Sie sind auf Seite 1von 5

A gesto do design aplicada aos escritrios de design: Agregando valor a servios.

Resumo O artigo, desenvolvido para a disciplina de Mercados, tem por objetivo caracterizar como os escritrios e prestadores de servios em design desenvolvem seu processo de Gesto de Design. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliogrfica sobre o assunto e uma entrevista com um escritrio de design que oferece esses servios a fim de possuir um estudo de caso para uma reflexo. Palavra-chave: Gesto de Design, Design, Mercado.

Abstract The article, developed for market discipline, aims to characterize how the offices and service providers in developing their design process Design Management. To this end a literature search was conducted on the subject and an interview with a design firm that offers these services in order to have a case study to reflect. Keyword: Design Management, Design, Market.

Introduo

Lanar e proporcionar inovaes em produtos e servios uma das funes das atividades do design, que se configuram como um processo contnuo a ser realizado em uma empresa. A conscientizao da importncia da gesto de design como ferramenta de estratgia por parte dos empresrios tem gerado bons resultados, o que leva, hoje, a ser uma ferramenta indispensvel para um bom rendimento as empresa. Desta forma, a gesto do design (GD) vem se consolidando como rea de estudo e de vrias iniciativas empresariais, de governos e instituies de consultoria. Portanto, o presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa acadmica feita para identificar o modo de aplicao da gesto de design, em uma empresa de design estratgico do Rio Grande do Sul.

Para tanto, este trabalho utiliza como etapas da metodologia a pesquisa bibliogrfica e o estudo de caso atravs da aplicao de um questionrio como ferramenta chave para avaliar o grau da apropriao do design pela empresa.

Gesto de Design

A palavra design recentemente ficou muito conhecida pelo pblico geral, usada como forma de diferenciar um produto entre outros. Design um termo ingls utilizado para definir qualquer processo tcnico e criativo relacionado configurao, concepo, elaborao e especificao de um artefato. Esse processo normalmente orientado por uma inteno ou objetivo, ou para a soluo de um problema. Muitas empresas, de grande e pequeno porte, surgem todos os anos. Juntamente com elas, surgem tambm novos produtos, os quais devem dar lucro queles que investem em sua produo e que muitas vezes possuem poucas alternativas de diferenciao, uma vez que inicia centrado na expertise do seu criador, muitas vezes recm-formado e sem experincia profissional. Conseguir persuadir o cliente a adquirir seu produto, mesmo que no precise necessariamente dele, um dos grandes problemas enfrentados por quem atua nesta rea. E o papel do design justamente ajudar o produto a entrar no mercado com grande potencial. Para Wolf (1998), a Gesto de Design a organizao e coordenao de todas as atividades de design, baseadas nos objetivos definidos pela empresa. De acordo com Mcbridge (2007), a Gesto de Design um termo muitas vezes mal interpretado e que inicialmente teve o seu significado a partir da concepo tradicional de gesto de uma empresa ou departamento de design. Segundo a autora, a Gesto de Design a ponte entre o design e negcios que possibilita que a voz do designer seja ouvida. A gesto do design, hoje, denomina um instrumento que auxilia os gestores da empresa a trabalharem com a abordagem de resoluo de problemas prpria do design: valorizar o projeto, o conceito e a esttica. Em outras palavras, trata-se de inserir a cultura do design na empresa e descobrir como essa ferramenta pode torn-la mais competitiva. Portanto, visto a integrao que o design pode gerar, necessrio criar uma estratgia para qualquer projeto que se tenha em mente, pois assim as chances de se obter sucesso atravs dele sero maiores. Para que tal estratgia se torne possvel, necessrio que cada

empresa aplique internamente um modelo de gesto da rea, de acordo com as prprias necessidades.

Estudo de Caso

A empresa entrevistada um escritrio de design que oferece servios variados relacionados a design estratgico. Localizada no municpio de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, essa nova empresa, de apenas 1 ano e 4 meses de mercado, foi escolhida para a aplicao de um questionrio a respeito da presena como forma de estudar a maneira de como ela lida e aplica a gesto do design e demais ferramentas. O questionrio foi gentilmente respondido por um dos scios da empresa. O processo da empresa se inicia praticamente no processo da venda e prospeco de cliente, uma vez que eles oferecem o design estratgico como o diferencial, e recebem ento o briefing da empresa (cliente), onde a partir do fechamento de um pedido comea o trabalho com o design e a conduo dele pela parte estratgica. O entrevistado colocou de uma maneira bem interessante o diferencial competitivo que eles oferecem, buscando sempre estudar ao mximo o produto a ser desenvolvido, at o total entendimento do negcio a ser proposto. Comea por um estudo aprofundado de portflio, a eles analisam o que a empresa tem de bom, o que ela pode melhorar e o que ela pode realizar para se destacar ainda mais em relao aos concorrentes. A comea o design de produto, a elaborao dos desenhos, a apresentao ao cliente, a aprovao do cliente e quando preciso a criao do prottipo do mesmo para uma melhor compreenso do produto. Para a negociao do preo e a cobrana pelos servios tudo calculado baseado no tempo de desenvolvimento daquele produto e a quantidade de designers envolvidos nos processos. A empresa tenta sempre oferecer o melhor preo para garantir o diferencial e a preferncia, mas sempre contabilizando todos os gastos e custos fixos para no ocasionar um prejuzo. Hoje em dia muitas empresas iniciantes se arriscam e acabam trabalhando no prejuzo, como forma de conquistar clientes pelo preo baixo. Em termos de crescimento e a organizao da empresa em relao a isso, ela se mostra totalmente preparada, uma vez que aplicam um mtodo de gesto. So realizadas reunies semanais onde so abordados os planejamentos de vendas e prospeco de clientes e mercado. A empresa trabalha com uma meta de faturamento mensal, que para ser atingida precisa de um nmero x de clientes e atravs disso, eles tm conhecimento se preciso prospectar mais

clientes. Com isso aumenta o rendimento da empresa, j que possvel colocar metas de faturamento e de prospeco a serem cumpridas.

Concluso

A Gesto de design inicia um processo de mudana na empresa, por meio de uma viso moderna que resgata o design como parte da cultura corporativa, cuja competitividade est na capacidade de reao com o foco na organizao, na qual o departamento de design age como o setor estratgico para incrementar a competitividade da empresa, de forma a gerenciar adequadamente as informaes disponveis em uma ao integrada direo geral. Desta forma, necessrio que o designer abastea seu potencial criativo para a elaborao de produtos, na multiplicidade de informaes sociais, culturais, tcnicas, e outras, para coloc-la a servio da sua atividade profissional. A gesto de design dentro de uma organizao esta diretamente relacionada com a postura da equipe gerencial tendo o design como protagonista estratgico e operacional, alm disso, quando o gerenciamento tem o design como foco principal a gesto de design acontece naturalmente. Como resultado desta pesquisa, vemos que a empresa analisada pratica a Gesto de Design de forma natural, no imposta ou como um fator fora do mtodo organizacional. Os benefcios da Gesto de Design so notveis em relao economia, concorrncia, ao desenvolvimento de novos produtos, imagem e aos clientes. Podemos ento afirmar que o Gerenciamento pelo Design ou que a Gesto de Design fundamental para qualquer tipo de empresa, gerando e aproveitando desta cultura de gerenciamento pelo design para o desenvolvimento do design nacional, diferenciado e exclusivo.

Bibliografia

FUTRELL, Charles M.. Vendas Fundamentos e Novas Prticas de gesto. 2003 MCBRIDGE, Mary. Design Management: Future Forward. Design Management Review. Boston: Summer 2007. v. 18, n. 3; pgs. 6-23.

MINUZZI, Reinilda de Ftima Berguenmayer. PEREIRA, Alice Theresinha Cybis. MERINO, Eugenio Andrs Daz. Teoria e Prtica na Gesto do Design. Disponvel em <http://webmail.faac.unesp.br/~paula/Paula/teoria.pdf>

RODA, Rui. KRUCKEN, Lia. Gesto do design aplicada ao modelo atual das organizaes. Disponvel em: < http://dici.ibict.br/archive/00000959/01/p&d2004_Roda_Krucken.pdf> WOLF, Brigite. O Design Management como fator de sucesso comercial. Florianpolis: FIESC/IEL, ABIPTI, Programa Catarinense de Design, SEBRAE, CNPq, 1998.

Das könnte Ihnen auch gefallen