Sie sind auf Seite 1von 9

Tema: RPG Delimitao do Tema: A Atuao do fisioterapeuta com a utilzao do RPG nos pacientes.

Problema: De que maneira o fisioterapeuta utiliza tcnicas com o RPG para reabilitao de pacientes? Hipteses:

1. Se treinar o olhar, logo percebe: o desvio de postura atrapalha a rotina de dez entre dez pessoas. Mas no motivo para dar de ombros e no ligar para a sua coluna, ao contrrio. Uma sesso de RPG (reestruturao postural global) pode revelar vcios de postura que, se ainda no provocam nenhum problema, podem incomodar bastante mais tarde. 2. Apesar de agir nos casos em que h dor, o RPG especialmente indicado na correo postural que ainda no chega a atrapalhar a rotina. O trabalho que o fisioterapeuta, fazer com que crebro repense os ajustes a que ele est condicionado. Pode comear com duas sesses por semana at que uma s por ms torna-se suficiente. 3. Assim como a fisioterapia tradicional, o RPG no trabalha apenas com dores nas costas. O RPG ajuda o corpo a se livrar da tenso acumulada por problemas emocionais, ajusta o desequilbrio muscular que incomoda os pacientes com labirintite, melhorando a sensao de vertigem e de tontura e at age no alvio de casos de cefaleia , afirma a fisioterapeuta especializada na tcnica. Corrigindo a postura e aliviando a tenso acumulada nos ombros, por exemplo, as dores de cabea tendem a diminuir. 4. A fisioterapia tradicional tambm apresenta uma srie de aplicaes que vo alm dos cuidados aps alguma leso ou o combate dos sintomas de leses por esforo repetitivo. 5. O estmulo dos msculos do perneo tambm ajuda pacientes que sofrem coma incontinncia urinria. O problema, que causa vergonha, praticamente desaparece com sesses. 6. A fisioterapia tradicional tambm aliada da boa postura. Mas, ela no a mais indicada quando o problema no chega a causar incmodo. O alongamento e fortalecimento dos msculos, conforme trabalhamos, mais indicado quando h dor ou leso instalada , afirma. As sesses preventivas, realizadas no ambiente de trabalho, tambm so uma alternativa em que o mtodo convencional traz respostas positivas, prevenindo dores nas

costas e inflamaes como a tendinite. A postura desalinhada, segundo ele, tem no RPG um mtodo de correo mais eficiente.

Objetivo Geral: Reabilitar e melhorar a qualidade de vida do paciente com modernos mtodos de fisioterapia que trata as desarmonias do corpo.

Objetivo Especifico: Indicado no somente para quem sente dores, mas para quem busca o equilbrio, levando em considerao as necessidades individuais de cada paciente, j que cada organismo reage de maneira diferente s agresses que sofre. atuar na preveno, cura ou reabilitao da capacidade fsica das pessoas, em qualquer idade. Outra preocupao sempre presente no dia-a-dia desse profissional a busca pela qualidade de vida e auto-estima dos pacientes. uma tcnica revolucionria que considera os sistemas muscular, sensitivo e esqueltico como um todo e procura tratar, de forma individualizada, os msculos que se diferenciam na estrutura.Criada na Frana, em 1980, pelo fisioterapeuta francs Philippe E. Souchard, a RPG uma tcnica realizada, exclusivamente, por fisioterapeutas. A Tcnica aplicada em dores nas costas, nas articulaes, noites mal dormidas, tenses musculares, etc. A terapia RPG trata esses e muitos outros problemas com bons resultados de reeducao postural. Exemplo: quando sofremos uma contuso, a primeira reao fazer com que o corpo tente proteger a leso para no sentirmos dor. Por isso criamos automaticamente um mecanismo de "compensao" para evitar o problema inicial. o que acontece quando torcemos o tornozelo. Para no termos dores, enrijecemos a musculatura e transferimos para a outra perna o apoio corporal e mancamos. Com isso, criamos uma srie de compensaes em todo o corpo.

O Tratamento para se obter um resultado positivo com RPG so necessrias sesses semanais de uma hora, podendo haver excees nos casos de maior gravidade.

Justificativa:

A pesquisa deste trabalho surge a partir da necessidade de se investigar sobre a prtica clnica da fisioterapia pertencente ao RPG. Assim, o incio da dissertao ser dentro deste tema RPG : a importncia da atuao do fisioterapeuta, abrangendo a importncia desta rea reportando casos de sucesso abrindo nesse caso novos trabalhos dentro desse tema e incentivando cada vez mais os clnicos a sua utilizao.

Introduo

Apesar de ter chegado ao Brasil no final da dcada de 90, a Reeducao Postural Global, mais conhecida por suas iniciais RPG, ainda sofre com o desconhecimento por parte de alguns mdicos, como tambm da populao. Porm, so os resultados no tratamento de diversas doenas, que esse mtodo vem se afirmando nos ltimos anos. O RPG uma tcnica criada na Frana que utiliza a harmonia entre ossos e msculos para corrigir problemas de postura, um mtodo da Fisioterapia que visa a sade integrada a partir do ajuste entre as estruturas do corpo. Apesar de ser comumente relacionada ao tratamento de disfunes do aparelho locomotor, a RPG em sua originalidade contribui para reeducao do ser integrado, agindo portanto sobre todos os sistemas do organismo humano, seja direta ou indiretamente. O RPG um mtodo fisioteraputico de correo postural que trabalha globalmente o paciente, utilizando posturas de alongamento, com a finalidade de ir do sintoma causa das leses, levando ao relaxamento das cadeias musculares encurtadas, ao desbloqueio respiratrio e ao reequilbrio do tnus postural. A Reeducao Postural Global (RPG) surgiu dos estudos realizados pelo pesquisador francs Philippe Emmanuel Souchard com a publicao da obra "O Campo Fechado" (1981). A RPG hoje conta com uma grande equipe de profissionais fisioterapeutas que, junto ao professor Souchard, respondem pelos cursos de formao bsica e avanada do mtodo em quatorze pases: Frana, Sua, Portugal, Itlia, Espanha, Blgica, Luxemburgo, Canad, Argentina, Venezuela, Uruguai, Chile, Peru e Brasil, bem como pelas pesquisas e atualizaes em relao ao tema. Na reeducao postural global a flexibilidade que permite obter amplitudes articulares normais. As posturas de correo empregadas no RPG decorrem dos diferentes problemas encontrados.

Desenvolvimento

O corpo funciona em cadeias musculares. Uma leso em determinado lugar gera compensaes em outros. Ou seja, quando alguma parte do corpo di ou est muito tensa, todo o conjunto reage para compensar e a musculatura acaba se contraindo, curvando ou entortando. Os msculos formam uma cadeia e funcionam de forma interligada. Quando so mantidos estticos, encolhidos, vo se adaptando, encurtando. O resultado a dor. A soluo colocar tudo no lugar de novo. A RPG um mtodo que previne e trata leses osteomusculares e alteraes posturais por meio de posturas teraputicas que alongam, equilibram, e reeducam as cadeias musculares de forma global ao corpo do paciente. O profissional fisioterapeuta especialista em RPG realiza um trabalho de alongamento, relaxamento muscular e respirao com o intuito de chegar causa do problema para elimin-lo e aliviar definitivamente a dor. A tcnica apresenta ainda a vantagem de que a cada sesso os msculos se ampliam e no retornam a posio incorreta quando o tratamento chega ao fim. A postura corporal de fundamental importncia. pois uma boa postura significa que o corpo encontra-se em seu perfeito eixo de equilbrio. Quando isto no acontece os efeitos podem ser desastrosos tanto para a sade como para a beleza. A m postura associada ao da gravidade provoca srios problemas como escoliose, cifose, lordose e a temvel hrnia de disco, problemas estes que podem ser curados pela RPG na grande maioria dos casos. A RPG uma tcnica que tem por objetivo melhorar o aparelho musculoesqueltico globalmente. Para tanto, o paciente adota posturas, promovendo o alongamento de cadeias musculares. O alongamento adquirido diretamente proporcional ao tempo de trao, significa que estiramentos prolongados sero mais eficazes para uma ao muscular mais satisfatria. Os alongamentos praticados permitem alongar cadeias musculares encurtadas que no so enumerveis, porque dentro de uma postura possvel corrigir vrias cadeias. Todas as posturas insistem sobre a flexibilizao dos msculos inspiratrios, favorecendo o movimento fisiolgico do trax durante a respirao.

A RPG tem efeitos comprovados no tratamento das mais variadas enfermidades causadora de dor. A RPG se aplica aos casos ortopdicos, ps-traumticos, respiratrios, reumatolgicos, neurolgicos espsticos, e em todos os casos onde esteja indicada fisioterapia. Na lista de doenas que podem ser tratadas esto: lombalgia, cervicalgia, artrite, enxaqueca, lordose, cifose, reumatismos, torcicolo, labirintite, bursite, tendinite, ps planos e cavos, joelhos valgos (para fora) ou varos (para dentro), joanetes, escoliose (desvio da coluna vertebral), dores cervical e dorsal, hrnia de disco, labirintite, asma, bronquite, estresse, distrbios circulatrios e digestivos, estrabismo, entre outras.

RPG uma atividade indicada a pessoas de qualquer faixa etria. Ela trabalha duas vertentes: a reeducao postural e as leses articulares. O tratamento individualizado e visa enrijecer e alongar a musculatura, buscando reeducar a postura e aliviar dores. As posturas so feitas juntamente com exerccios respiratrios orientados pelo fisioterapeuta. Rodas, elevadores, controle remoto, direo hidrulica. Televiso, computador, telefone. A modernidade trouxe inmeras e inegveis facilidades, mas, ao mesmo tempo, dividiu a humanidade em duas categorias. As que tm dores nas costas e aquelas que um dia ainda vo ter. Segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS), esse mal j atinge 85% da populao. O problema, em grande parte dos casos, provocado pela inrcia, aliada m postura. De Homo erectus nos transformamos em Homo sentadus, So horas e horas na mesma posio trabalhando ou nos divertindo e quase sempre na posio errada. A soluo colocar tudo no lugar de novo. o que faz a RPG, tcnica da fisioterapia que a metade dos cerca de 11 mil especialistas na tcnica existentes em todo o mundo esto no Brasil. Apesar de ter cado no gosto do brasileiro, a tcnica ainda no conseguiu o espao que merecia como coadjuvante importante nos tratamentos ortopdicos, neurolgicos, odontolgicos e tanto outros. Talvez porque ainda seja uma tcnica relativamente nova, ainda pouco conhecida pelos mdicos e outros profissionais da rea da sade.

Concluso

Por se tratar de correes de posturas causadas por hbitos adquiridos ao longo de meses ou anos, importante o seguimento adequado do tratamento e usualmente observa-se a necessidade de 10 sesses de RPG para se visualizar a melhora na postura. Entretanto, esta quantidade varia de acordo com a evoluo de cada paciente nas sesses . Traz benefcios como: aliviar tenses e dores musculares crnicas, aumento da amplitude de movimento na articulao, proporciona maior estabilidade, mobilidade e equilbrio, melhora a circulao e a respirao, aumenta conscincia corporal, proporciona maior vitalidade, favorece o equilbrio emocional e combate aos sintomas de stress indicado para a maioria das patologias do sistema msculo-esqueltico agudas ou crnicas, com sintomas de dor ou no.Para problemas de coluna, hrnia de disco, lombalgia, artrose, citica, leses articulares (ombro, mo, joelho e p), Tendinites, Bursites.E sem a presena de dores, como desvio da coluna: escoliose, hiperlordose, hipercifose, desvios do joelho, ps e outros. importante lembrar que apenas um profissional capacitado poder aplicar as posturas de RPG. Consulte um profissional se tiver alguma dvida em relao ao tratamento e sua condio de sade.

Anexo

Anexo

Das könnte Ihnen auch gefallen