Sie sind auf Seite 1von 18

Processos de Usinagem

Engenharia de Produo UNILAVRAS

Conceitos Bsicos de Usinagem dos Metais AULA 2


Prof. Eng Paulo Renato Gonalves Jnior

INTRODUO
No estudo das operaes dos metais, distinguem-se duas grandes classes de trabalho: - As operaes de usinagem - As operaes de conformao

Fig. 1) Peas Usinadas

Fig.2) Peas Conformadas

Definio de Usinagem
Operaes de usinagem so aquelas que ao conferir pea, ou as dimenses ou o acabamento, ou ainda uma combinao qualquer destes trs itens, produzem cavaco. Ou, Usinagem, segundo norma 8580, aplica-se a todos os processos de fabricao onde ocorre remoo de material em forma de cavaco.

Definio de cavaco
Definimos cavaco, a poro de material da pea, retirada pela ferramenta, caracterizando-se por apresentar forma geomtrica irregular.

Fig. 3) Cavacos

Definio de Conformao
Como operaes de conformao entendemos aquelas que visam conferir pea a forma ou as dimenses, ou o acabamento especfico, ou ainda qualquer combinao destes trs itens, atravs da deformao plstica do metal.

Classificao e Nomenclatura
1 Torneamento: Processo mecnico de usinagem, destinado a obteno de superfcies de revoluo com o auxlio de uma ou mais ferramentas monocortantes. Para tanto, a pea gira em torno do eixo principal de rotao de uma mquina e a ferramenta se desloca simultneamente segundo uma trajetria coplanar com o referido eixo.

Classificao e Nomenclatura
1.1- Torneamento Retilneo: Processo de torneamento no qual a ferramenta se desloca segundo uma trajetria retilnea. O torneamento retilneo pode ser:

Classificao e Nomenclatura
1.1.1 Torneamento cilndrico: Processo de torneamento no qual a ferramenta se desloca segundo uma trajetria paralela ao eixo principal de rotao da mquina. Pode ser interno ou externo.

Fig. 4) Torneamento Cilndrico Interno

Fig.5) Torneamento Cilndrico Externo

Classificao e Nomenclatura
Quando o torneamento cilndrico visa obter na pea um entalhe circular, na face perpendicular ao eixo principal de rotao da mquina, o torneamento denominado sangramento axial.

Fig. 6) Sangramento Axial

Classificao e Nomenclatura
1.1.2 Torneamento Cnico: Processo de torneamento no qual a ferramenta se desloca segundo uma trajetria retilnea , inclinada em relao ao eixo principal de rotao da mquina. Pode ser externo ou interno.

Fig. 7) Torneamento Cnico Externo

Fig. 8) Torneamento Cnico Interno

Classificao e Nomenclatura
1.1.3 Torneamento Radial: Processo de torneamento no qual a ferramenta se desloca segundo uma trajetria retilnea, perpendicular ao eixo principal de rotao da mquina.
Obs.: Quando o torno radial visa a obteno de uma superfcie plana, o torneamento denominado Torneamento de Faceamento. Quando o torneamento radial visa a obteno de um entalhe circular, o torneamento denominado Sangramento radial.

Classificao e Nomenclatura

Fig. 9) Faceamento Externo

Fig. 11) Sangramento Radial

Fig. 10) Faceamento Interno

Classificao e Nomenclatura
1.1.4 Perfilamento: Processo de torneamento no qual a ferramenta se desloca segundo uma trajetria retilnea radial ou axial, visando a obteno de uma forma definida, determinada pelo perfil da ferramenta.

Fig. 12) Perfilamento Axial

Fig. 13) Perfilamento Radial

Classificao e Nomenclatura
1.2 Torneamento Curvilneo: Processo de torneamento, no qual a ferramenta se desloca segundo uma trajetria curvilnea.

Fig. 14) Torneamento Curvilneo

Classificao e Nomenclatura
2- Aplainamento: Processo mecnico de usinagem destinado a obteno superfcies regradas, ou geradas por um movimento retilneo alternativo da pea ou da ferramenta. O aplainamento pode ser horizontal ou vertical. Podem ser classificadas como de desbaste ou de acabamento.

Classificao e Nomenclatura

Fig. 15) Aplainamento de Guias

Fig. 16) Aplainamento de Superfcie

Fig. 17) Aplainamento de Perfis

Fig. 18) Aplainamento de Rasgo de Chaveta

Classificao e Nomenclatura
Fig. 19) Aplainamento de Rasgos

Fig. 20) Aplainamento de Ranhuras em T

Classificao e Nomenclatura
Fig. 21) Aplainamento de Superfcies Cilndricas de Revoluo

Fig. 22) Aplainamento de Superfcies Cilndricas

Das könnte Ihnen auch gefallen