Sie sind auf Seite 1von 3

UNIDADE I. SISTEMA TRIBUTRIO NACIONAL www.editoraferreira.com.

br
Bom pessoal, com satisfao e muitas expectativas que procurarei, na medida do possvel, dar uma singela contribuio queles candidatos a cargos pblicos que esto iniciando seus estudos, com aulas de Direito Tributrio e Legislao Previdenciria. Iniciaremos este nosso primeiro encontro pelo Tributrio.

1.1. INTRODUO
O Estado, para o desempenho de suas finalidades, precisa de recursos (e de disciplina na aplicao desses recursos), exercendo, assim, uma atividade financeira que se desdobra em trs campos: a receita, isto , o ingresso de recursos; a gesto, que a administrao de tais recursos e a conservao do patrimnio pblico; e a despesa, ou seja, o emprego dos recursos no suprimento das necessidades. Nem todos os ingressos (ou entradas) de recursos para o Estado podem ser considerados receitas, j que alguns so transitrios, como no caso dos emprstimos, caues e depsitos. Vejamos o esquema abaixo:

Originrio

Prprio/Receita Ingresso Pblico

Reparaes de Guerra

Derivado Derivado De Terceiros / Emprstimos

Penalidades

Tributos

As receitas pblicas, de uma maneira geral, so classificadas em duas categorias, a saber: A- Originrias: So as receitas obtidas quando o Estado consegue angariar recursos administrando seu prprio patrimnio (ex. aluguis) ou prestando servios no essenciais de Estado, agindo como se empresa fosse, sob a gide das normas de direito privado (ex. tarifas), assim, sem poder de imprio, sem coercitividade, lado a lado com o particular. Podem ser subdivididas ainda em: Patrimoniais: o Estado administra o seu patrimnio, extraindo dele os seus recursos. Ex: aluguis, alienaes de imveis,

Empresariais: so os preos pblicos. O Estado presta servios pblicos no essenciais de Estado ( a sua no utilizao no prejudica a coletividade) Ex: tarifas de energia eltrica, tarifa telefnica etc.

B - Derivadas: Quando o Estado consegue angariar recursos aos cofres pblicos provenientes de fontes externas ao prprio Estado, obtidas coercitivamente dos cidados. Aqui o Estado no est lado a lado com o particular. Ele no pede, manda! Podem ser subdivididas em: Tributos; Penalidades pecunirias; Reparaes de Guerra.

1.2. DIREITO TRIBUTRIO 1.2.1. Conceito, denominaes e finalidade:


Como as empresas privadas, o Estado, considerado uma empresa de grande porte, possui suas finanas. Com a diferena de que as finanas das empresas particulares so regidas por leis de direito privado, enquanto as do Estado so de direito Pblico. A cincia que estuda a atividade financeira do Estado, a obteno e aplicao do dinheiro necessrio para o bem-estar da coletividade, denomina-se Cincia das Finanas ou Economia Pblica. Esta se divide em receita, despesa, oramento e crdito pblicos. O Direito Financeiro o ramo do Direito que tem por fim disciplinar, por meio de normas jurdicas, a atividade financeira do Estado, enquanto a Cincia das Finanas classificada como Cincia Econmica. O Direito Financeiro, em suas subdivises, tem o DIREITO TRIBUTRIO como o mais importante. O DIREITO TRIBUTRIO o ramo do Direito Pblico que rege as relaes jurdicas entre o Estado e os particulares, decorrentes da atividade financeira do Estado, no que se refere obteno de receitas que correspondam ao conceito de tributo. Disciplina a relao entre o Fisco e o contribuinte, quanto imposio, fiscalizao e arrecadao dos recursos financeiros (receita), estruturados constitucionalmente sob um sistema, e tem suas normas gerais codificadas no Cdigo Tributrio Nacional (CTN).

1.2.2. Natureza, posio e autonomia:

O Direito Tributrio, ramo do direito pblico, considerado apenas cientificamente ou didaticamente autnomo, j que o direito uno e indivisvel, relacionando-se com todos os demais ramos jurdicos, eis que no auto-suficiente, da a necessidade de viver sempre em permanente relacionamento com os demais ramos.

1.3. TRIBUTO

Sentido atual = recursos voltados manuteno do Estado. 1.3.1. A definio de tributo: ART 3 CTN toda prestao pecuniria compulsria em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir que no constitua sano de ato ilcito instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada IMPORTANTE

OBS: No so tributos, quer do ponto de vista terico, quer do jurdico, no ordenamento ptrio, as prestaes de carter contratual, como os preos.

Por enquanto, ficaremos por aqui, na prxima aula, aps j terem assimilado o conceito de TRIBUTO, procurarei abordar o seu significado em toda sua extenso, pois no basta decor-lo, tem que entend-lo. Um abrao, at a prxima!

www.editoraferreira.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen