Sie sind auf Seite 1von 25

Tcnico em Eletroeletrnica Turma E1N

MARCOS MARTINS DE SOUZA

Fonte de Tenso Mltiplas Sadas

Presidente Prudente/2008

MARCOS MARTINS DE SOUZA

Fonte de Tenso Mltiplas Sadas

Relatrio apresentado disciplina Tcnico em Eletroeletrnica, da Escola de Senai Santo Paschoal Crepaldi de Presidente Prudente / So Paulo, solicitadas pelo orientador Hugo.

Resumo
Este um trabalho solicitado pelo orientador Hugo no final do primeiro semestre do curso Tcnico em Eletroeletrnico. O objetivo do projeto descrever tecnicamente o os circuitos e componentes da fonte didtica mltiplas sadas a partir do kit RVRP 2.0/2000 fornecido sendo com as correspondentes tenso e corrente +12V 2A / -12V 1A / +5V 1A / +9V 1A / (+1,25A +15 V) 0,5A , este trabalho est sendo feito em conformidade com a montagem da fonte em placa de circuito impresso.

Sumrio

pgina

Introduo .................................................................................................................................1 Tenses Alternadas ...................................................................................................................2 Transformador ...........................................................................................................................4 Retificadores..............................................................................................................................6 Capacitores ................................................................................................................................8 Fonte estabilizador com Zener e Transistores..........................................................................10 Estabilizadores Integrados .......................................................................................................11 rea das trilhas e Corrente ......................................................................................................16 Capacidade de dissipao ........................................................................................................18 Concluso ................................................................................................................................20 Bibliografia ..............................................................................................................................21

I - Introduo
Trabalho relativo montagem da fonte didtica de tenso de mltiplas sadas denominado Projeto RVRP 2.0/2000, a fonte se destina uso em bancada de reparo de equipamentos eletroeletrnicos e possui as seguintes sadas:

+12 V / 2 A -12 V / 1 A +5V/1A + 9,2 V / 1 A 1,25 a 15 V / 0,5 A

Sero colocados neste trabalho as principais caractersticas das tenses de alimentao, retificao e componente utilizados no projeto.

II -Tenses alternadas
A tenso a ser utilizada na alimentao primria do transformador da fonte ser considerada de 127 Volts a 60 Hz de Freqncia, cujas caractersticas seguem abaixo. A corrente alternada muda constantemente de polaridade. Isso provoca nos circuitos um fluxo de corrente ora em um sentido, ora em outro, no primeiro semi-ciclo positivo vai de 0 a 180 conforme o grfico da figura 1.1, ao completar o semi-ciclo negativo teremos ento completado 360.

Semi-ciclos e ngulos

Figura 1.1

Tenso de Pico o valor mximo que a tenso atinge em cada semi-ciclo, a tenso de pico representada pela notao Vp. Observe no grfico que temos Pico de tenso positiva e pico de tenso negativa , o valor de pico negativo numericamente igual ao positivo, assim a determinao de tenso de pico pode ser feita em qualquer um dos semi-ciclos.

Figura 1.2

III - O Transformador
Um transformador um dispositivo destinado a transmitir energia

eltrica ou potncia eltrica de um circuito outro, transformando tenses, correntes e ou de modificar os valores das Impedncia eltrica de um circuito eltrico. Trata- se de um dispositivo de corrente alternada que opera baseado nos princpios eletromagnticos da Lei de Faraday e da Lei de Lenz.

Estrutura ncleo do tranformador:

Figura 2.1

Bobinas: Primria e secundria



Figura 2.2

Dados para clculo: Tenso = 127 Vca Freqncia = 60 Hz B = 10000 gauss Sesso ncleo em cm = 4

Clculo do nmero de espiras primrio e secundrio.

IV - Retificadores
Retificao o processo de transformao de corrente alternada para contnua sendo que a retificao da corrente acontece de duas formas , retificao de meia onda e retificao de onda completa.

Tenso da fonte retificada sem o capacitor para correo do ripple.

Figura 3.1

Tenso da fonte retificada com o capacitor para correo do ripple.

Figura 3.2

Diviso Tenso = 10 V Diviso Perodo = 5 ms

V - Capacitores
Um capacitor simplesmente constitudo por 3 peas : duas peas

condutoras idnticas (armaduras) e uma pea isolante (dieltrico) colocada entre as outras duas.

Figura 4.1

Capacitncia
capacitncia ou capacidade a grandeza eltrica de um capacitor, determinada pela quantidade de energia eltrica que pode ser armazenada em si por uma determinada tenso e pela quantidade de corrente alternada que o atravessa numa determinada freqncia. Sua unidade dada em Farad (smbolo F), que o valor que deixar passar uma corrente de 1 ampere quando a tenso estiver variando na razo de 1 volt por segundo.

Tempo de descarga

Figura 4.2

Clculo capacitores C1 e C2 da fonte

Queda de Tenso (ripple) a ser corrigida pelos capacitores C1 e C2


V=i. T = 1 . 8 . 10 = 3,63 V 2,2 . 10 -3 C T = 2 . 8 . 10 = 3,40 V C 4,7 . 10 -3
-3

V=i.

8 ms

16 ms

Figura 4.3

VI - Fonte
Clculo de escolha do resistor estabilizador com zener A potncia dissipada no zener (Pz) igual a 1 W a tenso no zener de 12 volts conforme pode se observar na figura, ento a partir desses parmetros calculamos o resistor .

Figura 5.1

Figura 5.2

10

VII - Estabilizadores Integrados fonte

Figura 6.1

Figura 6.2

Figura 6.3

11

Figura 7.1

Figura 7.2

12

Figura 8.1

Figura 8.2

13

Figura 9.1

14

Figura 9.2

Figura 9.3

15

VIII - reas das Trilhas


Aqui apresentada uma "formula" simples que nos propicia a correta largura da trilha na placa: I L= --------0,2 Sendo: L = Largura da trilha, em milmetros I = Corrente, em Ampres 0,2 = Fator constante

Vamos a uma aplicao prtica desta formula...: Estamos montando uma fonte onde a corrente de sada maior de 2 A, ento usaremos esta corrente como exemplo, onde, em determinado momento, sabemos pelo clculo da Lei de Ohm que, atravs de uma trilha ir passar 2 Ampres de corrente. Qual seria a largura necessria da trilha na placa para suportar adequadamente esta corrente?

Temos: Corrente = I = 0,4A Fator constante = 0,2 L = Largura = ???

16

Aplicando a frmula:

2 --------- = L = 5 mm 0,2

Resposta: A largura ideal da trilha na placa de circuito impresso para esta determinada corrente seria de 5 milmetros!

Torna-se bvio que nem sempre o "layoutista" deva calcular a largura das trilhas em funo de sua corrente, se por exemplo, estivessemos montando um circuto onde no fluir mais do que 300 miliampres (0,3A), basta ento que tracemos trilhas de 2mm por toda a placa de circuito impresso, "padronizando" de maneira geral e sem preocupaes as trilhas...

17

IX - Capacidade de Dissipao
Para o clculo trmico ser empregado o circuito equivalente representado na figura 1 10.1.

Figura 10.1 - Circuito trmico equivalente de um componente. 1

As grandezas representadas na figura 1.23 so definidas do seguinte modo: Onde: Tj - temperatura da juno (oC); Tc - temperatura da cpsula (oC); Td - temperatura do dissipador (oC); Ta - temperatura ambiente (oC); P - Potncia trmica, circula no componente e transferida ao ambiente (W); Rjc - resistncia trmica juno juno-cpsula (oC/W); Rcd - resistncia trmica cpsula dissipador (oC/W); cpsula-dissipador Rda - resistncia trmica dissipador ambiente (oC/W), dissipador-ambiente Rja - resistncia trmica juno ambiente (oC/W). trmica juno-ambiente

(1.12) A equao empregada para o clculo trmico de um componente a seguinte : (1.13) Existe uma analogia com um circuito eltrico resistivo, representado na figura (1.24).

Figura 1.24 - Circuito anlogo

O objetivo do clculo trmico evitar que a temperatura mxima da juno alcance valores prximos da mxima temperatura permitida.

18

adotado o seguinte procedimento:

(a) P - Calculado com dados do componente e da corrente que por ele circula; (b) Tj - Fornecida pelo fabricante do componente; (c) Ta - Valor adotado pelo projetista; (d) Com a expresso (1.14) determina se a resistncia trmica total, determina-se

(1.14) (e) Com a expresso (1.15) determina-se a resistncia trmica do dissipa determina-se dissipador.

(1.15)

As resistncias trmicas Rjc e Rcd so forncecidas pelo fabricante do componente (diodo ou tiristor). Com um catlogo de dissipadores pode se escolher o mais conveniente. Caso o valor pode-se encontrado no seja comercial, deve ser escolhido o valor menor mais prximo.

19

Concluso

Durante a montagem da fonte foi encontrado problema,diodo zener com a polaridade invertida na placa, outra observao que a fonte deve ser usada para teste em bancada no conveniente o uso mxima carga de corrente por perodos prolongados. Esta fonte ser muito proveitosa como material de apoio ao futuro profissional de eletrnica.

20

Referncias Bibliogrficas
Apostila Senai http://www.dee.feis.unesp.br www.fairchildsemi.com http://dei-s1.dei.uminho.pt/lic/CEP/Calculo_Dissipadores.pdf http://www.eletronica24h.com.br/ http://www.esquemas.org/Entend3.htm

21

Das könnte Ihnen auch gefallen