Sie sind auf Seite 1von 1

XIV Encontro Nacional de Ensino de Qumica (XIV ENEQ)

Especificar a rea do trabalho (CA, EA, HC, EF, EX, FP, LC, MD, TIC, EC)

A QUMICA LDICA
Tnia Mara Niezer (FM) e Orliney Maciel Guimares (PQ) tanianiezer@terra.com.br
2 1 Escola de Educao Bsica Baro de Antonina Mafra/SC Departamento de Qumica da UFPR 81.531-990 Centro Politcnico Jardim das Amricas Curitiba/PR

Palavras Chave: Ensino de Qumica, jogos, aprendizagem.

Introduo
A proposta de se inserir atividades ldicas no ensino da Qumica demonstra a preocupao em tornar o estudo da disciplina atrativo e de fcil compreenso bem como a necessidade de se encontrar formas alternativas de abordar os conceitos cientficos garantindo a aquisio do conhecimento pelo aluno. O aluno de Ensino Mdio como agente ativo do processo ensino-aprendizagem, tem a possibilidade de desenvolver jogos a partir de materiais reciclveis estabelecendo relaes entre as regras do jogo e os conceitos da Qumica. A capacidade criadora inerente ao ser humano valorizada ao se ressignificar um material de descarte ao lixo comum em um material ldico que desafie os conhecimentos do jovem. Desta maneira a Qumica torna-se interessante e divertida, deixando de ser encarada como uma disciplina alheia a nossa realidade determinante no processo de reteno escolar. Ao se ressignificar os materiais o aluno desenvolve a conscincia de sustentabilidade valorizando o que antes lhe era lixo, compreendendo que o desenvolvimento sustentvel se desencadeia de pequenas aes cotidianas e de que a Qumica possui papel fundamental na contextualizao e democratizao desta conscincia. Neste trabalho apresentamos um relato de experincias sobre a construo e utilizao de jogos relacionados ao estuda da Qumica em sala de aula numa escola estadual na cidade de Mafra.

Metodologia
Foi proposto aos alunos de 1 srie do Ensino Mdio da Escola Estadual Baro de Antonina a construo de materiais ldicos que auxiliem na aprendizagem da disciplina. O desenvolvimento das atividades se deram em sala de aula.

em vista que a construo do material seria realizada pelos mesmos com a organizao de regras atreladas aos conceitos apresentados pelo contedo de Qumica ao longo do ano. Desta forma solicitou-se aos alunos a formao de equipes de trabalho e pesquisa, que a primeira instncia preocuparam-se com a formulao do jogo e das regras bsicas a serem atribudas. Esta etapa teve durao mnima de 80 minutos. Posteriormente as equipes pesquisaram em diversas fontes, os conceitos inerentes ao estudo da Qumica a serem abordados no jogo para estruturao e organizao final do material pedaggico. O prazo estipulado para efetivao desta etapa foi de uma semana, considerando insuficiente o perodo da hora/aula para realizao em sala, os alunos pesquisaram alm do horrio escolar. Na etapa seguinte, com durao de trs aulas, os alunos confeccionaram seus jogos com a condio de que os materiais utilizados seriam prioritariamente reciclveis. Nesta etapa foi abordado o conceito de desenvolvimento sustentvel, discutindo qual nossa parcela de contribuio nas aes da vida cotidiana e no presente momento. Na etapa de avaliao os alunos apresentaram seus trabalhos e socializaram dificuldades e surpresas. Cada equipe simulou uma jogada para que na seqncia os demais colegas de sala tivessem a oportunidade de praticarem o jogo.Os jogos foram contextualizados entre as turmas, com proposta para serem usados a cada semana ou em horrio contrrio.

Concluses
Construir e utilizar jogos com os alunos no Ensino da Qumica significativo na efetivao da aquisio dos conhecimentos da cincia e na consolidao de uma educao democrtica que valoriza as capacidades individuais dos alunos.

Resultados e Discusso
A construo e utilizao d jogos em sala de aula e surgiram da proposta apresentada pelo Ncleo de educao em Qumica da UFPR, na capacitao de professores de rede pblica do ensino com o objetivo de desenvolver novos materiais e novas prticas pedaggicas em Qumica para o Ensino Mdio. O jogo utilizado como material pedaggico em 5 classes de 1 srie do Ensino Mdio foi recebido primeiramente com certo receio pelos alunos, tendo UFPR 21 a 24 de julho de 2008

Agradecimentos
Fundao Araucria pelo apoio financeiro Antunes, Celso. Jogos para a estimulao das mltiplas inteligncias. 1998. 16, 17, 36.

Das könnte Ihnen auch gefallen