Sie sind auf Seite 1von 41

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

CONCEITO DE TICA
A tica um ramo da filosofia que lida com o que moralmente bom ou mau, certo ou errado. As palavras tica e moral tm a mesma base etimolgica: a palavra grega ethos e a palavra latina moral, ambas significam hbitos e costumes. A tica, como expresso nica do pensamento correto conduz idia da universalidade moral, ou ainda, forma ideal universal do comportamento humano, expressa em princpios vlidos para todo pensamento normal e sadio. O termo tica assume diferentes significados, conforme o contexto em que os agentes esto os agentes envolvidos. Uma definio particular diz que a tica nos negcios o estudo da forma pela qual normas morais pessoais se aplicam s atividades e aos objetivos da empresa comercial. No se trata de um padro moral separado, mas do estudo de como o contexto dos negcios cria seus problemas prprios e exclusivos pessoa moral que atua como um gerente desse sistema.1 Outro conceito difundido de tica nos negcios diz que tico tudo que est em conformidade com os princpios de conduta humana; de acordo com o uso comum, os seguintes termos so mais ou menos sinnimos de tico: moral, bom, certo, justo, honesto.2 As aes dos homens so, habitualmente , mas no sempre, um reflexo de suas crenas: suas aes podem diferir de suas crenas, e , ambas, diferirem do que eles devem fazer ou crer. Esse o caso, por exemplo, do auditor contbil independente que foi escalado por seu gerente de auditoria, para auditar as contas de uma empresa de auditoria e que tem relaes de parentesco com o presidente dela. Ao aceitar tal tarefa, o profissional estar agindo de acordo com sua crena, a de que ele consegue separar assuntos pessoais dos profissionais e que, portanto, nada h de errado em auditar as referidas contas. luz da tica profissional, o auditor deve solicitar sua excluso da tarefa a ele incumbida, comunicando as razes para o gerente de auditoria. Desse modo, ele estar agindo de acordo com a crena difundida de que este o procedimento correto. O comportamento esperado da empresa, tambm luz da tica profissional, ser o de que ela substitua o auditor designado. Espera-se, assim, estar comunicando

1 2

NASH, Laura. tica nas empresas. So Paulo : Makron Books do Brasil, 1993, p. 6 BAUMHART, Raymond, S. J. tica em negcios. Rio de Janeiro : Expresso e Cultura, 1971.

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

implicitamente sociedade que a firma de auditoria age com absoluta retido de procedimentos, e em conformidade com suas expectativas.

OBJETO E OBJETIVO DA ETICA


A tica, enquanto ramo do conhecimento, tem por objeto o comportamento humano do interior de cada sociedade. O estudo desse comportamento, com o fim de estabelecer os nveis aceitveis que garantam a convivncia pacfica dentro das sociedades e entre elas, constitui o objetivo da tica.

FUNAO DA ETICA
Em qualquer sociedade que se observe, ser sempre notada a existncia de dilemas morais em seu interior. Os dilemas morais so um reflexo das aes das pessoas, e surgem a partir do momento em que, diante de uma situao qualquer, a ao de um indivduo ou de um grupo de indivduos, contraria aquilo que genericamente a sociedade estabeleceu como padro de comportamento para aquela situao. O comportamento das pessoas, enquanto fruto dos valores nos quais cada um acredita, sofre alteraes ao longo da histria. Tal fato significa que aquilo que sempre foi considerado como um comportamento amoral pode, a partir de determinado momento, passar a ser visto como um comportamento adequado luz da moral Quando, por exemplo, um pas se envolve em uma guerra, os habitantes desse pas (ou pelo menos grande parte deles) esto assumindo um comportamento que normalmente condenam em tempo de paz, qual seja, matar seus semelhantes. Os problemas relacionados com o comportamento do ser humano encontramse inseridos no campo de preocupaes da tica. Ainda que no torne os indivduos moralmente perfeitos, a tica tem por funo investigar e explicar o comportamento das pessoas ao longo das vrias fases da histria. Essa funo apresenta-se como de grande relevncia, tanto no sentido de se entender o passado, quanto de servir como parmetro para fixao de comportamentos padres, aceitos pela maioria, visando a diminuir o nvel de conflitos de interesses dentro da sociedade.

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

FONTES DAS REGRAS ETICAS:


O fato de se considerar a tica como a expresso nica do pensamento correto implica a idia de que existem certas formas de ao preferveis a outras, s quais se prendem necessariamente um esprito julgado correto. Tomando-se por base essa definio, existiria uma natureza humana verdadeira que seria a fonte primeira das regras ticas. 1a FONTE DAS REGRAS ETICAS: Essa natureza humana verdadeira seria aquela do homem sadio e puro, em que habitariam todas as virtudes do carter ntegro e correto. Toda ao do homem tico seria uma ao tica. (universalidade tica). 2a FONTE DAS REGRAS ETICAS: Existem, ainda , normas de carter diverso e at mesmo oposto idia da universalidade tica: as relacionadas forma ideal universal e comum do comportamento humano, expressa em princpios vlidos para todo pensamento so. Essa seria a segunda fonte das regras ticas. 3a FONTE DAS REGRAS TICAS: A conseqncia da busca refletida dos princpios do comportamento humano. Assim, cada significado do comportamento tico torna-se-ia objeto de reflexo por parte dos agentes sociais. Essa seria a procura racional das razes da conduta humana. 4a FONTE DAS REGRAS TICAS: A legislao de cada pas, ou de foros internacionais, ou mesmo os cdigos de tica Empresarial e Profissional. No obstante a literatura mencionar as leis como fonte de regras ticas, de acreditar que dificilmente um conjunto de leis poderia legislar satisfatoriamente sobre tica, pois uma lei especfica no poderia abarcar todas as situaes que surgissem sobre determinado assunto, e, tambm, porque nem toda lei pode ser considerada tica. 5a FONTE DAS REGRAS TICAS: Normas ticas vem dos costumes.

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

A TICA NA EMPRESA
Voc j sabe que a fase atual da economia capitalista criou um clima favorvel ao surgimento de inmeras interpretaes tanto otimistas como pessimistas quanto ao futuro da sociedade do trabalho. Sabe, tambm, que o conhecimento uma condio indispensvel ao exerccio da liberdade e, portanto, da cidadania. Por isso no podemos desconhecer que a possibilidade de estend-lo grande massa dos trabalhadores (durante tanto tempo excludos de seu acesso) cria perspectivas de que se venha a resgatar o valor do trabalho. E isso permite instituir uma nova tica nas empresas e na sociedade como um todo. hoje uma tendncia cada vez mais constante na organizao das fbricas a tomada de conscincia sobre a importncia de que o trabalho seja estruturado a partir de tarefas globais. Elas seriam executadas por equipes de profissionais suficientemente qualificados para dar conta de um mximo de atividades e para assumir responsabilidade com autonomia e criatividade. Essa forma de estruturao do trabalho no s representa o rompimento com o taylorismo, como tambm anuncia uma nova orientao relativa a polticas de recursos humanos. Tal poltica visa autodeterminao e ao crescimento de todos os envolvidos no processo de trabalho nas organizaes. Mas seria ingnuo acreditar que a revalorizao e o futuro da sociedade do trabalho dependeriam exclusivamente de uma poltica de recursos humanos voltada para a qualificao do trabalhador. Sabe-se que, numa economia globalizada, com um processo de produo flexvel, a qualificao do trabalho no garantida de emprego e nem o cria. No entanto, no resta dvida de que, no atual quadro econmico, os novos empregos passaro a absorver os trabalhadores mais qualificados. Nessas circunstncias, uma reflexo sobre a dimenso tica empresas dever passar necessariamente pelo resgate da qualificao profissional, mais incluir outros aspectos organizacionais, fundamentais ao resgate da dimenso pblica da tica e, conseqentemente, ao resgate da cidadania.

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

DA RESPONSABILIDADE E DO COMPROMISSO COM A COMUNIDADE:


Para pensar a questo tica nas organizaes empresariais necessrio, antes de tudo, definir o objetivo desse tipo de organizao. Uma organizao empresarial, utilizando determinada tecnologia, produz algum bem ou servio, para ser comercializado em funo do atendimento a demandas da sociedade. Cabe empresa desempenhar com qualidade sua misso especfica. Assim, por exemplo, espera-se de uma universidade que ela prepare o profissional do futuro; de um hospital, que cuide da doena; de uma indstria automobilstica, que produza bons carros; de um restaurante, que oferea boa comida. Por outro lado, esse desempenho no pode estar dissociado de seu objetivo principal, que a obteno de lucro. LUCRO O PERCENTUAL QUE EXCEDE AS DESPESAS COM MATRIAPRIMA, TECNOLOGIA, SALRIOS E QUE SE FAZ EMBUTIR NO PREO FINAL DO PRODUTO. Mas no se pode perder de vista que uma organizao empresarial est localizada numa comunidade. Ela oferece emprego aos moradores, paga impostos e a tecnologia que utiliza causa algum impacto sobre essa comunidade. Logo, ao refletir sobre a dimenso tica na empresa, precisamos compreender que, alm dos compromissos relativos ao seu funcionamento interno, a organizao empresarial possui compromissos externos, de ordem social. E quais so esses compromissos? Como honr-los? Vamos analisar, inicialmente, a questo do lucro, seu objetivo primeiro. Essa, que parece uma questo de interesse exclusivo da empresa, tem tambm importantes repercusses sociais. A primeira responsabilidade de uma empresa apresentar um bom desempenho econmico, de forma a cobrir custos e acumular capital. A conseqncia do seu sucesso econmico tende a se desdobrar socialmente em empregos, melhores salrios e arrecadao de impostos, preos mais adequados ao consumidor, e qualidade dos servios fatores relacionados justia social.

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

O objetivo de obter lucro , portanto, absolutamente legtimo. Isso porque uma empresa falida, no-lucrativa m empregadora, malvista na comunidade e no gera capital para a criao de empregos futuros. O comprometimento social da empresa se expressa, ainda, no seu engajamento com programas culturais e filantrpicos de interesse da comunidade, nos seus projetos de preservao ambiental, especialmente porque, nesse ltimo caso, a tecnologia por ela utilizada costuma causar impactos sobre o meio ambiente. Na medida em que no mundo contemporneo a economia est predominantemente organizada com base na iniciativa privada, torna-se indispensvel o comprometimento amplo das organizaes com as questes sociais. Hoje, poltica social e ambiente escapam do mbito do governo, tornando-se responsabilidade de organizaes empresarias e no-governamentais. O compromisso das organizaes empresarias , hoje, muito mais amplo do que a prpria relao emprego-empregador: ele envolve questes raciais, de sexo, de distribuio de renda, manuteno do meio ambiente, enfim, os problemas mais gerais que afligem a sociedade. A TICA DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA IMPEDIR A EMPRESA DE FAZER QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAO POR UMA VISO PRECONCEITUOSA DE RAA OU DE SEXO. ATUANDO COM BASE NO VALOR DA DIGNIDADE DA PESSOA, A EMPRESA NO DEFINIR, POR EXEMPLO, UMA POLTICA SALARIAL FUNDAMENTADA NESSAS DIFERENAS. A QUESTO DO ASSDIO SEXUAL SER TAMBM UMA PREOCUPAO SUA. Hoje, o que se pe em questo o desenvolvimento de uma prtica coerente com uma tica pblica, em que fiquem preservados os interesses da organizao, sem comprometimento das aes que contribuam para o bem-estar e o desenvolvimento da sociedade como um todo. Para aborda os demais compromissos que uma organizao precisa assumir de modo a ser conceituada como tica necessrio pensarmos nos atores ou agentes do processo organizacional, aqueles que fazem a empresa, que so responsveis pelo desenvolvimento de sua poltica e das atividades necessrias ao alcance de seus objetivos. Nesse caso, estamos falando de empregadores (que passamos a identificar como o administrador) e empregados.

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

COMPROMISSOS

RESPONSABILIDADES

DO

CONTADOR/ADMINISTRADOR:
As responsabilidades da empresa passam pelo sujeito humano que responde pela organizao: o contador/administrador. nessa funo que esto concentrados os compromissos ticos, e sobre esse individuo (ou grupo de indivduos) que se tem expectativas ticas. A qualquer ao empresarial corresponde a seguinte questo: qual o mbito de responsabilidade de administrao contbil? A resposta a essa questo implica compreender o mbito de atuao do contador, saber quais as suas funes e principais atribuies. o que voc vai ver a seguir. E para facilitar sua anlise, essas funes e atribuies sero apresentadas, sempre que possvel, separadas hierarquicamente.

PLANEJAMENTO E ORGANIZAAO DO TRABALHO:


A primeira funo/atribuio da administrao de uma empresa a elaborao de um bom planejamento. O planejamento um instrumento de trabalho fundamental. Portanto, sua elaborao deve ser precedida de um estudo minucioso do momento econmico e social, para que a empresa possa construir um cenrio da realidade onde atua e, assim, definir prioridades de investimento. Pelo planejamento, podero ser traadas as metas a atingir, definida a estrutura necessria para a sua execuo e distribudas as tarefas, de modo a tornar o trabalho mais produtivo e o trabalho mais realizado e empreendedor. O planejamento pressupe, enfim, uma ordenao lgica do trabalho. E uma empresa preocupada com as relaes de trabalho buscar estrutur-lo de modo a torn-lo mais produtivo e satisfatrio ao trabalhador. Alis, a satisfao do trabalhador hoje entendida como condio de produtividade. No contexto das empresas modernas, onde a flexibilizao do processo produtivo j realidade e necessidade, a estratgia utilizada no sentido de associar produtividade e satisfao ao trabalho tem consistido na reunio de vrias operaes ou no agrupamento de tarefas afins, de modo que se possa realiz-las em equipe.

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

A implantao dessa estratgia de trabalho baseia-se na compreenso da dinmica da atividade. Esta parte do principio de que trabalhos repetitivos produzem fadiga e resistncia e, portanto, qualquer pessoa trabalha melhor se todo o corpo msculos, sentidos e mente estiver empenhado na tarefa. A diversidade de tarefas executadas com liberdade e segundo o ritmo determinado pela equipe passa, assim, a ser considerada fator de produtividade. Essa idia de diversidade de tarefas e de ritmo de trabalho mais compatvel com o exerccio da liberdade, indispensvel ao desenvolvimento da iniciativa, competncia hoje exigida do trabalhador.

A CONCEPAO DO TRABALHO:
Um outro aspecto fundamental da administrao a concepo de trabalho proposta pela empresa. O trabalho pode ser visto como lugar de auto-realizao do homem, extenso de sua personalidade, espao de criatividade, onde ele fala de si, mostra-se diante do seu grupo social, expressa sua identidade, presta um servio social e contribui para o bem comum. Mas tambm pode ser encarado como uma maldio, lugar de tortura, suportado pela necessidade do salrio ao final do ms. claro que uma empresa na qual circule a primeira concepo de trabalho tem uma cultura muito mais positiva estimulante para a produo. As culturas que valorizam o trabalho e o trabalhador criam no sujeito uma dimenso social da atividade produtiva, inferior apenas da famlia. Nelas so criados vnculos sociais e comunitrios, relaes interpessoais e afetivas fundamentais vida das pessoas.

CODIGOS DE ETICA
Cdigos de tica so conjuntos de normas de conduta que procuram oferecer diretrizes para decises e estabelecer a diferena entre certo e errado. Se o sistema de valores sempre orientasse as organizaes para o beneficio dos clientes, funcionrios e fornecedores, ou para a proteo do meio ambiente e dos recursos naturais, no seria necessrio estabelecer multas e punies precisamente para forar a obedincia a esses comportamentos.

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

A primeira motivao para que as organizaes se preocupem com questes ticas precisamente a obrigao de seguir esses cdigos. Porem supor que a nova tica, ou qualquer tica, seja motivada apenas pelo receio das punies incorreto. Muito da preocupao com a tica advm da necessidade de administrar comportamentos que a experincia demonstra serem duvidosos. Sero comportamentos certos ou errados? Por exemplo:

Oferecer presentes para compradores. Aceitar presentes de vendedores ou fornecedores. Usar em proveito prprio informaes da empresa ou fornec-las para outros. Utilizar recursos da empresa ou organizao para finalidades pessoais. Falar mal ou procurar deliberadamente denegrir a imagem dos concorrentes. certo ou errado pedir aos funcionrios que trabalhem horas extras sem receber a remunerao devida, em nome do amor camisa? certo ou errado dar aos funcionrios ordens que violam princpios legais? certo ou errado demitir funcionrios, em nome da eficincia e da economia de recursos? Algumas dessas questes acabam por causar tal intranqilidade, ou assumir propores de tal ordem, que criam a necessidade de regulamentao. A tica, portanto, constitui o alicerce do tipo de pessoa que somos e do tipo de

organizao que representamos. A reputao de uma empresa um fator primrio nas relaes comerciais, formais ou informais, quer estas digam respeito publicidade, ao desenvolvimento de produtos ou a questes ligadas aos recursos humanos. Nas atuais economias nacionais e globais, as prticas empresariais dos administradores afetam a imagem da empresa para a qual trabalham. Assim, se a empresa quiser competir com sucesso nos mercados nacional e mundial, ser importante manter uma slida reputao de comportamento tico. Resumindo, um bom cdigo de tica um bom negcio. As boas prticas empresariais resultam de decises morais ou ticas. A tica corporativa reflete no apenas o teor das decises morais o que deve fazer? como tambm o processo para a tomada de decises, ou o como deve fazer. Nesse tipo de processo decisrio, uma empresa precisa comprometer-se a ponto de tica e lucro no serem mutuamente excludentes, em princpio e na prtica. O sinal mais visvel da filosofia de conduta de uma empresa provavelmente, o seu prprio cdigo de tica.

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

Os cdigos de conduta foram adotados pela primeira vez por volta de 1900, em resposta s reformas institudas no fim do sculo XIX (nos EUA). Nos anos 50, os cdigos corporativos comearam a incluir referncias s leis antitruste e maneira de cumpri-las. Hoje, a maior parte das grandes empresas e rgos governamentais tem cdigos de conduta que representam as polticas empregadas para definir um comportamento tico. Eles so ferramentas utilizadas para padronizar o comportamento, medida que as empresas tornam-se maiores e geograficamente mais dispersas. Geralmente, eles se referem a questes como conflitos de interesse, concorrentes, privacidade, dar e receber presentes ou contribuies polticas. Entretanto, o simples fato de se elaborar um cdigo no suficiente. Ele precisa ser feito sob medida para as reas funcionais da empresa (por exemplo, marketing, finanas, recursos humanos) ou para sua principal linha de negcios. O raciocnio que norteia os cdigos sob medida simples. reas ou divises funcionais tm culturas e necessidades diferentes. Uma diviso de bens de consumo, por exemplo, tem um relacionamento um pouco distante com os clientes, j que depende em grande medida da publicidade para vender seus produtos. De outro lado, uma diviso que fabrica produtos industriais tem menos clientes e utiliza uma abordagem pessoal atravs de seus vendedores. Os cdigos precisam refletir estas diferenas. Alm disso, se os cdigos devem servir de base para a implantao, precisam incluir as caractersticas relacionadas abaixo:

Especificidade. Os cdigos devem dar exemplos especficos para os empregados a fim de que estes possam determinar as normas ou no. Publicidade. Os cdigos devem ser documentos pblicos disposio de todas as partes interessadas para que possam consult-los e/ou verificar o compromisso da empresa com prticas eqitativas e ticas.

Clareza. Os cdigos devem ser claros, objetivos e realistas a respeito das punies previstas para aqueles que os violarem. Reviso. Os cdigos devem ser periodicamente revistos. Trata-se de documentos vivos que precisam ser atualizados a fim de refletir problemas atuais.

Obrigatoriedade. preciso cdigos.

que haja alguma forma de fazer cumprir os

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

Uma organizao deve prever tanto recompensas pelo cumprimento das diretrizes, quanto punies quando aes antiticas forem identificadas. Quando tais aes no so punidas, espalha-se a noo de que a organizao no est realmente interessada na tica. Os funcionrios que interagem mais freqentemente com pessoas de fora da companhia, e que mais provavelmente tomaro as decises, deveriam assinar declaraes de que leram e cumpriro as polticas de tica da empresa. Todos os empregados, no entanto, precisam entender que todos so obrigados a obedecer esses cdigos. Alm disso, os administradores devem agir como modelos para os outros empregados. Dando um bom exemplo, os administradores demonstram e reforam o comportamento tico esperado dos outros funcionrios. Com toda a ambio e a corrupo que permeiam o mundo, talvez seja encorajador verificar que h um nmero crescente de corporaes que esto adotando programa internos de treinamento em questes de tica. Esses programas proporcionam uma orientao mais especfica do que a contida nos credos para lidar com possveis problemas ticos, e facilitam a percepo e a aplicao prtica do cdigo da companhia. Os padres de tica so reiterados por intermdio dos programas de treinamento, para que consideraes de conduta influenciem todo o processo decisrio da empresa. Por exemplo, o Chemical Bank, um dos maiores bancos norte-americanos, tem um extenso programa de ensino da tica. Todos os novos empregados participam de uma sesso de orientao, na qual lem e assinam o cdigo de tica do Chemical. A Dow Corning tambm tem um programa especfico de divulgao da tica. Seu cdigo genrico inclui uma declarao de valores com sete pontos que empregada nas auditorias de tica realizadas nas suas fbricas do mundo inteiro. O treinamento normalmente comea com sesses de orientao e discusses aberta a respeito do cdigo de tica da empresa. Essas atividades freqentemente so ilustradas pela utilizao de cenrios fictcios envolvendo questes ticas que refletem situaes que os empregados podero encontrar no trabalho. Isso d a cada funcionrio a possibilidade de tomar decises de conduta em situaes e discuti-las abertamente com seus colegas e supervisores. Organizaes como a McDonnell Douglas e a General Dynamics empregaram esses cenrios de treinamento para que seus cdigos deixassem de ser simples documentos e se transformassem em ferramentas teis para treinar, educar e promover a comunicao a respeito dos

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

padres ticos. A existncia desses programas especficos cria um clima moral menos ambguo do que o observado nas empresas que no os tm. As comisses de tica, ombudsman e linhas diretas so outros mtodos usados para implantar as polticas relacionadas com a tica empresarial. Nos ltimos cinco anos, houve um aumento considervel do nmero de empresas aparelhadas com conselhos consultores, linhas diretas para dar o alarme, ombudsman e diretores de tica. Tais estratgias indicam que as empresas reconhecem que os empregados podero enfrentar dilemas morais e sugerem que a administrao apoie seus esforos no sentido de tomar as decises certas. Por exemplo, a Motorola tem uma Comisso de Cumprimento da tica encarregada de interpretar, esclarecer, comunicar e fazer cumprir o cdigo da companhia. Sem uma comisso ou ombudsman incumbidos desta tarefa, seria difcil imaginar como os cdigos poderiam ser adequadamente cumpridos, ou de que maneira as alegaes de sua violao poderiam ser efetiva e eqitativamente julgadas. Infelizmente, o perfil tpico das comisses de tica fortemente voltado para a alta administrao so criadas sem grande representao dos empregados das camadas hierarquicamente menos elevadas. De outro lado, algumas empresas nomearam um ombudsman. Alm disso, muitas outras contam com linhas diretas que permitem que os empregados denunciem comportamentos antiticos. Esses expedientes aumentaram a eficcia dos programas de ticas das empresas porque servem como um canal que os empregados podem utilizar para levantar questes ou procurar conselhos a respeito do significado e aplicao dos padres. Permitem, tambm, que os empregados expressem suas preocupaes a respeito de represlias. Um outro mecanismos para implantar a tica empresarial a auditoria de tica. Sua funo (social ou moral) levantar questes relacionadas aos mtodos de fabricao, polticas de recursos humanos, negociaes com os fornecedores, relatrios financeiros e tcnicas de venda, a fim de descobrir se abusos antiticos esto ocorrendo. A Dow Corning instituiu, h mais de dez anos, uma auditoria nas instalaes da companhia no mundo todo. A agenda foi modificada ao longo dos anos, passando de uma discusso padronizada para a discusso personalizada das questes especficas que tm a ver com reas funcionais. Nos escritrios de vendas so examinadas questes como vantagens, pedidos incomuns dos clientes e preos especiais.

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

DILEMAS ETICOS:
So situaes que foram algum a tomar um curso de ao que, embora oferea um potencial beneficio pessoal ou organizacional, ou ambos, pode ser considerado potencialmente no-tico So situaes em que as aes devem ser tomadas mas sobre as quais no h consenso claro quanto ao que certo ou errado. O indivduo fica com o peso de fazer boas escolhas. Um executivo resumiu isso deste modo: "defino uma situao no tica como aquela em que devo fazer algo sobre o qual no vou me sentir bem". A dificuldade chave dos problemas ticos da atualidade consiste em questionar interesses pessoais com responsabilidade social, esse debate sobre a tica e a responsabilidade social muito antigo, e acentuou-se recentemente, devido a problemas como poluio, desemprego e proteo dos consumidores, entre muitos outros que sempre envolvem as organizaes, pblicas ou privadas. Em uma pesquisa realizada por uma revista norte-americana: a maioria dos dilemas ticos relatados pelos gerentes envolvia conflitos com superiores, clientes e subordinados. As questes mais freqentes relacionavam-se com honestidade na publicidade e nas comunicaes com a gerncia de topo, clientes e agncias governamentaisProblemas sobre como lidar com presentes especiais, divertimentos e comisses tambm foram relatados- Significativamente. os chefes dos gerentes foram acusados de as vezes pressionar seus subordinados para se engajarem em tais atividades noticas como por exemplo apoiar pontos de vista incorretos, assinar documentos falsos. fechar os olhos para malfeitos do chefe e fazer negcios com amigos do chefe. Exemplo: um poltico de muita influncia no governo pede a voc um, pagamento do 20 mil dlares como taxa de consultoria. Em troca, o poltico promete ajuda especial na obteno de um contrato de 10 milhes dos dlares, que geraria um lucro de pelo menos, um milho para sua empresa. Se voc no concordar, o contrato ir muito provavelmente para um concorrente.

RACIONALIZAOES PARA O COMPORTAMENTO NO-ETICO:

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

Por que pessoas que em outras circunstncias so razoveis agem no eticamente, participar de concorrncia com informao privilegiada, pagar propina para obter negcio no exterior, falsificar a contabilidade de notas de despesa e outros. Porque voc se pergunta, as pessoas fazem coisas como essas?, Na verdade existem pelo menos quatro racionalizaes comuns que podem ser usadas para justificar essa m conduta: 1. Convencer-se de que o comportamento no de fato ilegal. Depois de fazer algo que pode ser considerado no-tico, o racionalizador diz: No de fato ilegal. Isto expressa uma crena enganosa de que esse comportamento aceitvel, especialmente em situaes ambguas. Quando lidar com situaes nebulosas ou limtrofes nas quais voc tem dificuldades para distinguir com preciso entre o certo e o errado, siga um conselho simples: Na dvida quanto deciso ou ao a ser tomada, no o faa. 2. Convencer-se de que o comportamento realmente atende aos melhores interesses de todos. Esta resposta envolve a crena enganosa de que se algum vai se beneficiar daquele comportamento, ento ele atende aos melhores interesses de todos ou da organizao. A superao dessa racionalizao depende em parte da habilidade de olhar para alm dos resultados de curto prazo e dirigir a ateno para as implicaes de longo prazo e olhar alm dos resultados em geral para os meios pelos quais eles esto sendo obtidos. Por exemplo, em resposta pergunta "At que ponto devo empurrar essas questes para alcanar o objetivo de desempenho estipulado?", a resposta recomendada quase sempre: no tente descobrir. 3. Convencer-se de que ningum nunca descobrir o que voc fez. As vezes os racionalizadores dizem a si mesmos: "Ningum vai ficar sabendo". Eles crem equivocadamente que o comportamento questionvel de fato "seguro" e nunca ser descoberto ou tornado pblico. A menos que seja descoberto, prossegue a argumentao, nenhum crime foi realmente cometido. Falta de tomada de contas, presses irreais para o desempenho e um chefe que prefere "no ficar sabendo podem forar um pensamento como esse. Neste caso, o melhor inibidor fazer com que todos saibam que o mau comportamento ser punido quando for descoberto. 4. Convencer-se de que a organizao "proteger voc".

Legislao e tica Profissional Finalmente, os racionalizadores podem

Professora Adriana Farias prosseguir com as aes questionveis

porque acreditam equivocadamente que a "organizao me dar cobertura". Isto uma idia mal compreendida de lealdade. O indivduo acredita que os melhores interesses da organizao esto acima de todos os outros. Em troca. o indivduo acredita que os gerentes de topo sero condescendentes com o comportamento e impediro que o indivduo se d mal. Mas a lealdade organizao no desculpa aceitvel para o mau comportamento, a lealdade organizao no deve ficar acima da lei e da moralidade social.

FATORES QUE AFETAM A ETICA GERENCIAL:


fcil demais confrontar-se com dilemas ticos na segurana de um livro didtico ou de uma sala de aula da faculdade. Na prtica, um, gerente desafiado com frequncia a escolher cursos de ao ticos em situaes nas quais as presses podem ser contraditrias e grandes.- Uma conscincia maior dos fatores que influenciam a tica gerencial pode ajud-los a lidar melhor com eles no futuro- Esses fatores emanam da pessoa, da organizao e do ambiente externo. O gerente como pessoa: As ticas gerenciais so afetadas pelas experincias pessoais e as vivncias do gerente. Influncias familiares, valores religiosos, posies pessoais e necessidades financeiras ajudaro a determinar a conduta tica de um gerente em uma dada circunstncia. Gerentes que no tem um conjunto forte e coerente de ticas pessoais descobriro que suas decises vo variar de situao para situao enquanto eles tentam maximizar seus interesses prprios. Os gerentes que atuam com fortes arcabouos ticos, regras pessoais ou estratgias para o processo decisrio tico sero mais coerentes e confiantes porque as escolhas sero feitas em confronto com um conjunto estvel de padres ticos . A organizao empregadora; A organizao exerce outra influncia na tica gerencial, o que pode com certeza afetar as decises e aes de um indivduo exatamente aquilo que o superior imediato exige e aquilo que resultar em prmio ou punio. As expectativas e reforos dados por colegas e as normas do grupo parecem ter impacto semelhante. Declaraes formais de polticas e regras escritas, embora no garantam resultados, so tambm muito importante no estabelecimento de um clima tico para a organizao como um todo. Elas apoiam e reforam a cultura organizacional, que tem forte influncia no comportamento tico dos membros.

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

O ambiente externo: As organizaes operam em ambientes externos compostos de correntes, leis e regulamentos governamentais e normas e valores sociais. As leis interpretam os valores sociais para definir comportamentos adequados para as organizaes e seus membros; os regulamentos ajudam o governo a monitorar esses comportamentos e a mante-los dentro de padres aceitveis. O clima de concorrncia numa indstria tambm estabelece um padro de comportamento para aqueles que esperam prosperar dentro dela. s vezes as presses da concorrncia contribuem ainda mais para os dilemas ticos dos gerentes.

A MANUTENAO DE ALTOS PADROES ETICOS:


As organizaes progressistas apiam uma variedade de mtodos para manter altos padres ticos nos negcios no local de trabalho. Alguns dos esforos mais importantes nessa rea envolvem o treinamento em tica, a proteo ao informante, o apoio da gerncia de topo, cdigos de tica formais e uma forte cultura tica.

AOES DAS EMPRESAS EM RELAAO AS DEMANDAS SOCIAIS:


Ao se defrontar com uma demanda social especfica, como uma empresa poderia reagir ? Se uma parte interessada, como o governo local, iniciar uma demanda sobre a empresa, que tipo de ao empresarial poderia ser tomada ? Estudiosos de administrao desenvolveram uma escala de aes de respostas que as empresas podem tomar quando uma questo social colocada. Estas aes podem ser: OBSTRUO: Empresas que adotam essa ao, contestam a sua responsabilidade, reclamam que a evidncia do erro um engano, um mal entendido ou distoro, e colocam obstculos para retardar as investigaes. DEFESA: A resposta defensiva significa que a empresa admite alguns erros de omisso . A empresa reduz as perdas ao defender-se, mas no tem postura obstrutiva ACOMODAO: Significa que a empresa aceita a responsabilidade social por suas aes, apesar de fazer isso em resposta a presses externas. Empresas que adotam esta linha procuram atender a responsabilidades econmicas, legais e ticas. Se as foras externas exercerem presso, os gerentes concordam em reduzir atividades eticamente questionveis.

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

PRO-ATIVIDADE: A resposta pr-ativa significa que as empresas do o exemplo nas questes sociais. Elas procuram aprender qual o interesse pblico e respondem sem induo e presso das partes interessadas.

MORAIS EMPRESARIAIS:
Conforme amplamente descrito por Robert Henry Srour, existe uma ambivalncia empresarial. Numa economia competitiva, os empresrios no tem como deixar de considerar os interesses dspares dos agentes com os quais se relacionam. Porque mercados abertos, aliados a regimes polticos liberais, conferem enorme poder de fogo queles que se organizam. bem verdade que isso perde boa parte de seu sentido numa economia oligopolista ou estatista, assim como em ambientes polticos totalitrios. Porm nas economias competitivas, os empresrios ficam merc de um jogo de foras que os leva a estabelecer distines entre os vrios agentes com os quais interagem. Seja por percepo ou por uma anlise de custo benefcio, os empresrios acabam dividindo os agentes em duas categorias: 1. Aqueles que dispe de maior cacife, seja pela capacidade de retaliao ou de agregar valor ao negcio, so tratados com lisura, correo ou idoneidade; pois no convm manipula-los sob pena de colocar em risco a sobrevivncia dos negcios. 2. Os demais, que no dispe de cacife, ou exercem fraca articulao, so tratados de forma diversa. As empresas se valem das brechas existentes na lei ou de regulamentos para manipula-los tentando tirar o mximo de vantagens. Essa ambigidade comportamental, comum nos setores empresariais um reflexo da moral macro no plano nacional. Portanto se refletindo no plano micro em duas morais:

MORAL DA PARCIALIDADE
Trata-se de um discurso seletivo que adota normas mistas de conduta, porque no se furta a justificar convenincias oportunistas nas relaes com aqueles que esto destitudos de cacife, embora exija lealdade nas relaes para com sigo. um discurso permissivo e hipcrita.

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

MORAL DA PARCERIA:
Corresponde a um discurso refletido, com adoo de padres de conduta centrados em interesses de mdio e longo prazo, preocupa-se com o impacto que decises e aes geraro sobre a empresa. Sua mxima : "negcios so acordos que beneficiam ambas as partes". Esta moral implica uma crtica miopia imediatista, tpica da moral da parcialidade. O objetivo consiste, por tanto, em tecer uma malha de fidelidade entre os agentes envolvidos, articulando alianas duradouras. Suas pedras fundamentais so o profissionalismo e a idoneidade nas transaes. A moral da parceria encontra-se em construo. Corresponde a um esforo penoso para desenvolver uma cidadania empresarial, calcada na percepo de que a responsabilidade social constitu uma estratgia consistente num mundo competitivo. Aos poucos, e se for universalizada, a estratgia deixar de ser um diferencial para converter-se numa necessidade compartilhada. At o presente momento, h uma antagonismo no mundo dos negcios, pois este no d as costas ao cinismo que rege a moral da parcialidade, pondo a conscincia em leilo; e cultiva certo ceticismo quanto eficcia da moral da parceria. Sem que orientaes precisas sejam adotadas, as empresas tendem a ficar refns da moral da parcialidade, trilhando a moral do oportunismo. No caso brasileiro, que cultiva uma dupla moral: a da integridade, como discurso oficial; e a do oportunismo, como discurso oficioso, a confuso est armada, pois o pas formal um mas o real vive no baixo mundo das prticas interesseiras, e s muito recentemente que se comea a pensar em uma moral da parceria nos negcios, talvez em funo da globalizao e da democratizao.

MORAIS BRASILEIRAS:
O Brasil por razes histricas cultiva uma dupla moral : 1- Como discurso oficial que inclui todos os agentes sociais , Uma moral da integridade e 2- Como discurso oficioso que permeia a sociedade como um todo, Uma moral do oportunismo.

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

Assim sendo, s recentemente, em funo da insero do Brasil no novo estgio econmico internacional e da democratizao do Pas, que comeas-se a repensar as atitudes empresariais, em funo da necessidade da nova ordem internacional, que exige profissionalismo e transparncia nas relaes bem como parceria entre os agentes envolvidos no processo econmico, seja para reduzir pesquisas de custos, pela grande soma de capital envolvido em certos empreendimentos ou at mesmo pela incapacidade de sozinha uma empresa desenvolver grande alcance. Mas at o momento essas duas morais convivem no cenrio nacional e refletindo nos agentes e nas empresas uma contradio que gera um mal estar cada vs maior no povo brasileiro,, a ponto de serem criticados aqueles que se pautam por orientaes edificantes. Isso se explica por razoes histricas da formao social, econmica e religiosa do povo brasileiro, mas tambm porque seus adeptos um conjunto de justificaes. essas convices sociais que constituem posturas oportunistas formam um discurso lgico, conferindo a

PORQUE AS EMPRESAS ESTAO IMPLANTANDO CODIGO DE ETICA:


Nossa empresa tica. Temos uma filosofia de trabalho que prioriza a coerncia entre o que se diz e o que se faz. Preservamos nossos valores. Somos reconhecidos no mercado por essa nossa postura. Assim, no precisamos de cdigo de tica". No raro este comentrio advm de empresrios que exercem importante papel de liderana, sem perceberem as reais vantagens de adotar, para suas empresas, cdigos de tica ou guias de conduta. De modo muito simples e resumido podemos afirmar que tico aquele que podendo escolher livremente, elege o bem e no o mal e age assim de modo constante. A fonte da tica a prpria realidade humana, o ambiente em que vivemos. Assim, o ambiente de trabalho, no qual passamos grande parte de nosso dia, se desenvolve em uma sucesso de escolhas e de prtica de virtudes, que nada mais so do que os valores transformados em ao. Mas o que tem isso a ver com o cdigo de tica? Tem tudo a ver. O Cdigo de tica um instrumento de realizao da filosofia da empresa, de sua viso, misso e valores.

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

Deve ser concebido pela prpria empresa, muitas vezes com o auxlio de consultores externos, e expressar a sua cultura. Serve para orientar as aes de seus colaboradores e explicitar a postura da empresa em face dos diferentes pblicos com os quais interage. imperioso que haja consistncia e coerncia entre o que est disposto no Cdigo de tica e o que se vive na organizao. Se o cdigo de conduta, de fato cumprir o seu papel, sem dvida significar um diferencial que agrega valor empresa. As empresas esto implantando cdigos de tica porque este documento tem o condo de : Fornecer critrios ou diretrizes para que as pessoas se sintam seguras ao adotarem formas ticas de se conduzir. Garantir homogeneidade na forma de encaminhar questes especficas. Aumentar a integrao entre os funcionrios da empresa. Favorecer timo ambiente de trabalho que desencadeia a boa qualidade da produo, alto rendimento e por via de conseqncia, dos clientes e fornecedores e, em ampliao dos negcios e maior lucro. Criar nos colaboradores maior sensibilidade que lhes permita procurar o bem estar conseqncia, sua satisfao. Estimular o comprometimento de todos os envolvidos no documento. Proteger interesses pblicos e de profissionais que contribuem para a organizao. Facilitar o desenvolvimento da competitividade saudvel entre concorrentes. Consolidar a lealdade e fidelidade do cliente. Atrair clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros que se conduzem dentro de elevados padres ticos. Agregar valor e fortalecer a imagem da empresa. Garantir a sobrevivncia da empresa. Eis as razes que respondem pergunta formulada no ttulo. Elas nos levam a acreditar na possibilidade de explorar um caminho que abre espao para que percorram juntos, sem antagonismo, os valores e os resultados econmicos.

A ETICA NA EMPRESA: DA TEORIA PARA A PRATICA


Qualquer compromisso, para ser eficaz, exige mais do que simplesmente boas intenes. S quando essas boas intenes so tambm intenes bem informadas

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

que a direo da empresa tem condies de criar um contexto empresarial que motive e d respaldo a conduta tica. Com efeito somente depois de atingir um nvel adequado de informao que a esfera dirigente se volta para a conduta tica. lgico, o alto escalo precisa por em ordem seus pensamentos e atos, antes que possa corrigir e reordenar os pensamentos e atos do pessoal subordinado. No basta, para fomentar a tica empresarial, que os executivos de alto nvel tomem medidas como: promulgar um cdigo de tica, realizar sesses de informaes e manifestar, em discursos, compromissos importantes com padres superiores de conduta. Quando bem implantadas, tais medidas podem contribuir sem dvida para motivar o comportamento tico nas empresas, mas para que esse comportamento seja de fato transformado, os lderes precisam fazer muito mais. No basta que a alta gesto faa palestras inspiradoras, designe um funcionrio idneo para apoiar a estratgia comercial da empresa, ou estabelea sistemas de planejamento e controle da produo. preciso criar uma estrutura forte, coesa e clara, abrangendo polticas e procedimentos que de fato funcionem no sentido de promover e consolidar a conduta tica de dirigentes, auxiliares e colaboradores. O trabalho de administrao da tica na empresa permanente e contnuo, jamais termina completamente. Da porque, mesmo no caso daquelas empresas que j sejam donatrias de reconhecida tradio sobre a matria, os altos executivos devem estar sempre preocupados em desenvolver e realimentar os compromissos empresariais com a sustentao das prticas de ordem moral. Assim, na elaborao e utilizao de um cdigo de tica, no se pode perder de vista a prtica contnua para que a estrutura formal de polticas e procedimentos se mantenham correlacionados e articulados sob o campo de viso pacificadora da tica, de forma incisiva e progressivamente crescente. Assim como o foco exterior que assegura o sucesso de qualquer iniciativa empresarial ocupado pelo mercado, o foco interior se concentra nos seus recursos humanos, ou seja, no envolvimento certo das pessoas certas. Afinal, a tica depende mesmo da propenso moral dos indivduos que trabalham na organizao. Levando em conta a aparente importncia que os altos dirigentes atribuem envergadura moral de seus auxiliares, surpreende a reduzida ateno que dada ao tema moral, mesmo em empresas que se orgulham de seus valores ticos. Naturalmente, o ponto de partida da administrao, na empresa, de pessoas moralmente bem formadas, consiste em atra-las e conserv-las. Se esse o desejo,

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

torna-se necessrio avaliar o carter moral dos candidatos a emprego e usar essa avaliao como um dos mais fortes parmetros do processo de seleo. A experincia tem demonstrado que o esforo de recrutar indivduos possuidores de princpios virtuosos pode resultar, de fato, ser muito vantajoso para o futuro da empresa. Realar o carter tico das empresas parece ser mais fcil do que na realidade. Porque esse objetivo somente ser totalmente alcanado quando a alta administrao compreender que surgir um considervel nmero de dificuldades desconhecidas, e completamente diferentes da situao de se administrar um processo regular em andamento. No campo da batalha da tica trata-se de mudar o pensamento e o comportamento interior das pessoas que integram a organizao. Elas tem que assimilar o que que se espera delas, e por que assim. Necessitaro garantias de que as mudanas navegaro no sentido do seu real interesse, e que no as prejudicaro. Elas tero, em sntese, que absorver a curto prazo um novo sistema de hbitos e atitudes, tero que desempenhar de forma competente suas funes com sua nova capacidade de julgamento Podemos delimitar em trs pontos a base para que funcione com eficincia o desejvel processo de mudana: 1 2 3 A liderana dirigente tem que deixar claras para si mesma e para todos os auxiliares quais so as suas reais intenes e preocupaes. Tem que dedicar tempo e recursos de diversas natureza, para conseguir a compreenso plena e geral das questes ticas de relevncia para a empresa. Logo que construdos os novos alicerces, ter que transferir a responsabilidade sobre o tema da tica para os nveis de superviso, gerncia e operao, onde as atitudes e comportamentos desejados devem assumir o curso normal entre as demais atividades da empresa Na sociedade moderna, lamentavelmente, o sucesso econmico passou a ser a medida de todas as coisas. Apenas a riqueza e a beleza contam e separam os vencedores dos excludos. O carter no conversvel em moeda, assim o que uma boa conduta e que condies devem cumprir as instituies humanas para moralizar o indivduo so questes que no tem despertado interesse num mundo em que a maioria das pessoas individualista e egosta, por isso pouco responsvel e solidria. Se a empresa, como espao social, produz e reproduz esses valores ela se torna importante em qualquer processo de mudana de perspectiva das pessoas, tanto das que nela convivem e participam quanto daquelas com as quais essas pessoas se

Legislao e tica Profissional relacionam. Assim quanto mais empresas de construir um espao agradvel felizes.

Professora Adriana Farias tenham preocupaes ticas mais a

sociedade na qual essas empresas estejam inseridas tendero a melhorar no sentido onde as pessoas vivam realizadas, seguras e

A questo que, embora a empresa como organizao possa ser um agente moral, na verdade quem tem ou deixa de ter comportamento tico so as pessoas que nela trabalham. difcil separar a pessoa da instituio, as declaraes e atitudes de seus membros so tomadas como se fosse a prpria empresa. Por uma manifestao infeliz, ningum diz que algum um mau representante da empresa, a referencia no caso sempre a empresa. Bons dirigentes e funcionrios por outro lado, difundem a imagem de sua empresa como sendo boa. Por isso h uma preocupao cada vez maior das empresas com o aspecto tico.

TRANSFORMAOES NECESSARIAS NA EMPRESA:


A sociedade moderna est requerendo uma mudana muito forte de seus valores porque a economia no pode e no deve ser a medida de todas as coisas. Analistas de todas as filiaes ideolgicas so unnimes: impossvel a sustentao do modelo atual de mundo caracterizado pelo egosmo, pela destruio do ambiente, pela concentrao de renda e pela excluso de muitos milhes de seres humanos dos benefcios do progresso tecnolgico e econmico. Esse modelo precisa ser superado por outro em que o bem comum seja o novo paradigma do progresso. Se os negcios funcionam como o motor das sociedades modernas, o que parece ser verdade, as empresas tem a desempenhar um papel preponderante na construo do futuro da humanidade. Nesse sentido so muitas as transformaes que as empresas brasileiras precisam realizar em seus valores bsicos e na forma de gerir seus negcios. A empresa tem uma responsabilidade grande na inveno do novo ser humano que a sociedade necessita para melhorar. Mais uma vez, melhorar a sociedade uma questo prtica que requer um comportamento tico das empresas, comportamento esse plenamente consistente com a estratgia de sobrevivncia de qualquer delas e com o enfoque sistmico que deve nortear um negcio que pretenda ser bem sucedido. Alguns dos valores que caracterizam o comportamento tico so:, Para o empresrio como lder inovador--busca do bem comum, atuao a nvel poltico, responsabilidade social e viso de futuro; Para a empresa como comunidade e agente

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

moral: administrao participativa ,transparncia ,dilogo e negociao , destino social do lucro (reinvestimento) , respeito ao funcionrio e ao consumidor e preservao do ambiente natural. Se os lideres empresariais no emergirem da rotina, da busca incessante e desesperada do lucro imediatsta, da vantagem pessoal pura e simples e da falta de solidariedade social, suas empresas submergiro no mar de suas contradies morais. Atualmente se a mdia eletrnica rpida e global, pode ser utilizada para enganar o consumidor , pode tambm e felizmente , ser o veculo que ir decretar o fim de uma corporao por prticas anti-ticas, e o surgimento de prticas com elevados valores ticos.

ETICA NA ADMINISTRAAO:
A discusso sobre a tica abrange e questiona inmeros aspectos da administrao das organizaes e de suas relaes com a sociedade. Algumas das questes ticas envolvidas. justo os executivos ganharem o equivalente a dezenas de salrios dos trabalhadores operacionais? Pode-se aceitar a influncia das empresas nas decises governamentais, como das construtoras na preparao do oramento das obras da Unio? Quais so as obrigaes da empresa no que tange necessidade de informar sobre os riscos de seus produtos para o consumidor (lcool, tabaco), por exemplo? Quais as obrigaes em relao aos empregadores, funcionrios e colegas? Que normas de conduta devem orientar as decises que envolvem ou afetam outras pessoas? As decises nesse plano tm grande impacto sobre o clima organizacional e a qualidade de vida percebida pelos funcionrios, porque os atingem mais de perto em assuntos pessoais. No h discusso sobre o fato de que as organizaes, assim como os indivduos, tm responsabilidades sociais, medida que seu comportamento afeta outras pessoas e, querendo elas ou no, h pessoas e grupos dispostos a cobrar essas responsabilidades por meio do ativismo poltico, da imprensa, da legislao e da

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

atuao nos parlamentos. H duas correntes a esse respeito, cada uma delas com argumentos muito fortes.

A DOUTRINA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL:


O princpio da responsabilidade social baseia-se na premissa de que as organizaes so instituies sociais, que existem com autorizao da sociedade, utilizam os recursos da sociedade e afetam a qualidade de vida da sociedade. As empresas tm a obrigao de agir segundo os interesses da sociedade. As empresas devem prestar contas de sua ao sociedade.

A DOUTRINA DO INTERESSE DO ACIONISTA:


A corrente alternativa da responsabilidade social prope que as empresas tm obrigaes primordialmente com seus acionistas. A principal responsabilidade das empresas maximizar o lucro dos acionistas. No cabe empresa resolver problemas sociais que pertencem ao mbito das organizaes de caridade e do governo

CONDUTA ETICA:
A tica a disciplina ou campo do conhecimento que trata da definio e avaliao do comportamento de pessoas e organizaes. A tica lida com aquilo que pode ser diferente do que , da aprovao ou reprovao do comportamento observado em relao ao comportamento ideal. O comportamento ideal definido por meio de um cdigo de conduta, ou cdigo de tica, implcito ou explcito. Cdigos de tica so conjuntos particulares de normas de conduta. Os cdigos de tica so explcitos, ex.: os juramentos que fazem: administradores, contadores, engenheiros, mdicos, advogados, etc, ou implcitos, ex.: os motoristas ao avisarem, por meio de sinais de luzes, que h fiscalizao policial, para os outros motoristas que vm em sentido contrrio. O comportamento das pessoas, grupos e das organizaes. So orientados por cdigo de tica. As decises pessoais e organizacionais que so tomadas com base em qualquer cdigo de tica, refletem os valores vigentes na sociedade. Cada sociedade,

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

cada grupo social tem suas concepes; a tica estabelece a conduta apropriada e as formas de promov-la. Embora a tica estude todas as morais, a absoluta e a relativa, a tica qualifica as morais que do suporte s condutas egostas como antiticas, porque suas aes tm abrangncia restrita beneficiando apenas indivduos, grupos ou organizaes.

VALORES:
Os valores que orientam o comportamento tico e que permitem classificar os comportamentos dentro de qualquer escala de desenvolvimento moral foram e continuam sendo propostos por filsofos, que manifestam opinies a respeito de como a sociedade deveria ser, e o fazem de maneira a influenciar as convices alheias. Religies, doutrinas polticas e econmicas nasceram dessa forma. Outras normas de conduta tica nascem dos usos e costumes, do processo social de julgar comportamentos e consider-los certos ou errados, e de distinguir o vcio da virtude pelos sentimentos de reprovao ou aprovao que inspiram.

FILOSOFIAS LIGADAS A ETICA:


So vrias as Filosofias ligadas tica: o utilitarismo, a justia, a teoria dos direitos, o egosmo esclarecido, o modelo do universalismo, a regra de ouro. O utilitarismo a doutrina segundo a qual aes certas ou erradas so determinadas por suas conseqncias boas ou ms. O modelo utilitrio exige que o indivduo aja de forma a maximizar a felicidade e minimizar a dor para o maior nmero possvel de pessoas envolvidas. J o termo justia s vezes empregado no sentido de lei ou legalidade. Mas justia significa mais do que isso. Uma definio simples equidade. A responsabilidade da justia preservar a ordem numa comunidade. Aristteles foi o primeiro a definir a justia como um tratamento igual para pessoas iguais e desigual para pessoas desiguais, mas na proporo de sua diferena. Assim, no contexto da justia, a tica de uma ao determinada pela noo de que pessoas iguais devem ser tratadas de maneira igual, e pessoas desiguais devem ser tratadas de maneira desigual, dando se nfase equidade. A teoria dos direitos, por sua vez, reza que cada pessoa tem direitos bsicos num universo moral. Eles incluem o direito de consenir livremente, o direito

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

privacidade, o direito de liberdade de conscincia, o direito de liberdade de palavra e o direito a um processo legal. Direitos bsicos e universais so compartilhados por todos os empregados. So garantidos a todas as pessoas racionais pela Constituio da maior parte dos pases, bem como pela Declarao Universal dos Direitos Humanos. O egosmo esclarecido. Leva em conta prejuzos, benefcios e direitos. Assim, uma ao ser moralmente correta se aumentar os benefcios para o indivduo de forma a no prejudicar intencionalmente outras pessoas, e se esses benefcios puderem, contrabalanar qualquer prejuzo no-intencional resultante. Uma ao considerada tica com base no fato de ela produzir mais resultados bons do que maus para o indivduo, a longo prazo. O universalismo diferente do utilitarismo, ao pressupor que o valor moral de uma ao no pode depender de suas conseqncias, uma vez que estas so indefinidas no momento em que tomada a deciso de agir. O valor moral de uma ao, ao contrrio, depende das intenes da pessoa que toma a deciso de empreend-la. O universalismo pressupe que determinadas aes podem ser julgadas intrinsecamente certas ou erradas, independentemente de suas conseqncias especficas. O modelo da regra de ouro vem da tradio judaico-crist, sendo encontrado na maior parte das grandes religies sob formas variadas. O princpio bsico que devemos tratar os outros da mesma maneira que gostaramos de ser tratados. Diante de uma questo tica, cada indivduo deve identificar os cursos de ao disponveis e escolher aquele que permita tratar os outros com a mesma dignidade e respeito com que ele (ou ela) esperaria ser tratado. Por exemplo, cerca de 500 a.C., Confcio estabeleceu sua doutrina.
1.

A estabilidade da sociedade baseia-se em relaes desiguais entre as pessoas. A famlia o prottipo de todas as organizaes sociais. A conduta virtuosa em relao aos outros consiste em tratar os outros como cada um gostaria de ser tratado. A conduta virtuosa em relao a si prprio consiste em buscar desenvolver habilidades, adquirir educao, trabalhar duro, no gastar mais dinheiro que o necessrio, e cultivar a pacincia e a perseverana. O consumo desenfreado condenvel, assim como perder a calma. A moderao valorizada em tudo.

2. 3.

4.

Legislao e tica Profissional A Regra de Ouro tem outras verses:

Professora Adriana Farias

Tudo o que quereis que os homens vos faam, fazei-o vs a eles. No faais aos outros o que no quereis que vos faam. No sculo XVIII, o filsofo alemo Kant transformou a Regra de Ouro em seus dois imperativos categricos, que estabelecem o comportamento ideal para a vida em sociedade: Uma ao moralmente correta para uma pessoa em determinada situao se e somente se a razo dessa pessoa para tal ao a razo que essa mesma pessoa desejaria que outras tivessem ao agir, em qualquer situao semelhante. Uma ao moralmente correta para uma pessoa se e somente se ao agir, essa pessoa no usa outras pessoas simplesmente como meios para avanar em seus prprios interesses, e tambm tanto respeite quanto desenvolva as capacidades destas outras pessoas para escolher livremente por elas prprias. As diferentes verses da Regra de Ouro esto na base da maior parte dos princpios ticos, estabelecendo que um comportamento s bom ou aceitvel se for bom e aceitvel para outras pessoas. O comportamento que agride ou desagrada outras pessoas inaceitvel e deve ser condenado. Este preceito tambm o fundamento da doutrina da responsabilidade social. Segundo essa doutrina, cada cidado deve comportar-se de maneira a preservar os interesses da comunidade a que pertence. Se cada pessoa comportar-se de maneira socialmente responsvel, todos sero beneficiados. Em Resumo: Teoria Fundamentalista: conceitos extrados de fontes externas ao ser humano. Utilitarismo: maior bem para a sociedade como um todo. Teoria Kantiniana: dever tico a partir de conceitos universais aplicveis a todos, sem excees, desde que se exija do prximo o mesmo que exigimos de ns. Contratualismo: obrigao assumida pelo ser humano no "contrato social" de se comportar de acordo com a moral vigente. Relativismo: comportar-se de acordo com o pensamento do prprio indivduo sobre o certo e o errado.

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

ETICA RELATIVA E ABSOLUTA:


A interpretao de valores ticos pode ser absoluta ou relativa. O comportamento tico relativo baseia-se na premissa de que as normas de conduta dependem da situao (tica situacional). A abordagem da tica relativa reconhece que as circunstncias influenciam a definio dos valores e do comportamento socialmente aceitvel. O comportamento tico absoluto baseia-se na premissa de que as normas de conduta so vlidas em todas as situaes (idealismo moral).De acordo com a idia de tica absoluta, determinados comportamentos so intrinsecamente errados ou certos, seja qual for a situao.

MUDANA ETICA:
A idia que os cdigos de conduta evoluem e, portanto, h cdigos mais evoludos e mais atrasados faz parte do conceito de tica. Conceitos como civilizao, virtude coletiva, igualdade, respeito pessoa e direitos humanos esto intimamente ligados mudana evolutiva dos costumes. As organizaes, tambm fazem opes, permitindo situ-las numa escala de valores, etapas de desenvolvimento moral: pr-convencional, convencional e ps-convencional.

ETAPA PRE-CONVENCIONAL:
Nessa etapa, a tica essencialmente individualista ou egosta. So indicativos desta etapa: Cada um por si. negcio levar vantagem em tudo. Os outros que se danem. mundo dos espertos. No campo das doutrinas econmicas e da administrao das empresas, este estgio conhecido como Darwinismo social. Todos os casos em que a administrao age de modo a privilegiar apenas os interesses da empresa mostram o estgio pr-convencional de desenvolvimento moral.

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

ETAPA CONVENCIONAL:
Na etapa convencional, a tica continua sendo individualista, mas as pessoas ou empresas agem, dentro de limites e restries com medo da punio ou por convenincia; mas no por convico. Este o comportamento da empresa que age rigorosamente dentro da lei, no que diz respeito a qualquer aspecto, no por acreditar que a lei deva ser seguida, mas porque tem medo de ser punida. indicativo desta etapa: Se me comportar como os outros esperam que me comporte, poderei ter vantagens ou evitar retaliaes.

ETAPA POS-CONVENCIONAL
O comportamento orientado por princpios e convices, e no pelas convenes, pelo receio da punio ou pela busca de recompensas. A idia de responsabilidade social est no centro desta etapa de desenvolvimento moral. So indicativos desta etapa: Minha liberdade termina onde comea a liberdade do vizinho. No h o que me obrigue a fazer algo que considere moralmente errado. No importa a opinio da maioria, mas valores universais e ideais como justia, direito, igualdade, liberdade, fraternidade. Na etapa ps-convencional de desenvolvimento moral, o comportamento determinado pelo idealismo moral. tica, portanto, uma questo de qualidade das relaes humanas e indicador do estgio de desenvolvimento social. interessante observar como alguns autores classificam as condutas pessoais ou sociais:
1.

tico e Moral: decises e aes que visam cumprir deveres prescritos pelo grupo social ( moral, tico e legal), so os ntegros . tico e Imoral: vai contra a moral vigente ou contra a Lei (tica relativa), ex. Roubar um remdio para socorrer a vida de algum. Antitico e Moral: Vai contra a moral oficial, do grupo em questo, mas tem o apoio da moral oficiosa. (so os "espertos")

2.

3.

Legislao e tica Profissional


4.

Professora Adriana Farias

Antitico e Imoral: "os viles".

ETICA DA PROFISSAO CONTABIL:


Os estudos das cincias sociais indicam que a preocupao com o papel de cada profisso para com a sociedade tem origem na essncia do sentido da profisso. A anlise da questo envolve no apenas o papel de cada profisso, mas tambm, a evoluo das tcnicas e dos ambientes dos negcios. No caso especfico da profisso contbil, seu papel social confirmado pela consolidao da profisso no Brasil e nos principais pases do mundo. No entanto, os anos recentes tem sido cenrio de importantes modificaes comportamentais e da realidade das economias das naes. Somos testemunhas dos acontecimentos que esto modificando a histria e as crenas antes consolidadas e imutveis. As empresas, outrora perenes, passam por transformaes que lhe impem aes rpidas. Seus produtos possuem vida curta e os investimentos em melhoria nos processos produtivos comeam a ser suplantados pelos investimentos em desenvolvimento de novos produtos para novos mercados. Por outro lado, o contabilista, que domina um conjunto de conhecimentos e tcnicas que expressam a linguagem do negcio e que servem para o processo de tomada de decises, vem atuando nesse novo ambiente, que exige informaes teis, completas e corretas, e em curto espao de tempo. O papel de extrema utilidade, passa por transformaes de modo a tornar- se compatvel com os novos tempos. Essas transformaes, no entanto, no devem arranhar preceitos ticos, to necessrios a uma profisso e que devem permanecer, em sua essncia, imutveis, tais quais os princpios de contabilidade. "Todo profissional e, principalmente, o contabilista, experimenta situaes diferenciadas e provocadoras em seu dia- a- dia, ocasionando dilemas morais e colocando prova seus valores ticos exigindo, assim slida formao moral e preparo psicolgico, embora a conduta esperada, ou seja, a atitude que deve adotar, esteja formalizada no Cdigo de tica da Profisso."

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

Esse o desafio do Contador, adaptar- se s novas exigncias, mas sem perder o compromisso tico que se espera de um profissional. Compromisso de seriedade, independncia tcnica, honestidade, sigilo, qualidade e responsabilidade. A importncia dos servios contbeis depender dos prprios contadores, que devem preocupar- se com a qualidade do servio apresentado, com a preciso da informao transmitida, com a presteza na execuo do servio, com a ateno e prudncia nos assuntos que lhe forem confiados. Como o exerccio de uma profisso nas condies referidas resulta em relaes peculiares com outras pessoas ou grupos de pessoas, evidente que a regulamentao profissional deva incluir normas ticas de carter especfico, isto , de tica profissional, muitas vezes reunidas e expedidas sob forma de cdigo.

ETICA PROFISSIONAL
A tica profissional tem relao direta com a confiana que a sociedade deposita no especialista que executa determinado trabalho. Essa confiana decorre da diferena entre profisso e ocupao. Para ser considerada profisso, segundo as cincias sociais, uma atividade deve agrupar um conjunto de caractersticas, entre elas: (a) a existncia de um conjunto de conhecimentos cientficos necessrios para seu exerccio; (b) um rgo de classe responsvel pelo ingresso de novos profissionais, pela manuteno dos registros e pela avaliao da conduta dos profissionais; (c) razovel controle exercido pela profisso sobre as instituies de ensino; (d) uma cultura prpria e especfica; (e) um conjunto de preceitos ticos a serem seguidos. A existncia de um cdigo de conduta tica premissa bsica e decorre de uma exigncia social e no de uma exigncia da classe de profissionais. Portanto fcil de se perceber que a sociedade espera no ter de se preocupar com a qualidade do profissional escolhido, em quem deve e espera poder depositar sua total confiana. E essa confiana crescente medida em que a conduta do profissional se enquadra na conduta esperada.

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

Essa conduta esperada tende a ser resumida em um Cdigo de Conduta tica Profissional, que pode ser como um conjunto de princpios ou valores morais, e cujo contedo tem que atender a alguns princpios fundamentais da tica profissional. Este veio materializar a preocupao crescente da classe com a situao atual "objetivando intensificar o relacionamento profissional da Contabilidade com a sociedade e com o prprio grupo profissional, atualizando, assim, conceitos ticos na rea da atividade contbil" (BOLETIM CRCRS). Estes princpios incluem:

DOS DEVERES E DAS PROIBIOES:


Agir com qualidade profissional obrigao profissional a preparao tcnica e a atualizao do conhecimento, pelos quais o indivduo deve orientar seu procedimento na profisso que exerce, garantindo dessa forma a qualidade do servio prestado e a segurana depositada no especialista. Isso garantido por meio da formao bsica, de preferncia nos cursos universitrios, e pela participao do contabilista em cursos, seminrios, conferncias e grupos de estudo organizados pelas entidades da profisso contbil e pelas Universidades. A qualidade dos servios que o contabilista oferece sociedade e a seus clientes, est diretamente relacionada ao grau de sua preparao e atualizao, oferecendo a sociedade um servio para o qual so necessrios conhecimentos especficos e atributos tcnicos garantidos por educao formal e sistemtica, realizado no cumprimento de preceitos ticos, conforme Art. 2 do Cdigo tico da Profisso do Contabilista. Trabalhar com lealdade: A sociedade tem o direito de esperar que o contabilista que aceita uma responsabilidade profissional seja tecnicamente competente, com responsabilidade perante o pblico que indispensvel para qualquer profissional da Contabilidade. O pblico compe- se de clientes, fornecedores de crdito, governo, empregados, investidores, a comunidade financeira e de negcios alm de outros. Existindo a profisso presente o relacionamento desta com a Sociedade, cumpre examinar as relaes do profissional com as pessoas que a interagem, as quais, antes de econmicas, sero humanas por excelncia, recaindo- se, pois, no terreno da tica. Relaes que suscitaro questes vrias, desde as de natureza geral,

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

indagaes que persistem desde o incio da civilizao humana, at aquelas de cunho especfico, derivadas da atividade profissional propriamente dita e que obedecero a deontologia peculiar. Tendo por pano de fundo o interesse da Sociedade como um todo, o profissional manter, em funo de seus labores nessa condio, vnculos com colegas, clientes, scios, empregados, colegas de outras profisses e outras pessoas. Ora, diante da complexidade de tais relacionamentos, faz- se necessria regulao especfica, ou seja, a formalizao de normas comportamentais, com o estabelecimento de sanes para o caso de sua inobservncia. Isto quer dizer que o profissional tem que avaliar o compromisso a ser assumido antes de assumi- lo, garantindo a seu cliente a melhor opo que eventualmente existam e a consecuo eficaz de seu compromisso, o contador deve observar no seu exerccio profissional, para que possa bem servir a Profisso Contbil: integridade, objetividade, competncia profissional, sigilo, comportamento profissional, observncia dos padres tcnicos e da legislao do pas.

Manter um critrio livre e imparcial: A imparcialidade tcnica o alicerce da responsabilidade profissional e em alguns casos, ela no pode ser exercida se no existir independncia psicolgica, devendo o profissional evitar de aceitar um compromisso em que sua independncia e objetividade possam estar em risco e, da mesma forma, evitar de manter qualquer tipo de relacionamento com seu cliente que possa colocar em risco esse preceito; Guardar o segredo profissional: Este princpio tem relao com a lealdade profissional, mas baseia- se, tambm, no tipo de relacionamento que o profissional deve manter com seus clientes ou patrocinadores. O contabilista precisa ter acesso a diversos dados e informaes de seu cliente para o adequado exerccio de sua atividade. No entanto, seu cliente espera que esses dados e informaes no sejam tratados pelo contabilista de maneira leviana e descuidada, com risco de vazamento de informaes sigilosas. Evitar tarefas que no atendam moral:

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

dever fundamental de todo ser humano e no apenas do contabilista, rechaar a mentira e Ter a firme convico para viver a verdade. Dessa forma, esperase que o profissional no participe de atos ilcitos e no se envolva em processos de sonegao, corrupo, fraudes e roubos. Esse compromisso com a verdade deve nos levar a evitar suborno e a preferir o certo ante o errado. Com exceo daqueles que possuam conceitos morais diferentes dos da sociedade, ningum argumentaria contra os princpios aqui elencados. O problema est nas eventuais condutas " egostas " e nas presses que o ambiente de alta concorrncia impe aos profissionais, criando algumas situaes de conflitos ticos que precisam ser enfrentados.

DO VALOR DOS SERVIOS PROFISSIONAIS:


No inclumos a questo dos honorrios profissionais entre s princpios bsicos de tica, no por que no o consideramos um princpio, mas sim porque gostaramos de explorar um pouco mais o tpico em que se amarra com todos os outros. Os cdigos de tica costumam condenar o aviltamento de honorrios, porque ele um dos alicerces em que o contabilista deveria apoiar a imagem positiva e o prestgio da profissional. Dessa forma, o aviltamento de honorrios impede, a longo prazo, o cumprimento das demais normas ticas, comprometendo no somente a reputao do contabilista, mas tambm, a imagem de toda a profisso. Esse tema , por vezes, confundido com cartel ou mesmo com crime contra a economia popular. Ao contrrio, os honorrios a valores adequados representam a garantia de que o profissional cumprir com suas obrigaes e com o papel que ele se espera. O contabilista que aceita executar seus servios profissionais a dado cliente ( ou patrocinador), assume responsabilidade de executar tais servios dentro dos padres ticos de qualidade, integridade, objetividade, independncia, lealdade, competncia etc. e de aplicar as normas tcnicas apropriadas. Portanto, a remunerao do profissional deve levar em conta esse compromisso e os riscos que o profissional assume. A remunerao deve garantir seu compromisso com a

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

manuteno de seu conhecimento (educao continuada) e com sua independncia financeira, bem como com a manuteno de um padro de vida digno de uma classe profissional. Qualquer desvio nesse conjunto de conceitos acaba por comprometer a imagem de toda a profisso, aumentando sua baixa estima e o estigma pelo qual a profisso vista. A atividade contbil mantm o compromisso pblico com a tcnica profissional dos contabilistas. Por outro lado, nossa atividade pode ser exercida: (a) por profissional autnomo atendendo um determinado nmero de clientes; (b) por profissionais empregados e vinculados a uma empresa ou um grupo de empresas; e (c) por profissionais associados, que prestam servios a diversos clientes por meio de uma organizao contbil. Este ltimo grupo fruto de nossas mais recentes preocupaes. Nos tempos atuais, em que os negcios devem ser tratados com presteza, qualidade, eficcia e com especial nfase na administrao, controle de gastos e maximizao do resultados, deparamo-nos com um novo conflito tico: o da eficcia administrativa vis- - vis a tica profissional. Os compromissos do Contador referem- se : - Aos clientes: decorrentes da prtica profissional, e dizem respeito responsabilidade profissional assumida. - Aos empresariais: referem- se aos objetivos de uma empresa com seus quotistas, credores, fornecedores, governo, funcionrios, clientes etc. Esses compromissos no esto, nem de longe, prximo dos princpios filosficos que regem a tica de qualquer profisso. - Servios profissionais especializados: vinculado f pblica de cada profisso. Por outro lado, no entanto, surgem os compromissos de rentabilidade, liquidez, qualidade, continuidade e pontualidade, e que no decorrem da viso filosfica de cada profisso, mas da lgica dos negcios.

DAS PENALIDADES:
No Brasil, nossa legislao profissional trata do assunto de avaliar os riscos que corremos e impomos ao conjunto de profisses, de forma objetiva. As organizaes

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

contbeis so responsabilizadas por atos de seus responsveis tcnicos e so envolvidas, quando necessrio, em processos disciplinares com multa pecuniria. Os responsveis tcnicos envolvidos nesses processos so enquadrados em processos disciplinares e ticos e suas penalidades vo de suspenso do exerccio profissional e das multas pecunirias, at as admoestaes reservadas ou pblicas.

INFRAOES MAIS COMETIDAS POR FALTA DE ETICA:

Contabilista que facilita o exerccio da profisso contbil aos no habilitados ou leigos, acobertando-os. Contabilista que adultera ou manipula fraudulentamente escrita ou documento com o fim de favorecer a si mesmo ou clientes, em detrimento ao fisco. Contabilista que no cumpre, no prazo estabelecido, determinao do CRC ou de rgo autorizado de classe, depois de regularmente notificado. Contabilista habilitado, responsvel tcnico pelo escritrio sociedade, sem cadastro, composto por contabilistas e leigos, explorando servios contbeis. Contabilista que pratica aviltamento de honorrios e/ ou concorrncia desleal. Contabilista que retm injustificadamente, danifica ou extravia livros e documentos contbeis, comprovadamente entregues a seus cuidados. Contabilista que apropria- se indebitamente de valores confiados sua guarda, em decorrncia do exerccio da profisso. Contabilista que aps convocado deixa de prestar servios por ocasio de eleies do CRC. Contabilista que no executa servios profissionais para o que foi contratado. Contabilista registrado na categoria de Tcnico em Contabilidade, exercendo funo de Contador. Contabilista exercendo a profisso sem registro no CRC. Contabilista exercendo a profisso com registro provisrio vencido. Contabilista suspenso ou com registro profissional baixado exercendo a profisso. Contabilista que faz anncio imoderado. Contabilista que assina documentos ou peas contbeis elaborados por outrem, sem sua orientao e superviso. Contabilista que demonstra incapacitao tcnica no exerccio da profisso.

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

Contabilista que inobserva as Normas Brasileiras de Contabilidade, elaborando Demonstraes sem base em documentao hbil e idnea, tendo ocorrido culpa.

Contabilista que transcreve no Livro Dirio, Demonstraes Contbeis com valores divergentes de peas da mesma empresa e mesmo perodo apresentadas para qualquer efeito como verdadeiras.

Contabilista, quando perito ou contador, no evita interpretaes tendenciosas sobre matria objeto do trabalho, no mantendo absoluta independncia moral e tcnica na sua elaborao.

Contabilista que no presta ser concurso moral, intelectual e material e no zela pelo prestgio da classe, da dignidade profissional e seu aperfeioamento. Contabilista que explora prestgio em decorrncia de cargo que ocupa em Entidade de Classe. Contabilista sem registro, responsvel tcnico de escritrio sociedade, sem cadastro, composto somente por Contabilistas no registrados, explorando servios contbeis.

CASOS DE FALTA DE ETICA:


1. Data Control ( por Marcelo Flach de Porto Alegre) Juiz Federal d pena de 14 anos de recluso a Kehrwald, acusado de sonegao fiscal. O empresrio Ademar Kehrwald, proprietrio da rede de cursos de informtica Data Control, foi condenado, na 2 Vara Criminal da Justia Federal, em Porto Alegre, h 14 anos, cinco meses e 10 dias de priso em regime fechado. Kehrwald est detido desde 18 de maro acusado de falsificar a contabilidade da empresa por meio de balanos fictcios. Na deciso publicada, o empresrio gacho foi condenado por prtica de delito contra a ordem tributria nacional. Entre 1994 e 1996 ele sonegou R$36,4 milhes em impostos e remeteu, ilegalmente, US$ 3,5 milhes para o Uruguai. Ele ainda foi condenado a pagar multa de 12 mil salrios mnimos - cerca de R$ 1,5 milho. A justia tambm determinou a transferncia para a Unio de apartamentos de propriedade de Kehrwald em Salvador e Porto Alegre, alm de fazendas, incluindo

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

terras, instalaes, equipamentos agrcolas e cabeas de gado. No Uruguai, so seis propriedades, somando 11 mil hectares, uma no Rio Grande do Sul, no municpio de So Gabriel. Conforme a deciso do juiz federal substituto, Ricardo Humberto Silva Borne, os imveis devem ser repassados Unio j que foram "adquiridos com o proveito da sonegao". O juiz entendeu que o empresrio estava ciente dos atos que cometeu. Os advogados Ney Fayet e Mathias Nagelstein vo recorrer da deciso ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 4 Regio, em Porto Alegre. Eles garantem que a pendncia com impostos no passaria de R$ 12 milhes. "O fiscal, por conta prpria, calculou uma multa de 200%", afirma negelstein. Os dois advogados lembram que nunca viram uma sentena semelhante envolvendo sonegao. "Vamos pedir anulao porque no nos foi permitido fazer percia", enfatizou Nagelstein. Alm desse processo, o empresrio alvo de outro que corre na Justia Federal no municpio de Rio Grande, na Zona Sul do estado. O dono da Data Control acusado de importao de bens sem o devido pagamento de impostos. J ocorreram vrias tentativas, inclusive em Braslia, conseguir hbeas corpus para Kehrwald. Nenhuma tentativa obteve sucesso. Dois pedidos ainda no foram analisados. O Contador da Data Control, Roberto Genta, tambm foi condenado a pena, de cinco anos e meio em regime semi- aberto. Durante o processo, o contador disse que adulterou balanos seguindo ordens de Kehrwald. Artigos infringidos:

Exercer a profisso com honestidade (Cap. II, Art. 2, paragr. I ). Renunciar as funes que exerce, logo que confirme falta de confiana (Cap. II, Art.2, paragr. VI ). Prtica de contraveno no exerccio da profisso (Cap. II, Art.3, paragr. VIII )

2. Caso Encol: Artigos Infringidos: - Prtica de contraveno no exerccio da profisso (Cap. II, Art.3, paragr. VIII )

Legislao e tica Profissional

Professora Adriana Farias

Com sua ltima alterao em novembro de 1997, o Cdigo de tica Profissional do Contabilista, necessita de novas alteraes, que se adaptem as mudanas no cotidiano, maiores punies devem ser aplicadas. O Conselho Regional de Contabilidade apresenta dificuldades na fiscalizao das normas, por isso faz- se necessrio o comprometimento de cada Contador, para que a profisso possa a cada dia ser reconhecida como ela realmente , uma profisso honesta, responsvel, competente, preocupada com o social. Como diz o Conselheiro do CRC Domingos Orestes Chiomento:

"O Contabilista tornou- se um profissional extremamente valorizado e portanto mais responsvel - j que em suas mos est o destino da empresa, tanto contbil, como fiscal e financeiro. Uma falha tica poder causar a falncia da Instituio e com isso um grave problema social: o desemprego."

No possvel pensar nos seres humanos longe, sequer, da tica, quanto mais fora dela. Estar longe, ou pior, fora da tica, entre ns, mulheres e homens, uma transgresso. Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:

Coordenao. Lisboa, Lzaro Plcido. tica Geral e Profissional em Contabilidade. 1.ed. So Paulo: Atlas, 1998. 174p. Freitas, Anibal. O Cdigo de tica e as Empresas de Servios Contbeis. Revista do CRCRS, n. 59, p.17-20. Koliver, Dr. Olivio. Subsdios para o exame do problema do Cdigo de tica e as Empresas de Servios Contbeis. Revista do CRCRS, n. 57, p.10-20. Koliver, Dr. Olvio. As Normas ticas profissionais dos Contabilistas. Revista do CRCRS, n. 90, p.15-23. PEREIRA, Otaviano. O que Moral. Editora Brasiliense Primeiros Passos, 1991, So Paulo.

Legislao e tica Profissional


Professora Adriana Farias

VALLE, Gabriel. tica e Direito. Sntese Editora, 1 ed. 1999. CAPORALI, Renato. tica e Educao. Editora Gryphus. 1999, Rio de Janeiro. TEIXEIRA, Nelson Jomes. A tica no Mundo da Empresa Editora Pioneira, 1 ed. 1998. SALDANHA, Nelson. tica e Histria. Renavar Editora 1 ed. 1998.

Das könnte Ihnen auch gefallen