Sie sind auf Seite 1von 29

Matemtica 1

11.Combinatria

Situao
Os funcionrios de uma empresa precisam cadastrar uma senha formada por quatro dgitos, mas no so permitidas senhas com trs (ou quatro) dgitos iguais. Quantas so as senhas possveis?

A Combinatria dedica-se aos problemas de contagem, ou seja, de determinar de quantas maneiras certos objetos podem ser classificados dentro de condies dadas. A situao acima tpica da Combinatria e ser resolvida nos exerccios do final do captulo. A ferramenta bsica o Princpio da Multiplicao que enunciaremos a seguir.

Princpio da multiplicao (ou princpio multiplicativo) Se uma deciso D1 puder ser tomada de x maneiras diferentes e se, uma vez tomada a deciso D1, a deciso D2 puder ser tomada de y maneiras ento o nmero de maneiras de se tomarem consecutivamente as decises D1 e D2 xy.
Exemplo 1 Em uma sala h 4 homens e 3 mulheres. De quantas formas possvel selecionar um casal homem-mulher?

315

Soluo: Podemos representar os homens por A, B, C e D, e as mulheres por 1, 2 e 3. O conjunto dos casais homem-mulher : {A1, A2, A3, B1, B2, B3, C1, C2, C3, D1, D2, D3}

Observe que so 12 possibilidades. O princpio da multiplicao permite obter o nmero de elementos desse conjunto sem enumer-los. Para formar um casal sero tomadas duas decises: D1 = escolha do homem: 4 maneiras. D2 = escolha da mulher: 3 maneiras. Assim, o nmero de maneiras de se formar um casal (isto , de tomar as decises D1 e D2) 3 4 = 12 . O Princpio Multiplicativo pode, na realidade, ser aplicado quando temos diversas etapas de deciso. Se o nmero de possibilidades de cada etapa no depende das decises anteriores, basta multiplic-los para encontrar o nmero total de possibilidades.

Exemplo 2
Para pintar a bandeira abaixo h 4 cores disponveis. De quantos modos ela pode ser pintada de modo que regies vizinhas no tenham mesma cor?

Soluo:
O primeiro passo escolher a ordem que vamos pintar a bandeira. Por exemplo, vamos primeiro pintar o quadrado, depois o retngulo ao lado e prosseguir de cima para baixo. Frequentemente, esta ordem pode ser qualquer uma (como neste exemplo), mas h situaes que uma ordem mal escolhida conduz a uma soluo desnecessariamente complicada.

316

O quadrado pode ser pintado com qualquer uma das 4 cores. Para o retngulo ao lado podemos escolher qualquer cor exceto a que foi usada no quadrado. H, portanto, 3 possibilidades para a escolha da cor do retngulo de cima. Para a primeira faixa logo abaixo h apenas duas cores possveis uma vez que sua cor deve ser diferente das duas que esto acima. Finalmente, para a ltima faixa, h trs possibilidades, uma vez que, sua cor s deve ser diferente da faixa que est acima dela. Assim o nmero total de possibilidades para a pintura da bandeira 4 3 2 3 = 72.

Exemplo 3
O conjunto A tem n elementos e o conjunto B tem m elementos. Quantas funes

f : A B existem?

Soluo:
A B

Se a um elemento do conjunto A ento f ( a) pode ser qualquer elemento do conjunto B. H, portanto, m possibilidades para a escolha de f ( a) e isto se repete para cada elemento do conjunto A. O nmero total de possibilidades m m m m com

n fatores nessa multiplicao. Assim, a resposta m n .

Permutaes
Permutaes simples

De quantas maneiras possvel colocar n objetos distintos em uma fila? Por exemplo, s h duas possibilidades de duas pessoas formarem uma fila: AB ou BA. Entretanto,

317

se 3 pessoas devem fazer uma fila, h 6 possibilidades: ABC, ACB, BAC, BCA, CAB, CBA. Cada ordenao simples de n objetos chama-se uma permutao simples e o nmero de permutaes simples de n objetos representado por Pn . Para ordenar n objetos precisamos escolher o objeto que ocupar o primeiro lugar na fila, e esta deciso pode ser tomada de n maneiras. Para escolher o objeto que ocupar o segundo lugar da fila h n 1 e tomar esta deciso, e assim por diante. Assim, o nmero de maneiras de ordenar n objetos n(n 1)(n 2) 1. Este nmero chamado de fatorial de n (ou simplesmente n fatorial) e representado por n!.

Pn = n! = n(n 1)(n 2) 1
Por exemplo, o nmero de maneiras em que 5 pessoas podem ser colocadas em fila

P5 = 5!= 5 4 3 2 1 = 120 .
Por convenincia futura, definimos 0!= 1. Observe ainda que n!= n (n 1)!, ou seja, 10!= 10 9!= 10 9 8!= 10 9 8 7!= . Desta forma, podemos simplificar expresses com fatoriais como, por exemplo, No h necessidade de calcularmos numerador e denominador (que so nmeros enormes). Podemos escrever

13! . 11!

13! 1312 11! = = 1312 = 156 . 11! 11!

Um anagrama de uma palavra uma permutao de suas letras. Um anagrama forma uma palavra que no precisa fazer sentido em portugus, trata-se apenas da mudana da ordem de suas letras. Por exemplo, A palavra LARBIS um anagrama de BRASIL.

Exemplo 4
a) Quantos so os anagramas da palavra BRASIL? b) Quantos so os anagramas da palavra BRASIL em que as duas vogais esto juntas?

Soluo: 318

a) A palavra BRASIL tem 6 letras e os anagramas da palavra so as permutaes das letras. Temos ento, P6 = 6!= 6 5 4 3 2 1 = 720 . b) Inicialmente, devemos considerar as duas vogais juntas como um nico smbolo: B R S L AI . Podemos permutar esses 5 smbolos, mas devemos lembrar que, para cada permutao, as duas vogais podem mudar de posio. O nmero correto , portanto, 5!2!= 5 4 3 2 1 2 = 240 .

Permutaes com elementos nem todos distintos

Quantos so os anagramas da palavra ABACATE? A palavra abacate tem 7 letras mas a resposta no P7 . De fato se, em cada anagrama, as trs letras A mudarem de posio a palavra no se altera. Assim, cada permutao ter sido contada 3! vezes. O nmero de anagramas da palavra ABACATE ser representado por P73 (permutao de 7 letras com 3 repetidas) e igual a

7! = 7 6 5 4 = 840 . 3!

De forma geral, se temos n objetos em que n1 so iguais a a1 , n2 so iguais a a 2 , ...,

n k so iguais a a k (n1 + n 2 + + n k = n) , o nmero de permutaes desses elementos


dado por:

Pnn1 ,n2 .,nk =

n! n1!n2 ! nk !

Exemplo 5
Quantos so os anagramas de BANANA?

Soluo:
A palavra banana possui 6 letras sendo que a letra A aparece 3 vezes e a letra N aparece duas vezes. A resposta , portanto, P63,2 =

6! 6 5 4 3! = = 60 . 3!2! 3!2 1

Permutaes circulares

319

De quantos modos podemos colocar n objetos distintos em n posies igualmente espaadas em torno de um crculo se considerarmos equivalentes disposies que possam coincidir por rotao? A resposta para este problema ser representada por PC n que o nmero de permutaes circulares de n objetos distintos. Observe que, para n = 3 , as trs posies abaixo so equivalentes.
1 3 2

Da mesma forma, as trs posies a seguir so tambm equivalentes: 1 2 3

Conclumos, portanto, que s h 2 maneiras de colocar 3 objetos em volta de um crculo, ou seja, PC 3 = 2 . Como s importam as posies relativas dos objetos, coloque um dos objetos digamos, o objeto A em um dos lugares e, a partir dele, no sentido horrio, por exemplo, faa uma fila com os n 1 objetos restantes para ocupar os outros n 1 lugares. Conclumos ento que o nmero de permutaes circulares com n elementos
A

PC n = ( n 1)!

Formando filas menores


Imagine a seguinte situao: com 9 pessoas, quantas filas de 4 pessoas podem ser formadas?

320

Representando as pessoas por A, B, C, D, E, F, G, H, I, estamos procurando saber quantos so os objetos do tipo: BFCA, HCDI, etc., ou seja, filas com 4 elementos. Naturalmente que as mesmas 4 pessoas podem formar filas diferentes de acordo com a ordem em que elas aparecem. Assim, a fila ABCD diferente da fila BDCA.

Cada fila de 4 pessoas chamado de um arranjo de classe 4 das 9 pessoas, ou ainda, um arranjo das 9 pessoas tomadas 4 a 4. O nmero total desses arranjos
4 representado por A9 .

Para resolver o problema usamos o Princpio da Multiplicao. Para o 1 lugar da fila h 9 possibilidades. Para o 2 lugar da fila h 8 possibilidades. Para o 3 lugar da fila h 7 possibilidades. Para o 4 lugar da fila h 6 possibilidades.
4 Assim, nmero total de possibilidades para a fila A9 = 9 8 7 6 = 3024.

O problema est resolvido, mas podemos aprender algo mais. Observe como obter uma frmula prtica para esse problema:
4 A9 = 9 8 7 6 =

9 8 7 6 5! 9! 9! = = 5! 5! (9 4)!

De forma geral, O nmero de arranjos de n elementos tomados p a p dado por:

Anp =

n! (n p)!

Combinaes
Combinaes simples

321

De quantos modos podemos escolher p objetos distintos entre n objetos distintos dados? Em outras palavras, dado o conjunto {a1, a2 , , an } quantos so os subconjuntos com p elementos?

Cada subconjunto com p elementos chamado de uma combinao simples de classe p dos n elementos, ou ainda, uma combinao simples de n elementos tomados p a p. Por exemplo, as combinaes simples dos elementos A, B, C, D, E tomados 2 a 2 so {A, B}, {A, C}, {A, D}, {A, E}, {B, C}, {B, D}, {B, E}, {C, D}, {C, E}, {D, E}.

O nmero de combinaes simples de n elementos tomados p a p representado por


2 Cnp . Assim, C5 = 10.

Para calcular o nmero de combinaes simples de n elementos tomados p a p observe que j sabemos calcular o nmero de filas com p objetos escolhidos entre n objetos dados. Como cada subconjunto de p elementos forma p! filas diferentes, o nmero de combinaes igual ao nmero de arranjos dividido por p!, ou seja,

Cnp =

n! p!(n p)!

Uma combinao um subconjunto de um conjunto dado. No h, portanto, nenhuma ordem entre seus elementos. Encontrar uma combinao simples de n elementos tomados p a p significa escolher p objetos entre n objetos dados.

Exemplo 6
Sobre uma circunferncia so marcados 8 pontos ao acaso. Quantos tringulos existem com vrtices nesses pontos:

Soluo: Para formar um tringulo devemos escolher 3 pontos entre os 8 pontos dados. A resposta , portanto,
3 C8 =

8! 8! 8 7 6 5! = = = 56 . 3!(8 3)! 3!5! 3 2 1 5! 322

Observe que se o problema pedisse o nmero de pentgonos convexos que podem ser formados com os 8 pontos dados, a resposta seria exatamente a mesma. De fato, para cada escolha de 3 pontos (que formaro um tringulo), os 5 pontos que no foram escolhidos formaro um pentgono convexo. Portanto, mesmo sem efetuar clculo
3 5 algum, conclumos que C8 = C8 .

Esta uma propriedade simples mas importante, chamada de propriedade das combinaes complementares:

n Cnp = Cn p
Observao
claro que C1 = n porque h n maneiras de escolher 1 objeto entre n objetos dados. n
0 n Porm devemos admitir que Cn = Cn = 1 o que quer dizer que s h uma maneira de,

dados n objetos, escolher todos ou no escolher nenhum.

Exemplo 7
Em uma sala h 5 homens e 6 mulheres. De quantas maneira pode-se escolher 3 pessoas de forma que no sejam todas do mesmo sexo?

Soluo: Devemos aqui dividir o problema em dois casos: ou teremos 2 homens e 1 mulher ou, ao contrrio, 2 mulheres e 1 homem. a) 2 homens e 1 mulher
2 Neste caso devemos escolher 2 entre 5 homens, e isto pode ser feito de C5 = 10

maneiras. Em seguida, devemos escolher 1 mulher entre 6, e isto pode ser feito de C1 = 6 maneiras. Pelo Princpio da Multiplicao, o nmero de maneiras de que as 6 duas escolhas podem ser feitas 10 6 = 60. b) 2 mulheres e 1 homem
2 Repetindo o procedimento anterior, h C6 = 15 maneiras de se escolher 2 mulheres

entre as 6 e h C1 = 5 maneiras de se escolher 1 homem entre os 5. Ento, o nmero 5 de possibilidades de escolher 2 mulheres e 1 homem 15 5 = 75. 323

Portanto, o nmero total de escolhas 60 + 75 = 135.

Exemplo 8
Para uma partida de vlei de praia 8 rapazes devem ser divididos em 2 times de 4 pessoas cada. De quantas maneiras isto pode ser feito?

Soluo: Este problema no to fcil quanto parece. Para escolher um time de 4 pessoas h,
4 certamente C8 possibilidades e, naturalmente, as outras 4 pessoas formaro o outro

time. Fazendo as contas,


4 C8 =

8! 8 7 6 5 4! = = 70 4!4! 4 3 2 1 4!

Porm, a resposta no esta. Numerando os rapazes de 1 a 8, uma das divises possveis 1234 / 5678. Neste caso, escolhemos os rapazes 1, 2, 3 e 4 para formar um time e deixamos os outros para formar o outro time. Ocorre que, considerando todas as escolhas possveis para um time, em algum momento escolheremos os rapazes 5, 6, 7 e 8 para formar um time deixando os outros para o outro time. A diviso 5678 / 1234 a mesma que j tnhamos obtido antes. Pelo raciocnio que fizemos, cada diviso foi contada duas vezes e, assim, o nmero correto de divises

70 = 35 . 2

Combinaes completas
Na prateleira de certo supermercado podemos encontrar 4 tipos de refrigerantes em lata: Coca Cola, Guaran, Fanta e Sprite. De quantas maneiras podemos escolher 3 latas para comprar?

Para analisar e resolver este problema, vamos chamar cada refrigerante por uma letra: A = Coca Cola B = Guaran C = Fanta D = Sprite

324

H muitas formas de comprar 3 latas desses refrigerantes. Veja todas as possibilidades a seguir: AAA AAB BBA CCA DDA ABC BBB AAC BBC CCB DDB ABD

CCC AAD BBD CCD DDC ACD DDD BCD

O nmero de maneiras de escolher p objetos distintos ou no entre n objetos dados representado por CRnp , ou ainda, o nmero de combinaes completas de classe p de n objetos. Assim, no exemplo acima, contando todas as possibilidades, conclumos que
3 CR4 = 20.

Vamos agora representar cada lata de refrigerante que vamos comprar, independente do seu tipo, por uma bolinha:

Em seguida, vamos acrescentar 3 traos verticais que vo separar as diversas escolhas como est ilustrado abaixo.

Observe o que ocorre quando jogamos as bolas, ao acaso, nesses espaos. Uma possibilidade termos a situao seguinte:

Esta configurao significa que compraremos 2 latas do refrigerante B e uma lata do refrigerante C. o caso BBC, da lista anterior.

O nmero de possibilidades de escolha das latas de refrigerante igual ao nmero de permutaes dos objetos abaixo 325

3 3 Este nmero CR4 = P63,3 = C6 =

6! 6 5 4 3! = = 20 . 3!3! 3 2 1 3!

De uma forma geral, o nmero de o nmero de combinaes completas de classe p de n objetos dado por

CRnp = Cnp+ p1

Exemplo 9
Quantas so as solues inteiras e no negativas da equao x + y + z = 5?

Soluo: As solues (x, y, z) desta equao so, por exemplo, (2, 2, 1), (1, 3, 1), (4, 0, 1) ou (0, 5, 0). Repare que este problema o mesmo que comprar 5 refrigerantes de uma loja que oferece 3 tipos. Para visualizar as solues, podemos desenhar 5 bolinhas e acrescentar 2 divisrias para separar as bolinhas em trs regies: antes da primeira bolinha temos o valor de x, entre as duas divisrias temos o valor de y e depois da segunda divisria vemos o valor de z.

Por exemplo a figura acima mostra a soluo (0, 2, 3).


5 5 O nmero total de solues , portanto, CR3 = P72,5 = C7 =

7! 7 6 = = 21. 5!2! 2

Outros mtodos de contagem

326

O Princpio da Incluso-Excluso

Se dois conjuntos so disjuntos, ento o nmero de elementos da unio a soma dos nmeros de elementos de cada conjunto.

A B

n( A B ) = n( A) + n( B )
O Princpio da Incluso-Excluso uma frmula para contar o nmero de elementos que pertencem unio de dois ou mais conjuntos, no necessariamente disjuntos. Consideremos dois conjuntos A e B. Suponhamos que haja x elementos que pertenam apenas a A, y elementos que pertenam apenas a B e z elementos comuns a A e a B.

x A Observe que:

y B

n( A B ) = x + z + y = x + z + y + z z = ( x + z ) + ( y + z ) z = n( A) + n( B ) n( A B ) Portanto,

n( A B ) = n( A) + n( B) n( A B)

Exemplo 10
Quantos so os nmeros de trs algarismos que so divisveis por 5 ou por 7?

Soluo: Seja A o conjunto dos nmeros de trs algarismos que so divisveis por 5. A = {100, 105, , 995} , que possui 180 elementos (confira). Seja B o conjunto dos nmeros de trs algarismos que so divisveis por 7. B = {105, 112, , 994} , que possui 128 elementos. 327

O conjunto A B o conjunto dos nmeros de trs algarismos que so divisveis por 5 ou por 7. Entretanto, no podemos apenas domar os nmeros de elementos dos dois conjuntos acima porque eles no so disjuntos. O conjunto dos elementos que so divisveis por 5 e por 7 o conjunto dos mltiplos de 35. Ento, A B = {105, 140, , 980} , que possui 26 elementos. Pelo Princpio da Incluso-Excluso temos
n( A B) = n( A) + n( B) n( A B) = 180 + 128 26 = 282 .

Para trs conjuntos: A, B e C a frmula do Princpio da Incluso-Excluso :

n( A B C ) = n( A) + n( B ) + n(C ) n( A B ) n( A C ) n( B C ) + n( A B C )

O Princpio da casa dos pombos

O Princpio da casa dos pombos tambm chamado de Princpio de Dirichlet uma ferramenta que permite, muitas vezes, determinar a existncia ou no de conjuntos satisfazendo certas propriedades. Seu enunciado de grande simplicidade. Se n pombos entram em n 1 casas ento existe uma casa que possui, pelo menos, dois pombos.

A justificativa clara. Se cada casa tiver, no mximo 1 pombo, ento o nmero total de pombos ser, no mximo n 1 , uma contradio.

Exemplo 11
Determine o nmero mnimo de pessoas que devemos reunir para que se tenha a certeza que, entre elas, existem duas que fazem aniversrio no mesmo ms.

Soluo: 328

Imagine 12 pessoas. Este o caso mais desfavorvel, pois possvel que cada uma faa aniversrio em um ms. Entretanto, com mais uma pessoa, teremos certeza que h duas, pelo menos que aniversariam no mesmo ms.

Nmeros binomiais
O quadro triangular a seguir chamado de Tringulo de Pascal.

0 C0

1
1 C1 1 C2 1 C3 1 C4 2 C2

C10
0 C2

1 1
3 C3 3 C4 4 C4

1 2 3 4 1 3 6 1 4 1

C 30
0 C4

C 32
2 C4

1 1 .....

.....

Todos os elementos so nmeros C np chamados Nmeros Binomiais ou Coeficientes


Binomiais. Se contarmos as linhas de cima para baixo comeando com a linha zero, o

elemento C np est na linha n e coluna p. Cada linha comea e termina pelo nmero 1 e uma propriedade que permite construir rapidamente o tringulo de Pascal a seguinte.

Relao de Stifel

A soma de dois elementos consecutivos de uma linha o elemento que est abaixo da segunda parcela.

329

Observe as linhas 3, 4 e 5 do Tringulo

+ 3

+ 4

10

10

Isto significa que C np + C np +1 = C np++11 . Uma forma de justificar fazer as contas. Confira a seguir.

C np + C np +1 =

n! n! + = p!(n p )! ( p + 1)!(n p 1)!

( p + 1) n! n!(n p ) + = ( p + 1)!(n p )! ( p + 1)!(n p )! ( p + 1 + n p ) n! = ( p + 1)!(n p )! (n + 1) n! = ( p + 1)!(n p )! (n + 1) ! = C np++11 ( p + 1)!(n p )!

Teorema das colunas

A soma dos elementos de uma coluna (comeando no primeiro elemento da coluna) o elemento que est na linha seguinte e coluna seguinte.

330

p p p p p +1 C p + C p +1 + C p + 2 + + C p + n = C p + n+1

1 1 1 1 1 1 1 2 3 4 5 1 3 6 10 1 4 10 20
2 2 3 No quadro acima, o teorema das colunas diz que C 2 + C 32 + C 4 + C 52 = C 6 . Vamos

1 5 1

mostrar os clculos de forma que os mesmos passos conduzem demonstrao geral. A primeira linha abaixo bvia pois os dois lados so iguais a 1. As outras mostram a relao de Stifel.
2 3 C 2 = C3 3 3 C 32 + C 3 = C 4 2 3 3 C 4 + C 4 = C5 3 3 C 52 + C 5 = C 6

Somando e cancelando os trs termos que aparecem em ambos os lados tem-se:


2 2 3 C 2 + C 32 + C 4 + C 52 = C 6 .

Exemplo 12
Calcule a soma S = 1 2 3 + 2 3 4 + 3 4 5 + + 18 19 20 .

Soluo:

Para evitar calcular cada uma das 18 parcelas, observe que: (n 2)(n 1)n = Assim,
3 1 2 3 = 3!C 3 ,

n! n! 3 = 3! = 3!C n . (n 3)! 3!(n 3)!

331

3 2 3 4 = 3!C 4 ,

e assim por diante at que:


3 18 19 20 = 3!C 20

Ento,
3 3 3 4 S = 3! C 3 + C 4 + + C 20 = 3!C 21 = 3!

21! = 35910 . 4!17!

O Binmio de Newton
O Binmio de Newton a representao do desenvolvimento de ( x + a ) n com os termos ordenados segundo as potncias decrescentes de x. Vamos ter em mente que ( x + a ) n o produto de n fatores iguais a x + a , ou seja,

( x + a ) n = ( x + a )( x + a )( x + a ) ( x + a )

Cada termo do produto obtido escolhendo-se, em cada parnteses, um x ou um a e multiplicando-se os escolhidos. O primeiro termo o que no possui a, ou seja, igual a xxx x = x n .
1 O segundo termo o que possui apenas um a. Existem C n maneiras de escolher esse

a e, uma vez escolhido a, devemos escolher todos os x dos outros n 1 parnteses.


1 Este segundo termo igual, portanto, a C n a 1 x n 1 . 2 O terceiro termo o que possui a 2 . Existem C n maneiras de escolher os dois

parnteses que fornecero os dois a e, uma vez escolhidos os dois a, devemos escolher todos os x dos outros n 2 parnteses. Este terceiro termo igual, portanto,
2 a C n a 2 x n2 .

O desenvolvimento continua da mesma forma e, o ltimo termo o que no possui x, ou seja, igual n fatores iguais a a: aaa a = a n . O resultado o desenvolvimento a seguir: 332

0 1 2 n n n ( x + a ) n = C n a 0 x n + C n a 1 x n 1 + C n a 2 x n 2 + + C n 2 a n 2 x 2 + C n 1 a n 1 x 1 + C n a n x 0

0 n Observe que, para manter a uniformidade, acrescentamos os coeficientes C n e C n ,

que so iguais a 1, e tambm as potncias a 0 no primeiro termo e x 0 no ltimo. Desta forma, os coeficientes do desenvolvimento de ( x + a ) n so os elementos da linha n do tringulo de Pascal. Veja ainda que o termo de ordem k + 1
k Tk +1 = C n a k x n k

Exemplo 13 1 1 1 1 1
( x + a) 0 = 1 ( x + a )1 = 1 a 0 x 1 + 1 a 1 x 0 ( x + a ) 2 = 1a 0 x 2 + 2 a 1 x 1 + 1a 2 x 0 ( x + a ) 3 = 1a 0 x 3 + 3 a 1 x 2 + 3 a 2 x 1 + 1a 3 x 0 ( x + a ) 4 = 1 a 0 x 4 + 4 a 1 x 3 + 6 a 2 x 2 + 4 a 3 x 1 + 1a 4 x 0

1 2 3 4

1 3 6

1 4

Exemplo 14
Desenvolva (2 x 3) 4 .

Soluo: (2 x 3) 4 = (2 x) 4 + 4(3)1 (2 x) 3 + 6(3) 2 (2 x) 2 + 4(3) 3 (2 x) + (3) 4 = = 16 x 4 24 x 3 + 108 x 2 216 x + 81

Exemplo 15

333

2 Determine o coeficiente de x 7 no desenvolvimento de x 3 2 . x Soluo: O termo genrico do desenvolvimento : Tk +1 2 = C 2 x3 x


k 9 k

( )

9 k

= C 9k

(2) k

(x )

2 k

x 27 3k =

= (2) k C 9k x 27 5 k No termo em x 7 temos 27 5k = 7 , ou seja, k = 4 . O termo que procuramos , portanto, o quinto. T5 = (2) 4 C 94 x 7 = 16 126 x 7 = 2016 x 7 . O coeficiente do termo em x 7 2016.

Exerccios resolvidos
20!18! 17!
1 n n! (n + 1)!

1) Simplifique: a)

b)

Soluo: a)

20!18! 20 19 18 17!18 17! = = 20 19 18 18 = 6822 17! 17!


1 n (n + 1)!n n! (n + 1)n!n! (n + 1 n)n! 1 = = = = n! (n + 1)! n!(n + 1)! n!(n + 1)! n!(n + 1)! (n + 1)!

b)

Respostas: a) 6822 b) 1 (n + 1)!

334

2) Usando apenas os algarismos 0, 1, 2, 3, 4 e 5 determine quantos so os nmeros pares de trs algarismos distintos que podem ser formados.

Soluo: Como o zero par e tambm no pode ocupar a casa das centenas, devemos dividir o problema em dois casos: a) O zero est na casa das unidades: ___ ___ _0_ Neste caso h 5 possibilidades para a casa das centenas e 4 para a casa das dezenas. Pelo princpio multiplicativo, h 5 4 = 20 possibilidades para este caso. b) O zero no est na casa das unidades: ___ ___ _2/4_ Neste caso h 2 possibilidades para a casa das unidades, 4 possibilidades para a das centenas (no se pode utilizar o zero nem o nmero que est nas unidades) e 4 possibilidades para a casa das dezenas. O nmero de possibilidades para este caso 2 4 4 = 32. Resposta: O nmero total de possibilidades 20 + 32 = 52.

3) O conjunto A possui 4 elementos e o conjunto B possui 10 elementos. a) Quantas funes de A em B existem? b) Quantas funes injetoras de A em B existem?

Soluo: a) A imagem de cada elemento de A pode ser escolhida de 10 maneiras. Portanto, o nmero total de funes 10 10 10 10 = 10000. b) Lembre que, na funo injetora, elementos diferentes do domnio tm sempre imagens diferentes. A imagem do primeiro elemento de A pode ser escolhida de 10 maneiras. Porm, a imagem do segundo s pode ser escolhida de 9 maneiras porque a funo injetora. 335

Pelo mesmo raciocnio, a imagem do terceiro elemento de A pode ser escolhida de 8 maneiras e a do quarto de 7 maneiras. Pelo princpio da multiplicao, o nmero total de funes injetoras que podem ser formadas : 10 9 8 7 = 5040. Respostas: a) 10000 b) 5040

4) Se temos tintas de 6 cores diferentes, de quantas maneiras podemos pintar as faces de um cubo, sendo uma face de cada cor?

Soluo: Como todas as cores sero usadas, uma vez cada, pintamos uma face do cubo de uma cor qualquer. Para visualizar espacialmente o problema, imagine a face pintada em baixo. O prximo passo decidir a cor da face oposta, ou seja, a de cima. H 5 possibilidades para pintar a face de cima. Ficamos agora com o problema de pintar as faces 4 faces laterais usando as 4 cores restantes. Devemos ento calcular o nmero de permutaes circulares de 4 elementos. Assim, o nmero de maneiras de pintar o cubo 5 PC4 = 5 3!= 30 . Resposta: 30 maneiras.

5) Em certo setor de um empresa trabalham 6 homens e 4 mulheres. Quantas comisses de 3 pessoas podem ser formadas com, pelo menos, uma mulher?

Solues: Primeira soluo. O raciocnio (que chamamos construtivo) consiste em dividir o problema nos casos em que h 1 mulher, 2 mulheres ou 3 mulheres na comisso. a) 1 mulher e 2 homens.

336

2 Temos C1 = 4 maneiras de escolher a mulher e C6 = 15. O nmero de comisses, 4

neste caso 4 15 = 60. b) 2 mulheres e 1 homem.


2 Temos C4 = 6 maneiras de escolher as mulheres e C1 = 6 . O nmero de comisses, 6

neste caso 6 6 = 36. c) 3 mulheres.


3 Temos C4 = 4 maneiras de escolher uma comisso de 3 mulheres.

O nmero total de comisses 60 + 36 + 4 = 100. Segunda soluo. O raciocnio (que chamamos destrutivo) consiste em calcular todos os casos e subtrair o que no convm.
3 O nmero total que comisses, sem nenhuma restrio C10 =

10! 10 9 8 = = 120 . 3!7! 3 2

3 O nmero de comisses formadas apenas por homens C6 =

6! 6 5 4 = = 20 . 3!3! 3 2

Assim, o nmero de comisses onde h, pelo menos, uma mulher 120 20 = 100. Resposta: 100 comisses.

6) dado o quadriculado da figura abaixo. B

A Sobre as linhas do quadriculado, quantos so os caminhos de A at B movendo-se apenas para a direita ou para cima?

Soluo:

337

Qualquer que seja o caminho devemos percorrer 6 espaos para a direita e 4 para cima. Chamando D = direita e C = cima, um caminho possvel representado pela sequncia DDCDCDDDCC. O nmero de possibilidades de escrever uma sequncia deste tipo o nmero de permutaes de 10 elementos com repetio de 4 objetos e
6,4 de 6 objetos: P10 =

10! 10 9 8 7 6! = = 210 . 4!6! 4 3 2 6!

Obs: outra forma de pensar que conduz aos mesmos clculos pensar em uma fila com 10 lugares em que, em 4 deles devemos colocar a letra C (nos outros lugares
4 colocaremos D). O nmero de maneiras de fazer isto C10 =

10! = 210 . 4!6!

Resposta: 210 caminhos.

7) Veja agora o problema que est no incio do captulo. Os funcionrios de uma empresa precisam cadastrar uma senha formada por quatro dgitos, mas no so permitidas senhas com trs (ou quatro) dgitos iguais. Quantas so as senhas possveis?

Soluo: O nmero total de senhas 10 10 10 10 = 10000 Existem 10 senhas com os quatro dgitos iguais: 0000, 1111, etc. Estas esto proibidas. Vamos calcular quantas senhas possuem trs dgitos iguais e 1 diferente. H 10 possibilidades para escolher o dgito que se repete. O dgito diferente pode ser escolhido de 9 maneiras. O dgito diferente pode ocupar 4 posies. Assim, temos 10 9 4 = 360 senhas com 3 dgitos iguais e um diferente. Ento, o nmero de senhas que servem 10000 10 360 = 9630 . Resposta: 338

9630 senhas.

8) De quantas maneiras podemos organizar uma fila com 5 pessoas se a mais alta no pede ser a primeira e a mais baixa no pode ser a ltima?

Soluo: Temos neste problema, duas restries que contm a palavra no. Vamos ento pensar nas configuraes que no servem. As filas em que a mais alta aparece em primeiro lugar: _A Temos 4!= 24 possibilidades. As filas em que a mais baixa aparece em ltimo lugar: ___ ___ ___ ___ Temos 4!= 24 possibilidades. Esto contadas duas vezes as filas em que A est em primeiro e B est em ltimo. Estes casos so: A ___ ___ ___ _B_ B ___ ___ ___ ___

Temos 3!= 6 possibilidades. Ento, as filas em que A est em primeiro ou B est em ltimo so, pelo princpio da incluso-excluso, 24 + 24 6 = 42. Como o nmero total de filas 5!= 120 , o nmero de filas que satisfazem as condies do enunciado so 120 42 = 78. Resposta: 78 filas

9) Certo dia, a carrocinha de sorvete s tinha picols de abacaxi, uva e limo. De quantas formas podemos fazer uma compra de 6 picols?

Soluo: Vamos representar cada picol por uma bolinha e introduzir 2 separadores.

339

As bolinhas esquerda do primeiro separador representam os picols de abacaxi, as bolinhas entre os dois separadores representam os picols de uva e, as bolinhas direita do segundo separador representam os picols de limo. O nmero de configuraes do tipo acima com 6 bolinhas e 2 separadores P82,6 =

8! 8 7 = = 28 . 2!6! 2

Obs: Este resultado nmero de combinaes completas de classe 6 de 3 elementos.


6 6 6 Como vimos na teoria, CR3 = C6 + 31 = C8 =

8! = 28 . 6!2!

Resposta: 28 maneiras.

10) Sendo x, y, z e w nmeros naturais, quantas so as solues da equao x + y + z + w = 8? Obs: cada incgnita pode assumir um valor do conjunto {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8}.

Soluo: Este problema pode ser resolvido pelo mesmo mtodo do problema anterior. Imaginemos 8 bolinhas e trs separadores. As bolinhas contidas em cada um dos 4 espaos delimitados pelos trs separadores fornecem os valores de x, y, z e w, respectivamente. Por exemplo, o desenho

corresponde soluo (x, y, z, w) = (3, 1, 0, 4). O nmero de solues , portanto,


3,8 P11 =

11! 1110 9 = = 165 . 3!8! 3 2

340

De forma tambm equivalente ao problema anterior, este resultado o nmero de combinaes completas de classe 8 de 4 elementos. Assim,
8 8 8 CR4 = C4 + 81 = C11 =

11! = 165 . 8!3!

Resposta: 165solues

11) De quantas maneiras podemos dividir 12 pessoas em 3 grupos de 4?

Soluo: Para resolver este problema, vamos introduzir uma ordem que no existe no enunciado.
4 Para escolher o primeiro grupo h C12 = 495 possibilidades. 4 Para escolher o segundo grupo h C8 = 70 possibilidades.

O terceiro grupo formado pelas 4 pessoas que sobraram. Como introduzimos uma ordem artificial na formao dos grupos, devemos dividir o resultado pela permutao dos 3 grupos. Assim, o nmero de maneiras de dividir as 12 pessoas em 3 grupos de 4 pessoas

495 70 = 5775 . 3!

Resposta: 5775 maneiras.

12) Considere todas as placas de carros que possuem as mesmas trs letras. Em quantas delas h exatamente dois dgitos iguais? Exemplo: XXX 3626

Soluo:

341

Em primeiro lugar, devemos escolher o dgito que se repete. Isto pode ser feito de 10 maneiras. Em segundo lugar devemos escolher as posies dos dgitos repetidos, e
2 isto pode ser feito de C4 = 6 maneiras.

___ _6_ ___ _6_

Agora, precisamos escolher os dgitos das duas casas que sobraram. H 9 possibilidades para um deles e 8 para o segundo. O nmero total de placas com exatamente 2 dgitos iguais 10 6 9 8 = 4320.

1 13) Determine o coeficiente de x no desenvolvimento de x 4 . x


3

Soluo: O termo genrico do desenvolvimento : 1 T p +1 = C 7p x 4 x


p

( )

7 p

= C 7p (1) p x 285 p

O coeficiente do termo em x 3 obtido se 28 5 p = 3 , ou seja, p = 5 . 1 O termo procurado T6 = C x 3 = 21x 3 . x


5 5 7

Resposta: O coeficiente de x 3 21 .

0 1 9 14) Determine o valor da soma C 9 + 3C 9 + 3 2 C 92 + + 39 C 9 .

Soluo:
0 1 9 C 9 + 3C 9 + 3 2 C 92 + + 39 C 9 = (1 + 3) 9 = 4 9 = 262144

342

Resposta: A soma igual a 262144.

15) Calcule a soma de todos os coeficientes do desenvolvimento de ( x + 2 y ) 8 .

Soluo: A soma dos coeficientes obtida quando fazemos x = y = 1 . Assim, a soma dos coeficientes (1 + 2) 8 = 38 = 6561.

Resposta: A soma dos coeficientes 6561.

343

Das könnte Ihnen auch gefallen