Sie sind auf Seite 1von 7

A Paternidade de Deus e a Irmandade dos Homens:

Dois Ensinos Fundamentais da Maonaria


A permisso para traduo e disponibilizao desta srie de artigos foi gentilmente cedida por Ephesians5-11.org. "E no comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as." [Efsios 5:11]

Recursos teis para sua maior compreenso

Ttulo do Livro 1

Ttulo do Livro 2

"Paternidade de Deus. Irmandade dos Homens." Essas frases esto insculpidas na placa dos templos manicos. Podemos ter uma rpida viso geral do conceito manico de Deus examinando essas duas frases.

O Que a Maonaria Quer Dizer com Paternidade de Deus e Irmandade dos Homens?
A Maonaria ensina que h um Deus e que os homens de todas as religies adoram a esse Deus usando diversos nomes diferentes. A crena manica no monotesmo explicada na edio de 1993 do Indiana Monitor and Freemasons Guide. "O monotesmo o nico dogma da Maonaria. Exige-se de todo iniciado a crena em um Deus, mas a concepo do Ser Supremo deixada para sua prpria interpretao. A Maonaria no est preocupada com as distines teolgicas. Essa a base da nossa universalidade." [pg. 41]. Opening the Doors to Freemasonry [Abrindo as Portas Para a Maonaria] um folheto distribudo pela Grande Loja de Indiana. Ele faz a pergunta, "Quais so os requisitos para admisso?", e responde que a pessoa que busca admisso precisa ser do sexo masculino. Ele continua: "Alm disso, precisa professar sua crena na existncia de um Ser Supremo, por qualquer nome que ele possa ser conhecido."

Ttulo do Livro 3

Ttulo do Livro 4

The Lost Key of Freemasonry, de Manly Palmer Hall, explica melhor o ensino manico: "O verdadeiro maom no est preso a um credo. Ele percebe com a divina iluminao de sua loja que, como maom, sua religio precisa ser universal: Cristo, Buda, ou Maom, o nome pouco significa, porque ele reconhece somente a luz e no o portador. Adora em todo santurio, ajoelha-se diante de todo altar, seja em templo, mesquita ou catedral, percebendo com sua maior compreenso a unicidade de toda a verdade espiritual." [pg. 65]. A Grande Loja de Louisiana suporta a explicao de Halll com estas palavras da edio de 1980 do The Louisiana Monitor: "Ao altar da Maonaria todos os homens trazem suas oferendas votivas. Em volta dele todos os homens, tenham recebido seus ensinos de Confcio, de Moiss, de Maom, ou do fundador da religio crist desde que creiam na universalidade da paternidade de Deus e na universalidade da irmandade dos homens renem-se em um nvel comum. O judeu retorna sua sinagoga, o maometano sua mesquita, e o cristo ao seu templo cada um melhor preparado para os solenes deveres da vida pela participao nesta irmandade universal." [pg. 133].

A enciclopdia em sete volumes, History of Freemasonry, de Albert Mackey, discute vrios deuses pagos e os povos que os adoravam. Entre as deidades pags que aparecem nas gravuras includas no texto esto Astarote, Abraxas, Visnu, Dagom, Nergal e Baal. O texto diz: "Todos foram personagens de origem humana nas eras mitolgicas e destinados como Salvadores dos Homens, cada um enfaticamente o Christos, ou Cristo, representativo de sua nao particular; e o sistema religioso destinado a restaurar a perdida e cada raa humana." [pg. 1721, volume VI]. O pargrafo conclui, falando dos homens que adoravam esses falsos deuses: "Agora como maons, decidimos no entre esses, mas tomamos todos como nossos irmos, e o nico Deus como nosso Pai Celestial, revelado a ns como tal na Grande Luz da Maonaria."

A Maonaria Reconhece Muitos Salvadores do Mundo


O ensino manico de que existem muitos salvadores no mundo est tambm documentado em numerosas edies do monitor usado pela Grande Loja do Kentucky, o The Kentucky Monitor. A passagem que discute as vrias religies e os salvadores que apresentam termina mencionando o principal personagem do ritual do Mestre Maom, Hiro-Abi: "Todos criam em uma vida futura, a ser obtida pela purificao e pelas provaes; em um estado, ou sucessivos estados de recompensa e de punio; e em um Mediador e Remidor, por meio de quem o Princpio Maligno deveria ser vencido e a Deidade Suprema poderia se reconciliar com suas criaturas. A crena geral era que ele precisaria nascer de uma virgem e sofrer uma morte dolorosa. Os hindus o chamavam de Krishna; os chineses, de Kioun-tse; os persas, de Sosiosch; os caldeus, de Dhouvanai; os egpcios, Hrus; Plato, de Amor; os escadinavos, de Balder; os cristos, de Jesus; os maons, de Hiro." [pgs. XIV-XV]. Observe a estrutura paralela da ltima frase. Hiro para os maons como Jesus para os cristos. Essa passagem coloca claramente Hiro-Abi na mesma categoria que Jesus Cristo. Durante a lenda do Terceiro Grau [a parte final do ritual do Mestre Maom] cada homem que se torna maom retrata Hiro-Abi. Como Hiro-Abi, ele injustamente assassinado, sepultado e depois ressuscitado do tmulo. O livro Meaning of Masonry [O Significado da Maonaria], de Lynn Perkins, discute as implicaes da morte, sepultamento e ressurreio simblica do novo Mestre Maom: "Portanto, a Maonaria ensina que a redeno e salvao so tanto o poder e a responsabilidade do maom individual. Salvadores como Hiro-Abi podem e mostram o caminho, mas os homens precisam sempre seguir e demonstrar, cada um por si mesmo, seu poder de salvar a si prprio, de construir sua prpria estrutura espiritual em seu prprio tempo e de sua prpria forma. Todo homem, basicamente, seu prprio salvador e redentor, pois se ele no salvar a si mesmo, no ser salvo. O leitor que conseguir voltar aos reais ensinos dos mestres, incluindo Jesus de Nazar, encontrar unanimidade de pensamento nesta questo." [pg. 95]. Claramente, a Maonaria ensina que Jesus no singular. Ensina que os homens de qualquer religio so filhos de Deus. A Maonaria no exalta Jesus Cristo como O

CAMINHO. O livro Meaning of Masorny (O Significado da Maonaria) explica o por qu: "Agora, portanto, por que Jesus Cristo no mencionado no ritual manico dos trs primeiros graus? Aqueles que fazem essa pergunta devem lembrar que a Maonaria estava, e est agora, tentando promover a idia de uma irmandade universal, uma habitao conjunta de todos os povos na Terra em harmonia e em paz. Embora os Avatares tenham vindo a todos os povos em diferentes pocas com a mesma mensagem essencial, apesar disso o Avatar cristo ainda no aceitvel para alguns povos. A irmandade do homem, entretanto, pode ser estabelecida com base na Paternidade de Deus, que poderia e deveria ser uma sntese unificadora universal do poder suficiente para unir todos os homens. A Maonaria proclama a soberania universal do Pai de Todos, pois ele, o Eu Sou o Que Sou, que enviou todo mensageiro divino ao mundo dos homens para ensinar o caminho, a verdade e a Luz. Os ensinos antigos foram projetados no plano terrestre pelos grandes mestres Avatares, mensageiros divinos, messias, mostradores do caminho, exemplos, irmos mais velhos, que por determinao do Grande Arquiteto vieram em carne da Loja Celestial em pocas diferentes e para diferentes raas humanas. Jesus de Nazar foi enviado para ser uma luz ao mundo para algumas ramificaes da raa humana, mas outras ramificaes tiveram e agora tm, o seu Buda, seu Krishna, seu Zoroastro, seu Confcio, seu Maom. A Maonaria declara que todos esses povos, de qualquer religio ou credo, so filhos de Deus nascidos em uma determinada raa, ou credo para derivar quaisquer benefcios e autodesenvolvimento que precisem, ou dos quais sejam capazes, em sua longa jornada de volta Loja Celestial. Como todos os homens vivem e movem-se e tm seu ser no Criador, todos os homens so irmos potenciais. Portanto, a Maonaria no enfatiza nenhum Avatar em seu ritual mais do que outro, e os maons de todo o mundo expressam sua aliana principal a Deus, como o Pai Universal." [pgs. 5455].

Muitos Maons Acreditam Que os Ensinos da Maonaria Tenham Sido Tirados da Bblia
Aps um exame atento, claro que a Maonaria no tem base bblica e anticrist.

A Bblia Revela Claramente Que H Somente um nico Salvador, e um nico Modo de Receber a Salvao
A Bblia identifica quem pode se tornar um filho de Deus. O evangelho de Joo inicia com estas palavras: "No princpio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princpio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas no a compreenderam. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era Joo. Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. No era ele a luz, mas para que testificasse da luz. Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo no o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus no o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crem no seu nome; os quais no nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre ns, e vimos a sua glria, como a glria do unignito do Pai, cheio de graa e de verdade. Joo testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia:

O que vem aps mim antes de mim, porque foi primeiro do que eu. E todos ns recebemos tambm da sua plenitude, e graa por graa. Porque a lei foi dada por Moiss; a graa e a verdade vieram por Jesus Cristo." [Joo 1:1-17]. A Maonaria afirma estar em busca da luz. Sendo um maom que est em busca da luz, considere estas palavras de Jesus Cristo: "Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue no andar em trevas, mas ter a luz da vida." [Joo 8:12]. A Santa Bblia documenta o que Jesus ensinou. Ele afirmou ser o nico caminho para Deus, o Pai: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ningum vem ao Pai, seno por mim." [Joo 14:6]. Os discpulos compreenderam claramente que Jesus era o nico caminho. Pedro disse: "Seja conhecido de vs todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vs crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse que este est so diante de vs. Ele a pedra que foi rejeitada por vs, os edificadores, a qual foi posta por cabea de esquina. E em nenhum outro h salvao, porque tambm debaixo do cu nenhum outro nome h, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." [Atos 4:10-12].

Pode um Cristo Ser Maom?


Crer em Jesus Cristo requer a crena em seus ensinos. Ele disse: "Ningum vem ao Pai seno por mim." A Bblia explica que para tornar-se um filho de Deus, o homem precisa permanecer separado. Um filho de Deus no deve se associar intimamente com aqueles que no aceitam a Jesus Cristo como o nico caminho para Deus. "No vos prendais a um jugo desigual com os infiis; porque, que sociedade tem a justia com a injustia? E que comunho tem a luz com as trevas? E que concrdia h entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os dolos? Porque vs sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles sero o meu povo. Por isso sa do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E no toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vs Pai, e vs sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso. Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundcia da carne e do esprito, aperfeioando a santificao no temor de Deus." [2 Corntios 6:14-7:1]. Essa promessa de Deus ser um Pai para voc, permitindo que voc se torne seu filho condicional! Voc precisa ter f no Filho de Deus, Jesus, e no deve se colocar em jugo desigual com os infiis. No pode reivindicar a promessa sem se desligar da loja. Deus promete receb-lo somente se voc sair do meio deles e apartar-se. Existem outras escrituras em que a Bblia ensina que voc no pode participar no paganismo, como a Maonaria, e ter Deus como seu Pai. Por exemplo, a Bblia contradiz diretamente o ensino manico de que todos os homens adoram ao mesmo Deus usando diversos nomes diferentes. O apstolo Paulo escreveu: "Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demnios, e no a Deus. E no quero que sejais participantes com os demnios. No podeis

beber o clice do Senhor e o clice dos demnios; no podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demnios. Ou irritaremos o Senhor? Somos ns mais fortes do que ele?" [1 Corntios 10:20-22]. A Bblia diz que voc no pode participar da mesa do Senhor e da mesa dos demnios. Alm disso, ela tambm ensina que voc no pode ter Deus como Pai e no seguir os ensinos de Jesus Cristo. O apstolo Joo escreveu: "Todo aquele que prevarica, e no persevera na doutrina de Cristo, no tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho." [2 Joo 9]. Aqueles que ensinam que todos os homens so filhos de Deus no esto permanecendo nas doutrinas de Cristo. Os ensinos da Maonaria esto em conflito direto com o ensino bblico. Ou os ensinos manicos so verdadeiros e os bblicos errados, ou a Bblia Sagrada verdadeira e os ensinos manicos esto errados. Ambos no podem ser verdadeiros ao mesmo tempo. Se voc maom, precisa fazer uma escolha. Pode continuar a seguir os ensinos da Maonaria e passar sua eternidade no Inferno. Ou, pode aceitar a Jesus Cristo e a promessa de Deus de receb-lo como seu filho, desligando-se da loja. No dia do juzo, Jesus Cristo quem determinar onde voc passar a eternidade. No se deixe enganar por aqueles que dizem que voc pode ser tornar um cristo e continuar sendo maom, em jugo desigual com infiis. Jesus Cristo quem ter a palavra final. E ele j disse: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrar no reino dos cus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que est nos cus. Muitos me diro naquele dia: Senhor, Senhor, no profetizamos ns em teu nome? e em teu nome no expulsamos demnios? e em teu nome no fizemos muitas maravilhas? E ento lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vs que praticais a iniqidade." [Mateus 7:21-23]. Se voc um cristo que foi enlaado na Maonaria sem saber o que ela ensina, ns o exortamos a reivindicar a promessa encontrada na primeira epstola de Joo: "Se dissermos que no temos pecado, enganamo-nos a ns mesmos, e no h verdade em ns. Se confessarmos os nossos pecados, ele fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustia. Se dissermos que no pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra no est em ns." [1 Joo 1:8-10]. Deus est disposto a perdo-lo. Na verdade, ele deseja perdo-lo. No entanto, o perdo depende da sua confisso e arrependimento. "Por isso sa do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E no toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vs Pai, e vs sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso." [2 Corntios 6:18].

Visite o site Ephesians5-11 em http://www.ephesians5-11.org Data da publicao: 15/9/2001 Reviso: A. F. e http://www.TextoExato.com Patrocinado por: S. F. F. C. Vargem Grande Paulista / SP A Espada do Esprito: http://www.espada.eti.br/ef511-a.asp

Fale conosco direcionando sua mensagem a um dos membros da equipe de voluntrios.

Das könnte Ihnen auch gefallen