Sie sind auf Seite 1von 3

REGIME DE BENS E SUCESSO

Wilson Ricardo Ligiera


DA ORDEM DA VOCAO HEREDITRIA Conforme dispe o art. 1.829 do Cdigo Civil de 2002, a sucesso legtima defere-se na seguinte ordem: I - aos descendentes, em concorrncia com o cnjuge sobrevivente, salvo se casado este com o falecido no regime da comunho universal, ou no da separao obrigatria de bens (art. 1.640, pargrafo nico); ou se, no regime da comunho parcial, o autor da herana no houver deixado bens particulares; II - aos ascendentes, em concorrncia com o cnjuge; III - ao cnjuge sobrevivente; IV - aos colaterais. DA CONCORRNCIA COM ASCENDENTES DA SUCESSO DO CNJUGE SOBREVIVENTE De acordo com o art. 1.830 do Cdigo Civil brasileiro, somente reconhecido direito sucessrio ao cnjuge sobrevivente se, ao tempo da morte do outro, no estavam separados judicialmente, nem separados de fato h mais de dois anos, salvo prova, neste caso, de que essa convivncia se tornara impossvel sem culpa do sobrevivente. O art. 1.831 dispe que ao cnjuge sobrevivente, qualquer que seja o regime de bens, ser assegurado, sem prejuzo da participao que lhe caiba na herana, o direito real de habitao relativamente ao imvel destinado residncia da famlia, desde que seja o nico daquela natureza a inventariar. Uma das maiores inovaes trazidas pelo Cdigo Civil de 2002 foi incluir o cnjuge como herdeiro necessrio, juntamente com os descendentes e ascendentes (art. 1.845), bem como introduzi-lo na primeira classe, em concorrncia com os descendentes, e na segunda, em concorrncia com os ascendentes (art. 1.829). Todavia, no em qualquer regime de casamento que o cnjuge concorrer na primeira classe, conforme ser explicado a seguir. Estabelece o art. 1.836 que, na falta de descendentes, so chamados sucesso os ascendentes, em concorrncia com o cnjuge sobrevivente. Nesses casos, o cnjuge ter direito de concorrer herana independentemente do regime de bens adotado. Segundo o art. 1.837, concorrendo com ascendente em primeiro grau, ao cnjuge tocar um tero da herana, cabendo-lhe a metade desta se houver um s ascendente, ou se for maior aquele grau. Partindo dessas situaes em que o cnjuge no concorre, podemos chegar, por excluso, s seguintes hipteses em que ele concorrer: 1) se casado pelo regime da comunho parcial, tendo o falecido deixado bens particulares; 2) se casado pelo regime da separao de bens (no obrigatria); 3) se casado pelo regime de participao final nos aqestos. De acordo com o art. 1.832, quando concorrer com os descendentes caber ao cnjuge quinho igual ao dos que sucederem por cabea, no podendo a sua quota ser inferior quarta parte da herana, se for ascendente dos herdeiros com que concorrer.

DA SUCESSO HERDEIRO

DO

CNJUGE

COMO

NICO

Preceitua o art. 1.838 que, na falta de descendentes e ascendentes, a sucesso ser deferida por inteiro ao cnjuge sobrevivente.

REGIMES DE BENS E SUCESSO DO CNJUGE: DA CONCORRNCIA COM OS DESCENDENTES

REGIME DA SEPARAO CONVENCIONAL DE BENS Suponhamos que um homem, casado sob o regime da separao total, possua um patrimnio de seiscentos reais.

DA CONCORRNCIA COM DESCENDENTES Aps estabelecer a regra segundo a qual o cnjuge sobrevivente concorre sucesso do de cujus, o Cdigo tratou das excees. Ou seja, declarou que o cnjuge no concorre nos seguintes casos: 1) se casado com comunho universal; o falecido no regime da

2) se casado com o falecido no da separao obrigatria de bens; 3) se casado pelo regime da comunho parcial, sem ter o falecido deixado bens particulares.

Falecendo tal homem, seus descendentes herdaro o patrimnio, em concorrncia com o cnjuge sobrevivente.

REGIME DA SEPARAO OBRIGATRIA No caso do regime da separao obrigatria de bens, se os seiscentos reais pertencessem ao marido, cada filho herdaria metade da herana. A esposa sobrevivente no teria direito a nada.

Cada um dos filhos herdar, portanto, duzentos reais, sendo que igual quantia tambm receber a esposa sobrevivente.

REGIME DA COMUNHO PARCIAL No exemplo anterior, a mesma diviso ocorreria se tal homem fosse casado sob o regime da comunho parcial e o patrimnio de seiscentos reais constitussem seus bens particulares, adquiridos, por exemplo, antes do casamento. Diferente seria a distribuio da herana no regime da comunho parcial, sem a existncia de bens particulares. A esposa no teria direito herana, mas apenas metade dos bens comuns, que sobrevieram ao casal na constncia do casamento. A parte dos bens pertencente ao marido passaria aos filhos.

REGIME DA PARTICIPAO FINAL NOS AQESTOS No regime de participao final dos aqestos, teria de ser verificado se o referido valor de seiscentos reais integravam seu patrimnio prprio, adquirido a qualquer ttulo, por exemplo, antes do casamento, ou durante, a ttulo gratuito. Nessa hiptese, a esposa concorreria com os filhos:

REGIME DA COMUNHO UNIVERSAL A transmisso dos bens dar-se-ia de modo semelhante ao exemplificado acima se o regime do casamento fosse o da comunho universal. Neste caso, a esposa teria direito meao de trezentos reais, enquanto que os trezentos reais do marido seriam herdados somente pelos filhos. Cada um dos filhos herdaria, outrossim, 150 reais. A esposa, neste caso, no seria herdeira. Teria direito apenas meao.

Por outro lado, se o patrimnio de seiscentos reais fosse composto apenas de bens adquiridos, quer pelo marido, quer pela mulher, a ttulo oneroso, na constncia do casamento, a esposa teria direito metade dos bens, em virtude da dissoluo da sociedade conjugal, sendo que os filhos receberiam a herana.

Imaginemos, porm, que dos seiscentos reais, trezentos constitussem patrimnio do marido, j existente poca da celebrao do matrimnio, e os outros trezentos fossem adquiridos pelo casal, a ttulo oneroso, na constncia do casamento. Neste caso, ocorreria o seguinte: a esposa concorreria com os filhos em relao aos trezentos reais que fossem exclusivamente do marido (recebendo cada qual cem reais); ao mesmo tempo, teria direito

metade dos outros trezentos reais adquiridos durante o casamento (tendo ela direito, portanto, a 150 reais), enquanto os filhos receberiam os restantes 150 reais. Em suma, a situao seria a seguinte:

DIAS, Maria Berenice. O inc. I do art. 1829 do Cdigo Civil: algumas interrogaes. Disponvel em: <http://www.mariaberenicedias.com.br>. Acesso em : 20 abr. 2006. ________. Ponto e vrgula. Disponvel em: <http://www.mariaberenicedias.com.br>. Acesso em : 20 abr. 2006. DINIZ, Maria Helena. Cdigo civil anotado. 10. ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2004. ________. Curso de direito civil brasileiro. 18. ed. So Paulo: Saraiva, 2004. V. 5 Direito de Famlia) ________. Curso de direito civil brasileiro. 18. ed. So Paulo: Saraiva, 2004. V. 6 (Direito das Sucesses) DOWER, Nelson Godoy Bassil. Curso moderno de direito civil. So Paulo: Nelpa, 2004. V. 6 (Sucesses)

DA CONCORRNCIA DO CNJUGE COM OS ASCENDENTES Na hiptese de o de cujus no ter descendentes, a sucesso legtima defere-se aos ascendentes, em concorrncia com o cnjuge, neste caso, independentemente do regime de bens adotado no casamento (art. 1.829, II). Tendo o falecido, por exemplo, um patrimnio de seiscentos reais, este ser dividido entre seus ascendentes mais prximos e o cnjuge sobrevivente.

FARIA, Mario Roberto Carvalho de. Direito das sucesses: teoria e prtica. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004. GONALVES, Carlos Roberto. Direito das sucesses. 7. ed. atual. So Paulo: Saraiva, 2004. V. 4. Coleo Sinopses Jurdicas. HIRONAKA, Giselda Maria Fernandes Novaes. Comentrios ao cdigo civil. (Coord. Antnio Junqueira de Azevedo). So Paulo: Saraiva, 2003. V. 20. LEITE, Eduardo de Oliveira. Comentrios ao novo cdigo civil. (Coord. Slvio de Figueiredo Teixeira) 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2003. V. XXI. LISBOA, Roberto Senise. Manual de direito civil. 3. ed. rev., atual. e ampl. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2004. V. 5 (Direito de famlia e das sucesses) LOBO, Paulo Luiz Netto. Cdigo civil comentado. (Coord. lvaro Villaa Azevedo). So Paulo: Atlas, 2003. V. XVI. MAGALHES, Rui Ribeiro. Direito das sucesses no novo cdigo civil brasileiro. So Paulo: Juarez de Oliveira, 2003. MATTIELO, Fabrcio Zamprogna. comentado. So Paulo: LTr, 2003. Cdigo civil

MAXIMILIANO, Carlos. Direito das sucesses. Rio de Janeiro: Freita Bastos, 1937. Vol. 1

BIBLIOGRAFIA
ALMEIDA, Jos Luiz Gavio de. Cdigo civil comentado. (Coord. lvaro Villaa Azevedo). So Paulo: Atlas, 2003. V. XVIII. CAHALI, Francisco Jos; HIRONAKA, Giselda Maria Fernandes Novaes. Curso avanado de direito civil. (Coord. Everaldo Cambler) Vol. 6. Direito das sucesses. 2. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2003. CHINELATO, Silmara Juny. Comentrios ao cdigo civil. (Coord. Antnio Junqueira de Azevedo). So Paulo: Saraiva, 2003. V. 18 DANELUZZI, Maria Helena Diniz. Aspectos polmicos na sucesso do cnjuge sobrevivente. So Paulo: Letras Jurdicas, 2004.

OLIVEIRA, Euclides Benedito de; AMORIM, Sebastio Luiz. Inventrios e partilhas. So Paulo: Leud, 2005. PACHECO, Jos da Silva. Inventrios e partilhas na sucesso legtima e testamentria. 11. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense, 1997. PEREIRA, Caio Mrio da Silva. Instituies de direito civil. 15. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense, 2004. V. 6 (Direito das sucesses) REALE, Miguel. Estudos preliminares do cdigo civil. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006. RODRIGUES, Silvio. Direito civil. 25. ed. atual. por Zeno Veloso. So Paulo: Saraiva, 2002. 7 v. V. 7 (Direitos das sucesses). VENOSA, Slvio de Salvo. Direito civil. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2003. 7 v. V. 7 (Direito das sucesses) WALD, Arnoldo. Direito das sucesses. 12. ed. So Paulo: Saraiva, 2002.

Das könnte Ihnen auch gefallen