresentar delineada em dilogo com a concepo do filosofo Paulo Ghiraldelli Jnior no que considera a filosofia como a maneira de desbanalizao do banal.

Essa trajetria se fez dando destaque de maneira harmoniosa com a prtica pedaggica e de maneira pouco profunda, porquanto que, se aponta os personagens do emaranhado aparelho educativo e apresenta as mltiplas variaes do conceito de Filosofia sem contudo chegar a um porto consumado.

Posto isso, se acentua que a elaborao da pesquisa realizada se deu por intermdio de um olhar de dentro da sala de aula possibilitado pela incluso da prtica estagiria para concluso de curso em licenciatura em Filosofia. necessrio destacar aqui que a temtica de pesquisa se mostrou adequada e apropriada para se alcanar mais experincia e conhecimento sobre a prtica pedaggica.

Referncias Bibliogrficas

DOURADO, W. Corpo, poesia e cultura: sobre a relao entre educao, filosofia e sociedade. In PANSARELLI, D. (org.). Curso (in)completo de filosofia. So Bernardo do Campo: UMESP, 2010.

ASPIS, R.; GALLO, S. Ensinar filosofia: um livro para professores. So Paulo: Atta Mdia e Educao, 2009.

ABDALA, M. Como ensinar filosofia?. So Paulo: ed. Mercuryo Novo, 2010.

GHIRALDELLI, Paulo Jr. O que Filosofia?. Portal Brasileiro da Filosofia. Disponvel em: <http://portal.filosofia.pro.br/o-que--filosofia-short.html>. Acesso 24 de Maio de 2012.

GHIRALDELLI, Paulo Jr. Filosofia e histria da educao brasileira. So Paulo: Ed. Manole, 2003.

GHIRALDELLI, Paulo Jr. Educao fsica progressista. So Paulo: Loyola, 1987.

GHIRALDELLI, Paulo Jr. O que pedagogia. So Paulo: Brasiliense, 1987.

GHIRALDELLI, Paulo Jr. Histria da Educao. So Paulo: Ed. Cortez, 1990.

GHIRALDELLI, Paulo Jr. Pedagogia e luta de classes. Ibitinga: Ed. Humanidades, 1990.

GHIRALDELLI, Paulo Jr. Trs estudos e historiografia da educao. Ibitinga: Ed. Humanidades, 1993.

GHIRALDELLI, Paulo Jr. Educao e razo histrica. So Paulo: Ed. Cortez, 1994.
8

GHIRALDELLI, Paulo Jr. O que pedagogia (nova verso). So Paulo: Ed. Brasiliense, 1996.

GHIRALDELLI, Paulo Jr. Histria da Educao Brasileira. So Paulo: Ed. Cortez. 2006.

GHIRALDELLI, Paulo Jr. Infncia, escola e modernidade. So Paulo: Ed. Cortes e Ed. Da UFPr. 1995.

GHIRALDELLI, Paulo Jr. Infncia, educao e neoliberalismo. So Paulo: Ed. Cortez, 1997.

GHIRALDELLI, Paulo Jr. O que filosofia da educao? Rio de Janeiro: Ed. DPA, 1999.

GHIRALDELLI, Paulo Jr. O que Pedagogia. So Paulo: Ed. Brasiliense. 2007.

GHIRALDELLI, Paulo Jr. O que voc precisa saber em didtica e teorias educacionais. Rio de Janeiro: Ed. DPA, 2000.

GHIRALDELLI, Paulo Jr. Estilos em Filosofia da Educao e Ensino. Rio de Janeiro: Ed. UNIJUI, 200. Introduo filosofia. So Paulo: Ed. Manole. 2003.

Das könnte Ihnen auch gefallen