Sie sind auf Seite 1von 3

Lies da Vida de um Homem Fiel

A Integridade de J

(mp3) (pdf) [As citaes bblicas neste artigo que no incluem o nome do livro so de J.] Satans ficou diante de Deus e acusou J de ser interesseiro. Ele alegou que este homem fiel servia a Deus somente porque recebia bnos e proteo do Senhor. Mas Deus conheceu o corao deste homem da terra de Uz, e sabia que era, de fato, um homem sem par, ntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal (J 1:8). Sculos depois, Deus citou o nome de J como um de trs exemplos de homens que se mostraram retos em circunstncias difceis (Ezequiel 14:12-20). Passaram ainda outros 2.600 anos da profecia de Ezequiel at hoje, e J continua como um excelente exemplo de um homem ntegro.

Um Resumo da Histria de J
A histria de J se resume em duas discusses entre Deus e Satans, a aflio de J pelo Adversrio, uma srie de debates nos quais J e alguns amigos procuram entender o seu sofrimento, e as respostas do prprio Senhor no final do livro. J viveu na poca dos patriarcas, provavelmente entre No e Abrao, em termos de cronologia. No sabemos nada sobre a sua linhagem, mas as Escrituras relatam que foi um homem muito fiel a Deus. J era casado, com dez filhos, e era o homem mais rico da regio onde morava. Mas Satans, o acusador dos servos de Deus, alegou que a f de J era superficial e interesseira. Para provar que o diabo estava errado, Deus permitiu que o Adversrio atormentasse J. Ele tirou a riqueza, os filhos e a sade deste homem ntegro, mas J no se virou contra Deus. Amigos de J tentaram confortar o sofredor, mas acabaram aumentando a sua aflio. No seu entendimento limitado da justia e da sabedoria do Soberano Deus, eles acusaram J, falsamente, de ser um terrvel pecador que recebia castigo divino merecido. J, sendo fiel, no podia mentir e admitir pecados que no havia cometido. Ele discutiu com os amigos e negou as suas acusaes pesadas. Mas ele, tambm, no compreendia os motivos do seu sofrimento (estes homens no sabiam das conversas entre Deus e Satans). Ele queria perguntar para Deus e se defender diante do Criador, mas no tinha acesso ao Senhor. Depois de vrios debates com seus amigos, J ouviu as palavras de Deus no final do livro. Deus ainda no explicou tudo para ele, mas relembrou J e seus amigos que ele o Soberano e Onisciente Deus, Criador e Sustentador do Universo.

Perspectivas Diferentes sobre J


O problema especfico abordado no livro de J o sofrimento deste homem. As conversas relatadas ao longo do livro apresentam basicamente quatro perspectivas diferentes sobre J e sua circunstncia. A Perspectiva de J: Este homem no se achou perfeito, mas ele se considerou justo. Ele no reconhecia nenhum pecado que traria sobre ele a ira de Deus. At sentiu a confiana para falar para Deus: Quantas culpas e pecados tenho eu? Notifica-me a minha transgresso e o meu pecado (13:23). difcil algum se apresentar com tanta confiana diante do Santo Deus. Hoje, ns podemos ter confiana diante do trono de Deus somente por causa da interveno de Jesus, o nosso Sumo Sacerdote e sacrifcio perfeito e eficaz (Hebreus 4:14-16; 10:19-22).

A Perspectiva dos Amigos de J: Os amigos de J, como muitos falsos mestres hoje, acreditavam que a circunstncia na vida sempre refletia a sua posio diante de Deus pessoas ms sofrem, e pessoas que servem a Deus param de sofrer. Elifaz, um dos amigos, afirmou: Todos os dias o perverso atormentado (15:20). Devido a esta atitude, eles concluram que J estava sofrendo por causa de pecados na sua vida. Acusaram J de crimes terrveis (22:5-11) e o criticaram por no confessar pecados (que ele no tinha cometido!). Bildade falou que, se J se arrependesse, Deus sem demora restauraria a sua prosperidade (8:5-6). A Perspectiva de Satans: O diabo no conseguia imaginar um homem fiel somente porque Deus merece honra e adorao. Ele atribuiu aos homens, inclusive a J, motivos egostas. O homem s serve a Deus para receber alguma coisa em troca. Assim, ele pensou, se tirar as bnos da vida da pessoa (J, neste caso), ela rejeitaria o prprio Senhor. A mulher de J caiu no mesmo pensamento errado (2:9), mas J repreendeu a tolice dela e manteve sua integridade (2:10). triste observar quantos pastores hoje pensam como Satans. Ao invs de engrandecer o nome de Deus porque ele Deus, pregam doutrinas carnais e incentivam as pessoas a servir a Deus por motivos interesseiros. Distorcem textos bblicos para defender suas mentiras de prosperidade e sade nesta vida, e at se exaltam diante de Deus, exigindo que ele faa o que o homem quer! Se voc serve a Deus s porque recebe ou espera receber bnos dele, o triste fato que voc no serve a Deus. Deus merece adorao porque ele o Criador, Redentor e Senhor de todos ns. Devemos adorar a Deus porque ele Deus! A Perspectiva de Deus: Uma das coisas mais impressionantes do livro de J a avaliao divina deste homem. Foi Deus que disse: Observaste o meu servo J? Porque ningum h na terra semelhante a ele, homem ntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal (1:8). Deus sabia que a f de J no se baseava nas coisas que ele tinha. J, como homem, sabia muito bem quem Deus. Mesmo depois de J sofrer tanto e mostrar a sua confuso sobre o papel de Deus, ele continuou respeitando o Senhor. Ele pediu perdo por ter questionado o Soberano (42:1-6). Deus aceitou o humilde servio de J, e mandou que os amigos dele pedissem a intercesso deste homem justo para procurarem perdo por suas palavras erradas (42:7-9).

O que aprendemos?
H muitas perspectivas divergentes, at sobre cada um de ns. A nossa prpria perspectiva importante, mas no uma avaliao garantida. O homem pode ter uma conscincia limpa, mas ainda estar errado diante de Deus. Paulo se achava certo ao perseguir cristos (cf. Atos 22:3-5; 23:1). Algumas pessoas que se acham fiis tero uma surpresa eternamente desagradvel no Dia final (Mateus 7:21-23). Mas, devemos buscar a integridade para manter a conscincia limpa. J sabia de sua prpria conduta, e viveu conforme os princpios de Deus (31:1-40). Ele falou que vigiava para manter a pureza sexual, at nos pensamentos (31:1,9-12; cf. Mateus 5:27-29). Ele foi honesto em todos os aspectos da sua vida (31:5-8). Tratava bem as pessoas, inclusive servos e pobres (31:13-23). No confiava nas coisas materiais (31:24-28). No odiava e no se vingava (31:29-30). No escondia seus erros (31:33-34). Ns precisamos fazer como J, e comparar as nossas vidas aos princpios revelados por Deus para ter confiana da nossa comunho com o Senhor: Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos (1 Joo 2:3). A avaliao de outros pode nos ajudar, especialmente quando pessoas fiis ao Senhor corrigem os nossos pecados. Mas outras pessoas podem errar, condenando os justos e aprovando os pecadores. No a opinio popular que nos julgar, e muito menos a avaliao do Adversrio! No final das contas, a nica avaliao que realmente importa a de Deus. O que ele acha da minha vida, e da sua? Ele o Juiz perfeitamente certo em todas as suas decises. Todos ns seremos julgados pela palavra de Jesus (Joo 12:48). Deus dar a recompensa da vida eterna aos fiis, porque ele o reto juiz. Paulo disse: J agora a coroa da justia me est

guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dar naquele Dia; e no somente a mim, mas tambm a todos quantos amam a sua vinda (2 Timteo 4:8). Mas o mesmo Juiz tomar vingana contra os que no conhecem a Deus e contra os que no obedecem ao evangelho do nosso Senhor Jesus. Estes sofrero penalidade de eterna destruio, banidos da face do Senhor e da glria do seu poder (2 Tessalonicenses 1:8-9). Davi, no seu arrependimento, disse: Bem-aventurado aquele cuja iniquidade perdoada, cujo pecado coberto (Salmo 32:1). A avaliao de Deus da nossa vida pode mudar. Ele pode esquecer dos nossos pecados e nos aceitar como pessoas justas justificadas pelo sangue de Jesus. Mas Deus, sendo rico em misericrdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando ns mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, pela graa sois salvos (Efsios 2:4-5; cf. 1 Corntios 6:9-11). Graas a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor (Romanos 7:25). Graas a Deus mesmo! por Dennis Allan D176a

Das könnte Ihnen auch gefallen