Sie sind auf Seite 1von 49

A Reforma e o Evangelismo

Consideraes Introdutrias 1
Hermisten M.P. Costa*

A Grande Comisso no um manifesto de marketing. O evangelismo no requer vendedores, e, sim, profetas John F. MacArthur Jr.
2

Ns precisamos lembrar que pecadores no so ganhos atravs de relaes pblicas bem engendradas, mas o evangelho uma mensagem inerentemente exclusiva o poder de Deus para a salvao John F. MacArthur Jr.
3

INTRODUO:
A Igreja uma testemunha comissionada pelo prprio Deus, para narrar os Seus atos Gloriosos e Salvadores. A igreja o meio ordinrio de Deus para esta tarefa. Assim, a sua mensagem no foi recebida de terceiros, mas sim, diretamente de Deus, atravs da Palavra do Esprito, registrada nas Sagradas Escrituras. A Igreja declara ao mundo, o Evangelho do Reino, visto e experimentado por ela em sua cotidianidade. A Igreja e o evangelho so inseparveis. (...) A Igreja tanto o fruto como o agente do evangelho, visto que por meio do evangelho a igre4 ja se desenvolve e por meio desta se propaga aquele. O testemunho da Igreja resultado de uma experincia pessoal: O Esprito d testemunho do Filho, porque procede do Pai e do Filho (Jo 14.26; 15.26; Gl 4.6); ns damos testemunho do Pai, do Filho e do Esprito, porque Os conhecemos e temos o Esprito em ns (Jo 15.26,27; 14.23/Rm 8.9). Notemos, contudo, que a experincia da Igreja no se torna a base da sua proclamao; ela anuncia no as suas experincias, mas, a Palavra de Deus. A nossa tarefa ensinar o Evangelho tal qual registrado nas Escrituras, em submisso ao Esprito que nos d compreenso na e atravs da Palavra (Sl 119.18).
*Hermisten Maia Pereira da Costa pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil integrando a equipe de Pastores da Primeira Igreja Presbiteriana em So Bernardo do Campo, SP. Palestra ministrada no dia 24/11/07 no Primeiro Encontro da F Reformada de Barbacena, tendo como tema: A Reforma Protestante e a Redescoberta do Evangelho.
1 2 3

John F. MacArthur Jr., Com Vergonha do Evangelho, So Jos dos Campos, SP.: Fiel, 1997, p. 14.

John F. MacArthur Jr., Princpios para uma Cosmoviso bblica: Uma mensagem exclusivista para um mundo pluralista, So Paulo: Editora Cultura Crist, 2003, p. 9. John R.W. Stott & Basil Meeking, editores, Dialogo Sobre La Mision, Grand Rapids, Michigan: Nueva Creacin, 1988, p. 62.
4

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 2

De forma ilustrativa podemos mencionar que com Calvino (1509-14564) Genebra se tornou um grande centro missionrio, uma verdadeira escola de misses, porque os foragidos que l se instalaram, puderam, posteriormente, levar para os seus pases e cidades o Evangelho ali aprendido. O estabelecimento da Academia foi em parte realizado por causa do desejo de suprir e treinar missionrios e5 vanglicos, informa-nos Mackinnon. Destacamos que, com exceo de Isaas, todos os comentrios de Calvino sobre os profetas consistem em sermes direcionados a alunos em treinamento para o trabalho missionrio, principalmen6 te na Frana. Este objetivo da Academia faz jus compreenso missionria de Calvino. Comentando 1Tm 2.4, Calvino afirma: .... nenhuma nao da terra e nenhuma classe social so excludas da salvao, visto que Deus quer oferecer o E7 vangelho a todos sem exceo. Por isso, O Senhor ordena aos ministros do Evangelho (que preguem) em lugares distantes, com o propsito de es8 palhar a doutrina da salvao em cada parte do mundo. Analisando uma das implicaes da petio venha o Teu Reino, comenta: Portanto, ns oramos pedindo que venha o reino de Deus; quer dizer, que todos os dias e cada vez mais o Senhor aumente o nmero dos Seus sditos e dos que nele cr9 em..... .... nosso dever para proclamar a bondade de Deus a toda na-

5 6

James MacKinnon, Calvin and the Reformation, London: Longmans, Green, and Co. 1936, p. 196.

T.H.L. Parker em Prefcio Verso Inglesa do Comentrio de Daniel [Joo Calvino, O Profeta Daniel: 1-6, So Paulo: Parakletos, 2000, Vol. 1, p. 13]. Joo Calvino, As Pastorais, So Paulo: Paracletos, 1998, (1Tm 2.4), p. 60. Ver tambm: John Calvin, Calvins Commentaries, Grand Rapids, Michigan: Baker Book House Company, 1996 (Reprinted), Vol. XII, (Ez 18.23), p. 246-249. Para um estudo sobre a viso missionria de Calvino, ver: James MacKinnon, Calvin and the Reformation, London: Longmans, Green, and Co. 1936, p. 195-205; Philip E. Hughes, John Calvin: Director of Missions. In: John H. Bratt, ed. The Heritage of John Calvin, Grand Rapids, Michigan: Eerdmans, 1973, p. 40-54; R. Pierce Beaver, The Genevan Mission to Brazil. In: J. H. Bratt, ed. The Heritage of John Calvin, Grand Rapids, Michigan: Eerdmans, 1973, p. 5573; W. Stanford Reid, Calvins Genebra: A Missionary Centre. In: Richard C. Gamble, ed. Calvins work in Geneva, New York: Garland Pub., 1992; J. Vanden Berg, Calvino y las Misiones. In: Jacob T. Hoogstra, org. Juan Calvino, Profeta Contemporneo, Barcelona: CLIE., 1973, p. 169-185; S.L. Morris, The Relation of Calvin and Calvinism to Missions: In: R.E. Magill, ed. Calvin Memorial Addresses, Richimond VA.: Presbyterian Committee of Publication, 1909, p. 127-146; Antonio Carlos Barro, A Conscincia Missionria de Joo Calvino. In: Fides Reformata, So Paulo: Centro Presbiteriano de Ps-Graduao Andrew Jumper, 3/1 (1998), 38-49; Ray Van Neste, John Calvin on Evangelism and Missions. In: http://www.founders.org/FJ33/article2.html (Consultado em 24/10/07); Frank A. James III, Calvin, the Evangelist. In: http://www.rts.edu/quarterly/fall01/james.html (Consultado em 241/107/07).
7

John Calvin, Calvins Commentaries, Grand Rapids, Michigan: Baker Book House Company, 1996 (Reprinted), Vol. XVII, (Mt 28.19), p. 384.
8

Joo Calvino, As Institutas da Religio Crist: edio especial com notas para estudo e pesquisa, So Paulo: Cultura Crist, 2006, Vol. 3, (III.9.39), p. 124. Como ns no sabemos quem so os que pertencem ou deixam de pertencer ao nmero e companhia dos predestinados, devemos ter tal afeto, que desejemos que todos se salvem; e assim, procuraremos fazer a todos aqueles que encontrarmos, sejam participantes de nossa paz (...). Quanto a ns concerne, dever ser a todos aplicada, semelhana de um remdio, salutar e severa correo, para que no peream eles prprios, ou a outros no percam. A Deus, porm, perten9

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 3


10

o. Portanto, longe de ser um empecilho, a Teologia Reformada tem como grande estmulo de sua reflexo e ao, levar o Evangelho a todos os homens em todos os lugares.

1. A EVANGELIZAO:

A. Fundamentao Histrica:
O Cristianismo uma religio de histria. Ele no se ampara em lendas, antes, em fatos os quais devem ser testemunhados, visto que eles tm uma relao direta com a vida dos que crem. O Cristianismo uma religio de fatos, palavra e vida. Os fatos, corretamente compreendidos, tm uma relao direta com a nossa vida. A f crist fundamenta-se no prprio Cristo: O Deus-Homem. Sem o Cristo Histrico 11 no haveria Cristianismo. A sua fora e singularidade esto neste fato, melhor di12 zendo: na pessoa de Cristo, no simplesmente nos seus ensinamentos. O Cristianismo o prprio Cristo. Como escreveu Bavinck (1854-1921): Ele ocupa um lugar completamente nico no Cristianismo. Ele no foi o fundador do Cristianismo em um sentido usual, ele o Cristo, o que foi enviado pelo Pai e que fundou Seu reino sobre a terra e agora expande-o at o fim dos tempos. Cristo o prprio Cristianismo. Ele no est fora, Ele est dentro do Cristianismo. Sem Seu nome, pessoa e obra, no h Cristianismo. Em outras palavras, Cristo no aquele que aponta o caminho para o Cristianismo, Ele mesmo o 13 caminho. Noll resume bem ao dizer que: Estudar a histria do cristianismo lembrar 14 continuamente o carter histrico da f crist.
cer faz-la eficaz queles a Quem preconheceu e predestinou (Joo Calvino, As Institutas, III.23.14). John Calvin, Calvins Commentaries, Grand Rapids, Michigan: Baker Book House Company, 1996 (Reprinted), Vol. VII, (Is 12.5), p. 403.
10

Georges Duby (1919-1996), dentro de uma perspectiva puramente histrica, admite: O Cristianismo, que impregnou fundamentalmente a sociedade medieval, uma religio da histria. Proclama que o mundo foi criado num dado momento e que, num outro, Deus fez-se homem para salvar a humanidade. A partir disso, a historia continua e Deus quem a dirige. (Georges Duby, Ano 1000, ano 2000, na pista de nossos medos, So Paulo: Editora UNESP/Imprensa Oficial do Estado, 1999, p. 16).
11

Veja-se: Alister E. McGrath, Paixo pela Verdade: a coerncia intelectual do Evangelicalismo, So Paulo: Shedd Publicaes, 2007, p. 23ss.
12 13 14

Herman Bavinck, Teologia Sistemtica, Santa Brbara dOeste, SP.: SOCEP., 2001, p. 311.

Mark A. Noll, Momentos Decisivos na Histria do Cristianismo, So Paulo: Editora Cultura Crist, 2000, p. 16. Vejam-se tambm: Clyde P. Greer, Jr., Refletindo Honestamente sobre a Histria: In: John F. MacArthur Jr. ed. ger. Pense Biblicamente!: recuperando a viso crist do mundo, So Paulo: Hagnos, 2005, p. 400-401.

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 4

Sem o fato histrico da encarnao, morte e ressurreio de Cristo, podemos falar at de experincia religiosa, mas no de experincia crist. A experincia crist 15 depende fundamentalmente destes eventos. A f crist para ser vivida e proclamada. A pregao caracteriza essencialmente a f crist e a sua proclamao. Paulo, ento indaga: Como, porm, invocaro aquele em quem no creram? E como crero naquele de quem nada ouviram? E como ouviro, se no h quem pregue? E como pregaro, se no forem enviados? Como est escrito: Quo formosos so os ps dos que anunciam coisas boas! (Rm 10.14-15). No final de sua vida, Paulo, com a conscincia certa de ter concludo fielmente o seu ministrio, exorta ao jovem Timteo: Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer no, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haver tempo em que no suportaro a s doutrina; pelo contrrio, cercar-se-o de mestres segundo as suas prprias cobias, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusaro a dar ouvidos verdade, entregando-se s fbulas (mu=qoj = lenda, mito). Tu, porm, s sbrio em todas as coisas, suporta as aflies, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministrio (2Tm 4.2-5).

B. Jesus Cristo por Ele Mesmo:


Considerando o que temos visto, nos deparamos agora com algumas questes fundamentais: O que significa evangelizar? Quais os pressupostos que a evangelizao tem? Qual o contedo da evangelizao?. Algum talvez pudesse responder, usando as palavras empregadas acima, que: Evangelizar pregar a Cristo. Creio que nenhum evanglico discordaria desta proposio. A questo, que nos parece relevante no caso, saber, de que Cristo estamos falando: do Cristo revelado nas Escrituras, Divino, Eterno, Senhor, Soberano, igual em poder, honra e glria, ao Pai e ao Esprito Santo?, ou um Cristo, criado pela fantasia dos cristos primitivos, destitudo de Sua Glria, sendo o produto da f dos discpulos? Se queremos pregar a Cristo, devemos definir quem o Cristo que anunciamos ou, em nossa perspectiva, aceitar a definio bblica do Cristo. A questo de quem o Cristo que cremos e pregamos permanece; esta tem sido ao longo da Histria uma das indagaes mais relevantes para a nossa f. A Cristologia
16

se constitui no cerne de toda Teologia Crist.

17

Ela o eixo da Te-

15 16 17

Cf. J. Gresham Machen, Cristianismo e Liberalismo, So Paulo: Os Puritanos, 2001, p. 77. O estudo da Pessoa e Obra de Cristo.

Vd. Wolfhart Pannenberg, Fundamentos de Cristologia, Barcelona: Ediciones Sgueme, 1973, p. 27-28. Aps redigir primariamente estas linhas, li o conhecido telogo luterano Braaten, que diz: Cristologia a doutrina da Igreja acerca da pessoa de Jesus como o Cristo. Ela sempre ocupa lugar central num sistema dogmtico que reivindica ser cristo. Toda tentativa de remover a cristologia de seu lugar central ameaa o cerne da f crist. O princpio cristocntrico da teologia no rivaliza com um ponto de vista teocntrico. Quem quer que olhe para Jesus, o Cristo, a partir da perspectiva do Novo Testamento, estar inevitavelmente situado dentro de um quadro de referncia teocntrico. Quanto mais profundamente a teologia sonda o significado de Jesus como o Cristo de Deus, tanto mais diretamente levada ao prprio Deus de Cristo....

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 5

ologia Bblica: uma viso defeituosa da Pessoa e Obra de Cristo, determina a existncia de uma "teologia" divorciada da plenitude da Revelao bblica. A conscincia deste fato deve nortear o nosso labor Cristolgico e, tambm, servir como referncia e ponto de partida teolgico. A concepo Reformada no consiste num esforo para atribuir a Cristo valores que julgamos serem prprios Dele; antes ela se ampara no reconhecimento e na aceitao incondicional de Suas reivindicaes. Assim, aquilo que dizemos de Cristo, permanecer ou no, conforme seja fiel proclamao do Verbo de Deus. Por isso, a vivacidade da Cristologia Reformada e, por que no, da sua proclamao, estar sempre em sua fidelidade Cristologia do Cristo. Cristo por Ele mesmo; este o anelo de toda Cristologia Reformada, e, portanto, o fundamento de toda a nossa proclamao. Deste modo, devemos indagar sempre a respeito de nossas convices e testemunho, avaliando-os atravs dAquele que verdadeira e compreensivelmente diz Quem . Neste af, devemos estar atentos ao fato de que Cristo por Ele mesmo, envolve o limite do que foi revelado e o desafio do que nos foi concedido. No podemos ultrapassar o revelado, contudo, no podemos nos contentar com menos do que nos foi 18 dado. Procurar a Cristologia do Cristo eqivale a buscar compreender em submisso ao Esprito tudo o que foi revelado para ns (Dt 29.29b/Rm 15.4). Por certo, este conhecimento no estar restrito ao Cristo Salvador, mas, alm disto, nos fala do Cristo Deus-Homem; do Cristo Eterno e Glorioso. Alis, s podemos falar do Cristo Salvador, se Ele de fato for como , o Deus encarnado, visto que a nossa redeno no foi levada a efeito pelo Logos divino, nem pelo Jesus humano, mas por 19 Jesus Cristo: Deus-Homem. No somos o senhor do Cristo, antes, seus servos. No pretendamos apresent-lo com cores da moda, com tons pastis, to saboro20 sos em determinadas pocas. A teologia serva da Escritura. Somente assim ela poder ser relevante Igreja e a toda a humanidade na apresentao do Cristo conforme -ns dado conhecer nas Escrituras. Parece-nos oportuno, lembrar a advertncia de Calvino (1509-1564):

A dogmtica crist cristocntrica na medida em que nenhuma doutrina pode ser chamada de crist se no contm uma conexo significativa com a revelao definitiva de Deus na pessoa de Jesus, o Cristo (Carl E. Braaten, A Pessoa de Jesus Cristo: In: Carl E. Braaten & Robert W. Jenson, eds. Dogmtica Crist, So Leopoldo, RS.: Sinodal, 1990, Vol. I, p. 459). Do mesmo modo, Erickson: Quando passamos a estudar a pessoa e a obra de Cristo, estamos bem no centro da teologia crist (Millard J. Erickson, Introduo Teologia Sistemtica, So Paulo: Vida Nova, 1997, p. 275). Como vimos, Calvino colocou esta questo nestes termos: "As cousas que o Senhor deixou recnditas em secreto no perscrutemos, as que ps a descoberto no negligenciemos, para que no sejamos condenados ou de excessiva curiosidade, de uma parte, ou de ingratido, de outra" (As Institutas, III.21.4). Em outro lugar: Tudo o mais que pesa sobre ns e que devemos buscar nada sabermos seno o que o Senhor quis revelar Sua igreja. Eis o limite de nosso conhecimento [Joo Calvino, Exposio de 2 Corntios, So Paulo: Edies Paracletos, 1995, (2Co 12.4), p. 242.243].
18 19 20

Vd. J. Calvino, As Institutas, So Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1985, II.14.3.

A essa altura, o evangelicalismo fortemente contracultural, defendendo o direito fundamental do cristianismo de ser dominado por Cristo, em vez de domin-lo luz dos costumes sociais transitrios contemporneos (Alister E. McGrath, Paixo pela Verdade: a coerncia intelectual do Evangelicalismo, So Paulo: Shedd Publicaes, 2007, p. 30).

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 6

Devemos precaver-nos para que, cedendo ao desejo de adequar Cristo s nossas prprias invenes, no o mudemos tanto (como fazem os papistas), que ele se torne dessemelhante de si prprio. No nos permitido inventar tudo ao sabor de nossos gostos pessoais, seno que pertence exclusivamente a Deus instruir-nos segundo o modelo que te foi mostrado 21 [Ex 25.40]. No decorrer de nosso estudo, pretendemos responder s questes levantadas acima, bem como a outras que nos paream pertinentes.

C. Definio de Evangelizao:
Podemos definir operacionalmente a evangelizao, como sendo a proclama22 o essencial da Igreja de Cristo, que consiste no anncio de Suas perfeies e de Sua obra salvfica, conforme ensinadas nas Sagradas Escrituras, reivindicando pelo Esprito, que os homens se arrependam de seus pecados e creiam salvadoramente em Cristo. Evangelizar significa confrontar os homens com as reivindicaes de Cristo, decorrentes do carter de Deus. Deste modo, a Evangelizao deve ser definida dentro de uma perspectiva da sua mensagem, no do seu resultado. Nem toda proclamao que surte efeito evangelizao e, nem toda a pregao que no alcana os resultados esperados, dei23 xou de ser evangelizao. Esta viso pragmtica no pode ser aplicada evangelizao, sem que percamos de vista o seu significado fundamental. H sempre o perigo de forjarmos resultados partindo de mtodos estranhos Palavra. Por exemplo: em busca de uma maior vivacidade espiritual de nossos ouvintes, podemos criar um ambiente artificial de alegria e comunho, tendo o pressuposto ilusrio de que todas as pessoas demonstram o seu contentamento, edificao e crescimento do mesmo modo. Possivelmente sem perceber, elegemo-nos, sem nenhuma modstia, o padro comportamental litrgico de todas as pessoas, tornamo-nos, por nossa conta e risco, o metroliturgs... Dentro desta insanidade to comum em nossos tempos, comeamos a pregar de forma diferente para atrair, contagiar e, at mesmo, converter pecadores endurecidos. Quando assim fazemos, estamos, sem nos darmos conta, passando a confiar em nossos mtodos, e no mais no Evangelho como o Poder de Deus para a transformao (Rm 1.16). Insisto: a proclamao crist deve
Joo Calvino, Exposio de Hebreus, So Paulo: Paracletos, 1997, (Hb 8.5), p. 209.

21 22

Coloquei a evangelizao como uma proclamao essencial, por entender que a Igreja por si s j um testemunho do Evangelho de Deus e, como tal, faz parte da sua essncia anunci-lo como realidade historificada. Joo Calvino (1509-1564) observou com preciso, que uma das marcas da Igreja de Cristo, a pregao pura da Palavra de Deus (Vd. As Institutas, Dedicatria, 10; IV.1.9-12; IV.2.1). Vejam-se: J.I. Packer, Evangelizao e Soberania de Deus, 2 ed. So Paulo: Vida Nova, 1990, p. 22ss.; 29ss.; John R.W. Stott, A Base Bblica da Evangelizao: In: A Misso da Igreja no Mundo de Hoje, So Paulo/ Belo Horizonte, MG.: ABU/Viso Mundial, 1982, p. 39-40.
23

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 7

ser avaliada primeiramente pelo seu contedo, no simplesmente pelo seu aparente resultado.

2. PRESSUPOSTOS DA EVANGELIZAO:
Quando evangelizamos, levamos conosco, mesmo que ainda no tenhamos parado para analisar, alguns pressupostos fundamentais que norteiam o contedo de nossa proclamao e, mais do que isso, direcionam o nosso ato proclamante, bem como as nossas expectativas no que se refere aos frutos da evangelizao. So estes pressupostos que determinam a nossa maneira de ver e, portanto, agir no mun24 do. A nossa percepo e ao fundamentam-se em nossos pressupostos os quais sos reforados, transformados, lapidados ou abandonados em prol de outros, conforme a nossa percepo dos fatos. Portanto, a evangelizao, como a praticamos e se praticamos, est relacionada nossa perspectiva da Palavra. A questo epistemolgica antecede prxis. Vejamos alguns desses pressupostos.

A. A Inspirao e Inerrncia das Escrituras:25


Entendemos a inspirao, como sendo a influncia sobrenatural do Esprito de Deus sobre os homens separados por Ele mesmo, a fim de registrarem de forma inerrante e suficiente toda a vontade revelada de Deus, constituindo este registro na 26 nica fonte e norma de todo o conhecimento cristo (2Tm 3.16; 2Pe 1.20-21).

24

Seria atenuar os fatos dizer que a cosmoviso ou viso de mundo um tpico importante. Diria que compreender como so formadas as cosmovises e como guiam os limitam o pensamento o passo essencial para entender tudo o mais. Compreender isso algo como tentar ver o cristalino do prprio olho. Em geral, no vemos nossa prpria cosmoviso, mas vemos tudo olhando por ela. Em outras palavras, a janela pela qual percebemos o mundo e determinamos, quase sempre subconscientemente, o que real e importante, ou irreal e sem importncia (Phillip E. Johnson no Prefcio obra de Nancy. Pearcey, A Verdade Absoluta: Libertando o Cristianismo de Seu Cativeiro Cultural, Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assemblias de Deus, 2006, p. 11). Todas as pessoas tm seus pressupostos, e elas vo viver de modo mais coerente possvel com estes pressupostos, mais at do que elas mesmas possam se dar conta. Por pressupostos entendemos a estrutura bsica de como a pessoa encara a vida, a sua cosmoviso bsica, o filtro atravs do qual ela enxerga o mundo. Os pressupostos apiam-se naquilo que a pessoa considera verdade acerca do que existe. Os pressupostos das pessoas funcionam como um filtro, pelo qual passa tudo o que elas lanam ao mundo exterior. Os seus pressupostos fornecem ainda a base para seus valores e, em conseqncia disto, a base para suas decises (Francis A. Schaeffer, Como Viveremos?. So Paulo: Editora Cultura Crist, 2003, p. 11). Sobre este tpico, veja-se, Hermisten M.P. Costa, A Inspirao e a Inerrncia das Escrituras, So Paulo: Editora Cultura Crist, 1998.
25

Toda a Escritura inspirada por Deus (Qeo/pneustoj) e til para o ensino, para a repreenso, para a correo, para a educao na justia, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra (2Tm 3.16-17). Sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provm de particular elucidao; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Esprito Santo (1Pe 1.20-21).
26

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 8

Benjamin B. Warfield (1851-1921), comentando o Texto de 2Tm 3.16, diz:

"Numa palavra, o que se declara nesta passagem fundamental , simplesmente, que as Escrituras so um produto divino, sem qualquer indicao da maneira como Deus operou para as produzir. No se poderia escolher nenhuma outra expresso que afirmasse, com maior salincia, a produo divina das Escrituras, como esta o faz. (...) Paulo (...) afirma com toda a energia possvel, que as Escrituras so o produto de uma opera27 o especificamente divina". A palavra Qeo/pneustoj no significa "ins-pirado" mas, sim "ex-pirado"; ou seja, ao invs de soprado para dentro, soprado para fora. O que Paulo quer dizer, que toda a Escritura Sagrada soprada, exalada por Deus. Ou, se tomarmos a palavra apenas no sentido passivo, diremos que "Deus em sua revelao soprado pelas pginas das Escrituras". Deste modo, podemos dizer que Deus o Autor e o Contedo das Escrituras. A Bblia o resultado da vontade soberana de Deus, que se revelou e fez registrar fidedignamente esta revelao.

justamente devido ao fato de muitos cristos terem negado de modo confessional e/ou vivencial a inspirao e a inerrncia das Escrituras, que tem havido tantas heresias em toda a histria do Cristianismo. Este desvio teolgico, acerca destas verdades, tem contribudo de forma acentuada, para que os homens no mais discirnam a Palavra de Deus e, por isso, no possam usufruir da Sua operao eficaz levada a efeito pelo Esprito. Paulo escreve aos tessalonicenses: "Outra razo ainda temos ns para incessantemente dar graas a Deus: que, tendo vs recebido a palavra que de ns ouvistes, que de Deus, acolhestes no como palavra de homens, e, sim como, em verdade , a palavra de Deus, a qual, com efeito, est operando eficazmente em vs, os que credes (1Ts 2.13/Jo 17.17). Devemos observar aqui que os tessalonicenses receberam a pregao de Paulo reconhecendo na sua mensagem a procedncia de Deus. Pelo Esprito eles creram, "acolheram" a mensagem e, a partir de ento, Deus continuou operando eficaz e poderosamente em sua vida; notem bem; na vida dos que creram. O ouvir deve ser acompanhado pela f; a Palavra no pode ser dissociada da f. A Palavra s exerce o seu poder 28 29 em ns quando a f entra em ao. (Hb 4.2). No ato evangelizador da Igreja, ela prega a Palavra de Deus, conforme a ordem divina expressa nas Escrituras; fala da salvao eterna oferecida por Cristo, conforme as Escrituras; proclama as perfeies de Deus, conforme as Escrituras. Ora, se a Igreja no tem certeza da fidedignidade do que ensina, como ento, poder testemunhar de forma honesta?
B.B. Warfield, Revelation and Inspiration: In: The Works of Benjamin B. Warfield, Grand Rapids, Michigan: Baker Book House, 2000 (Reprinted), Vol. I, p. 79.
27 28 29

Joo Calvino, Exposio de Hebreus, (Hb 4.2), p. 101.

Porque tambm a ns foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram no lhes aproveitou, visto no ter sido acompanhada pela f naqueles que a ouviram (Hb 4.2).

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 9

Uma Igreja que no aceite a inspirao e a inerrncia bblica, no poder ser uma 30 igreja missionria. Como poderemos pregar a Palavra se no estivermos confiantes do sentido exato do que est sendo dito? Como evangelizar se ns mesmos no temos certeza, se o que falamos procede da Palavra de Deus ou, est embasado numa falcia? Billy Graham, em 1974, no Congresso de Lausanne, na Sua, afirmou corretamente: Se h uma coisa que a histria da Igreja nos deveria ensinar, a im31 portncia de um evangelismo teolgico derivado das Escrituras. Neste sentido, encontramos a convico de Paulo, o grande missionrio, de que a Palavra de Deus fiel; por isso, ele a ensinava com autoridade (1Tm 1.15; 4.9/2Tm 32 4.6-8). A grandiosidade da pregao consiste basicamente, no nos recursos de retrica (os quais certamente devem ser buscados), mas em sua pureza, em sua fidelidade 33 Palavra. Como bem disse Charles H. Spurgeon (1834-1892), Se o que prega34 rem no for a verdade, Deus no estar a. Assim sendo, a pregao grandiosa bblica. Pois bem, se eu no creio na inspirao e inerrncia da Bblia, certamente, poderei ter conscincia da biblicidade da minha pregao (basta que pregue o que est escrito), contudo, como poderei ter certeza da veracidade daquilo que
No fao aqui nenhuma distino entre misso e evangelizao (Vd. R.B. Kuiper, Evangelizao Teocntrica, So Paulo: Publicaes Evanglicas Selecionadas, 1976, p. 1). Orlando E. Costa, que diz haver uma confuso entre os termos, assim os distingue: Misso e evangelismo so, pois, dois lados da mesma moeda. A moeda Deus (Sic) e Sua atividade redentora em favor de toda a humanidade. Evangelismo o anncio dessa obra; misso o mandamento que nos compele a pr em ao esse anncio (Orlando E. Costas, La Iglesia e Su Mision Evangelizadora, Buenos Aires: La Aurora, 1971, p. 27). O autor acrescenta, de forma acertada, que a distino equivocada entre misso e evangelizao, tem levado a Igreja a ter uma viso unilateral de misso: ou apenas no exterior, esquecendo-se do seu mbito local, ou apenas local em detrimento daquela. (Vd. Ibidem., p. 33ss). Neste sentido, vejam-se as pertinentes observaes de Francis A. Schaeffer (F. A. Schaeffer, Forma e Liberdade na Igreja: In: A Misso da Igreja no Mundo de Hoje, So Paulo/Belo Horizonte, MG.: ABU/Viso Mundial, 1982, p. 222).
30 31 32

Billy Graham, Por que Lausanne?: In: A Misso da Igreja no Mundo de Hoje, p. 20.

Fiel a palavra e digna de toda aceitao: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal (1Tm 1.15). Fiel esta palavra e digna de inteira aceitao (1Tm 4.9). Quanto a mim, estou sendo j oferecido por libao, e o tempo da minha partida chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a f. J agora a coroa da justia me est guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dar naquele Dia; e no somente a mim, mas tambm a todos quantos amam a sua vinda (2Tm 4.6-8). Vd. John H. Jowett, O Pregador, Sua Vida e Obra, So Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1969, p. 97.
33

C.H. Spurgeon, Firmes na Verdade, Lisboa: Edies Peregrino, 1990, p. 85. Alhures, Spurgeon, nos diz: O verdadeiro ministro de Cristo sabe que o verdadeiro valor de um sermo est, no em seu molde ou modo, mas na verdade que ele contm. Nada pode compensar a ausncia de ensino; toda retrica do mundo apenas o que a palha para o trigo, em contraste com o evangelho da nossa salvao. Por mais belo que seja o cesto do semeador, uma miservel zombaria, se estiver sem sementes (Lies aos Meus Alunos, So Paulo: Publicaes Evanglicas Selecionadas, 1982, Vol. II, p. 88).
34

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 10

prego, visto que neste caso, ser bblico no a mesma coisa que ser inerrante e por isso verdadeiro? Se destruo os fundamentos, cai todo o edifcio. Creio que Satans objetivando esmorecer o mpeto evangelstico da Igreja, tem usado deste artifcio: minar a doutrina da inspirao e inerrncia das Escrituras, a fim de que a Igreja perca a compreenso de sua prpria natureza e, assim, substitua a pregao evanglica por discursos ticos, polticos, sociais, filosficos e de auto35 ajuda. Alis, a Escritura sempre foi um dos alvos prediletos de Satans (Vd. Gn 36 3.1-5; Mt 4.3,6,8,9; 2Co 4.3,4). Satans no diz diretamente algo a ns, mas d a entender, induz, sugere uma idia. Ele nos faz pensar de uma forma equivocada, dando-nos a impresso de que agora, de fato, descobrimos a verdade, temos a soluo autnoma para o nosso problema e para os dos outros. A Eva, ele diz: assim que Deus disse: no comereis de toda rvore do jardim? (Gn 3.1). Ora, Deus no tinha dito isto; ao contrrio; de toda a rvore o homem poderia comer exceto uma: a rvore do conhecimento do bem e do mal. No entanto, usando palavras semelhantes ele diz coisas bem diferentes. Na insinuao satnica havia a tentativa de dizer que Deus era mentiroso e que, portanto no deveria ser obedecido. Eva cedeu; duvidou da Palavra de Deus e consequentemente do Deus da Palavra. A Jesus, com fome no deserto, ele usa da mesma estratgia, dizendo: Se s Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em po (Mt 4.3). O seu desejo fazer com que Jesus duvide da Sua filiao divina ou, que tente prov-la, sucumbindo assim, tentao. Alis este foi um desafio comum a Jesus Cristo: usar de Seu poder eterno para fazer o que desejasse; no entanto, em tudo Ele se submeteu ao Pai conforme o pacto eterno (Mt 26.29; Jo 8.28, 29,42; 17.1-6). No satisfeito com a resposta de Jesus, Satans continua: Se s Filho de Deus, atira-te abaixo, porque est escrito: Aos seus anjos ordenar a teu respeito; que te guardem; e: Eles te sustero nas suas mos, para no tropeares nalguma pedra (Mt 4.6). Mais tarde, na sua crucificao, o mesmo tipo de tentao feito ao Senhor Jesus: E foram crucificados com ele dois ladres, um sua direita, e outro sua esquerda. Os que iam passando blasfemavam dele, meneando a cabea e dizendo: tu que destris o santurio e em trs dias o reedificas! Salva-te a ti mesmo, se s Filho de Deus, e desce da cruz! De igual modo, os principais sacerdotes, com os escribas e ancios, escarnecendo, diziam: Salvou os outros, a si mesmo no pode salvar-se. rei de Israel! Desa da cruz, e creremos nele. Confiou em Deus; pois venha livr-lo agora, se, de fato, lhe quer bem; porque disse: Sou Filho de Deus (Mt 27.38-43) (Mc 15.30-32).

Vejam-se: D. Martyn Lloyd-Jones, Pregao e Pregadores, So Paulo: Fiel, 1984, p. 9-10; James M. Boice, O Pregador e a Palavra de Deus: In: J.M. Boice, ed. O Alicerce da Autoridade Bblica, So Paulo: Vida Nova, 1982, p. 143-167; J.C. Ryle, A Inspirao das Escrituras, So Paulo: Publicaes Evanglicas Selecionadas, (s.d.), p. 15.
35 36

Veja-se: Hermisten M. P. Costa, O Pai Nosso, So Paulo: Cultura Crist, 2001.

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 11

Na insinuao diablica h sempre uma tentativa de mostrar que o nosso caminho, a nossa opo a melhor; a sua proposta sempre se configurar como a mais lgica e atraente. A desobedincia a Deus de fato , com freqncia, o caminho que nos parece mais objetivo e prtico, alm de encontrarmos uma inclinao natural para ele. No entanto, a vontade de Deus para ns que resistamos a estas tentaes e continuemos crendo em Deus e na Sua Palavra, seguindo a rota proposta; o caminho de vida por Ele traado para ns. A Igreja prega o Evangelho, consciente de que Ele o poder de Deus para a sal37 vao dos que crem (Rm 1.16); por isso, recusar o Evangelho significa rejeitar o 38 prprio Deus que nos fala (1Ts 4.8). Comentando Rm 1.16, Calvino diz que aqueles que se recusam ouvir a Palavra proclamada esto premeditadamente rejeitando o poder de Deus e repelindo de si a mo divina que pode libert39 los. A Igreja proclama a Palavra, no as suas opinies a respeito da Palavra, consciente que Deus age atravs das Escrituras, produzindo frutos de vida eterna 40 (Rm 10.8-17; 1Co 1.21; 1Co 15.11; Cl 1.3-6; 1Ts 2.13-14). A Igreja por si s no 41 produz vida, todavia ela recebeu a vida em Cristo (Jo 10.10) atravs da Sua Palavra vivificadora; deste modo, ela ensina a Palavra, para que pelo Esprito de Cristo, que atua mediante as Escrituras, os homens creiam e recebam vida abundante e e-

37

Pois no me envergonho do evangelho, porque o poder de Deus para a salvao de todo aquele que cr, primeiro do judeu e tambm do grego (Rm 1.16).
38

Dessarte, quem rejeita estas coisas no rejeita o homem, e sim a Deus, que tambm vos d o seu Esprito Santo (1Ts 4.8).
39 40

Joo Calvino, Exposio de Romanos, So Paulo: Paracletos, 1997, (Rm 1.16), p. 58.

Porm que se diz? A palavra est perto de ti, na tua boca e no teu corao; isto , a palavra da f que pregamos. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu corao, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, sers salvo. Porque com o corao se cr para justia e com a boca se confessa a respeito da salvao. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele cr no ser confundido. Pois no h distino entre judeu e grego, uma vez que o mesmo o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor ser salvo. Como, porm, invocaro aquele em quem no creram? E como crero naquele de quem nada ouviram? E como ouviro, se no h quem pregue? E como pregaro, se no forem enviados? Como est escrito: Quo formosos so os ps dos que anunciam coisas boas! Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaas diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregao? E, assim, a f vem pela pregao, e a pregao, pela palavra de Cristo (Rm 10.8-17). Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo no o conheceu por sua prpria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crem pela loucura da pregao (1Co 1.21). Portanto, seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim crestes (1Co 15.11). Damos sempre graas a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vs, desde que ouvimos da vossa f em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos; por causa da esperana que vos est preservada nos cus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, que chegou at vs; como tambm, em todo o mundo, est produzindo fruto e crescendo, tal acontece entre vs, desde o dia em que ouvistes e entendestes a graa de Deus na verdade (Cl 1.3-6). Outra razo ainda temos ns para, incessantemente, dar graas a Deus: que, tendo vs recebido a palavra que de ns ouvistes, que de Deus, acolhestes no como palavra de homens, e sim como, em verdade , a palavra de Deus, a qual, com efeito, est operando eficazmente em vs, os que credes. Tanto assim, irmos, que vos tornastes imitadores das igrejas de Deus existentes na Judia em Cristo Jesus; porque tambm padecestes, da parte dos vossos patrcios, as mesmas coisas que eles, por sua vez, sofreram dos judeus (1Ts 2.13-14).
41

O ladro vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundncia (Jo 10.10).

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 12

terna. A Igreja anuncia a Palavra crendo na Sua autenticidade, sabendo que Ela a Palavra de Deus, poderosa para a salvao de todo aquele que cr. Quando anunciamos o Evangelho podemos ter a certeza de que Deus cumpre a Sua Palavra. Sem esta convico no h lugar para a pregao eficaz.

B) A Universalidade do Pecado:
Ao evangelizarmos, no samos com uma lanterna acesa, procurando entre os homens aqueles que sejam pecadores. Tambm no abordamos as pessoas perguntando: Voc pecador? e no caso de uma resposta negativa, pedimos-lhe desculpas e vamos embora, buscando outros homens com aparncia de pecador... Quando nos dirigimos aos homens apresentando a salvao por Cristo, estamos na realidade, reivindicando que eles se arrependam e creiam no Evangelho. Ao assim procedermos, estamos, de fato, pressupondo corretamente que todos os homens pecaram distanciando-se de Deus, estando perdidos, necessitando, portanto, da salvao. Esta a convico de Paulo: .... todos pecaram e carecem da glria de Deus (Rm 3.23). Portanto, todo o labor evangelstico da Igreja se ampara neste pressuposto fundamental: Todos os homens pecaram, distanciando-se de Deus, o Seu Criador, em Quem somente h vida. A Igreja anuncia o Evangelho sabendo que o homem nada pode fazer para voltar vida; todos esto mortos em seus delitos e pecados (Ef 2.1,5). Lloyd-Jones est correto ao declarar que .... completamente antiescriturstico favorecer qualquer tipo de evangelizao que negligencie a doutri42 na sobre o pecado. A Igreja evangeliza consciente de que o pecado envolve de forma terrvel e desumanizante toda a raa humana; ela sabe que a cura para o homem no est nele mesmo, mas em Jesus Cristo, Aquele que restaura a nossa verdadeira humanidade. Somente o Deus criador pode restaurar definitivamente a Sua criatura; Ele se disps a isso atravs de Seu Filho amado que deu a sua vida pelo Seu Povo (Jo 3.16), cofiando esta mensagem Igreja, que proclama o Evangelho do Poder de Deus (Rm 1.16), reivindicando que todos os homens se arrependam de seus pecados e, por graa, tornem-se para Deus. Ora, tudo provm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministrio da reconciliao, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, no imputando aos homens as suas transgresses, e nos confiou a palavra da reconciliao. De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermdio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus. Aquele que no conheceu pecado, ele o fez pecado por ns; para que, nele, fssemos feitos justia de Deus. E ns, na qualidade de cooperadores com ele, tambm vos exortamos a que no recebais em vo a graa de Deus (porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da
D.M. Lloyd-Jones, Santificados Mediante a Verdade, So Paulo: Publicaes Evanglicas Selecionadas (Certeza Espiritual, Vol. 3), 2006, p. 115.
42

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 13

oportunidade e te socorri no dia da salvao; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvao) (2Co 5.18-6-2).

C) A Soberana Graa de Deus:

A doutrina da soberania divina seria grosseiramente mal aplicada se porventura a invocssemos de uma maneira tal que viesse a diminuir a urgncia, o impulso, a prioridade e o constrangimento obrigatrio do imperativo evangelstico J.I. Packer, Evangelizao e Soberania de Deus, 2 ed. So Paulo: Vida Nova, 1990, p. 26.

O homem como ser paradoxal que , tende a nutrir posies diferentes sobre o mesmo assunto, dependendo das circunstncias que, amide so de carter passional. Posso, por exemplo, defender a supremacia da lei, at que eu mesmo a tenha quebrado. Do mesmo modo, posso sustentar determinados princpios liberais ou conservadores, desde que a minha famlia no esteja em jogo, etc. Ou seja: tendemos a ser mais subjetivos do que imaginamos ou estaramos dispostos a admitir.
43

Uma doutrina que facilmente objeto de posicionamentos contraditrios a sobe44 rania de Deus. Gostamos de alardear a nossa liberdade, a nossa capacidade de escolha e persuaso. Quando assim fazemos, falar em soberania de Deus parece diminuir um pouco a nossa autoconfiana e suposta autonomia; portanto, consideramos ser melhor deix-la guardada em alguma gaveta para onde empurramos os papis que no esto sendo utilizados e no sabemos bem o que fazer com eles. No entanto, quando nos vemos sem recursos, sem perspectivas favorveis, sem saber o que fazer, podemos, sem talvez nos darmos conta, nos contentar com uma f singela no cuidado de Deus e, podemos ento dizer para ns mesmos: Deus soberano, Ele sabe o que faz; nada acontece por acaso.... A bem da verdade, ns mesmos, crentes em Cristo, com certa freqncia tendemos a adotar atitude semelhante. Calvino (1509-1564) capta bem isso ao dizer: Mesmo os santos precisam sentir-se ameaados por um total colapso das foras humanas, a fim de aprenderem, de suas prprias fraquezas, a depender inteira e unicamente de 45 Deus. Mas, afinal, Deus ou no soberano? Parece que esta uma das doutrinas mais repudiadas pelo homem natural e, ao mesmo tempo, a doutrina mais consoladora para todos ns que cremos em Cristo Jesus.
O ser humano tende a ser paradoxal (Gene Edward Veith, Jr., De Todo o teu entendimento, So Paulo: Cultura Crist, 2006, p. 123).
43

Pink lamenta: Hoje, porm, mencionar a soberania de Deus em muitos ambientes, falar uma lngua desconhecida (A.W. Pink, Deus Soberano, Atibaia, SP.: Editora Fiel, 1977, p. 19).
44 45

Joo Calvino, Exposio de 2 Corntios, So Paulo: Paracletos, 1995, (2Co 1.8), p. 22.

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 14

Uma das grandes dificuldades dos homens em todos os tempos deixar Deus ser 46 Deus. Estamos dispostos a fabricar nossos deuses para que estes possam cobrir as brechas de nossa compreenso. Deste modo, quando consigo dominar a realidade, j no preciso de Deus; quando no, invoco este meu deus para justificar as minhas crenas, expectativas e, ao mesmo tempo, a minha falta de f. Dentro desta perspectiva, onde h cincia no precisamos de Deus; onde reina a ignorncia h um espao para um ser transcendente, destitudo de sua glria, verdade, mas assim mesmo um ser superior. Aqui h o esquecimento proposital, de que o atesmo 47 tambm uma questo de f. No Antigo Testamento os judeus insensveis aos seus prprios pecados, tomaram o aparente silncio de Deus como uma aprovao tcita de seus erros, projetando em Deus o seu comportamento. Considerando que eles mesmos procediam deste modo, pensavam que Deus fosse igual a eles. No entanto, Deus, no momento prprio, exporia diante deles os seus delitos Tens feito estas coisas, e eu me calei; pensavas que eu era teu igual; mas eu te argirei e porei tudo tua vista (Sl 50.21). Calvino (1509-1564), diz que o homem pretende usurpar o lugar de Deus: Cada um faz de si mesmo um deus e virtualmente se adora, quando atribui a seu 48 prprio poder o que Deus declara pertencer-lhe exclusivamente. De fato, os homens esto dispostos a reconhecer espontaneamente diversas virtudes em Deus: o seu amor, sua graa, bondade, perdo, tolerncia, proviso, etc. 49 Agora, a sua soberania, jamais. Pink (1886-1952) entende que negar a soberania de Deus entrar em um caminho que, seguindo at sua concluso l50 gica, leva a manifesto atesmo. A nossa dificuldade est em reconhecer a
Dizer que Deus soberano declarar que Deus Deus (A.W. Pink, Deus Soberano, p. 19).
46

O atesmo uma questo de f tanto quanto o cristianismo (Alister McGrath, O Deus Desconhecido: Em Busca da Realizao Espiritual, So Paulo: Loyola, 2001, p. 23). Portanto, os homens que rejeitam ou ignoram a Deus o fazem no porque a cincia ou a razo requeira que o faam, mas pura e simplesmente porque querem faz-lo (Henry H. Morris, The Bible has the Answer, Grand Rapids, Michigan: Baker Book House, 1971, p. 16. Apud D. James Kennedy, Por Que Creio, Rio de Janeiro: JUERP., 1977, p. 33).
47

Joo Calvino, O Livro dos Salmos, So Paulo: Parakletos, 2002, Vol. 3, (Sl 100.1-3), p. 549. Vejase tambm: Joo Calvino, Instruo na F, Goinia, GO: Logos Editora, 2003, Caps. 1-3, p. 11-14.
48

Kennedy diz precisamente isso: O motivo por que tantas pessoas se opem a essa doutrina [predestinao] que elas querem um Deus que seja qualquer coisa, menos Deus. Talvez permitam-lhe ser algum psiquiatra csmico, um pastor prestativo, um lder, um mestre, qualquer coisa, talvez... contanto que Ele no seja Deus. E isso por uma razo muito simples... elas mesmas querem ser Deus. Essa sempre foi a essncia do pecado o fato que o homem pretende ser Deus (James Kennedy, Verdades que Transformam, So Paulo: Editora Fiel, 1981, p. 31).
49

A.W. Pink, Deus Soberano, Atibaia, SP.: Editora Fiel, 1977, p. 21. Em outro lugar: Os idlatras do lado de fora da cristandade fazem deuses de madeira e de pedra, enquanto que os milhes de idlatras que existem dentro da cristandade fabricam um Deus extrado de suas mentes carnais. Na realidade, no passam de ateus, pois no existe alternativa possvel seno a de um Deus absolutamente supremo, ou nenhum deus (A.W. Pink, Os Atributos de Deus, So Paulo: Publicaes Evanglicas Selecionadas, 1985, p. 28). Defender a crena num
50

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 15

Deus como o Senhor que reina. A Palavra, por sua vez, nos desafia a aprender com Ela a respeito de Deus. O nosso Deus, entre tantas perfeies, o Deus soberano; sem este atributo, Deus no seria Deus: Verdadeiramente reconhecer a 52 soberania de Deus , portanto, contemplar o prprio Deus soberano. No entanto, J demonstra a dificuldade de nossa compreenso, ao indagar: Eis que isto so apenas as orlas dos seus caminhos! Que leve sussurro temos ouvido dele! Mas o trovo do seu poder, quem o entender? (J 26.14).
51

A liberdade um dos atributos da soberania. Deus soberano e, por isso mesmo, livre na manifestao da Sua graa. Alis, este conceito fundamental idia bblica de graa, pois, se a graa no fosse livre, no seria graa; graa que obrigatria no graa, obrigao. Deus tem misericrdia de quem Lhe aprouve (Ex 33.19). A graa absolutamente livre de toda a nossa influncia, ou ento 53 no graa de modo algum. Deus nos olha com graa porque assim O decidiu; o homem no pode exercer nenhuma influncia sobre isso, todavia, Deus gracioso para com o homem porque determinou em Si mesmo considerar a necessidade do Seu povo. Packer, corretamente declarou:

A graa livre, no sentido de ser auto-originada e de proceder de Algum que podia ou no conceder graa. Somente quando se percebe que o que decide o destino do homem o fato de Deus resolver ou no salv-lo de seus pecados sendo esta uma deciso que Ele no obrigado a tomar em nenhum caso que se comea a apreender a idia b54 blica da graa. Se Deus, soberana e livremente estabelecesse a Lei como sendo o caminho da graa, a graa continuaria sendo graa; todavia, no haveria salvao para o homem, j que o padro de Deus a perfeio. A graa reina livremente justamente por ser soberana!: A fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim tambm reinasse a graa pela justia para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor (Rm 5.21). Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graa, a fim de recebermos misericrdia e acharmos graa para socorro em ocasio opor-

poder do alto nebuloso balanar entre o atesmo e um cristianismo total com suas exigncias pessoais (R.C. Sproul, Razo para Crer, So Paulo: Mundo Cristo, 1986, p. 48). Ver o sermo de Spurgeon sobre Mt 28.15 citado por Pink. A.W. Pink, Os Atributos de Deus, p. 3233.
51 52 53

A.W. Pink, Deus Soberano, p. 138.

A. Booth, Somente pela Graa, So Paulo: Publicaes Evanglicas Selecionadas, 1986, p.14. Do mesmo modo, Parker: Se a graa fosse uma obrigao da parte de Deus, j no seria graa. Porm em Sua divina liberdade que Deus nos mostra sua graa (T.H.L. Parker, Gracia: In: E.F. Harrison, ed. Diccionario de Teologia, Grand Rapids, Michigan: T.E.L.L., 1985, p. 254b). Vd. tambm: [John Gill, A Complete Body of Doctrinal and Practical Divinity, The Collected Writings of: John Gill, [CD-ROM], (Albany, OR: Ages Software, 2000), I.13, p. 196].
54

J.I. Packer, O Conhecimento de Deus, So Paulo: Mundo Cristo, 1980, p. 119.

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 16

tuna (Hb 4.16). (Vejam-se: 1Rs 8.23; Is 55.3; Jr 9.24; Rm 3.24; 9.15-18 ).

55 56

Na prtica ningum evangeliza sem a convico do soberano poder transformador de Deus. Se no fosse assim, no teria sentido orar pedindo que Deus aplique a Sua Palavra, que transforme aquele corao, que lhe d discernimento, etc. Assim fazemos, porque sabemos que em primeira e ltima instncia, a salvao pertence a Deus. A certeza de que Deus o Senhor da Salvao e, que a Ele pertence o poder pa57 ra nos salvar conforme o Seu decreto eterno deve nortear e direcionar todo o nos58 so pensar e agir evanglico. A salvao uma prerrogativa nica e exclusiva de Deus: Ele tem poder e total liberdade para salvar a quem quiser; a Palavra diz que a 59 salvao pertence a Deus (Hb 2.10; 5.9; Tg 4.12; Ap 7.10; 19.1). De fato, Deus Quem salva conforme o Seu propsito gracioso revelado nas Escrituras Sagradas. Quando evangelizamos, estamos certos do poder soberano de Deus, que age nos eleitos, criando f atravs da Sua Palavra. Contudo, como crero e invocaro o no60 me do Senhor, se no conhecerem o Evangelho? (Rm 10.9-15). A Soberania de

55

E disse [Salomo]: SENHOR, Deus de Israel, no h Deus como tu, em cima nos cus nem embaixo na terra, como tu que guardas a aliana e a misericrdia a teus servos que de todo o corao andam diante de ti (1Rs 8.23). Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viver; porque convosco farei uma aliana perptua, que consiste nas fiis misericrdias prometidas a Davi (Is 55.3). Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e fao misericrdia, juzo e justia na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR (Jr 9.24). Sendo justificados gratuitamente, por sua graa, mediante a redeno que h em Cristo Jesus (Rm 3.24). Pois ele diz a Moiss: Terei misericrdia de quem me aprouver ter misericrdia e compadecerme-ei de quem me aprouver ter compaixo. Assim, pois, no depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericrdia. Porque a Escritura diz a Fara: Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra. Logo, tem ele misericrdia de quem quer e tambm endurece a quem lhe apraz (Rm 9.15-18).
56

Vejam-se tambm, Confisso de Westminster, III.5; IX.4; XV.3; Catecismo Menor, Pergs. 33,34,

35. Leia: A.W. Pink, Deus Soberano, p. 24, 49ss.; Idem., Os Atributos de Deus, p. 31-36; Loraine Boettner, La Predestinacin, p. 26ss; 259; J. I. Packer, Evangelizao e Soberania de Deus, 2 ed. So Paulo: Vida Nova, 1990, p. 11-15; Confisso de Westminster, (1647), IX.3; VI.4; VII.1.
57 58 59

Vd. J.I. Packer, Evangelizao e Soberania de Deus, p. 22-23.

Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos glria, aperfeioasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvao deles (Hb 2.10). E, tendo sido aperfeioado, tornou-se o Autor da salvao eterna para todos os que lhe obedecem (Hb 5.9). Um s Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer.... (Tg 4.12). E clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvao (Ap 7.10). Depois destas coisas, ouvi no cu uma como grande voz de numerosa multido, dizendo: Aleluia! A salvao, e a glria, e o poder so do nosso Deus (Ap 19.1).
60

Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu corao, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, sers salvo. Porque com o corao se cr para justia e com a boca se confessa a respeito da salvao. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele cr no ser confundido. Pois no h distino entre judeu e grego, uma vez que o mesmo o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor ser salvo. Como, porm, invocaro aquele em quem no creram? E como crero naquele de quem nada ouviram? E como ouviro, se no h quem pregue? E como pregaro, se no forem enviados? Como est escrito: Quo formosos so os ps dos que anunciam coisas boas! (Rm 10.9-15).

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 17

Deus uma determinante da evangelizao! J.I. Packer, ressaltando a importncia da convico da Soberania de Deus no ministrio evanglico, diz:

(A) f fervorosa na soberania absoluta de Deus (...) no somente fortalece a evangelizao, como sustenta o evangelista, criando uma esperana de xito que, de outro modo, no poderia ser realidade; e igualmente nos ensina a ligar a pregao orao, tornando-nos ousados e confiantes perante os homens, ao mesmo tempo em que nos torna humil61 des e persistentes perante Deus. (Vejam-se: Jo 15.5; 16.33; 1Co 15.57-58; Fp 4.13).

D) A Responsabilidade Humana:
A aceitao do paradoxo ou antinomia faz parte da prpria limitao nossa diante da Revelao de Deus. Reconhecemos a clareza de temas individuais nas Escrituras, mas, ao mesmo tempo, confessamos a nossa incapacidade em relacion62 los de forma perfeita em nossa mente bastante limitada. A Escritura suficientemente clara, mas, no absolutamente clara em todas as coisas. A prpria Confisso de Westminster nos instrui: Na Escritura no so todas as coisas igualmente claras em si, nem do mesmo modo evidentes a todos; contudo, as coisas que precisam ser obedecidas, cridas e observadas para a salvao, em uma ou outra passagem da Escritura so to claramente expostas e aplicadas, que no s os doutos, mas ainda os indoutos, no devido uso dos meios ordinrios, podem alcanar uma suficiente compreenso delas (I.7). A Bblia apresenta verdades antinmicas (verdades que aparentemente se contradizem), sem ter a preocupao de nos explicar a relao entre ambas; e, tanto o 63 crente sem maiores estudos teolgicos, como o telogo, so, cada um sua maneira, tentados a explicar o que Deus no diz em Sua Palavra. Por isso, tenho afirmado com veemncia, que a Teologia no explicativa, mas sim, descritiva; isto porque se ela explica o que j foi explicado por Deus, est na realidade descrevendo a explicao e, se por outro lado, tenta explicar o que Deus no explicou, est adenJ.I. Packer, Evangelizao e Soberania de Deus, p. 84-85. Veja-se, tambm, p. 66-67; 74-75; R.B. Kuiper, Evangelizao Teocntrica, p. 50-51.
61

Esta compreenso bastante forte no pensamento de Calvino. Vejam-se: Edward A. Dowey, Jr., The Knowledge of God in Calvins Theology, New York: Columbia University Press, 1952, p. 39-40. George comenta: Com toda sua reputao de telogo de lgica rigorosa, Calvino preferiu viver com o mistrio e a incoerncia de lgica a violar os limites da revelao ou imputar culpa ao Deus que as Escrituras retratam como infinitamente sbio, completamente amoroso e absolutamente justo (Timothy George, A Teologia dos Reformadores, So Paulo: Vida Nova, 1994, p. 209).
62

Para uma classificao til a respeito dos nveis de teologia, ver: Stanley J. Grenz & Roger C. Olson, Quem Precisa de Teologia? Um convite ao estudo sobre Deus e sua relao com o ser humano, So Paulo: Vida, 2002, especialmente, p. 25-39.
63

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 18

trando aos mistrios de Deus o que, alm de ser intil, visto que nada conseguimos de positivo com isso, um ato pecaminoso. Ento, algum perguntaria: para que a Teologia? Se ela apenas descritiva, quem precisa dela? Entendemos que a Teolo64 gia, especialmente a conhecida tecnicamente como Teologia Sistemtica, se prope a estudar a verdade bblica em seu todo, tentando relacionar as partes com o todo e o todo com as suas partes, declarando, assim, de forma mais ou menos sistemtica, as doutrinas que no foram criadas por homens, mas sim, reveladas por Deus, do Gnesis ao Apocalipse. Creio que foi neste sentido que escreveu LloydJones (1899-1981): O estudo bblico de bem pouco valor se termina em si prprio e se principalmente uma questo de sentido das palavras. O pro65 psito do estudo das Escrituras chegar doutrina. O fato que a Escritura nos diz, com cores vivas, que Deus Senhor de todas as coisas, nada acontecendo sem a Sua prvia permisso consciente (Sl 106.8; Is 66 40.13-14; Dn 3.17-18; 4.35; Mt 10.29; At 4.27-28; Rm 9.15; 11.34-36; Ef 1.5,11). Por outro lado, tambm afirma a responsabilidade do homem como ser moral e livre, que prestar contas de seus atos a Deus (Mt 11.20-24;12.36-37; Jo 3.18; At 13.3867 41; Rm 14.10-12; 2Co 5.10; 2Ts 1.7-10; Ap 20.11-13). Calvino (1509-1564), como
Pessoalmente entendo a Teologia como o estudo sistemtico da Revelao Especial de Deus conforme registrada nas Escrituras Sagradas tendo como fim ltimo o glorificar a Deus atravs do Seu conhecimento e obedincia Sua Palavra. Operacionalmente podemos dizer que a Teologia Sistemtica o estudo sistematizado da Revelao Especial de Deus conforme registrada nas Escrituras Sagradas, buscando uma compreenso real e harmnica de "todo o desgnio de Deus" e de suas relaes intrnsecas e extrnsecas, realando a sua relevncia para a vida do povo de Deus. Cabe ainda uma palavra explicativa: a nomenclatura sistemtica, que pode parecer redundante para alguns, proveniente do verbo grego sunista/w, que significa: organizar, coligar, congregar. Portanto, a designao de Teologia Sistemtica pertinente visto que ela se prope a organizar em um sistema unificado os ensinamentos bblicos.
64

D.M. Lloyd-Jones, Por Que Prosperam os mpios?, So Paulo: Publicaes Evanglicas Selecionadas, 1983, p. 101.
65

Mas ele os salvou por amor do seu nome, para lhes fazer notrio o seu poder (Sl 106.8). Quem guiou o Esprito do SENHOR? Ou, como seu conselheiro, o ensinou? Com quem tomou ele conselho, para que lhe desse compreenso? Quem o instruiu na vereda do juzo, e lhe ensinou sabedoria, e lhe mostrou o caminho de entendimento? (Is 40.13-14). Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrarnos, ele nos livrar da fornalha de fogo ardente e das tuas mos, rei. Se no, fica sabendo, rei, que no serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste (Dn 3.17-18). Todos os moradores da terra so por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exrcito do cu e os moradores da terra; no h quem lhe possa deter a mo, nem lhe dizer: Que fazes? (Dn 4.35). No se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cair em terra sem o consentimento de vosso Pai (Mt 10.29). Porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pncio Pilatos, com gentios e gente de Israel, para fazerem tudo o que a tua mo e o teu propsito predeterminaram (At 4.27-28). Pois ele diz a Moiss: Terei misericrdia de quem me aprouver ter misericrdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixo (Rm 9.15). Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restitudo? Porque dele, e por meio dele, e para ele so todas as coisas. A ele, pois, a glria eternamente. Amm! (Rm 11.34-36). Nos predestinou para ele, para a adoo de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplcito de sua vontade, (...). Nele, digo, no qual fomos tambm feitos herana, predestinados segundo o propsito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade (Ef 1.5,11).
66 67

Passou, ento, Jesus a increpar as cidades nas quais ele operara numerosos milagres, pelo fato de no se terem arrependido: Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se tivessem operado os milagres que em vs se fizeram, h muito que elas se teriam arrependido com

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 19

jurista que era, nos chama a ateno para o fato de que a punio do infrator da lei s pode existir se este tiver liberdade e, por isso, puder ser responsabilizado pelos 68 69 seus atos. (Rm 1.18-2.16). Agostinho (354-430) revela a sua angstia de forma
pano de saco e cinza. E, contudo, vos digo: no Dia do Juzo, haver menos rigor para Tiro e Sidom do que para vs outras. Tu, Cafarnaum, elevar-te-s, porventura, at ao cu? Descers at ao inferno; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se fizeram, teria ela permanecido at ao dia de hoje. Digo-vos, porm, que menos rigor haver, no Dia do Juzo, para com a terra de Sodoma do que para contigo (Mt 11.20-24). Digo-vos que de toda palavra frvola que proferirem os homens, dela daro conta no Dia do Juzo; porque, pelas tuas palavras, sers justificado e, pelas tuas palavras, sers condenado (Mt 12.36-37). Quem nele cr no julgado; o que no cr j est julgado, porquanto no cr no nome do unignito Filho de Deus (Jo 3.18). Tomai, pois, irmos, conhecimento de que se vos anuncia remisso de pecados por intermdio deste; e, por meio dele, todo o que cr justificado de todas as coisas das quais vs no pudestes ser justificados pela lei de Moiss. Notai, pois, que no vos sobrevenha o que est dito nos profetas: Vede, desprezadores, maravilhaivos e desvanecei, porque eu realizo, em vossos dias, obra tal que no crereis se algum vo-la contar (At 13.38-41). Porque com o corao se cr para justia e com a boca se confessa a respeito da salvao. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele cr no ser confundido. Pois no h distino entre judeu e grego, uma vez que o mesmo o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam (Rm 14.10-12). Porque importa que todos ns compareamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo (2Co 5.10). E a vs outros, que sois atribulados, alvio juntamente conosco, quando do cu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingana contra os que no conhecem a Deus e contra os que no obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrero penalidade de eterna destruio, banidos da face do Senhor e da glria do seu poder, quando vier para ser glorificado nos seus santos e ser admirado em todos os que creram, naquele dia (porquanto foi crido entre vs o nosso testemunho) (2Ts 1.7-10). Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presena fugiram a terra e o cu, e no se achou lugar para eles. Vi tambm os mortos, os grandes e os pequenos, postos em p diante do trono. Ento, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o alm entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras (Ap 20.11-13).
68 69

Vd. J. Calvino, As Institutas, I.17.3 e 5.

A ira de Deus se revela do cu contra toda impiedade e perverso dos homens que detm a verdade pela injustia; porquanto o que de Deus se pode conhecer manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisveis de Deus, assim o seu eterno poder, como tambm a sua prpria divindade, claramente se reconhecem, desde o princpio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens so, por isso, indesculpveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, no o glorificaram como Deus, nem lhe deram graas; antes, se tornaram nulos em seus prprios raciocnios, obscurecendo-se-lhes o corao insensato. Inculcando-se por sbios, tornaram-se loucos e mudaram a glria do Deus incorruptvel em semelhana da imagem de homem corruptvel, bem como de aves, quadrpedes e rpteis. Por isso, Deus entregou tais homens imundcia, pelas concupiscncias de seu prprio corao, para desonrarem o seu corpo entre si; pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual bendito eternamente. Amm! Por causa disso, os entregou Deus a paixes infames; porque at as mulheres mudaram o modo natural de suas relaes ntimas por outro, contrrio natureza; semelhantemente, os homens tambm, deixando o contacto natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punio do seu erro. E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o prprio Deus os entregou a uma disposio mental reprovvel, para praticarem coisas inconvenientes, cheios de toda injustia, malcia, avareza e maldade; possudos de inveja, homicdio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, prfidos, sem afeio natural e sem misericrdia. Ora, conhecendo eles a sentena de Deus, de que so passveis de morte os que tais coisas praticam, no somente as fazem, mas tambm aprovam os que assim procedem. Portanto, s indesculpvel, homem, quando julgas, quem quer que sejas; porque, no que julgas a outro, a ti mesmo te condenas; pois praticas as prprias coisas que condenas. Bem sabemos que o juzo de Deus segundo a verdade contra os que praticam tais coisas. Tu, homem, que condenas os que praticam

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 20

potica: A pena me acompanha, porque me deste livre-arbtrio. Se, pois, no me tivsseis dado o livre-arbtrio, e desta forma no me tivesses feito melhor do que os animais, no sofreria justa condenao ao pecar. Ento, pelo li70 vre-arbtrio me elevaste, e por justo juzo me derrubaste. Temos conscincia que os dois postulados so bblicos e conseqentemente verdadeiros; s no sabemos explic-los satisfatoriamente em sua correlao e, segun71 do creio, nem Deus nos pediu tal tarefa. Packer coloca a questo nestes termos:

A antinomia particular que est em vista neste caso a aparente oposio entre a soberania divina e a responsabilidade humana, ou (expressando o caso de modo mais bblico) entre o que Deus faz como Rei e o que Ele faz como Juiz. As Escrituras ensinam que, como Rei, Ele ordena e controla todas as coisas, inclusive as aes humanas, de conformidade com Seu prprio propsito eterno (Gn 45.8; 50.20; Pv 16.9; 21.1; Mt 10.29; At 4.27-28; Rm 9.20-21; Ef 1.11, etc). As Escrituras igualmente ensinam que, como Juiz, Ele considera todo homem responsvel pelas escolhas que faz, bem como pelos cursos de ao que segue (Mt 25; Rm 2.1-16; Ap 20.11-13, etc). (...) O homem um agente moral responsvel, embora seja tambm divinamente controlado; o homem divinamente controlado, embora se72 ja tambm um agente moral responsvel.

tais coisas e fazes as mesmas, pensas que te livrars do juzo de Deus? Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerncia, e longanimidade, ignorando que a bondade Deus que te conduz ao arrependimento? Mas, segundo a tua dureza e corao impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelao do justo juzo de Deus, que retribuir a cada um segundo o seu procedimento: a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glria, honra e incorruptibilidade; mas ira e indignao aos facciosos, que desobedecem verdade e obedecem injustia. Tribulao e angstia viro sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e tambm ao grego; glria, porm, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e tambm ao grego. Porque para com Deus no h acepo de pessoas. Assim, pois, todos os que pecaram sem lei tambm sem lei perecero; e todos os que com lei pecaram mediante lei sero julgados. Porque os simples ouvidores da lei no so justos diante de Deus, mas os que praticam a lei ho de ser justificados. Quando, pois, os gentios, que no tm lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, no tendo lei, servem eles de lei para si mesmos. Estes mostram a norma da lei gravada no seu corao, testemunhando-lhes tambm a conscincia e os seus pensamentos, mutuamente acusandose ou defendendo-se, no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, de conformidade com o meu evangelho (Rm 1.18-2.16). Agostinho, Comentrio aos Salmos, So Paulo: Paulus, 1997-1998, (Patrstica, 9/1-3), [Sl (102)101.11], Vol. III, p. 22.
70 71 72

Vd. Joo Calvino, As Institutas, I.18.4.

J.I. Packer, Evangelizao e Soberania de Deus, 2 ed. So Paulo: Vida Nova, 1990, p.18-19. Para uma viso crtica do emprego do termo antinomia, no do conceito teolgico sustentado por Packer, ver: R.C. Sproul, Eleitos de Deus, So Paulo: Cultura Crist, 1998, p. 38-40 e Wayne A. Grudem, Teologia Sistemtica, So Paulo: Vida Nova, 1999, p.18. Veja-se tambm: K.S. Kantzer, Paradoxo: In: Walter A. Elwell, ed. Enciclopdia Histrico-Teolgica da Igreja Crist, So Paulo: Vida Nova, 1998-1990, Vol. III, p. 98-99 e Anthony Hoekema. Salvos pela Graa, So Paulo: Cultura Crist, 1997, p. 11-13.

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 21

Diante disso, creio que a atitude correta do cristo sincero, a confisso da sua ignorncia e, concomitantemente a glorificao de Deus, por Ele nos dirigir de forma sbia e soberana e, misteriosamente no anular a nossa vontade-responsabilidade. Creio tambm, que uma forma de demonstrarmos a nossa compreenso, gratido e reverncia para com Deus e para com Sua Palavra, no tentar indevidamente especular sobre estas verdades. O que Deus quis que soubssemos revelou em Sua Palavra; nada ficou de fora, nada foi demais: Na Palavra temos registrado apenas o que Deus quis que permanecesse; e para ns, isto basta! Aps falar da soberania de Deus na Criao e na eleio, Isaas exclama: Verdadeiramente tu s Deus misterioso.... (Is 45.15). Em outro lugar: No se pode esquadrinhar o seu entendimento (Is 40.28/Is 55.9; Pv 25.2; Rm 11.33). Ns aceitamos o mistrio. Cremos que Deus Soberano, e que realiza sempre os Seus propsitos. Nada nem ningum pode impedir-Lhe (J 42.2; Sl 33.11; 115.3; 135.6; Dn 4.34,35; Ef 1.11, etc); o homem como ser moral e responsvel dar contas de si mesmo a Deus, colhendo de forma obrigatria o que semeou livre e espontaneamente (Rm 14.10-12; 2Co 5.10; Gl 6.7,8). Deus nos tratar conforme de fato somos: 73 agentes morais responsveis.

1) O HOMEM COMO SER RESPONSVEL: O homem foi criado como um ser pessoal que tem conscincia e determinao prpria. Diferentemente de todos os outros animais, faz a distino entre o eu, o mundo e Deus; da a capacidade de se relacionar com Deus (Gn 3.8-14; Jr 29.13; Mt 11.28-30) e com o seu semelhante, podendo entender (racionalmente) a vontade de Deus, fazer-se entender e avaliar todas as coisas (Gn 1.28-30; 2.18,19). Como temos visto, apesar de o pecado ter comprometido, de forma gravssima todas as suas faculdades originais, o homem no deixou de ser a imagem e semelhana de Deus visto que isto implicaria em deixar de ser homem. Contudo, ele se tornou uma imagem desfigurada, desfocalizada, mais propriamente uma caricatura do Seu Criador. Calvino (1509-1564) escrevendo sobre isso, disse: Quando de seu estado (original) decaiu Ado, no h a mnima dvida de que por esta defeco se haja alienado de Deus. Pelo que, embora concedamos no haja sido aniquilada e apagada de todo a imagem de Deus, foi ela, todavia, corrompida a tal ponto que, o que quer que resta, horrenda deformida74 de.

Vejam-se: J.I. Packer, Evangelizao e Soberania de Deus, p. 20-23; Hermisten M.P. Costa, Providncia de Deus: Governo ou Fatalismo?, So Paulo, 2006, passim.
73

J. Calvino, As Institutas, I.15.4. verdade que ao vir a este mundo, trazemos conosco um remanescente da imagem de Deus com a qual Ado foi criado: porm esta mesma imagem est to desfigurada que estamos repletos de injustias e em nossas mentes no h seno cegueira e ignorncia [Juan Calvino, Se Deus fuera nuestro Adversario: In: Sermones Sobre Job, Jenison, Michigan: T.E.L.L., 1988, (Sermon n 6), p. 86]. Vd. Juan Calvino, Breve Instruccion Cristiana, Barcelona: Fundacin Editorial de Literatura Reformada, 1966, p. 13; Joo Calvino, Efsios, (Ef 4.24), p. 142. Para uma exposio mais ampla sobre o conceito de Calvino a respeito de imagem
74

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 22

A Bblia apresenta o Evangelho como uma mensagem que deve ser anunciada a todos os homens a fim de que eles possam entend-la e crer. Deus no simplesmente arrasta o pecador para Si sem que ele deseje. Ningum ser salvo a contra75 gosto. Deus no simplesmente nos nocauteia; Ele nos convence. O homem precisa desejar a salvao e receb-la pela f. Sabemos que a f um dom de Deus (Ef 2.8) e Deus mesmo Quem desperta em ns a conscincia de nossa necessi76 dade de salvao e, ao mesmo tempo, a capacitao para crer no Evangelho.

2) UMA PROCLAMAO PODEROSAMENTE SUBMISSA E INTELIGENTE: A proclamao compete a ns; uma responsabilidade inalienvel e essen77 cial de toda a Igreja. Como temos visto, no compreendemos exaustivamente a relao entre a Soberania de Deus e a responsabilidade humana, contudo, a Bblia ensina estas duas verdades: Deus Soberano e o homem responsvel diante de 78 Deus por suas decises (Rm 1.18-2.16). O nosso confronto com os mistrios da Palavra deve nos conduzir adorao sincera (Rm 11.33-36). Em nosso testemunho, procuramos anunciar o Evangelho de forma inteligvel, nos dirigindo a seres racionais a fim de que entendam a mensagem e creiam; por isso, ao mesmo tempo em que sabemos que Deus Quem converte o pecador, devemos usar os recursos de que dispomos que no contrariem a Palavra de Deus , para atingir a todos os homens. A nossa proclamao deve ser apaixonada, no sentido de que queremos alertar os homens para a realidade do Evangelho, persuadindo-os pelo Esprito, a se arrependerem de seus pecados e a se voltarem para Deus. (Vd. 79 80 Lc 5.10; Rm 11.13-14; 1Co 9.19-23; 2Co 5.11) .

e semelhana, ver: Hermisten M.P. Costa, Reflexes Antropolgicas O Conceito de Imagem e Semelhana na Teologia de Calvino , So Paulo, 2005. Para usar uma expresso de Lloyd-Jones (D.M. Lloyd-Jones, O Caminho de Deus no o Nosso, So Paulo: Publicaes Evanglicas Selecionadas, 2003, p. 161).
75 76

Ningum jamais foi convertido ao cristianismo fora. Todo verdadeiro converso volta-se para Cristo porque quer embora seja certo que este querer dom de Deus, transmitido a ele por ocasio do seu novo nascimento (R.B. Kuiper, Evangelizao Teocntrica, p. 27).
77

A evangelizao a inalienvel responsabilidade de toda comunidade crist, bem como de todo indivduo crente (J.I. Packer, Evangelizao e Soberania de Deus, p. 21). Vd. J.I. Packer, Evangelizao e Soberania de Deus, p. 16-27; R.B. Kuiper, Evangelizao Teocntrica, p. 27.
78

....Disse Jesus a Simo: No temas; doravante sers pescador de homens (Lc 5.10). Dirijo-me a vs outros, que sois gentios! Visto, pois, que eu sou apstolo dos gentios, glorifico o meu ministrio, para ver se, de algum modo, posso incitar emulao os do meu povo e salvar alguns deles (Rm 11.13-14). Porque, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos, a fim de ganhar o maior nmero possvel. Procedi, para com os judeus, como judeu, a fim de ganhar os judeus; para os que vivem sob o regime da lei, como se eu mesmo assim vivesse, para ganhar os que vivem debaixo da lei, embora no esteja eu debaixo da lei. Aos sem lei, como se eu mesmo o fosse, no estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que vivem fora do regime da lei. Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns. Tudo fao por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele (1Co 9.19-23). E assim, conhecendo o temor do Senhor, persuadimos os homens e somos
79

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 23

O Livro de Atos registra que Paulo por trs semanas pregou, conforme seu costume, na sinagoga de Tessalnica. Lucas usa alguns termos muito interessantes para descrever a pregao de Paulo: Tendo passado por Anfpolis e Apolnia, chegaram a Tessalnica, onde havia uma sinagoga de judeus. Paulo, segundo o seu costume, foi procur-los e, por trs sbados, arrazoou (diale/gomai) com eles acerca das Escrituras, expondo (dianoi/gw) e demonstrando (parati/qhmi) ter sido necessrio que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio. Alguns deles foram persuadidos (pei/qw) e unidos a Paulo e Silas, bem como numerosa multido de gregos piedosos e muitas distintas mulheres (At 17.1-4). Analisemos os verbos usados por Lucas: a) Arrazoar (diale/gomai). No grego clssico a palavra tinha o emprego usual de conversar ou discutir. (Ver: Mc 9.34). A partir de Scrates (469-399 a.C.) passou a ser usada com o sentido de persuaso atravs de perguntas e respostas. Em Aristteles (384-322 a.C.), tem o sentido de investigao dos fundamentos ltimos 82 do conhecimento. Da o sentido de argumentar, conduzir uma discusso e discursar, envolvendo sempre a idia de estmulo intelectual atravs do intercmbio de i83 dias. Enfim, envolvia uma argumentao com o fim de persuadir, sendo permiti84 da congregao fazer perguntas. Paulo, portanto, passou trs semanas fazendo perguntas, ouvindo indagaes, respondendo, argumentando com respeito ao Antigo Testamento e Pessoa de Cristo. A pregao do Evangelho envolve raciocnios e argumentos. Lucas registra tambm que em Corinto: Todos os sbados [Paulo] discorria (diale/gomai) na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos (At 18.4). Este era o mtodo habitual de Paulo. Ele usou do mesmo recurso na sinagoga 85 86 de Tessalnica (At 17.2); na sinagoga de Atenas e na praa (At 17.17); na sina87 goga de feso e na escola de Tirano durante dois anos (At 18.19; 19.8-10), na i81

cabalmente conhecidos por Deus; e espero que tambm a vossa conscincia nos reconhea (2Co 5.11).
80 81

Vd. J.I. Packer, Evangelizao e Soberania de Deus, p. 36-37.

A palavra tem o sentido de dissertar (At 17.17; 19.8; 24.25); discorrer (At 18.4; 19.9; Hb 12.5); pregar (At 18.19); exortar (At 20.7); discursar (At 20.9); discutir (At 24.12); disputar (Jd 9). Ver: Gottlob Schrenk, diale/gomai: In: Gerhard Kittel & G. Friedrich, eds. Theological Dictionary of the New Testament, Vol. II, p. 93.
82

Cf. A.T. Robertson, Word Pictures in the New Testament, Volume 3 Acts, The Master Christian Library, [CD-ROM], Version 8 (Rio, Wi: Ages Software, 2000), in loc.
83

Cf. D. Frst, Pensar: In: Colin Brown, ed. ger. O Novo Dicionrio Internacional de Teologia do Novo Testamento, Vol. III, p. 515.
84

Paulo, segundo o seu costume, foi procur-los e, por trs sbados, arrazoou com (diale/gomai) eles acerca das Escrituras (At 17.2).
85

Por isso, dissertava (diale/gomai) na sinagoga entre os judeus e os gentios piedosos; tambm na praa, todos os dias, entre os que se encontravam ali (At 17.17).
86

Chegados a feso, deixou-os ali; ele, porm, entrando na sinagoga, pregava (diale/gomai) aos judeus (At 18.19). Durante trs meses, Paulo freqentou a sinagoga, onde falava ousadamente, dissertando (diale/gomai) e persuadindo com respeito ao reino de Deus. Visto que alguns deles se mostravam empedernidos e descrentes, falando mal do Caminho diante da multido, Paulo, apartando-se deles, separou os discpulos, passando a discorrer (diale/gomai) diariamente na escola de Tirano.
87

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 24

greja em Trade (At 20.7,9)


90

88

e diante de violento Procurador Flix (At 24.25).

89

b) Expor (dianoi/gw). Abrir completamente. Tem o sentido figurado de explanar e interpretar. Ou seja: pelo Esprito, a exposio de Paulo tornava a mensagem compreensvel, abria o significado do texto, evidenciado a sua aplicabilida91 de ao contexto de seus ouvintes (Cf. Lc 24.31-32). As pessoas poderiam no crer no que foi proclamado; contudo, no poderiam alegar falta de compreenso. c) Demonstrar (parati/qhmi). Colocar ao lado, colocar diante de. Figuradamente tem o sentido de apresentar evidncias; ou seja, provar com passagens bblicas a veracidade de seu argumento. Citar para provar, demonstrar. Ou seja: Paulo argumentava biblicamente o que ensinava, demonstrando, por exemplo, o cumprimento das profecias em Cristo e, ao mesmo tempo, confrontava as teses de seus oponentes com textos bblicos.
92

d) Persuadir (pei/qw), que significa convencer despertando a confiana de algum sobre o qu foi persuadido, dar crdito (At 27.11). Lucas tambm registra que alguns dos judeus e numerosa multido de gregos homens e mulheres distintas , foram persuadidos (pei/qw) e unidos a Paulo e Silas.... (At 17.4). Paulo esforava-se por persuadir os seus ouvintes a respeito do Evangelho (At 13.43; 93 18.4;19.8,26; 26.28; 28.23-24; 2Co 5.11). Paulo no procurava dar origem

Durou isto por espao de dois anos, dando ensejo a que todos os habitantes da sia ouvissem a palavra do Senhor, tanto judeus como gregos (At 18.8-10).
88

No primeiro dia da semana, estando ns reunidos com o fim de partir o po, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os (diale/gomai) e prolongou o discurso at meia-noite. (...) Um jovem, chamado utico, que estava sentado numa janela, adormecendo profundamente durante o prolongado discurso (diale/gomai) de Paulo, vencido pelo sono, caiu do terceiro andar abaixo e foi levantado morto (At 20.7,9). Dissertando (diale/gomai) ele acerca da justia, do domnio prprio e do Juzo vindouro, ficou Flix amedrontado e disse: Por agora, podes retirar-te, e, quando eu tiver vagar, chamar-te-ei (At 24.25).
89

A palavra tem o sentido de expor (Lc 24.32) e, especialmente, de abrir: abrir o ventre (Lc 2.23); abrir o cu (At 7.56). No sentido figurado: abrir os ouvidos (Mc 7.34-35); abrir os olhos para que compreenda (Lc 24.31/Gn 3.5,7); abrir o corao (At 16.14); abrir a mente (Lc 24.45).
90

Comentando At 16.14, onde a mesma palavra empregada, Stott escreve: Percebemos que a mensagem era de Paulo, mas a iniciativa salvadora vinha de Deus. A pregao de Paulo no era efetiva em si mesma; o Senhor operava atravs dela. E a obra do Senhor no era direta em si; Ele preferiu operar por intermdio da pregao de Paulo. Sempre assim [John R.W. Stott, A Mensagem de Atos: at os confins da Terra, So Paulo: ABU Editora, 1994, (At 16.1315), p. 296].
91

Significa propor (Mt 23.24,31); distribuir (Mc 6.41; 8.6-7); oferecer (Lc 10.8; 11.6); confiar (Lc 12.48); entregar (Lc 23.46); encomendar (At 14.23; 20.32; 1Pe 4.19); pr diante de (1Co 10.27); encarregar (1Tm 1.18); transmitir (2Tm 2.2).
92 93

Despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos proslitos piedosos seguiram Paulo e Barnab, e estes, falando-lhes, os persuadiam (pei/qw) a perseverar na graa de Deus (At 13.43). E todos os sbados discorria na sinagoga, persuadindo (pei/qw) tanto judeus como gregos (At 18.4). Durante trs meses, Paulo freqentou a sinagoga, onde falava ousadamente, dissertando e persuadindo (pei/qw) com respeito ao reino de Deus (At 19.8). Demtrio insuflando o povo: e estais vendo e ouvindo que no s em feso, mas em quase toda a sia, este Paulo tem persuadido (pei/qw) e desen-

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 25

f no Deus nico e, sim, persuadir os ouvintes quanto graa que acabava 94 de ser dada por meio de Cristo. Seus ouvintes so seriam levados f simplesmente pela sabedoria humana. No entanto, devemos estar conscientes que a 95 proclamao no exclui de forma alguma a nossa razo. Mesmo havendo um tipo de linguagem que propiciava a persuaso, Paulo no se valia deste mtodo. Diz aos corntios: A minha palavra e a minha pregao no consistiram em linguagem persuasiva (peiqo/j) de sabedoria, mas em demonstrao do Esprito e de poder (1Co 2.4). H sempre o risco de substituir o poder de Deus pela tcnica, pela capacidade de convencer os nossos ouvintes. Neste caso, substituiramos o contedo pelo sucesso; a soberania de Deus pelo poder de nossos ar96 gumentos. preciso um cuidado especial neste ponto. Calvino se detm especialmente nesta questo: Para que possa haver eloqncia, devemos estar sempre em alerta a fim de impedir que a sabedoria de Deus venha sofrer 97 degradao por um brilhantismo forado e corriqueiro. A eloqncia um
caminhado muita gente, afirmando no serem deuses os que so feitos por mos humanas (At 19.26). Ento, Agripa se dirigiu a Paulo e disse: Por pouco me persuades (pei/qw) a me fazer cristo (At 26.28). Havendo-lhe eles marcado um dia, vieram em grande nmero ao encontro de Paulo na sua prpria residncia. Ento, desde a manh at tarde, lhes fez uma exposio em testemunho do reino de Deus, procurando persuadi-los (pei/qw) a respeito de Jesus, tanto pela lei de Moiss como pelos profetas. Houve alguns que ficaram persuadidos (pei/qw) pelo que ele dizia; outros, porm, continuaram incrdulos (At 28.23-24). E assim, conhecendo o temor do Senhor, persuadimos (pei/qw) os homens e somos cabalmente conhecidos por Deus; e espero que tambm a vossa conscincia nos reconhea (2Co 5.11). O. Becker, F: In: Colin Brown, ed. ger. O Novo Dicionrio Internacional de Teologia do Novo Testamento, Vol. II, p. 214.
94

Veja-se o excelente tpico do livro de Stott: John R.W. Stott, Crer tambm Pensar, So Paulo: ABU., 1984 (2 impresso), p. 45-51.
95

Packer desenvolve este tema de forma pertinente: Se considerarmos que nossa tarefa consiste no simplesmente em apresentar Cristo, mas realmente em produzir convertidos evangelizando no apenas fielmente, mas tambm com sucesso ento nossa maneira de evangelizar tornar-se- pragmtica e calculista. Terminaramos por concluir que nosso equipamento bsico, tanto para tratar pessoalmente como para pregar publicamente, deve ser duplo. Precisaramos possuir no apenas uma compreenso clara do significado e aplicao do evangelho, mas igualmente uma tcnica irresistvel capaz de induzir os ouvinte a aceit-lo. Assim sendo, precisaramos nos esforar por experimentar e desenvolver tal tcnica. E deveramos avaliar toda evangelizao, tanto a nossa como a de outras pessoas, no pelo critrio da mensagem pregada, mas tambm dos resultados visveis. E, se nossos prprios esforos no estivessem produzindo frutos, concluiramos que nossa tcnica ainda precisa de melhoramentos. E caso estivessem produzindo fruto, concluiramos que isso justifica a tcnica usada. Se assim fosse, deveramos considerar a evangelizao como uma atividade que envolve uma batalha de vontades entre ns mesmos e aqueles para quem pregamos, uma batalha cuja vitria dependeria de havermos detonado uma barragem suficiente de efeitos calculados. Dessa maneira, nossa filosofia de evangelizao tornar-se-ia terrivelmente semelhante filosofia da lavagem cerebral. E j no poderamos mais argumentar, quando tal semelhana fosse aceita como fato, que essa no a concepo certa de que seja evangelizar. Pois seria um conceito apropriado de evangelizao, se a produo de convertidos fosse responsabilidade nossa. Isso nos mostra o perigo de esquecermos as implicaes prticas da soberania de Deus (J.I. Packer, Evangelizao e Soberania de Deus, 2 ed. So Paulo: Vida Nova, 1990, p. 22-23).
96 97

Joo Calvino, Exposio de 1 Corntios, So Paulo: Paracletos, 1996, (1Co 2.13), p. 91.

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 26

dom muito excelente, mas que, quando se v divorciado do amor, de nada 98 serve para algum obter o favor divino. A questo est em no usar desses meios como sendo a fora do Evangelho, esquecendo-nos de sua simplicidade que -nos comunicada pelo Esprito: No devemos condenar nem rejeitar a classe de eloqncia que no almeja cativar cristos com um requinte exterior de palavras, nem intoxicar com deleites fteis, nem fazer ccegas em seus ouvidos com sua suave melodia, nem mergulhar a Cruz de Cristo em sua v os99 tentao. O Esprito de Deus tambm possui uma eloqncia particular100 mente sua. Continua Calvino: .... a eloqncia que est em conformidade com o Esprito de Deus no bombstica nem ostentosa, como tambm no produz um forte volume de rudos que equivalem a nada. Antes, ela 101 genuna e eficaz, e possui muito mais sinceridade do que refinamento.

E) A Suficincia e Eficcia da Obra Sacrificial de Cristo:


Jesus Cristo a personificao da graa; Ele encarna a graa e a verdade (Jo 1.17; 14.6). Ele a causa, o contedo e a manifestao da graa de Deus; falar de Cristo falar da graa. Os profetas do Antigo Testamento falavam de uma salvao futura pela graa 102 (1Pe 1.10). Jesus Cristo, a graa de Deus encarnada, veio na plenitude do tempo 103 104 (Gl 4.4), na plenitude da graa (2Tm 1.9 /Jo 1.16; 1Co 1.4; Ef 1.6,7; 2Tm 2.1). A auto-entrega de Jesus pelos pecados dos pecadores eleitos, foi um dom da graa
Joo Calvino, Exposio de 1 Corntios, (1Co 13.1), p. 394.

98 99

Joo Calvino, Exposio de 1 Corntios, (1Co 1.17), p. 55. Deus quer que sua Igreja seja edificada com base na genuna pregao de sua Palavra, no com base em fices humanas. (...) Nesta categoria esto questes especulativas que geralmente fornecem mais para ostentao ou algum louco desejo do que para a salvao de homens [Joo Calvino, Exposio de 1 Corntios, (1Co 3.12), p. 112]. A pregao de Cristo nua e simples; portanto, no deve ela ser ofuscada por um revestimento dissimulante de verbosidade [Joo Calvino, Exposio de 1 Corntios, (1Co 1.17), p. 54]. [A] f saudvel equivale f que no sofreu nenhuma corrupo proveniente de fbulas [Joo Calvino, As Pastorais, So Paulo: Paracletos, 1998, (Tt 1.14), p. 320]. Se porventura desejarmos conservar a f em sua integridade, temos de aprender com toda prudncia a refrear nossos sentidos para no nos entregarmos a invencionices estranhas. Pois assim que a pessoa passa a dar ateno s fbulas, ela perde tambm a integridade de sua f [Joo Calvino, As Pastorais, (Tt 1.14), p. 320].
100 101

Joo Calvino, Exposio de 1 Corntios, (1Co 1.17), p. 56.

Joo Calvino, Exposio de 1 Corntios, (1Co 1.17), p. 56. Sobre esta questo, ver: Hermisten M.P. Costa, A Construo do Pensamento Moderno e a Pregao Bblica, So Paulo, 2005.
102

Foi a respeito desta salvao que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram acerca da graa a vs outros destinada (1Pe 1.10).
103

Vindo, porm, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei (Gl 4.4).
104

Que nos salvou e nos chamou com santa vocao; no segundo as nossas obras, mas conforme a sua prpria determinao e graa que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos (2Tm 1.9).

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 27

que, como j vimos, fora profetizada (1Pe 1.10-11/Rm 5.15; Hb 2.9). A pobreza as105 sumida por Cristo revela a riqueza da Sua graa (2Co 8.9); por isso, Ele, somente Ele nos d acesso graa (Hb 4.14-16), convidando-nos: Vinde a mim (Mt 11.28). Jesus Cristo se encarnou a fim de que Deus pudesse ser justo, e ao mesmo tem106 po o justificador daqueles que confiam em Jesus para salvao (Rm 3.26); portanto, para ns que cremos, Ele se tornou justia, santificao e redeno (1Co 107 1.30). Conforme j observamos, a graa de Deus no barata. Ns muitas vezes nos comportamos como filhos que, amados e agraciados com presentes de seus pais, se esquecem que se aquilo que ganhamos foi fcil, generoso, sem mrito algum de nossa parte, custou muitas vezes um alto preo para os pais: privao de adquirir um outro bem para si, filas, credirios, juros, economias, etc. A graa de Deus tem um outro lado, que com freqncia nos esquecemos: a obra sacrificial de Cristo. um erro lamentvel julgar toda a verdade considerando apenas a parte que nos compete do todo. A graa de Deus se evidencia nas obras da Trindade. O Pacto da Graa, atravs do qual somos salvos, foi Pacto de Obras para Cristo. A nossa salvao muito cara, custou o precioso sangue de Cristo (1Pe 1.18-20/At 20.28; 1Co 6.20). Isso longe de apontar para o suposto valor inerente de nossas almas, revela o amor gracioso de Deus que confere valor a ns. Deus no quebra a Sua justia por amor; antes, cumpre a justia em amor; a gra108 a reina pela justia (Rm 5.21). "De fato a graa reina, mas uma graa reinante parte da justia no apenas inverossmil, mas tambm inconceb109 vel". Abraham Booth (1734-1806) escrevendo sobre este assunto, assim se expressou:

A graa de Deus est fundamentada na obedincia perfeita e merit110 ria de Cristo. Ainda que este perdo seja gratuito para os pecadores, nunca devemos nos esquecer de que Cristo pagou um alto preo por ele. Perdo para a menor das nossas ofensas s se tornou possvel porque Cristo cumpriu as mais aflitivas condies Sua encarnao, Sua perfeita obedincia lei divina e Sua morte na cruz. O perdo que absolutamente gratuito ao

105

Pois conheceis a graa de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vs, para que, pela sua pobreza, vos tornsseis ricos (2Co 8.9).
106

Tendo em vista a manifestao da sua justia no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem f em Jesus (Rm 3.26).
107

Mas vs sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justia, e santificao, e redeno (1Co 1.30).
108

A fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim tambm reinasse a graa pela justia para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor (Rm 5.21).
109 110

John Murray, Redeno: Consumada e Aplicada, So Paulo: Editora Cultura Crist, 1993, p. 19. A. Booth, Somente pela Graa, p. 15.

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 28


111

pecador teve um alto custo para o Salvador. A graa de Deus vem a ns no porque Deus revela o fato da Sua lei ser quebrada por ns, mas porque a Sua lei foi plenamente satisfeita pelos atos de justia que Cristo fez a nosso favor. (...) Ele cumpriu perfeitamente 112 a lei de Deus. Somente Jesus Cristo, atravs da Sua justia, obtida na Sua encarnao, morte e ressurreio, poderia satisfazer as exigncias de Deus para a nossa salvao. Portanto, Quando Deus justifica pecadores base da obedincia e da morte de Cristo, est agindo com toda eqidade. Dessa maneira, longe de comprometer Sua retido judicial, esse mtodo de justificao em realidade a 113 exibe. A base de nosso perdo a obra expiatria de Cristo, coroada com a Sua ressur114 reio (Lc 24.45-47; Rm 4.25; 1Co 15.17; 2Co 5.15). O perdo de nossos pecados ampara-se no sacrifcio remidor de Cristo. O perdo para a "menor" de nossas ofensas custou a Cristo a Sua oferta voluntria em nosso favor, envolvendo todos os Seus sofrimentos e morte na cruz. Sem a obra de Cristo no haveria perdo para ns. As Escrituras insistem neste ponto: No qual (Jesus) temos a redeno pelo seu sangue, a remisso dos pecados segundo a riqueza da sua graa (Ef 1.7). Antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como tambm Cristo vos perdoou (Ef 4.32). Sendo justificados gratuitamente, por sua graa, mediante a redeno que h em Cristo Jesus (Rm 3.24). O perdo concedido por Deus em nome de Cristo (At 10.43/Cl 1.14/1 Jo 2.12). (Vd. tambm: Mt 26.28; Jo 1.29; At 5.31; 18.38). Deus se paga a Si mesmo por Sua misericrdia manifestada em Seu Filho, nosso Salvador Jesus Cristo, que uma vez por todas se ofereceu ao Pai para ser Ele prprio a satisfao que Lhe devera115 mos prestar. Mesmo no Antigo Testamento, os patriarcas, os profetas e o povo em geral foram perdoados, no porque ofereceram sacrifcios, mas sim, pela f no Cristo que viria. A obra de Cristo envolve todos os crentes: todos os fiis do passado, presente e futu116 ro. "A nica maneira de algum ser perdoado, antes de Cristo, depois de
A. Booth, Somente pela Graa, p. 31. Vd. J.I. Packer, O Conhecimento de Deus, p. 121. A. Booth, Somente pela Graa, p. 56-57.

111 112 113

J.I. Packer, Justificao: In: J.D. Douglas, ed. org. O Novo Dicionrio da Bblia, So Paulo: Junta Editorial Crist, 1966, Vol. II, p. 899b.
114

Ento, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; e lhes disse: Assim est escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia e que em seu nome se pregasse arrependimento para remisso de pecados a todas as naes, comeando de Jerusalm (Lc 24.45-47). O qual foi entregue por causa das nossas transgresses e ressuscitou por causa da nossa justificao (Rm 4.25). E, se Cristo no ressuscitou, v a vossa f, e ainda permaneceis nos vossos pecados(1Co 15.17). E ele morreu por todos, para que os que vivem no vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou (2Co 5.15).
115 116

Joo Calvino, As Institutas, (1541), III.9.

Quando o Filho de Deus sofreu e morreu, Ele assim expiou os pecados de todos os que o aceitaram ou iriam aceit-lo por meio de uma f viva, ou seja, por todos os crentes de am-

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 29

Cristo e em qualquer ocasio, atravs de Cristo, e este crucificado". A obra de Cristo envolve todo o Seu povo, ningum ficar de fora nem jamais houve ou haver redeno fora do sacrifcio nico e vicrio de Cristo: a obra de Cristo completa e suficiente .... Em cada poca, desde o princpio, houve pecados que necessitavam de expiao. Portanto, a menos que o sacrifcio de Cristo fosse eficaz, nenhum dos [antigos] pais haveria obtido a salvao. Visto que se achavam sujeitos ira divina, qualquer remdio para livr-los teria resultado em nada, se Cristo, ao sofrer uma vez por todas, no sofresse o suficiente para reconciliar os homens com a graa de Deus, desde o princpio do mundo e at ao fim. A no ser que desejemos muitas mortes, contentemonos com um s sacrifcio. (...) No est no poder do homem inventar sacrifcios como lhe apraz. Eis aqui uma verdade expressa pelo Esprito Santo, a saber: que os pecados no so expiados por um sacrifcio, a menos que haja derramamento de sangue. Por conseguinte, a idia de que Cristo sacrifi118 cado muitas vezes no passa de uma inveno diablica.
117

F) O Propsito de Deus em Salvar o Seu Povo:


O anncio da salvao feito pela igreja s tem sentido se: 1) De fato houver pessoas necessitando serem salvas; 2) Houver de fato a possibilidade de salv-las. Obviamente estas duas premissas no esgotam a questo; contudo, so essenciais. Como vimos, com o pecado de todo o ser humano, todos passaram a necessitar da salvao. Vimos tambm que a obra de Cristo foi completa; Ele satisfez plenamente as santas e justas exigncias do Pai, pagando todas as nossas dvidas. Assim, de fato, h salvao para todos aqueles que crem em Cristo. A igreja no pode salvar nem outorgar salvao a ningum, sendo ela mesma a beneficiria desta graa. Todavia, cabe igreja a gloriosa tarefa de proclamar esta

bas as dispensaes. Os mritos da cruz extendem-se tanto para trs como para adiante [W. Hendriksen, Romanos, So Paulo: Cultura Crist, 2001, (Rm 3.25-26), p. 178]. D. Martyn Lloyd-Jones, Estudos no Sermo do Monte, So Paulo: FIEL., 1984, p. 359. Ningum pode dizer, nem por um momento, que pessoas como Davi, Abrao, Isaque e Jac no foram perdoadas. Mas no o foram por causa daqueles sacrifcios que ofereceram. Eles foram perdoados porque olhavam para Cristo. No percebiam isso claramente, mas criam no ensinamento e faziam essas ofertas pela f. Criam na Palavra de Deus, que Ele um dia no porvir, proveria um sacrifcio, e pela f se mantiveram firmes nisso. Foi a f em Cristo que os salvou, exatamente como a f em Cristo que salva agora (D.M. Lloyd-Jones, A Cruz: A Justificao de Deus, So Paulo: Publicaes Evanglicas Selecionadas, (s.d.), p. 9-10).
117

Joo Calvino, Exposio de Hebreus, So Paulo: Paracletos, 1997, (Hb 9.26), p. 245-246. A razo pela qual Deus ordenara que se oferecessem vtimas como expresso de aes de graa foi, como bem notrio, para ensinar ao povo que seus louvores eram contaminados pelo pecado, e que necessitavam de ser santificados exteriormente. Por mais que proponhamos a ns mesmos louvar o nome de Deus, outra coisa no fazemos seno profan-lo com nossos lbios impuros, no houvera Cristo se oferecido em sacrifcio com o propsito de santificar a ns e s nossas atividades sagradas [Hb 10.7]. atravs dele, como aprendemos do apstolo, que nossos louvores so aceitos [Joo Calvino, O Livro dos Salmos, So Paulo: Edies Parakletos, 1999, Vol. 2, (Sl 66.15), p. 631].
118

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 30

mensagem da qual ela mesma uma testemunha a partir de sua prpria existncia: a igreja o que pela graa salvadora de Deus. Portanto, Deus no tornou a salvao uma mera possibilidade que poderia ser realizada ou no . Ele a fez um fato 119 real conforme o Seu Plano eterno, atravs dos atos salvadores da Trindade. John Owen (1616-1683), diz:

Se Cristo apenas tivesse obtido os benefcios e no pudesse d-los, ento Sua morte talvez no salvasse ningum. (...) Se uma coisa obtida para mim, certamente deve ser minha por direito, e tudo o que for meu por direito, h de ser meu de fato. Portanto, a salvao que Cristo obteve h de pertencer queles para os quais Ele a obteve. Se dito: sim, mas deles sob condio de crerem, eu repito novamente: mas a f tambm 120 dada por Deus.. Jesus Cristo veio para obter a salvao definitiva para o Seu povo (Mt 1.21; Jo 3.16; 2Co 5.21; Gl 1.4; 1Tm 1.15; Hb 2.14-15). Ele de fato cumpriu o Seu propsito 121 (Jo 10.27-28; Cl 1.21-22; Hb 1.3; 9.12-14; 1Pe 2.24; Ap 5.9-10). A Igreja evangeliza amparada nesta certeza: Deus salvar a todos aqueles que crerem em Jesus Cristo, recebendo-O como Seu Senhor e Salvador. Deus salvar todo o Seu povo. A salvao uma prerrogativa exclusiva do Deus Trino.

G) O Ministrio Eficaz do Esprito Santo:


somente sob a direo do Esprito que tomamos posse de Cristo e 122 de todos os seus benefcios. O Esprito chamado de Esprito da Graa (Hb 123 10.29/Zc 12.10), porque Ele Quem aplica a graa de Deus aos pecadores eleitos, conduzindo-os progressivamente conformao da imagem de Cristo. O Espri124 to comunicador da graa. Este ministrio tem incio, quando o Esprito nos leva a aceitar a mensagem de perdo dos nossos pecados. O Esprito anuncia que chegou o tempo da salvao, o qual caracterizado pelo perdo para todos aqueles
Vd. R.B. Kuiper, Evangelizao Teocntrica, p. 7-14; Idem., El Cuerpo Glorioso de Cristo, Grand Rapids, Michigan, SLC., 1985, p. 169-175; A.W. Pink, Deus Soberano, p. 49ss., especialmente, p. 75-76; J. Owen, Por Quem Cristo Morreu?, So Paulo: Publicaes Evanglicas Selecionadas, 1986, p. 19-22.
119

John Owen, Por Quem Cristo Morreu?, p. 33. J.I. Packer, observa: Cristo no obteve uma salvao hipottica para crentes hipotticos, uma mera possibilidade de salvao para qualquer indivduo que quisesse crer. Antes proveu uma salvao real para todo o seu povo escolhido (O Antigo Evangelho, So Paulo: Fiel, 1986, p. 16). Vd. Confisso de Westminster, X.1e Catecismo Maior de Westminster, Questes: 67 e 68.
120 121 122 123

Vd. John Owen, Por Quem Cristo Morreu?, p. 29-32. . Joo Calvino, Exposio de 2 Corntios, So Paulo: Paracletos, 1995, (2Co 13.13), p. 271.

Vd. Hermisten M.P. Costa, A Pessoa e Obra do Esprito Santo, So Paulo: 2006, p. 65ss.; A.W. Pink, Os Atributos de Deus, p. 74.
124

A.W. Pink, Os Atributos de Deus, p. 74.

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 31

que se arrependem de seus pecados. Sem as obras da Trindade, jamais seramos salvos pela graa. A graa de Deus, que personificada em Cristo, apenas um lado das obras redentoras do Deus Trino. Toda a Trindade est comprometida na salvao do Seu povo, tendo cada uma das Pessoas da Santssima Trindade, conforme o Conselho trinitrio, um papel fundamental. A obra do Esprito distinta da obra do Pai e do Filho, porm, no independente. A Trindade opera conjuntamente, tendo o mesmo propsito eterno: a glria do 125 prprio Deus atravs da salvao do Seu povo (Is 43.7/Ef 1.6; 1Pe 2.9,10). A Teologia Reformada, fiel aos ensinamentos das Escrituras, ensina esta verdade. J. I. Packer, comentando este ponto, disse:

Deus O Jeov Trino, Pai, Filho e Esprito Santo; trs pessoas trabalhando em conjunto, em sabedoria, poder e amor soberanos, a fim de realizar a salvao de um povo escolhido. O Pai escolhendo, o Filho cumprindo a vontade do Pai de remir, o Esprito executando o propsito 126 do Pai e do Filho mediante a renovao do homem.

precisamente isto que estamos dizendo, quando declaramos que a nossa salvao por Deus: O Deus Trino o Autor e o executor da nossa salvao; do princpio ao fim, a salvao obra do Deus da graa. Paulo estimulando os filipenses, inspirado por Deus, fala de sua convicao inabalvel: Estou plenamente certo de que aquele que comeou boa obra em vs h de complet-la at ao Dia de Cristo 127 Jesus (Fp 1.6). A Obra do Esprito torna efetivo em ns aquilo que Cristo realizou definitivamente por ns. Podemos afirmar, que sem as operaes do Esprito, o Ministrio Sacrificial de Cristo no teria valor objetivo para os homens, visto que os mritos redentores e salvadores de Cristo no seriam comunicados aos pecadores. Calvino (1509-1564)
125 126

Vd. Sinclair B. Ferguson, O Esprito Santo, p. 54.

J.I. Packer, O Antigo Evangelho, So Paulo: Fiel, 1986, p. 9. (Ver tambm: Abraham Kuyper, The Work of the Holy Spirit, p. 18-22; R.B. Kuiper, Evangelizao Teocntrica, So Paulo: Publicaes Evanglicas Selecionadas, 1976, p. 7-14; Idem., El Cuerpo Glorioso de Cristo, Grand Rapids, Michigan: SLC., 1985, p. 169-175; A.W. Pink, Deus Soberano, So Paulo: Fiel, 1977, p. 49ss., especialmente, p. 75-76; J. Owen, Por Quem Cristo Morreu?, So Paulo: Publicaes Evanglicas Selecionadas, 1986, p. 19-22; Loraine Boettner, Studies in Theology, p. 117-118).
127

"A graa comea, continua e termina a obra da salvao no corao de uma pessoa." (C.H. Spurgeon, Sermes Sobre a Salvao, So Paulo: Publicaes Evanglicas Selecionadas, 1992, p. 45). "... Em sua inteireza a nossa salvao procede do Senhor. sua realizao. Ele mesmo apresenta Sua noiva a Si mesmo por que ningum mais pode faz-lo, ningum mais competente para faz-lo. Somente Ele pode faz-lo. Ele fez tudo por ns, do princpio ao fim, e concluir a obra apresentando-nos a Si mesmo com toda esta glria aqui descrita." [D.M. Lloyd-Jones, Vida No Esprito: No Casamento, no Lar e no Trabalho, So Paulo: Publicaes Evanglicas Selecionadas, 1991, (Ef 5.27), p. 137]. Do mesmo modo acentua Murray: A salvao do Senhor, tanto em sua aplicao como em sua concepo e realizao. (John Murray, Redeno: Consumada e Aplicada, So Paulo: Editora Cultura Crist, 1993, p. 98). Vejam-se, R.B. Kuiper, El Cuerpo Glorioso de Cristo, Michigan: Subcomision Literatura Cristiana de la Iglesia Cristiana Reformada, 1985, p. 169ss; 177ss.; C.H. Spurgeon, Sermes Sobre a Salvao, p. 12ss

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 32

afirmou corretamente, que necessrio que Cristo habite em ns para que compartilhe conosco o que recebeu do Pai. Ele conclui dizendo que: O Esprito Santo o 128 elo pelo qual Cristo nos vincula efetivamente a Si. Em outro lugar declara: Sabemos que nosso bem, nossa alegria e repouso estar unido ao Filho de 129 Deus. Cristo cumpriu perfeitamente as demandas da Lei e adquiriu todas as bnos que envolvem a salvao. A Obra do Esprito consiste em aplicar os merecimentos 130 de Cristo aos pecadores, capacitando-os a receberem a Graa da salvao. Somente atravs do Esprito recebemos todos os bens e dons que nos so dados 131 em Jesus Cristo. Ele quem derrama sobre ns, as bnos da graa, obtidas pela obra eficaz de Cristo. Desta forma, podemos dizer que o Ministrio soteriolgico do Esprito se baseia nos feitos de Cristo e, que o Ministrio Sacrificial de Cristo re132 clama a ao do Esprito (Jo 7.39/Jo 14.26; 16.13-14). A obra do Esprito na aplicao da redeno de Cristo descrita como to essencial quanto a 133 prpria redeno. A condio prvia indispensvel para a outorga do 134 Esprito a obra de Cristo. A Palavra nos ensina que o Esprito Santo o Esprito de Cristo (Gl 4.6; Fp 135 136 1.19); por isso, a presena do Esprito em ns, a presena do Filho (Rm 8.9). Quando evangelizamos, o fazemos, confiantes de que Deus, pelo Esprito, aplicar os mritos de Cristo no corao do Seu povo. Portanto, a est a nossa responsabilidade e o nosso conforto, conforme bem observou Billy Graham:

O Esprito Santo o grande comunicador do Evangelho, usando como instrumento pessoas comuns como ns. Mas dele a obra. Assim, quando
Joo Calvino, As Institutas, III.1.1.

128 129

Juan Calvino, Sermones Sobre La Obra Salvadora De Cristo, Jenison, Michigan: T.E.L.L. 1988, Sermon n 2, p. 23.
130

De fato a graa reina, mas uma graa reinante parte da justia no apenas inverossmil, mas tambm inconcebvel" (John Murray, Redeno: Consumada e Aplicada, p. 19). Catecismo de Genebra, (1541/2), Perg. 91. (Vd. Hermisten M.P. Costa, A Graa de Deus: Comum ou Exclusiva?, So Paulo: 2000).
131 132

Isto ele disse com respeito ao Esprito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Esprito at aquele momento no fora dado, porque Jesus no havia sido ainda glorificado (Jo 7.39). Mas o Consolador, o Esprito Santo, a quem o Pai enviar em meu nome, esse vos ensinar todas as coisas e vos far lembrar de tudo o que vos tenho dito (Jo 14.26). Quando vier, porm, o Esprito da verdade, ele vos guiar a toda a verdade; porque no falar por si mesmo, mas dir tudo o que tiver ouvido e vos anunciar as coisas que ho de vir. Ele me glorificar, porque h de receber do que meu e vo-lo h de anunciar (Jo 16.13-14).
133 134 135

Charles Hodge, Teologia Sistemtica, p. 390.

Frederick D. Bruner, Teologia do Esprito Santo, p. 179.

E, porque vs sois filhos, enviou Deus ao nosso corao o Esprito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! (Gl 4.6). Porque estou certo de que isto mesmo, pela vossa splica e pela proviso do Esprito de Jesus Cristo, me redundar em libertao (Fp 1.19).
136

Vs, porm, no estais na carne, mas no Esprito, se, de fato, o Esprito de Deus habita em vs. E, se algum no tem o Esprito de Cristo, esse tal no dele (Rm 8.9)

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 33

o Evangelho fielmente proclamado, o Esprito Santo quem o envia co137 mo dardo flamejante aos coraes dos que foram preparados. Portanto, desprezar esta doutrina bblica sequivaleria a perder o significado do 138 Evangelho, sustentando uma f indefinida e por isso mesmo superficial, no condizente com a plenitude da revelao bblica. Lembremo-nos: Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela no permanece, no tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem assim o Pai, como o Filho (2Jo 9).

H) O Anseio pelo regresso de Cristo:


A Igreja evangeliza porque ela anseia pelo regresso triunfante de Cristo. Desta forma, a evangelizao tem em seu contedo uma conotao escatolgica. Pedro nos diz: Esperando e apressando a vinda do dia de Deus, por causa do qual os cus incendiados sero desfeitos e os elementos abrasados se derretero (2Pe 3.12). A idia aqui expressa, no a de que possamos modificar o dia do re139 gresso de Cristo. A palavra traduzida por apressar (speu/dw), indica um desejo intenso pelo que vir, envolvendo a idia de diligenciar com zelo, solicitude, urgenci140 ar, etc. Ela revela uma pressa prazerosa daquilo que ter de ocorrer. No significa tambm, uma simples pressa para que acontea de uma vez aquilo que ter de acontecer, como por exemplo, no caso de algum que diz: J que tenho de ser operado mesmo, vou logo; ou, se tenho que ir mesmo, vou de uma vez.... A idia aqui totalmente diferente; denota uma urgncia prazerosa de que Cristo venha. A Igreja mesmo sem poder alterar o dia da Vinda de Jesus e devemos dar graas a Deus por isso , faz parte do cronograma relativo ao regresso glorioso e triunfante de Cristo. Somos intimados a levar adiante os eventos que devem ocorrer antes do dia de Deus. Neste sentido, a evangelizao faz parte desse cronograma. A
Billy Graham, Por que Lausanne?: In: A Misso da Igreja no Mundo de Hoje, So Paulo/Belo Horizonte, MG.: ABU/Viso Mundial, 1982, p. 30. A conscincia de que os resultados da Evangelizao dependem do Deus soberano, traz como implicao a nossa ousada confiana em Deus, no em nosso mtodos. Packer analisou bem este ponto, fazendo aplicaes complementares: "Se esquecermos que a prerrogativa de Deus produzir resultados quando o evangelho pregado, acabaremos pensando que nossa responsabilidade assegur-los. E, se nos esquecermos de que somente Deus pode infundir f, acabaremos pensando que a converso, em ltima anlise, depende no de Deus, mas de ns, e que o fator decisivo a maneira como evangelizamos. E essa linha de pensamento, coerentemente seguida, nos far desviar em muito." (J.I. Packer, Evangelizao e Soberania de Deus, 2 ed. So Paulo: Vida Nova, 1990, p. 22).
137 138 139

Ver: Albertus Pieters, Fundamentos da Doutrina Crist, So Paulo: Vida Nova, 1979, p. 179-180.

O verbo speu/dw ocorre 6 vezes no Novo Testamento, a saber: Lc 2.16; 19.5,6; At 20.16; 22.18; 2Pe 3.12. A nica possvel exceo est em At 22.18; todavia, talvez possamos interpretar o texto, entendendo o prazer de Deus em preservar a vida de Saulo, que seria o Seu instrumento especial na proclamao do Evangelho (Cf. At 9.15).
140

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 34

expanso missionria, alm da obedincia ordem de Cristo, deve refletir em cada corao, o desejo de que Cristo venha. Evangelizar uma das formas prticas de 141 dizer: Venha o Teu Reino. (Vd. Mt 28.19/Mt 24.14). Anthony A. Hoekema (1913-1988) observou que: O perodo entre a primeira e a segunda vinda de Cristo a era missionria por excelncia. Este o tempo da graa, um tempo em que Deus convida e insta com todos os ho142 mens para serem salvos.

I) A Doutrina da Eleio:143

1) UMA INDAGAO SINCERA:

.... alguns dizem: A doutrina da predestinao prejudicial utilidade da pregao. Como se fosse contrria pregao do apstolo: O Doutor dos Gentios no proclamou tantas vezes a predestinao na f e na verdade e por acaso desistiu de pregar a Palavra de Deus? (...) Por que julgamos a doutrina da predestinao, que a Escritura divina proclama, como prejudicial pregao, aos mandamentos, exortao e correo, que aparecem tantas vezes na mesma Escritura?, indaga Agostinho 144 (354-430).

2) UMA QUESTO PASTORAL: Esta doutrina que alvo de tantas especulaes, tem o seu lugar aqui de forma bastante evidente e prtica. Alis, quando Calvino tratou deste tema partiu de uma questo concreta comum a todos ns ainda hoje : por que nem todos crem 145 no Evangelho?. Nas Institutas (1541), quando Calvino vai tratar da Predestinao e da Providncia de Deus, inicia o captulo com palavras sbrias oriundas de uma constatao comum aos crentes. Ao mesmo tempo revela a orientao pastoral de sua teologia, preocupada com a compreenso da Palavra de Deus por parte do Seu povo: .... Tendo-se em vista o fato de que a Aliana da Vida no pregada
141

Ide, portanto, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo (Mt 28.19). E ser pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as naes. Ento, vir o fim (Mt 24.14).
142 143 144 145

A.A. Hoekema, A Bblia e o Futuro, So Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1989, p. 187. Vd. Hermisten M.P. Costa, A Eleio de Deus, So Paulo, 2007, passim. Agostinho, A Graa (II), 2 ed. So Paulo: Paulus, 2002, p. 247,248.

O ponto de partida de sua doutrina (predestinao) foi sempre a experincia crist e o reconhecimento de que a graa no oferecida a todos igualmente, e nem por todos igualmente recebida fatos que via confirmados na Escritura e pela observao diria (Henry Strohl, O Pensamento da Reforma, So Paulo: ASTE, 1963, p. 151).

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 35

igualmente a todos, e tambm que onde pregada no recebida igualmente por todos, v-se nessa diversidade um admirvel mistrio do juzo de Deus. No h dvida nenhuma de que essa variedade atende ao Seu beneplcito, agrada ao Seu querer. Pois bem, como evidente que isto feito pela vontade de Deus que a salvao oferecida a uns e os outros so deixados de lado da decorrem grandes e altas questes, as quais s se resolvem ensinando aos crentes o que eles podem compreen146 der da eleio e da predestinao de Deus. Na seqncia, acrescenta:

.... quando os homens quiserem fazer pesquisa sobre a predestinao, preciso que se lembrem de entrar no santurio da sabedoria divina. Nesta questo, se a pessoa estiver cheia de si e se intrometer com excessiva autoconfiana e ousadia, jamais ir satisfazer a sua curiosidade. Entrar num labirinto do qual nunca achar sada. Porque no certo que as coisas que Deus quis manter ocultas e das quais Ele no concede pleno conhecimento sejam esquadrinhadas dessa forma pelos homens. Tambm no certo sujeitar a sabedoria de Deus ao critrio humano e pretender que este penetre a Sua infinidade eterna. Pois Ele quer que a Sua altssima sabedoria seja mais adorada que compreendida (a fim de que seja admirada pelo que ). Os mistrios da vontade de Deus que Ele achou bom comunicar-nos, Ele nos testificou em Sua Palavra. Ora, Ele achou bom comunicar-nos tudo o que viu que era do nosso interesse e que nos seria pro147 veitoso. Comentando o texto de 2Pe 3.9, No retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrrio, ele longnimo para convosco, no querendo que nenhum perea, seno que todos cheguem ao arrependimento (2Pe 3.9) , revela a sua preocupao pastoral e, ao mesmo tempo, a sua honestidade diante da aparente antinomia: To maravilhoso seu amor pela humanidade, que ele poderia salvar a todos, e que ele mesmo est preparado para dar salvao ao perdido. A ordem para ser noticiada, que Deus est pronto para receber todos ao arrependimento, de modo que nenhum se perca. (...) Pode ser perguntado aqui: se Deus no quer que ningum perea, por que ento muitos perecem? Para isso, minha resposta que no h meno, aqui, sobre o decreto secreto de Deus pelo qual os mpios so condenados sua prpria runa, mas somente de sua prpria vontade como feita conhecida
Joo Calvino, As Institutas da Religio Crist: edio especial com notas para estudo e pesquisa, So Paulo: Cultura Crist, 2006, Vol. 3, (III.8), p. 37. Este mesmo princpio orientador foi mantido na edio final (1559): J, porm, que o pacto de vida no pregado entre todos os homens igualmente e, entre aqueles a quem pregado, no acha a mesma receptividade, ou qualitativa, ou continuativamente, nessa diversidade se manifesta a admirvel profundeza do juzo divino. Pois, nem padece dvida de que esta variedade sirva tambm ao arbtrio da eterna eleio de Deus. (J. Calvino, As Institutas, III.21.1).
146

Joo Calvino, As Institutas da Religio Crist: edio especial com notas para estudo e pesquisa, So Paulo: Cultura Crist, 2006, Vol. 3, (III.8.1), p. 38.
147

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 36

para ns no Evangelho. Pois, ali, Deus estende a mo sem distino a todos, mas s segura, de forma a conduzi-los a si, aqueles que Ele escolheu antes 148 da fundao do mundo. Mcgrath enfatiza: Longe de ser uma especulao teolgica rida e abstrata, a anlise de Calvino sobre a predestinao se inicia a partir de fatos em149 pricos. Portanto, continua: A crena na predestinao no uma questo de f em si mesma, mas representa o resultado final de uma reflexo, informada pelas Escrituras, a respeito dos efeitos da graa sobre os indivduos, luz dos enigmas da experincia. A experincia ensina que Deus no toca 150 todo corao humano (As Institutas, III.24.15). Prossegue: Para Calvino, a predestinao apenas um exemplo adicional do mistrio da existncia humana, por meio do qual alguns so inexplicavelmente favorecidos por dons materiais e intelectuais, os quais so negados a outros. A predestinao no levanta qualquer dificuldade que j no esteja presente em outras 151 reas da existncia humana.

3) DEFININDO A DOUTRINA: Podemos dizer que a Eleio o ato eterno de Deus, por meio do qual, Ele decretou livre, soberana e misericordiosamente salvar em Cristo Jesus um determinado nmero de homens dentre toda a raa humana voluntariamente cada , aplicando, no decorrer da Histria a Sua Graa Redentora, capacitando-os, pelo Esprito Santo, a responderem com f, mensagem redentiva de Cristo, sendo preservados assim, at o fim.

4) DEUS CHAMA OS SEUS: Deus chama os seus eleitos atravs da pregao da Palavra. Deus quer que o Evangelho seja proclamado ao mundo todo e em todo o tempo para 152 que seja congregada a soma total dos eleitos. A Palavra de Deus sempre um ato criador, atravs da qual Deus chama, convence, transforma e edifica os Seus.

John Calvin, Calvin's Commentaries, Grand Rapids, Michigan: Baker Book House Company, 1996, Vol. XXII, (2Pe 3.9), p. 419-420. Por outro lado, orienta: Deus no destitudo de sua misericrdia em manifestar, em ocasies prprias, a severidade do Juiz, ao tentar de todas as formas, porm em vo, em trazer o pecador ao arrependimento, tampouco pode o exerccio de tal severidade ser considerado uma impugnao de sua clemncia [Joo Calvino, O Livro dos Salmos, So Paulo: Edies Paracletos, 1999, Vol. 2, (Sl 58.10), p. 526].
148 149 150 151

Alister E. McGrath, A Vida de Joo Calvino, So Paulo: Editora Cultura Crist, 2004, p. 195. Alister E. McGrath, A Vida de Joo Calvino, p. 195.

Alister E. McGrath, A Vida de Joo Calvino, p. 196. Ver tambm: I. John Hesselink, Calvins First Catechism: A Commentary. Louisville, Kentucky: Westminster/John Knox Press, Louisville, 1997, p. 94.
152

R.B. Kuiper, Evangelizao Teocntrica, p. 21. (Veja-se, tambm, p. 39).

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 37

Cada um de ns que foi alcanado pela Graa de Deus, tornou-se um instrumento de testemunho da bendita salvao, a fim de que o povo de Deus seja salvo 153 (Rm 10.14-17/At 18.9-11). A Igreja chamada para fora do mundo a fim de invadir o mundo com a pregao do Evangelho (Mt 5.14-16; Mc 16.15-16; At 1.8; 1Co 154 155 9.16). A eleio eterna de Deus, inclui os fins e os meios. Os meios de Deus 156 so infalveis porque Deus tambm o . Ns somos o meio ordinrio estabelecido por Deus para que o mundo oua a mensagem do Evangelho. Jesus Cristo confiou Igreja a tarefa evangelstica. A Igreja o agente por excelncia para a e157 vangelizao. Nenhum homem ser salvo fora de Cristo, mas para que isto acontea ele tem que conhecer o Evangelho da Graa. Como crero se no houver quem pregue? (Rm 10.13-15). O evangelismo pelo qual Deus leva os seus elei158 tos f um elo essencial na corrente dos propsitos divinos. Herman Ridderbos (1909-2007), diz acertadamente que A igreja o povo que Deus separou para Si em sua atividade salvfica, para que mostrasse a 159 imagem de Sua graa e Sua salvao. Portanto, quando estamos levando o Evangelho a todos os homens, cumprindo prazerosamente parte de nossa misso, estamos de fato demonstrando o nosso amor pelo nosso prximo, desejando que ele conhea a Cristo e, segundo a miseri160 crdia de Deus, se arrependa e creia.
153

Como, porm, invocaro aquele em quem no creram? E como crero naquele de quem nada ouviram? E como ouviro, se no h quem pregue? E como pregaro, se no forem enviados? Como est escrito: Quo formosos so os ps dos que anunciam coisas boas! Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaas diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregao? E, assim, a f vem pela pregao, e a pregao, pela palavra de Cristo (Rm 10.14-17). Teve Paulo durante a noite uma viso em que o Senhor lhe disse: No temas; pelo contrrio, fala e no te cales; porquanto eu estou contigo, e ningum ousar fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade. E ali permaneceu um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus (At 18.9-11). Vd. Michael Green, Estratgia e Mtodos Evangelsticos na Igreja Primitiva: In: A Misso da Igreja no Mundo de Hoje, So Paulo/Belo Horizonte, MG.: ABU/Viso Mundial, 1982, p. 67-68 e Bruce L. Shelley, A Igreja: O Povo de Deus, So Paulo: Vida Nova, 1984, p. 127.
154

Confisso de Westminster, (1647), III.6. Ver tambm: R.C. Sproul, Eleitos de Deus, So Paulo: Editora Cultura Crist, 1998, p. 190.
155 156

Os muitos meios para o fim de salvar cada um dos eleitos so to eficazes que terminam sempre em resultados bem-sucedidos. Os meios so infalveis porque Deus infalvel. (R.K. McGregor Wright, A Soberania Banida: Redeno para a cultura ps-moderna, So Paulo: Cultur Crist, 1998, p. 143).
157 158 159

R.B. Kuiper, El Cuerpo Glorioso de Cristo, p. 220. (Veja-se, todo o captulo, p. 220-226). J.I. Packer, Vocbulos de Deus, p.146.

Herman Ridderbos, El Pensamiento del Apstol Pablo, Buenos Aires: La Aurora, 1987, Vol. 2, 53, p. 9. John Stott observou bem este ponto, ao declarar em 1974: A Grande Comisso no explica ou esgota, nem supera o Grande Mandamento. O que ela faz, na verdade, acrescentar ao mandamento do amor e servio ao prximo uma nova e urgente dimenso crist. Se de fato amamos o nosso prximo, no h dvida de que lhe diremos as boas novas de Jesus. (John R.W. Stott, A Base Bblica da Evangelizao: In: A Misso da Igreja no Mundo de Hoje, So Paulo/Belo Horizonte, MG. ABU/ Viso Mundial, 1982, p. 37).
160

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 38

Como bem observou R.B. Kuiper (1886-1966):

A eleio requer a evangelizao. Todos os eleitos de Deus tm que ser salvos. Nenhum deles pode perecer. E o evangelho o meio pelo qual Deus lhes comunica a f salvadora. De fato, o nico meio que 161 162 Deus emprega para esse fim. (Ef 1.13). O meio ordinrio de Deus agir chamando, persuadindo e congregando o Seu povo atravs do Seu povo. Em outras palavras, ns somos instrumentos, elos vitais no desenvolvimento do propsito salvfico de Deus, proclamando a Sua Palavra de 163 salvao. Deus opera por meio da Sua Palavra, contudo, s quando Deus irradia em ns a luz de seu Esprito que a Palavra logra produzir algum efeito. Da a vocao interna, que s eficaz no eleito e apropriada para ele, dis164 tingue-se da voz externa dos homens. Cabe aqui uma palavra de advertncia e consolo quanto nossa responsabilidade e limite: Quem ser salvo? Quantos sero salvos? So perguntas que no nos compete fazer. Contudo, a nossa responsabilidade de cumprirmos a ordem expressa de Cristo, de anunciar o Evangelho a todas as pessoas, sabendo que a con165 verso uma operao do Esprito, que ultrapassa nossa capacidade. Compe166 te-nos apenas pregar, no especular. Recorro mais uma vez prudncia recomendada por Calvino, inspirado em Agostinho (354-430):

161 162

R.B. Kuiper, Evangelizao Teocntrica, p. 28.

Em quem tambm vs, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvao, tendo nele tambm crido, fostes selados com o Santo Esprito da promessa (Ef 1.13).
163 164

Vd. J.I. Packer, Evangelizao e Soberania de Deus, p. 66-67.

Joo Calvino, Exposio de Romanos, (Rm 10.16), p. 374 A vocao eficaz do eleito, no consiste somente na pregao da Palavra, seno tambm na iluminao do Esprito Santo. (J. Calvino, As Institutas, III.24.2). Do mesmo modo, Spurgeon escreveu: Ns nunca conheceremos nada enquanto no formos ensinados pelo Esprito Santo, que fala mais ao corao do que ao ouvido. (C.H. Spurgeon, Firmes na Verdade, Lisboa: Peregrino, 1987, p. 72). Na manh do domingo de 2 de outubro de 1859, o ento jovem ministro Charles Spurgeon (18341892), pregava em Londres sobre O Sangue do Concerto Eterno (Hb 13.20). Ao aproximar-se do final de sua exposio, diz: O decreto da eleio limitado, porm as boas novas abrangem o mundo todo. A ordem que recebi de Deus a de proclamar as boas novas a toda criatura debaixo do cu. A aplicao eficaz do evangelho est restringida aos eleitos de Deus, e consequentemente pertence vontade secreta de Deus, porm no assim com a mensagem; esta deve ser anunciada a todas as naes. (C.H. Spurgeon, Sermes no Ano do Avivamento, p. 60).
165 166

A predestinao divina se constitui realmente num labirinto do qual a mente humana completamente incapaz de desembaraar-se. Mas a curiosidade humana to insistente que, quanto mais perigoso um assunto, tanto mais ousadamente ela se precipita para ele. Da, quando a predestinao se acha em discusso, visto que o indivduo no pode conterse dentro de determinados limites, imediatamente, pois, mergulha nas profundezas do oceano de sua impetuosidade [Joo Calvino, Exposio de Romanos, (Rm 9.14), p. 329-330]. Ver: Joo Calvino, Efsios, (Ef 1.4), p. 26.

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 39

Se algum assim se dirige ao povo: Se no credes porque Deus j os h predestinado condenao, esse no somente alimentaria a negligncia como tambm a malcia. Se algum tambm para com o tempo futuro estenda a assero de que no hajam de crer os que ouvem, porquanto ho sido condenados, isto seria mais maldizer do que ensinar. (...) Como ns no sabemos quem so os que pertencem ou deixam de pertencer ao nmero e companhia dos predestinados, devemos ter tal afeto, que desejemos que todos se salvem; e assim, procuraremos fazer a todos aqueles que encontrarmos, sejam participantes de nossa paz (...). Quanto a ns concerne, dever ser a todos aplicada, semelhana de um remdio, salutar e severa correo, para que no peream eles prprios, ou a outros no percam. A Deus, porm, pertencer faz-la eficaz queles a 167 Quem preconheceu e predestinou. Calvino entendia que a pregao um instrumento para a consecuo da salvao dos crentes e, que embora no possa realizar nada sem o Esprito de Deus, todavia, atravs da operao interior do mesmo Esprito, ela re168 vela a ao divina muito mais poderosamente. Deus, a Si prescrevendo a iluminao da mente e a renovao da mente e a renovao do corao, adverte ser sacrilgio, se o homem a si arroga alguma parte de uma e 169 outra dessas duas operaes. Deste modo, a doutrina da eleio longe de ser um obstculo evangelizao, 170 na realidade um estmulo vital e consolador. Esta doutrina ainda que nem sempre

Joo Calvino, As Institutas, III.23.14. Comentando 2Tm 2.25, diz: Visto que a converso de uma pessoa est nas mos de Deus, quem sabe se aqueles que hoje parecem empedernidos subitamente no sejam transformados pelo poder de Deus em pessoas diferentes? E assim, ao recordarmos que o arrependimento dom e obra de Deus, acalentaremos esperana mais viva e, encorajados por essa certeza, aceleraremos nosso labor e cuidaremos da instruo dos rebeldes. Devemos encar-lo da seguinte forma: nosso dever semear e regar e, enquanto o fazemos, devemos esperar que Deus d o crescimento (1Co 3.6). Portanto, nossos esforos e labores so por si ss infrutferos; e no entanto, pela graa de Deus, no so infrutferos [Joo Calvino, As Pastorais, So Paulo: Paracletos, 1998, (2Tm 2.25), p. 246-247]. Do mesmo modo assevera Packer: At onde os cristos saibam, os reprovados no tm face, no nos cabendo tentar identific-los. Devemos, antes, viver luz da certeza de que qualquer um pode ser salvo, se ele ou ela arrepender-se e colocar sua f em Cristo. Devemos ver todas as pessoas que encontramos como possivelmente includas entre os eleitos (Eleio: In: J.I. Packer, Teologia Concisa: Sntese dos Fundamentos Histricos da F Crist, So Paulo: Editora Cultura Crist, 1999, p. 143).
167 168 169 170

Joo Calvino, Romanos, 2 ed. So Paulo: Parakletos, 2001, (Rm 11.14), p. 407. Joo Calvino, As Institutas, IV.1.6.

O conceituado telogo batista Millard Erickson, conclui: A predestinao no anula o incentivo para a evangelizao e as misses. No sabemos quem so os eleitos e os no eleitos, portanto, precisamos continuar a divulgar a Palavra. Nossos esforos evangelsticos so os meios que Deus usa para levar a salvao aos eleitos. A ordenao de Deus para o fim tambm inclui a ordenao dos meios para atingir tal fim. O conhecimento de que as misses so o meio de Deus uma forte motivao para o empenho e nos d confiana de que ser bem-sucedido (Millard J. Erickson, Introduo Teologia Sistemtica, p. 390).

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 40

tenha sido vista por este ngulo; tendo inclusive alguns tentado justificar a sua inrcia partindo de uma interpretao racionalizada, a verdade que o zelo missionrio de Calvino tem muito a ver com este ensinamento da Escritura. A doutrina da predestinao no tornou a evangelizao desnecessria; antes, a torna fundamental, j que atravs do Evangelho que Deus chama o seu povo. Calvino, em diversas partes de seus escritos demonstrou a compreenso de que o Evangelho deveria ser pregado a todos e, como esta misso ainda no foi completada, obviamente compe171 te a ns realiz-la. Bavinck comenta: O propsito da eleio a criao de um organismo, isto , a renovao, redeno, renovao e glorificao de uma humanidade regenerada que proclame as excelncias de Deus e leve 172 Seu nome sobre sua testa. Portanto, preguemos sinceramente, de forma inteligente, com amor e entusiasmo. Quanto aos resultados, estes pertencem a Deus, escapam da nossa esfera de a173 o. Aproveitemos tambm as oportunidades concedidas por Deus: .... lembremo-nos de que a porta se nos abriu pela mo de Deus a fim de que proclamemos Cristo naquele lugar, e no recusemos aceitar o generoso convite 174 que Deus assim nos oferecer.

J) Glorificar a Deus:

1) A GLRIA DE DEUS NA SALVAO DOS SEUS: Vimos no tpico anterior que Deus chama o Seu povo atravs dos Seus filhos. De fato; este o mtodo de Deus. Quando a igreja cumpre assim a Sua misso, sendo coerente com a sua natureza, Deus glorificado, visto que o objetivo final da nossa eleio bem como o de todas as coisas , a Glria de Deus (Ef 175 176 1.4-6,12-14; 2.6,7; Rm 9.22-23/Is 43.7) . Deus nos elegeu para sermos o insVer: John Calvin, Commentary on the Prophet Micah. In: John Calvin Collection, [CD-ROM], (Albany, OR: Ages Software, 1998), (Mq 4.3), p. 101.
171 172 173 174 175

Herman Bavinck, Teologia Sistemtica, Santa Brbara DOeste, SP.: SOCEP., 2001, p. 564. Vd. Joo Calvino, As Institutas, II.5.5,7; III.24.2,15. Joo Calvino, Exposio de 2 Corntios, So Paulo: Edies Paracletos, 1995, (2Co 2.12), p. 52.

4 assim como nos escolheu nele antes da fundao do mundo, para sermos santos e irrepreensveis perante ele; e em amor 5 nos predestinou para ele, para a adoo de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplcito de sua vontade, 6 para louvor da glria (do/ca) de sua graa, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, 12 a fim de sermos para louvor da sua glria (do/ca), ns, os que de antemo esperamos em Cristo; 13 em quem tambm vs, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvao, tendo nele tambm crido, fostes selados com o Santo Esprito da promessa; 14 o qual o penhor da nossa herana, at ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glria (do/ca) (Ef 1.4-6,12-14). E, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos sculos vindouros, a suprema riqueza da sua graa, em bondade para conosco, em Cristo Jesus (Ef 2.6,7). Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a co-

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 41

trumento de Seu louvor. Na eleio resplandece a gloriosa graa de Deus em atos de bondade para conosco. A concluso de nossa salvao revelar a glria da graa salvadora de Deus (Ef 1.6,11,12,13,14,16): O objetivo final da eleio no ser atingido at que Deus, tendo operado a salvao dos eleitos - e tendo-os levado para a glria - seja, deste modo, glorificado plenamente em Si Mes177 mo. Aqui temos o nosso horizonte espiritual ampliado: a coisa principal no que os eleitos sejam salvos, mas que Deus seja justificado em todas as suas 178 obras e glorificado no juzo. A glria de Deus, portanto, que a beleza harmoniosa de Suas perfeies, realada por meio da nossa salvao e santificao em Cristo Jesus. Deus manifesta a Sua Glria atravs dos eleitos que compem a Sua Igreja. Ele mesmo, nos predestinou para ele, para a adoo de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplcito de sua vontade, para louvor da glria de sua 179 graa, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado (Ef 1.5-6). Como igreja, seremos o trofu de Cristo por toda a eternidade; somos o resultado de Sua obra salvadora; por isso, quando Ele vier, ser glorificado em ns (Ef 1.5,6; 2.7/Jo 17.10; 2Ts 1,10,12). Na eternidade, olharemos para ns mesmos e diremos: Eis aqui a prova de que Deus bondoso Ele me salvou! Seremos os 180 trofus na galeria dos trofus de Deus. Algum poderia perguntar: por que a Glria de Deus como alvo de todas as coisas? A resposta bblica simples e majestosa: porque no h nada maior do que 181 Ela. Portanto, no procurar a Sua Glria, significaria a autonegao de que Ele
nhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdio,a fim de que tambm desse a conhecer as riquezas da sua glria (do/ca) em vasos de misericrdia, que para glria (do/ca)preparou de antemo (Rm 9.22-23). A todos os que so chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glria [()(NEd),(LXX: do/ca)] e que formei, e fiz (Is 43.7). Vd. Catecismo de Genebra, Pergs. 1-2: In: Catecismos de la Iglesia Reformada, Buenos Aires: La Aurora, 1962, p. 29; Catecismo Menor de Westminster, Perguntas: 1,7,46,47,101; J. Calvino, Exposio de Romanos, (Rm 9.23), p. 343-344; J. Calvino, As Institutas, III.23.8; III.24.14; Archibald A. Hodge, Confisso de F Westminster Comentada por A.A. Hodge, So Paulo: Editora os Puritanos, 1999, p. 96. Hodge: A causa final de todos os propsitos de Deus Sua prpria glria (Ap 4.11; Nm 14.21; Is 48.11; Ez 20.9). (Charles Hodge, Systematic Theology, Vol. I, p. 535).
176

Fred H. Klooster, A Doutrina da Predestinao em Calvino, Santa Brbara DOeste, SP.: SOCEP., 1992, p. 29. A idia geral expressa [J 17.1] que o nosso Senhor est desejoso de que a glria de Deus seja manifestada, e manifestada especialmente na salvao dos homens [D.M Lloyd-Jones, Salvos desde a Eternidade, So Paulo: Publicaes Evanglicas Selecionadas, 2005 (Certeza Espiritual: Vol. 1), p. 42].
177 178 179

Abraham Kuyper, The Work of the Holy Spirit, Chattanooga: AMG. Publishers, 1995, p. 10.

Vejam-se tambm: Confisso de Westminster, III.3,5,7; V.1; XXXIII.2; Catecismo Maior, Pergs. 12 e 18; Catecismo Menor, Perg. 7. Tom Wells, F: Dom de Deus, So Paulo: Publicaes Evanglicas Selecionadas, 1985, p. 100. John MacArthur Jr. usa figura semelhante em seu instrutivo e desafiador livro: Chaves para o Crescimento Espiritual, 2 ed. So Jos dos Campos, SP.: FIEL, 1986, p. 47.
180 181

Sendo Deus mesmo infinitamente mais digno do que a soma de todas as criaturas, segue-se que a manifestao da sua prpria excelncia fim infinitamente mais digno e exaltado do que o seria a felicidade das criaturas; seria realmente o fim o mais exaltado e digno que nos possvel imaginar (A.A. Hodge, Esboos de Theologia, p. 223). Vejam-se tambm: J.I. Packer, O Plano de Deus, So Paulo: Publicaes Evanglicas Selecionadas, (s.d.), p. 16; (John F.

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 42


182

o Senhor da Glria.

2) O OBJETIVO FINAL DA VIDA HUMANA: No Catecismo de Genebra (1541/2), nas primeiras duas perguntas, lemos:

Mestre: Qual o fim principal da vida humana? Discpulo: Conhecer os homens a Deus Seu Criador. Mestre: Por que razo chamais este o principal fim? Discpulo: Porque nos criou Deus e ps neste mundo para ser glorificado em ns. E coisa justa que nossa vida, da qual Ele o comeo, seja de183 dicada Sua glria. Em outro lugar, Calvino afirma: A glria de Deus a finalidade mais eleva184 da, qual a nossa santificao est subordinada. Desta forma, o homem como criatura de Deus s se realiza quando vive para a 185 glria de Deus, que tambm, o seu fim ltimo (2Co 5.8; Gl 2.20; Fp 1.21,23). O Catecismo Menor de Westminster, pergunta n 1, Qual o fim principal do homem?, responde: O fim principal do homem glorificar a Deus, e goz-lo para sempre (Ver: Is 43.7; 60.21; 61.3; Rm 11.36; 14.7-8; 1Co 10.31; Ef 1.5-6). Portanto, a nossa vida deve ter como propsito ltimo, glorificar a Deus: A glria de Deus deve resplandecer sempre e nitidamente em todos os dons com os quais porventura Deus se agrade em abenoar-nos e em adornar-nos. De sorte que podemos considerar-nos ricos e felizes nele, e em nenhuma outra 186 fonte".
MacArthur, Jr. Chaves para o Crescimento Espiritual, 2 ed. So Jos dos Campos, SP.: Fiel, 1986, p. 15-50.
182 183

Vd. Hermisten M.P. Costa, Providncia de Deus: Governo ou Fatalismo?, So Paulo, 2006.

John Calvin, Catechism of the Church of Geneva, perguntas 1 e 2. In: John Calvin, Tracts and Treatises on the Doctrine and Worship of the Church, Grand Rapids, Michigan: Eerdmans, 1958, Vol. II, p. 37. Joo Calvino, Efsios, (Ef 1.4), p. 25. Ora, a vida eterna e imortal s pode ser encontrada em Deus. Portanto, necessrio que a principal preocupao e solicitude de nossa vida seja buscar a Deus, aspir-lo com toda a afeio de nosso corao e descansar nele somente (Joo Calvino, Instruo na F, Goinia, GO: Logos Editora, 2003, Cap. 1, p. 11).
184

Entretanto, estamos em plena confiana, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor (2Co 5.8). Logo, j no sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela f no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim (Gl 2.20). Porquanto, para mim, o viver Cristo, e o morrer lucro. Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que incomparavelmente melhor (Fp 1.21,23).
185

Joo Calvino, O Livro dos Salmos, (Sl 48.3), p. 356. O propsito geral da minha salvao e da sua que ns glorifiquemos o Pai. (...) O alvo, o objetivo supremo da nossa salvao que glorifiquemos a Deus [D.M Lloyd-Jones, Salvos desde a Eternidade, So Paulo: Publicaes Evanglicas Selecionadas, 2005 (Certeza Espiritual: Vol. 1), p. 47,48].
186

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 43

A felicidade do homem est condicionada ao Seu genuno conhecimento de Deus; ela est subordinada Glria de Deus. S obtemos uma viso adequada dos objetivos secundrios quando conseguimos enxergar corretamente o fim principal. O homem s descobre o sentido da vida e da eternidade, quando, pelo Esprito, consegue compreender que o fim principal de todas as coisas a Glria de Deus e, 187 ento passa a viver para este fim (1Co 10.31; Cl 3.23). Calvino, ento, aconselha: No busquemos nossos prprios interesses, mas antes aquilo que compraz 188 ao Senhor e contribui para promover sua glria. Comentando o Salmo 69.9, fala com a veemncia prpria de quem vivia este princpio:

A forma como ele [Davi] fazia isso, ele mostra que era atravs do zelo pela Igreja de Deus com que sua alma se inflamava. No s assinalava a causa dos maus tratos que recebia seu zelo pela casa de Deus , mas tambm declara que, qualquer que fosse o tratamento de que imerecidamente fosse alvo, todavia, por assim dizer, esquecendo-se de si mesmo, ele arderia de santo zelo para manter a Igreja, e ao mesmo tempo a glria de Deus, com a qual vive em comunho indestrutvel. [...] Davi ignorou a si prprio, e que toda a tristeza que sentia era procedente do santo zelo com que ardia quando via o sacro nome de Deus insultado e ultrajado com horrveis blasfmias. [...] At que tenhamos aprendido a dar pouco valor a nossa reputao pessoal, jamais seremos inflamados com genuno zelo em contender pela preservao e avano dos interesses da glria divina [...] Visto que Cristo, em quem resplandece toda a majestade da Deidade, no hesitou a expor-se a todo gnero de afronta para a manuteno da glria de seu Pai, quo vil e ignominioso ser se nos reduzirmos a seme189 lhante sorte.

3) A IGREJA COMO EXPRESSO E AGENTE DA GLRIA DE DEUS:

A glria do Senhor deve permanecer inalterada em toda e qualquer parte. Deus criou todas as coisas, inclusive a Igreja, para a Sua Glria. Glria excelncia manifestada. A excelncia dos atributos de Deus manifes190

187 188

Vd. Charles Hodge, Systematic Theology, Vol. I, p. 535-537

Joo Calvino, A Verdadeira Vida Crist, So Paulo: Novo Sculo, 2000, p. 30. De forma semelhante: No busquemos as cousas que so nossas, mas aquelas que no somente sejam da vontade do Senhor, como tambm contribuam para promover-lhe a glria (Joo Calvino, As Institutas, III.7.2).
189 190

Joo Calvino, O Livro dos Salmos, (Sl 69.9), Vol. 3 , p. 21-22. Joo Calvino, Romanos, 2 ed. So Paulo: Parakletos, 2001, (Rm 11.36), p. 430.

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 44

tada por sua operao. A glria de Deus no lhe atribuda, acrescentada, 192 diminuda ou mesmo esgotada em sua complexidade; -Lhe totalmente intrnse193 ca. Ele o Rei, o Senhor e Pai da Glria (Sl 24.7-10; At 7.2; Ef 1.17) que, atravs de Seu Filho vestido de nossa carne, se revelou agora par ser o Rei da glria 194 195 e Senhor dos Exrcitos. (1Co 2.8; Tg 2.1/Jo 1.14).
191

O alvo final de todas as coisas a glria Deus: nada mais elevado ou importante do que o prprio Deus. Como decorrncia do tpico anterior, podemos afirmar que h aqui um desafio extremamente difcil para todos ns individualmente e para a igreja como todo: abrir mo de nossos interesses aparentemente mais relevantes (alis, em nossa tica, o que h de mais importante do que os nossos interesses? Qual a dor maior do que a minha?) pelo que, de fato, urgentemente relevante em sua prpria essncia. Lloyd-Jones ilustra este ponto positivamente partindo do exemplo de Jesus Cristo, que na quinta feira antes de Sua entrega em favor do Seu povo, ora ao Pai revelando a sua genuna preocupao: glorificar o Deus Pai (Jo 17.1): Acima de nossa preocupao com as almas dos homens e com a sua salvao deve estar a nossa preocupao com a glria de Deus. O que devemos acentuar para os homens e para as mulheres que esto fora de Cristo e para os pecadores do mundo atual no , primariamente, o fato de que eles so pecadores, e que so infelizes porque so pecadores, mas o fato de que o pecado deles uma agresso a Deus e uma difamao da glria de Deus. O nosso interesse pela glria de Deus deve vir antes do nosso interesse pelo estado e condio do pecador. Isso foi verdade quanto ao nos196 so Senhor, e Ele que nos envia. Jesus Cristo desafia a Igreja a assumir a sua identidade, no uma simples mscara peridica: Vs sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser inspido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta seno para, lanado fora, ser pisado pelos
191 192

A.A. Hodge, Esboos de Theologia, p. 223.

Pois se homens e anjos juntassem sua eloqncia em funo deste tema, ainda assim tocariam mui diminutamente em sua imensurabilidade [Joo Calvino, Efsios, So Paulo: Paracletos, 1998, (Ef 1.14), p. 39].
193

Levantai, portas, as vossas cabeas; levantai-vos, portais eternos, para que entre o Rei da Glria. Quem o Rei da Glria? O SENHOR, forte e poderoso, o SENHOR, poderoso nas batalhas. Levantai, portas, as vossas cabeas; levantai-vos, portais eternos, para que entre o Rei da Glria. Quem esse Rei da Glria? O SENHOR dos Exrcitos, ele o Rei da Glria (Sl 24.7-10). Estvo respondeu: Vares irmos e pais, ouvi. O Deus da glria apareceu a Abrao, nosso pai, quando estava na Mesopotmia, antes de habitar em Har (At 7.2). Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glria, vos conceda esprito de sabedoria e de revelao no pleno conhecimento dele (Ef 1.17).
194 195

Joo Calvino, O Livro dos Salmos, Vol. 1, (Sl 24.8), p. 536.

Sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste sculo conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glria (do/ca) (1Co 2.8). Meus irmos, no tenhais a f em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glria (do/ca), em acepo de pessoas (Tg 2.1). E o Verbo se fez carne e habitou entre ns, cheio de graa e de verdade, e vimos a sua glria (do/ca), glria (do/ca) como do unignito do Pai (Jo 1.14). D.M. Lloyd-Jones, Seguros Mesmo no Mundo, So Paulo: Publicaes Evanglicas Selecionadas, 2005 (Certeza Espiritual: Vol. 2), p. 20.
196

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 45

homens. Vs sois a luz do mundo. No se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para coloc-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe tambm a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem (doca/zw) a vosso Pai que est nos cus (Mt 5.14-16). A Igreja, como criao de Deus, conclamada a viver de forma intencional para a glria de Deus, sendo um sinal luminoso que aponta de forma efetiva para o Seu Criador, a fim de que todos, atravs do nosso testemunho, possam glorificar a Deus. O modo como pregamos o Evangelho reflete o nosso conceito de Deus. Nada mais importante do que o carter de Deus. Todavia, quando perdemos a dimenso de Quem Deus, as demais coisas so descaracterizadas; somente a compreenso correta de quem Deus pode conferir sentido nossa existncia e a todo o nosso labor missionrio. Diante da majestade de Deus todas as demais coisas tornam-se 197 aos nossos olhos, o que realmente so: pequenas. De fato: No h glria real 198 seno em Deus. A perda da dimenso correta da Majestade de Deus, tem como causa primeira, o descrdito para com a Sua Palavra: quando no conhecemos 199 (cremos) nas Escrituras, tambm no conhecemos a Deus (Mt 22.29/Os 4.1,6). Em 1996, um grupo de Evanglicos radicados nos Estados Unidos elaborou a Declarao Teolgica de Cambridge. Na Quinta Tese, lemos:

Todas as vezes que a autoridade bblica perdida na igreja, Cristo despojado de seu lugar, o evangelho distorcido, ou a f pervertida, a razo uma s: nossos interesses substituram os de Deus e estamos fazendo seu trabalho nossa maneira. A perda da centralidade de Deus na vida da igreja de hoje comum e lamentvel. esta perda que nos permite transformar o culto em entretenimento, a pregao do evangelho em marketing, a confiana em tcnica, ser bom em sentir-se bem a respeito de si mesmo e fidelidade em ser um sucesso. Como resultado, Deus, Cristo e a Bblia acabam significando muito pouco para ns e permanecem muito inconsequentemente sobre ns. Deus no existe para satisfazer nossas ambies, desejos e apetites de consumidores ou nossos interesses espirituais particulares. Devemos focar a nossa adorao em Deus, ao invs de buscar na adorao a satisfao de nossas necessidades pessoais. Deus soberano na adorao; ns no
Comentando Dn 3.28 quando Nabucodonosor admite que Sadraque, Mesaque e Abedenego preferiram obedecer a Deus ao decreto real , Calvino escreve: Toda e qualquer pessoa que olha para Deus, facilmente menospreza a todos os mortais e a tudo o que se afigura esplndido e majestoso no mundo inteiro [Joo Calvino, O Profeta Daniel: 1-6, So Paulo: Parakletos, 2000, Vol. 1, (Dn 3.28), p. 228].
197 198 199

Joo Calvino, As Pastorais, So Paulo: Paracletos, 1998, (1Tm 1.17), p. 46.

Respondeu-lhes Jesus: Errais, no conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus (Mt 22.29). Ouvi a palavra do SENHOR, vs, filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra, porque nela no h verdade, nem amor, nem conhecimento de Deus. (...) O meu povo est sendo destrudo, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, tambm eu te rejeitarei, para que no sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, tambm eu me esquecerei de teus filhos (Os 4.1,6).

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 46

o somos. Nossa preocupao absoluta deve ser pelo reino e a glria de 200 Deus, no por nossos imprios, popularidade ou sucesso. Portanto, o que anunciamos jamais ser o Evangelho bblico se consistir apenas numa mensagem de alvio para as supostas necessidades do homem. Esta concepo nos parece imperiosamente relevante. Quando proclamamos o Evangelho, estamos glorificando a Deus atravs de nossa obedincia ao Seu mandamento de anunciar a mensagem de redeno a todos os homens. O nome de Deus nunca melhor celebrado do que quando a verdadeira religio extensamente propagada e quando a Igreja cresce, a qual por essa conta chamada 201 plantaes do Senhor, para que Ele seja glorificado [Is 61.3]. Contudo, devemos tambm ter em mente que o nosso propsito em assim faz-lo deve ser o de glorificar a Deus no anncio de Sua mensagem redentiva. Deus glorificado no somente atravs dos que crem, quando a Sua misericrdia resplandece, mas, mesmo atravs daqueles que rejeitam a mensagem, sendo glorificada a 202 sua pacincia e justia (Rm 9.22-24) que so to santas como o seu amor e misericrdia. Portanto, a Igreja de Deus, no seu ato essencial de proclamar as virtudes de Deus (1Pe 2.9-10), tem como objetivo final a Glria de Deus (Rm 11.36; 1Co 10.31). A Evangelizao visa glorificar a Deus atravs do anncio da natureza de Deus e de Sua obra eficaz efetivada em Cristo Jesus. Ousamos dizer, que a Evangelizao tem fundamentalmente como alvo final, glorificar a Deus; e Deus glorificado atravs da salvao de Seu povo (Is 43.7; Jo 17.6-26; Ef 1.7/2Ts 1.10-12) e a conseqente confisso de Sua soberania (Fp 2.5-11). Quando evangelizamos estamos revelando o nosso amor a Deus e ao nosso prximo, glorificando a Deus, sendo-Lhe obedientes na vivncia de nossa natureza de proclamao e servio. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse o que me ama (Jo 14.21). Ns glorificamos a Deus sendo-Lhe obediente (Jo 17.4). A glria de Deus muito maior do que a nossa salvao; mas, tambm sabemos que a glria de Jesus a salvao de seus 203 seguidores. O Esprito dirige a Igreja na glorificao de Cristo, ensinando-lhe a obedincia 204 proveniente da f. Para isto, temos no Filho o prprio paradigma a ser seguido: Foi justamente na obedincia perfeita ao Pai, que o Filho O glorificou. Eu te glorifi200 201

Documento capturado em 22/07/06 no site: www.alliancenet.org

Joo Calvino, O Livro dos Salmos, So Paulo: Edies Parakletos, 2002, Vol. 3, (Sl 102.21), p. 581.
202

Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdio, a fim de que tambm desse a conhecer as riquezas da sua glria (do/ca) em vasos de misericrdia, que para glria (do/ca) preparou de antemo, os quais somos ns, a quem tambm chamou, no s dentre os judeus, mas tambm dentre os gentios? (Rm 9.22-24).
203 204

William Hendriksen, O Evangelho de Joo, So Paulo: Cultura Crist, 2004, (Jo 17.6), p. 758.

A principal obra do Esprito Santo glorificar ao Senhor Jesus Cristo. Portanto, no haver valor em nossas oraes, se no crermos nEle, em Sua divindade singular, em Sua encarnao, nascimento virginal, milagres, morte expiatria, ressurreio e ascenso. O Esprito O glorifica e, portanto, devemos crer nEle e ser unnimes em nossa doutrina [D. Martyn LloydJones, A Unidade Crist, So Paulo: Publicaes Evanglicas Selecionadas, 1994, p. 72].

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 47

quei (doca/zw) na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer (Jo 17.4). Quando evangelizamos revelamos o nosso amor a Deus e ao nosso prximo, glorificando a Deus, sendo-Lhe obedientes na vivncia de nossa natureza de proclamao e servio. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse o que me ama (Jo 14.21). Ns glorificamos a Deus sendo-Lhe obediente (Jo 17.4). A obedincia fruto da genuna f. S o crente obediente, e s o obediente 205 que cr. Na obedincia a Cristo, a Igreja O glorifica. O Esprito que cumpre Seu 206 Ministrio obedientemente (Jo 16.13-14), conduz a Igreja a ser a glorificao de 207 Cristo em sua obedincia (Jo 17.9,10). Se pudssemos imaginar na eternidade algum perguntando sobre os frutos da Obra do Pai, do Filho e do Esprito Santo, encontraramos a resposta na indicao jubilosa da Igreja de Deus, a qual Ele comprou com o Seu prprio sangue e preservou at o fim (At 20.28/Is 43.7/Ef 1.3-14; 2.6,7). "A Igreja o brilho mais esplendente da sabedoria de Deus (...). A Igreja a expresso final da sabedoria de Deus, a realidade que, acima de todas as demais, capacita at os anjos 208 a compreenderem a sabedoria de Deus". O Evangelho deve ser proclamado em sua inteireza a todos os homens e ao homem todo; a Teologia oferece solidez na transmisso desta verdade, mostrando Quem Deus e a real necessidade do homem. "Tudo o que as Escrituras dizem a respeito do homem, e particularmente tudo o que elas dizem sobre a salvao do homem, afinal de contas para glria de Deus. Nossa teologia est 209 centralizada em Deus porque nossa vida est centrada em Deus." Quando a evangelizao transforma-se apenas em questo de estatstica nmero de membros, tamanho do edifcio, arrecadao, relevncia social das pessoas que freqentam os cultos, etc. , h muito deixamos de compreender o genuno significado do Evangelho bblico. A grandeza e importncia da Igreja est em Seu Senhor; as demais coisas so perifricas. A mensagem do Evangelho prope-se a anunciar a Deus na beleza de Sua santidade, sabendo que Deus ser glorificado atravs de nossa fidelidade Sua Palavra. O livro de Atos se constitui no maior relato da glorificao de Cristo pelo Esprito: A expanso missionria e a edificao dos crentes. Quando cristos sinceros pregavam o Evangelho e, homens e mulheres eram transformados pelo seu poder, sendo
Dietrich Bonhoeffer, Discipulado, 2 ed. So Leopoldo, RS.: Sinodal, 1984, p. 25.

205 206

Quando vier, porm, o Esprito da verdade, ele vos guiar a toda a verdade; porque no falar por si mesmo, mas dir tudo o que tiver ouvido e vos anunciar as coisas que ho de vir. Ele me glorificar (doca/zw), porque h de receber do que meu e vo-lo h de anunciar (Jo 16.13-14).
207

por eles que eu rogo; no rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque so teus; ora, todas as minhas coisas so tuas, e as tuas coisas so minhas; e, neles, eu sou glorificado (Jo 17.9-10). D. Martyn Lloyd-Jones, As Insondveis Riquezas de Cristo, So Paulo: Publicaes Evanglicas Selecionadas, 1992, p. 77.
208

Cornelius Van Til, An Introduction to Systematic Theology, Phillipsburg, New Jersey: Presbyterian and Reformed Publishing Co. 1974, p. 1.
209

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 48

conduzidos a uma vida santa, Cristo estava sendo glorificado. E este ainda o modo efetivo de glorificar a Deus: obedecendo aos Seus mandamentos. Nas pginas do Novo Testamento vemos que quando a liderana da Igreja de Jerusalm foi convencida por Pedro como este tambm o fora pelo Senhor , de que a mensagem do Evangelho era para todos, sem exceo; com alegria glorificaram a Deus: E, ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram (doca/zw) a Deus, dizendo: Logo, tambm aos gentios foi por Deus concedido o arrependimento para vida (At 11.18). Posteriormente, quando os gentios entenderam a mensagem do Evangelho aps a pregao de Paulo inspirada no profeta Isaas, relata Lucas: Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam (doca/zw) a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna (At 13.48). Quando Paulo relata aos presbteros de Jerusalm como Deus operara entre os gentios atravs do seu ministrio, Ouvindo-o, deram eles glria (doca/zw) a Deus e lhe disseram: Bem vs, irmo, quantas dezenas de milhares h entre os judeus que creram, e todos so zelosos da lei (At 21.20). Notemos que em todas estas manifestaes, Deus e a Sua mensagem que eram engrandecidos: a glria pertence unicamente a Deus! Paulo no final da segunda carta aos tessalonicenses, roga queles irmos que conheciam o poder e glria do Evangelho: Finalmente, irmos, orai por ns, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada (doca/zw), como tambm est acontecendo entre vs (2Ts 3.1). A Igreja prega o Evangelho e ora para que Deus, somente Deus seja glorificado atravs de sua misso. De fato, Deus o ser todas as vezes que a Igreja for-Lhe fiel.

CONSIDERAES FINAIS:
Sem a operao do Esprito da Graa (Hb 10.29), toda a nossa reflexo, todo o nosso esforo, todos os nossos mtodos, toda a nossa oratria e capacidade de persuaso sero vos. O poder do Evangelho est no contedo da Sua Mensagem, que somente compreendido mediante a ao do Esprito, que nos capacita a enxergar o Evangelho da Glria de Deus. Aos imaturos corntios que disputavam para saber quem era o maior entre aqueles que lhes haviam servido, Paulo lhes mostra que todos so servos: 1 Eu, porm, irmos, no vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianas em Cristo. 2 Leite vos dei a beber, no vos dei alimento slido; porque ainda no podeis suport-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais. 3 Porquanto, havendo entre vs cimes e contendas, no assim que sois carnais e andais segundo o homem? 4 Quando, pois, algum diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, no evidente que andais segundo os homens? 5 Quem Apolo? E quem Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. 6 Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. 7 De modo que nem o que planta alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que d o crescimen-

A Reforma e o Evangelismo Rev. Hermisten M.P. Costa 49

to. 8 Ora, o que planta e o que rega so um; e cada um receber o seu galardo, segundo o seu prprio trabalho. 9 Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifcio de Deus sois vs (1Co 3.1-9). (Vejam-se tambm: Hb 10.29/1Co 1.17; 2.1-5/1Ts 1.5). J.I. Packer nos diz isto de forma contundente:

Por mais que apresentemos o evangelho de forma clara e convincente, no temos qualquer esperana de convencer ou converter quem quer que seja. Poderamos o prezado leitor e eu, mediante nossas palavras mais intensas, quebrar o poder que Satans exerce sobre a vida de um homem? No. Poderamos proporcionar vida aos espiritualmente mortos? No. Poderamos nutrir a esperana de convencer os pecadores sobre a verdade do evangelho mediante as mais pacientes explicaes? No. Poderamos esperar levar os homens a obedecerem ao evangelho atravs de quaisquer palavras de exortao que porventura dissssemos? No. Nossa maneira de evangelizar no ser realista enquanto no tivermos enfrentado esse fato esmagador, permitindo que ele exera o devido impacto sobre ns. (...) Considerada como um empreendimento humano, a evangelizao uma tarefa intil. Em princpio no pode produzir o efeito desejado. Podemos pregar, e pregar de modo claro, fluente e atrativo; podemos falar a indivduos da maneira mais apropriada e desafiadora; podemos organizar cultos especiais, distribuir folhetos, exibir cartazes e encher a terra de publicidade - mas no h a mais remota esperana de que toda essa queima de esforos ser capaz de conduzir qualquer alma a Deus. A no ser que algum outro fator interfira nessa situao, nossos prprios desempenhos, todas as atividades evangelsticas estaro condenadas de antemo ao fracasso. Esta a verdade, nua e crua que temos 210 de enfrentar. Finalmente, devemos nos lembrar de que Deus o Senhor. A ns compete pregar, ensinar, interceder, suplicar. A orao deve ser o elemento agregador de todos os nossos atos. A orao a declarao solene e existencial do povo de Deus, de que a sua suficincia e capacidade esto em Deus. Orar exercitar a nossa f naquele que temos conhecido. A salvao, como j vimos, um ato exclusivo de Deus: Somente a Ele pertence (Jn 2.9; 1Co 1.21; Hb 2.10; 5.9; Tg 4.12; Ap 7.10; 19.1). Que Deus nos abenoe, nos capacitando, pelo Esprito a ser testemunhas fiis. Amm.

Maring, 19 de novembro de 2007. Rev. Hermisten Maia Pereira da Costa

210

J.I. Packer, Evangelizao e Soberania de Deus, p. 74-75.

Das könnte Ihnen auch gefallen