Sie sind auf Seite 1von 118

g o v e r n o d o e s ta d o d e s o pa u l o

Depilador e designer de sobrancelhas

Qualificao Arco Ocupacional Profissional


image m e be leza

Pr o g ra m a d e

D e pil a d o r e D esi gne r d e S o b r a n ce lh a s

GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO

Geraldo Alckmin Governador


SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONMICO, CINCIA E TECNOLOGIA

Paulo Alexandre Barbosa Secretrio Luiz Carlos Quadrelli Secretrio Adjunto Antonio Carlos Santa Izabel Chefe de Gabinete Juan Carlos Dans Sanchez Coordenador de Ensino Tcnico, Tecnolgico e Profissionalizante
SECRETARIA DO EMPREGO E RELAES DO TRABALHO

Davi Zaia Secretrio Rogrio Barreto Secretrio Adjunto Ulrich Hoffmann Chefe de Gabinete Jos Roberto Fukumaru Coordenador de Polticas de Emprego e Renda Antnio Sebastio Teixeira Mendona Coordenador de Polticas de Empreendedorismo Carlos Roberto Achilles Coordenador de Operaes

Secretaria de deSenvolvimento econmico, cincia e tecnologia

Coordenao do Projeto CETTPro/SDECT Juan Carlos Dans Sanchez Fundao Padre Anchieta Monica Gardelli Franco Fundao do Desenvolvimento Administrativo Fundap Jos Lucas Cordeiro Apoio Tcnico Coordenao Fundao do Desenvolvimento Administrativo Fundap Fernando Moraes Fonseca Jr., Las Schalch, Maria Helena de Castro Lima, Selma Venco Apoio Produo Fundao do Desenvolvimento Administrativo Fundap Ana Paula Alves de Lavos, Bianca Briguglio, Emily Hozokawa Dias, Isabel da Costa Manso Nabuco de Arajo, Jos Lucas Cordeiro, Karina Satomi, Las Schalch, Maria Helena de Castro Lima, Selma Venco CETTPro/SDECT Cibele Rodrigues Silva, Joo Batista de Arruda Mota Jr. Textos de Referncia Maria Helena de Castro Lima Selma Venco

FUNDAO PADRE ANCHIETA


Presidente Joo Sayad Vice-Presidentes Ronaldo Bianchi Fernando Vieira de Mello Diretoria de Projetos Educacionais Diretor Fernando Jos de Almeida Gerentes Monica Gardelli Franco Jlio Moreno Coordenao tcnica Maria Helena Soares de Souza Equipe Editorial Gerncia editorial Rogrio Eduardo Alves Produo editorial Janaina Chervezan da Costa Cardoso Edio de texto Fernanda Bottallo Marcelo Alencar Preparao Luciana Soares Reviso Beatriz Chaves Hel Beraldo Karlo Gabriel Identidade visual Joo Baptista da Costa Aguiar Arte e diagramao Fernando Makita Pesquisa iconogrfica Elisa Rojas Monica Souza Ilustraes Osnei Tom B Consultoria Titta Aguiar

Agradecemos aos seguintes profissionais e instituies que colaboraram na produo deste material: Adriana Araujo Silva, Clnica de Cirurgia Plstica Medibel, Dr. Carlos Eduardo Dias, Fabiana Frassetto Instituto Embelleze, Red Door Salon & SPA, Salo Doll, Salo Fama, Thais Trindade

Caro(a) Trabalhador(a)
Estamos bastante felizes com a sua participao em um dos nossos cursos do Programa Via Rpida Emprego. Sabemos o quanto importante a capacitao profissional para quem busca uma oportunidade de trabalho ou pretende abrir o seu prprio negcio. Hoje, a falta de qualificao uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo desempregado. At os que esto trabalhando precisam de capacitao para se manter atualizados ou quem sabe exercer novas profisses com salrios mais atraentes. Foi pensando em voc que o Governo do Estado criou o Via Rpida Emprego. O Programa coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econmico, Cincia e Tecnologia, em parceria com instituies conceituadas na rea da educao profissional. Os nossos cursos contam com um material didtico especialmente criado para facilitar o aprendizado de forma rpida e eficiente. Com a ajuda de educadores experientes, pretendemos formar bons profissionais para o mercado de trabalho e excelentes cidados para a sociedade. Temos a certeza de que iremos lhe proporcionar muito mais que uma formao profissional de qualidade. O curso, sem dvida, ser o seu passaporte para a realizao de sonhos ainda maiores. Boa sorte e um timo curso!

Paulo Alexandre Barbosa Secretrio de Estado de Desenvolvimento Econmico, Cincia e Tecnologia

Caro(a) Trabalhador(a)
Voc est iniciando neste momento o curso de Depilador. Talvez voc j saiba um pouco sobre essa ocupao, talvez no. Independentemente do que voc sabe, ajud-lo a conhecer esse assunto de uma forma mais ampla e organizada um dos nossos objetivos. Mas queremos tambm que durante este curso voc aproveite para conhecer ou aprimorar os seus saberes sobre alguns temas que no esto associados diretamente ao trabalho de depilador. Pode ser histria, informtica, lngua portuguesa, cidadania... e outros assuntos que podero ser teis no momento em que voc for procurar uma nova colocao no mercado de trabalho. Afinal, para ser um bom profissional no basta ter contato com os saberes tcnicos, conhecer apenas o que especfico, prprio de uma ocupao. Por isso, o contedo deste caderno mescla temas que tm a ver diretamente com ser depilador e com outros assuntos com o objetivo de ajud-lo a ter uma viso mais abrangente do mundo em que vivemos. Vamos s aulas!

Sumrio
Unidade 7 9
tipos de depilao

Unidade 8 49
como depilar

Unidade 9 67
depilao masculina

Unidade 10 77
depilao e design de sobrancelhas

Unidade 11 87
a tica da profisso

Unidade 12 105
revendo meus conhecimentos

dados internacionais de catalogao na publicao (cip) (bibliotecria silvia marques crb 8/7377) P964 Programa de qualificao profissional: Imagem e beleza / depilador e designer de sobrancelhas. -. -- So Paulo: Fundao Padre Anchieta, 2010. v.2, il. (srie: Arco Ocupacional) Vrios autores Programa de qualificao profissional da Secretaria do Emprego e Relaes do Trabalho - SERT ISBN 978-85-61143-95-4 1. Ensino profissionalizante 2. Depilao 3. Designer sobrancelhas. I. Ttulo II. Srie CDD 371.30281

unidade 7

Tipos de depilao
Hoje em dia, so muitos os mtodos usados em depilao e muita gente se vale deles, principalmente as mulheres. Nesta unidade, vamos falar sobre as diferentes formas que podem ser utilizadas para remover os pelos do corpo. Tambm vamos comentar suas vantagens e desvantagens. Vale lembrar que algumas dessas tcnicas no pedem a atuao de um depilador e podem ser realizadas em casa. Outras, ao contrrio, exigem a presena de um profissional da rea. De qualquer modo, importante que voc conhea as vrias tcnicas de depilao mesmo as que no ir usar , pois voc deve combinar com seu cliente qual a mais adequada, tendo em vista os resultados que ele espera de seu trabalho. Isso permitir que voc o aconselhe e indique as melhores e mais atuais tcnicas, alm de produtos depilatrios, gerando um clima de confiana entre voc e seu pblico.

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

O trabalho e o homem: de olho nas transformaes


Se olharmos a histria, veremos que as formas de trabalho e de produo mudaram muito ao longo dos anos, afetando todas as reas de atuao.
ArquivO/AgnciA ESTADO/AE

Voc sabia?
Com as linhas de produo, as relaes de trabalho tambm mudaram e mais pessoas puderam ser empregadas nas fbricas. No princpio, as condies de atuao dos operrios eram muito ruins. Depois melhoraram um pouco, pois foram criadas leis para proteger os trabalhadores e seus direitos.

Linha de montagem de uma fbrica de veculos no passado: os operrios instalavam a maioria das peas
rObSOn FErnAnDjES/AgnciA ESTADO/AE

Indstria automobilstica contempornea: robs e mquinas fazem boa parte da montagem dos carros

Paralelamente a essa trajetria, a informao, por meio da televiso, do rdio, do cinema, de jornais e revistas e, finalmente, da internet, passou a circular cada vez mais rpido por todo o mundo, chegando a atingir um nmero gigantesco de pessoas.
10
A rco O cupacio nal I m a g e m
e

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

E tudo isso se deu em pouco mais de 100 anos o que muito pouco, se levarmos em conta o tempo que os seres humanos trabalham para sobreviver: um perodo muito curto comparado com a histria da humanidade. Antes de voltarmos a falar de depilao importante voc saber que no mundo do trabalho ocorreram mudanas de todo tipo. Algumas foram to grandes e profundas que representaram verdadeiras revolues na maneira de produzir. Foi o caso da inveno da mquina a vapor, da descoberta da eletricidade e, mais tarde, da eletrnica e da microeletrnica. Outras afetaram uma nica ocupao. Elas esto, em geral, associadas a descobertas que alteraram o modo de fazer algo: pode ser uma tcnica de produo que no existia antes, um novo instrumento de trabalho ou, ainda, um produto inovador, diferente do que era usado.
jAmES bAigriE/FOODPix/gETTy imAgES

DICA
Enfim, h muito para voc conhecer sobre o trabalho ao longo dos tempos. Se quiser aperfeioar seu repertrio a esse respeito, releia o tema Histria do trabalho no Caderno do Trabalhador 1 Contedos Gerais e assista aos vdeos que acompanham o material impresso.

Batendo bolo mo: atualmente, mixers eletrnicos do conta do recado

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

11

fundamental que voc fique sempre atento, pois vivenciamos mudanas constantes tanto com relao a tcnicas e tecnologias como com relao a produtos que entram no mercado a todo instante.

Voc sabia?
As indstrias costumam contratar profissionais para recriar desenhos (ou designs) de produtos, tornando-os mais adequados ao uso, mais eficientes ou, simplesmente, mais modernos e bonitos. Essas pessoas so conhecidas como designers.

A evoluo da depilao
Na rea de depilao, como em tantas outras reas, podemos observar uma grande evoluo, mesmo quando falamos de tcnicas que parecem as mesmas h dcadas a remoo de pelos por meio de lminas, por exemplo. Essa tcnica praticamente igual usada no passado. O que mudou bastante foi o desenho do aparelho adotado para tirar os pelos. Veja o que houve.
AgE FOTOSTOcK/KEySTOcK

Ontem

Aparelho de barbear dos tempos do vov: desenho tradicional e pesado

12

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

Hoje

ZTS/DrEAmSTimE.cOm

Barbeador manual do sculo 21 (XXI): leveza e funcionalidade nas linhas

Assim como aconteceu com o barbear, a depilao viu surgirem diversos aparelhos eltricos que, para muitas pessoas, substituram as lminas. J as ceras, usadas h sculos, tambm passaram por transformaes no decorrer do tempo. Se mel e limo eram ingredientes da cera depilatria no antigo Egito e em outros pases do Oriente (ainda existe quem utilize essa frmula), hoje h produtos industrializados, que podem ser especficos para os diferentes tipos de pele. Outros mtodos mais novos, como a depilao a laser e a luz pulsada, comearam a se tornar populares nos anos 1990. Diante de tantas mudanas, preciso que os profissionais se esforcem a fim de se manterem atualizados. Embora no seja fcil, essa uma tarefa muito importante, pois qualifica o trabalhador preocupado em aprender sempre mais. Essa medida o ajudar a ampliar e manter a clientela.

Como estar sempre atualizado


H vrias maneiras de voc fazer isso: buscar outros cursos de qualificao; consultar livros e revistas especializados; buscar na internet, de preferncia sites ligados a um meio de comunicao, como revistas ou jornais, ou a algum espao especializado em beleza; visitar regularmente sales de beleza e clnicas de esttica e conversar com outros profissionais da rea.
Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

13

A escolha dos produtos


Existem atualmente vrias opes de produtos depilatrios no mercado, o que torna mais difcil a escolha dos mais apropriados. A primeira regra a seguir verificar se o produto tem registro no Ministrio da Sade e se foi aprovado pela Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa).

Anvisa
No caso das clnicas de esttica e dos sales de beleza, a Anvisa define e regulamenta as normas gerais sobre a prestao de servios desses estabelecimentos para que no causem danos aos consumidores. A Anvisa tambm responsvel por analisar, registrar e autorizar a comercializao de todos os produtos de higiene pessoal, cosmticos e perfumes. Trata-se de um rgo ligado ao governo federal que fiscaliza as empresas fabricantes desses produtos, verificando se a forma como so elaborados pode trazer problemas ou prejuzos aos usurios. fundamental que os produtos que voc vai usar tenham o nmero de registro da Anvisa. Por isso, verifique atentamente o rtulo de cada um. O nmero de registro dos produtos cosmticos comea com o algarismo 2 e pode ter de 9 a 13 dgitos. Exemplo: 2.1888.0006.001-7. Alguns produtos, que apresentam risco pequeno, no vm com o nmero de registro, mas possuem a seguinte indicao no rtulo: Res. Anvisa 343/05, sempre acompanhada do nmero de autorizao de funcionamento da empresa, que tambm comea com o algarismo 2.

14

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

Na hora de ir s compras fique atento tambm data de validade do produto, s condies da embalagem e aos componentes da frmula. Por exemplo: h alguns materiais mais indicados para pessoas com pele sensvel. D preferncia aos que tenham substncias hidratantes, que no ressecam a pele e que sejam hipoalergnicos. Independentemente das substncias que compem o produto e de quantas pessoas voc conhece que j o usaram, nunca deixe de perguntar se o cliente tem algum tipo de alergia a produtos de beleza ou cosmticos. Tambm essencial que, sempre que estiver indicado na embalagem, voc faa um teste a fim de verificar se o cliente tem alguma reao alrgica antes de usar o produto pela primeira vez. Para isso, aplique o produto numa pequena parte da rea a ser depilada, deixe-o agir durante o tempo indicado pelo fabricante e, finalmente, remova-o. Nesse tipo de procedimento, o conveniente, em geral, esperar 24 horas. Se a pele no apresentar nenhuma reao alrgica vermelhido, coceira, ardor etc. no decorrer do dia, sinal de que o produto pode ser usado. Mas saiba: no todo cliente que aceita fazer o teste. Poucos gostam da ideia de esperar 24 horas e ainda precisar voltar no dia seguinte ao salo para, s ento, continuar o processo de depilao. Nesse caso, necessrio que o cliente seja bem orientado e que voc fique atento a qualquer reao alrgica. Se voc notar algo diferente durante a depilao, suspenda a aplicao imediatamente e recomende que o cliente procure um mdico caso a alergia se agrave ou no desaparea em algumas horas. Seja bastante cuidadoso com relao a esse assunto para no pr em risco a sade e a integridade fsica do cliente. Alm do mal que far a ele, se algo der errado por sua culpa, voc poder ser responsabilizado e isso lhe trar grandes prejuzos.

IMP
De acordo com a vigilncia sanitria, produtos hipoalergnicos so aqueles que tendem a causar menos alergias quando comparados com outros itens do mesmo tipo. Segundo o Parecer Tcnico n 5, de 28 de setembro de 2001, da Anvisa, no rtulo desses produtos dever estar escrito o seguinte: Este produto foi formulado de maneira a minimizar possvel surgimento de alergia.

Voc sabia?
direito de todos no ser prejudicado ao adquirir um produto ou um servio. Esse direito foi consolidado pela Constituio Federal de 1988 e est disposto na Lei 8.078/1990, do Cdigo do Consumidor. H um rgo do governo responsvel por garantir que esses direitos no sejam desrespeitados. Trata-se do Procon Fundao de Proteo e Defesa do Consumidor. Ele surgiu em 1976 no Estado de So Paulo e acabou se propagando por todo o pas.

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

15

P roduTos

Atividade 1
adequados

1. Em trios, discutam o uso de produtos de qualidade e aprovados pela Anvisa no ambiente de depilao. 2. O que vocs fariam se procurassem um servio de depilao e tivessem uma reao alrgica depois de serem depilados numa clnica de esttica?

3. Pensem, agora, na possibilidade de um cliente apresentar uma reao alrgica. O que vocs fariam?

16

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

Tcnicas de remoo de pelos


So vrias as tcnicas de depilao. o que veremos a seguir.

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

17

Depilao com lminas


Essa tcnica no usada profissionalmente, em sales ou clnicas de esttica. Muitas mulheres, no entanto, recorrem a lminas para remover os pelos do corpo em casa. O uso de lminas tambm est presente no dia a dia dos homens que se barbeiam.
EwA rEjmEr/DrEAmSTimE.cOm

Uma das desvantagens da depilao com lminas: os pelos no so retirados com a raiz

Raiz

Pelo cortado

Esse mtodo apresenta vrias vantagens: no di, tem custo baixo e, o mais importante, pode ser aplicado a qualquer hora e de modo bastante rpido. Alm disso, pode servir para finalizar outras tcnicas. Mas h tambm as desvantagens. Uma delas que os pelos so cortados e no retirados com a raiz. Isso significa que, em geral, eles voltam a crescer rapidamente, mais grossos e em maior quantidade. Por essa razo, o procedimento deve ser repetido com grande frequncia. Outra desvantagem que o uso constante das lminas pode irritar a pele e aumentar a quantidade de pelos encravados, caso haja a tendncia a desenvolv-los. Existe ainda o risco de cortes se no houver o cuidado necessrio durante o processo.
18
A rco O cupacio nal I m a g e m
e

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

PosTura

Atividade 2
no Trabalho

1. Ningum vai ao salo de beleza ou clnica de esttica para usar lmina. Mas procure imaginar a seguinte situao de atendimento. vero e uma nova cliente o procura dizendo que vai praia. Ela geralmente raspa a perna, mas no quer ficar se preocupando com pelos durante todo o vero. Vocs tm a oportunidade de conversar sobre o mtodo de depilao que ela utiliza. Pense em como voc abordaria o assunto. Registre abaixo os aspectos que iria enfatizar.

IMP
A lmina deve sempre ser passada no sentido contrrio do nascimento dos pelos. Antes de a lmina ser passada, deve-se aplicar uma espuma (de sabonete, xampu ou creme) a fim de que ela deslize com maior facilidade; e, aps a depilao, utilize um produto adequado para suavizar a pele. Lminas enferrujadas ou de outras pessoas no devem ser usadas. Esse mtodo no indicado para as reas mais sensveis do corpo, como o rosto.

2. Voc deu o mesmo peso para as vantagens e as desvantagens do mtodo? Por qu?

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

19

3. Agora, troque a sua resposta com a do colega ao lado, leia o que ele respondeu e depois comente. a) Vocs deram nfase aos mesmos aspectos? O que foi semelhante e o que foi diferente nas suas repostas?

b) Voc poderia ter abordado o assunto de forma diferente? Como?

20

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

Uso de cremes depilatrios


LEv OLKhA/DrEAmSTimE.cOm

As tcnicas de depilao com creme e com lmina possuem uma caracterstica em comum: nenhuma delas extrai a raiz dos pelos. Os cremes depilatrios agem superficialmente e dissolvem os pelos, que demoram at uma semana para recomear a crescer. Isso acontece porque esses tipos de creme contm produtos qumicos que amolecem e derretem a haste dos pelos. Uma pequena parte deles, que ainda no est visvel sobre a pele, retirada. Trata-se de um mtodo rpido e indolor, alm de ser menos agressivo do que a lmina, pois no causa cortes. uma boa alternativa para as pessoas mais sensveis dor. Mas, lembre-se: os cremes depilatrios no podem ser aplicados em peles machucadas ou irritadas. Alm disso, antes de us-los, preciso fazer um teste a fim de verificar se no h nenhuma reao alrgica.
Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

IMP
Sempre que aplicar qualquer mtodo de depilao, use materiais descartveis: lminas e esptulas, por exemplo. O material usado pode estar contaminado e causar riscos sade do cliente alm de prejuzos a ele e a voc.

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

21

Depilao com ceras


FiLiP rASuO/DrEAmSTimE.cOm

Pelos retirados por inteiro: procedimento pode ser extremamente doloroso

Se o cliente no quer se preocupar com a depilao toda semana e busca uma tcnica que faa os pelos demorar mais a crescer, o mais aconselhvel o uso de cera. O tempo para que os pelos voltem a crescer aps a depilao com cera varia conforme a pessoa e o local do corpo envolvido no processo. Os pelos do buo e das sobrancelhas, por exemplo, crescem mais rpido que os das pernas. Apesar das diferenas, d para afirmar, com alguma segurana, que o cliente, dependendo do seu tipo de pelo, no se preocupar com o assunto por 15 a 25 dias.
22
A rco O cupacio nal I m a g e m
e

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

Isso porque, no caso das ceras, os pelos no so cortados, mas retirados da pele juntamente com a raiz. A depilao com cera a mais procurada por quem vai a sales ou clnicas de esttica. A desvantagem dessa tcnica que o procedimento pode ser extremamente doloroso, e alguns clientes no toleram essa dor. Quando for atender algum pela primeira vez, pergunte sobre sua sensibilidade dor e anote essa informao na ficha do cliente, como indicado na Unidade 3. Seja qual for o mtodo escolhido, sempre pergunte, no caso das mulheres, se a cliente est menstruada ou em dias mais sensveis. A depilao pode ser bastante dolorosa nesses casos. H tambm quem fique mais sensvel no inverno, quando a musculatura se contrai o que pode tornar doloroso e at traumtico o ato de puxar os pelos.

DICA
Procure tranquilizar o cliente, mas no tente convenc-lo de que esse tipo de depilao no di. Voc poder passar por mentiroso e, pior, perder a confiana que ele deve depositar em voc desde a primeira depilao. Se o cliente for mais sensvel dor, converse cuidadosamente com ele e calcule que voc vai gastar um tempinho extra, pois dever fazer a depilao mais devagar. Colocar uma msica suave, por exemplo, pode ajudar a acalmar o cliente durante todo o processo.

a fasTando

Atividade 3
a dor da dePilao

1. Tente imaginar outras aes que podem deixar seu cliente relaxado na maca ou na cadeira e liste-as a seguir.

2. Agora, compare com as aes indicadas por seus colegas. O seu monitor vai relacionar as principais ideias no quadro e discutir com a turma a adequao de cada uma delas.
Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

23

Tipos de depilao com cera


Existem dois tipos de depilao com cera. As que so feitas com cera fria e as que utilizam a quente.

IMP
O uso de ceras caseiras expressamente proibido nos sales e clnicas de beleza. Contudo, se tiver conhecimento de que algum cliente tem o hbito de preparar cera caseira, sempre bom lembr-lo de que o limo, assim como outras frutas cidas (a laranja e a tangerina, por exemplo), em contato com a pele, caso esta seja exposta ao sol, pode causar manchas escuras e indesejadas. Esse fenmeno chamado fitofotomelanose. Oriente para que as reas da pele que tiveram contato com o suco de frutas cidas sejam bem lavadas antes de expostas ao sol.

A composio dos produtos pode variar bastante. O recomendado utilizar aquele mais adequado ao tipo de pele do cliente. E, como no caso dos cremes, assegure-se de que ele tenha o registro da Anvisa, conforme j mencionado anteriormente. s vezes, melhor pagar um pouco mais e usar um produto com marca reconhecida no mercado. Lembre-se: o barato pode lhe custar caro, afastando seus clientes.
jOO bAcELLAr

24

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

Cera fria
A cera fria tem a vantagem de ser vendida pronta para o uso. Ela, geralmente, vem colada em duas folhas de papel especial para depilao. Voc deve separar essas folhas, colocar, uma por vez, no local a ser depilado e pux-la de forma rpida e brusca, na direo contrria da raiz dos pelos. Voc tambm pode comprar cera fria em potes e usar uma esptula para espalh-la na pele. Depois, o processo o mesmo: use uma folha de papel para depilao.
AnTOnPZOghi/DrEAmSTimE.cOm

H opes diferentes de ceras frias industrializadas, indicadas para os diversos tipos de pelo e para as reas a serem depiladas: braos, buo, pernas e sobrancelhas. Como j falamos, a grande desvantagem desse mtodo a dor, principalmente porque os poros no se abrem como acontece com o uso da cera quente. Por esse mesmo motivo, a depilao pode ser mais demorada, outro ponto negativo. preciso tomar algum cuidado na hora de puxar o papel para no quebrar os pelos e, tambm, para no machucar a pele. Como esse processo agressivo, no se recomenda usar cera fria para depilao de locais onde a pele mais fina, como nas partes ntimas do corpo.
Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

25

Cera quente
A cera quente tem a vantagem de abrir os poros quando aplicada sobre a pele. Esse processo diminui a dor no momento da depilao e facilita a remoo dos pelos mais grossos. A cera quente em geral feita base de mel e vendida em pedaos, que precisam ser aquecidos antes do uso e derretidos uniformemente. Isso pode ser feito em fogo comum, panela eltrica de depilao ou aparelho de micro-ondas.
ELiZA SnOw/iSTOcKPhOTO.cOm

IMP
Mesmo na depilao com cera quente preciso tomar cuidado, pois, mesmo abrindo os poros, o processo doloroso e pode agredir a pele.

Acertada a temperatura da cera, voc deve espalhar o produto no corpo e puxar, com a ajuda de uma esptula e de uma folha de papel especial para depilao. Faa isso da mesma maneira que faria se estivesse usando a cera fria, ou seja, no sentido contrrio ao do crescimento dos pelos. Algumas vezes (no caso de ceras de algas marinhas ou base de mel), voc pode dispensar o uso de papel e puxar a cera sem o auxlio de esptula ou papel.
e

26

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

Cera de algas marinhas


jOO bAcELLAr

Nesse caso, os pelos tambm podem ser retirados com a prpria cera, sem o uso de papel para depilao. Essas ceras podem ser aplicadas em grandes extenses do corpo e so as mais aconselhadas para as regies mais sensveis, como virilha e axilas, ou para pessoas que no esto muito acostumadas a esse mtodo de depilao. A principal vantagem da cera de algas que elas possuem propriedades hidratantes e so antialrgicas. Portanto, fazem menos mal pele.

IMP
O uso da cera quente pode ser desaconselhado para pessoas que possuem varizes, pois a temperatura alta pode romper vasos sanguneos.

Temperatura da cera
Cuidado com a temperatura da cera. Ela deve estar a mais ou menos 36C ou 37C (Graus Celsius). Faa sempre um teste sobre sua prpria pele para no correr o risco de queimar o cliente. Se mesmo assim ele reclamar que a cera est muito quente, aguarde alguns minutos para dar continuidade ao trabalho. Nunca se esquea de que as pessoas so diferentes e isso inclui a sensibilidade da pele.
Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

IMP
C o smbolo da unidade que usamos no Brasil para indicar a temperatura. Ele foi utilizado pela primeira vez por um cientista chamado Anders Celsius, tendo como parmetro a ebulio da gua. Alm da temperatura, h outras grandezas de medida, que voc deve conhecer e usar em seu dia a dia. Para recordar esse assunto, reveja o tema Fazendo contas no Caderno do Trabalhador 3 Contedos Gerais.

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

27

Uma forma de no errar a temperatura da cera usar um aparelho chamado roll-on (fala-se rolom). Voc j ouviu falar nele? um pequeno aquecedor eltrico equipado com termostato. Nele colocado um refil com uma cera especial. O aparelho pode ser retirado da tomada e utilizado quando a cera est aquecida. Num dos lados desse aparelho existe um rolamento (veja a foto abaixo) que espalha uma camada fina e uniforme de cera aquecida sobre a pele. Quando a cera retirada, os pelos so puxados e removidos.
AnTOnPZOghi/DrEAmSTimE.cOm

IMP
O ideal no aplicar mais que duas vezes a cera no mesmo local para evitar irritaes e maiores danos pele do seu cliente.

Apesar desse processo de remoo dos pelos tambm ser dolorido, ele o preferido de alguns clientes, porque a temperatura da cera controlada. Esses clientes tambm se sentem mais seguros porque a cera usada no roll-on no tem como ser reaproveitada. Por outro lado, necessrio puxar os pelos mais vezes na mesma regio, o que pode irritar a pele, principalmente em locais como buo e virilha. Caso adote esse mtodo, voc tambm poder escolher a cera usada de acordo com as caractersticas fsicas do cliente. Existem linhas especficas para pele sensvel, pele normal e pelos grossos.

28

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

No que diz respeito a higiene e segurana, nunca demais lembrar alguns pontos importantes. Tenha-os sempre em mente. Qualquer que seja a cera escolhida quente ou fria e a rea depilada, nunca a reutilize. Passar esse tipo de produto de um cliente para outro pode provocar infeces por vrus, fungos e bactrias. Isso trar problemas bastante graves para o seu cliente e para voc mesmo. Tambm bom que voc saiba que ferver a cera no mata os agentes causadores de infeces. Por isso, no tenha dvida: LUGAR DE CERA UTILIZADA NO LIXO! Para tranquilizar os clientes em relao a esse procedimento, descarte a cera utilizada na frente deles assim que acabar a depilao.

Depilao com pina


A pina raramente utilizada na depilao de grandes reas do corpo. Alis, de modo geral, seu uso se restringe ao momento de desenhar as sobrancelhas.
PhOTOwiTch/DrEAmSTimE.cOm

Ainda assim, as pinas so um instrumento fundamental nas mos dos depiladores. com elas que so feitos os retoques, a arte-final de uma boa depilao. necessrio que voc olhe atentamente todas as reas depiladas. Possivelmente, voc observar um ou outro pelo que no foi removido pela cera (ou pelo creme) porque muito pequeno, resistente ou fino.
Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

29

Qualquer que seja o motivo, lembre-se de usar uma boa pina. Hoje em dia h muitos modelos, alm dos tradicionais: com cabos revestidos (para a mo no escorregar), coloridos, com luz, com espelho etc. No h regra para essa escolha. Em geral, elas so fabricadas com ao inox ou ao carbono e voc deve experimentar diferentes tipos at optar por um que lhe proporcione firmeza e segurana.

SPOr

TmOm

EnTS/

DrEA

mSTim

E.cOm

A principal dica na hora de escolher que, numa boa pina, as duas pontas devem se encontrar com perfeio. E ela deve fechar completamente com uma leve presso. Com relao aos tipos de ponta, as pinas mais comuns so quadradas, diagonais ou mais finas (mais pontudas). Mas no h consenso entre os especialistas sobre qual melhor para determinado fim.

Aparelhos eltricos de depilao


De modo geral, so usados por quem faz depilao em casa e busca um mtodo prtico, que pode ser usado como no caso das lminas em qualquer lugar, quando as pessoas esto com pressa ou ainda so pegas de surpresa e precisam remover os pelos antes de sair de casa. H aparelhos de diferentes tipos. Um deles parece um barbeador masculino e, na prtica, no se diferencia da depilao feita com lminas: corta os pelos superficialmente. Depois de 2 a 4 dias, uma nova depilao necessria. Outro tipo de aparelho retira os pelos pela raiz isso significa que os pelos s voltaro a incomodar cerca de trs semanas depois. Esse tipo de aparelho possui um sistema de pinas que giram, enrolam os pelos e os puxam com a raiz. Mas, neste caso, preciso suportar a dor. Os aparelhos mais modernos j incluem mecanismos que do sensao de alvio pele: sistemas de massagem com Aloe vera, placas de gelo etc. Mesmo assim, no um mtodo indolor e, por essa razo, no se recomenda us-lo na remoo de pelos mais duros e resistentes, como os da virilha.
30
A rco O cupacio nal I m a g e m
e

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

Outro cuidado: esses aparelhos no devem ser usados na pele machucada ou irritada. Alm disso, eles tambm podem aumentar a chance de os pelos encravarem. De todo modo, importante que voc os conhea. Afinal, o cliente pode querer saber como esses aparelhos funcionam e voc deve estar preparado para sanar as dvidas que lhe forem colocadas.

DICA
J existem alguns aparelhos desenvolvidos especialmente para a regio da virilha que aparam e modelam os pelos dessa rea com mais preciso e menos irritao. Eles podem ser usados no banho (o que facilita a remoo de pelos, uma vez que a gua quente dilata os poros) e tambm a seco.

ZT

S/

Dr

m EA

ST

im

E.

cO

Depilao a laser
A depilao a laser uma tecnologia em que uma faixa de luz identifica as razes dos pelos e produz um calor que as queima. mais eficiente para a retirada de pelos escuros, pois suas ondas so atradas pelo pigmento mais escuro.
yiAnnOS iOAnnOu/iSTOcKPhOTO.cOm

Voc sabia?
Laser a sigla em ingls para Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation. Em portugus, a expresso significa, numa traduo livre, ampliao da luz por emisso de radiao.

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

31

Esse mtodo recomendado para quem busca uma soluo mais duradoura para a remoo de pelos, j que o bulbo e a raiz so removidos e a cicatriz formada no deixa os pelos crescerem novamente. Contudo, a depilao a laser no como muitos pensam definitiva. Ela tem durao longa, mas uma parte dos pelos pode voltar a nascer. Por isso, necessrio fazer uma manuteno de tempos em tempos. Houve uma poca em que essa tcnica era procurada apenas por aqueles que tinham pelos muito indesejados em casos de hirsutismo, por exemplo, que, como j vimos, ocorre quando mulheres apresentam pelos muito grossos e aparentes em reas como rosto, tronco, costas e braos, em consequncia de uma disfuno hormonal. Mas hoje essa tcnica mais comum. Existem diferentes tipos de laser (diodo, alexandrite, rubi) e o processo , em geral, bem aceito por aqueles que o procuram: rpido (embora a pessoa precise se submeter a mais de uma sesso, conforme a rea depilada e o tipo de pelo), pode ser aplicado em qualquer local do corpo e, dependendo da sensibilidade da pessoa, praticamente indolor. Veja o depoimento de uma dermatologista sobre o assunto:
O laser causa mnimo desconforto e nem se compara s ceras com o adicional de proteger a pele, pois, atravs de um sistema de resfriamento, protege e atenua consideravelmente a dor. S deixo aqui um alerta para propagandas exageradas de depilao a laser sem dor. O incmodo existe sim em qualquer uma das tecnologias do mercado, o que varia mesmo o grau de sensibilidade individual, somado a artifcios mais eficazes de certas tecnologias. (...) Os indivduos de pele mais branca, em geral, sentem menos incmodo, pois o foco do laser o pigmento, a melanina. Quanto mais a pessoa for clarinha menos a pele atrair o laser, sendo atrado pela cor escura do pelo. E quanto maior o contraste (pelo grosso e escuro e pele clara), mais eficaz ser o tratamento, com um menor nmero de sesses e com mnimo desconforto. A boa notcia que hoje temos artifcios eficazes para controlar o incmodo local. O grande inconveniente que, em geral, precisamos de um pouco mais de sesses para concluir o tratamento em peles mais morenas.
Fonte: Texto extrado do blog da dermatologista Daniella Spinato. Disponvel em: www.dra.daniellaspinato.com. Acesso em: 3 ago. 2010.

32

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

Dermatologista o mdico especialista em estudar e identificar problemas e doenas de pele alm de propor tratamento para eles. um prefixo usado na composio de outras palavras e significa pele. Mesmo sendo conhecida e at popular, essa uma tcnica de remoo de pelos bem mais cara do que as demais. Alm disso, deve ser, obrigatoriamente, aplicada por mdicos. A fim de orientar os seus clientes, voc precisa saber que: A depilao a laser mais eficiente quando os pelos so escuros e a pele clara. Em peles morenas, recomenda-se o uso de cremes clareadores no intuito de reduzir o aparecimento de manchas. Esse mtodo no aconselhvel para quem tem pelos avermelhados, claros ou brancos. A aplicao dessa tcnica no recomendada para as reas da pele em que haja muitas pintas escuras, pois o laser pode confundir as pintas com pelos e queimar a pele. A aplicao do laser mais recomendada noite, pois assim a pele mantida longe do sol. necessrio, tambm, que se evite a exposio ao sol por algumas semanas antes e depois dessa aplicao.

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

33

O contato com gua do mar ou de piscina, de perfumes ou de qualquer outro fator de irritao aps a depilao tambm deve ser evitado. O uso de roupas muito justas aps a depilao vetado. Na hora da depilao, a pele precisa estar limpa para evitar infeces. Se possvel, a depilao a laser deve ser feita logo aps o banho, que aumenta a elasticidade da pele e amolece os pelos. Devem ser usados hidratantes ou ps-depilatrios sem lcool uma hora depois da finalizao do tratamento. A extrao de pelos a laser vetada para pessoas com herpes, cicatriz queloideana (salincia formada durante a cicatrizao de uma ferida), vitiligo e qualquer tipo de distrbio hormonal. Mulheres grvidas no podem fazer depilao a laser.
Retinoide ou cido retinoico: um dos medicamentos mais eficazes no tratamento do envelhecimento precoce da pele e da acne.

Aqueles que se tratam com retinoides tpicos devem interromper a medicao trs dias antes de se submeter depilao com laser.

Depilao por luz pulsada


Essa tcnica muito parecida com a depilao a laser: uma fonte de luz atinge e queima a raiz dos pelos. Suas indicaes e contraindicaes tambm so as mesmas. O que a diferencia do laser o tipo de energia que o equipamento utiliza, a forma como essa energia aplicada e os resultados obtidos. Embora menos eficaz, a luz pulsada tambm menos dolorosa e consegue atingir reas maiores do corpo, se comparada aos raios laser.

IMP
No caso do laser ou da luz pulsada, um dermatologista poder orientar o paciente sobre a melhor escolha para cada caso.

34

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

Depilao por eletrlise ou eletrocoagulao com agulha ou pina


Tambm uma tcnica que deve ser indicada e aplicada por mdico dermatologista.
Aj PhOTO/hOP AmEricAn/SciEncE PhOTO LibrAry/LATinSTOcK

Essa tcnica envolve o uso de um aparelho que produz uma corrente eltrica e que tem como objetivo cauterizar (queimar) as razes dos pelos. Ele pode estar associado a uma agulha ou pina. No caso da agulha, ela introduzida no pelo at a raiz e solta uma descarga eltrica fraca, que destri essa raiz. Com a pina o processo o mesmo, mas a corrente mais fraca e atravessa o pelo. Por isso, o tratamento leva mais tempo e o efeito demora para aparecer. Nos dois casos, o mtodo doloroso e, por isso, indicado para pequenas reas e com pouca quantidade de pelos, principalmente o rosto.

P rograme

Atividade 4
uma visiTa a uma ClniCa dermaTolgiCa

Voc acabou de conhecer trs tcnicas de depilao que devem ser aplicadas por dermatologistas: laser, luz pulsada e eletrlise com agulha ou pina. O objetivo de conhecer essas tcnicas como j comentamos voc saber informar seus clientes sobre o funcionamento delas. 1. Com seu monitor e os colegas, programem uma visita a uma clnica dermatolgica onde esses tratamentos sejam realizados.
Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

35

DICA
Aproveite a visita clnica para tambm ver quem so e como trabalham os profissionais da rea. Essa observao poder ser til quando voc terminar o curso e for buscar um trabalho ou mesmo se quiser dar continuidade aos estudos de imagem e beleza.

Antes disso, em grupos de quatro pessoas, preparem algumas perguntas sobre o que vocs gostariam de saber para ficarem mais bem informados sobre esses assuntos. Por exemplo: Quem procura esses servios? Quanto cada um deles custa? Quanto tempo demora o tratamento?

2. Ao voltar da visita, registre tudo o que aprenderam. Pode ser um texto na forma de tpicos ou uma redao. Vocs escolhem. Mas no deixe de anotar seus aprendizados. Quando no fazemos isso, corremos o risco de esquecer algumas coisas importantes.

36

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

Depilao com linha


Tambm conhecida como depilao chinesa ou egpcia, a extrao de pelos com linha comea a ser difundida no Brasil. Trata-se de uma tcnica antiga usada em pases orientais como Iraque, China e Tailndia. A depilao feita com uma linha de polister (100%) tranada nos dedos do depilador. Quando essa linha passada sobre a pele do cliente, os pelos se enroscam nela e so removidos com a raiz. Trata-se de uma depilao eficiente, j que os pelos demoram a crescer tanto quanto na depilao com cera. No entanto, tambm um pouco dolorida.
Tim whiTby/gETTy imAgES

Uma das vantagens desse mtodo no utilizar produtos qumicos. Para o cliente, o risco de agresso pele e de alergias quase nulo. Para o depilador, ainda h a vantagem de o custo ser pequeno.
Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

37

q uadro

Atividade 5
resumo

Vimos at agora dez diferentes tcnicas de depilao. Algumas delas faro parte do seu dia a dia como profissional da rea. Que tal guardar em uma tabela as principais informaes sobre essas tcnicas? Esse trabalho deve ser feito em duplas. Enquanto um de vocs rel o que est escrito no caderno, o outro anota as informaes no quadro. Assim que chegarem metade da tabela, troquem de papel. Quando acabarem, peam para o seu monitor dar uma olhada no trabalho para verificar se no faltou alguma informao importante.

Mtodos de remoo de pelos: lmina Principais vantagens

Principais desvantagens

Locais do corpo recomendados

38

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

Mtodos de remoo de pelos: cremes depilatrios Principais vantagens

Principais desvantagens

Locais do corpo recomendados

Mtodos de remoo de pelos: cera fria Principais vantagens

Principais desvantagens

Locais do corpo recomendados

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

39

Mtodos de remoo de pelos: cera quente Principais vantagens

Principais desvantagens

Locais do corpo recomendados

Mtodos de remoo de pelos: pina Principais vantagens

Principais desvantagens

Locais do corpo recomendados

40

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

Mtodos de remoo de pelos: aparelhos eltricos Principais vantagens

Principais desvantagens

Locais do corpo recomendados

Mtodos de remoo de pelos: laser e luz pulsada Principais vantagens

Principais desvantagens

Locais do corpo recomendados

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

41

Mtodos de remoo de pelos: eletrlise ou eletrocoagulao Principais vantagens

Principais desvantagens

Locais do corpo recomendados

Mtodos de remoo de pelos: linha de polister Principais vantagens

Principais desvantagens

Locais do corpo recomendados

42

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

Clareamento
Antes de encerrar esta unidade, vamos propor mais uma reflexo. O que voc faria se um cliente o procurasse por considerar os prprios pelos muito aparentes, mas no tivesse inteno de remov-los? Que tipo de trabalho voc poderia sugerir nesse caso? Tome cuidado ao conversar com o cliente: se ele no apresentar dvidas, no tente convenc-lo de que melhor retirar os pelos, independentemente de ser com cera, pina, creme ou qualquer outra tcnica. Uma boa soluo para casos assim o clareamento dos pelos. Esse procedimento pode ser feito em casa, mas comumente realizado por profissionais de depilao em clnicas de esttica e sales de beleza.
rOy mcmAhOn/cOrbiS/LATinSTOcK

Profissionalmente, costuma-se chamar esse mtodo de banho de lua. Ele simples e possui trs etapas: descolorao, esfoliao e hidratao. O banho de lua pode ser relaxante, pois inclui uma massagem para que os produtos ajam de forma mais eficiente.
Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

43

Em geral, usa-se uma mistura de p clareador com gua oxigenada 30 volumes (ou 20 volumes para peles mais sensveis). A mistura pode ser feita num pote de plstico. Deve-se mexer at que os dois componentes formem um creme uniforme. Depois, basta aplic-lo na pele com um pincel grande igual ao que usado com tinturas de cabelo. Essa mistura pode ser usada em pernas, braos, costas, buo, virilha, barriga etc. Aps um perodo que varia de 10 a 30 minutos, os pelos estaro clareados. Limpe a pele, lavando-a com gua em abundncia. Depois aplique um gel hidratante para evitar o ressecamento da pele. Como ocorre com qualquer outro produto qumico, importante ter sempre em mente algumas informaes. Ao comprar colorantes e gua oxigenada, veja se as embalagens possuem os selos de aprovao da Anvisa. Tome cuidado, pois h produtos de m qualidade, que podem causar reaes alrgicas, como urticria, vermelhido e coceira em seus clientes. Observe a pele do cliente e pergunte se ele j utilizou esse tipo de produto e se tem alguma alergia. Caso a pessoa nunca tenha feito clareamento, necessrio realizar um teste antes. Aplique o produto sobre a pele limpa. Use um leo de banho sem perfume o natural de amndoas doces, por exemplo antes de iniciar o clareamento, a fim de evitar irritaes. Tome cuidado com os olhos e o rosto, que tm pele mais sensvel.

IMP
Para quem costuma ficar com a pele irritada, antes de fazer a descolorao recomendvel aplicar uma camada de parafina em todo o corpo. Ela funcionar como uma barreira entre a pele e o produto, que agir apenas em cima dos pelos.

DICA
Existe um regulamento prprio da Anvisa que trata do uso de produtos cosmticos para o clareamento de pelos. o Parecer Tcnico n 5, de 22 de maro de 2002 (atualizado em 31 de maio de 2004), que voc pode pesquisar no site www.anvisa.gov.br/cosmeticos/ informa/parecer_pelos.htm.

A utilizao desse mtodo em mulheres gestantes no recomendvel. A Anvisa (veja as informaes ao lado) indica que o fabricante deve obedecer s normas de rotulagem da legislao vigente e acrescenta as seguintes precaues de uso: No aplicar o produto na pele lesada.
e

44

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

Obedecer o tempo de contato do produto com a pele. Em seguida, lavar a regio abundantemente com gua. No fazer a aplicao do produto e ficar exposto ao sol simultaneamente. Em caso de irritao da pele, lav-la abundantemente com gua e evitar exposio ao sol. Fique atento, pois o produto final que contenha hidrxido de amnio dever incluir tambm no rtulo "evitar inalao do produto e no aplic-lo prximo da regio dos olhos e da boca".

Para proteger o beb: gestantes no devem fazer clareamento

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

45

Tirando dvidas
H algumas dvidas comuns entre as pessoas que procuram sales e clnicas de esttica para depilar-se com cera. Saiba abordar esses assuntos com segurana. Isso pode torn-lo um profissional diferenciado.

A depilao com cera deixa a pele flcida?


Depende O movimento feito quando os pelos so puxados e removidos no altera a textura da pele em algumas regies do corpo as pernas, por exemplo. O que causa flacidez a ausncia, na pele, de algumas substncias (colgeno, elastina), que no so afetadas pela depilao, mas, sim, por outros fatores como a idade. No entanto, partes muito sensveis quando depiladas com frequncia, como as plpebras, podem ficar flcidas com o tempo.

O uso de cera quente provoca ruptura de pequenos vasos e causa varizes?


Depende Se a pele sensvel, a cera quente pode causar queimaduras e dilatar os vasos, aumentando a tendncia a desenvolver varizes se o procedimento for usado com frequncia.

Depois de um tempo usando cera para remover os pelos, eles desaparecem?


Depende Em alguns casos, o movimento feito quando os pelos so puxados com cera danifica a sua base, impedindo que eles voltem a crescer. Mas isso no costuma ocorrer em grandes reas do corpo. O que acontece que nas mulheres h uma diminuio natural da quantidade de pelos nas pernas e axilas, uma consequncia da reduo da produo de determinados hormnios com o decorrer dos anos.

A depilao pode afinar o pelo?


Verdade Os mtodos que arrancam os pelos pela raiz podem afinar esses pelos e at provocar falhas se usados com frequncia.

46

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

preciso esperar que os pelos cresam um pouco entre 0,3 e 0,5 cm, no mnimo para fazer uma nova depilao?
Verdade Se os pelos estiverem muito pequenos, a cera no grudar neles e ficar impossvel remov-los. Pelos muito pequenos saem melhor com pinas, que podem complementar o processo de depilao.

O uso de hidratantes aps a depilao aumenta a ocorrncia de pelos encravados?


Depende recomendvel hidratar a pele depois da depilao, para evitar o ressecamento provocado pela cera quente. Tenha no salo uma loo adstringente para fechar os poros. Voc deve us-la logo aps a depilao e antes de aplicar o hidratante. Depois oriente seu cliente a continuar com o uso de hidratantes, de preferncia os que contenham substncias calmantes (hamamlis, camomila, erva-doce, Aloe vera) e sejam adequados sua pele. Mas o uso de hidratante pode encravar os pelos, caso seu cliente tenha tendncia. Busque um produto adequado para esses casos, como um gel com azuleno.

Cera quente pode causar queimaduras e manchas?


Verdade Se a temperatura no estiver apropriada, a cera poder causar leses, queimaduras, bolhas e at deixar cicatrizes e manchas.

As ceras quentes usadas em sales podem transmitir doenas?


Verdade Embora as ceras no devam ser reaproveitadas, h locais que no seguem essa regra essencial de higiene e de proteo sade. A justificativa de que as ceras aquecidas sob temperaturas altas acabam com qualquer organismo que causa doenas. Mas no verdade. A cera reaproveitada e contaminada com sangue pode transmitir doenas graves, como a hepatite.

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

47

Depilar o buo com cera pode deixar bigode?


Verdade A combinao de hormnios e sol pode causar manchas no rosto, em especial no buo. Esse problema pode piorar em mulheres que se depilam com cera quente e tomam plulas.

A depilao causa espinhas?


Mito O que pode ocorrer a foliculite (pelos encravados). Nesse caso, deve-se procurar um mdico especialista para tratar o problema.

Depois da depilao deve-se evitar o uso do desodorante?


Verdade Os desodorantes, em especial os que contm lcool, podem causar irritao na pele recm-depilada. O ideal no usar nenhum cosmtico nas axilas aps a depilao.

A depilao pode causar manchas?


Verdade
Peeling: A palavra tem origem no verbo ingls to peel, que significa descamar, esfolar, pelar, desprender. O peeling realizado por dermatologistas ou em clnicas de esttica um procedimento qumico que provoca a descamao e a renovao da pele por meio da destruio de clulas mortas na epiderme.

Quando h uma infeco na pele, a produo de pigmento no local aumenta. As manchas podem ocorrer em especial quando h pelos encravados ou foliculite. As mulheres de pele morena e as grvidas tm maior propenso a desenvolver manchas. Para eliminar essas manchas, o mais indicado o uso de cremes claredores base de hidroquinona ou cido kgico ou a realizao de um peeling, esses procedimentos que devem ser indicados por um mdico.

48

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

unidade 8

como depilar
"Saber e no fazer ainda no saber.
LAO TS

A frase acima j foi dita e repetida muitas vezes. Se voc no a conhece dessa forma, talvez j tenha ouvido a mesma ideia de outro jeito, como: certas coisas a gente s aprende na prtica. E verdade. Por isso, vamos agora fazer um passo a passo de como depilar cada parte do corpo. E, nesse momento, voc no ir apenas ler ou escutar algum falando; vai tambm testar seus conhecimentos. Em outras palavras, praticar para aprender.

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

49

Primeiro passo: o cadastro do cliente Atividade 1 o ClienTe Chegou. e IMP


A primeira parte da ficha preenchida uma nica vez, no primeiro atendimento. Depois voc far somente pequenas atualizaes na segunda parte, descrevendo o que foi feito a cada nova sesso. No deixe para preencher a ficha mais tarde, depois do cliente ter ido embora, pois voc pode esquecer detalhes fundamentais da conversa. Arquive as fichas de seus clientes em ordem alfabtica. Assim fica mais fcil para voc achar as informaes sobre cada um, sempre que for preciso.

agora?

Na Unidade 3 explicamos pela primeira vez como montar um cadastro de clientes. Voc se lembra? Voc e um colega conversaram como se um fosse o cliente e o outro, o depilador e trocaram informaes com a classe. Depois, anotaram no flip-chart as perguntas mais importantes. Agora, vamos fazer um exerccio parecido. Voc vai, novamente, montar a ficha cadastral de um colega, como se ele fosse seu primeiro cliente. Em duplas, conversem sobre suas experincias com depilao. Depois, leia antes todo o modelo de ficha cadastral para saber as informaes que voc ter de coletar. Pense na melhor maneira de perguntar cada item e faa isso de forma pausada, com tranquilidade. No deixe de observar o cliente nesse momento: a pele, os olhos, o jeito dele. Caso um de vocs no faa depilao, imagine um cliente e simule possveis respostas. Em seguida, preencha cada uma das informaes da primeira parte da ficha (a segunda ser usada somente aps o atendimento). Depois de preencher essa parte da ficha, troque de colega de dupla para que algum faa o seu cadastro. Com esta atividade, cada participante do curso ter um modelo de ficha cadastral de clientes e tambm ter exercitado a forma de perguntar e anotar as informaes importantes antes da primeira depilao.

DICA
Ter em mente a ordem alfabtica A, B, C, D, E, F, G... ajuda muito na hora de procurar uma palavra no dicionrio, localizar o nome de uma pessoa na lista telefnica, achar o nome de uma rua em um guia etc. Se voc acha que precisa exercitar esse saber, procure o tema Comunicar preciso no Caderno do Trabalhador 3 Contedos Gerais. L voc encontrar atividades sobre esse assunto.

50

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

Modelo de ficha cadastral


1a PARTE Nome: Telefone para contato: Data de nascimento: Data do primeiro atendimento: Tipo de pele: Problemas na pele (alergias, irritaes etc.):

Problemas com pelos (pelos encravados, em grande quantidade etc.):

Tem tolerncia dor? ( ) SIM ( ) NO J faz depilao? ( ) SIM ( ) NO ( ) Com profissional e em casa ( ) fraca ( ) moderada ( ) forte

Com que frequncia: ( ) Em casa ( ) Com profissional

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

51

Quais mtodos costuma usar? Usa diferentes mtodos conforme a regio do corpo?

Comentrios relevantes sobre as caractersticas de sade ou de pele/pelos (presso alta/ baixa, tendncia a desenvolver varizes etc.):

Resultado de teste alrgico:

2a PARTE Atendimento do dia: rea(s) depilada(s): Mtodo: Produtos utilizados no preparo: Produtos utilizados no ps-depilao: Reaes indesejadas/imprevistas:

A cliente est grvida?


52
A rco O cupacio nal I m a g e m

( ) Sim
e

( ) No
2

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

Saber a idade do cliente importante porque esse fator interfere nas caractersticas dos pelos. Se a pessoa no gosta de revelar a data de nascimento, explique o porqu da pergunta e procure saber sua idade aproximada. Alm disso, descreva com detalhes as informaes ligadas aos itens Problemas na pele e Problemas com pelos. E no se esquea de preencher a segunda parte da ficha a cada novo atendimento ao cliente. Agora basta lavar as mos com gua e sabo e pedir que o cliente se prepare para a depilao. Enquanto isso, voc apronta a cera e deixa por perto o material de que vai precisar. Antes de comear qualquer procedimento, necessrio que voc preste ateno em trs passos bsicos. Veja a seguir quais so eles.
jOO bAcELLAr

1. Higienize a maca com lcool.


2

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

53

2. Cubra-a com papel descartvel.


jOO bAcELLAr

3. Coloque as luvas descartveis.

Vamos, agora, iniciar a depilao com cera quente de cada parte do corpo, comeando pelo rosto.
54
A rco O cupacio nal I m a g e m
e

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

jOO bAcELLAr

Como fazer a depilao do buo


jOO bAcELLAr

1. Use uma colher de pau para colocar um pouco de cera derretida num pote

de silicone.

2. Limpe a pele para tirar a oleosidade e seque bem o local. 3. Com uma esptula descartvel, pegue um pouco de cera do pote, enrolando-a

como se fosse mel e cortando todos os fios. Sopre at sentir que a temperatura do produto est agradvel o bastante para que seja aplicado na pele da cliente. Passe a cera em metade do buo, do meio para fora (canto da boca). No se esquea de esticar bem a pele.
5 6

jOO bAcELLAr

4. Aperte levemente a cera at que ela esfrie um pouco e endurea. Levante com os

dedos ou com a esptula a ponta localizada no sentido contrrio ao crescimento dos pelos. Puxe-a de uma s vez enquanto segura a bochecha com a outra mo para esticar a pele.

5. Repita o procedimento do outro lado. Se necessrio, refaa os passos uma vez s

com cuidado para no irritar a pele. bom dar alguns segundos de descanso para repetir a operao no mesmo lugar. Limpe as sobras da cera com um removedor. aplique uma loo para acalmar a pele.

6. Se for preciso, use uma pina para eliminar algum pelo que tenha restado. Depois,

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

55

Axilas
Embora a cera fria possa ser usada para a depilao das axilas, os pelos dessa regio so mais grossos e, por isso, mais difceis de ser removidos. O uso da cera quente simplifica o processo, pois como j foi dito com o calor os poros abrem-se, dilatam-se e os pelos costumam sair com mais facilidade. O ideal que o cliente esteja deitado e sem blusa ou camisa. Por isso, lembre-se de deixar uma toalha disposio para o caso de ele querer cobrir-se. Na depilao de axilas, voc vai precisar de uma esptula para espalhar a cera , que dever ser descartada aps o uso. Antes de iniciar a retirada dos pelos, posicione o cliente com os braos levantados e as mos sobre a cabea, e faa a limpeza do local com sabonete lquido antissptico (que destri bactrias). Esse tipo de limpeza chamado de assepsia e tem o objetivo de impedir a chegada de bactrias a um local onde elas ainda no estejam.
jOO bAcELLAr

Feita a limpeza das axilas, seque bem a pele e inicie a depilao.


56
A rco O cupacio nal I m a g e m
e

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

Como fazer a depilao das axilas


jOO bAcELLAr

1. Higienize a maca com lcool e cubra-a com papel descartvel. Em seguida, co-

loque as luvas. Limpe a pele para tirar a oleosidade e seque bem o local. Use uma colher de pau para colocar um pouco de cera derretida num pote de silicone. como se fosse mel e cortando todos os fios. Sopre at sentir que a temperatura do produto est agradvel o bastante para que seja aplicado na pele do cliente. Espalhe a cera uniformemente em uma das axilas.

2. Com uma esptula descartvel, pegue um pouco de cera do pote, enrolando-a

3. Aperte levemente a cera at que ela esfrie um pouco e endurea. Levante com os

dedos ou com a esptula a ponta localizada no sentido contrrio ao crescimento da maior parte dos pelos. Puxe-a de uma s vez enquanto usa a outra mo para esticar a pele. Como os pelos dessa regio no crescem todos na mesma direo, possvel que voc tenha de repetir o procedimento. Tome muito cuidado, pois nesse momento a pele estar mais sensvel.
jOO bAcELLAr

4. Repita o procedimento na outra axila. Limpe os resduos de cera com um removedor. 5. Se for preciso, use uma pina para eliminar os pelos restantes. Depois, passe um

produto ps-depilatrio para acalmar a pele. Antes de se despedir, aconselhe seu cliente a esperar 24 horas para aplicar desodorante ou qualquer produto que contenha lcool sobre a pele depilada. A medida visa evitar irritaes no local.

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

57

Pernas
Geralmente, a regio do corpo que as mulheres primeiro depilam com a ajuda de um profissional a das pernas. Isso ocorre por vrias razes. Hoje em dia, pernas femininas peludas so consideradas feias. As mulheres dificilmente vestem saias, bermudas e shorts se os pelos estiverem aparentes. Depilar as pernas com lminas no exige muito tempo, mas se a pessoa costuma usar saia, tem de repetir o procedimento a cada dois ou trs dias. Alm disso, os pelos podem engrossar em algumas regies. Usar cera para depilar as pernas menos dolorido que em algumas outras regies do corpo, pois a pele das pernas mais grossa. Mesmo quem mais sensvel dor costuma achar que d para aguentar.
jOO bAcELLAr

58

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

Primeira providncia: oferea uma toalha para o cliente cobrir o corpo aps despir-se. O preparo para a depilao das pernas envolve os mesmos cuidados j mencionados em relao s demais regies do corpo: o local deve estar limpo, livre de cremes e outros produtos que podem impedir a adeso da cera. Como no buo, a depilao das pernas pode ser feita com cera quente ou fria. A primeira costuma ser mais usada porque proporciona uma depilao mais rpida e menos dolorida. Considerando a extenso e o tipo de pele da regio, o uso do roll-on bastante recomendvel para depilar pernas. Se voc esqueceu como esse aparelho, consulte a Unidade 7 deste caderno. Por que o roll-on? Primeiro, porque permite espalhar uma camada fina e uniforme de cera sobre a pele, o que facilita a remoo de pelos em grandes regies. Segundo, porque a temperatura da cera controlada por um termostato, o que evita vrios reaquecimentos e testes durante a mesma depilao. Atualmente, existem refis de cera roll-on para diferentes tipos de pele. Informe-se a respeito na hora de comprar o produto. Ter mais de um tipo de cera disponvel para os clientes pode fazer uma grande diferena no momento de ampliar sua freguesia. No aconselhvel tomar sol logo aps a depilao. Como a pele est mais sensvel, o sol forte pode machuc-la, provocando manchas e leses. O uso de roupas apertadas e meias de nilon logo em seguida depilao tambm pode irritar a pele. Alerte seus clientes para usar roupas mais largas e confortveis e evitar a exposio ao sol.

DICA
O roll-on tambm indicado para fazer depilao nas costas, na barriga e no peito, assim como nas reas gltea e anal. O processo de extrao de pelos nessas regies o mesmo que o da depilao de pernas.

IMP
muito comum que os depiladores deslizem o aparelho de roll-on diretamente na pele do cliente e depois colem sobre ela a banda de papel ou tecido. Por isso voc deve substituir o rolo descartvel do aparelho a cada sesso. Esse procedimento evita a contaminao da clientela caso voc atenda algum com qualquer problema na pele. Em outras palavras, voc no passar o problema para outras pessoas.

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

59

Como fazer a depilao das pernas cera quente


1 2 3
jOO bAcELLAr jOO bAcELLAr

1. Higienize a maca com lcool e cubra-a com papel descartvel. Em seguida, co-

loque as luvas. Limpe a pele para tirar a oleosidade e seque bem o local. Use uma colher de pau para colocar um pouco de cera derretida num pote de silicone. como se fosse mel e cortando todos os fios. Sopre at sentir que a temperatura do produto est agradvel o bastante para que ele seja aplicado na pele do cliente. Espalhe a cera uniformemente numa pequena rea da frente das pernas.

2. Com uma esptula descartvel, pegue um pouco de cera do pote, enrolando-a

3. Aperte levemente a cera at que ela esfrie um pouco e endurea. Levante com os

dedos ou com a esptula a ponta localizada no sentido contrrio ao crescimento dos pelos. Puxe-a de uma s vez.
4 5

4. Repita o procedimento at depilar toda a frente das pernas. Depois, pea que o clien-

te vire de bruos e realize a extrao de pelos na parte de trs (a exemplo do que fez no passo 2, trabalhe em pequenas reas de cada vez). Limpe os resduos de cera com um removedor. passe um produto ps-depilatrio para acalmar a pele.

5. Se for preciso, use uma pina para eliminar eventuais pelos restantes. Depois,

60

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

Como fazer a depilao das pernas roll-on


jOO bAcELLAr

1. Higienize a maca com lcool e cubra-a com papel descartvel. Em seguida,

coloque as luvas. Limpe a pele para tirar a oleosidade e seque bem o local.

2. Retire o selo de segurana da embalagem pr-aquecida. 3. Passe o roll-on na parte da frente das pernas.
jOO bAcELLAr

4. Coloque sobre a cera o papel para depilao. Faa uma pequena presso com os

dedos.

5. Puxe o papel de uma s vez no sentido contrrio ao crescimento dos pelos. 6. Depois de concluda a primeira etapa, pea que o cliente vire de bruos e realize

a depilao na parte de trs das pernas. Use uma pina e, se necessrio, uma lupa para eliminar algum pelo que tenha restado. Limpe os resduos de cera com removedor e passe um produto ps-depilatrio para acalmar a pele.

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

61

Virilhas
A depilao de virilhas deve receber cuidado redobrado. Por se tratar de uma regio ntima, essa depilao mais delicada, j que o cliente pode se sentir constrangido, mesmo que ele e o depilador sejam do mesmo sexo. Alm disso, os pelos da virilha so grossos, a pele fina e o local apresenta muitos vasos sanguneos, o que geralmente torna a depilao mais dolorida. Por isso, a cera quente a mais recomendada.

IMP
Nunca use expresses vulgares ao falar sobre essa regio do corpo. D preferncia a palavras como virilha, regio pubiana ou pbis, grandes lbios etc.

Aps informar o cliente dessas caractersticas da depilao, deixe-o sozinho e vontade na sala para trocar de roupa. Oferea uma roupa ntima descartvel que deve estar numa embalagem fechada. Voltando sala, pergunte se o cliente gosta da virilha mais ou menos cavada e se tambm depilar a regio pubiana. Com a informao exata dos locais de onde os pelos sero extrados, prepare-se para iniciar o processo de depilao, utilizando esptula e cera quente. recomendvel o uso de mscara e luvas.

Voc sabia?
A depilao a laser envolve tecnologia de ltima gerao, o que tambm significa alto custo. Seu uso tem aumentado consideravelmente nas clnicas de cirurgia plstica, de dermatologia e esttica. O nmero de sesses varia de acordo com a rea a ser tratada. Os novos sistemas a laser tambm so capazes de tratar de peles negras e bronzeadas, porm com menos eficincia. Hoje em dia, muitos homens recorrem ao laser, principalmente, para retirar a barba ou depilar o abdomem e as costas.

Depilao para gestantes e lactantes


Deve-se tomar muito cuidado com clientes grvidas. A dor causada pela depilao com cera pode levar a contraes e, com isso, induzir a cliente a um parto antes do tempo. Alm disso, ferimentos podem causar infeces e trazer complicaes ao andamento da gravidez. Para sua segurana, se for depilar uma gestante, pea que ela traga uma autorizao por escrito do mdico e evite realizar o procedimento aps o stimo ms. Alm disso, depile somente a virilha e nunca a barriga. A cliente est amamentando? No depile mamilos e axilas a fim de evitar que o leite seque. Se a cliente estiver indisposta, a depilao no deve ser feita em nenhum dos casos, mesmo que ela insista.
e

62

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

Depilao ps-cirrgica
Em caso de extrao de ndulos das virilhas ou axilas, a cliente deve ter autorizao do mdico para fazer a depilao. E quem faz cirurgia plstica deve esperar 6 meses antes de se depilar para que ocorra a cicatrizao interna do corte.

Depilao ntima
J faz algum tempo que as mulheres brasileiras vm aderindo depilao ntima. Primeiro, os biqunis diminuram; depois, vieram as modas da tanga e do fio dental. E os pelos que apareciam fora dos trajes de banho foram desaparecendo das praias e piscinas. As roupas ntimas tambm no ficaram para trs: peas menores tornaram-se comuns nos guarda-roupas femininos. O fato que, independentemente do tamanho das lingeries e das peas ligadas moda de praia, os profissionais de depilao foram recebendo cada vez mais clientes interessados em diminuir a quantidade e o comprimento dos pelos pubianos. Essa prtica de depilao comeou no fim da dcada de 1970. Leia o texto a seguir a respeito do assunto.
Depilao ntima: sem medo de ser feliz Di? Essa a primeira pergunta que vem cabea quando pensamos em fazer depilao ntima. Doer, di!, diz a depiladora Rosa Maria [...], mas uma dor suportvel e momentnea, compensada pelo resultado: pele lisinha, liberdade para usar biquni, fio dental e, acima de tudo, para poder amar, sem maiores pudores ou preocupaes. Alm da questo esttica, a depilao propicia maior conforto e higiene s mulheres e tem o poder de apimentar as relaes entre os casais. Atualmente, grande parte do sexo feminino j no se limita a apenas eliminar os incmodos pelos da virilha. Elas vo mais alm, depilando, inclusive, pbis e nus, conta a depiladora. Entretanto, para quem prefere apenas tirar os excessos h uma varie-

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

63

dade de formas e desenhos. E quem est insatisfeito com a cor dos fios, escuros demais ou com os indesejveis brancos, pode apenas descolorir ou tingir, com excelentes resultados, acrescenta Rosa. Ela conta que utiliza cera de abelha aquecida especialmente preparada, por ser mais natural, segura, menos agressiva e por no manchar, irritar ou escurecer a pele. A cera quente dilata os poros, hidrata e facilita a retirada dos pelos pela raiz, explica Rosa, que aplica o produto com uma esptula. Com a prtica constante, os fios tendem a ficar mais fracos e acabam diminuindo, ressalta. A depilao completa leva em torno de uma hora e aquela feita em regies menores, cerca de meia hora. O processo deve ser repetido mensalmente. [...].
Disponvel em: www.elinda.com.br/index.php?id=705. Acesso em: 13 ago. 2010.

Depois de aderir depilao ntima, algumas mulheres entraram na onda da depilao artstica na regio pubiana. O uso de desenhos e tinturas comeou no Carnaval, no comeo dos anos 1990. Pouco a pouco ganhou terreno e, hoje, muitas mulheres procuram esse tipo de depilao para ocasies especiais por exemplo, quando comemoram com os companheiros alguma data importante para o relacionamento. A procura cresceu tanto que, atualmente, comum encontrar venda em farmcias e perfumarias especializadas moldes prontos de desenhos e tintas especiais para colorir.

Como fazer?
No h segredo. O processo exatamente o mesmo da depilao de virilha. S dois passos so novos. Confira. Aps a assepsia e antes de iniciar a remoo dos pelos, voc deve fazer o desenho com um lpis de maquiagem ou colar o molde na regio. Depois de retirar os pelos com cera quente e finalizar a limpeza com uma pina, voc pode usar uma tintura no txica para finalizar o processo. O desenho e a cor devem ser escolhas do cliente.

64

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

Atividade 2 e voC, o que Pensa?


1. Reflita sobre a depilao ntima e a depilao artstica. Imagine como voc se sentir atendendo a um cliente que queira esse tipo de depilao. 2. Se voc acha que no ir se sentir confortvel nessa situao, provavelmente no ser o nico. O que no d para fazer parar por a. Converse a esse respeito com colegas e monitores. Tente entender a razo de seu desconforto e procure livrar-se de seus preconceitos. Existem muitas diferenas entre as pessoas: no modo de pensar, agir, vestir-se. E elas devem ser respeitadas. Portanto, independentemente do seu ponto de vista, aja de forma profissional. Caso sinta grande desconforto em relao a esse trabalho, deixe claro para os clientes que voc no faz depilao ntima e/ou artstica. Assim como essa, h outras posturas consideradas mais adequadas e profissionais nos ambientes de trabalho. sobre isso que trataremos na Unidade 11.

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

65

66

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

unidade 9

dePilao masCulina
Voc j deve ter ouvido falar que os homens esto mais vaidosos do que eram algum tempo atrs. O fato de eles se cuidarem mais e se preocuparem com a prpria beleza uma tendncia esttica que ganha mais espao a cada dia em nossa sociedade. Afinal, raro algum no ficar admirado diante do que belo, independentemente de sexo, idade ou raa. Mas ainda existem muitas pessoas que no compreendem o fato de algum querer cuidar-se, que no aceitam a ideia de que os homens possam dar ateno ao corpo, ao rosto e beleza pessoal tanto quanto as mulheres. E voc e seus colegas, o que acham?

Voc sabia?
Foi-se o tempo em que a lipoaspirao era coisa de mulher. O pblico masculino corresponde hoje a cerca de 1/3 das lipoaspiraes realizadas em clnicas de esttica.

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

67

Como realizar a depilao masculina


A depilao masculina no difere muito da feminina. O que muda que a pele e os pelos dos homens so diferentes se comparados aos das mulheres e, por isso, requerem ateno especial. A pele, mais oleosa, pede uma limpeza profunda. Os pelos, mais grossos, podem tornar o procedimento ainda mais doloroso e geralmente exigem que algumas repeties at que o resultado seja satisfatrio. Alm disso, a pele masculina pode ser mais sensvel, exatamente por estar desacostumada depilao. Se o cliente for fazer depilao pela primeira vez, aconselhvel estabelecer algumas pausas para que ele no sofra tanto e a pele respire. De resto, o procedimento igual. Antes de comear, lembre-se de higienizar a maca com lcool e cobri-la com papel toalha. Lave as mos e use luvas descartveis. Vamos agora ver alguns passo a passos masculinos.

Depilao do trax com cera quente e roll-on


1 2 3
jOO bAcELLAr

1. Higienize a maca com lcool e cubra-a com papel descartvel. Em seguida, co-

loque as luvas. Antes de iniciar a depilao, corte com uma tesoura o excesso de pelos, em especial se estiverem muito compridos. o local.

2. Limpe a pele para tirar a oleosidade e retirar os pelos cortados. Depois, seque bem 3. Use uma colher de pau para colocar um pouco de cera derretida num pote de

silicone.

68

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

jOO bAcELLAr

4. Com uma esptula descartvel, pegue um pouco de cera do pote, enrolando-a

como se fosse mel e cortando todos os fios. Sopre at sentir que a temperatura do produto est agradvel o bastante para que ele seja aplicado na pele do cliente. Espalhe a cera uniformemente numa pequena regio da rea a ser trabalhada. dedos ou com a esptula a ponta localizada no sentido contrrio ao crescimento dos pelos. Puxe-a de uma s vez esticando a pele com a outra mo.

5. Aperte levemente a cera at que ela esfrie um pouco e endurea. Levante com os

6. Caso seja a primeira depilao do cliente, ou se os pelos estiverem muito compri-

dos, provvel que ainda restem alguns a serem retirados. O melhor repetir o procedimento com o roll-on, pois a pele estar bem mais sensvel e a temperatura da cera nesse procedimento, como j vimos, mais agradvel. Primeiro passe o aparelho de roll-on com a cera.
jOO bAcELLAr

7. Aplique o papel sobre a cera. Faa uma leve presso e puxe-o de uma s vez no

sentido contrrio ao crescimento dos pelos.

8. Se for preciso, use uma pina para eliminar os eventuais pelos restantes. Depois,

passe um produto ps-depilatrio para acalmar a pele.

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

69

Depilao do nariz com cera quente


1 2
jOO bAcELLAr

IMP
O procedimento ao lado vale tanto para a cera quente quanto para a fria.

1. Pea que o cliente assue bem o nariz antes de iniciar a depilao. Coloque um pouco

de cera derretida num pote de silicone. Com uma esptula descartvel ou um pau de laranjeira, pegue um pouco de cera do pote, enrolando-a como se fosse mel e cortando todos os fios. Sopre at sentir que a temperatura do produto est agradvel o bastante para que ele seja aplicado na pele do cliente. Espalhe a cera uniformemente na regio externa da narina. A ideia retirar somente os pelos aparentes. sentido contrrio ao crescimento dos pelos. Se preferir, puxe a cera com o auxlio de um pau de laranjeira.

2. Aplique o papel sobre a cera. Faa uma leve presso e puxe-o de uma s vez no

Depilao da orelha com cera quente


1 2 3
jOO bAcELLAr

1. Use uma colher de pau para colocar um pouco de cera derretida num pote de silicone. 2. Com uma esptula descartvel, pegue um pouco de cera do pote, enrolando-a

como se fosse mel e cortando todos os fios. Sopre at sentir que a temperatura do produto est agradvel o bastante para que ele seja aplicado na pele do cliente. Espalhe a cera uniformemente na regio externa da orelha. A ideia retirar somente os pelos aparentes.

3. Aplique o papel sobre a cera. Faa uma leve presso e puxe-o de uma s vez. 70

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

u ma

Atividade 1
Pesquisa sobre a vaidade

Vamos fazer uma pesquisa? a) Em grupos de quatro pessoas, voc e seus colegas iro preparar trs perguntas sobre os cuidados masculinos com a aparncia e a beleza. b) Agora procurem, entre seus conhecidos, quatro pessoas para entrevistar e anotem as respostas obtidas. Tentem conversar com homens e mulheres (dois de cada sexo) de diferentes ocupaes. Ao fazer cada entrevista, lembrem-se de marcar no papel os dados de quem est respondendo. No obrigatrio pedir o nome da pessoa, mas importante anotar o sexo, a idade e a ocupao dela. c) De volta classe, relatem por escrito os resultados da pesquisa, descrevendo o que os entrevistados pensam sobre o assunto. d) No deixem de acrescentar no final do texto a opinio das pessoas do grupo. e) Cada equipe deve escolher um de seus membros para relatar os dados obtidos na pesquisa. O monitor vai anotar os principais resultados no quadro e fazer um resumo para a turma toda. Provavelmente a atividade mostrar o quanto a opinio das pessoas sobre um mesmo assunto pode variar. Mas uma coisa precisa ficar bem clara: o fato de alguns acharem que no vale a pena dar tanta importncia beleza no justifica que tenham atitudes preconceituosas diante dos que se cuidam. Da mesma forma que ainda h preconceito com relao vaidade masculina, existe, em nossa sociedade, muitas atitudes que representam discriminao contra as

IMP
Todos temos caractersticas que nos aproximam ou nos diferenciam dos demais. Possumos diferentes culturas, nacionalidades, orientaes sexuais, cores, raas, classes sociais, idades. No entanto, todos somos detentores dos mesmos direitos e devemos ser igualmente respeitados. Toda pessoa, independentemente de suas condies e caractersticas, titular de direitos, dos quais no deve abrir mo em nenhuma situao. Para se aprofundar no assunto, releia o tema Cidadania, igualdade e incluso social no Caderno do Trabalhador 3 Contedos Gerais e assista ao vdeo que acompanha esse texto.

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

71

mulheres, os negros, os pobres, os idosos, os que tm deficincia fsica etc.

DICA
Para voc, que pretende ser um profissional da rea de beleza, saiba que os homens esto cada vez mais buscando servios de depilao; por esse motivo, fundamental respeitar essa atitude. O hbito masculino de extrair pelos requer um olhar especial do depilador. Buscar sempre ter esse olhar pode fazer de voc um profissional diferenciado.

Nenhuma forma de preconceito e discriminao deve ser ignorada ou permitida. uma questo de respeito aos direitos humanos e de reconhecimento da cidadania.

O que preciso saber para depilar homens


Diferentemente do que ocorre com as mulheres, os homens, em geral, costumam procurar os servios de depilao com menos frequncia. Eles tm o hbito de recorrer aos profissionais da rea para retirar pelos dos ombros, das costas, do peito e da barriga, alm de sobrancelhas e barba. Mais raramente, h os que depilam as pernas.

72

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

Depilar para melhorar Entre os praticantes de alguns esportes, a extrao de pelos pode ser um fator decisivo na busca do melhor tempo e mesmo da vitria. o caso dos atletas da natao, por exemplo. Muitas vezes eles se depilam dos ps cabea antes de cair na piscina. Isso porque a resistncia causada pelo contato dos pelos com a gua (atrito) provoca uma diminuio do desempenho dos nadadores. O ganho de tempo de apenas milsimos de segundo, mas pode significar a quebra de um recorde mundial, ou olmpico. Da mesma forma, no so poucos os corredores de provas curtas como a dos 100 metros rasos que preferem retirar os pelos a fim de diminuir a resistncia do ar no momento em que aceleram rumo fita de chegada.

No caso dos jogadores de futebol, depilar as pernas at a altura dos joelhos recomendado para evitar o aparecimento de pelos encravados, um problema Cielo: corpo depilado para diminuir o atrito com a gua usual para quem passa boa parte do tempo usando meies e caneleiras, acessrios que impedem os poros dessa regio de respirar livremente. Quando inflamam, esses pelos causam dores capazes de tirar um craque de uma partida importante. A depilao tambm exerce um papel de destaque no fisiculturismo. Nas exibies dessa categoria, conhecida como musculao de competio, os esportistas passam leo na pele com o objetivo de fazer seus msculos parecerem brilhantes na luz. Nessa hora, ter um corpo livre de pelos ajuda a impressionar os juzes e tambm a plateia.

E voc, consegue se lembrar de outros esportes em que a depilao relevante? Converse a esse respeito com seus colegas e liste as modalidades citadas. Para fazer depilao em homens fundamental conhecer algumas caractersticas dos pelos masculinos. Eles so mais grossos, mais fortes e mais oleosos do que os pelos femininos. Isso significa que o processo de remov-los mais difcil. Alm disso, no se esquea de que os homens costumam ser mais vulnerveis sensao de dor do que as mulheres.

cLivE rOSE/gETTy imAgES

Pelos diferentes
As caractersticas dos pelos masculinos e a vulnerabilidade dos homens dor exigem cuidados especiais. Mas isso no
significa maior fora fsica.

Fisiculturismo: um conjunto de exerccios com o objetivo de fortalecer a massa muscular. O fisiculturismo muitas vezes usado com fins competitivos.

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

73

No caso das regies dos ombros, das costas, do peito, da barriga e do rosto, recomenda-se que a depilao seja feita com cera quente, pois ela abre os poros, facilitando a remoo dos pelos e diminuindo a sensao de dor. O jeito de retirar a cera puxando-a no sentido contrrio ao do crescimento dos pelos o mesmo usado para depilar mulheres. Porm, como j falamos na Unidade 7, pode ser necessrio pensar em algumas estratgias que deixem o cliente mais relaxado e preparado para o momento de retirada da cera. No caso da depilao de sobrancelhas, possvel usar cera quente ou pina, da mesma forma como so depiladas as sobrancelhas femininas. O que muda, nesse caso, o desenho. Vale lembrar que algumas mulheres gostam de sobrancelhas bem finas, diferentemente dos homens, que, em geral, s fazem uma limpeza para retirar o excesso de pelos.
KArL grAnT/imAgE SOurcE/FOLhAPrESS

Estratgia: um conjunto de aes que nos ajudam a alcanar determinado objetivo.

Extrao de sobrancelhas: homens em geral retiram apenas os excessos

74

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

Finalmente, em relao depilao da barba, mais comum os homens usarem aparelhos ou lminas de barbear (giletes) e extrarem os pelos sem auxlio profissional. Mas h aqueles que procuram depiladores para remover os pelos do rosto. Isso normalmente acontece com homens que sofrem com a foliculite. J falamos desse problema na Unidade 3. Vale a pena reler o texto sobre o assunto. bom recordar que aqueles que apresentam quadro de foliculite e procuram o servio de profissionais de beleza devem ser aconselhados a buscar ajuda de um dermatologista. Afinal, a depilao com cera e sem orientao mdica pode piorar a condio da pele e agravar o problema.

IMP
Na depilao masculina comum acontecerem sangramentos porque os pelos so mais grossos. Alm disso, ela tambm mais dolorida e, por isso, deve-se aplicar a cera em placas. Aps puxar a cera, pressione o local com leno de papel, fazendo uma leve massagem. Lembre-se: todo o material usado ceras, esptulas, luvas etc. deve ser descartado aps o uso.

fazer

Atividade 2
a barba

Em duplas, leiam o texto a seguir, extrado do blog P.D. Poverodescola de Frederico F., sobre os cuidados que os homens devem ter com a beleza da pele. O texto pode auxiliar seu trabalho na hora de orientar um cliente sobre como fazer a barba. Se voc no entender alguma parte, os colegas e o monitor da classe podero ajud-lo.
[...] Dos rituais de beleza, fazer a barba o nico exclusivamente masculino. A pele sofre agresso diria da lmina de barbear, muito importante um cuidado ps-barba para obter o efeito hemosttico (coagulao do sangue aps o corte ao barbear) diz Maurcio Lafer Chaves, diretor-geral da Sete Cosmetics. Segundo especialistas em barbear, a ordem correta : bochechas, garganta,

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

75

lbio superior e queixo, passando a lmina com firmeza na direo do crescimento do pelo (de cima pra baixo, a no ser na garganta), esticando a pele com a ponta dos dedos e enxaguando a lmina repetidamente em gua corrente, de preferncia quente. A dermatologista Adriana Vilarinho recomenda que, aps o barbear, voc tome uma ducha de gua fria para fechar os poros. Use gis ou loes no oleosos e sem lcool. O ideal que os produtos contenham substncias calmantes, como calndula e azuleno, sugere, para evitar os pelos encravados. Adriana diz ainda que, se a pele ficar irritada, vale aplicar compressas de ch de camomila gelado. O ideal usar um protetor solar com FPS [fator de proteo solar] maior que o habitual, pois a pele sem pelos se queima com facilidade, recomenda. [...].
A pele, 1 fev. 2010. Disponvel em: http://goo.gl/AJ5J7. Acesso em: 4 ago. 2010.

1. Anote, agora individualmente, as informaes que voc considerou teis e que merecem ser repassadas aos clientes.

76

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

u n i d a d e 10

Depilao e design de sobrancelhas

Para a beleza e a harmonia do rosto, as sobrancelhas devem estar sempre bem feitas, pois so fundamentais para moldar os olhos. A depilao da sobrancelha mais uma limpeza dos pelos que nascem fora do contorno. Algumas depiladoras usam somente pinas para realizar esse procedimento; outras gostam de usar cera, principalmente entre e sobre as sobrancelhas. O design de sobrancelhas requer mais ateno e deve ser feito de maneira adequada por um profissional qualificado, chamado designer de sobrancelhas. Ele primeiro medir os espaos entre elas e as suas curvaturas e, s depois, ir tirar os pelos com a pina onde realmente for necessrio.
Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

77

Independentemente do mtodo usado, depilar ou fazer o design de sobrancelhas requer uma conversa inicial sobre o gosto da pessoa e o formato que combina melhor com seu rosto e estilo. Por exemplo, voc j reparou que sobrancelhas grossas deixam algumas pessoas sensuais e outras no?

Informar-se sobre as tendncias da moda tambm importante. Voc sabia que a espessura das sobrancelhas tem relao com a moda? Veja nas pginas seguintes quantas mudanas ocorreram ao longo dos ltimos 70 anos.
78
A rco O cupacio nal I m a g e m
e

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

Anos 1930
EvErETT cOLLEcTiOn/KEySTOcK ZumA PrESS/EASyPix brASiL

Finas e bem delineadas: as sobrancelhas das musas da poca sugeriam mistrio e seduo

Anos 1940
EvErETT cOLLEcTiOn/KEySTOcK EvErETT cOLLEcTiOn/KEySTOcK

Sobrancelhas grossas: no perodo da Segunda Guerra Mundial, as mulheres adotaram um visual natural

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

79

Anos 1980
ZumA PrESS/EASyPix brASiL ZumA PrESS/EASyPix brASiL

Liberdade de escolha: na dcada de 1980, as sobrancelhas podiam ser fartas ou mais comportadas

Anos 2000
STEPhAnE rEix/cOrbiS/LATinSTOcK KurT KriEgEr/cOrbiS/LATinSTOcK

Elegncia discreta: no incio do terceiro milnio, a harmonia dos rostos femininos est na simplicidade

80

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

Antes de comear a depilao e o design de sobrancelhas, necessrio providenciar os seguintes materiais: algodo; pina de ponta quadrada (para tirar o excesso de pelos); pina de ponta fina (para modelar); paqumetro (espcie de rgua para medir simetricamente as dimenses entre dois lados opostos); pau de laranjeira; lpis de olho (para marcar os pontos); esptula pequena; escovinha de sobrancelha; loo adstringente; removedor de cera; mscara descartvel (para o depilador); tesoura de ponta redonda; e cera (quente ou fria, dependendo do caso).

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

81

H algumas dicas que podem ajud-lo a definir o desenho de sobrancelhas mais adequado para cada cliente. E existem tambm alguns cuidados que voc precisa tomar. Caso seja a primeira vez que o cliente vai depilar e modelar as sobrancelhas, ou se ele costuma sentir muita dor durante esses procedimentos, passe uma pomada anestsica no local cerca de 15 minutos antes de dar incio remoo dos pelos. Analise atentamente as sobrancelhas do cliente, pois a harmonia da face no deve ser desequilibrada pela depilao. Tenha em mente que o rosto grande (quadrado ou retangular) pede sobrancelhas mais largas; o rosto fino (triangular ou oval), sobrancelhas menos espessas (mais finas); e o rosto redondo, sobrancelhas arqueadas. Evite sempre desenhar sobrancelhas muito separadas, especialmente se o cliente j apresentar essa caracterstica tambm nos olhos.

Design de sobrancelhas: passo a passo


1 2 3
jOO bAcELLAr

1. Usando luvas e mscara facial, prenda o cabelo do cliente para trs de modo

que voc possa observar bem o rosto. Se necessrio, utilize uma faixa de cabelo ou enrole uma toalha para isolar o cabelo. Cubra o colo do cliente para evitar que a roupa dele suje. tamanho e curvaturas idnticas.

2. Com o paqumetro, mea as sobrancelhas para que ambas fiquem com o mesmo 3. Use o paqumetro ou um pau de laranjeira e um lpis de maquiagem para fazer

as marcaes bsicas.

82

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

jOO bAcELLAr

4. Antes de seguirmos, veja que as trs marcaes tm como ponto de partida o nariz. 5. Posicione o pau de laranjeira na curva do nariz e deixe o instrumento reto at

encontrar o canto do olho ou a testa. A sobrancelha no deve ultrapassar esse ponto. Marque-o com lpis. O segundo parmetro o ponto do meio. O paqumetro ou pau de laranjeira deve seguir do lado do nariz at a testa e passar sobre o centro da pupila. Para isso, o cliente deve estar de olho aberto e olhando para frente. Nesse local que voc tambm marcar com lpis ficar a parte mais alta da sobrancelha. Ele importante porque no deixa o olhar triste. nariz e deixe-o seguir passando sobre a extremidade externa do olho. No deve haver pelos alm desse ponto. Faa essa mesma marcao dos dois lados.
8

6. Para marcar o terceiro ponto, posicione o pau de laranjeira no mesmo lugar do

jOO bAcELLAr

7. Penteie a sobrancelha toda para cima. Corte os pelos que

sarem do contorno da sobrancelha. Penteie os pelos agora para baixo e repita o procedimento. Tome cuidado para tambm no ultrapassar a marcao feita a lpis

IMP
A mesma marcao deve ser feita tambm em homens.

8. Uma vez definido o desenho da sobrancelha e feito o

corte do excesso de pelos, hora de iniciar o procedimento de depilao. Tome cuidado para nunca puxar o pelo com a pina pela ponta, pois isso poder quebr-lo.
Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

83

Quando for desenhar as sobrancelhas de orientais, que geralmente so muito retas, procure deix-las mais arqueadas, dando-lhes uma cada no incio e uma curva no meio.
jOO bAcELLAr

Depilao com cera


A depilao de sobrancelhas ir se limitar ao acerto de seus contornos originais, retirando o excesso de pelos de modo a suavizar suas feies. Algumas pessoas chamam esse procedimento de limpeza. Tambm bom lembrar que voc no deve aplicar cera nas plpebras nem no sobrolho do cliente com frequncia, pois tal procedimento pode causar flacidez na pele dessa rea. A depilao com cera segue os mesmos passos de outras depilaes. Mas antes de comear, voc deve analisar as sobrancelhas e o formato do rosto do cliente. Os passos so os mesmos que os realizados em outras partes do corpo. Vamos relembrar aqui as principais. Limpe a pele com algodo embebido em loo adstringente para tirar a oleosidade e seque bem o local. Aplique a cera primeiro na parte central, entre os dois olhos, de baixo para cima, usando uma esptula descartvel ou as mos. Espere alguns segundos para a cera endurecer.
84
A rco O cupacio nal I m a g e m
e

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

Levante a ponta da cera com uma das mos e puxe-a, rapidamente, no sentido contrrio ao do nascimento dos pelos. Faa o mesmo na parte de cima das sobrancelhas, respeitando o seu contorno original. Sempre aplique a cera no sentido dos pelos: da parte central do rosto para fora. E puxe-a no sentido contrrio. Depois de terminar o procedimento com a cera, escove as sobrancelhas com escova prpria, para cima e depois para baixo, cortando os pelos muito longos com tesoura de ponta redonda. Use a lupa para procurar os pelos restantes. Caso haja necessidade, retire-os com uma pina. Tome cuidado para nunca puxar o pelo com a pina pela ponta, pois isso poder quebr-lo. Limpe a regio com removedor de cera. Por se tratar de uma rea bem sensvel, aplique uma compressa com gua gelada ou uma loo, gel calmante ou ch de camomila. Fique atento temperatura da cera, pois a pele do rosto delicada. E oriente o cliente para manter os olhos fechados durante a depilao.

DICA
A pele deve estar bem esticada, tanto no momento de colocar a cera, como no de retir-la.

IMP
Aconselhe o cliente a evitar a exposio demasiada ao sol aps depilar qualquer parte do rosto. E, s para relembrar: independentemente do mtodo, uma vez terminada a depilao, descarte tudo que foi usado.

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

85

86

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

u n i d a d e 11

A tica da profisso
Na Unidade 2, quando falamos sobre o que ser depilador e listamos os conhecimentos relacionados ocupao, vimos, entre outras coisas, as atitudes pessoais e profissionais indicadas para o trabalhador da rea. Nesta unidade abordaremos novamente alguns desses pontos, agora com mais profundidade. Vamos ajud-lo a refletir sobre como mostrar-se no local de trabalho e de que modo lidar com a clientela. Antes de tudo, preciso ter bem clara a noo de que no fcil trabalhar com pessoas o tempo todo. Diferentemente do que ocorre em relao aos amigos, cuja companhia ns escolhemos, no trabalho convivemos com pessoas que podem ser muito diferentes de ns: no modo de pensar, de agir, de se relacionar, naquilo em que acreditam etc.

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

87

Alm do mais, cada cliente pode ser bem diferente do outro. E isso exige pacincia, compreenso, tranquilidade, equilbrio, respeito, qualidades que nem sempre conseguimos manter, pelo menos no o tempo todo. Gostar de conhecer pessoas e conviver com elas o mnimo que se espera de um profissional que vai atender o pblico diariamente. Mais importante ainda: o trabalho do depilador exige proximidade fsica, confiana e certa intimidade. Contudo, determinados saberes so difceis de ensinar. Voc consegue imaginar como uma pessoa aprende a ser bem-humorada? E paciente? Ningum tem uma receita para isso. Mas algumas dicas podem ajudar. Sabemos que difcil separar a vida profissional da pessoal, pois os sentimentos no podem simplesmente ser deixados de lado e trancados no armrio na hora de vestir o avental de trabalho. Se voc tem algum problema ou preocupao no justo consigo mesmo fingir que est tudo bem. O importante nessas situaes compreender que, se os problemas so nossos, no tem sentido descontar num colega ou mesmo num cliente. Procure identificar as situaes que o deixam irritado, mal-humorado, preocupado. Isso o ajudar, e muito, a buscar solues para superar esse estado.

88

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

C onsTruindo

Atividade 1
uma imagem

1. Imagine-se chegando ao local onde marcou a depilao. Voc ainda no conhece a pessoa com quem vai se depilar. Como espera ser recebido? Pense no jeito de agir e nas palavras do depilador e escreva sobre suas expectativas.

2. Agora pense na aparncia do depilador. Que tipo de roupa deve vestir? Que tipo de maquiagem, de penteado, de acessrios deve usar? Enfim, como voc espera encontr-lo?

Para completar, vamos conferir se suas respostas esto prximas daquilo que os clientes geralmente querem encontrar? Desde o primeiro encontro (e no s nele), mostrar-se educado e gentil fundamental para ganhar a simpatia da clientela. Cumprimente as pessoas, sorria, oferea um copo com gua ou caf e, s ento, comece a fazer perguntas para o preenchimento da ficha de cadastro. Em relao ao vesturio e aos cabelos, prefira: roupas claras, discretas e limpas; unhas curtas e cuidadas, com base; cabelo preso;
Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

89

maquiagem leve; corpo depilado. Anis, pulseiras e relgios devem ser retirados para o trabalho. Alm de manter a boa impresso do encontro inicial, o profissional da rea deve ficar atento a outros aspectos do dia a dia. No se pretende aqui debater todas as possveis situaes embaraosas por que voc ir passar, mas nossa inteno ajud-lo a contornar alguns desses pequenos problemas.

Mudanas de humor
Mau humor? Ningum merece. Mas todo mundo tem. Se voc no estiver num bom dia brigou em casa, perdeu o nibus, no conseguiu pagar a prestao em dia ou algo do gnero , procure no descarregar seus problemas nas outras pessoas. Isso no vai ajud-lo a melhorar seu humor e ainda poder criar um clima ruim durante a depilao. Mas e seus clientes? Ser que eles estaro sempre de bem com a vida? Provavelmente no. E isso voc ter de saber administrar. H situaes em que bom conversar; em outras melhor se calar.

90

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

Cultive sua sensibilidade em relao ao comportamento humano. Apure sua escuta e seu olhar e tente perceber como est a pessoa do seu lado. Pense na melhor maneira de interagir com ela. Com o tempo, sua clareza sobre o que fazer nessas horas ir crescer. Porm, bom saber: compreenso e subservincia so coisas bem diferentes. Nenhum profissional obrigado a aguentar desaforo ou ser maltratado nem pelos clientes, nem por ningum.
Subservincia: a condio daquele que se sujeita a obedecer a algum ou a alguma coisa.

e duCao

Atividade 2
no submisso

A crnica abaixo foi criada pelo crtico literrio, escritor e revisor Rodrigo Gurgel. 1. Leia-a e reflita.
Um ltimo obrigado Na padaria, ontem cedo, soube que Toninho foi despedido. O homem que me atendeu no caf da manh durante os ltimos cinco anos acaba de se perder na imensido de So Paulo. Nunca mais o verei, certamente. E parece-me estranho que esse homem, sempre to gentil, sempre atencioso, desaparea sem ao menos um ltimo aperto de mo. Logo cedo, no balco do caf, era Toninho quem se desdobrava, e seu nome podia ser escutado a todo o momento, em meio ao barulho das xcaras, s ordens gritadas para o chapeiro e ao atropelo dos que chegavam ali para a primeira refeio do dia, antes de pegarem o metr. Naqueles minutos tensos, quando a turba se amontoava em volta do balco, fazendo seus pedidos ao mesmo tempo, dando aos tons de voz uma urgncia s vezes mentirosa, ele era o nico que nunca perdia a pacincia. E o que me encantava na sua maneira de atender que

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

91

Toninho jamais foi servil. Havia uma leve tenso em seus gestos; possudo de uma agilidade e de uma concentrao inigualveis, ele comandava aquele espao. Era educado sem ser submisso qualidade rara em um empregado cuja principal tarefa atender bem ao cliente, deix-lo satisfeito, com a sensao de que, entre todos os que circundam a mquina de caf e a vitrine de salgados, ele o mais importante. Observar o comportamento desse homem significava entender de que maneira algum pode, apesar da funo subalterna, manter sua dignidade, conceder aos seus menores atos certa dose de arte - com que perfeio ele lavava os copos e as xcaras; sua destreza ao preencher as comandas; e sempre, antes de me cumprimentar, tomava o cuidado de enxugar as mos, e assim manter-se acima da massa banal. Ser um subalterno, mas transformar seu trabalho em um refinado sistema de gestos, palavras, olhares e certezas. Temo que ele tenha sido despedido por causa da idade, pois j passava dos quarenta. Mas se foi essa a razo, o que posso dizer, seno lastimar que, vagando por So Paulo ou remoendo suas decepes em alguma humilde casa da periferia, ele esteja impedido de ler este texto e, principalmente, de saber que suas diferentes gentilezas permanecem guardadas em minha memria e que fao dessas lembranas uma forma de lhe dizer meu ltimo muito obrigado.
Rodrigo Gurgel, postada em outubro de 2007 no blog http://rodrigogurgel.blogspot.com.

2. Responda agora s seguintes questes: a) Em sua opinio, ser educado sem ser submisso uma qualidade rara em um empregado cuja principal tarefa atender bem ao cliente, deix-lo satisfeito? Justifique sua resposta.

92

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

IMP
Esse tipo de atividade, que pede a leitura de um texto e uma reflexo por escrito sobre ele, chamado de interpretao de texto. Trata-se de um exerccio muito comum no Ensino Fundamental e no Ensino Mdio e nos ajuda a perceber se entendemos o que estamos lendo.

b) Por que o autor fala que, ao observar o comportamento de Toninho, conseguia entender de que maneira algum pode, apesar da funo subalterna, manter sua dignidade?

c) Pense sobre a frase: Temo que ele tenha sido despedido por causa da idade, pois j passava dos quarenta. O que voc acha do fato de algum com 40 anos ser considerado velho para o mercado de trabalho?

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

93

Conversa vai, conversa vem...


Independentemente de onde esto, h pessoas que adoram conversar. Mal conhecem algum e vo logo contando sua vida: falam dos filhos, do cachorro, do estudo, do namorado etc.; s vezes, do detalhes desnecessrios e falam tanto que at cansam. Num ambiente de salo de beleza, ento, nem preciso lembrar que isso comum de acontecer. A descontrao grande, e as conversas e confidncias, muitas vezes, correm soltas. Mas h tambm as pessoas que ao contrrio dessas primeiras so caladas demais. Para tirar uma palavra delas, voc tem que puxar uma poro de assuntos. Em qualquer dos casos, siga atentamente as duas regras bsicas descritas abaixo. Seja discreto mesmo que o cliente seja extrovertido e goste de puxar conversa, nunca pergunte detalhes da vida pessoal dele. Fique atento, pois ele pode falar algo num momento de maior intimidade, mas isso no quer dizer que queira fazer confidncias em todas as sesses de depilao. Lembre-se tambm de no comentar aspectos ntimos de sua prpria vida e, menos ainda, da vida de outros clientes. No force uma situao de intimidade se o cliente no muito de conversa, oferea uma revista para ele ler e deixe-o tranquilo, em silncio. Compreenda bem o que ele quer e no fique puxando assunto a todo momento.

DICA
Voc j ouviu a expresso danar conforme a msica? Pode ser um bom conselho: converse mais com aqueles que mostram tal disposio e procure ser reservado em relao aos que preferem o silncio.

Sensibilidade dor
Tambm nesse aspecto, as pessoas so bem diferentes umas das outras. H quem aguente qualquer intensidade de dor para que seus pelos sejam bem removidos e goste de depilar vrias regies do corpo. Para outros, fazer depilao mesmo numa regio pequena ou onde os pelos so fininhos um sacrifcio enorme. Esses casos exigem pacincia do profissional.
94
A rco O cupacio nal I m a g e m
e

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

Converse bastante com o cliente, acalme-o e procure saber o que o torna mais relaxado. Depois, faa a depilao sem pressa. Deixe muito claro que o bem-estar de quem o procura mais importante do que atend-lo de forma rpida. Esse tipo de atitude gera confiana e faz com que o cliente volte a procur-lo. Alm disso, no se esquea de respeitar a sensibilidade e a insegurana do cliente. No trate a dor dele como se fosse inveno ou exagero.

Quando os erros acontecem


Por mais experincia e cuidado que se tenha, todo mundo comete equvocos. Uma hora voc pode se distrair e usar um produto errado, deixar a cera aquecer demais ou falar algo que desagrade o cliente. O que fazer nessas horas? Qualquer que seja o engano e as suas consequncias: 1. Mantenha a calma. Equilbrio e tranquilidade so grandes amigos nessa hora. Assim voc ajudar as pessoas a seu lado a tambm se manterem calmas e equilibradas.

DICA
Durante a menstruao, o corpo retm lquido, o que provoca inchao e aumenta a sensibilidade da pele. Sempre oriente suas clientes a evitar a depilao durante esse perodo.

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

95

2. No fuja do problema. Reconhea seu erro e assuma a responsabilidade pelo ocorrido. Alm de ser correta e tica na verdade, no h outra opo , essa postura mostrar sua vontade de resolver a questo da melhor maneira possvel.
depiladora colocando um band-aid na perna de uma cliente. Obviamente, nenhuma das duas est feliz, mas tambm no exibem feio de culpa ou rancor

3. Demonstre bom-senso e capacidade de lidar com situaes que exijam providncias rpidas e especficas. Por exemplo: se a cera provocar uma queimadura na pele do cliente, encaminhe imediatamente a vtima a um servio mdico de pronto atendimento. 4. Mostre profissionalismo e seriedade. Se voc tem certeza de que seus procedimentos esto corretos, prepare-se para argumentar com o cliente. Voc pode (e deve) dizer o que sabe, sempre de forma gentil e educada. Enfim, no sempre que o fregus tem razo. Mas voc perder a razo se falar alto e de modo grosseiro.

Ainda no formato horizontal de 1/6 de pgina, vamos mostrar apenas os perfis de uma cliente e da depiladora (podemos identific-la pela touca), olhando uma para a outra e conversando educadamente. Da boca de ambas saem bales de fala, que se complementam. Fala da cliente: CONVERSANDO... Fala da depiladora: ...QUE A GENTE SE ENTENDE!

96

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

Atividade 3
que fazer quando aConTeCe um Problema

1. Tente imaginar-se nas situaes a seguir e escreva quais providncias voc tomaria em cada caso. a) O cliente tem reao alrgica a um produto.

b) O cliente reclama que a pele permaneceu algumas horas avermelhada aps a sesso de depilao.

c) O cliente reclama que os pelos esto nascendo mais grossos desde que voc comeou a usar determinado produto.

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

97

2. Em grupos de cinco pessoas, discutam as respostas que cada um deu. Foram parecidas ou bem diferentes? Avaliem, entre as ideias listadas, as providncias que considerem mais adequadas e registrem-nas no quadro abaixo. a) O cliente tem reao alrgica a um produto.

b) O cliente reclama que a pele permaneceu algumas horas avermelhada aps a sesso de depilao

c) O cliente reclama que os pelos esto nascendo mais grossos desde que voc comeou a usar determinado produto.

98

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

3. Agora repitam o procedimento com toda a classe e a ajuda do seu monitor. a) O cliente tem reao alrgica a um produto.

b) O cliente reclama que a pele permaneceu algumas horas avermelhada aps a sesso de depilao.

c) O cliente reclama que os pelos esto nascendo mais grossos desde que voc comeou a usar determinado produto.

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

99

Antes de concluir esta unidade atormentado pela insegurana, com a sensao de que pode errar a qualquer momento, veja quais so os enganos mais comuns nos sales de depilao e saiba como evit-los. J falamos sobre esse assunto na Unidade 7 deste curso. Se for o caso, volte at l e releia o que est indicado. Usar produtos caseiros Mesmo que sejam indicados por uma pessoa de confiana e que o preo saia mais em conta, produtos caseiros no so uma opo. Lembre-se de que existe um rgo (a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria) e uma legislao que determinam quais os ingredientes permitidos nos produtos de beleza. Voc no pode usar, em ambientes profissionais, produtos que no tenham o selo de aprovao da Anvisa.

Usar produtos de origem desconhecida O mesmo pode ser dito em relao a produtos de origem desconhecida. No arrisque a sade dos clientes nem a sua credibilidade. Alm de escolher produtos com o selo da Anvisa, tente, na medida do possvel, utilizar aqueles de melhor qualidade. Pode sair um pouco mais caro, mas esse gasto pode ser recompensado com o retorno dos clientes. Usar produtos sem fazer o teste de sensibilidade No caia nessa armadilha. Muita gente no gosta de testar certos produtos para ver se tem alergia a eles. Mas
100
A rco O cupacio nal I m a g e m
e

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

tal prtica , em geral, recomendada pelos fabricantes de cosmticos, que a indicam nas embalagens. Esse assunto foi tratado na Unidade 7. s vezes, as pessoas preferem arriscar, pois o teste leva tempo em alguns casos, at 24 horas. Mas, se o produto utilizado causar alergia, pode haver srias consequncias para voc e seu cliente. Caso haja recusa em fazer o teste, voc tem algumas alternativas. Utilizar outro produto, que no exija o teste de sensibilidade. Pedir que o cliente assine um termo de responsabilidade, isto , um documento em que ele se declare responsvel caso sofra algum efeito alrgico aps o uso do produto. No uma atitude simptica, mas prudente. E, com isso, voc estar mais protegido se ocorrer um imprevisto.

Recusar-se a fazer a depilao Tambm pode parecer uma medida antiptica, mas seu cliente precisa saber que o teste alrgico no brincadeira. Sugerir ou indicar o uso de medicamentos Por mais que voc conhea o cliente e tenha visto mil vezes aquele problema, nunca indique medicamentos para ningum. S os mdicos podem fazer isso. Est na lei. Exera bem a sua profisso sem sair de sua rea de atuao.
Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

101

Fazer depilao em reas machucadas ou com problemas Sinais na pele, verrugas, reas com vermelhido, pelos encravados, machucados, significa que mexer nesses locais ou depil-los pode resultar em problemas. Antes de se aventurar por caminhos que desconhece, pea que o cliente consulte um especialista capaz de informar sobre como tratar essas reas. Lembre-se: assumir que voc no sabe lidar com uma situao sempre melhor que prejudicar seu cliente e/ou comprometer a confiana que ele deposita em seu trabalho. No preencher com seriedade as informaes sobre a pele e os pelos antes do primeiro atendimento Se uma coisa comea errada, grande a chance de que ela tambm termine errada, diz o velho ditado. Pense nisso em seu primeiro contato com o cliente. E no encare esse momento como perda de tempo. Conhecer o histrico da pessoa pode prevenir vrios problemas. Reutilizar produtos ou materiais descartveis e/ou no desinfetar corretamente os instrumentos de trabalho S para voc se informar um pouco sobre os perigos dessa prtica, saiba que, de acordo com uma pesquisa realizada em 2009, de 100 manicures entrevistadas, 10 foram contaminadas com hepatite, uma doena grave que ataca o fgado. E o problema ocorreu em consequncia do uso de instrumentos (alicates de unha, palitos, esptulas etc.) infectados. Leia um trecho de uma reportagem publicada em 8 de fevereiro de 2009 a esse respeito:
Hepatite ameaa em sales de beleza de SP, diz pesquisa De 100 entrevistadas, 10 foram contaminadas com a doena. Perigo comea ao fazer as unhas. Do G1, com informaes do Fantstico Uma pesquisa que acaba de ser concluda em So Paulo d o alerta. Sales de beleza so focos importantes de transmisso de hepatite. O perigo comea quando voc entra no salo de beleza para fazer as unhas. Se as manicures no tomarem certos cuidados, elas e o prprio cliente correm o risco de pegar a doena. Mas por que fazer as unhas pode representar algum risco? Uma dissertao de mestrado feita por uma enfermeira na Secretaria da Sade do Estado de So Paulo mostra que um perigo silencioso

102

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

ronda as manicures dos sales de beleza a hepatite, uma inflamao do fgado causada por um vrus. As manicures geralmente cortam a cutcula, e isso sangra. O sangue contm uma quantidade enorme de vrus. Dez elevado 13. potncia de vrus por ml, uma coisa brutal. Ento uma gota de sangue pode favorecer a transmisso, explica o doutor Roberto Focaccia. O infectologista Roberto Focaccia uma das maiores autoridades em hepatite no Brasil e orientador da pesquisa. Cem manicures em So Paulo foram entrevistadas e tiveram o sangue analisado. O resultado impressiona: 10% das entrevistadas tinham hepatite B ou C, as formas mais graves desta doena. Tanto a hepatite B como a C so doenas silenciosas, elas no se exteriorizam durante longos anos. Elas vm se exteriorizar quando j tm complicaes, o indivduo j est com cirrose, um cncer de fgado, uma insuficincia heptica. Isso leva dcadas, explica o doutor Foccacia.

A pesquisadora descobriu que muitas vezes as normas de higiene no so respeitadas nos sales de beleza. Isso facilita a transmisso da hepatite atravs do sangue ou de instrumentos contaminados. Clientes e manicures correm riscos. Todas as profissionais que foram positivas haviam entrado em contato com sangue durante sua prtica profissional e todas faziam suas prprias unhas, ou seja, retiravam suas prprias cutculas a cada sete dias, explica a pesquisadora Andria Schunck.
Disponvel em: http://goo.gl/R4onk. Acesso em: 14 ago. 2010.

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

103

104

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

u n i d a d e 12

revendo meus conhecimentos


Estamos chegando ao fim desta jornada. importante, neste momento, que voc esteja bem certo do que aprendeu e de quais so agora seus saberes. Voc tambm tem de se preparar para se colocar no mercado de trabalho como um profissional de depilao, seja como empregado assalariado, profissional autnomo ou dono do prprio negcio.

r eTomando

Atividade 1
saberes

1. Sua primeira atividade ser retomar o quadro que voc preparou na Unidade 2, no qual esto os saberes necessrios para ser depilador, de acordo com a CBO. Voc vai preencher o quadro a seguir e, s depois, compar-lo com aquele preenchido no incio do curso para ver se alguma coisa mudou.

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

105

Saberes que eu j tenho O que diz a CBO


(inclua aqui tanto os saberes que voc domina cursos e atividades que j fez , quanto os que voc est adquirindo)

O que eu preciso saber


(inclua aqui tanto os saberes que voc precisa aprimorar, como os que voc precisa aprender aqueles que voc tem que comear do zero)

OK

Em processo

Preciso aprimorar

Preciso aprender

Escolaridade
Ensino Fundamental incompleto

Capacitao profissional
Curso de qualificao Participao em eventos e palestras Estgios em salo de beleza ou clnicas de esttica Consultas em revistas e publicaes especializadas

Saberes relacionados ao seu jeito de agir: atitudes pessoais


Demonstrar bom-senso Manter-se paciente Manter o bom humor Cuidar da aparncia pessoal Ouvir atentamente/ saber ouvir No falar excessivamente/ saber calar

106

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

Saberes que eu j tenho O que diz a CBO


(inclua aqui tanto os saberes que voc domina cursos e atividades que j fez , quanto os que voc est adquirindo)

O que eu preciso saber


(inclua aqui tanto os saberes que voc precisa aprimorar, como os que voc precisa aprender aqueles que voc tem que comear do zero)

OK

Em processo

Preciso aprimorar

Preciso aprender

Saberes relacionados ocupao: atitudes profissionais


Abordar o cliente de maneira correta Demonstrar noes de etiqueta social Administrar situaes adversas Demonstrar tica profissional Trabalhar em equipe Demonstrar postura profissional Operar aparelhos e equipamentos para uso na depilao Trabalhar com segurana Inspirar credibilidade e confiana Cultivar a sensibilidade Demonstrar senso esttico Reconhecer a composio dos produtos Escolher instrumentos e materiais adequados Adequar caractersticas do cliente ao produto

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

107

Saberes que eu j tenho O que diz a CBO


(inclua aqui tanto os saberes que voc domina cursos e atividades que j fez , quanto os que voc est adquirindo)

O que eu preciso saber


(inclua aqui tanto os saberes que voc precisa aprimorar, como os que voc precisa aprender aqueles que voc tem que comear do zero)

OK

Em processo

Preciso aprimorar

Preciso aprender

Saberes relacionados ocupao:


Depilar (buo, axilas, virilha, pernas, costas etc.) utilizando diferentes tcnicas Retirar pelos das sobrancelhas Realizar tratamento depilatrio Fazer depilao decorada ntima

2. Comparando os dois quadros, a que concluso voc chega? Voc est mais preparado para exercer a ocupao de depilador?

108

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

O importante no ficar parado


Analisando o quadro da atividade 1, possvel perceber que ainda h saberes e prticas que precisam ser aprimorados ou aprendidos por voc. Isso normal e o fato no deve desanim-lo. Como j falamos no incio deste curso, parte dos conhecimentos sobre depilao voc aprender na prtica, com a experincia. Outra parte voc ir adquirir se informando das mais diversas formas. Para isso, sugerimos que voc siga dois caminhos.

Caminho 1 Ampliando seus saberes


Esse caminho tem como ponto de partida aquilo que voc relacionou na ltima coluna do quadro preenchido na atividade 1, nas colunas Preciso aprimorar e Preciso aprender. Planeje o que far para dar sequncia ao seu aprendizado na rea de depilao ou como ampliar seus conhecimentos na rea de imagem e beleza. Voltar a estudar. Ir procurar um novo curso nessa rea. Buscar estgio em uma clnica de esttica. Ler revistas ou livros especializados. Ir procurar informaes sobre diferentes tcnicas na internet. S voc poder escolher o que fazer. No h uma regra do que certo ou errado nessa hora. O importante no deixar o tempo passar para no perder o nimo e se programar para realizar as atividades escolhidas de forma organizada.

r ePlaneje

Atividade 2
seus Prximos Passos

Voc fez esse roteiro no incio do curso. Agora reveja os itens relacionados. Verifique por que o que havia planejado ainda no foi feito e confira se a lista elaborada naquela poca deixou de fazer sentido. Atualize seu planejamento, pensando no que vai fazer nos prximos dois meses.

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

109

DICA
O planejamento um instrumento que deve ser revisto de tempos em tempos para no caducar, ou seja, tornar-se ultrapassado. Aes e prazos podem, e devem, ser sempre atualizados. No adianta prever muitas aes difceis de serem executadas. A chance de voc desanimar, nesse caso, muito grande.

O que fazer?

Por qu?

Como?

Quando?

110

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

Caminho 2 Preparando-se para o mercado de trabalho


Se voc escolheu trabalhar por conta prpria, montando sua sala de depilao, utilize o plano de negcios elaborado na Unidade 4. Faa uma reviso cuidadosa desse plano e ajuste o que for necessrio de modo a no ter dvidas sobre a trajetria escolhida. Voc tambm pode consultar o site do Sebrae So Paulo (www.sebraesp.com.br) para ter dicas importantes sobre como montar seu negcio. Se voc vai procurar trabalho num salo de beleza ou numa clnica de esttica, importante ter os seus saberes e as suas prticas organizados e o seu currculo feito. A primeira coisa a fazer organizar os seus saberes e suas prticas, comprovando tudo o que voc j fez. Esses documentos, assim como uma cpia de seus documentos pessoais, devem ser colocados, de forma organizada, em uma pasta. Ela servir para sua apresentao nos locais onde voc ir procurar emprego. Esse tipo de pasta, conhecido como portflio, deve conter: comprovao da sua escolaridade formal (diplomas); certificados de cursos que voc fez incluindo este; comprovao de suas experincias de trabalho, incluindo registros informais, declaraes, fotos etc; cartas de recomendao; documentos pessoais. Alm do portflio, voc precisa fazer um currculo. Nele voc ir elaborar um resumo de tudo o que j fez e tudo o que sabe e o que pretende fazer. No tema Como se preparar para o mercado de trabalho do volume 1 Contedos gerais, esse assunto est abor-

DICA
Para saber mais sobre como montar o seu portflio, consulte o tema Como se preparar para o mercado de trabalho do Caderno do Trabalhador 1 Contedos Gerais.

Voc sabia?
A palavra currculo vem do latim, lngua que deu origem ao portugus e outros idiomas, como o espanhol, o francs e o italiano. A expresso curriculum vitae, traduzida do latim, quer dizer carreira de vida. Em portugus, o certo usar o termo currculo, em vez de curriculum ou curriculum vitae.

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

111

dado de forma bem extensa. Mesmo assim, consideramos importante relembrar alguns aspectos. Antigamente, os currculos eram compridos, e todas as informaes constantes nele eram muito detalhadas. Algumas pessoas at inventavam dados para tornar os seus currculos mais interessantes. Atualmente, os currculos so curtos e objetivos. Vo direto ao assunto e, de preferncia, ressaltam os saberes e as prticas relacionados ocupao ou ao cargo ao qual a pessoa se candidata. Os dados que sempre devem constar no currculo para tornar sua apresentao mais adequada so: a) Nome. b) Dados pessoais. c) Objetivo, ou seja, a vaga que voc pretende ocupar. d) Seus saberes e prticas mais adequados com relao ao trabalho pretendido. e) Histrico profissional, isto , os trabalhos que j teve. Se voc no teve emprego formal, escreva: Principais experincias. Siga a ordem cronolgica inversa: comece pelo mais atual e siga em ordem at o mais antigo. f) Escolaridade e cursos, lembrando que, nesse item, vale qualquer curso que voc tenha frequentado de idiomas, computao, oficinas de qualificao profissional relacionadas s suas reas de interesse etc. g) Trabalhos voluntrios, passatempos e reas de interesse. h) Data (o dia da elaborao do currculo). i) Assinatura.

DICA
Inclua apenas seu endereo completo. No precisa colocar data de nascimento, idade, nem estado civil. Essas informaes s devem aparecer se forem importantes para o cargo ou funo que voc pretende ocupar.

112

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

C omo

Atividade 3
fazer um CurrCulo

1. Com base nas informaes apresentadas, elabore uma primeira verso de seu currculo, escrevendo abaixo as informaes principais.

2. Troque ideias com os colegas e o seu monitor do curso, verificando se h alguma mudana a fazer. 3. Agora, na sala de informtica, digite e formate seu currculo no computador, deixando-o bem apresentvel para que seja enviado a possveis empregadores.

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

113

ltima etapa
A entrevista ou seleo para o emprego que voc pretende conquistar a ltima etapa a enfrentar. Para a ocupao de depilador, provvel que voc faa uma entrevista. Informe-se previamente sobre o local: onde , como se organiza, quantas pessoas trabalham nele etc. Chegue sempre cerca de 15 minutos antes da hora marcada. Leve seu portflio e seu currculo. Desligue seu celular e jogue fora as balas ou gomas de mascar que tiver na boca. Mantenha-se calmo. Exponha com clareza os seus saberes e prticas, tanto sobre como fazer depilao como tambm em relao a seus saberes atitudinais. Mostre-se confiante com relao ao que sabe, mas no queira parecer mais do que . Seja honesto em dizer que no sabe algo que lhe seja perguntado. Seja simptico, mas no fale mais do que o necessrio. Evite intimidades. Cumprimente o entrevistador somente com um aperto de mo. Lembre-se: nem sempre as coisas do certo de primeira. Nesse caso, no desanime. E BOA SORTE! Vamos finalizar o curso lendo o texto abaixo? Algum da classe pode ler em voz alta para que todos reflitam a respeito.
No basta ensinar ao homem uma especialidade. Porque se tornar assim uma mquina utilizvel, mas no uma personalidade. necessrio que adquira um sentimento, um senso prtico daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que belo, do que moralmente correto. A no ser assim, ele se assemelhar, com seus conhecimentos profissionais, mais a um co ensinado do que a uma criatura harmoniosamente desenvolvida. Deve aprender a compreender as motivaes dos homens, suas quimeras e suas angstias para determinar com exatido seu lugar exato em relao a seus prximos e comunidade. [...].
Fonte: Albert Einstein. Como vejo o mundo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981, p. 29.

114

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

Referncias bibliogrficas
VENTURA, Zuenir. 1968: o ano que no terminou. So Paulo: Planeta do Brasil, 2008. Aurlio.net (tipos de pele). Disponvel em: http://goo.gl/w3nQI. Acesso em: 10 jan. 2011. FEIJ, Ateneia; TANURI, Isabel. Depilao: o profissional, a tcnica e o mercado de trabalho. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2009. Ideal dicas (ch de camomila). Disponvel em: http://goo.gl/DsuHE. Acesso em: 10 jan. 2011. Johnson & Johnson do Brasil (tipos de pele). Disponvel em: http://goo.gl/OWtdg. Acesso em: 10 jan. 2011. Jornal O Estado de S. Paulo (Desemprego feminino diminui em 2009, mas desigualdades persistem). Disponvel em: http://goo.gl/wHikD. Acesso em: 10 jan. 2011. Rede Globo (Hepatite E ameaa sales de beleza em So Paulo). Disponvel em: http:// goo.gl/n74oA. Acesso em: 10 jan. 2011. Strawberry and Peach (ABC da depilao a laser). Disponvel em: http://goo.gl/AUlrR. Acesso em: 10 jan. 2011. Unimed Uberaba (pirmide alimentar). Disponvel em: http://goo.gl/6C28A. Acesso em: 10 jan. 2011. BOSI, Ecla. Velhos Amigos. So Paulo: Companhia das Letras, 2003. Rodrigo Gurgel (crnica Um ltimo obrigado). Disponvel em: http://goo.gl/GVocP. Acesso em: 10 jan. 2011.

Sites
Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa) www.anvisa.gov.br Classificao Brasileira das Ocupaes (CBO) www.mtecbo.gov.br Dermatologia.net www.dermatologia.net Erika Palomino www.erikapalomino.com.br Portal do empreendedor www.portaldoempreendedor.gov.br Pr corpo plstica www.procorpoplastica.com.br/blog

Dep ila d o r e D e s ig ne r d e So br a nc el h a s

A rco O c u pac i on a l I m a g e m

Beleza

115

116

A rco O cupacio nal I m a g e m

B e l e z a D e p i l a d o r e D esi g n er d e S o b ra n cel h a s

via rpida emprego

Tipos de depilao Como depilar Depilao masculina Depilao e design de sobrancelhas A tica da profisso Revendo meus conhecimentos

www.viarapida.sp.gov.br

Das könnte Ihnen auch gefallen