Sie sind auf Seite 1von 11

UNIVERSIDADE CEUMA CURSO DE DIREITO

FRANCISCA ISABELA RAYLSON SYDNEI

PENHOR

So Lus 2012

Caractersticas do Penhor Segundo Maria Helena Diniz em seu sua doutrina, compreende-se que penhor o direito real que consiste na transferncia de uma coisa mvel ou mobilizvel, suscetvel de alienao, realizada pelo devedor ou por terceiro ao credor, a fim de garantir o pagamento do dbito. Como sujeitos dessa relao esto o devedor pignoratcio, que pode ser tanto o sujeito passivo da obrigao principal como um terceiro que oferea o nus real; e o credor pignoratcio, que aquele que empresta o dinheiro e recebe o bem empenhado, recebendo pela transferncia a posse deste. Constitui-se o penhor de duas formas: pela livre vontade das partes, chamado de Penhor Convencional; e pela imposio e/ou determinao da lei, este conhecido como o Penhor Legal. Vale distinguir o penhor da penhora, para que no se confundam as mesmas. Penhor o direito real de garantia, se dar quando os bens so empenhados. J a penhora, por outro lado, vem a ser um ato processual do processo de execuo, neste os bens so penhorados. Podemos ento classificar o penhor como sendo um direito real de garantia, acessrio, dependente de tradio, recai sobre coisa mvel, exige alienabilidade do objeto, o bem empenhado deve ser da propriedade do devedor, no admite pacto comissrio, direito real uno e indivisvel, e temporrio. Direito do credor pignoratcio O direito fundamental do credor pignoratcio, o direito de excutir a coisa emprenhada (1422,CC), com o dinheiro da venda do bem, o credor pignoratcio que tem a garantia real, tem a preferncia sobre os demais credores no pagamento, salvo em algumas excees legais, como crditos tributrios e trabalhista, estes tem prioridade. Mas no existindo essas preferncias o credor pignoratcio que tem o direito real de garantia tem preferncia para receber o pagamento. Os direitos do credor pignoratcio esto enumerados nos arts. 1433 e 1434, CC. a posse direta do credor (art. 1433, I,CC) suis generis, meramente ad interdictae, eis que ele funcionar como mero depositrio, no lhe sendo autorizado o gozo da coisa na medida em que o desdobramento s se efetiva para fins de garantia. (Rosenvald,2012).

O credor pignoratcio tem o direito de guarda a coisa, at o momento do pagamento das despesas devidamente justificadas(art. 1433,II,CC). Dentro do rol dos direitos do credor, pode ele promover a venda antecipada da coisa empenhada, mediante prvia autorizao judicial, sempre que houver fundado receio de que ela se perca ou se deteriore, devendo o preo ser depositado. O dono da coisa emprenhada pode impedir a venda antecipada, substituindo-a, ou oferecendo outra garantia real idnea (art. 1433,VI). Para tal, dever o dono da coisa ter cincia da inteno de alienao, sempre que houver tempo hbil, pois poder impugnar a pretenso. (VENOSA,2011) A obrigao do credor pignoratcio importante analisar os direitos e obrigaes que rege o instituto do penhor, pois os contratantes so livres para pactuarem entre si, mas no tero permisso para descumprir sobre a efetiva transmisso da posse do bem ao credor, por tratar-se da principal caracterstica que dar origem ao instituto, porm, ainda que tenha clausula expressa em contrato acordando o contrrio, ser desconsiderada por fora normativa. Na ausncia de registro do penhor no Cartrio de Titulo e Documentos, o contrato ser tido como negocio jurdico vlido, e garantir direitos e deveres tanto para o credor como para o devedor, a nica diferena muito bem lembrada por FARIAS e a impossibilidade do credor ter o direito de sequela e a preferencia da compra do bem excutido, por lhe faltar a publicidade e oponibilidade que o registro gera, mas no ficar impedimento ao credor para exercer o direito de excutir a coisa. O credor fica com a custdia da coisa sob sua guarda, mas possui a obrigao de restituir a coisa, seus frutos e acesses. A ele imposta a obrigao de cuidar e diligenciar a coisa em sua posse, como si sua fosse, para que seja devolvida ao seu legitimo proprietrio em perfeito estado de conservao. No podendo pedir ressarcimento ao dono por danos causados coisa empenhada, ocasionadas pelo descuido, ou seja, so imputados os eventuais gastos usados para corrigir e conservar a coisa que deteriorou por sua culpa (art. 1.435, I). O devedor tem direito de ser indenizado, quando o depositrio perder ou destruir a coisa, por culpa sua, mas se a coisa sofrer danos em decorrncia de fortuito externo, caso em que o credor no tem culpa, res perit domino, sofrer assim o devedor todo o prejuzo, haja visto, ele ser o verdadeiro dono da coisa. Podendo

ocorrer o instituto da compensao, pois poder ser abatida da divida a indenizao dos danos sobre a coisa. Como o credor dever restituir a coisa em perfeito estado, ele que ter que defender a coisa de quem tentar perturbar a posse, sendo inclusive legitimo para manejar interditos possessrios (art. 1.435, II). Devendo este comunicar de imediato ao proprietrio, no sendo obrigado formalidade na comunicao, na qualidade de possuidor direto poder exerce a autotutela, como forma de legitima defesa da posse e tambm o desforo imediato, mediante ato de turbao ou esbulhador (1.210, 1 CC/02 O credor no poder ficar com os frutos da coisa, mas as partes podero acordarem expressamente, para o credor ficar com os frutos para abater as despesas indispensvel (necessria) conservao do bem, sobretudo no havendo autorizao do devedor, o credor poder apenas ret-los, mas no se apropriar. (art. 1.435, III), Quando o credor no visar o descrito no (art. 1.435, IV), classifica-se a posse justa do credor para injusta, por vcios de precariedade pela recusa da devoluo. Foi vetada pelo art. 1.428 CC/02 a clausula comissria, pois o credor no poder ficar com a coisa, assim que a divida for adimplida, dever restitui-la, seguidas de seus frutos e acesses(art. 1435, IV). Alm do devedor o credor dever agir sempre com a boa-f objetiva, pois precisa haver uma correlao de proteo e cooperao, para evitar futuras leses aos interesses do devedor, por isso, o credor tem a obrigao de manter sempre informado o devedor sobre todos os atos que praticar com a garantia. Baseado no princpio da boa-f objetiva, o simples cumprimento da prestao implica automaticamente a obrigao de restituir a coisa. A devoluo dever ocorrer preferencialmente no local em que foi entre ao credor. O devedor poder reter a ltima parcela do pagamento, caso o credor se recuse restituir o bem, ou em situao contrria, o credor poder consignar o bem quando o devedor se recusar recebe-lo, baseado no principio exceptio non sdimpleti contractus, de acordo com o renomado Doutrinador Venosa. Quando o credor lanar mo do seu direito contido no inciso VI do art. 1.433 ou ambos acordarem sobre a venda da coisa, e o bem no atingir na venda o valor da divida, no ficar o devedor desobrigado da divida restante, fincado apena o credor na condio de quirografrio, pois no mais ter a garantia do bem.

Entretanto se o bem for vendido por valor superior ao da divida, dever o credor devolver ao devedor toda a parte que sobejar a divida, de acordo com o inciso V do art. 1.435. Penhor de Direito e Ttulos de Crdito O antigo cdigo trazia a hiptese de penhor sobre ttulos nominativos de dvida pblica, porm o Novo Cdigo Civil suprimiu tal hiptese, restando, segundo este, a seguinte hiptese de penhor: podem ser objeto de penhor direitos suscetveis de cesso, sobre coisas mveis. O art. 282, CC. dispe que "o credor pode ceder seu crdito, se a isso no se opuser a natureza da obrigao, a lei ou a conveno com o devedor". Assim, conclumos que somente podero ser objeto de penhor bens disponveis, existe tambm outra restrio quanto penhorabilidade, que a no possibilidade de coisas imveis serem objeto de penhor, porm a doutrina majoritria entende que o penhor poder recair sobre bens mobilizveis. De acordo com Caio Mrio o penhor ou cauo de direitos e ttulos de crdito compreende: os ttulos nominativos de dvida pblica, ainda que no entregues ao credor, desde que registrados; os ttulos de crdito pessoal, qualquer que seja a sua natureza; as aes de sociedades annimas; os crditos garantidos por hipoteca ou penhor, na forma da legislao especial; o warrant emitido por companhia de Armazns Gerais, os conhecimentos de embarque de mercadorias transportadas por terra, mar ou ar; quaisquer documentos representativos de um direito de crdito, desde que passveis de cesso. Segundo o art. 1.452, CC. constitui-se o penhor de direito mediante instrumento pblico ou particular, registrado no Registro de Ttulos e Documentos. Tal artigo permite a conveno pelas partes em relao forma do contrato acessrio que poder ser feito atravs de registro pblico, ou instrumento particular, devidamente revestido das solenidades do pargrafo nico do art. 654, CC. E dever ser registrado no Cartrio de Registro de Ttulo e Documentos, j que trata de direito sobre bens mveis. O pargrafo nico do referido artigo exige que o titular do bem comprove sua existncia, com os documentos referentes a estes, salvo se tiver interesse legtimo em conserv-los.

importante ressaltar que havendo ausncia de notificao do devedor no ter eficcia o penhor de crdito, e que caso haja a notificao dever este declarar-se ciente da existncia do penhor em instrumento pblico ou particular, conforme previsto no art. 1.453, CC. O art. 1.454 dispe que o credor pignoratcio deve praticar os atos necessrios conservao e defesa do direito empenhado e cobrar os juros e mais prestaes acessrias compreendidas na garantia. O direito ao recebimento do crdito transferido ao credor a partir do momento em que o devedor declara cincia da existncia do penhor, as prerrogativas daquele esto contidas no art. 1.455, CC. dever o credor pignoratcio cobrar o crdito empenhado, assim que se torne exigvel. Se este consistir numa prestao pecuniria, depositar a importncia recebida, de acordo com o devedor pignoratcio, ou onde o juiz determinar; se consistir na entrega da coisa, nesta se sub-rogar o penhor.. Poder ainda o credor reter, da quantia recebida, o que lhe for devido, restituindo o restante ao devedor, ou a excutir a coisa a ele entregue, no caso do vencimento do crdito pignoratcio, segundo o pargrafo nico do referido artigo. Quando o mesmo crdito for objeto de vrios penhores, o devedor dever pagar somente ao credor pignoratcio que tiver preferncia sobre os demais, devendo este, responder por perdas e danos aos demais credores quando notificado por qualquer um destes, no promover oportunamente a cobrana (art. 1.456, CC). A extino do penhor acontecer quando o titular do crdito empenhado receber o pagamento que s poder ser feito com a anuncia, por escrito, do credor pignoratcio (art. 1.457, CC). Art. 1.458, CC. O penhor, que recai sobre ttulo de crdito, constitui-se mediante instrumento pblico ou particular ou endosso pignoratcio, com a tradio do ttulo ao credor, regendo-se pelas Disposies Gerais deste Ttulo e, no que couber, pela presente Seo.. O credor de ttulos de crditos tem o direito de conservar a posse do ttulo e, usando dos meios possveis, recupera-la de quem quer que o detenha; recuperar a posse do ttulo de qualquer detentor, at mesmo do prprio dono, sendo possvel empregar meios processuais como aes recursos e excees, com o intuito de interromper a prescrio, acionar o devedor do ttulo, praticando toda a srie de atos destinados a proteger e defender a integridade da relao de crdito contida no

ttulo; Fazer com que o devedor dos ttulos caucionados seja intimado, que este no pague ao seu credor, enquanto durar a cauo, com a finalidade de poder exercer seu direito de receber diretamente tal importncia, tendo a possibilidade de exigir o pagamento da dvida. Com isso, recebendo essa intimao, o devedor do ttulo caucionado, ou for notificado da cauo, no poder receber quitao de seu credor; receber a importncia dos ttulos caucionados, e restitudos ao devedor, quando este solver a obrigao por eles garantida; o credor que num ttulo de crdito quitar o devedor, aps t-lo caucionado, estar, obrigado a saldar imediatamente a dvida a qual garantia prestou a cauo; e ciente de estar caucionado o seu ttulo de dbito, o devedor, aceita quitao do credor caucionante, responde solidariamente, com este, por perdas e danos ao caucionado; e por ltimo, aceitando, o credor, em cauo ttulos ainda no integralizados, poder, sobrevindo qualquer das chamadas ulteriores, executar logo o devedor que no realize a entrada, ou efetua-la sob protesto (art. 798 do CC). Se efetuar sob protesto a entrada, ao dbito se adicionar o valor desta, ressalvado ao credor o seu direito de executar in continenti o devedor. Dispe o art. 1.460, CC. O devedor do ttulo empenhado que receber a intimao prevista no inciso III do artigo antecedente, ou se der por ciente do penhor, no poder pagar ao seu credor. Se o fizer, responder solidariamente por este, por perdas e danos, perante o credor pignoratcio. E em seu pargrafo nico: Se o credor der quitao ao devedor do ttulo empenhado, dever saldar imediatamente a dvida, em cuja garantia se constituiu o penhor.. Penhor de veculos: O cdigo civil de 2002, disciplinou parte o penhor de veculos, dispondo no art. 1461, que o penhor pode recair sobre veculos em qualquer espcie de transporte ou conduo. Podem ser objeto de penhor os veculos empregador em qualquer espcie de transporte ou conduo. (DONIZETTI,2012) Assim como as demais modalidades de penhor especial, o penhor de veculo constitui-se o penhor, a que se refere o artigo antecedente, mediante instrumento pblico ou particular, registrado no cartrio de ttulo e documentos do devedor e anotado no certificado de propriedade.(DONIZETTI,2012) Havendo promessa de pagamento em dinheiro e possvel a emisso de um ttulo de crdito na forma da cdula de penhor, em favor do credor, na forma e para fins que a lei especial determinar. Prometendo pagar em dinheiro a divida

garantida com o penhor, poder o devedor emitir cdula de crdito, na forma e para os fins que a lei especial determinar (DONIZETTI,2012)(art. 1462, pargrafo nico). Segundo o art. 1463, o penhor de veculos depende de que este se encontre segurado contra furto, avaria, perecimento e danos causados por terceiros. No se far o penhor de veculos sem que esteja previamente segurado contra furto, avaria e perecimento de danos causados a terceiros .(DONIZETTI,2012) O prazo mximo de durao do penhor de veculos de dois anos, prorrogvel por igual tempo, devendo a prorrogao ser averbada margem do respectivo ttulo (art. 1466, CC). O penhor de veculos s se pode convencionar pelo prazo mximo de dois anos, prorrogvel at o limite de igual tempo, averbada a prorrogao margem do registro respectivo.(DONIZETTI,2012) Caso o devedor aliene ou mude o veculo empenhado sem a prvia comunicao ao credor veja-se que a lei no menciona autorizao, suportar o vencimento antecipado da dvida (art. 1465). Alienao ou a mudana, do veculo empenhado sem prvia comunicao ao credor importa no vencimento antecipado do crdito pignoratcio. Por fim, salienta-se que tambm o credor penhor de veculos tem o direito de inspecionar o veculo empenhado, onde quer que ele esteja, pessoalmente ou enviado pessoa credenciada (art1464), devendo ajustar com o devedor obviamente, o tempo e o modo de fazer(DONIZETTI,2012) Penhor Legal H algumas hipteses em que a prpria lei quem institui garantia na forma do penhor. Nesses casos fala-se em penhor legal. O art. 1467 do cdigo civil estabelece o penhor legal em favor: dos hospedeiros ou fornecedores de pousada, alimento, sobre as bagagens, mveis, jias ou dinheiro que os seus consumidores ou fregueses tiverem consigo nas respectivas casas ou o dono do prdio rstico ou urbano, sobre os bens mveis que o rendeiro ou inquilino tiver guarnecendo o mesmo prdio, pelos aluguis ou rendas. Admite-se, em qualquer hiptese, que o credor tome um ou mais objetos, at chegar o valor da dvida (art.1469,CC). No caso do hospedeiro e fornecedores de pousada e alimentos, a lei exige, para que se constitua o penhor legal, que haja uma tabela com o valor dos servios prestados, impressa e exposta prvia e ostensivamente no local e que o credor extraia para o devedor uma conta das dvidas garantidas pelo penhor (art.

1468). Segundo o art. 1470, o credor pode efetivar o penhor antes mesmo de recorrer autoridade judiciria, desde que haja perigo da demora, caso em que dar ao devedor comprovante dos bens de que se apossar. Ato contnuo, o credor dever requerer a homologao judicial do penhor (art. 1471,CC). Na hiptese do locatrio possvel que impea a constituio do penhor legal, contanto que oferea cauo idnea. Penhor Rural: O penhor rural subdivide-se em pecurio e agrcola. Antes da vigncia do Cdigo Civil, a lei 492/1937 disciplinava a matria do penhor rural, hoje com o atual Cdigo Civil a legislao anterior prevalece quando no houver conflito, havendo conflito, prevalece o Cdigo Civil. De acordo com o artigo 1.442, CC o penhor agrcola incide sobre culturas e plantaes e o penhor pecurio sobre animais domsticos (1.444, CC). Outra regra geral que o credor de acordo com o art. 1.441, CC tem o direito de verificar o estado das coisas empenhadas. A posse direta da coisa empenhada fica com o devedor. exigido de ambos um contrato solene, particular ou pblico, registrado no cartrio de imveis onde esto situadas as coisas empenhadas. (1.438, CC) Quanto ao prazo, o penhor agrcola de trs anos prorrogvel uma s vez por igual perodo e o penhor pecurio o prazo mximo ser de quatro anos prorrogvel uma s vez por igual perodo. (1.439, CC) Penhor industrial e mercantil Para incentivar o crdito para a indstria e o comrcio, criaram-se o penhor industrial e o penhor mercantil, os quais, como toda modalidade de penhor especial, tm a vantagem de manter o devedor na posse da coisa. (DONIZETTI,2012) Conforme o art. 1447, diz que: podem ser objeto de penhor mquinas, aparelhos, materiais, instrumentos, instalados e em funcionamento, com os acessrios ou sem eles; animais, utilizados na indstria; sal e bens destinados explorao das salinas; produtos de suinocultura, animais destinados industrializao de carnes e derivados; matrias-primas e produtos industrializados.

O devedor no poder, sem o consentimento do credor por escrito, modificar a coisa empenhada, ou mudar a situao, nem se dispor (art.1449,CC) Extino do penhor A extino do penhor se da, conforme o art. 1.436 CC/02, em regras, quando se extingue a obrigao, a coisa ser devolvida ao devedor.
O penhor tambm se extingue com o reconhecimento da nulidade da obrigao assegurada, haja visto a desintegrao do liame principal e a consequncia afetao do acessrio. Isso no significa que o direito real torna-se nulo; porm, faltando o dever jurdico a que se atrelara, simpremente deixa de ter funo e desaparece. (ROSENVALD apud ZAMPROGNA p. 886, 2012)

Outra hiptese para extino do penhor quando a coisa se perece. Segundo Rosenvald: O art. 1.425,, 1, prev a possibilidade de dub-rogao do bem destrudo pela indenizao paga pelo segurado, ou pelo valor obtido a titulo de ressarcimento dos danos culposamente causados pelo agente. A renncia do credor a garantia uma das modalidades de extino do penhor. Ela se dar com ato unilateral, expresso e independe de aceitao. Portanto no ter a extino do crdito, apenas a garantia real. A confuso, pois de acordo com o autor Rosenvald, Ningum pode se tornar credor de si prprio so os casos, em que o credor compra as propriedades que antes estava em sua posse direta. Enquanto a remisso um ato bilateral que extingue a obrigao, pois credor e dever acordam entre si a extino. A produo dos efeitos do cancelamento do contrato de penhor, somente acontecer aps o cartrio de registro ficar ciente do acordado, mediante a comprovao levada pelas partes (art. 1.437 CC).

REFERNCIAS CHAVES, Cristiano de. ROSENVALD, Nelson. Curso de Direito Civil: Reais. 8 ed. rev. amp. e atual. Salvador: Jus Podivm, 2012. VENOSA, Slvio de Salvo. Direitos Reais. 11 ed. So Paulo: Atlas, 2011. Disponvel em: <http://www.jornalempresasenegocios.com.br/site/showdetailspop .php?topgroupid=&groupid=15&subgroupid=21&contentid=4048>. Acesso em: 10 jun. 2012. Disponvel em: <http://academico.direito-rio.fgv.br/wiki/OBRIGAT%C3%93RIA_ 9%C2%B0P_A_ Empresa_no_Mundo_Globalizado>. Acesso em: 10 jun. 2012.

Das könnte Ihnen auch gefallen