Sie sind auf Seite 1von 14

ARGUMENTAO E PERSUASO

Benilde Terezinha Depubel1 Alexandre Sebastio Ferrari Soares2

Introduo A argumentao e a persuaso fazem parte do cotidiano, estando presentes em editoriais, discursos polticos, jurdicos, publicitrios e at em alguns textos que se pretendem neutros, mas no resistem a uma anlise que desmascare as idias ali defendidas. como explica Ingedore Koch (Koch, 2002, p.19):

Como ser dotado de razo e vontade, o homem,constantemente, avalia, julga, critica, isto , forma juzos e valor. Por outro lado, por meio do discurso ao verbal dotada de intencionalidade tenta fluir sobre o comportamento do outro ou fazer com que compartilhe determinadas de suas opinies. por esta razo que se pode afirmar que o ATO DE ARGUMENTAR constitui o ato lingstico fundamental, pois A TODO E QUALQUER MOMENTO SUBJAZ UMA IDEOLOGIA, na acepo mais ampla do termo. A neutralidade apenas um mito: o discurso que se pretende neutro, ingnuo, contm tambm uma ideologia a da sua prpria objetividade. (grifos da autora)

Apesar dos textos argumentativos se exibirem continuamente aos nossos sentidos, quando analisamos redaes escolares que propem argumentao e persuaso, constatamos a ocorrncia de vrias dificuldades. Tentaremos, portanto, superar algumas dificuldades no como dizer, de forma a conseguir a adeso do interlocutor, na esfera escrita. Abraamos a concepo de que a construo de um texto se d pelo trabalho, e no por inspirao de entidades mgicas. Com esse entendimento, corrobora Citelli, no seu livro O texto argumentativo (Citelli,1.994,p.78):

A nossa perspectiva foi a de conceber a linguagem como trabalho, da a constncia de termos como pesquisa, estudo, plano, escrita, reescrita. Feliz ou infelizmente, produzir textos
1
2

Professora PDE do Colgio Estadual Presidente Costa e Silva,Cascavel Paran. benildedepubel@hotmail.com Professor Orientador Unioeste Cascavel - Paran

exige tanto algum domnio do sistema expressivo como o envolvimento com as coisas do mundo. Por isso no se trata de algo fcil ou difcil, mas de um desafio que pode e deve ser vencido. No de hoje que a argumentao e a persuaso despertam curiosidade e chamam ateno de pesquisadores. J nos primrdios da civilizao ocidental, era tradio que governantes e membros das famlias mais importantes de quase todos os povos ocidentais recebessem, como parte obrigatria de sua educao, instrues que possibilitassem a fala no s de forma correta, mas de maneira a tentar convencer, persuadir. Assim, os tribunos romanos ensaiavam seus discursos. Assim, Pricles, que chegou a ter o sculo V na Grcia nominado como o sculo de Pricles, aprendeu oratria com Anaxgoras. Da mesma forma, Ccero teve coragem de enfrentar o despotismo de Jlio Csar usando s a palavra. Lembrando Cames, a palavra com engenho e arte (Cames, Os Lusadas, Domnio Publico), pois ambos so necessrios para gerar persuaso. No Dilogo dos Oradores, de Tcito (apud Reboul, 2000, pg. 75), o mesmo aponta o declnio da oratria numa ditadura, no caso, da poca dos imperadores. Protesta ainda pela sua desnecessidade em tal contexto, uma vez que no h debates para tomar decises quando o dspota j faz isso. Tambm critica a artificialidade das condies de ensino da oratria. A respeito disso, Citelli (p. 67, 1991), assim se manifesta:

para existir persuaso necessrio que certas condies se faam presentes: a mais bvia a da livre circulao de idias Em uma idias. ditadura, em um regime que censura, fica um pouco estranho falar em persuaso, visto que inexistem idias em choque. No h pluralidade de mensagens e, portanto, possvel que o discurso nem chegue sua fase persuasiva permanecendo nos mais baixos extratos civilizatrios. O discurso do tirano nico, da se est recoberto de mentiras ou engodos, ningum sabe, ningum viu. Ademais freqente nas ditaduras a dispensa da sutileza da palavra e a adoo do argumento do chicote da tortura, da pura chicote hicote, violncia fsica. (grifos nossos)

Contudo, ser que as artes da persuaso, do convencimento s se desenvolvem em regimes democrticos, uma vez que os ditadores no precisam convencer? Parece que a histria nos prova o contrrio. A obra de Maquiavel, O Prncipe, exemplo de como deve agir um ditador para dominar o povo. Benito Mussolini, cone do fascismo, foi notvel na sua oratria. Goebbels, ministro do povo e da

propaganda de Hitler, tinha muitos dotes de oratria. Controlou todos os meios de comunicao, levando o povo alemo a apoiar o Fuher, cujo culto ele desenvolveu. As propagandas eram usadas com astcia pelo ministro. Vejamos isso nas suas prprias palavras:

esse o segredo da propaganda atingir aqueles que a propaganda propaganda: quer atingir, intoxic-los com as ideias veiculadas sem que eles o notem. Claro que a propaganda tem um objectivo, mas esse objectivo tem de ser to bem camuflado que aqueles que o devem absorver no se apercebam de nada. ( grifos nossos ).

Destarte, um marco que consideramos essencial para o desenvolvimento da arte da argumentao, se deu por Aristteles, em sua obra Arte Retrica (apud Citelli,1991) que at hoje texto basilar sobre o assunto. Que fator teria gestado uma obra de tal envergadura e permanncia, longevidade? Qual conjuntura gestou a construo dessas reflexes? Talvez nunca tanto quanto na polis grega, na democracia onde poucos eram considerados cidados, tenha havido tanta necessidade de convencer, persuadir os concidados reunidos na gora. Tal circunstncia gerou o florescimento e desenvolvimento da oratria. Da relevncia do tema e seu domnio, nasceram obras vrias sobre o assunto. Surgiram naquele contexto grupos antagnicos. Por exemplo, os sofistas afirmavam que o discurso no tinha por objetivo dizer a verdade, mas sim convencer, e isso merecia severas crticas de Scrates e Plato. Mesmo que nem sempre apresentemos o brilho que os tribunos ostentavam em seus discursos, a argumentao continua permeando o nosso cotidiano. A todo o momento nos esforamos para convencer, argumentar e persuadir. Sendo esses processos uma via de mo dupla, da mesma forma somos assaltados pela mdia, por diversos organismos, tentando nos levar a aderir a inmeras idias, s quais abraamos, e algumas vezes lutamos truculentamente por elas como se fossem nascidas do nosso ntimo. Isso explicado pelos conceitos de formao discursiva e assujeitamento (Orlandi,1999), conforme especificaremos no corpo deste trabalho. inconcebvel uma cotidianidade sem que a persuaso e a argumentao participem dela. Das relaes mais sublimes s mais comezinhas, se que assim podem ser classificadas, sempre h o propsito de gerar persuaso. Exemplos: numa relao familiar: filho com a me, num idlio: o namorado com a namorada, no trabalho: patro com empregado, torcedores de determinados times, e outros. Observe que a conjuno dos relacionamentos supracitados pode ser com que foi utilizada, todavia tambm poderia ser com, contra. contra

impresso que a relevncia maior da Retrica esteja ligada ao fator hegemonia. Sempre h grupos opostos querendo dominar, e, aparentemente, a retrica tem sido tomada como estratgia de divulgao e perpetuao no poder de ideologias! Este trabalho no tem compromisso com abordagem de gestos, expresses faciais, tom de voz capazes de gerar persuaso, pois prende-se sobretudo escrita. Apesar de reconhecer a enorme importncia de tais fatores, estabelece-se esta margem. No dilogo, ou at, na polifonia deste estudo, procura-se fulcro principalmente nas vozes de Orlandi, Citelli, Perelman e Koch.

Argumentao atravs dos tempos

A Retrica teria nascido em Siracusa, na Magna Grcia (sul da pennsula itlica, colonizada pelos gregos) no sculo V antes de Cristo, hoje Itlia. Um dspota chamado Trasbulo cometeu diversas arbitrariedades e, ao cair do poder, deu oportunidade para o florescimento da arte de persuadir, haja vista que os cidados vilipendiados em seus direitos buscavam a justa reparao e, para apresentar e defender as causas necessitou-se de oradores habilidosos, como foram Tsias e Corx. deles o primeiro estudo escrito sobre Retrica do qual se tem notcia. Assim, a sistematizao escrita da Retrica surgiu no campo jurdico e poltico. Se jurdico, logo comprometido com a justia. E durante muito tempo, suscitou diversas polmicas e debates a questo: Retrica deve se comprometer com a justia, a verdade, ou ser apenas uma forma de gerar persuaso, sem se importar com a tica? Os sofistas aprofundaram e desenvolveram os estudos da Retrica, notabilizando-se, sobretudo, Protgoras. Contra eles, decididamente Plato erguer seu cajado. O filsofo de porte atltico e de ombros largos percebia a retrica em oposio dialtica e acreditava que oradores habilidosos usavam sua facndia para mascarar a verdade, confundir as pessoas, manipul-las e atravs da persuaso, acabar induzindo os cidados ao erro, causando conseqncias danosas polis e, at mesmo, sua decadncia. Assim, ele compactua com Citelli, quando o lingista diz: Persuadir, antes de mais nada, sinnimo de submeter, da sua vertente autoritria, e continua esclarecendo a etimologia aconselhar. Outro fator que levava o filsofo atltico a fustigar a retrica era a sua crena numa verdade universal. Mas pode-se questionar: o que a verdade? Atravs das pocas, diferentes pensadores deram significados diversos a essa palavra. Sem querer enveredar muito por essa discusso, so necessrias, no da palavra.

Persuadere,

mnimo, algumas colocaes: a primeira se a cincia e a filosofia conseguem retratar a verdade. Como tal seria possvel, se os signos de que se dispe no logram xito em expressar as idias de forma unvoca e denotativa? Vejamos o que j dizia sobre isso Beccaria (2003)

Finalmente, quase nula a credibilidade de uma testemunha quando se faz da palavra um delito, porque o tom, o gesto, tudo o que procede e o que segue as diferentes idias que os homens associam s mesmas palavras altera e modifica de tal modo as repetipalavras de um homem que quase impossvel repeti-las exatamente como foram ditas. (p.25) (grifos nossos).

Pisando no mesmo terreno, Citelli (p. 32) afirma que o discurso persuasivo se dota de signos marcados pela superposio So signos que, colocados como expresses de uma verdade querem fazersuperposio. verdade de, se passar por toda a verdade verdade.(grifos nossos). Jnatas Milhomem, citado por Zenni, afirma que a cincia se contenta com a verdade relativa. E o prprio Zenni ajunta que se luta por elevado grau de verossimilhana. No primeiro prefcio da edio brasileira do Tratado da Argumentao, feito por Fbio Ulhoa Coelho, ele assevera que: as premissas da argumentao resultam de opinies acordes do locutor com o auditrio. Opina ainda que o saber fundado em tais premissas pode ser verossmil ou no, mas nunca ser verdadeiro ou falso. Tanto para os estudos literrios como para a retrica, verossimilhante aquilo que parece verdadeiro, coerente e com seqncia adequada dentro do quadro estabelecido pelo locutor. A Retrica, desde seus primrdios, notabilizou-se por ser um saber de como fazer algo, como ter eficcia na arte de gerar persuaso, e no de avaliar atitudes, valores, que sempre foram parte da seara da tica. No se pode olvidar que a Retrica um instrumento, que pode ser eivado de pssimos contedos, perniciosos a quem se deixa persuadir, ou aos mais elevados e ldimos. Portanto, no se pode culpabilizar e sepultar a Retrica, quando o cerne da questo o uso que se faz dela. A servio de quem ela est sendo colocada! Depois da retrica ser mal vista principalmente pela viso anti sofista de Plato, surge Iscrates, inovando no aspecto de tentar fazer uma abordagem mais completa, e de certa forma superando a dicotomia Retrica versus verdade. Costa (pg. 23) cita Tringali (1998), dizendo que nas mos de Iscrates a retrica se faz uma arte de bem pensar, bem viver, bem falar.

Apesar da importncia dada retrica e ao ato de discursar em si se perder no tempo, foi Aristteles quem contribuiu com o primeiro texto de maior significado e longevidade, sendo ainda fonte obrigatria de consulta, e no apenas pela importncia histrica. Tanto que Adilson Citelli, em seu livro

Linguagem e Persuaso, elenca as partes do discurso na esteira de Aristteles e as explica:

1.Exrdio. o comeo do discurso. Pode ser uma indicao do assunto, um conselho, um elogio, uma censura, conforme o gnero do discurso em causa.Para o nosso efeito consideremos o exrdio corno a introduo. Essa fase importante porque visa a assegurar a fidelidade dos ouvintes Notem corno age o padre num sermo. ouvintes. ntes Normalmente ele diz: Carssimos irmos, hoje iremos falar sobre. 2. Narrao. propriamente o assunto, onde os fatos so arrolados, os eventos indicados. Segundo Aristteles: O que fica bem aqui no nem a rapidez, nem a conciso, mas a justa medida. Ora, a justa medida consiste em dizer tudo quanto ilustra o assunto, ou prove que o fato se deu, que constituiu um dano ou uma injustia, numa palavra, que ele teve a importncia que lhe atribumos. propriamente propriamente a argumentao. 3. Provas. Se o discurso haver que ser persuasivo, mister comprovar aquilo que se est dizendo. Sero os elementos sustentadores da argumentao. Esta fase particularmente significativa no discurso judicirio. 4. Perorao. o eplogo, a concluso Pelo carter finalstico, e em concluso. se tratando de um texto persuasivo, est aqui a ltima oportunidade para se assegurar a fidelidade do receptor, portanto, mais um importante momento no interior do texto. A ela se referia Aristteles: A perorao compe-se de quatro partes: a primeira consiste em disp-lo [o receptor] mal para com o adversrio; a segunda tem por fim amplificar ou atenuar o que se disse; a terceira, excitar as paixes no ouvinte; a quarta, proceder a uma recapitulao (grifos recapitulao nossos).

Aristteles em sua lio j colocava o esquema dos discursos at hoje utilizado pelos que necessitam falar em ocasies mais formais! Perceba-se que a preocupao bsica de Aristteles conseguir a adeso do ouvinte, em consonncia com os tericos mais modernos, como Perelman.

Outro aspecto relevante apontado por Citelli (1991), Aristteles ter alado a Retrica categoria de cincia. Conforme o autor (p. 10), um corpus com determinado objeto e um mtodo verificativo dos passos seguidos para se produzir a persuaso.. Imprescindvel ressaltar tambm que o filsofo de Estagira admite o uso da razo (logos) para gerar persuaso, sem contudo desprezar a emoo (pathos) para a mesma finalidade. Valoriza ainda a imagem do orador (ethos) no mesmo intento. A respeito do uso da emoo, Beccaria (2003, p. 24) filsofo, socilogo e jurista, escreveu: nos homens imitadores e escravos, fazem mais impresso as sensaes do que os raciocnios.. Amossy (2008 p. 40) retoma as discusses de Aristteles, o qual escreveu:

As provas produzidas pelo discurso so de trs espcies: a primeira encontra-se no ethos do orador, a segunda no fato de colocar o ouvinte em certas disposies, a terceira, no prprio discurso

(logos), uma vez que ele demonstra ou parece demonstrar.

Observe-se que a imagem do orador no conferida apenas pelas palavras proferidas no discurso, mas tambm pela forma como toma a palavra, pela maneira de se vestir, por demonstrar ou no convico naquilo que diz, por ser ou no humilde na sua disposio, e outros. Quem toma a palavra se esfora por formar determinada imagem no auditrio. Contudo, o ethos interpretado pelo auditrio nem sempre corresponder ao que o orador queria demonstrar, e ainda no se garante a coincidncia entre a imagem feita e a real. Sobre o mesmo jogo de imagens, Perelman estatui que: A argumentao efetiva deve conceber o auditrio (...) prximo da realidade.. A seguir nos alerta das consequncias devastadoras por se formar uma imagem inadequada do auditrio. Exemplifica afirmando que O que se disser a favor de uma medida, alegando que ela capaz de diminuir a tenso social, levantar contra tal medida (...) os que desejam que ocorram distrbios.. Devido a isso, o reabilitador da retrica v a necessidade de conhecer aqueles que se pretende conquistar. Solicita especial ateno sobre as funes sociais cumpridas pelos ouvintes.. Termina dizendo que as pessoas costumam adotar atitudes ligadas aos papis que lhes confiado em certas instituies sociais.. Confere elevada importncia ao auditrio e recorda que os tericos da retrica acreditaram poder distinguir gneros oratrios pelo papel cumprido pelo auditrio..

A mesma Amossy se refere ento a dois blocos de convico (p.40), e os elenca na pgina 41: O primeiro Logos, bloco do qual fazem parte inferencial, raciocnio e argumentao. O segundo bloco descrito por ela composto por ETHOS, que compreende habitus. virtude, carter e PATHOS que

compreende paixo, afeto.(grifos da autora) Consideramos muito elucidativo incluir aqui o esquema elaborado por Amossy (p.94), a partir da triplicidade das provas considerada por Perelman, partindo ele das consideraes de Aristteles.

Segue a autora explicando que a manipulao precisa ser diferenciada da argumentao, e, segundo ela, situa-se na base do tringulo, destruindo seu equilbrio argumentativo.. Raciocnio esse ilustrado na p 95:

Alguns marcos diferenciais

Koch (1996, p.121) diferencia convencer de persuadir, dizendo que o convencimento dirigido a um auditrio universal, enquanto que o ato de persuadir se dirige a um auditrio particular. Convencer se destina a provocar a certeza atravs da evidncia pela razo (relaes demonstrativas; implicao lgica entre as proposies). J persuadir utiliza argumentos que podem levar a inferncias (mas no a verdades absolutas). As relaes argumentativas dependem das intenes dos falantes e so sustentadas pelo princpio da plausibilidade. (grifos nossos). A encontramos uma definio importante, de que a argumentao depende da intencionalide e uma relao entre falantes, no se admitindo, portanto, falar em argumentao sem que esteja vinculada a determinada relao, que pressupe intencionalidade. No existe descolada da realidade! Neutra! Avulsa! Conforme Bakhtin (1986, p. 95)

no so palavras o que pronunciamos ou escutamos, mas verdades ou mentiras, coisas boas ou ms, importantes, triviais, agradveis ou desagradveis, etc. A palavra est sempre carregada de um contedo ou de um sentido ideolgico ou vivencial.

Perelman (2005, p. 30) afirma que:

Para quem se preocupa com o resultado persuadir mais do que resultado, convencer, convencer pois a convico no passa da primeira fase que leva ao. Em contrapartida, para quem est preocupado com o carter racional da adeso, convencer mais que persuadir. (grifos nossos) Portanto, o professor da Universidade de Bruxelas, esclarece que no h hierarquia entre convencimento e persuaso, mas apenas um deles pode ser considerado mais adequado de acordo com o objetivo do locutor. Logo, no h que se falar em subordinao, mas sim adequao. O mesmo Perelman (p. 33) aponta ainda que o matiz entre os termos convencer e persuadir seja sempre impreciso Ainda necessrio colher a contribuio de Tringali (1998), citado por Costa (2002), que oferece as seguintes explicaes:

1) convencer (cum + vincere) = vencer o opositor com sua participao, isto , persuadir atravs de provas lgicas como indutivas (exemplos) ou dedutivas (argumentos exemplos) argumentos). argumentos 2) comover (cum + mover) = persuadir atravs do corao corao. 3) agradar (placere = agradar; delectare = seduzir, encantar, deleitar). A persuaso ocorre quando o discurso, principalmente pelo estilo, toca a faculdade do gosto, do prazer, do encanto. (grifos nossos) Das consideraes acima, depreende-se que: a) Convencer domnio da razo no apela aos sentimentos. Tenta-se convencer atravs de provas ou de razo, argumentos. Para Koch, se a prova for apresentada suficiente para convencer, J o argumento s

aceitvel, se a a partir dele a concluso for a almejada. Logo, ele depende do jogo de imagens, isto , o locutor lanar mo de alegaes que considera que convencero o interlocutor, de acordo com a imagem que faz dele.

b) Comover se reduz ao emocional exclui a racionalidade. emocional,

c) A persuaso precisa agradar, logo apela aos sentidos, pretende atingir o interlocutor atravs de sensaes. sensaes

AFINAL, COMO PERSUADIR ? Citelli (p. 36, 1991) entende que so os recursos retricos que armam o discurso de mecanismos

persuasivos; o eufemismo, a hiprbole, os raciocnios tautolgicos. Na mesma obra , Citeli p. 46, invoca Brown, classificando o livro Tcnicas de Persuaso, deste ltimo como um clssico. Faz tambm referncia a esquemas bsicos que a publicidade usa para convencer os interlocutores. 1. O uso dos esteretipos So esquemas, frmulas j consagradas. esteretipos. (...) A grande caracterstica do

esteretipo que ele impede qualquer questionamento acerca do que est sendo enunciado, visto ser algo de domnio pblico, uma "verdade consagrada verdade consagrada. 2. A substituio de nomes Mudam-se termos com o intuito de influenciar positiva ou negativamente certas nomes. situaes. (...) Os eufemismos se prestam muito bem como exemplificao deste caso.

3. Criao de inimigos O discurso persuasivo costuma criar inimigos mais ou menos imaginveis. inimigos. 4. Apelo autoridade o chamamento a algum que valide o que est sendo afirmado. . autoridade. 5. Afirmao e repetio (...) No primeiro caso, a certeza o imperativo: a dvida e a vacilao so inimigas repetio. certeza, da persuaso. No segundo caso, repetir significa a possibilidade de aceitao pela constncia reiterativa reiterativa. Goebbels, o terico da propaganda nazista, apregoava que uma mentira repetida muitas vezes era mais eficaz do que a verdade dita uma nica vez. (grifos nossos).

Perelman (2005) lembra que para argumentar, preciso ter apreo pela adeso do interlocutor, pelo seu consentimento, pela sua participao mental. Alega ainda que algumas vezes um privilgio ser algum com quem os outros discutem. Refora que necessria modstia quando se quer convencer algum, e que no pouco ter a ateno de algum, pois aquele que ouve, abre espao para argumentao, diferente de quem se recusa a ouvir.

Define auditrio como o conjunto daqueles que o orador quer influenciar com sua argumentao, podendo ser considerado auditrio tambm os leitores de um discurso.

A persuaso to determinada pela cultura, que Perelman declara que mais

que do seu

carter pessoal, as opinies de um homem dependem de seu meio social , de seu crculo, das pessoas com quem convive. Com essa preleo, o belga se aproxima de Orlandi (1999 ) , que explica o conceito de formao discursiva: aquilo que (...) a partir de uma posio dada em uma conjuntura scio-histrica dada determina o que pode e deve ser dito. Proximidade tambm acontece tambm quando a mesma enuncia o assujeitamento. S pensamos como pensamos, acreditamos no que cremos e assim por diante por sermos sujeitos assujeitados, prisioneiros da nossa poca, contexto, condio social.

No terreno das premissas da argumentao, Perelman refere ser

necessrio fazer um acordo com o

auditrio., partindo de valores que seus membros tem por verdadeiros .

Quando se antev num auditrio heterogneo, Perelman sugere que o orador se socorra de argumentos mltiplos, para conseguir a adeso do mesmo. Cita o parlamento como local em que os elementos do auditrio heterogneo so facilmente discernveis.

O provrbio constitui um importante ponto de acordo. Nessa categoria o autor inclui ainda os

slogans , as palavras de ordem. Ressalta ainda a ordem imperativa das mximas, e credita parte da sua
imperatividade ao ritmo.

Profcuas na luta pela adeso do interlocutor so algumas figuras , arroladas e definidas por Perelman: perfrase (sindoque, antonomsia, metonmia) , antecipao, retificao, correo. onomatopia, confundirrepetio, sinonmia, aluso, citao, apstrofe, interrogao oratria, procurar o orador confundir-se com ironia, analogia. o auditrio, ironia, comparao, argumentao do sacrifcio, pragmtico, autoridade, exemplo, analogia (grifos nossos).

CONCLUSO

A linguagem um pharmakon. a argumentao e a persuaso tambm o so. No dilogo Fedro, Plato fez essa relao do pharmakon com a linguagem, Chau (1999), traduz essa palavra como tendo trs significados principais: remdio, veneno e cosmtico. Talvez se pudesse traduzi-la ento como poo. Estabelecemos esse paralelo por entender que a argumentao e a persuaso podem ser usadas como remdio, por exemplo para persuadir algum a cuidar do meio ambiente ou a manter a sua vacinao em dia. Tambm pode ser usada para levar pessoas a agir sem senso crtico, a envidarem esforos contra si mesmas, a entregarem doaes a pessoas ou instituies que exploram a boa vontade e ingenuidade populares. Argumentao e persuaso podem ser tijolo e argamassa de um edifcio slido e prodigioso ou de uma armadilha onde capitularemos! O locutor de um discurso persuasivo pode se comportar insidiosamente ou pedagogicamente. Cabe ao interlocutor, separar a ganga do mineral precioso! Conhecer as tcnicas de persuaso no faz com que se esteja blindado contra elas, mas importante

contribuio no sentido de trazer tona aquilo que est materializado na linguagem e muitas vezes passa desapercebido.

No dilogo, a argumentao leva a conhecer novas formas de pensar e oportunidade de reelaborar conceitos e atitudes, portanto uma oportunidade de aprendizagem e amadurecimento! Da mesma forma que atinge objetivos elevados, pode ser usada para dominar. Assim, determinada casta faz as leis, enquanto os outros devem obedec-las, outros ainda encontram formas de adapt-las aos seus interesses! Para Perelman, uma s espcie de argumentao confere sentido liberdade humana: Apenas a existncia de uma argumentao que no seja nem coerciva, nem arbitrria, confere um sentido liberdade humana, condio de exerccio de uma escolha racional.

Referncias

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem problemas fundamentais do mtodo sociolgico na cincia linguagem: da linguagem. So Paulo: Hucitec, 1986.

BECCARIA, Cesare Bonesana, Marchesi di,1738-1794 Dos delitos e das penas.Traduo Maurcio Barca; penas. reviso da traduo Camila de Souza Olivetti_Diadema,SP:Germape, 2003, 88 pgs.

CAMES, Luiz Vaz de.Os Lusadas http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000162.pdf, Os Lusadas. acessado em 31/10/2009

COSTA, Terezinha da Conceio. Argumentao e Escrita Dissertao de Mestrado.UEL.Londrina, 2002. Escrita ita.

CHAU,Marilena.Convite filosofia Editora tica, 11 edio.So Paulo. 1999. Convite filosofia.

CITELLI, Adilson. Linguagem e persuaso So Paulo, tica, 1991 persuaso.

COSTA, Terezinha da Conceio. Argumentao e Escrita Dissertao de Mestrado.UEL.Londrina, 2002. Escrita.

DISCURSO de Goebbels,acessado em 10/10/09, http://corvobranco.tripod.com/ht_goebbels.html

KOCH, Ingedore. A argumentao pela linguagem 4ed. So Paulo: Cortez, 1996. . linguagem.

ORLANDI, Eni P. Anlise de discurso, Princpios&Procedimentos 3ed. Campinas: Pontes, 1999. Princpios&Procedimentos os&Procedimentos.

PERELMAN, Chain. Tratado da argumentao: a nova retrica /Chain Perelman, Lucie Olbrechts-Tyteca; traduo Maria Ermantina Galvo- 2 ed.-So Paulo:Martins Fontes, 2005.

REBOUL, Olivier. Introduo retrica traduo Ivone Benedetti-So Paulo: Martins Fontes, 2000. . retrica: rica

ZENNI, Alesandro V. A prova no processo de trabalho . trabalho.Curitiba:Juru, 1999.

Recebido em 20 de abril de 2010 Aceito em 20 de maio de 2010

Das könnte Ihnen auch gefallen