Sie sind auf Seite 1von 3

LABORATRIO DE QUMICA GERAL E TECNOLGICA

ENGENHARIAS MECNICA/ENGENHARIA DE PRODUO/ENGENHARIA DE COMPUTAO

Profa. Dra. Cristiana Aparecida Ittner Mazali EXPERIMENTO 03 PREPARO E PADRONIZAO DE SOLUES

1. PRECAUES DE SEGURANA E DESCARTE DE RESDUOS: Leia todas as instrues relacionadas experincia que ir realizar. Use os EPIs necessrios: culos de segurana e avental. No ser permitida a participao do aluno nas aulas de laboratrio, se o mesmo no estiver com avental, cala e sapatos fechados. Manuseie as solues com cuidado. As solues devero ser descartadas em recipientes apropriados. No descarte nenhum reagente na pia. Na dvida consulte os professores. Lave todas as vidrarias utilizadas e mantenha a bancada limpa aps o uso. 2. OBJETIVOS: O objetivo desse experimento preparar e padronizar solues. 3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: 3.1. Preparao de uma soluo de cido clordrico (HCl) 1 mol.L-1 a partir de HCl concentrado PA: Calcule o volume de HCl concentrado necessrio para preparar 250 mL de uma soluo de HCl 1,0 mol.L -1 (densidade do HCl concentrado: 1,18 g.mL e 36,5%). Pipete o volume de HCl calculado e transfira-o para um balo volumtrico de 200 mL que contenha 100 mL de gua destilada. Agite o balo e complete-o at o menisco utilizando uma pisseta de gua. 3.2. 3.2.1. Padronizao de solues: Padronizao da soluo de NaOH 1 mol.L-1 (Mtodo Direto):

Lave uma bureta de 50 mL com gua destilada e, em seguida, duas vezes com pequenas pores (3 mL) da soluo de NaOH 1,0 mol.L-1. Prenda a bureta em um suporte apropriado e com o auxlio de um funil, transfira a soluo de NaOH para a bureta at um pouco acima do trao que indica 0 mL. Retire as bolhas de ar que possam ter ficado retidas na ponta da bureta ou aderidas as suas paredes internas. Abra levemente a torneira da bureta e deixe escoar a soluo at que a parte inferior do menisco coincida com a referncia do 0 mL. Pese em um bquer de 50 mL cerca de 1 g de hidrogenoftalato de potssio (padro primrio). Adicione pequenas alquotas de gua at que todo sal tenha sido dissolvido.

LABORATRIO DE QUMICA GERAL E TECNOLGICA


ENGENHARIAS MECNICA/ENGENHARIA DE PRODUO/ENGENHARIA DE COMPUTAO

Profa. Dra. Cristiana Aparecida Ittner Mazali Transfira quantitativamente a soluo obtida para um erlenmeyer. Adicione soluo contida no erlenmeyer 3 gotas de indicador fenolftalena (viragem de incolor para rosa claro) e pelas paredes do erlenmeyer, cerca de 50 mL de gua destilada. Coloque sob o erlenmeyer uma folha de papel em branco. Deixe escoar, lentamente, a soluo da bureta (usando a mo esquerda) sobre a soluo do erlenmeyer, agitando-o sempre (usando a mo direita). Continuar gotejando a soluo da bureta, at verificar que a cor da soluo passou de incolor para levemente rosada. A colorao rosada dever persistir por mais de 30 segundos. Anotar o volume da soluo de NaOH consumido. Repetir este procedimento mais duas vezes. Os volumes de NaOH gastos no devem diferir de mais de 0,1 mL. Se as diferenas forem maiores, repetir novamente a titulao. Com os dados obtidos, calcular a concentrao exata da soluo de NaOH. 3.2.2. Padronizao da soluo de HCl 1 mol.L-1 (Mtodo Indireto): Pipete 10 mL da soluo de HCl preparada previamente e transfira para o erlenmeyer. Adicione soluo contida no erlenmeyer 3 gotas de indicador fenolftalena (viragem de incolor para rosa claro) e pelas paredes do erlenmeyer, cerca de 50 mL de gua destilada. Coloque sob o erlenmeyer uma folha de papel em branco. Deixe escoar, lentamente, a soluo da bureta (usando a mo esquerda) sobre a soluo do erlenmeyer, agitando-o sempre (usando a mo direita). Continuar gotejando a soluo da bureta, at verificar que a cor da soluo passou de incolor para levemente rosada. A colorao rosada dever persistir por mais de 30 segundos. Anotar o volume da soluo de NaOH consumido. Repetir este procedimento mais duas vezes. Os volumes de NaOH gastos no devem diferir de mais de 0,1 mL. Se as diferenas forem maiores, repetir novamente a titulao. Com os dados obtidos, calcular a concentrao exata da soluo de HCl preparada. 4. Questionrio 4.1. 4.2. 4.3. 4.4. Apresente todas as reaes envolvidas. Apresente todos os clculos. Qual a diferena entre padro primrio e secundrio? Quais as caractersticas de um padro primrio?

LABORATRIO DE QUMICA GERAL E TECNOLGICA


ENGENHARIAS MECNICA/ENGENHARIA DE PRODUO/ENGENHARIA DE COMPUTAO

Profa. Dra. Cristiana Aparecida Ittner Mazali 4.5. Quais os cuidados que devero ser tomados durante a preparao de uma soluo? Descreva as fontes de erro. 4.6. 4.7. 4.8. Quais os cuidados que devero ser tomados durante a padronizao de solues? Descreva as fontes de erro. Qual a diferena entre os conceitos de preciso e exatido? Faa uma representao esquemtica (desenho), a mo, das vidrarias utilizadas nas tcnicas de preparao de solues e padronizao de solues. 5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS SUGERIDAS NO PLANO DE ENSINO
BIBLIOGRAFIA BSICA SOLOMONS, T.W. G. Qumica orgnica. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos. 1985. ALLINGER, N.L., CAVA, M.P., JONGH, D.C., JOHNSON, C.R., LEBEL, N.A., STEVENS, C.L. Qumica orgnica. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos Cientficos, 2 ed., 1976. McMURRY, J. Qumica Orgnica. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos Cientficos, 4 ed., v.1 e 2, 1997. MORRISON, R.T., BOYD, R.N. Qumica orgnica. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 11 ed., 1994. RICHEY, JR. HERMAN G., Qumica Orgnica, Rio de Janeiro, Prentice Hall do Brasil, 1986. SOARES, G. S.; SOUZA, N. A.; PIRES, D. X., Qumica orgnica: teoria e tcnicas de preparao, purificao e identificao de compostos orgnicos, Rio de Janeiro: Guanabara S.A. 1988. MANO, E.B., SEABRA, A.P. Prticas de qumica orgnica. So Paulo: Edart, 1969. ZUBRICK, J.W. Manual de sobrevivncia no laboratrio de qumica orgnica: guia de tcnicas para o aluno. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos Cientficos, 2005. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BARBOSA, L.C.A. Qumica Orgnica. Uma Introduo para as Cincias Agrrias e Biolgicas, 1998, 1a ed. UFV/Viosa, 155p. SACKHEIM, G.I., LEHMAN, D.D. Qumica e Bioqumica para cincias biomdicas. Barueri: Manole, 2001. VOGEL, A. I., Qumica orgnica: anlise orgnica qualitativa, 3 ed., Rio de Janeiro, Ao livro Tcnico S.A., v.1, 1981. SOARES, G. S.; SOUZA, N. A.; PIRES, D. X., Qumica orgnica: teoria e tcnicas de preparao, purificao e identificao de compostos orgnicos, Rio de Janeiro: Guanabara S.A. 1988. CONSTANTINO, M.G. Qumica Orgnica: Curso Bsico Universitrio. v. 1,2 ,3. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos. 2008. OHLWILER, O. A., Qumica inorgnica. So Paulo: Edgard Blcher Ltda. 1971. Physical Chemistry HANDBOOK, 57 th Edition.

Das könnte Ihnen auch gefallen