Sie sind auf Seite 1von 5

DISCIPLINA: DIREITO CIVIL III CONTRATOS PROF.: RSULA BEZERRA MDULO 1. CONTRATOS. NOES GERAIS. 1.1.

. Conceito Contrato um negcio jurdico bilateral, um acordo de vontades, com a finalidade de produzir efeitos no mbito do Direito. 1.2. Requisitos de validade do contrato a) comuns a todos os negcios jurdicos - agente capaz; - objeto lcito, possvel e determinado, ou pelo menos determinvel, como, por exemplo, a compra de uma safra futura; - forma prescrita ou no defesa em lei. b) especiais aos contratos - o consentimento recproco ou acordo de vontades, (consentimento recproco) podendo ser expresso ou tcito. O consentimento tcito ocorre quando se pratica ato incompatvel com o desejo de recusa. H contratos em que a lei exige o consentimento expresso, no valendo o silncio como aceitao. Aqui no se aplica o brocado: quem cala consente. Silncio qualificado = exceo. Quanto a possibilidade de aceitao tcita, vejamos o disposto no Cdigo Civil: Art. 111. O silncio importa anuncia, quando as circunstncias ou os usos o autorizarem, e no for necessria a declarao de vontade expressa. Art. 432. Se o negcio for daqueles em que no seja costume a aceitao expressa, ou o proponente a tiver dispensado, reputar-se- concludo o contrato, no chegando a tempo a recusa. (contrato firmado entre ausentes) Art. 539. O doador pode fixar prazo ao donatrio, para declarar se aceita ou no a liberalidade. Desde que o donatrio, ciente do prazo, no faa, dentro dele, a declarao, entender-se- que aceitou, se a doao no for sujeita a encargo. (contrato de doao simples). Art. 512. No havendo prazo estipulado para a declarao do comprador, o vendedor ter direito de intim-lo, judicial ou extrajudicialmente, para que o faa em prazo improrrogvel. (contrato de compra e venda com incluso de clusula a contento REQUER DECLARAO EXPRESSA) 1.3. Formao dos contratos a) Fase das Negociaes preliminares ou fase da Puntuao (atos preparatrios) Os contratos comeam com as negociaes preliminares. Quanto maior o valor dos bens, maiores sero as negociaes preliminares. Essas negociaes no obrigam e no vinculam os contratantes, pois ainda no passam de especulao de valores e condies. (EM REGRA) Apresenta-se como reposta ao princpio da liberdade em celebrar-se negcios jurdicos.

A no contratao um direito desde que esta recusa seja firmada dentro dos limites da boa-f objetiva e no viole a confiana alheia. Tem que se observar se no foi criada uma legtima expectativa de contratar (indcios), sob pena de responder civilmente com fulcro no disposto no art. 186 do Cdigo Civil c/c 927. Assim quando as partes no passaram desta fase, eventual recusa de formao do contrato no gera inadimplemento contratual, mas excepcionalmente poder gerar a responsabilidade civil por eventual dano. b) Proposta, policitao ou oblao b.1. Proposta sria e consistente, vinculao possvel que, aps essa fase, surja de um dos contratantes, uma proposta, a qual vincular o proponente, desde que sria e consistente. Essa proposta tambm chamada policitao ou oblao. Quem faz a proposta deve sustent-la. Art. 427. A proposta de contrato obriga o proponente, (PRINCPIO DA VINCULAO OU DA OBRIGATORIEDADE) se o contrrio no resultar dos termos dela (CLUSULA DE DIREITO DE RETRATAO), da natureza do negcio (EX. PROPOSTA ABERTA AO PBLICO QUE SE CONSIDERA LIMITADE AO ESTOQUE EXISTENTE, OU PROMOES DE RADIODIFUSO) ou das circunstncias do caso.(DISCRICIONARIEDADE PELO JUIZ). E existiria um caso de no obrigatoriedade que seria: O DECURSO DO LAPSO TEMPORAL PARA ACEITAO (art. 428 I CC) b.2. O Cdigo Civil faz distino entre proposta feita a pessoa presente e proposta feita a pessoa ausente. A grande diferena que nas hipteses de proposta entre presentes exigi-se o contato direito ou simultneo, enquanto que entre ausente no. Se a proposta feita a uma pessoa presente e contm prazo de validade, esse deve ser obedecido; se no contm prazo, a proposta deve ser aceita de imediato. o famoso pegar ou largar. Se a proposta feita pessoa ausente, por carta ou mensagem, com prazo para resposta, esta dever ser expedida no prazo estipulado. Se a proposta no fixar prazo para resposta, o Cdigo Civil dispe que deve ser mantida por tempo razovel (que varia de acordo com o caso concreto). Nncio o nome que se d ao mensageiro. A proposta feita por telefone considerada "entre presentes". A proposta feita por intermdio de salas de bate-papo considerada pela maior parte da doutrina como entre presentes, e a firmada por e-mail considerada como "entre ausentes presentes". A proposta ainda no o contrato: este s estar aperfeioado quando houver a aceitao. Art. 428. Deixa de ser obrigatria a proposta: I - se, feita sem prazo a pessoa presente, no foi imediatamente aceita. Considerase tambm presente a pessoa que contrata por telefone ou por meio de comunicao semelhante; II - se, feita sem prazo a pessoa ausente, tiver decorrido tempo suficiente para chegar a resposta ao conhecimento do proponente; III - se, feita a pessoa ausente, no tiver sido expedida a resposta dentro do prazo dado; IV - se, antes dela, ou simultaneamente, chegar ao conhecimento da outra parte a retratao do proponente.
2

Art. 429. A oferta ao pblico equivale a proposta quando encerra os requisitos essenciais ao contrato, salvo se o contrrio resultar das circunstncias ou dos usos. (ex. costume de anunciar na cidade produtos em alta voz como forma de atrair cliente, sendo a proposta definitiva firmada ao vivo) Pargrafo nico. Pode revogar-se a oferta pela mesma via de sua divulgao, desde que ressalvada esta faculdade na oferta realizada c) Aceitao (QUEM ACEITA = OBLATO OU ACEITANTE) c.1. Caractersticas do aceite A aceitao a concordncia com os termos da proposta, que deve ser pura e simples. c.1. Contra-proposta Art. 431. A aceitao fora do prazo, com adies, restries, ou modificaes, importar nova proposta. c.3. Princpio da eticidade. Obrigatoriedade de avisar caso no chegue a resposta quando entre ausentes. Art. 430. Se a aceitao, por circunstncia imprevista, chegar tarde ao conhecimento do proponente, este comunic-lo- imediatamente ao aceitante, sob pena de responder por perdas e danos. c.4. Momento do aceite. Nascimento do contrato. Expresso ou tcito. Aceite tcito. Confuses quanto ao momento do nascimento do contrato. Art. 432. Se o negcio for daqueles em que no seja costume a aceitao expressa,(QNT NO USUAL A ACEITAO, EX. INDUSTRIAL. CREDOR QUE NO QUIZER MAIS A MERCADORIA TEM QUE AVISAR) ou o proponente a tiver dispensado, (EXEMPLO HOTIS/ RESERVA) reputar-se- concludo o contrato, no chegando a tempo a recusa. Teorias Teoria da Expedio A proposta "entre ausentes" pode ser feita por carta ou telegrama, aperfeioando-se o contrato quando da expedio daqueles. Caput. Art. 434 CC. Art. 434. Os contratos entre ausentes tornam-se perfeitos desde que a aceitao expedida, exceto: I - no caso do artigo antecedente; II - se o proponente se houver comprometido a esperar resposta; III - se ela no chegar no prazo convencionado. Teoria da recepo est a teoria aceita na prtica. Segundo a qual considera-se o momento do aceite aquele em que a resposta recebida, isto porque, enquanto no recebida poder haver arrependimento, conforme disposto no artigo 433. Art. 433. Considera-se inexistente a aceitao, se antes dela ou com ela chegar ao proponente a retratao do aceitante. Teoria da declarao qnd o proponente no requer o conhecimento. Teoria da cognio qnd o proponente l a resposta. Obs. No CDC, art. 35. Permite-se que requeira-se a execuo especfica. 1.3. Do lugar da Celebrao Artigo 435 do CC. Lugar da proposta. Art. 435. Reputar-se- celebrado o contrato no lugar em que foi proposto. Dvida. Qnt firmada via internet. Endereo lgico. Virtual.
3

1.4. Interpretao dos contratos = necessidade de estabelecer o significado e o alcance de uma regra positivada, constatar a situao real prevista e os seus efeitos. a) Divergncias entre vontade e declarao Regra subjetiva- art. 112 CC visa a proteo do hipossuficiente na relao contratual. Art. 112. Nas declaraes de vontade se atender mais inteno nelas consubstanciada do que ao sentido literal da linguagem. Deve-se buscar a compreenso adequada do que aparenta ser a vontade dos sujeitos contratantes, ainda que isso no transparea da literalidade do escrito. b) Princpio da boa-f e os usos do lugar da celebrao Regra objetiva art. 113 - Regra de ouro. Interpretar levando em considerao no apenas o escrito, mas tambm as negociaes que levaram celebrao do contrato, as tratativas preliminares e o comportamento mantido pelas partes, antes, durante e depois de celebrado o negcio jurdico. Art. 113. Os negcios jurdicos devem ser interpretados conforme a boa-f e os usos do lugar de sua celebrao. Enunciados Jornada de Direito Civil STJ

26 - Art. 422: a clusula geral contida no art. 422 do novo Cdigo Civil impe ao juiz interpretar e, quando necessrio, suprir e corrigir o contrato segundo a boa-f objetiva, entendida como a exigncia de comportamento leal dos contratantes. 27 - Art. 422: na interpretao da clusula geral da boa-f, deve-se levar em conta o sistema do Cdigo Civil e as conexes sistemticas com outros estatutos normativos e fatores metajurdicos.

c) Interpretao dos contratos benficos Regra objetiva art. 114 Art. 114. Os negcios jurdicos benficos e a renncia interpretam-se estritamente. d) Interpretao das clusulas ambguas e contraditrias Para a manuteno do equilbrio contratual, nos contratos de adeso as clusulas contratuais devem ser interpretadas da forma mais favorvel ao aderente. e) Interpretao integrativa Feita a partir da vontade presumida ou tendencial das partes e no o critrio da vontade real. Deve limitar-se a incidir sobre pontos omissos, mas limita-se aos requisitos acessrios que no interfiram no valor econmico do contrato. Obs. Contratos de Adeso. Art. 423. Quando houver no contrato de adeso clusulas ambguas ou contraditrias, dever-se- adotar a interpretao mais favorvel ao aderente. Art. 424. Nos contratos de adeso, so nulas as clusulas que estipulem a renncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negcio. (princpio da funo social e da boa-f objetiva) Ex. se houverem clausulas impressa e outras acrescidas ao formulrio devero prevalecer estas.
4

A interveno do juiz dever ser moderada. Boa-f e no dever atuar com abuso de direito em face da limitao da liberdade de contratar. Obs. relaes de consumo. Art. 47 CDC. Interpretao favorvel no apenas nos contratos de adeso. Caso concreto (2) Abelardo obrigou-se, como fiador, em contrato de locao de imvel para fins residenciais. Ficou estabelecido, em clusula expressa, que responderia pelos futuros reajustamentos. Aps o termo final pactuado no contrato, locador e locatrio, prorrogamno, fixando aumento do aluguel. Tempos depois, o valor novamente ajustado, em ao revisional, na qual as partes chegaram a novo acordo, tambm sem a participao do fiador. Estando o locatrio em mora, o locador ajuza ao de cobrana em face do fiador. Pergunta-se: 1) A clusula por meio da qual o fiador se obrigou pelos futuros reajustes no valor da locao deixa espao para interpretao dbia. Ter ele se obrigado pelo valor de qualquer reajuste, seja este feito entre as partes contratantes ou to-somente pelos reajustes previstos em lei? Justifique qual seria a melhor interpretao e qual o fundamento legal. 2)Est o fiador obrigado a pagar pelos reajustes mencionados na questo? Justifique. Sugesto de gabarito 1)Todo contrato, assim como todo e qualquer negcio jurdico, deve ser interpretado antes de ser executado. De fato, a clusula, da forma redigida, deixa espao para conflitos futuros, devendo ser interpretada levando-se em conta as regras de hermenutica contratual. Considerando a natureza jurdica do contrato de fiana, que a de negcio jurdico gratuito, liberal, deve ser aplicada a regra do art. 114 do C.C., pela qual os negcios jurdicos benficos interpretam-se estritamente, o que nos leva concluso de que Abelardo teria se obrigado apenas pelos reajustes previstos em lei. 2)De acordo com o raciocnio desenvolvido na pergunta anterior, Abelardo s precisaria responder pelos reajustes previstos em lei ou no contrato, no se obrigando aos reajustes feitos pelas partes se no houver prova de que os conhecia e/ou com eles anuiu. Enunciado N. 134 TJ/RJ - Nos contratos de locao responde o fiador pelas obrigaes futuras aps a prorrogao do contrato por prazo indeterminado se assim o anuiu expressamente e no se exonerou na forma da lei.

Das könnte Ihnen auch gefallen