Sie sind auf Seite 1von 6

Revista Voz das Letras

MINORIAS LINGSTICAS NO BRASIL: UM DEBATE ESQUECIDO?


Autores: Nauria Ins Fontana Muryel de Oliveira, Natiele Tonello, Silvana de Almeida Daniele Minuscoli Genoir Conte Michele Galeazzi Daiane Patzlaff Elaine Redin Sandra da Veiga Liamara de Villa Liluana Bernardi Divnia Casadei

RESUMO: Depois de discusses, debates e reflexes, em sala de aula, na disciplina de Lingstica I, a partir de assuntos da ementa e especialmente sobre por que no tm acontecido no Brasil movimentos de defesa de minorias lingsticas, como os que acontecem na Europa, foram registrados textos refletindo a opinio dos alunos em relao a este assunto. As concluses foram organizadas, resumidas e sintetizadas para, em forma de artigo cientfico, serem divulgadas. Partese de uma explicao geral do papel da lingstica, passando-se pelo estudo da funo das minorias lingsticas no Brasil, para concluir-se com as obrigaes dos futuros professores em sala de aula, especialmente em relao a aceitao da diversidade lingstica que possumos em nossas regies de atuao. Conclui-se que a importncia da preservao das lnguas questo de cultura, ou de convenincia dos governantes. 1. Introduo

Inicialmente, podemos dizer que a lingstica a cincia da linguagem humana oral. Por ora, basta dizer que a lngua propriamente dita a falada. A escrita uma representao posterior, e precria, da lngua.Tanto assim que a criana vive at mais ou menos sete anos s falando, e comunicando-se muito bem. No mundo inteiro, h uma grande quantidade de povos cujas lnguas so grafas. Nem por isso deixam de ser lnguas. Por fim, at mesmo as lnguas que tm uma rica literatura -- como o ingls, o francs e o alemo -- j foram grafas, ou seja, no incio de sua histria elas eram usadas s oralmente. Mas, ao mesmo tempo h no mundo e, especialmente, no Brasil, uma grande quantidade de lnguas em processo de extino, faladas pela minoria da populao e no consideradas pela maioria do povo brasileiro como sendo uma lngua ou mesmo um dialeto. A partir desta afirmao, de leituras em textos relacionados ao assunto e especialmente em discusso em grupos, durante a disciplina Lingstica I, refletimos sobre a questo, chegando a algumas concluses, apresentadas a seguir.

Concrdia, Santa Catarina, Universidade do Contestado, nmero 4, I Semestre de 2006.

Revista Voz das Letras

2. Minorias lingsticas

Para percebermos a importncia das minorias lingsticas, primeiramente precisamos entender o que o estudo de uma lngua, atravs da lingstica. Na verdade a lingstica comea no momento em que o homem comeou a refletir sobre a lngua, alm de us-la nas situaes normais da vida. Em primeiro lugar, a lingstica procura ir alm da aparncia fenomnica dos fatos lingsticos, procurando encar-los em suas relaes internas, em sua totalidade. considerada cincia por procurar explicar o objeto de seu domnio, isto , a linguagem humana oral, as lnguas, sempre seguindo um mtodo, havendo, portanto, uma alta dose de objetividade no trabalho do lingista. E, finalmente, os resultados alcanados so verificveis. A funo da cincia lingstica, como deve ter ficado claro pelo que foi dito acima, sobretudo explicar o seu objeto. Ora, "explicar" est muito mais para "descrever" do que para "prescrever". Julgamentos de valor de cunho social no podem ser aplicados neste tipo de anlise. Embora no ignore a importncia da histria da lngua, vimos que Saussure afirma, colocando-se na perspectiva dos sujeitos falantes,

para os quais a nica realidade o sistema lingstico que lhes permite a comunicao no seio de uma comunidade de lngua.(...) O indivduo nunca tem o poder de alterar o sistema, a no ser que a coletividade aceite a alterao. Mas a no se trata mais de um fenmeno individual, porm social. (1977, s.p.) Neste ponto surge o grande dilema: se cada pessoa, individualmente, no pode alterar o sistema, e sim somente a sociedade enquanto instituio, como fazer com que a sociedade aceite as minorias culturais, tnicas, lingsticas... Sabe-se que a sociedade produz aquilo que a maioria quer, mas desde que esta maioria seja composta dos Donos do poder, ou seja pela sociedade dominante, aquela que domina, normalmente, a lngua padro culta do Brasil. Segundo Maia (sd, sp) minorias lingsticas

so grupos que usam uma lngua , quer entre os membros do grupo, quer em pblico, que claramente se diferencia daquela utilizada pela maioria, bem como da adotada oficialmente pelo Estado. No h necessidade de ser uma lngua escrita. Entretanto, meros dialetos que se desviam ligeiramente da lngua da maioria no gozam do status de lngua de um grupo minoritrio. Diante do que ficou dito, pode-se perguntar: Por que no tm acontecido no Brasil movimentos de defesa de minorias lingsticas, como os que acontecem na Europa?

Concrdia, Santa Catarina, Universidade do Contestado, nmero 4, I Semestre de 2006.

Revista Voz das Letras


Sabemos que na Europa o problema das minorias tornou-se relevante em razo das enormes mudanas territoriais ocorridas nos ltimos anos. Mas, no Brasil, no h motivo para reflexo? Idiomas minoritrios so falados no dia-a-dia no territrio brasileiro. Parte desses idiomas so Lnguas Indgenas, faladas sobretudo na Regio Norte do Brasil. As lnguas mais faladas so: Tupi-guarani, Kaingang, Nadb, Caraj, Caribe, Tucano , Arra, Terna, Borro, Apala, Canela e vrios outras. Segundo Maia (sd, sp)

(...) se percebe a importncia, quer para o grupo minoritrio, quer para a sociedade dominante, do reconhecimento da existncia de uma comunidade cujo patrimnio se distingue e tornado especial precisamente pelo modo de comunicao de seus sentimentos, suas idias, seus valores, etc. A lngua constri fronteiras, define marcos e limites. Ou os supera. Todas tm de ser respeitadas no que de particular tm para contribuir com a diversidade cultural. evidente que j existem alguns grupos que pensam nestes assuntos tal como o GELCO (Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-oeste) que afirma, dentre as suas reas de atuao a defesa das minoriais lingsticas na regio da atuao do grupo, apoio pesquisa das lnguas indgenas no centro-oeste, bem como poltica de educao para os povos indgenas, com nfase aos programas de revitalizao das lnguas indgenas e explica:

o estado do Mato Grosso do Sul ainda conserva uma populao de aproximadamente 40.000 ndios, o que o destaca como bero cultural da segunda maior populao indgena do pais. Registre-se que nessa zona pantaneira existem sete etnias indgenas, com algumas aldeias urbanas em via de extino da lngua e, o que mais pesa destacar, lnguas sem registro escrito, o que motiva o apelo em favor de um interesse redobrado no que concerne pesquisa em lnguas indgenas no Brasil. Trata-se de levantar a bandeira de minorias lingsticas que, apesar de usarem cada vez mais a lngua portuguesa, necessitam preservar seus valores culturais e suas tradies na manuteno de suas lnguas.

A partir desta reflexo, dos debates ocorridos durante a disciplina e, posteriormente, dos textos produzidos, ficou claro que, ns, brasileiros, no temos um esprito nacionalista de defesa da nossa lngua, nas suas vrias variantes:

No Brasil, isso no tm acontecido porque infelizmente, o brasileiro pouco ou quase nada munido do esprito nacionalista do europeu ou de outros povos. (...) Isso ruim, pois com o passar do tempo, as pessoas vo perdendo suas origens, seus costumes, deixando morrer uma cultura que contribuiria para as geraes futuras compreenderem seu passado. (Daniele, Genoir e Michele) Pelo fato do Brasil ou da lngua Portuguesa brasileira no ter valor algum fora do nosso pas, adotamos as lnguas Inglesa e Espanhola como prioridade de uma

Concrdia, Santa Catarina, Universidade do Contestado, nmero 4, I Semestre de 2006.

Revista Voz das Letras


segunda ou terceira lngua. No nos preocupamos em defender nossa lngua materna e aceitamos muito fcil o que os "outros" nos impe (Liluana) (...) No Brasil no existem movimentos que defendam a popularizao das chamadas lnguas regionais ou dialetos de minorias(...) (Elaine, Sandra e Liamara)

Tambm concordamos que preterimos nossos dialetos regionais, bem como as lnguas dos imigrantes que preservaram seus costumes principalmente no Sul e Sudeste do Brasil. Essas comunidades falam alemo, italiano, polons e japons. Conforme dados coletados da Wikipdia:

(...)O alemo falado como lngua materna por 1.500.000 brasileiros; o italiano falado por 500.000 como lngua materna, o japons por 400.000 e a lngua coreana por 37.000. Essas minorias lingsticas so em sua maior parte bilnges, ou seja, falam portugus juntamente com a lngua dos antepassados imigrantes.(...) Hoje, todos ns, j abandonamos a lngua dos antepassados como lngua materna declinando o nmero de falantes, especialmente entre as geraes mais novas:

(...) deixarmos de lado os dialetos de nossa regio ou pas para sermos aceitos no mundo. (...) (Liluana) (...) acaba-se desvalorizando a cultura e a identidade de cada povo ou regio, desestimulando o ensinar e o falar da sua origem, para poder se adaptar na sociedade e no mundo o qual no quer saber se ns falamos em alemo ou na lngua indgena, mais sim se falarmos em ingls. .(Muryel, Natiele, Silvana) Concordamos que muito importante o aprendizado de uma lngua considerada universal, tal como o ingls ou espanhol:

(...) At mesmo rtulos e placas no Brasil so traduzidas ou escritas apenas nas lnguas aceitas ou "impostas" em nosso pas (...) (Liluana) As pessoas geralmente tm maior interesse nas lnguas consideradas as mais importantes para seu meio profissional e as lnguas de minorias so deixadas de lado. (Elaine, Sandra e Liamara)

Atualmente o campo de trabalho exige que ns tenhamos pelo menos uma lngua estrangeira, a principio ingls ou espanhol. Sem essas lnguas as pessoas ficam fora do padro da empresa ou do trabalho. .(Muryel, Natiele, Silvana) Mas, principalmente, temos a conscincia de que algo deva ser feito, na defesa de minoriais lingsticas, pois, se pensamos em preservar lnguas presentes no dia a dia de nossas pessoas, devemos ter a conscincia de que as lnguas minoritrias existentes no Brasil devam ser preservadas. Isto fica muito claro nas declaraes dos alunos:

Concrdia, Santa Catarina, Universidade do Contestado, nmero 4, I Semestre de 2006.

Revista Voz das Letras

Esses dialetos ou lnguas regionais tem uma grande influncia na cultura dos pases e deveriam fazer parte do cotidiano no geral. Considerando que com o passar do tempo essas lnguas acabam se perdendo, e com isso se perde a cultura que pertencem a essas lnguas (Elaine, Sandra e Liamara) O governo e a comunidade poderiam fazer campanhas e movimentos para a valorizao dos dialetos de cada regio. Que pena! Muitos do nosso prprio povo no ligam e no esto interessados em defender as suas origens lingsticas. (Muryel, Natiele, Silvana)

3. Consideraes finais

Finalmente, todos concluram aquilo que era objetivo a ser alcanado na disciplina: que, como professores, temos a obrigao de no discriminar as minorias lingsticas, muito presentes na nossas regies de atuao profissional, temos a obrigao de aceitar as diferenas lingsticas e, conforme as palavras citadas a seguir, ter conscincia da importncia da lngua para cada uma das pessoas, individualmente. O Brasil edifica-se atravs da diversidade de muitas realidades. A estrutura desse pas define-se pela raa, cor, lngua, leis, poltica, educao e ento um modo de produo. A lngua representa uma identidade para um povo ou grupo social. Os regionalismos so protestos naturais de preservao da nossa identidade, portanto nem sempre de comum ideal seguir esse hbito. Assim como o computador a lngua ideal tem sido imposta para ns. Ser que isso serve para facilitar a convivncia ou para determinar uma poltica mundial? Falar uma lngua requer prtica, no mnimo coletiva, porque essa a ordem da comunicao. Comunicamo-nos atravs de uma lngua padro ou oficial, embora as origens da nossa identidade herdaram outra lngua, outro modo de encarar a realidade. (...) Temos que encarar a lngua como um recurso natural de resgatar nossa IDENTIDADE PESSOAL. (...) Porque importante dignificar nossa individualidade e desenvolver nossas habilidades lingsticas. S assim identificaremos se a lngua convenincia ou cultura. (Daiane)

REFERNCIAS

BAGNO, M. Preconceito Lingstico. So Paulo: Edies Loyola, 1999 COUTO, H.H. Introduo lingstica. Unb: ed. da unb, 1999.

Concrdia, Santa Catarina, Universidade do Contestado, nmero 4, I Semestre de 2006.

Revista Voz das Letras


GELCO. http://www.unb.br/gelco acessado em 23/02/06 MAIA, L.M. Os direitos das minorias tnicas. http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/lucianomaia/lmaia_minorias.html. Acessado em 23/02/06 MOUNIN, G. Histria da lingstica. Porto: despertar, 1970 SAUSSURE, F. Curso de lingstica geral. 8. ed. So Paulo: Cultrix, 1977. http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil Textos produzidos em sala de aula pelos alunos matriculados na disciplina Lingstica I, no segundo semestre de 2005, sob orientao da Professora Nauria Fontana.

Concrdia, Santa Catarina, Universidade do Contestado, nmero 4, I Semestre de 2006.

Das könnte Ihnen auch gefallen