Sie sind auf Seite 1von 14

Estudo do Comportamento Individual na Organizao II - Texto 2

Estudo do Comportamento Individual na Organizao II Texto 2: Inteligncias Mltiplas / Processos de Aprendizagem e Modificao do Comportamento Inteligncias Mltiplas
As controvrsias em relao ao conceito e avaliao da inteligncia contribuiriam para que nos anos 90 surgissem novas maneiras de se conhecer os determinantes da capacidade de raciocnio de uma pessoa. Segundo Gardner (1994), os testes tradicionais de inteligncia (QI) avaliam apenas as habilidades verbais e matemticas, excluindo a possibilidade de se conhecer outras aptides tambm importantes. Sendo assim, devem-se desenvolver instrumentos de medida que possibilitem identificar essas aptides e oferecer pessoa chances de aprimorar as suas habilidades e desenvolver melhor aquelas funes pouco desenvolvidas. Para que se concretize esse objetivo, deveramos identificar as competncias intelectuais do indivduo e os procedimentos educativos deveriam estimular a totalidade dessas aptides. Ao agirmos desse modo seria possvel ampliar as oportunidades de autorealizao e proporcionar melhores recursos para a interao social dos indivduos. Partindo-se desse princpio, deve-se considerar, portanto, que existem sete tipos de inteligncias. Para Gardner, essas modalidades dependem de reas cerebrais especficas, que atuam de modo relativamente independente, e que, atravs do estmulo educacional, poderiam desenvolver-se.
2 Comportamento Organizacional UNIFACS

So elas: 1. A inteligncia lgico-matemtica: relacionada capacidade de trabalhar com nmeros e discernir padres lgicos; 2. A inteligncia lingstica: responsvel pela sensibilidade para os sons e o significado das palavras; 3. A inteligncia musical: que se revela atravs da facilidade para lidar com a expresso musical, com as harmonias sonoras; 4. A inteligncia espacial: que se observa atravs da habilidade para compreender a relao espao temporal, para dimensionar propores no plano tridimensional; 5. A inteligncia cintico corporal: responsvel pela aptido para lidar com a destreza corporal; 6. A inteligncia inter pessoal: que desenvolve a habilidade para lidar com diferentes estados de humor das pessoas, revelando a capacidade para identificar as motivaes e as necessidades dos demais; 7. A inteligncia intra pessoal: que se revela atravs da facilidade do indivduo para perceber e diferenciar os prprios sentimentos, conhecendo os seus pontos fracos e as suas potencialidades.

Processos de Aprendizagem e Modificao do Comportamento


O estudo do comportamento humano pode ser realizado a partir de diferentes perspectivas. A concepo comportamentalista defende a idia de que o comportamento resultado da necessidade de adaptao do indivduo ao meio em que vive e, em funo disso, atravs de procedimentos especficos, poderemos aumentar, diminuir ou eliminar a ocorrncia de algumas reaes.

Comportamento Organizacional

UNIFACS

Para que possamos aplicar concretamente esta premissa, os tericos dessa abordagem consideram que somente podero ser estudados os comportamentos que apresentarem trs caractersticas: devero ser observveis, mensurveis e passveis de reproduo em diferentes situaes. Dessa forma, a experincia emocional de uma pessoa, por exemplo, s pode ser avaliada a partir da manifestao concreta da emoo (por exemplo, o choro, o riso, etc.), da intensidade com que essa emoo se expressa e da freqncia com que a pessoa reage dessa maneira. Portanto, quando se pretende modificar um comportamento devemos analislo detalhadamente, considerando: o histrico de condicionamento associado ao comportamento a ser modificado; descrevendo minuciosamente o comportamento a ser alterado, buscando a maior objetividade possvel e deve-se analisar as conseqncias que a conduta da pessoa acarreta para ela mesma e para os demais. Na inteno de familiarizar o leitor com esta abordagem, iniciaremos a partir de agora, uma breve retrospectiva histrica sobre a teoria comportamental, destacando-se a aplicabilidade deste conhecimento no cotidiano.

Breve Histrico da Teoria Comportamental


Os principais tericos dessa abordagem so John B. Watson (que em 1913 empregava o termo Behaviorismo para identificar sua teoria), I.P.Pavlov (que definiu o conceito de condicionamento em 1927) e B.F. Skinner (defensor da Anlise Experimental do Comportamento - 1938).

Comportamento Organizacional

UNIFACS

A concepo comportamentalista influenciou a Psicologia americana, que at hoje desenvolve muitos trabalhos baseados nessas teorias no setor educacional, na rea clnica e na psicologia do trabalho. Como qualquer formulao terica, apresenta pontos positivos e limitaes. Em relao s vantagens dessa teoria, destaca-se a possibilidade de modificao de alguns comportamentos, utilizando-se procedimentos simples e de pequena durao; atravs dos princpios do condicionamento, torna-se possvel eliminar algumas reaes desagradveis (como alguns sintomas fbicos, por exemplo) e oferecer ao indivduo a possibilidade de experimentar condies emocionais mais adequadas para um outro tipo de tratamento psicolgico, de maior profundidade. Outra vantagem o controle experimental dos estudos, que oferecem provas concretas das medidas aplicadas para modificar o comportamento. J as crticas em relao a essa concepo destacam o reducionismo do comportamento humano; na medida em que os pesquisadores procuram identificar apenas as relaes objetivas que causam certos comportamentos, ignoram muitas variveis que tambm interferem na maneira como o indivduo age (seus valores, por exemplo). H tambm o receio de que essa teoria possa incentivar o controle do comportamento humano, independentemente da vontade da pessoa. Devemos assinalar que, nesse sentido, vrios estudos tm demonstrado que no possvel comandar e prever totalmente as reaes das pessoas. Descreveremos a seguir as principais proposies tericas dos estudiosos da concepo ambientalista: John B. Watson: utilizava o paradigma da relao estmulo - resposta para explicar as razes de um comportamento; assim sendo, para compreender as atitudes de uma pessoa devemos conhecer o que antecedeu a sua reao. Por exemplo: reagir de modo explosivo aps uma situao de frustrao; compreender as reaes
5 Comportamento Organizacional UNIFACS

violentas de uma criana na escola, uma vez que ela presencia atos de violncia domstica diariamente. Graas ao trabalho de Watson comearam os estudos sobre o processo de aprendizagem do indivduo, valorizando-se, principalmente, as experincias da infncia, enquanto determinantes de uma boa parcela do comportamento do adulto. I.P. Pavlov: formulou as bases para o estudo do condicionamento respondente; esse paradigma analisa de que maneira o comportamento involuntrio (reaes orgnicas produzidas pelo sistema nervoso autnomo) podem ser produzidas ou eliminadas atravs de estmulos aprendidos (condicionados). Atualmente esses estudos tm sido teis para se compreender as reaes orgnicas causadas por modificaes ambientais (tais como as reaes de stress), que podem ser modificadas atravs de um novo condicionamento. Por exemplo: imaginemos uma pessoa extremamente ansiosa que, diante de uma situao de avaliao, apresenta uma crise de asma. Para modificar essa reao necessrio conhecer todos os elementos que a produzem (medo do fracasso, experincias dolorosas anteriores, etc) e promover uma nova forma de reagir (por exemplo, ensinando uma tcnica de relaxamento para diminuir a excitao do sistema respiratrio; posteriormente, essa pessoa dever ser estimulada a adotar uma nova postura diante dessas situaes ansigenas). Com a associao constante entre esses elementos, provvel que a pessoa reduza ou elimine totalmente esse desconforto fsico e torne-se mais auto confiante. B.F. Skinner: desenvolveu os princpios do condicionamento operante, que analisa o comportamento voluntrio (aquele que intencional e tem como objetivo causar alguma alterao no ambiente) e os efeitos que este sofre a partir das modificaes de algumas condies ambientais.
6 Comportamento Organizacional UNIFACS

A partir deste tipo de condicionamento, tornou-se possvel identificar quatro esquemas de condicionamento (conseqncias ambientais que visam modificar certos comportamentos). So eles: 1. o reforo positivo, 2. o reforo negativo, 3. a punio, 4. a extino. O reforo positivo deve ser utilizado sempre que desejamos aumentar a ocorrncia de um comportamento; utilizado aps a emisso do comportamento que desejamos fortalecer. Exemplo: incentivar o funcionrio a realizar o seu trabalho corretamente, dando-lhe uma promoo; elogi-lo; no ensino, destacar como monitores os alunos que dominam melhor o contedo. J o reforo negativo indicado quando desejamos eliminar um comportamento inadequado, levando a pessoa a agir conforme o esperado, antes de ser punida; nesse sentido, estaremos fortalecendo o comportamento adaptativo da pessoa. Por exemplo: aplicar uma multa por atraso na entrega de um projeto; registrar uma advertncia no pronturio do funcionrio que foi inconveniente. Aplicando esse esquema, esperamos que a pessoa reconhea como deve agir para evitar a punio. A punio utilizada sempre que desejamos eliminar rapidamente um comportamento. Exemplos: no permitir que o funcionrio entre na empresa no seu terceiro atraso consecutivo; descontar o descanso semanal remunerado dos empregados que emendaram um feriado. importante destacar que utilizar demasiadamente a punio, sem instalar comportamentos desejveis, pode se tornar prejudicial ao
7 Comportamento Organizacional UNIFACS

desenvolvimento do indivduo; far com que ele procure apenas esquivar-se do castigo, sem acatar as regras pelo valor que elas possuem para a vida em grupo. Finalmente a extino visa a eliminao lenta de um comportamento; implica na ausncia de qualquer conseqncia para o comportamento emitido. Exemplo: no retornar uma ligao, quando no estamos interessados no que a pessoa tem para nos dizer; no reconhecer o esforo de um funcionrio, que necessita de um aumento salarial; ignorar as colocaes inconvenientes de uma pessoa, durante uma reunio. Podemos constatar, portanto, que as contingncias ambientais exercem uma poderosa influncia sobre a maneira como uma pessoa age em diversas situaes. Contudo, como poderemos explicar a formao da personalidade do indivduo, a partir da teoria comportamental?

O Estudo da Personalidade segundo a Concepo Comportamentalista


O estudo da personalidade desenvolvido pelos tericos da aprendizagem social. Esses estudiosos consideram que a personalidade se desenvolve a partir dos modelos de conduta que as outras pessoas nos oferecem. Ao longo do nosso desenvolvimento iremos apreender determinados comportamentos, que se tornaro habituais e que tero como finalidade, satisfazer as nossas necessidades ao longo da vida. O ajustamento da personalidade depender ento da nossa possibilidade de descobrir os meios mais adequados socialmente para satisfazer as nossas necessidades.

Comportamento Organizacional

UNIFACS

Para se avaliar as possibilidades de ajustamento da personalidade de uma pessoa, devemos levar em considerao os seguintes aspectos: A natureza da necessidade bloqueada: quando a pessoa encontra-se privada de satisfao de necessidades bsicas (segurana, afeto, auto-estima), ter maiores dificuldades para o ajustamento s exigncias ambientais. A intensidade das demais necessidades bloqueadas: quando a necessidade de auto-estima de uma pessoa no basicamente satisfeita, ser difcil para ela estima desenvolver recursos para satisfazer a necessidade de aprimoramento intelectual, por exemplo. As possibilidades de encontrar formas substitutivas para satisfazer as necessidades: quanto maior for a facilidade da pessoa para modificar a sua maneira de agir, ser mais provvel que ela possa obter a gratificao que necessita. Por exemplo: saber tolerar certo nvel de frustrao e adiar ou modificar a maneira de atingir o objetivo que desejamos pode ser uma atitude melhor do que insistir na realizao imediata de uma necessidade. O grau de segurana e auto-confiana que a pessoa possui para alcanar o que deseja: ser perseverante no significa cruzar os braos e esperar que as coisas caiam do cu. Se a pessoa acreditar no seu potencial (intelectual, emocional, etc.) poder arriscar diferentes modos de agir, at encontrar aquele que melhor lhe possibilite atingir a sua meta. Nesse caso se mostrar capaz de definir claramente o que se deseja e tal atitude ser tambm um passo importante para obter sucesso. Devemos salientar, entretanto, que no podemos assegurar sucesso em todas as nossas realizaes e estaremos sujeitos a algumas situaes desagradveis. Nesse caso, a
9 Comportamento Organizacional UNIFACS

ansiedade poder surgir, especialmente quando a pessoa se v diante de situaes em que tenha sido punida ou frustrada anteriormente. Para que ela possa compreender essa situao ser necessrio conhecer o seu histrico de vida e o seu processo de aprendizagem. importante destacar tambm que diante de uma situao ansigena, a pessoa tem a tendncia de apegar apegar-se a qualquer coisa que reduza o seu desconforto, mesmo que momentaneamente. Algumas pessoas, por exemplo, buscam alvio da tenso ou procuram esquecer dificuldades emocionais atravs do consumo de lcool ou drogas. Ao se observar com maior cuidado a real motivao dessa atitude, podemos identificar que o verdadeiro objetivo desses comportamentos buscar recompensas (reforo positivo) ou alvio (reforo negativo) diante do sofrimento. No caso do consumo de lcool ou drogas, particularmente, a sensao fsica que essas substncias produzem poder ser um facilitador para que a pessoa adote determinados comportamentos que sem o efeito dessas substncias, talvez no se sinta capaz de manifestar. Por exemplo, h pessoas tmidas e retradas que buscam no lcool a liberao da autocensura e desse modo ser mais fcil agir de modo extrovertido. Outras pessoas usam o lcool ou outros tipos de droga, para sentirem-se mais corajosos, podendo at reagir de modo violento em algumas ocasies; acredita-se, inclusive, que algumas pessoas jamais agiriam de uma determinada maneira, caso no estivessem sob o efeito da droga. Podemos identificar que o comportamento de esquiva se revela, quando a pessoa alega que no sabia o que estava fazendo sob o efeito da droga, eximindo-se, assim, da responsabilidade pelo que fez e isentando-se da merecida punio.
10 Comportamento Organizacional UNIFACS

Observamos, portanto, que a personalidade e as atitudes do indivduo sofrem e exercem influncia no ambiente em que a pessoa vive. Aprofundando-se a anlise desses aspectos, caberia uma breve reflexo sobre a formao moral do indivduo e os aspectos que mais influenciam no comportamento tico da pessoa.

A questo do Desenvolvimento moral segundo a Teoria Comportamentalista


Segundo os tericos da aprendizagem social, as regras morais so assimiladas a partir dos princpios de discriminao e generalizao, ou seja: a maneira como iremos agir, ir depender do ambiente em que nos encontramos. Assim sendo, iremos discriminar como devemos nos comportar, dependendo das caractersticas do meio em que estivermos inseridos. Por outro lado, as nossas experincias anteriores tambm nos induziro a manter certas condutas, em diferentes ambientes. Por exemplo: algumas famlias toleram que os filhos falem palavres, desde que no seja no ambiente escolar e diante de pessoas idosas; contudo, essas mesmas crianas so proibidas de apropriarem-se de qualquer objeto que no lhes pertena, em qualquer circunstncia. A aplicao dos esquemas de reforamento discutidos anteriormente ir fortalecer a ocorrncia dos comportamentos desejveis e coibir as condutas inaceitveis, principalmente nas empresas. importante salientar tambm que a imitao ser um dos principais veculos para a assimilao do comportamento social (adequado ou no). Nesse sentido, alguns modelos de conduta iro exercer uma influncia mais decisiva sobre o comportamento, principalmente na infncia e adolescncia.

11

Comportamento Organizacional

UNIFACS

So eles: os modelos da vida real: esses sero assimilados atravs da imitao do comportamento das pessoas mais importantes para a criana e exercero a maior influncia sobre o seu comportamento. Exemplos: o modelo de lealdade que algumas famlias propagam entre os seus integrantes impedir que um deles seja capaz de delatar uma pessoa; a franqueza ao emitir uma opinio pode fazer com que as pessoas digam exatamente o que pensam sobre o comportamento de um amigo. Porm, nem sempre a modelagem do comportamento produz resultados favorveis. H tambm a possibilidade de adotarmos condutas inadequadas, como por exemplo: os atos de violncia domstica, freqentemente ocorrem porque os agressores ou as vtimas possuem antecedentes na infncia pessoas significativas praticavam atos semelhantes e apesar do sofrimento que esta situao causava ao indivduo, diante de uma situao crtica, reagir da mesma maneira, caso no reflita melhor sobre outras alternativas. os modelos simblicos: estes podem ser identificados atravs dos personagens das histrias infantis, dos desenhos animados, dos filmes e seriados que a criana adota como modelos (inclusive, copiando a vestimenta, os hbitos e a linguagem). J na adolescncia, destaca destaca-se a influncia que os dolos exercem sobre o indivduo e seus grupos (bandas musicais, jogadores de diversas modalidades de esporte, atores e atrizes, etc.). O jovem manifesta a necessidade de adotar uma referncia para o seu comportamento e no s imita as caractersticas exteriores, como assimila valores e modos de agir dos dolos que admira. os modelos exemplares: so aqueles que o adulto identifica como um modelo a ser ou no seguido. Este tipo de modelos pode ser observado nas fbulas infantis, nas campanhas publicitrias educativas e tm como objetivo direcionar a escolha e a identificao do pblico com alguns personagens. importante observar
12 Comportamento Organizacional UNIFACS

cuidadosamente como essas imagens so veiculadas, pois nunca saberemos, de fato, com que tipo de heri a criana ou o adolescente ir se identificar. Finalmente, podemos concluir que a teoria comportamental pode ser um veculo importante para que as pessoas identifiquem as origens de alguns comportamentos que manifestam e adotem medidas eficazes para a manuteno ou modificao de algumas atitudes.

13

Comportamento Organizacional

UNIFACS

Bibliografia
BRAGHIROLLI, E.M. et all. Temas de Psicologia Social. 5. ed. Petrpolis: Vozes, 2002. CHIAVENATO, I. Gesto de Pessoas o novo papel de Recursos Humanos nas Organizaes. Rio de Janeiro: Campus, 1999. DUTRA, J. S. Competncias: conceitos e instrumentos para a gesto de pessoas na empresa moderna. So Paulo: Atlas, 2004. EBOLI, M. Educao corporativa no Brasil Mitos e Verdades. So Paulo: Gente, 2004. ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. Traduo: Reginaldo Marcondes. 11. ed.So Paulo: Pearson Printice Hall, 2005. SPECTOR, Paul E. Psicologia nas organizaes. So Paulo: Saraiva, 2003. WEITEN, W. Introduo Psicologia. Temas e Variaes. 4. ed. Traduo: Zaira G.Botelho, Maria Lcia Brasil, Clara A. Colotto, Jos Carlos B.dos Santos. So Paulo: Thompson Pioneira, 2002.

14

Comportamento Organizacional

UNIFACS

Das könnte Ihnen auch gefallen