Sie sind auf Seite 1von 24

Benefcios Previdencirios - Aposentadoria

SEGURIDADE SOCIAL:

1) SADE 2) ASSISTNCIA SOCIAL


Artigo 203 - A assistncia prestada a quem dela necessitar, independentemente da contribuio seguridade social, e tem por objetivo: (...)
V - a garantia de um salrio mnimo de benefcio mensal pessoa

portadora de deficincia e ao idoso que comprovem no possuir meios de prover prpria manuteno ou t-la provida por sua famlia, conforme dispuser a lei."

3) PREVIDNCIA SOCIAL CONDIO DE SEGURADO


CARNCIA

Benefcios Previdencirios - Aposentadoria


BENEFCIOS PREVIDENCIRIOS QUALIDADE DE SEGURADO CARNCIA

Benefcios Previdencirios - Aposentadoria


BENEFCIOS PREVISTOS:

I PARA O SEGURADO: a) aposentadoria por invalidez; b) aposentadoria por idade; c) aposentadoria por tempo de contribuio; d) aposentadoria especial; e) auxlio-doena; f) salrio-famlia; g) salrio-maternidade; h) auxlio-acidente;
II PARA O DEPENDENTE

a) penso por morte; b) auxlio-recluso;


III PARA O SEGURADO E DE PEDENTE

a) servio social; b) reabilitao profissional.

Benefcios Previdencirios - Aposentadoria


SEGURADOS: OBRIGATRIOS FACULTATIVO

Benefcios Previdencirios - Aposentadoria


SEGURADOS OBRIGATRIOS I - COMO EMPREGADO II - COMO EMPREGADO DOMSTICO V - COMO CONTRIBUINTE INDIVIDUAL VI - COMO TRABALHADOR AVULSO VII COMO SEGURADO ESPECIAL:

Benefcios Previdencirios - Aposentadoria


FACULTATIVO ART. 13. SEGURADO FACULTATIVO O MAIOR DE 14 (QUATORZE) ANOS QUE SE FILIAR AO REGIME GERAL DE PREVIDNCIA SOCIAL, MEDIANTE CONTRIBUIO, DESDE QUE NO INCLUDO NAS DISPOSIES DO ART. 11.

Benefcios Previdencirios - Aposentadoria


MANUTENO DA QUALIDADE DE SEGURADO: ART. 15. MANTM A QUALIDADE DE SEGURADO, INDEPENDENTEMENTE DE CONTRIBUIES: I - SEM LIMITE DE PRAZO, QUEM EST EM GOZO DE BENEFCIO; II - AT 12 (DOZE) MESES APS A CESSAO DAS CONTRIBUIES, O SEGURADO QUE DEIXAR DE EXERCER ATIVIDADE REMUNERADA ABRANGIDA PELA PREVIDNCIA SOCIAL OU ESTIVER SUSPENSO OU LICENCIADO SEM REMUNERAO;

Benefcios Previdencirios - Aposentadoria


CARNCIA ARTS. 26 E 29 DO DECRETO 3.048/99 ART.29. A CONCESSO DAS PRESTAES PECUNIRIAS DO REGIME GERAL DE PREVIDNCIA SOCIAL, RESSALVADO O DISPOSTO NO ART. 30, DEPENDE DOS SEGUINTES PERODOS DE CARNCIA: I - DOZE CONTRIBUIES MENSAIS, NOS CASOS DE AUXLIO-DOENA E APOSENTADORIA POR INVALIDEZ; E II - CENTO E OITENTA CONTRIBUIES MENSAIS, NOS CASOS DE APOSENTADORIA POR IDADE, TEMPO DE CONTRIBUIO E ESPECIAL.

Benefcios Previdencirios - Aposentadoria


APOSENTADORIA POR INVALIDEZ Art. 42. A aposentadoria por invalidez, uma vez cumprida, quando for o caso, a carncia exigida, ser devida ao segurado que, estando ou no em gozo de auxlio-doena, for considerado incapaz e insusceptvel de reabilitao para o exerccio de atividade que lhe garanta a subsistncia, e ser-lhe- paga enquanto permanecer nesta condio.

Benefcios Previdencirios - Aposentadoria


APOSENTADORIA POR IDADE ART. 142. PARA O SEGURADO INSCRITO NA PREVIDNCIA SOCIAL URBANA AT 24 DE JULHO DE 1991, BEM COMO PARA O TRABALHADOR E O EMPREGADOR RURAL COBERTOS PELA PREVIDNCIA SOCIAL RURAL, A CARNCIA DAS APOSENTADORIAS POR IDADE, POR TEMPO DE SERVIO E ESPECIAL OBEDECER SEGUINTE TABELA, LEVANDO-SE EM CONTA O ANO EM QUE O SEGURADO IMPLEMENTOU TODAS AS CONDIES NECESSRIAS OBTENO DO BENEFCIO: (ARTIGO E TABELA COM NOVA REDAO DADA PELA LEI N 9.032, DE 1995) ANO DE IMPLEMENTAO:

Benefcios Previdencirios - Aposentadoria


ANO 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 CARNCIA CONTRIBUIES MESES ANO MESES 60 2002 126 60 2003 132 66 2004 138 72 2005 144 78 2006 150 90 2007 156 96 2008 162 102 2009 168 108 2010 172 114 2011 180 120

Benefcios Previdencirios - Aposentadoria


APOSENTADORIA ESPECIAL Art. 57. A aposentadoria especial ser devida, uma vez cumprida a carncia exigida nesta Lei, ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica, durante 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos, conforme dispuser a lei.

Benefcios Previdencirios - Aposentadoria


APOSENTADORIA POR TEMPO DE SERVIO CONTRIBUIO Art. 56. A aposentadoria por tempo de contribuio ser devida ao segurado aps trinta e cinco anos de contribuio, se homem, ou trinta anos, se mulher, observado o disposto no art. 199-A. Alterado pelo Decreto n 6.042 - de 12/2/2007 - DOU DE 12/2/2007

Benefcios Previdencirios - Aposentadoria


A converso de tempo de atividade sob condies especiais em tempo de atividade comum ser de acordo com a seguinte tabela: TEMPO DE 15 ANOS DE 20 ANOS DE 25 ANOS MULHER 2,00 1,50 1,20 HOMEM 2,33 1,75 1,40

Benefcios Previdencirios - Aposentadoria

DIREITO AQUIRIDO EMENDA CONSTITUCIONAL N 20/98 AT 16/12/98 CLCULO DO BENEFCIO

Benefcios Previdencirios - Aposentadoria


CLCULO ATUAL MDIA DOS 80% DOS MAIORES SALRIOS-DECONTRIBUIO CONSIDERADOS A PARTIR DE JULHO DE 1994 AT O MS ANTECEDENTE AO PEDIDO DE APOSENTADORIA. OS SALRIOS-DE-CONTRIBUIO SERO DEVIDAMENTE CORRIGIDOS.

Benefcios Previdencirios - Aposentadoria


FATOR PREVIDENCIRIO FP = {(TC X A)/ES X [1+(ID + TC X A)/100]}, ONDE: TC = TEMPO DE CONTRIBUIO (NA DATA DA APOSENTADORIA); A (ALQUOTA) = 0,31; ES = EXPECTATIVA DE SOBREVIDA E ID = IDADE (NA DATA DA APOSENTADORIA). OBS: O Fator Previdencirio aplicado (pelo INSS) nas aposentadorias por tempo de contribuio (veja o item 8), e nas aposentadorias por idade s utilizado se o Fator for maior que 1,0000 - para melhorar/aumentar o valor da aposentadoria.

Benefcios Previdencirios - Aposentadoria


TEMPO CONSIDERADO COMO TEMPO DE CONTRIBUIO, DENTRE OUTROS: TRABALHADOR RURAL SEGURADO ESPECIAL ALUNO APRENDEZ ACIDENTE DO TRABALHO, INTERCALADO OU NO SALRIO-MATERNIDADE

Benefcios Previdencirios Aposentadoria


NO SO CONSIDERADOS COMO TEMPO DE CONTRIBUIO, ENTRE OUTROS, OS SEGUINTES PERODOS: I - correspondente ao emprego ou atividade no-vinculada ao RGPS; II - j considerado para concesso de qualquer aposentadoria prevista no RGPS ou por outro regime de previdncia social; III - exercidos com menos de 16 anos de idade, salvo as excees previstas em lei; IV - em que o segurado esteve recebendo auxlio-doena ou aposentadoria por invalidez e no foi intercalado entre uma atividade e outra. V - do bolsista e do estagirio que prestam servios a empresa, de acordo com a Lei n 6.494/77, exceto se contribuiu poca como facultativo.

Benefcios Previdencirios - Aposentadoria


OPO PARA RECOLHIMENTO DE 11% - LC 123/06 VANTAGENS: Reduo no valor mensal a recolher, ou seja, de 20% para 11%; Direito a aposentadoria por idade, Invalidez, penso por morte, auxlio-desemprego e auxlio-recluso; Optar no futuro pela aposentadoria por tempo de contribuio; Possibilidade de pessoas j inseridas no programa de participar do novo sistema de contribuio; Optar pelo pagamento trimestral da contribuio. Os contribuintes no tero direito a aposentadoria por tempo de contribuio;

Benefcios Previdencirios - Aposentadoria


OPO PARA RECOLHIMENTO DE 11% - LC 123/06 DESVANTAGENS: No tero direito a aposentadoria por tempo de contribuio; A contribuio de 11% sobre o salrio-mnimo e no sobre a renda efetiva mensal, o que pode comprometer a renda previdenciria (caso a renda efetiva seja maior que o mnimo); Optando no futuro pela aposentadoria por tempo de contribuio, o segurado dever pagar a diferena de 9% faltante mais juros de 0,5% ao ms e multa de 10%.

Benefcios Previdencirios - Aposentadoria


CONSIDERAES FINAIS: FIM DO FATOR PREVIDENCIRIO Conforme divulgado nos principais canais de televiso, alguns projetos de lei buscam o fim ao FATOR PREVIDENCIRIO, ao mesmo tempo, fala-se em PEC DA PREVIDNCIA onde seria considerado o tempo de contribuio + a idade do segurado para fins de concesso da aposentadoria.

Benefcios Previdencirios - Aposentadoria


CONSIDERAES FINAIS: DESAPOSENTAO Outro fenmeno muito divuldado na mdia refere-se DESAPOSENTAO. Quanto ao tema, pode-se afirmar que a orla administrativa no encontra respaldo legal. J nos tribunais, como sabido, h decises favorveis ao procedimento, sendo que nenhum deles transitou em julgado em ltima instncia. ver para crer. Ementa PREVIDENCIRIO. DESAPOSENTAO. RENNCIA AO BENEFCIO DE APOSENTADORIA PROPORCIONAL POR TEMPO DE SERVIO OBJETIVANDO A CONCESSO DE APOSENTADORIA MAIS VANTAJOSA. DEVOLUO DOS PROVENTOS RECEBIDOS. AUSNCIA DE REQUERIMENTO ADMINISTRATIVO. INCIO DO PAGAMENTO A PARTIR DA CITAO. APELAES E REMESSA OFICIAL IMPROVIDAS.

Benefcios Previdencirios - Aposentadoria


REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF: Senado Federal, 1988. DINIZ, Paulo de Matos Ferreira. Previdncia Social do Servidor Pblico. 2 ed. Rio de Janeiro. Editora Lmen Jris. 2008. MARTINS, Sergio Pinto. Direito da Seguridade Social. 24. ed. So Paulo. Atlas. 2007. MORAES, Alexandre de. Constituio do Brasil interpretada e legislao constitucional. 4. ed. So Paulo: Atlas. 2004. NERY, Nelson Jr. Constituio Federal Comentada. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais. 2006 TAVARES, Marcelo Leonardo. Direito Previdencirio. 9. ed. Rio de Janeiro: Lmen Juris. 2007. VIEIRA, Marco A.R. Manual de direito previdencirio. 6. ed. Rio de Janeiro: Impetus. 2006.

Das könnte Ihnen auch gefallen