Sie sind auf Seite 1von 12

AMINOCIDOS NA NUTRIO DE FRANGOS DE CORTE

1. Introduo
A eficincia de utilizao dos ingredientes proticos depende da quantidade, da composio e da digestibilidade de seus aminocidos, os quais so exigidos em nveis especficos pelos animais. Durante muitos anos, as formulaes de raes para monogstricos foram formuladas no conceito de protena bruta (PB), resultando freqentemente em dietas contendo nveis aminoacdicos superiores aos exigidos pelos animais. No organismo, os esqueletos de carbono dos aminocidos (AAs) em excesso utilizado para produo de energia, sendo o nitrognio (N) residual excretado pelos rins, com alto gasto energtico para o organismo. A formulao de rao com base em um nvel mnimo de PB normalmente resulta em valores de protena bastante altos, em funo da adoo de margens de segurana para garantir o fornecimento dos AAs essenciais. No entanto, h que se salientar que as aves no tm requerimentos nutricionais para PB em si, e sim para cada um dos AAs essenciais constituintes das protenas e para uma quantidade de nitrognio amino suficiente para a biossntese de AAs no essenciais (Costa & Goulart, 2010). Outro ponto importante que o valor de PB de um alimento calculado pelo seu teor de N (determinado por uma anlise proximal) multiplicado por um fator de converso padro, cujo valor universalmente utilizado 6,25. Entretanto, Sriperm et al. (2011) avaliaram este fator de converso para vrias matrias primas, e encontraram que cada ingrediente possui um coeficiente especfico. Por exemplo, para milho, farelo de soja, farinha de vscera de aves e farinha de carne ossos, os coeficientes determinados foram: 5,37; 5,39; 5,13e 5,07, respectivamente. Isto indica que o coeficiente padro normalmente utilizado, de forma geral, superestima o valor de PB dos ingredientes; alm de ser mais uma prova de que incerto e ultrapassado a utilizao de valores de PB para determinao das exigncias dos animais.

Com os avanos em pesquisas cientficas na rea de nutrio e metabolismo animal, bem como na tecnologia de produo dos AAs industriais e a preos compatveis, tornou-se possvel a formulao de raes com menor teor protico e nveis de AAs mais prximos das necessidades do animal. Quanto mais prxima a composio de AAs da dieta for da exigncia dos animais mais eficiente ser a utilizao da protena fornecida, havendo tambm, reflexos positivos na utilizao dos demais nutrientes. Os AAs industriais para alimentao animal possibilitam a reduo do teor protico das raes sem afetar o desempenho dos animais, ainda com o benefcio da diminuio da excreo de N para o meio ambiente. Atender s exigncias nutricionais dos AAs essenciais, por intermdio de raes suplementadas com AAs permite que os animais expressem seu potencial gentico, com efeitos positivos nos parmetros zootcnicos, econmicos e ambientais da produo.

2. Aminocidos Limitantes para Frangos de Corte


Os AAs limitantes podem ser definidos como os AAs que esto presentes na rao em uma concentrao inferior exigidada pelos animais para desevolverem seu potencial de produo. A ordem de limitncia dos AAs essenciais depende basicamente da composio de ingredientes das raes e das exigncias nutricionais aplicadas para formulao. Nos casos das formulaes no Brasil e na maioria dos pases da Amrica Latina, em que as raes para frangos de corte tem como base o milho e o farelo de soja, com ou sem farinha de carne e ossos, os trs primeiros AAs limitantes em ordem so metionina, lisina e treonina. A valina apresenta-se como o quarto aminocido (AA) limitante, seguido da isoleucina, arginina e triptofano. Em formulaes onde se utilizam diferentes subprodutos de origem animal, principalmente nas fases de crescimento e terminao, pode ocorrer mudana na ordem de limitncia dos AAs, onde a isoleucina pode vir a ser o quarto AA limitante, seguido pela valina, arginina e triptofano.

Disponvel no site www.lisina.com.br

Waldroup et al., 2005 tambm informa que na maioria das formulaes para frangos de corte, a metionina apresentase como o primeiro AA limitante, seguido pela lisina como o segundo e a treonina, como o terceiro limitante. Estudos recentes confirmam a valina como o quarto (Thornton et al., 2006; Corzo et al., 2009; Berres et al., 2010; Goulart, 2010) e a isoleucina como quinto AA limitante (Corzo et al., 2009; Goulart, 2010) em dietas para frangos de corte isentas de ingredientes de origem animal. Nas fases prinicial e inicial, no caso de dietas vegetais, a Glicina + Serina assume um papel importante na ordem de limitncia, j que estes AAs so dificilmente fornecidos em quantidades suficientes. Porm, para as mesmas fases de criao, mas com a suplementao de farinha de carne e ossos, a exigncia de Glicina+Serina facilmente atendida, no havendo problema de ordem de limitncia.

Goulart et al., 2009 avaliaram o desempenho de frangos de corte submetidos a dietas com reduo proteica suplementadas com os AAs industriais valina, isoleucina e glicina, alm de metionina, lisina e treonina. A reduo mdia de 2 pontos percentuais na PB das dietas, em relao ao tratamento controle, obtida pela suplementao dos AAs L-Valina e L-Isoleucina manteve o desempenho dos frangos, que apresentaram ganho de peso e converso alimentar semelhantes queles alimentados com a dieta de alta PB. A suplementao de glicina no melhorou o desempenho das aves, mostrando que, com a reduo proteica estudada, no houve problema de deficincia deste AA. Pelos resultados encontrados, tambm possvel concluir que a valina e isoleucina foram o quarto e quinto AAs limitantes nas raes, respectivamente (Tabela 1).

Tabela 1. Desempenho de frangos de corte de 1 a 42 dias de idade, de acordo com a utilizao de AAs industriais nas dietas:

A suplementao dos AAs industriais segue a ordem de limitao imposta pelos ingredientes utilizados nas formulaes. Por exemplo, em dietas para frangos de corte formuladas base de milho e farelo de soja, com base nas recomendaes de Rostagno et al. (2011), suplementada somente com metionina e lisina na forma industrial, a combinao dos ingredientes ser feita para atender os requerimentos da treonina, o terceiro AA limitante. Caso haja interesse suplementar outros AAs industriais para reduzir o nvel de PB da rao e melhorar o balano aminoacdico, no adianta disponibilizar a L-Valina, sem antes ter suplementado a L-Treonina na formulao, pois a treonina mais limitante que a valina nesta dieta.

3. Exigncias de Aminocidos
A exigncia nutricional de AAs influenciada por uma srie de fatores como idade e sexo dos animais, nveis de energia e lisina da rao, densidade populacional, condies ambientais (principalmente temperatura), estado sanitrio dos animais (desafio imunolgico), digestibilidade dos nutrientes das matrias primas para fabricao de raes e grande variedade de metodologias utilizadas para a estimativa. As linhagens tambm so fatores importantes e variveis que influenciam a exigncia nutricional de AAs, particularidades como potencial de ganho de peso, o peso corporal e as caractersticas reprodutivas e comportamentais devem ser considerados na formulao das raes garantindo que os animais possam atingir seu potencial gentico.

3.1. Exigncia de Lisina Digestvel


A idade das aves influencia as exigncias nutricionais de AAs, uma vez que ocorrem mudanas tanto na capacidade de deposio de protena, que aumenta durante o crescimento das aves, atingindo um mximo e ento decresce medida que o animal se aproxima do tamanho adulto, quanto na exigncia de AAs para a mantena, que aumenta com o aumento do peso corporal. Em geral, assume-se que as exigncias em AAs em percentagem da dieta diminuem com o aumento da idade das aves, em funo da reduo na taxa relativa de crescimento e do aumento da capacidade de consumo alimentar. No entanto, os valores absolutos de exigncias de AAs, em gramas ou miligramas por dia, aumentam com o avano da idade. Em relao ao sexo, os frangos de corte machos apresentam maior peso corporal e metabolismo basal mais acelerado em relao s fmeas, exigindo maiores quantidades de nutrientes. Em funo da curva de crescimento diferenciada entre os sexos, Rostagno et al., 2011 determinaram que as fmeas de desempenho superior comparadas com os machos da mesma categoria necessitam de 1,3% a mais; 1,3% a menos; 6,5% a menos e 11,6% a menos de AAs, nas fases pr-inicial, inicial, crescimento e final, respectivamente. Visando melhorar a nutrio dos animais e diminuir os gastos com a alimentao, tem se tornado prtica comum pela indstria avcola a adoo da produo de frangos de corte com separao de sexo. Dentre os fatores ambientais, a temperatura o que mais influencia a expresso do potencial gentico das aves. Quando submetidas a ambientes termoneutros (conforto trmico), as aves apresentam timo desempenho produtivo. A reduo no consumo de rao uma resposta ao estresse por calor, trazendo prejuzos ao ganho de peso e converso alimentar das aves. Assim, manejos nutricionais foram desenvolvidos de forma a minimizar os efeitos das altas temperaturas no desempenho das aves. Uma alternativa proposta o aumento da densidade energtica das dietas com suplementao de lipdios (leos e gorduras), mantendo-se a relao nutrientes:calorias da dieta. Assim, em dietas para frangos de corte criados em altas temperaturas, a densidade de AAs deve ser maior que em dietas convencionais, para que com um menor consumo de rao o consumo de AAs seja mantido em nveis satisfatrios. No entanto, de acordo Bertechini (2006), este aumento dos teores de AAs deve ser obtido pela reduo da PB diettica e suplementao com AAs industriais, uma vez que dietas com altos nveis de PB geram um maior incremento calrico em seu metabolismo. A lisina um AA fisiologicamente essencial para a mantena, crescimento e produo das aves, tendo como principal funo a sntese de protena muscular. Leclercq (1998) afirma que a lisina exerce efeitos especficos na composio corporal dos animais, sendo que as exigncias deste AA obedecem a uma hierarquia, na qual a exigncia para mximo ganho de peso menor do que para rendimento da carne de peito que, por sua vez, menor que a exigncia para converso alimentar e, por ltimo, a exigncia para diminuio da deposio da gordura abdominal. Uma informao precisa sobre as exigncias de lisina digestvel para frangos de corte a base inicial para formulao de raes com adequado balanceamento de AAs, pois a lisina utilizada como referncia para o perfil da protena ideal, sendo as quantidades de todos os outros AAs sero estabelecidas como uma proporo de sua exigncia. Assim, qualquer erro na determinao da exigncia de lisina resultar em erros nas exigncias de todos os outros AAs, com consequente queda no desempenho e na qualidade da carcaa. As linhagens modernas necessitam de um aporte maior de AAs para a expresso dos ganhos genticos. Albino et al. (2009) constataram um aumento de 24, 22 e 28% nas recomendaes de lisina digestvel para frangos de corte as fases inicial, de crescimento e final, verificadas na edio de 2005 das Tabelas Brasileiras para Aves e Sunos (Rostagno et al., 2005) em relao edio de 1983. Comparando com as recomendaes de Rostagno et al. (2011), pode se observar que este aumento ainda maior, correspondendo a 34, 36 e 39% para as fases inicial, crescimento e final, respectivamente. As recomendaes de Rostagno et al. (2005) para frangos de corte machos de mdio desempenho so de 1,363; 1,189; 1,099 e 1,048% de lisina digestvel para as fases pr-inicial, inicial, crescimento e final, respectivamente. J as recomendaes de Rostagno et al. (2011) para os frangos da mesma categoria so: 1,324; 1,217; 1,131 e 1,060% de lisina digestvel para as fases pr-inicial, inicial, crescimento e final, respectivamente. Em relao fase pr-inicial, houve uma reduo em torno de 3% no nvel de lisina digestvel comparado as recomendaes de Rostagno et al. (2005), possivelmente em resposta novas linhagens dos frangos, onde tem sido sugerido promover uma menor taxa de crescimento nesta fase visando evitar problemas metablicos e de locomoo nos animais em fases posteriores.

Disponvel no site www.lisina.com.br

Resultados de 20 experimentos de determinao da exigncia de lisina foram compilados pela Ajinomoto Eurolysine (Relendau e Le Bellego, 2004), possibilitando a gerao de uma equao para estimar o consumo de lisina digestvel em gramas por dia para frangos de corte. A observao das linhas com traado em vermelho permite observar que um frango (1 a 15 dias) com o mesmo ganho de peso por dia (29g) possui uma recomendao de consumo de 0,49 gramas de lisina digestvel por dia. Considerando diferentes consumos de rao por dia (Exemplo 1- 40g e Exemplo 2- 33g), a recomendao de porcentagem de lisina na rao difere de 1,23 a 1,49%, respectivamente, para os consumos

dos exemplos 1 e 2. O mesmo comparativo pertinente para diferentes taxas de ganho de peso em uma mesma faixa de idade, que por sua vez tambm influenciam a recomendao do consumo de lisina. Este clculo evidencia a importncia de calcular o consumo de rao dos animais, alm de mostrar que mais importante o conhecimento de consumo de lisina por grama por dia do que a recomendao em porcentagem (Figura 1).

Figura 1: Equao para estimar o consumo de lisina digestvel (grama/dia) Uma pesquisa foi desenvolvida por Almeida et al. (2010) com o objetivo de avaliar cinco planos nutricionais com diferentes nveis de lisina digestvel para frangos de corte. No plano nutricional 1 os nveis de lisina digestvel utilizados foram 1,20; 1,05; 1,00 e 0,90%, para as fases prinicial, inicial, crescimento e final, respectivamente. Os demais planos nutricionais foram constitudos de acrscimos de 0,05% de lisina digestvel nas dietas para cada uma das fases, resultando nos nveis de 1,40; 1,25; 1,20 e 1,10% de lisina digestvel no plano nutricional 5. As relaes entre os outros AAs e a lisina digestvel foram mantidas segundo as recomendaes de Rostagno et al. (2005). Os autores concluram que os planos nutricionais 4 e 5, com os maiores nveis de lisina digestvel, proporcionam os melhores resultados de ganho de peso, converso alimentar, rendimento de coxa e de peito. A adio de L-Lisina na formulao promove reduo na incluso de ingredientes proticos, favorecendo a entrada de mais ingredientes energticos, poupando o uso do leo ou gordura, mantendo o mesmo nvel de energia da rao com o benefcio de reduzir os custos de produo. A literatura cientifica comprova que o uso da lisina promove melhoria nos resultados de ganho de peso e converso alimentar dos animais (Han & Baker, 1993; Mack et al., 1999, Labadan et al., 2001).

3.2. Exigncia de Treonina Digestvel


A treonina um AA essencial para aves, sendo encontrado em altas concentraes no corao, msculos, trato gastrointestinal e sistema nervoso central. exigido para formao da protena e manuteno do turnover protico

corporal, alm de auxiliar na formao do colgeno e elastina (S et al., 2007). Baixo contedo de treonina encontrado nos gros, portanto, em dietas formuladas a base de granferos, o fornecimento do AA industrial recomendado. Em dietas de frangos, a treonina o terceiro aminocido limitante, o que reafirma sua importncia no metabolismo animal e sua aplicao prtica nas formulaes de raes. Este AA um importante componente da protena corporal e atua como precursora da glicina e da serina no metabolismo. A treonina torna-se mais importante medida que a idade dos animais avana, pois a proporo da exigncia de treonina para mantena alta. Alm de atuar em outras funes vitais do organismo, a treonina est envolvida em outras funes fisiolgicas, como a digesto e a imunidade (Bisinoto et al., 2007). O muco, secreo produzida pelo trato gastrintestinal, composto principalmente de gua (95%) e mucinas (5%), que so glicoprotenas de alto peso molecular, especialmente ricas em treonina. Estima-se que mais da metade da treonina consumida seja utilizada a nvel intestinal para as funes de mantena, sendo primariamente utilizada na sntese de mucina. O tipo e quantidade de mucina produzida no trato gastrintestinal influenciam as comunidades microbianas (por servir de substrato para a fermentao bacteriana e para fixao), a disponibilidade de nutrientes (via perda endgena de mucina, bem como pela absoro de nutrientes) e funo imune (via controle da populao microbiana e disponibilidade de nutrientes) (Corzo et al., 2007a).

Em Rostagno et al. (2005) encontram-se as exigncias de 0,865; 0,745; 0,697 e 0,661% de treonina digestvel para frangos de corte de desempenho mdio nas fases pr-inicial, inicial, de crescimento e final, respectivamente, com relao treonina digestvel: lisina digestvel (Thr:Lys Dig.) de 65% em todas as fases. J Rostagno et al. (2011) recomendam 0,871; 0,780; 0,687 e 0,607% de treonina digestvel para frangos de corte de desempenho superior nas fases pr-inicial, inicial, de crescimento e final, respectivamente; com relao Thr:Lys Dig. de 65% em todas as fases. Corzo et al. (2007a) verificaram que a exigncia de treonina variou de 0,71 a 0,74% para frangos de corte de 21 a 42 dias criados em ambiente limpo (cama nova); resultando em relaes de Thr:Lys Dig. de 63 a 65% de acordo com diferentes parmetros. Quando os frangos foram criados em cama reutilizada (ambiente sujo), a exigncia variou de 0,73 a 0,78%, resultando em relaes de Thr:Lys Dig. de 65 a 70%; evidenciando assim a maior importncia da treonina em situao de maior desafio ao sistema imune da ave (Figura 2). A incluso de L-Treonina na rao, permite a melhor utilizao da lisina e metionina, visto que na formao da protena corporal, a treonina se liga estes AAs. Se h limitncia de treonina, a sntese protica corporal cessa, fazendo com que a lisina e metionina no sejam aproveitadas de forma adequada.

Figura 2: Desempenho e caractersticas da carcaa de frangos de corte, de 22 a 42 dias de idade, criados en ambientes limpo e sujo, de acordo com a % de Thr Digestvel na rao.

Disponvel no site www.lisina.com.br

3.3. Exigncia de Metionina + Cistina Digestvel


A metionina o primeiro AA limitante em raes para aves base de milho e farelo de soja, destacando-se por participar na sntese de protena, ser precursora da cistena e doadora de radicais metil (Warnick & Anderson, 1968). No perodo de crescimento, as aves utilizam grandes quantidades de AAs sulfurosos, principais limitantes nas raes, que, geralmente so suplementadas com o AA sinttico (Silva et al., 1999). Oliveira Neto et al. (2005) verificaram que pintos de corte na fase de 1 a 21 dias de idade, mantidos em ambiente termoneutro, exigem 0,866% de metionina + cistina (Met + Cys) total, correspondente a 0,790% de Met + Cys digestvel e a uma relao de 72% com a lisina digestvel, para melhor resposta de ganho de peso, e 0,898% de Met + Cys total, correspondente a 0,822% de Met + Cys digestvel e a uma relao de 74% com a lisina digestvel, para melhores resultados de converso alimentar. Para a fase de 22 a 42 dias, Oliveira Neto et al. (2007) recomendaram o nvel de 0,727% de Met + Cys total, correspondente ao nvel calculado de 0,661% de Met + Cys digestvel e a uma relao Met + Cys: lisina digestvel de 72%. Para Rostagno et al. (2005) as recomendaes de Met + Cys digestvel para as fases pr-inicial, inicial, crescimento e final de frangos de corte de desempenho mdio so 0,944; 0,814; 0,773 e 0,732%, com relaes Met + Cys digestvel: lisina digestvel (M+C: Lys Dig.) de 71, 71, 72 e 72%, respectivamente. Para frangos da mesma categoria de desempenho, Rostagno et al. (2011) recomendam 0,939; 0,822; 0,763; e 0,707% de Met + Cys digestvel, resultando em relaes M+C: Lys Dig. de 72, 72, 73 e 73%, respectivmente. Em experimento realizado na UFPB, Costa et al. (2008) verificaram requerimento de 0,873 e 0,755% de Met + Cys digestvel para frangos de corte machos nas fases pr-inicial e inicial, com relaes Met + Cys digestvel: lisina digestvel de 71 e 70%, respectivamente. Para a fase de crescimento Goulart et al. (2011) recomendaram 0,748% de Met + Cys digestvel, com relao de 76% da lisina digestvel, enquanto para a fase final o melhor desempenho foi obtido com 0,661% de Met + Cys digestvel e relao de 72%.

3.4. Exigncia de Valina & Isoleucina Digestvel


Valina, isoleucina e leucina so AAs essenciais alifticos e altamente hidrofbicos, que compartilham as mesmas enzimas usadas para sua degradao e metabolismo, sendo denominados de AAs de cadeia ramificada. De acordo com Champe & Harvey (1996) estes AAs so encontrados geralmente no interior das protenas, sendo responsveis por sua estrutura tridimensional. A deficincia moderada pode reduzir a taxa de crescimento, piora na converso alimentar e reduo nos nveis de protenas essenciais no sangue (DMello, 1994). Como com a lisina, a principal funo da valina a formao e deposio da protena corporal, sendo encontrada em maior concentrao na musculatura esqueltica. Nas raes de frangos de corte, principalmente naquelas base de milho e farelo de soja, normalmente o nvel a reduo da PB se limita quando chega exigncia de valina, sendo que dependendo dos ingredientes utilizados na formulao, valina ou isoleucina podem vir a tornar-se o quarto limitante nas raes com reduo dos nveis proticos. Rostagno et al. (2005) recomendam as exigncias de 0,998; 0,860; 0,826 e 0,783% de valina digestvel para frangos de corte de desempenho mdio nas fases pr-inicial, inicial, de crescimento e final, respectivamente, com relao valina digestvel: lisina digestvel (Val:Lys Dig.) de 75% de 1 a 21 dias e de 77% de 22 a 42 dias. Estas relaes foram atualizadas para 77 e 78% em Rostagno et al. (2011), resultando nas exigncias de 1,009; 0,904; 0,841 e 0,788% de valina digestvel na dieta para as respectivas fases. Corzo et al. (2007b) avaliaram a ordem de limitncia dos AAs valina, isoleucina, arginina e glicina em dietas vegetais a base de milho e farelo de soja para frangos de corte de 22 a 42 dias de idade. Os autores comparam uma dieta controle (suplementada com todos os AAs) com uma dieta Teste (deficiente em todos os AAs estudados) e com a dieta Teste suplementada com cada AA estudado individualmente. Segundo os autores, a valina seria o quarto AA limitante visto que este AA foi o nico a proporcionar resultado que se equiparasse com o tratamento controle. Neste mesmo estudo, a isoleucina se apresentou como o quinto AA limitante (Tabela 2). visvel a reduo no crescimento, aumento da converso alimentar e aumento da gordura abdominal tanto em peso absoluto como relativo. Isto evidencia a importncia de se utilizar relaes mnimas de todos aminocidos limitantes no momento da formulao das raes.

Tabela 2. Desempenho e porcentagem de gordura abdominal de frangos de corte, de 21 a 42 dias de idade, alimentados com nveis suplementares de valina (Val), isoleucina (Ile), arginina (Arg), ou glicina (Gli):

Em um estudo subsequente estes autores determinaram a exigncia de valina para frangos de corte de 21 a 42 dias de idade. A anlise dos dados permite concluir que o ganho de peso e o fil de peito, tanto em peso como em rendimento, foram influenciados pelos nveis de valina estudados (Tabela 3). Os autores recomendaram uma relao Val:Lys digestvel de 78%, ou um mnimo nvel diettico de 0,74% de valina digestvel.

Tabela 3. Desempenho de frangos de corte, de 21 a 42 dias de idade, alimentados com nveis crescentes de valina digestvel*:

Disponvel no site www.lisina.com.br

Berres et al. (2010) verificaram que relaes Val:Lys Dig. de 74,5 a 75,5% resultaram em maior ganho de peso e melhor converso alimentar em frangos de corte de 22 a 42 dias. No entanto, o aumento da relao para 78% reduziu a percentagem de gordura abdominal. Uma relao superior foi recomendada por Campos et al. (2010), que verificaram que a relao Val:Lys Dig. de 79% na dieta (0,77% de valina digestvel) melhorou o desempenho de frangos de corte de 28 a 40 dias de idade. Em dietas para frangos de corte a base de milho e farelo de soja a isoleucina tem sido considerada como quinto aminocido limitante (Berres et al., 2010; Goulart et al., 2009). Rostagno et al. (2011) recomendam os valores de 0,878; 0,787; 0,733 e 0,687% de isoleucina digestvel para frangos nas fases de 1 a 7, 8 a 21 , 22 a 33 e 34 a 42 dias de idade, respectivamente. A relao isoleucina: lisina digestvel (Ile:Lys Dig.) recomendada por estes autores de 67%, para as duas primeiras fases e de 68%, para as fases finais. Estas relaes so superiores s encontradas em Rostagno et al. (2005), que recomendam 65 e 67%, para as fases de 1 a 21 e 22 a 46 dias de idade, respectivamente. Campos et al. (2009) avaliando o efeito das relaes Ile:Lys Dig. no desempenho e rendimento de peito de frangos de corte de 7 a 21 dias e de 22 a 40 dias, recomendaram os valores de 67 e 70%, correspondendo s exigncias de 0,724 e 0,685% de isoleucina digestvel. Kidd & Kerr (2000) verificaram efeito positivo da suplementao de isoleucina na rao de crescimento sobre a produo de carne de peito em frangos de corte aos 42 dias. Segundo os autores, quando se reduz a PB das dietas, parte do farelo de soja substituda pelo milho, resultando em aumento da leucina da dieta e reduo dos teores de isoleucina. Embora o antagonismo entre os AAs de cadeia ramificada tenha pouca importncia em dietas prticas, estes resultados sugerem que a suplementao de isoleucina em dietas com reduo da PB pode ser necessria para suportar maior produo de peito. A suplementao dos AAs industriais permite o a diminuio dos custos da formulao pela reduo na incluso dos ingredientes proticos. Entretanto, para ter segurana, imprescindvel formular as raes empregando o conceito de protena ideal, o que garante que os nveis dos AAs essenciais fiquem adequados exigncia do animal. A correta contemplao da valina e isoleucina no perfil da protena ideal pea fundamental para o sucesso da reduo da PB das raes.

5. Perfil da Protena Ideal


De acordo com Emmert & Baker (1997) a protena ideal se define como o balano exato de AAs essenciais e no essenciais, capazes de prover, sem deficincias ou excessos, as necessidades absolutas de todos os AAs exigidos para manuteno e aumento da protena corporal. Uma vez que a exigncia de lisina esteja estabelecida, as exigncias para os outros AAs podem ser facilmente calculadas. Formular uma rao no conceito do perfil da protena ideal significa quantificar as necessidades especficas de todos os AAs essenciais limitantes em relao exigncia de lisina, que utilizada como AA referncia. A formulao adequada da protena ideal deve ser feita utilizando valores de AAs digestveis, objetivando atender as exigncias de lisina e de um perfil de protena ideal adequado para cada fase de criao e objetivo de produo. No conceito da protena ideal, a formulao ser ajustada para se atender aos mnimos exigidos para cada um dos AAs primeiros limitantes: metionina + cistina, treonina, valina, isoleucina, arginina, triptofano, histidina, leucina e fenilalanina + tirosina; reduzindo-se os excessos de AAs essenciais e no essenciais a partir da reduo da PB. O teor de PB determinado pelo programa de formulao de rao aquele necessrio para prover a exigncia do prximo AA limitante, cuja suplementao no possvel de ser controlada pela adio de fontes de AAs industriais (ainda indisponveis no mercado da nutrio animal). Assim, o nvel de PB deve ser uma conseqncia da melhor combinao de nutrientes e no um passo inicial do clculo de rao. medida que mais AAs industriais se tornem disponveis, mais fcil e exato ser o estabelecimento e a formulao de raes fundamentadas no conceito do perfil da protena ideal. Atualmente, a suplementao de L-Lisina, L-Treonina e DL-Metionina, uma prtica incorporada na rotina das fbricas de raes para aves. Num futuro breve espera-se que a L-Valina tambm esteja disponvel, j que este AA j foi lanado no mercado e atualmente utilizado nas raes de sunos. Os principais objetivos da incluso dos aminocidos industriais na formulao so: Possibilitar a reduo da PB das raes sem prejuzos ao desempenho animal; Atendimento das exigncias dos AAs mais prximas da protena ideal; Melhoria da eficincia de utilizao da protena, uma vez as deficincias ou excessos de AAs so minimizadas;

Reduo dos custos de produo; Reduo da excreo de nitrognio para o ambiente.

Para que a protena ideal seja utilizada com sucesso, as exigncias dos AAs e suas relaes com a lisina digestvel devem ser atualizadas constantemente em funo dos avanos produtivos das linhagens modernas. Dozier et al. (2010) verificaram um acrscimo de 162 e 150% no ganho de peso de machos e fmeas da linhagem Ross, em relao ao ganho estimado pelo NRC (1994). Segundo os autores, o aumento na taxa de crescimento das linhagens modernas acompanhado do aumento na exigncia de lisina digestvel, de forma a possibilitar a expresso do ganho gentico. Outro aspecto importante devido s questes ambientais relacionas excreo de N nos dejetos animais. Pesquisas cientficas apontam o N como um potente poluidor dos solos e mananciais hdricos na superfcie terrestre e no subsolo. Como a escassez de gua tornou se um dos maiores problemas mundiais, demandado que os produtores de

aves e sunos faam uso de raes com nveis reduzidos de PB, que comprovadamente promovem menor excreo de N pelos animais. De acordo com Relandeau et al., (2000), a reduo de 10% da PB da dieta resulta em 20% menos excreo de N nas fezes dos animais, 10% menos em emisso de amnia para o ar, reduo no consumo de gua na ordem de 2 a 3% e reduo de 3 a 5% no volume de dejetos. Esforos contnuos so realizados por parte de universidades, instituies de pesquisa e da indstria, no sentido de atualizar as exigncias de AAs para frangos de corte e suas relaes com a lisina digestvel. Na Tabela 4 esto apresentados diferentes perfis da protena ideal para frangos de corte de acordo com as recomendaes de Rostagno et al. (2005) e (2011), Ajinomoto Eurolysine e Ajinomoto do Brasil.

Tabela 4. Recomendaes do Perfil da Protena Ideal para frangos de corte:

Disponvel no site www.lisina.com.br

Na Tabela 5 encontra-se exemplos de formulaes com base no conceito da protena ideal, mostrando o efeito da incluso crescente de AAs industriais sobre a composio de ingredientes e nutrientes da formulao de frangos de corte em crescimento 1 (22 a 35 dias de idade). possvel observar que: A incluso dos AAs iniciou-se com a DL-Metionina, seguido pela L-Lisina, L-Treonina e L-Valina, representando a ordem de limitncia dos AAs (do 1 ao 4 AA limitante); Quanto composio dos ingredientes, nota-se que medida que se aumenta a incluso de AAs, ocorre aumento na quantidade do milho e diminuio nas quantidades de farelo de soja e leo de soja, sem alterao do nvel de Energia Metabolizvel; Em relao aos nutrientes da rao, observa-se o teor de PB reduzido medida que se disponibiliza os AAs industriais (passando de 22,58 a 20,17%). Na parte inferior da formulaao encontram-se as relaes dos AAs com a lisina, onde verifica-se a adio dos AAs industriais proporciona melhor ajuste nas exigncias dos AAs no perfil da protena ideal, evidenciando a isoleucina como o 5 AA limitante na ltima formulao aps a incluso de L-Valina; O custo das raes reduziram substancialmente com a adio crescente dos AAs industriais nas formulaes.

Tabela 5. Exemplos de raes para frangos de corte formuladas no conceito da protena ideal:

6. Consideraes Finais
A rentabilidade do produtor de frangos de corte est altamente relacionada com o desempenho animal, onde a potencializao do ganho de peso e a melhoria da converso alimentar so priorizadas. A formulao de raes utilizando se o conceito do perfil da protena ideal uma ferramenta eficaz para promover melhor desempenho e retorno econmico. O conceito da protena ideal permite calcular facilmente as exigncias de todos os aminocidos essenciais utilizando como referncia o nvel de lisina da rao. A contemplao da relao dos aminocidos limitantes com a lisina digestvel o ponto inicial para a aplicao do conceito da protena ideal e a chave do sucesso da reduo do teor da protena bruta das raes. A adio dos aminocidos industriais imprescindvel para a formulao de raes fundamentadas no perfil da protena ideal, sendo que medida que mais aminocidos industriais se tornem disponveis, mais fcil e mais exato ser o atendimento das exigncias nutricionais pr estabelecidas.

Autores : Luciano S, Eduardo Nogueira - Ajinomoto do Brasil Cludia Goulart - Universidade Estadual Vale do Acara Fernando Perazzo Costa - Universidade da Paraba

7. Referncias Bibliogrficas:
Albino, L.F.T.; Tavernari, F.; Rostagno, H.S. Frangos de corte - maximizao do uso de aminocidos industriais. In: FORUM INTERNACIONAL DE AVICULTURA, 3. 2009, Foz do Iguau. Anais... Foz do Iguau:AveExpo2009, 2009. Almeida, E.U. Nveis de lisina digestvel e planos de nutrio para frangos de corte machos de 1 a 42 dias de idade. Vila Velha: CENTRO UNIVERSITRIO DE VILA VELHA, 2010. 48p. Dissertao (Mestrado em Zootecnia) Universidade de Vila Velha, 2010. Berres, J.; Vieira, S.L.; Dozier Iii, W.A. et al. Broiler responses to reduced-protein diets supplemented with valine, isoleucine, glycine, and glutamic acid. Journal of Applied Poultry Research, v.19, p.6879, 2010. Bertechini, A.G. Nutrio de monogstricos. Lavras: Editora UFLA, 2006. 301p. Bisinoto, K.S.; Berto, D.A.; Caldara, F.R. et al. Relao treonina: lisina para leites de 6 a 11kg de peso vivo em raes formuladas com base no conceito de protena ideal. Cincia Rural, Santa Maria, v.37, n.6, p.1740-1745, 2007. Campos, A.M.A.; Nogueira, E.T.; Albino, L.F.T. et al. Digestible valine:lysine ratios for broilers during the starter and finisher periods. In: INTERNATIONAL POULTRY SCIENTIFIC FORUM, 2010, Denver. Proceedings Denver: International Poultry Scientific Forum, 2010. Campos, A.M.A.; Nogueira, E.T.; Albino, L.F.T. et al. Effects of digestible isoleucine:lysine ratios on broiler performance and breast yield. In: INTERNATIONAL POULTRY SCIENTIFIC FORUM, 2009, Atlanta. Proceedings Atlanta: International Poultry Scientific Forum, 2009. Champe, P. C.; Harvey, R. A. Bioqumica ilustrada. 2.ed. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1996. 446p. Corzo, A.; Kidd, M.T.; Dozier III, W.A. et al. Dietary threonine needs for growth and immunity of broilers raised under different litter conditions. Journal of Applied Poultry Research, v.16, p.574582, 2007a. Corzo, A.; Kidd, M.T.; Dozier III, W.A. et al. Marginality and needs of dietary valine for broilers fed certain all-vegetable diets. Journal of Applied Poultry Research, v.16, p.5465554, 2007b. Corzo, A.; Loar II, R.E.; Kidd, M.T. Limitations of dietary isoleucine and valine in broiler chick diets. Poultry Science, v.88, p.19341938, 2009. Costa, F.G.P.; C.C. Goulart. Exigncias de aminocidos para frangos de corte e poedeiras. II Workshop de Nutrio de Aves. Anais. Universidade Federal da Paraba, UFPB, 2010. Costa, F.G.P.; C.C. Goulart, D.F. Figueiredo et al. Digestible methionine+cystine requirements for broiler chickens during initial phase.

Disponvel no site www.lisina.com.br

In: INTERNATIONAL POULTRY SCIENTIFIC FORUM, 2008, Atlanta. Proceedings Atlanta: International Poultry Scientific Forum, 2008b. Dmello, J. P. F. Amino Acids in Farm Animal Nutrition. Wallingford: CAB International, p.99-112, 1994. Dozier III, W.A.; Corzo, A.; Kidd, M.T. et al. Digestible lysine requirements of male broilers from 28 to 42 days of age. Poultry Science, v.89, n.10, p.2173-2182, 2010. Emmert, J.L.; Baker, D.H. Use of the ideal protein concept for precision formulation of amino acid levels in broiler diets. Journal of Applied Poultry Research, v.6 p.462-470, 1997. Goulart, C.C. Utilizao de Aminocidos Industriais e Relao Aminocidos Essenciais: No Essenciais em Dietas para Frangos de Corte. Areia: Universidade Federal da Paraba, 2010. 141f. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Federal da Paraba, 2010. Goulart, C.C.; Costa, F.G.P.; Silva, J.H.V. et al. Requirements of digestible methionine + cystine for broiler chickens at 1 to 42 days of age. Revista Brasileira de Zootecnia, v.40, n.4, p.797-803, 2011. Goulart, C.C.; Costa, F.G.P.; Nogueira, E.T. et al. Feeding programs with valine, isoleucine, and glycine supplementation for 1- to 42-dayold broilers. In: 2009 POULTRY SCIENCE ANNUAL MEETING, 2009, Raleigh. ProceedingsRaleigh: Poultry Science Association, 2009a. Han, Y. & Baker, D.H. Effects of sex, heat stress, body weight and genetic strain on the dietary lysine requirement of broiler chicks. Poultry Science, v. 72, p.701-708, 1993. Kidd, M.I.; Kerr, B.J.; Allard, J.F. et al. Limiting amino acid responses in commercial broilers. Journal Applied Poultry Research, v.9, p.223233, 2000. Labadan, M.C.; Hsu, K.N.; Austic, N.E. Lysine and arginine requirements of broilers chickens at two to three weeks of age. Poultry Science, v. 80, p.599-606, 2001. Leclercq, B. Specific Effects of Lysine on Broiler Production: Comparison with Threonine and Valine. Poultry Science, v.77, p.118123, 1998. Mack, S.; Bercovici, D.; De Groote; G.; et al. Ideal amino acid profile for broiler chickens of 20 to 40 days of age. Br. Poultry Science, v. 40, p. 257-265, 1999. National Research Council NRC. Nutrient requirements of poultry (8th Ed.), NATIONAL ACADEMY PRESS, Washington, DC, USA, 1994. Oliveira Neto, A.R.; Oliveira, R.F.M.; Donzele, J.L. et al. Nveis de metionina + cistina total para frangos de corte de 22 a 42 dias de idade mantidos em ambiente termoneutro. Revista Brasileira de Zootecnia, v.36, n.5, p.1359-1364, 2007. Oliveira Neto, A.R.; Oliveira, R.F.M.; Donzele, J.L. et al. Nveis de metionina + cistina para pintos de corte mantidos em ambiente termoneutro. Revista Brasileira de Zootecnia, v.34, n.6, p.1956-1962, 2005. Relendau C. & Le Bellego, L. Amino acid nutrition of the broiler chicken Update on lysine, threonine and other amino acids. Ajinomoto Eurolyisne Information, Bulletin 27, 2004. Disponvel n internet: http://ajinomoto-eurolysine.com/technical-bulletins-download.html Relandeau, C.; Van Cauwenberghe, S.; Le Tutour, L. Preveno da poluio por nitrognio na criao de sunos atravs de estratgias nutricionais. So Paulo: Ajinomoto Biolatina, 2000. p.1-12. (Informativo Tcnico, 9). Disponvel na internet: www.lisina.com.br Rostagno, H.S.; Albino, L.F.T.; Donzele, J.L. et al.Tabelas Brasileiras para Aves e Sunos: Composio de Alimentos e Exigncias Nutricionais. 2 ed. UFV/DZO, 2005, 186p. Rostagno, H.S.; Albino, L.F.T.; Donzele, J.L. et al.Tabelas Brasileiras para Aves e Sunos: Composio de Alimentos e Exigncias Nutricionais. 3 ed. UFV/DZO, 2011, 252p. S, L.M.; Gomes, P.C.; Cecon, P.R. et al. Exigncia nutricional de treonina digestvel para galinhas poedeiras no perodo de 34 a 50 semanas de idade. Revista Brasileira de Zootecnia, v.36, n.6, p. 1846-1853, 2007. Sriperm, N.; Pesti, G., Tillman, P.B. Evaluation of the fixed nitrogen-to-protein (N:P) conversion factor (6.25) versus ingredient specific N:P conversion factor in feedstuffs. J.Sci Food Agric., v.91, p.1182-1186, 2011. Thornton, S.A.; Corzo, A.; Pharr, G.T. et al. Valine requirements for immune and growth responses in broilers from 3 to 6 weeks of age. British Poultry Science, v.47, n.2, p.190-199, 2006. Waldroup, P.W., Jiang, Q. And Fritts, C.A. Effects of supplementing broiler diets low in crude protein with essential and nonessential amino acids. Int. J. Poult. Sci. V.4, p. 425-431, 2005. Warnick, R.E.; Anderson, J.O. Limiting essential amino acids in soybean meal for growing chickens and the effects of heat upon availability of the essential amino acids. Poultry Science, v.47, p.281-287, 1968.

Das könnte Ihnen auch gefallen