Sie sind auf Seite 1von 4

CEP IBRATE ORIENTAES PARA A UTILIZAO DA PLATAFORMA BRASIL

CADASTRO DE PESQUISADOR (pessoa fsica): Antes de registrar seu projeto de pesquisa preciso cadastrar-se como pesquisador, no seguinte endereo eletrnico: HTTP://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf Haver a necessidade dos seguintes documentos: - Nmero do CPF; - Foto 3x4 (deve estar digitalizada e salva no seu computador) -Curriculum Vitae do pesquisador (deve estar digitalizado e salvo no seu computador, em formato doc, docx, odt ou pdf). - Endereo eletrnico do currculo na Plataforma Lattes; - Documento com foto (digitalizado e salvo no seu computador em formato jpg ou pdf): Carteira de Identidade ou Identidade Profissional, ou Carteira de Motorista,); - Conta de e-mail ativa. Uma vez certificado que est com a documentao disponvel no seu computador, entre no e-mail acima e no canto direito da tela (Cadastro) selecione: cadastre-se para acessar a Plataforma Brasil. Aps preencher seus dados de identificao e inserir os documentos referidos acima, este cadastro gerar uma senha, que ser enviada para o e-mail cadastrado. Essa senha e este e-mail so o passaporte para que no mesmo site, seja cadastrada ento a sua pesquisa.

CADASTRO DE UMA NOVA PESQUISA: No site da Plataforma Brasil, deve-se selecionar a opo "Cadastrar Nova Submisso", para iniciar o cadastro de uma nova pesquisa. Todos os campos com um asterisco vermelho (*) so de preenchimento obrigatrio. TELA 1 Informaes Preliminares Somente o pesquisador responsvel pela pesquisa (aluno) poder iniciar o cadastro de nova submisso na Plataforma Brasil. Porm, se houver necessidade, no campo "Assistentes" o Pesquisador principal pode indicar outras pessoas, que j estejam devidamente cadastradas na Plataforma Brasil, para dar continuidade ao preenchimento dos dados da pesquisa, mas este assistente no pode excluir a pesquisa do sistema e tambm no poder iniciar novo cadastro de pesquisa, a menos que ele prprio seja o pesquisador responsvel. - No primeiro item a pesquisa envolve seres humanos.... marque a opo Sim. - Opte pelo modelo simplificado.

-Deseja delegar a autorizao terceiros...preferencialmente marque no, j que sua pesquisa individual. Caso seu trabalho seja em dupla marque a opo sim. -Instituio Proponente: Instituto Brasileiro de Therapias e Ensino-IBRATE - uma pesquisa Internacional? Selecione No. Avanar TELA 2 rea de estudo - rea temtica especial no marque nada, nossos projetos no se enquadram em nenhum destes itens. Caso tenha dvidas entre em contato com o CEP. -"Grande rea do Conhecimento" selecione a opo "Grande rea 4. Cincias da Sade ", o campo "Propsito Principal do Estudo (OMS)" ser habilitado: Opes -Clnico -Cincias Bsicas Selecione esta opo -Cincias Sociais, Humanas ou Filosficas Aplicadas Sade -Sade Coletiva, Sade Pblica. -Suportive Care (cuidados de enfermagem). - Outros Selecione esta opo e especifique. ATENO: dentre as opes disponveis pelo sistema, nossos trabalhos se enquadram melhor em Cincias Bsicas (que engloba as profisses relacionadas sade). -Optando pelo propsito Cincias bsicas, v deslizando o cursor at os prximos itens a serem preenchidos: titulo pblico da pesquisa e ttulo principal da pesquisa. Aqui se pode utilizar o mesmo ttulo, mas deve-se tomar cuidado com tudo aquilo que possa identificar os sujeitos envolvidos com a pesquisa. -No item contato pblico, marque Sim, pois o aluno de ps-graduao tem responsabilidade para ser o pesquisador principal. No item sequente aparecer automaticamente seu nome, seus dados de identificao e seu nome para contato cientfico. Avanar TELA 3 Desenho do estudo, apoio financeiro Aqui v com o cursor at o item desenho: -Desenho: Detalhe seu tipo de pesquisa (observacional qualitativa, experimental quantitativa...) -Financiamento: clicar no cone a direita adicionar financiamento e selecionar a opo financiamento prprio, clique em adicionar. -Palavras chaves: clicar no cone direita adicionar palavras chaves e descrev-las, de acordo com a temtica da sua pesquisa, clique em adicionar.
-

Avanar TELA 4 Detalhamento do Estudo -Introduo: contextualize seus temas (pode utilizar referncias). Apresente seu problema de pesquisa. -Resumo: Resuma o seu projeto. No esquea, resumo sntese, procure explicar em poucas palavras seu mecanismo de ao. -Hiptese: a possvel resposta do problema da pesquisa.

-Objetivo Primrio: o objetivo geral, amplo da pesquisa. -Objetivo Secundrio: diz respeito aos objetivos especficos. -Metodologia: Referir a populao e a amostra, os mtodos utilizados, os parmetros selecionados, os instrumentos de coleta de dados, a frequncia de interveno e a durao prevista. -Critrios de incluso e excluso estaro desativados, e devem ser estabelecidos e ativados no sistema de acordo com a necessidade de cada trabalho. -Riscos e benefcios: De acordo com a res 196/96 do CNS toda a pesquisa envolvendo seres humanos apresenta algum tipo de risco, que deve ser previsto e descrito neste item. Tambm, deve apresentar benefcios, que igualmente devem ser descritos no item compatvel para tal. -Metodologia de anlise de dados. Refira como sero trabalhados estatisticamente ou qualitativamente os dados da sua pesquisa. -Desfecho primrio: o principal resultado que medido no final de um estudo para determinar se um tratamento especfico funcionou. Ele remete ao objetivo geral. -Desfecho secundrio: o resultado ou evento clnico monitorado por um estudo clnico, porm ele de menor importncia do que o desfecho primrio. Remete aos objetivos especficos. -Tamanho da amostra: referir o n da pesquisa. -Data do primeiro recrutamento: no se aplica. -Pases de recrutamento: Adicionar pas- selecionar Brasil Avanar TELA 5 Outras informaes -Fontes secundrias de dados: Sim para pesquisas que analisaro pronturios, fichas de avaliao de pacientes.. e No para as demais. -Informar o nmero de indivduos que sofrer interveno (tal qual em metodologia). -Descreva os grupos do estudo. -Marque No para multicntrico no Brasil. -Adicione a Instituio co-participante (vinculada) aquela onde ser realizada a pesquisa. Tem que ter o CNPJ e o nome completo do responsvel. Anexar a carta de autorizao da Instituio co-participante, com a devida assinatura e carimbo do responsvel, no sistema da Plataforma, nos documentos fundamentais (que segue frente). - Marcar No: para dispensa do TCLE e armazenamento de materiais. -Adicionar cronograma (ateno, o sistema cadastra o ms e o ano). -Adicionar oramento. -Apresente as referncias bibliogrficas. - Selecione os documentos fundamentais: -Primeiro deve-se obrigatoriamente imprimir a folha de rosto gerada pelo sistema, preench-la, datar e assinar, e inclu-la novamente no sistema. -Tambm, obrigatoriamente, deve-se incluir o modelo de TCLE (exceto nos casos em que se solicita a dispensa de apresentao de TCLE). Desta forma, este documento deve estar disponvel no seu PC para que possa estar inserido no sistema. Lembre-se que este documento NUNCA deve estar assinado, pois de responsabilidade do CEP avali-lo eticamente antes que o mesmo seja disponibilizado ao sujeito envolvido.

-Outros documentos podem ser importantes para sua pesquisa, como caso das autorizaes de acesso a arquivos, responsabilidade ou vnculo de Instituies participantes (vinculadas). Isto depende do seu desenho experimental. Na dvida, converse com seu orientador. -A incluso destes documentos dever ser feita no campo "Upload de Documentos". Aps escolher o tipo de documentos a ser enviado no item "Tipo de Documento", o pesquisador dever clicar em "Selecionar Arquivo". Aps selecionar o arquivo, o pesquisador dever clicar em "Adicionar" e aguardar o carregamento do arquivo escolhido no banco de dados da Plataforma Brasil. Avanar TELA 6 - O pesquisador dever optar por manter ou no o sigilo da pesquisa na ntegra, ler e concordar com os termos apresentados. Caso o pesquisador tenha terminado a incluso de informaes e arquivos referentes pesquisa cadastrada, o mesmo dever clicar no boto Enviar Projeto ao CEP". OBSERVAO IMPORTANTE: Uma vez enviado ao CEP, o projeto no poder mais ser editado pelo pesquisador, a menos que, aps anlise do CEP, sejam solicitadas alteraes.

Boa sorte! Prof Claudia Diehl Forti-Bellani, MSc. Coordenadora do CEP IBRATE

Das könnte Ihnen auch gefallen