Sie sind auf Seite 1von 41

DIREITO DAS COISAS CIVIL

O plano diretor uma lei municipal. O cidado deve cumprir com a funo social da propriedade finalidade economica, social e ambiental. Se o cidado no cumprir com ela, pagar uma taxa progressiva de IPTU. E poder ter a sua propriedade desapropriada. Direito Real: Somente direito real o que a lei diz, direitos reais so taxativos. Direitos reais h uma certa autonomia. Ex: d.real de prop.: individualizao do bem, perpetuidade, exclusividade, registro, erga ommes, etc. Na tipicidade: deve tudo ser igual. No cabe analogia Taxatividade: deve se manter as bases, mas h uma autonomia para mudar. Ex: Multipropriedade: vrios donos ( detem propriedade) utilizando em momentos diferentes o bem. Enfiteuse: acabou a enfiteuse privada. Enfiteuse o direito real que confere ao seu titular (enfiteuta ou foreiro) a posse, o uso e gozo de imvel alheio, alienvel, o qual se obriga a pagar ao titular do domnio da coisa (senhorio direto) uma penso anual invarivel (foro). A enfiteuse deriva diretamente do arrendamento por prazo longo ou perpetuo de terras publicas a particulares. BEM Passvel de apropriao humana. Valor economico afervel Materialis: corporeo Imateriais: bens incorporeos( ex: direitos autorais, marcas) COISA Bem material Direito coisas = posse + direitos reais

Antigamente falava-se que ar no tinha valor economico, mas hj em dia j se vende ar. (venda de crdito de CO )Quantidade de ar que pode poluir. Res: coisa Pblica: pblico - repblica: coisas do povo. USUFRUTO, FRUIR, DISPOR, RESTITUIR! So as 4 funes que pode ter o dono sobre a coisa. CARACTERISTICAS Absoluto: a eficcia erga ommes. Direitos inter partis: relativo Diferente de ilimitado: pois no quer dizer que no possa ser mudado. Sequela: ao reivindicatria. Ao para reaver o bem (preferncia: na execuo do bem em face do credor quirografrio)

Ex: pode-se vender um bem hipotecado. Mas o novo dono corre o risco de ter o seu imvel expropriado se a hipoteca no for paga ao credor. Direitos reais Coisa determinada permanente Numeros clausus lei ( taxatividade) Direitos pessoais/ obrigacionais Coisa determinvel transitrio Numeros apertus - partes

Absoluto erga ommes Direito de sequela reaver o bem Teoria realista (clssica) Defende que h uma separao entre direito real e direito pessoal. o poder de fato sobre a coisa. No precisa haver sujeiro passivo. (ex: quebrar o meu PC, ninguem tem nada a ver com isso, o objeto meu e eu fao o que quero) Nat. Juridica: direito real obrigao decorre da coisa vinculado a ela e no h pessoa

Relativos Patrimonio do devedor como garantia Teoria monista ou personalista Primeiramente a teoria fala que no h relao juridica entre pessoa e coisa. Depois descobre que as relaes so entre pessoas! Dizem que todas as relaes juridicas devem ser pessoais. Sendo o sujeito passivo indeterminado. Universal. Que surge na hora em que o direito violado. No importa a definio da pessoa

Obrigraes propter rem: Divida inerente a coisa, acompanha o imvel. Ex: a prefeitura vai at o dono e executa o dono que no pago o IPTU. Na verdade se o novo imvel for comprado o novo dono deve pagar pelo antigo que no quitou a sua divida. - obrigao do condomino na preservao do bem comum - obrig. de pagamento de IPTU - obrig. de dar funo social a propriedade.

Teoria sobre a POSSE: Savigny - subjetiva Corpus ( poder de fato sobre a coisa) no necessariamente o poder fisico + animus domini (como se dono fosse) Natureza juridica: Posse fato e no direito. Embora a posse no seja um direito, defendese a pessoa, que tem a posse. Defesa da pessoa ( do possuidor e no do direito)

Ihring objetiva Para Ihering posse a exterizao da propriedade. Quem usa, goza ( faz algum elemento condizendo com a propriedade) possuidor em um primeiro momento. Natureza juridica: Posse um direito. Proteo do direito de posse e no da pessoa.

Animus domini: se sente dono ainda que no o seja. Ex: inquilino no tem animus domius, ele tem vontade de ter a casa, mas no age como dono, pois se o fio eltrico se romper, ele no ir concertar, chamar o responsvel, o dono. Quem no possuidor chamamos de detentor. Mas o que diferencia a posse da deteno? Para a Subjetiva ser detentor: quando tem o corpus, mas no tem animus domini. Tem animus tenend( temporariamente cuidando da coisa) Para a Objetiva: basta que a lei diga que no posse. Possuidor quem a lei diz!

Art.1196 CC: teoria objetiva no h o animus domini Art 1204 CC: objetiva tambm no h animus domini O cdigo adotou a teoria de Ihering ( objetiva). Excees: Detentor subordinado ou servidor da posse ou fmulo da posse. ( sinmimos) significa: exercer qualquer dos poderes inerentes a propriedade em nome alheio: isso deteno. Isso o empregado! O empregado detentor, porque a sua posse em nome alheio. Ex: o motorista trabalha e responde de acordo com a empresa, em nome da empresa.

Posse como direito real

Posse como direito pessoal Gerado por um d. obrigacional No possui d. de sequela.

Configurao tridimencional: d.real: quando o prop. possuidor do bem relao obrigacional: surge por um contrato. pela qual o prop. Lhe concede obrigatoriamente uma parcela dos poderes dominais. Ex: contrato de locao. Fato: surge pela posse de ocupao da coisa, aqui que reside a funo social da posse. Ex: invaso BEM MATERIAL - bem inalienvel no pode ser sujeito a posse. Ex: bem comum do povo: no se pode exercer a posse de uma praia. - posse de bens pblicos: no possvel anienar, ento esto fora do comrcio, no sendo possivel ter a posse deles. Questo objetiva: no. Questo subjetiva: depende: STJ: diz que no Farias e Rosenvald: os objetos no afetados pelo interesse pblico sim. BEM IMATERIAL

(prop. Intelectual) Proteo possesria:ex. ao reintegrao de posse para reaver o que era seu. Existe posse de bem imaterial? No. Interdito proibitrio( uma das tres aes de ao protetria): quando alguem ameaa o seu direito de posse. Ex: sem terra esto ameaando entrar na prpriedade. Manuteno de posse( ao posesria): atrapalha a posse, o uso o gozo, etc. Administrao pode dar a posse para algum cidado usar um bem pblico, os dominicais. Mas se vc estiver na posse atraves da invaso, a doutrina majorante no aceita como sendo posse. DESDOBRAMENTO DE POSSE OU POSSE PARALELA PROPRIETRIO( POSSUIDOR INDIRETO) __contrato de locao__ LOCATRIO ( POSSUIDOR DIRETO) Se o individuo estiver usando o bem do proprietrio sem a sua autorizao, o individuo no possuidor e sim proprietrio. Mas se alguem usa com a sua autorizao ele sim possuidor, no perde essa caracteristica. posses paralelas - decorrem de relao jurdica que derive ou desdobre a posse. (locao, usufruto etc.) No se cogita o desdobramento da posse quanto o proprietrio reserva para si a propriedade plena(FARIA e ROSENVALD. 2009.p.67 Art. 1.197 A posse direta, de pessoa que tem a coisa em seu poder, temporariamente, em virtude de direito pessoal, ou real, no anula a indireta, de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direto defender sua posse contra o indireto. Posse indireta Mediata, no temporria, proprietrio, autnoma, cede a faculdade das faculdades do dominio, proteo possesria. Posse direta Posse condicionada, imediata, temporria, locatrio, derivada, uso e fruio da coisa, proteo possesria.

Sublocao: proprietrio e possuidor sublocando 2 possuidorres indiretos e o sublocatrio possuidor direto. Ou seja, pode existir a tripartio e a quadripartio da posse. AQUISIO FICTA DA POSSE CONSTITUTO POSSESSRIO = posse ficta! (FARIAS E ROSENVALD.2009 p.96-97 e 155-156) Ex:Dono de imvel que o vende e passa a pagar aluguel morando na sua antiga casa. O comprador da casa passa a ser o comprador ficto ( se torna possuidor pela posse ficta). Inverso no ttulo da posse com base em uma relao jurdica. OBS: quando o proprietrio o prprio possuidor, ele ser chamado de possuidor( no possuidor direto, nem indireto) somente possuidor. Essa clausula deve estar escrita no contrato. Ex: no caso de compra de imvel e entrega daqui a 30 dias.

A aliena imvel a B e, em virtude da clusula constituti, mantm-se no imvel sob a nova condio de comodatrio. O antigo proprietrio A se converte em prossuidor direto, enquanto o novo proprietrio B adquire a posse indireta, como consequncia da manifestao bilateral de vontades (2009.p.96) Posse Reintegrao de posse Propriedade Ao reivindicatria

TRADITIO BREVI MANU Ex: o inquilino adquire o imvel locado. Ex: Joo possuidor de bem alheio ( ouseja, inquilino) compra o bem, comprado, Joo passa a ser possuidor de bem prprio. Aqui tambm h a transferncia ficta. Ex: financiamento de um carro, quando acaba de pagar o possuidor passa a ser o proprietrio. Transferncia da propriedade e transferncia ficta da posse( porque na verdade no houve transferncia de posse, porque ele j possuia o bem) COMPOSSE Ambos possuem a posse plena do mesmo bem, mesmo poder. Ex: dois irmo com o mesmo apartamento, um no deixa o outro entrar, um pode entrar com a ao contra o outro. ART. 1.199- Se duas ou mais pessoas possurem coisa indivisa, poder cada uma exercer sobre ela atos possessrios, contando que no excluam os dos outros compossuidores. Requisitos: - Mais de uma pessoa - coisa indivisa (no dividida ou no divisvel) Poderes do compossuidor: Defesa da posse - contra terceiros Defesa da posse contra compossuidores para garantir o acesso a coisa comum. Condominio: a) Pro indiviso: comunho de propriedade e comunho de posse. b) Pro diviso: comunho de propriedade e no comunho de posse. Extino: Termino da relao jurdica que lhe serve de causa (dissoluo de condomnio, partilha, dissoluo de sociedade conjugal etc.) Ex:Transformao da comunho pro indiviso em posses pro diviso com participao de todos os compossuidores vedada a diviso unilateral CUSTDIA Art. 1.209. A posse do imvel faz presumir, at prova contrria, a das coisas mveis que nele estiverem. - Acessrio acompanha o principal presuno juris tantum( em favor do possuidor): o possuidor do bem possui tudo que nele contem. Obs: no taxi o que achado no carro de trabalho no de presuno dele.( provvel que seja objeto do passageiro)

DETENO Deteno tambm chamada de posse degradada. Elas no geram nenhum tipo de direito. Art. 1.228 -...reav-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha FARIAS E ROSENVALD.2009 p.75-82 Em virtude da adoo da teoria objetiva, o ordenamento jurdico brasileiro reconhece quatro hipteses (taxativas) de deteno. - Servidores da posse Art. 1198 - Atos de mera permisso ou tolerncia Art.1208 - Atos violentos ou clandestinos Art, 1208 - Ocupao de bens pblicos afetados Art. 100 1. SERVIDORES DA POSSE Art. 1.198. Considera-se detentor aquele que, achando-se em relao de dependncia para com outro, conserva a posse em nome deste e em cumprimento de ordens ou instrues suas. Pargrafo nico. Aquele que comeou a comportar-se do modo como prescreve este artigo, em relao ao bem e outra pessoa, presume-se detentor, at que prove o contrrio. O detentor no tem nenhum beneficio, faz a guarda pelo outro. Presume-se deteno, ou seja, a presuno se faz em favor do proprietrio. O nus de provar que era detentor e deixou de ser detentor e passou a ter a posse ou a propriedade do detentor. Famulo diferente de possuidor direto! Se alguem invadir o terreno, o proprietrio pode proteger a coisa a fim de impedir que sua posse seja tomada, mesmo que usando a violncia. Ex: o motorista de uma empresa, que somente detem a posse, no pode entrar no judicial a fim de ter a posse, mas pode usar defora a fim de impedir o carro de ser tomado por terceiros Pode o Administrador de uma fazenda, diante do acampamento do MST em frente a porta de acesso propriedade, pode propor ao possessria para impedir a turbao ou esbulho? No. Somente pode usar a fora imediata. Ele no o dono e no pode figurar na ao de posse, e sim quem detem realmente a posse. 2. PERMISSO OU TOLERNCIA Art. 1.208. No induzem posse os atos de mera permisso ou tolerncia assim como no autorizam a sua aquisio os atos violentos, ou clandestinos, seno depois de cessar a violncia ou a clandestinidade. permisso tolerncia ex: vizinho pede a vaga de garagem, permisso, e o dono da vaga desce e v um carro estranho ali estacionado, no faz nada, tolera-se o carro ali. No induziz posse atos de tolerancia ou permisso.

Existem vagas de garagem que so separadas do apartamento, se uma pessoa estranha usar a vaga, protege-la, cuida-la, brigar por ela, passa isso a ser constante, essa vontade pode se converter em um animus domini, e assim, pode ocorrer o uso capio da vaga. A renovao da permisso, no caracteriza animus domini, mesmo se esse pedido for reinterado. Pois se o 3 pede, no se v ali o animus de ser dono, pois ele pede e sabe que o outro dono. Permisso: anuncia espressa tolerncia: anuncia tcita. Se o dono deixar um 3 usar o bem durante muito tempo, para no perder o bem, melhor fazer um contrato de comodato. 3. ATOS DE VIOLNCIA OU CLANDESTINOS Art. 1208: Atos de violncia ou clandestinos: ato de violncia: contra a pessoa, e no contra a coisa! Ex: derrubar uma porta para ter a posse da casa. No foi ato de violncia. Ex: traficante fala: abandone a sua casa ou eu te mato! O bandido cometeu violncia contra pessoa, ameaa uma violncia contra quem possui a coisa. ( essa violncia: ameaa, no considerado ato violento, porque ainda no partiu para o mundo dos fatos). Ato clandestino: aquele que se esconde, quando achado, o pasageiro vira ilegal. Ocupao clandestina: pessoa entra na casa de noite e nunca acende a luz, ele exerce posse de noite e o dono no sabe, no v. No h assim posse! No cabe posse clandestina. Ex: Se 3 faz a posse de forma livre, sem ser escondida, usando a casa, pintando-a, cuidando, exercitar a posse as claras, e o dono mora longe e no cuida da casa, a esquece, comete negligncia. E o 3 no considerado clandestino. Somente ter a posse os atos de violncia ou clandestinos acabarem, enquanto h conflito no haver posse. Isso uma deteno. Acaba quando o outro desiste do esforo imediato. O disforo imediato no precisa ser na mesma hora, o tempo necessrio para reaver o bem. Ex: prejudicado busca pessoas a fim de reaver o seu bem, ele nos dias em que est fora de casa, busca meios para reaver o bem. 4. BENS PBLICOS Natureza dos bens pblicos Art. 100 bens fora do comrcio. No passveis de apropriao econmica. Ocupao de terreno de marinha? Ocupao no decorre de contrato, mera tolerncia, e segundo a lei o ocupante no tem direito a nada. Aforamento direito, ocupao no. Concesso de uso especial para fins de moradia? Medida provisria 2220/2001: direito de ocupar. ( depois veremos isso mais tarde)

Bens dominicais: O QUE SO? CLASSIFICAO DA POSSE ASPECTO OBJETIVO pela ao do possuidor Art.1.201 - - Art. 1.200 - justa a posse que no for violenta, clandestina ou precria. ASPECTO SUBJETIVO pela inteno - de boa-f a posse, se o possuidor ignora o vcio, ou o obstculo que impede a aquisio da coisa. Quando h uma quebra de confiana, o possuidor direto no respeita a vontade do possuidor indireto: deixando de ser um possuidor direto e justo passando a ser injusto: sob o vicio da precariedade. ( esse vicio no comtemporneo, ou seja, chega mais tarde) A posse precaria no induz o uso capio. Ex: morador recebe carta acabando com o comodato, mesmo assim o morador no sai. E vira possuidor injusto. Comea a sua m-f. A segurana dos contratos o que est sendo protegido. POSSE JUSTA - adquirida conforme o direito, no adquirida pelos vcios apontados no Art.1200. POSSE INJUSTA - Quanto se inicia? Em caso de resistncia ? Em caso de Desforo imediato (Art.1210 1 do CC)? Cessao dos atos de violncia Art. 1.208). uma vez adquirida de forma injusta se mantm injusta. Violncia contra a coisa? A posse que constituda mediante remoo de cercas ou destruio de cadeados considerada posse violenta? No, a violncia deve ser contra a pessoa. Contra a pessoa?: pela fora (vis absoluta); pela ameaa (vis compulsiva) CLANDESTINA = Basta a ignorncia do esbulhado? No, deve ser oculto.( pois se os vizinhos o colhecerem, se a comunidade o v, talno se caracteriza como uma posse escondida ) PRECRIA = se adquire por abuso de confiana. Ex: chega ao final do contrato e proprietrio pensa que o locatrio saiu do imvel, mas ele no se retira e fica na posse do imvel. Ex: compradores compram de boa-f de pessoa conhecida na comunidade, mas que tem a posse injusta pois foi atraves de atos de violncia. Logo, eles sero possuidores de boa-f de coisa injusta. Uma vez que se injusta se mantem injusta. Injusto e boa-f no se confundem. VICIOS OBJETIVOS Os vcios objetivos so denominados relativos porque no possuem carter erga omnes. Ex: invasor = posse injusta em face do invadido = posse justa em face de terceiros Atos de violncia = deteno em face do invadido = posse em face de terceiros. Jos __________ \angela/ ______________joo.

Jos possuidor justo atenta contra Angela possuidora injusta que pegou o seu imvel. Joo arranca Angela de l, e pega o imvel para si. Angela possuidora injusta passa a ser justa em relao ao Joo. Qualquer 3 que vier contra a parte injusta justa. Justo ou injusto no tem a ver com boa-f. A relao de posse entre as partes. DETENO: Fmulo somente o fmulo desisteresado Atos permissivos / tolerncia so chamados de detentores autnomos, porque eles tm interesse. Ou seja, perante terceiros eles tem interesse. Violncia clandestina - tem interesse. Ocup. De bens pblicos tem interesse. Ex: ocupao de bens pblicos perante a Unio o agente somente detentor, porem perante o municpio ele possuidor( perante terceiros ele possuidor). Relatividade. ASPECTO SUBJETIVO Ignora vicio ou obstculo boa f! Boa f real: desconhecimento sem culpa. Art. 1.201. de boa-f a posse, se o possuidor ignora o vcio, ou o obstculo que impede a aquisio da coisa. BOA F REAL = DESCONHECIMENTO SEM CULPA BOA-F PRESUMIDA = Justo ttulo Justo ttulo: gera uma presuno de boa f. Se a pessoa tiver um justo ttulo, cabe a outra parte provar. Pargrafo nico. O possuidor com justo ttulo tem por si a presuno de boa-f, salvo prova em contrrio, ou quando a lei expressamente no admite esta presuno. - Ignorncia por culpacaracteriza boa-f? No caracteriza. - Erro escusvel caracteriza a boa-f? Sim, o erro grosseiro que no. Ex: cuidado se exige diferentemente de uma pessoa graduada e de um fazendeiro do cear, analfabeto.

Quando cessa a boa-f? Critrio subjetivo. Quando tem certeza de que algo verdadeiro. Ex: agente tem um boi, mas um terceiro fala que o boi que ele compro de outro, o dono no acredita, pois comprou do dono, e continua criando o boi. A boa-f continua.

TTULO JUSTO documento hbil de transferncia de propriedade. Por exemplo, o artigo 108 do Cdigo Civi Brasileiro, dispe,in verbis; "art. 108. No dispondo a lei em contrrio, a escritura pblica essencial validade dos negcios jurdicos que visem constituio, transferncia, modificao ou renncia de direitos reais sobre imveis de valor superior a trinta vezes o maior salrio mnimo vigente no Pas." Logo, percebe-se que a escritura pblica configura-se como um justo ttulo aqueles bens de valor superior a 30 salrios mnimos.

O justo ttulo tem especial interesse no Direito Real, e segundo Slvio Venosa, o fato gerador do qual a posse deriva, no sendo empregado, como sugere o art. 1.201 do CC, apenas como um documento ou instrumento, como indica o sentido mais usual do termo. , portanto, o justo ttulo um estado de aparncia que permite concluir estar o sujeito gozando da posse de determinado bem de boa-f, at que circunstncias outras provem o contrrio. Nesse sentido, configura-se o justo ttulo, em tese, o ttulo, genericamente considerado, hbil a conferir direito de propriedade, se no contivesse um determinado defeito. Justo ttulo de aquisio de posse justo ttulo para fins de usucapio (aquisio de propriedade c/vcio) HIPTESES DE JUSTO TTULO - a aquisio a non domino (procurao falsa) - a aquisio a domino, em que o transmitente ou no gozava do direito de dispor ou - transfere por ato nulo de pleno direito; (interditado) - existncia de erro no modo de aquisio, deixa de produzir seu efeito, sendo, portanto, justo ttulo. Para ser caracterizado como justo ttulo o instrumento no necessita ser levado a registro! Quem est de boa f continua com boa f at que provem o contrrio, a mesma coisa com quem tem m f e posse injusta. Art. 1.202. A posse de boa-f s perde este carter no caso e desde o momento em que as circunstncias faam presumir que o possuidor no ignora que possui indevidamente. INTERVENSO (CONVALECIMENTO) DA POSSE (MODIFICAO DO CARTER DA POSSE) Hipteses possveis para alterar o carater da posse.(FARIAS E ROSENVALD.2009.p.92) fato de natureza jurdica acordo bilateral alterando a natureza da posse o possuidor de m-f passa a ser possuidor de boa-f por fora de um contrato. ( aquisio, doao, comodato, aluguel etc.) ex: agente descobre que no comprou do dono verdadeiro e assim pede para o dono correto, o original para comprar o imvel dele e assim faz um contrato com o verdadeiro dono do imvel.( m f para para a boa f) fato de natureza material atos exteriores e prolongados do possuidor da inequvoca inteno de privar o proprietrio do poder de disposio sobre a coisa. Ex: posse precria: o locatrio sabe que imvel no legitimamente dele e que o contarto j teve o seu termino, mas mesmo assim continua no imvel. ( boa f para m f.) Pode existir boa-f em parte? No. Ou total ou no existe boa-f. Erro de direito escusvel para caracterizar a boa-f? Sim, o erro pode ter gerado a convico de possuir um justo titulo. Pode haver posse injusta de boa-f? Sim. Sucessor de boa f de posse injusta. Pode haver posse justa de m-f? Sim, em caso de aquisio de posse justa de non domino( procurao falsa). Sua posse ser justa e de m-f.

JUSTO no tem nada a ver com boa f e sim com atos de violncia, clandestinidade, posse precria( no recoreu de relao juridica) etc. OUTRAS CLASSIFICAES DE POSSE: Posse nova (menos de ano e dia) - direito a proteo possessria especial Posse velha ( mais de ano e dia) no cabe ao especial somente ao ordinria. Posse ad interdicta - que assegura proteo possessria ex: inquilino pode entrar com ao de posse. Posse ad usucapionem ( apta a aquisio da propriedade pela usucapio) quem tem posse usucapionem sempre tem posse interdicta. Mas o inverso no ocorre. Ex: inquilino no tem direito a entrar com ao de usucapio. Jus possidendi ou posse causal decorrente da titularidade do direito. Decorrente de direito de Dominio/ propriedade. Jus possessionis ou posse formal decorre do poder de fato, sem amparo em direito. O nome de ao velha e nova, essa nomenclatura no se usa mais, mas a relao se usa. Aquisio natural ou originria: inexiste relao jurdica entre o novo possuidor e o possuidor anterior. 1. APREENSO MATERIAL Invaso/subtrao c/ violncia Ocupao -bem abandonado ou sem dono Apossamento consentimento do antigo possuidor

2. AQUISIO CIVIL, JURDICA OU DERIVADA No qual h o exerccio de direito, uma relao jurdica.

TRADIO = ato expresso do possuidor precedente que pode ser efetiva ou material entrega real ( ex: dar um brinquedo de presente, entrega a criana o ursinho, na mo dela) ou simblica ou ficta basta que o adquirente possa dispor da coisa ex: entrega a chave do carro, em vez do carro. CONSTITUTO POSSESSRIO E TRADITIO BREVI MANU No mundo real no mudou nada, o que muda no juridico.

QUEM PODE ADQUIRIR POSSE? Art. 1.205. A posse pode ser adquirida: I - pela prpria pessoa que a pretende ou por seu representante( legal, judicial ou convencional); II - por terceiro sem mandato, dependendo de ratificao. Qual a natureza jurdica da posse adquirida por representante infiel ao encargo, que pretender aquiri-la para s?

EX: representante pega carro em SP para o dono que o comprou, mas ele foge com o carro para o Paraguai. O dono que no recebeu o carro possuidor e proprietrio, e o representente foi mero detentor. Quando o dono pede para alguem pegar o bem em nome dele, como se ele fosse voc. (posse precria: abuso de confiana que se tem no seu representante). Absolutamente incapaz pode adquirir posse? Sim. Representado ou Assistido TRANSFERNCIA Art. 1.206. A posse transmite-se aos herdeiros ou legatrios do possuidor com os mesmos caracteres. EX: B com m f morre e transmite o apartamento ao C, que necessariamente estar de m f, porque os caracteres se transmite. Art. 1.207. O sucessor universal continua de direito a posse do seu antecessor; e ao sucessor singular facultado unir sua posse do antecessor, para os efeitos legais. Sucesso universal causa mortis transfere todas as caracteristicas. Sucesso singular ato inter vivos uma faculdade somar as posses. Mas se B adquiriu de boa f e A que passou o imvel de m f. Quando somado ser o total de m f! Ex: A ( 3 anos de m f) ------------- passa imvel---------------B ( 3 anos de boa- f): 6 anos de m f ou 3 anos de boa f. SAVIGNY admite a possibilidade de transmisso da posse? No. porque se posse fato, transmitindo-se o fato extingue-se ocorrendo fato novo PERDA DA POSSE pode se dar por perda ou ato intencional. ATO INTENCIONAL ABANDONO : a coisa se dar como perdida quando a coisa colocada em posio diversa da maneira e forma regulares sob as quais o proprietrio habitualmente se serve dela. TRADIO : entrega da coisa a alguem. PERDA (imposiblidade material de exerccio do poder de fato): PERDA DA COISA DESTRUIO POSSE DE OUTREM Art. 1.223. Perde-se a posse quando cessa, embora contra a vontade do possuidor, o poder sobre o bem, ao qual se refere o art. 1.196. Art. 1.196. Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exerccio, pleno ou no, de algum dos poderes inerentes propriedade. POSTA FORA DE COMERCIO - (no pode dispor econmicamente) Para Savigny Por ausncia de elemento animus pelo constituto possessorio (o corpus subsiste mas falta o animus domini) Desdobramento da posse.

DEFESA DA POSSE E AES POSSESRIAS

FUNDAMENTOS DA PROTEO POSSESSRIA TEORIAS RELATIVAS so trs as teorias relativas. TEORIA DA INTERDIO DA VIOLNCIA (Savigny) O estado confere meios jurdicos para evitar que cada qual se defenda com suas prprias mos.Para que no haja violncia. Ihering no concorda pois este fundamento autorizaria a proteo possessria para incapazes de possuir (ex: loucos) TEORIA DO RESPEITO PERSONALIDADE HUMANA. (Bruns) Turbao da posse = atentado pessoa humana . A principal objeo e no explicar satisfatoriamente a falta de proteo concedida aos detentores. TEORIA DA DEFESA COMPLEMENTAR DA PROPRIEDADE (Ihering) seria a posse a exteriorizao da propriedade. Parte do presuposto que todo possuidor proprietrio, e se depois se descobre que o agente no o real possuidor, essa presuno acaba a torna-se em favor do verdadeiro proprietrio. POSSUIDOR = PROPRIETRIO PUTATIVO. Objees Se na possessria no se indaga se o possuidor proprietrio ou no, a proteo possessria acaba por aproveitar a quem no proprietrio, sendo possvel que o possuidor triunfe sobre o proprietrio na ao. Ihering responde : triunfo passageiro, por que o proprietrio em ao de REIVINDICAO, far prevalecer seu domnio TEORIAS ABSOLUTAS so trs as teorias absolutas

TEORIA DA VONTADE - inspirada no Kantismo posse decorente de um ato de vontade e toda a vontade deve ser respeitada e garantida desde que no ofenda a lei. TEORIA DA POSSE COMO CATEGORIA ECONMICA INDEPENDENTE deve ser protegida, por tratar-se de forma de apropriao de bens, assim como o a propriedade, serve satisfao das necessidades humanas. Por este motivo a ordem jurdica deve proteg-la. FUNO SOCIAL DA POSSE: sociedade vazia, improdutiva no gera riqueza para a sociedade. Quem torna a terra produtiva tem um valor. CONCLUSES doutrina majoritria - TEORIA DA INTERDIO DA VIOLNCIA DE SAVINY. - alterao na doutrina POSSE COMO UM MEIO DE ATENDIMENTO A NECESSIDADE HUMANA FUNDAMENTAL, no por sua importncia econmica, mas por sua importncia social. O ser humano no vive sem abrigo, em SP a prefeitura recolhe os mendigos, se no eles morrem de frio. QUANDO PERDE-SE A POSSE EM CASO DE ESBULHO? Art. 1.224. S se considera perdida a posse para quem no presenciou o esbulho, quando, tendo notcia dele, se abstm de retornar a coisa, ou, tentando recuper-la, violentamente repelido. Esbulho possesrio: ato de expulsar alguem, ocupando o bem de outrem. A ao que se aplica ao esbulho a reintegrao de posse. O no presensiou : significa atos de clandestinidade.

EFEITOS DA POSSE DEFESA DA POSSE AUTO TUTELA ( o extrajudicial) 1210 1 - Desforo Imediato a legitima defesa da posse limite o indispensvel para manuteo ou restituio da posse. 1 O possuidor turbado, ou esbulhado, poder manter-se ou restituir-se por sua prpria fora, contanto que o faa logo; os atos de defesa, ou de desforo, no podem ir alm do indispensvel manuteno, ou restituio da posse Art. 188 No constituem atos ilcitos: I os praticados em legtima defesa ou no exerccio regular de um direito reconhecido. HETEROTUTELA - Aes possessrias: Art. 1.210. Ocorrem quando o agente prejudicado busca o judicirio. AMEAA (sempre contra a pessoa do possuidor)= Interdito proibitrio TURBAO (atrapalha a posse, mas o possuidor ainda exerce posse, ele apenas atrapalha, pertuba a posse) = Manuteno( mantem a posse, quer manter legitima e sem obstculos a minha posse) ESBULHO( quando h a expulso do possuidor da posse) = Reintegrao ( para voltar a ter a posse q foi retirada). A ameaa uma especie de turbao? No. Pois a turbao feita atraves de atos, e a ameaa no tem atos. No cabe esforo imediato de ameaa. ESFORO IMEDIATO Art. 1.210. 1o O possuidor turbado, ou esbulhado, poder manter-se ou restituir-se por sua prpria fora, contanto que o faa logo; os atos de defesa, ou de desforo, no podem ir alm do indispensvel manuteno, ou restituio da posse. Quem pode fazer o esforo imediato? Possuidor e detentor. Quando pode? (Logo) logo que possvel. Ex: o possuidor contra 5 pessoas, ele leva 5 horas e traz mais 10 para reaver o bem. Esse tempo da procura para reaver o bem conta como logo aps. Como pode ser feito o esforo imediato? No pode ir alm,deve se fazer o necessrio para reaver o bem. PROTEO POSSESRIA Como no induzem posse, no podem exercitar aes possessrias, salvo em face de terceiros que tentem lhe tirar a posse.Art. 1.211. Quando mais de uma pessoa se disser possuidora, manter-se- provisoriamente a que tiver a coisa, se no estiver manifesto que a obteve de alguma das outras por modo vicioso. Regra geral deteno no possui direito a proteo possessria. Exceo: Deteno autnoma em face de terceiros. DETENO DEPENDENTE OU DESINTERESSADA Deteno do fmulo da pose ( ou servidor da posse) = deteno desinteressada, pois no extrai as utilidades da posse para si. DETENO AUTNOMA OU INTERESSADA

= extrai as utilidades da posse para si. EX: alguem que tem a posse de uma garagem, a usa, usufrui de sua utilidade. Deteno por autorizao ou tolerncia Deteno por ato violento, clandestino ou precrio Deteno de bem pblico. Detentor subordinado pode defender a posse do bem que encontra-se em seu poder? Como? Pode, somente por esforo imediato. O que detentor autnomo e quando este subordinado? O subordinado no tem interesse. Em que hipteses o detentor pode ser considerado possuidor para fins de proteo possessria? Explique: quando for um detentor autonomo e for proteger a posse de terceiros. Um ocupante de propriedade pblica que v a rea sendo invadida por outro particular pode procurar proteo contra este ato no Judicirio? Sim. ( heterognio) esbulho em que cabe reintegrao de posse. O dono de um quiosque construdo beira-mar ( ou seja terreno de marinha)pode propor ao possessria para se resguardar de ordem da Unio para desocupar a rea?No. Porque a proteo possesria somente contra terceiros, contra a Unio ele mero detentor.

Art. 1.210. O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbao, restitudo no de esbulho, e segurado de violncia iminente, se tiver justo receio de ser molestado. QUAIS SO? 1)Interdito proibitrio 2)Ao de manuteno de posse 3)Ao de reintegrao de posse AO DE INTERDITO PROIBITRIO Ao preventiva p/impedir a concretizao da ameaa Art.932 CPC : Requisitos Demonstrao da posse fundado receio de turbao e esbulho iminente. (violncia iminente) RITO: a)- liminar inaudita altera pars( sem ouvir a parte contrria) mandado proibitrio, com pena pecuniria pelo descumprimento b) fase probatria c) sentena

AO DE MANUTENO DE POSSE - turbao TURBAO - todo o ato que embaraa o livre exerccio da posse. Pode se ter a turbao por atos positivos e negativos. Atos positivos (corte de rvores, feitura de cercas) Atos negativos (impedimento do livre uso da coisa pelo possuidor) ex: colocar um cadeado na servido de passagem. Requisito prova: deve-se provar a posse, turbao e data.

da posse e sua continuao (no importa se h ttulo de propriedade) Turbao e data - ao de possesria no caso de - ano e dia Reintegrao liminarmente ou audincia justificao prvia (CPC Art. 928), deferida ou no a reintegrao de posse na audincia, o processo continua (contestaao etc. rito ordinrio) ( CPC 930 e 931). DIREITO A INDENIZAO POR PERDAS E DANOS CAUSADOS PELA TURBAO AO DE REINTEGRAO DE POSSE Entra-se provando a data e o esbulho. Objetivo = recuperao da coisa esbulhada ESBULHO = todo o ato que importe para o possuidor, perda da posse, contra sua vontade. REQUISITO p/ ao - Prova: da posse (no importa se h ttulo de propriedade) do esbulho e data ( da perda da posse) - ao de - ano e dia AES TEIS AO EXERCICIO DA POSSE Imisso de posse: serve para dar posse para quem nunca teve, no uma ao possesria, pois essas aes protegem a posse de quem tem a posse. O detentor no proprietrio, por isso no pode usar a ao de imisso de posse. AO DE IMISSO DE POSSE = Aquisio pela via judicial Ao de imisso de posse ao possessria? No. Legitimados ativos: Antigo CPC Art. 381, que prescrevia caber: I - aos adquirentes de bens, para haverem a a respectiva posse contra alienantes ou terceiros, que os detenham II aos administradores e demais repesentantes das pessoas jurdicas de direito privado, paa haverem dos seus antecessores a entrega dos bens pertencetes pessoa representada; III aos mandatrios, para receberem dos antecessores a posse dos bens do mandante Este artigo no foi recepcionado pelo CPC novo nada impede sua interposio conforme o rito ordinrio (M Helena Diniz) e a utilizao de aes cautelares ou pedidos de antecipao de tutela. NUNCIAO DE OBRA NOVA Serve para fazer parar uma obra, que est interferindo no direito de construir entre a vizinhana. Detentor no pode propor. Quando a obra j esta concluida, a ao proposta dever ser a demolitria. CPC. Art. 934 A 940 Legitimidade ativa: Possuidor Proprietrio Condmino Municpio Legitimidade passiva: Proprietrio da obra Causa de pedir:

obra sendo edificada em desconformidade com recuos obrigatrios, ou que coloque em risco a posse do autor. Embargo extrajudicial autor verbalmente embarga a obra, na presena de duas testemunhas. O autor tem 3 dias para requerer a ratificao judicial dos embargos. A doutrina reconhece a possibilidade de um vizinho ir acompanhado de 2 testemunhas e embargar a obra do vizinho, depois vai a justia a fim de ratificar a ordem. AO DE DANO INFECTO Art. 555 e Art. 554 risco de runa e uso nocivo da propriedade. AO DE USUCAPIO Direito a aquisio do domnio que se adquire pela posse continuada por certo tempo. AO INDENIZATRIA Direito indenizao por prejuzos (Antigo art. 503)- ato ilcito responsabilidade civil Direito indenizao por benfeitorias teis e necessrias e RETENO em caso de no pagamento (posse de boa-f) Art. 1.219

PRAZO DECADENCIAL P/ AO DE FORA NOVA (interditos possessrios) Art. 924 CPC at 1 ano e dia da agresso a posse. Decadncia de que direito? procedimento especial. AO DE FORA VELHA (aes possessrias ordinrias) O interdito proibitrio se submete ao prazo decadencial de ano e dia? Ameaa diferente de agresso. O prazo decadencial de ano e dia somente no ocorre para o interdito proibitrio. O interdito pode ser proposto em qualquer momento. FORO COMPETENTE? Nas aes possesrias a competncia absoluta. NATUREZA DPLICE DAS POSSESSRIAS ( as aes teis de exercicio de posse no tem esse condo de natureza dplice)(FARIAS E ROSENVALD. P.146-148) pedido do autor e pedido contraposto. Ex: autor quer a posse e reu entra falando que quem quer a posse ele, que na verdade o dono, possuidor ele. Faz pedido contraposto. FUNGIBILIDADE DAS POSSESSRIAS modificao da situao ftica: o juiz vendo mudar o caso concreto, ajusta a ao para que melhor atenda ao interesse da parte. AMEAA TURBAO INTERDITO MANUT. POSSE TURBAO ESBULHO MANUT. POSSE REINT. POSSE Fungibilidade entre as tres aes possesrias apenas. Ex: aline ameaa rafa de entrar no apartamento, propos assim a ao de interdito proibitrio, quando o processo est em curso, aline entra no apartamento, assim o juiz muda a ao, e ocorre como se reintegrao de posse fosse. TEORIA DE IHERING 2 TIPOS DE AES -POSSESSRIAS direitos de posse. -PETITRIAS direitos de domnio ( propriedade). Um proprietrio que no possuidor que interps por engano ao possessria, pode solicitar a fungibilidade para converter a possessria em petitria? (FARIAS E

ROSENVALD.2009P.115-125) No pode, pois a fungibilidade apenas entre as aes possesrias. possesria posse Petitria Propriedade

Cdigo ANTIGO Art. 505 No obsta manuteno, ou reintegrao na posse, a alegao de domnio, ou de outro direito sobre a coisa. No se deve, entretanto, julgar a posse em favor daquele a quem evidentemente no pertencer o domnio final da frase: se o dono prova que dono, a posse dever ser deve. No se presumindo ser de outrem. Codigo ATUAL Art. 1210 2No obsta manuteno ou reintegrao na posse a alegao de propriedade, ou de outro direito sobre a coisa. Por causa da evoluo do conceito de posse. Ou seja, no importa se o autor dono, vencer quem tiver a melhor posse, quem usar melhor a propriedade, quem for justo, etc. DECISO EM FAVOR DA MELHOR POSSE. Cabe EXCEPITIO PROPRIETARIS( eu sou o dono) em ao possessria? No cdigo antigo caberia, no cdigo novo no. No ganha a posse quem dono, e sim quem melhor utiliza a posse. Em curso de ao possessria pode o proprietrio interpor ao petitria(reivindicatria)? Art. 923 do CPC Na pendncia do processo possessrio defeso, assim ao autor como ao ru, intentar ao de reconhecimento do domnio) Isso requisito para propor a reinvindicatria ( direito a propriedade), ou seja, no pode haver nenhuma ao possesria para interpor uma ao de propriedade. Quando j h uma reinvindicatria em curso possvel usar a possesria, a qualquer tempo, esta no obsta aquela. Ao possessria = condio suspensiva para interposio de ao petitria = o trnsito em julgado da possessria. Caso haja interposio esta dever ser extinta por falta de pressuposto processual negativo de constituio vlida do processo(FARIAS E ROSENVALD.2009.P.119). Se o juiz no extinguir ele estar ferindo o art.923 do cpc. Em ao petitria( propriedade) pode o possuidor defender-se solicitando o reconhecimento da usucapio? Sim, porque a usucapio objetiva um reconhecimento de um direito propriedade e no posse. O ru est usando a propriedade como defesa. por fora da prescrio aquisitiva. A ao de uso capio no suspende nenhum outro direito. Corre apenso ao processo.?

SERVIDO direito (real) sobre coisa alheia. direito de uso ou gozo de um imvel (serviente) beneficia outro imvel (dominante). ( servido de passagem, servido de aqueduto, servido de duto, servido de vista etc) Por ser um direito real este deve ser provado, efeito erga omnes. - servido aparente: manifesta, visvel, concreta. No precisa de nenhum ttulo a fim de reconhecer a posse, ela por s s j visvel.

- servido no aparente: no manifesta, no visvel. Ou seja, precisa de um ttulo que comprove a existncia da servido. Ex: um predio grande atrs do pequeno, o prdio maior faz um contrato com o prdio pequeno de servido de vista, o pequeno se compromete a no construir pra cima, para que o prdio maior de trs tenha a vista do mar. Quem passa pelo calado no v que h uma servido. CABE PROTEO POSSESSRIA PARA SERVIDO? ART.1213 Art. 1.213. O disposto nos artigos antecedentes no se aplica s servides no aparentes, salvo quando os respectivos ttulos provierem do possuidor do prdio serviente, ou daqueles de quem este o houve. CABE A PROTEO POSSESSRIA PARA AS SERVIDES? APARENTES, AINDA QUE NO TITULADAS? S NO APARENTES TITULADAS? Sim, as aparente, as no aparente precisam de ttulo. O locatrio pode interpor ao possessria contra o locador? Sim, possuidor direto pode interpor contra possuidor indireto.

1. Na hiptese do proprietrio ficar ameaando explusar o inquilino ao final do prazo do contrato de locao, cabe alguma proteo possessria para o inquilino? No. Pois aps o prazo o inquilino deve sair, nem uso capio consegue. 2. O proprietrio pode interpor ao possessria? No, somente se ele tiver a posse. 3. O proprietrio pode interpor ao possessria, utilizando para reivindicar a posse o ttulo de propriedade, mesmo se no estivesse exercendo a posse que foi esbulhada? No, pois no momento do esbulho este proprietrio no era possuidor. O certo seria entrar com uma petitria, ao reivindicatria. 4. O proprietrio que adquiriu o bem em contrato com clausula constituti, pode interpor ao possessria? Constituti: transferncia ficta da posse. Sim, pode, pois recebeu a posse ficta. 5. Proprietrio que nunca exerceu a posse pode interpor ao possessria? No, somente se houver recebido a posse atraves do constituti possesrio. ( clausula constituti) 6. Os detentores tem direito a defender o bem?detentores subordinados?Por desforo imediato sim, mas atraves de aes possesrias no. 7. detentores autnomos? Art. 1.211 - esbulho praticado por terceiros. LEGITIMAO PASSIVA na possessria?. Pode-se interpor proteo possessria em FACE DA FAZENDA PBLICA? Cabe pedido liminar?Sim, mas veda-se a liminar inaudita altera pars, por fora da presuno de legalidade e legitimidade dos atos da administrao ( FARIAS E ROSENVALD. 2009.p.141) Deve se ouvir a fazenda! Se o obra j estiver construida, por ter o interesse pblico, no possvel ter a ao possesria, ficar o prejudicado somente a indenizao por aposamento administrativo. Em caso de TRANSFERNCIA DA POSSE APS O ESBULHO, pode o possuidor esbulhado propor ao possessria contra o terceiro que adquiriu a posse? Somente se o terceiro estiver de mf.( injusto ele sempre ser, pois recebeu o imvel do esbulho) Se o terceiro estiver de boa-f, somente caber do esbulhado indenizao em face do vendedor do bem, que o vendeu a terceiro.

Art. 1212 O possuidor pode intentar a ao de esbulho, ou a de indenizao, contra o terceiro, que recebeu a coisa esbulhada sabendo que o era. OPO entre reintegrao de posse ou indenizao. TERCEIRO DE BOA-F = posse justa no cabe nenhuma ao possessoria.

Quando h prejuizo da posse em virtude de ATOS JUDICIAIS, estas limitaes judiciais podem ser combatidas mediante aes possessrias? No, o possuidor prejudicado dever interpor EMBARGOS DE TERCEIRO (Art. 1046 a 1.054) EFEITOS DA POSSE SOBRE : Frutos, benfeitorias e acesses. FRUTOS : vantagem ou crdito que se retira de um bem. O fruto vem periodicamente, o produto se esvai, acaba. Ex: fazenda sempre dar sacas de caf, e a fazenda no diminuir. Em uma mina de ouro, quanto mais ouro tira mais diminui o ouro l dentro, se acaba. FRUTO PRODUTO FRUTOS Caractersticas: periodicidade renovao sem prejuzo da coisa. PRODUTO Coisas produzidas aleatoriamente panela de barro. Coisas produzidas em detrimento da coisa Ex: extrao de jazidas( minas de ouro) FRUTO NATURAL da natureza, retirado da natureza. FRUTO INDUSTRIAL ao humana produo de uma fbrica. FRUTO CIVIL rendas peridicas (aluguel) ganho economico que se extrai do bem. $ = lucro () custos,

Marcio, USUFRUTURIO de Joo, exercitando seus direitos de percepo dos frutos do stio boa esperana: cultiva um LAVOURA de morangos, cria GADO DE LEITE, vende leite, queijo, vinho de jabuticaba e EXTRAI AREIA DO LEITO DO RIO VENDENDO PARA MATERIAL DE CONSTRUO, alm de ALUGAR CASA perto do rio para turistas nos fins de semana. Joo pode-se opor a forma como Mrcio exercita seus direitos de usufruturio? Explique. R: Somente pode extrair os frutos, mas a areia produto, ou seja, ela acaba, prejudicando Joo. Boa-f: no precisa devolver os frutos. M f: devolve ao prejudicado os frutos. Art. 1.214. O possuidor de boa-f tem direito, enquanto ela durar, aos frutos percebidos. Requisitos: BOA-F COLHIDOS E PERCEBIDOS Art. 1.215. Os frutos naturais e industriais reputam-se colhidos e percebidos, logo que so separados; os civis reputam-se percebidos dia por dia.

Colhido: fruta, quando se retira da arvore. Carro? Quando saiu da fbrica. No caso dos frutos civis: so pagos no dia a dia.

Fruto lucro : diferena entre os custos de produo e o valor da venda. PENDENTES - do reivindicanti (possuidor/proprietrio legtimo) assegurado direito ao recebimento das despesas de produo e custeio (vedao do enriquecimento sem causa) -COLHIDOS COM ANTECIPAO - devero ser devolvidos deduzidas as despesas de produo e custeio. Art. 1.214. O possuidor de boa-f tem direito, enquanto ela durar, aos frutos percebidos. Pargrafo nico. Os frutos pendentes ao tempo em que cessar a boa-f devem ser restitudos, depois de deduzidas as despesas da produo e custeio; devem ser tambm restitudos os frutos colhidos com antecipao. RESPONSABILIDADE CIVIL Art. 1.217. O possuidor de boa-f no responde pela perda ou deteriorao da coisa, a que no der causa. Se a pessoa der causa ele responde. Responsabilidade subjetiva. Tem culpa. BENFEITORIAS BENFEITORIAS NECESSRIAS Conservao do bem BENFEITORIAS TEIS aumentam a utilidade (aquecimento solar) BENFEITORIAS VOLUPTURIAS esttica (paisagismo)

Animais, veculos empregados na utilizao da coisa =,pertenas, no aderidas ao bem. O possuidor, dono leva as pertenas consigo, no entram no conceito de benfeitoria, so do dono. Edificaes autnomas?Plantaes?= acesses. Art.1253 a 1259 EFEITOS DA BOA F na benfeitorias: Art. 1.219. O possuidor de boa-f tem direito indenizao das benfeitorias necessrias e teis, bem como, quanto s volupturias, se no lhe forem pagas, a levant-las, quando o puder sem detrimento da coisa, e poder exercer o direito de reteno pelo valor das benfeitorias necessrias e teis. INDENIZAO - necessrias e teis LEVANTAMENTO volupturias ( se no for destruir a coisa, se for destruir, ele no ser indenizado) RETENO - necessrias e teis d. de retenso: garantia de receber a indenizao. Ex: locatrio pode permanecer no imvel at que o dono lhe pague a quantia que pagou para ter sido ampliada a cozinha.. Art. 1.253. Toda construo ou plantao existente em um terreno presume-se feita pelo proprietrio e sua custa, at que se prove o contrrio. ACESSO( significa soma) forma de aquisio da propriedade por incorporao definitiva de coisa acessria. Ex: casa nova no terreno. Uma plantao de milho, etc

NATURAL da natureza ARTIFICIAL ao humana. PRESUNES Art. 1253 o acessrio segue o principal - as acesses so do proprietrio Art.1255Aquele que semeia, planta ou edifica em terreno alheio perde, em proveito do proprietrio, as sementes, plantas e construes; se procedeu de boa-f, ter direito a indenizao. Pargrafo nico. Se a construo ou a plantao exceder consideravelmente o valor do terreno, aquele que, de boa-f, plantou ou edificou, ADQUIRIR A PROPRIEDADE DO SOLO, mediante pagamento da indenizao fixada judicialmente, se no houver acordo. (isso um tipo de desapropriao privada.) Desapropriao ato pblico, de imprio. Porem aqui feito por particular.

ACESSO DE BOA-F = INDENIZAO DESAPROPRIAO/INTERESSE PRIVADO CONSTRUO DE VALOR BEM SUPERIOR AO TERRENO = Art. 1255 CONSTRUO EM MENOS DE 1/20( - de 5%), EM VALOR SUPERIOR AO TERRENO ALHEIO Art. 1.258. ex: patricia ultrapassou o seu terreno de boa f e invadiu o terreno do vizinho, construindo l. Patricia vai ter direito a pagar (comprar)a parte que invadiu e indenizar a diminuio que foi feita no vizinho se houver prejuizo para este. Art. 1.258. Se a construo, feita parcialmente em solo prprio, invade solo alheio em proporo no superior vigsima parte deste, adquire o construtor de boa-f a propriedade da parte do solo invadido, se o valor da construo exceder o dessa parte, e responde por indenizao que represente, tambm, o valor da rea perdida e a desvalorizao da rea remanescente. INDENIZAO DA PARTE INVADIDA + DESVALORIZAO DA PARTE REMANESCENTE CONSTRUO EM MAIS DE 1/20 DE IMVEL ALHEIO.

FRUTOS: Art 1216 Ma-f DEVE TODOS FRUTOS percebidos, colhidos e os que deixou de perceber por culpa. DIREITO- compensao c/ despesas de produo e custeio. Art. 1.216. O possuidor de m-f responde por todos os frutos colhidos e percebidos, bem como pelos que, por culpa sua, deixou de perceber, desde o momento em que se constituiu de m-f; tem direito s despesas da produo e custeio. M f em benfeitoria: Necessrias o possuidor de m-f tem direito a indenizao, mas no tem direito a reteno. No tem dirteito quanto as teis e volupturias. Responsabilidade civil de m-f. OBJETIVA POR RISCO INTEGRAL - 1218 Art. 1.218. O possuidor de m-f responde pela perda, ou deteriorao da coisa, ainda que acidentais, salvo se provar que de igual modo se teriam dado, estando ela na posse do reivindicante. Ex: casa alugada passa um tornado, mesmo se fosse o papa ninguem pode impedir o tornado de passar ali, o imvel de deterioraria de qualquer modo. Mesmo de m-f o possuidor no se responsabiliza.

responde pela deteriorizao da coisa ainda que acidentais, salvo se prova que de igual modo se teriam dado, estando ela na posse do reivindicante. Art. 1.218

O possuidor de boa f ser indenizado pelo valor atual, o m- f sofre a escolha do reivindicante. Ex: uma cerca a epoca foi feita por 3 mil e e hj em dia vale 5 mil. Boa f: o agente que de boa-f construiu a cerca recebe 5 mil. M-f:o agente que de m-f contruiu recebe 3 ou 5 mil.( escolha do reivindicante) Art. 1.258. Se a construo, feita parcialmente em solo prprio, invade solo alheio em proporo no superior vigsima parte deste, adquire o construtor de boa-f a propriedade da parte do solo invadido, se o valor da construo exceder o dessa parte, e responde por indenizao que represente, tambm, o valor da rea perdida e a desvalorizao da rea remanescente. Pargrafo nico. Pagando em dcuplo as perdas e danos previstos neste artigo, o construtor de m-f adquire a propriedade da parte do solo que invadiu, se em proporo vigsima parte deste e o valor da construo exceder consideravelmente o dessa parte e no se puder demolir a poro invasora sem grave prejuzo para a construo. REQUISITOS: FEITA PARCIALMENTE EM SOLO ALHEIO AT 1/20 IMPOSSVEL DE DEMOLIO SEM GRAVE PREJUZO CONSTRUO VALOR BEM SUPERIOR A REA INVADIDA INDENIZAO = VALOR da rea invadida + desvalorizao da rea remanescente x 10 Art.1257: m-f recproca nico de art.1257: A ( m-f) proprietrio----------------------- B (m-f) possuidor--------------------C (dono da semente)( terceiro) 3 pode entrar contra B e se este no pagar A responde subsidiriamente no caso de m-f recproca. consideravelmente o dessa parte e no se puder demolir a poro invasora sem grave prejuzo para a construo: - vala muito superior ao terreno - prejuizo irreparvel ao resto da const. Se demolida ( risco estrutural). Desapropriao privada. At 1/20: Boa-f:pagaria o metro quadrado invadido e mais a desvalorizao. M-f: pagaria o metro quadrado invadido e mais a desvalorizao X 10. Art.1259 . Se o construtor estiver de boa-f, e a invaso do solo alheio exceder a vigsima parte deste, adquire a propriedade da parte do solo invadido, e responde por perdas e danos que abranjam o valor que a invaso acrescer construo, mais o da rea perdida e o da desvalorizao da rea remanescente; se de m-f, obrigado

a demolir o que nele construiu, pagando as perdas e danos apurados, que sero devidos em dobro. M-f = DEMOLIO + PERDAS E DANOS EM DOBRO. Construir de m-f no aluguel dizer que o contrato no autoriza a construo. Se o contrato autorizar ex: uma benfeitoria direito de reteno. BENFEITORIAS E A POSSE DE RELAES CONTRATUAIS BENFEITORIAS EM LOCAO Necessrias so devidas, as teis e volupturias somente se autorizadas nos contratos. Art. 578 RETENO por benfeitorias necessrias - RETENO por benfeitorias teis se autorizadas expressamente. Podem as partes dispor de forma contrria em contrato? Sim, vide art.35 da Lei 8.245/91 lei do inquilinato (clusula de renncia indenizao) (nulidade se for contrato de adeso) POSSE DE BOA-F FRUTOS PERCEBIDOS E COLHIDOS ART. 1214 DIREITO A ESTES POSSE DE M-F

ART. 1216 DEVE OS PERCEBIDOS, COLHIDOS E AT OS QUE DEIXO POR CULPA. (PODENDO COMPENSAR AS DESPESAS DE PRODUO

RESPONSABILIDADE CIVIL

ART. 1.217 SUBJETIVA

ART. 1.218 -OBJETIVA PELO RISCO INTEGRAL (FARIAS E ROSENVALD.2009.103) RESPONDE PELA DETERIORIZAO DA COISA AINDA QUE ACIDENTA PROVA QUE DE IGUAL MODO SE TERIAM DADO, ESTANDO ELA NA REIVINDICANTE.

DIREITO A INDENIZAO POR BENFEITORIAS DIREITO BENFEITORIAS VOLUPTURIAS

ART. 1.219 NECESSRIAS E TEIS.

ART. 1.220 - NECESSRIAS.

ART. 1219 - INDENIZAO OU LEVANTAMENTO DAS BENFEITORIAS VOLUPTURIAS QUE PUDEREM SER RETIRADAS SEM DETRIMENTO DA COISA. DIREITO DE RETENO ART. P/ BENFEITORIAS NECESSRIAS E 1219 TEIS E ACESSES INDENIZAO

ART. 1.220 -NO SER RESSARCIDO DAS BENFEITORIAS TEIS E VO NEM PODER LEVANTA-LAS.

SEM DIREITO DE RETENO

INDENIZAO PELO VALOR ATUAL PELO VALOR ATUAL OU DA EXECUO ( A ESCOLHA DO REIVINDICA ART. 1222 1222 SOMENTE SER INDENIZADA A BENFEITORIA EXISTENTE NO MOME REINTEGRAO

COMPENSAO ACESSO EM SOLO ALHEIO

SIM INDENIZAO ART. 1255 ( RETENO?)

COMPENSAO DOS VALORES DEVIDOS EM VIRTUDE DE BENFE ART. 1223 PERDA ART. 1255 PERDA PROPRIETRIO ADQUIRE AS SEMENTES E INDENIZA A ACESSO. ART .1256

ACESSO EM SOLO ALHEIO DE VALOR BEM SUPERIOR AO TERRENO AQUISIO ART. 1258 ACESSO EM SOLO ALHEIO COM MF RECPROCA EDIFICAO COM INVASO PARCIAL AQUISIO PARTE INVADIDA DE SOLO ALHEIO AT 1/20 + ART. ART.1258 INDENIZAO PARTE INVADIDA + DESVALORIZAO DA REMANESCENTE

ART. 1258 EM CASO DE IMPOSSIBILIDADE DE DEMOLIO- GRAVE PREJUZO CONSTRUO = INDENIZAO 10X VALOR ( PARTE INVADIDA+ DESVALORIZAO REMANESCENTE)

EDIFICAO COM INVASO PARCIAL ART. 1259 ART. 1259 DE SOLO ALHEIO ACIMA DE 1/20 INDENIZAO = VALOR DA DEMOLIO + PERDAS E DANOS EM DOBRO. REA INVADIDA+DESVALORIZAO REA REMANESCENTE+ VALOR DA EDIFICAO NA REA INVADIDA.

USO CAPIO ( tambm chamada de prescrio aquisitiva) Funo social no existia antes: usa-se o uso capio, para ter o possuidor regularizao dessa situao que est consolidada pelo tempo, pela segurana juridica. Corrente monista: Prescrio que pode ser de 2 tipos: aquisitiva e extintiva . Extintiva: prescrio Aquisitiva: uso capio. Para a corrente monista ocorre o uso capio porque h uma prescrio pela parte do outro, que perdeu pela inrcia. E o possuidor adquiriu pela ao. Corrente dualista: prescrio diferente do uso capio. REQUISITOS Pessoais, reais e formais. - Pessoais: capacidade para possuir. O Incapaz pode usucapir ( representado ou assistido.) Leg. Ativa: somente possuidor com animus domini. Ex: arrendatrio e locatrio no, pois no possuem animus domini. Pessoa juridica:pode aplicar uso capio, porem so os chamados uso capio especial constiitucional. ( empresa no tem familia, e no precisa de abrigo)

Leg. Passiva: qualquer pessoa que possa sofrer os efeitos da ao. No pode ocorrer prescrio: Impedimentos da leg.passiva: SUSPENSO ( art.197) No ocorre uso capio nos prazos que suspende a prescrio. Ex: no ocorre o uso capio se o proprietrio for menor. Hipteses: a) Entre conjugues na constncia do casamento. b) Entre ascedentes e descedentes durante o poder familiar. c) Entre tutelados e curatelados durante a curatela d) Contra os absolutamente incapazes. Relativamente: corre contra eles a prescrio, pois tem maior grau de entendimento e podem ser assistidos. Ex: pai sai e deixa terreno para filho de 14 anos. Vai demorar 2 anos para comear a correr o usu capio.( at o menor completar 16 anos). No OCORRE A prescrio: INTERRUPO ( para de contar e comea-se do zero) a) No ocorre quando a Ao reivivindicatria julgada improcedente b) Ocorre da citao quando a ao reinvindicatria julgada procedente. Retroage a data da citao. c) STJ- ao reinvindicatria extinta sem julgamento do mrito.( outro posicionamento do qual minoritrio). Art.202. Prescrio intercorrente: prescrio durante o processo. Ex: entra-se com ao de uso capio, o processo dura 20 anos, j ocorreu o prazo para tal. Proprietrio prope uso capio de seu terreno? Em regra no, pois no tem interesse. somente se houver uma duvida fundada. Ex: parente fala que o terreno no do dono, e este fica com isso na cabea, e prope o uso capio porque j mora l a tempo, por dvida da legitimidade do seu ttulo. A natureza juridica do uso capio declaratria: o juiz vai declarar que aquele agente que j possuidor( porque fetvamente j est no terreno a um tempo) tem efetivamente e agora regulado o bem. NA PROVA CAI AT USU CAPIO USO CAPIO A uso capio constitucional: Requisitos: no ser proprietrio de imvel urbano ou rural Possua por 5 anos ininterruptos. Rural art.1239 Urbano art.1240 Tempo: 05 anos At 250 metros quadrados Area de terra rural: at 50 hectares Tempo: 05 anos Posse ad usucapionem Posse ad usucapionem Posse familiar rural E moradia

USUCAPIO COLETIVA: estatuto da cidade. Requisitos: 5 anos Area urbana Posse ad usucapiones No ter mais nenhuma propriedade Uso residencial moradia Cria-se um Condominio familias por % de fraes. Posse no individualizada. Feita por uma ao coletiva. Se cada um houver um terreno com medida diferente, quando proposto ir ser separado e igualado as medidas. PROPRIEDADE Confuso entre direito a propriedade e de propriedade. As cidades no foram planejadas para receber essas pessoas do campo. No se consegue mais separar uma cidade de outra. Vazios urbanos: o poder pblico no cuidava dessas questes. Anttigamente era de iniciativa privada o diviso de lotes e cidades. Ex: So Luis. Grandes espaos vazios. Assim h um grande espao de um lote para outro. Custo de vida fica caro, os lugares ficam mais longes. Quam vem do campo e no tem loteamento acaba invadindo outros areas. Ocupao espontneas: - no h planejamento Areas ambienteais: ou so sujeitas a deslisamento ou a alagaes. O cdigo florestal fala que deve se respeitar um limite na construo perto de um rio. As cidades que invadiram foram construidas nessas areas e sofrem esse risco. Geralmente so os pobres, que no tem terreno fixo que vo construir nesses lugares. Igarap: o brao do rio. O fruto do traalho do homem pertence a quem produziu a coisa. Sentimento de se apropriar. Passando de um periodo de matriarcado para patriarcado. E passando por liderana religiosa. No inicio todos os lderes eram como se fossem representantes de deus na terra. E possuiam tudo o que se produzia na tribo. Com o aparecimento da agricultura, comea-se a ter uma noo maior da ligao homeme-terra. O rei comeou a distribuir suas propriedades aos generais, familias, etc. propriedade era da familia. O fundamento que deu causa ao conceito de nascimento de posse de terra. As familias faziam cultos de seus antepassados. E o pai tinha que conferir terra aos filhos, para que ele tivesse acesso aos tumulos de seus antepassados, e assim prestassem as devidas homenagens. Guerra de conquistas: Terra concentrada nas mos de poucos. Os que se endividavam tinham que vender as terras. Quando se envadia terra conquistava-se tudo oq eu nela continham, at as pessoas. Como as terras eram muito grandes, tinha pouca produtividade, pois o dono no conseguia cuidar de tudo.

Assim, foi tentado colocar um limite de terra para os latifundios. Enfiteuse: o dono que tinha o dominio dava para outro o direito de usar. Surgiu tambm na Alemanha comunidadde de homens livres. Propriedade comunitria idia de comunho de terra para todos. Inicio da idade moderna - expanso amritima - maior valor dos bens - poder das corporaes d eoficio. - renascimento das cidades - burguesia: so as pessoas livres que moravam em prepostos comerciais e se sustentavam dele. Idias novas foram sendo disparsadas, e os burgueses comearam a questionar porque tinham que se submeter. O jusnaturalismo ( direito natural, que antes vinha de deus e passou a vir da razo humana)comeou a expandir: os burgueses desejavam ser iguais a todos. Revoluo francesa: posse do que se produz. Jusnaturalismo: propriedade enquanto direito natural do homem. Condio de bem estar de realizao de vida humana. PROPRIEDADE INDIVIDUAL LIBERAL Cdigo napolenico direit de usar gozar e dispor da propriedade. Era uma expresso da humanidade e o estado no poderia de Apropriar de nada. Conceito individualista de propriedade. Punio era mais severa para a ofensa a propriedade do que para o humano. So Tomaz de Aquino: acreditava que a virtude da caridade, faria que a pessoa que tem mais dividiria com quem no tem. A pessoa ficava com o que produzia, mas o que superfulo, o que sobra, no pertence a vc, e sim a quem no tem. EFEITO DO LIBERALISMO Se o estado no interferisse na ecomonia, o mercado de manteria por si s. A mo invisvel do mercado! Porem com isso tve problrmas entre as cidades, porque os produtos ingleses invadiam e quebravam as outras cidades. EFEITOS DA NO INTERVENO - liberdade de contratar, explorao de mo de obra. - fixao de emprego lucro abusivo - liberdadede produo- a industria produzia apenas para quem podia pagar, produdos desnecessrios. - lib. De pensamento. - destrio de paiases que no tinham proteo. PROTECIONISMO ESTADO SOCIAL Estado passou a invador o mecado para proteger a economia. Defesa da industria nacional. Conflito entre capital e o trabalho. Principio da isonomia de aristoteles: desiguais sendo tratados desiguais em sua desigualdade. LACORDAIRE: entre o forte e o fraco, temos a liberdade que escraviza e a lei que liberta. PROPRIEDADE PERDA DOS FUNDAMENTOS DE DEFESA

Propriedade sem trabalho, aquela que se vende na bolsa, se especula, no tem trabalho, no a torna sadia e produtiva. Paulo Bonavides: fala que quando a constituio foi criada ela se tornou meramente retrica, politica. As normas eram vazias. Era uma constituio que somente dava esperana, mas no vinculava o estado a garantor efetivamente. Hoje em dia, tem vinculao, eficcia juridica. Ex: quando a me no encontra escola para o filho, esta pode propor uma ao contra o estado que deveria ser garantidor de tal. FUNO SOCIAL DA PROPRIEDADE Gera um direito e uma obrigao: gerar riquesa social, corresponder as necessidades sociais, as quais deve corresponder. CONSTITUIO Constituio promulgada e outorgada: a primeira democrtica, vem dopovo e a segunda imposta pelo poder. 1824 outorgada ( semioutorgada ou sesarista, pois foi submetida ao plebicito) 1891 nova assemblia nacional constituinte. Promulgada. 1934 1 constituio social. 1937 inpirada na conspolonesa. Imposta pelo ditador Getulio vargas. outorgada Na primeira cons social j se fala de se submeter a prop para atingir sua funo social. 1946 BEM ESTAR DA PROPRIEDADE. Promulgada. 1967 funo social da propriedade. Governo militar . cons outorgada. 1988 promulgada. Direito ao alojamento. Direito a moradia: conceito: INCLUI FAMILIA DE UM S. Pois a pessoa sozinha tem direito a dignidade. const. Social mais famosa: cons. De weimar 1 const. Social: const. Mexicana. ( 1917) no brasil foi em 1934. EC26/2000: direito a moradia entro em 2000 no brasil atraves da emenda. O direito se preaproxima do direito de justia. - dignidade da pessoa humana - posio de valores, valor social do trabahlo e livre iniciativa. Funo social da posse: tentativa de aplicar as promessas da constituio. Cidades acessveis a todos. Precisa-se mais de uma casa, porque aliais quem no ganha bem no consegue sustentar uma casa. Necessidade de uma nova teoria da posse: pois a posse antes se considerava um direito privado. Ricardo Arione: fala que o direito protege a propriedade, implica em titulariedade e no condio humana, umbilicada em um mnimo social. Antnio Gil: posse deve ser protegida porque tem-se uma necessidade humana bsica a ser protegida. Posse deve ser dotada de autonomia com relao ao direito de propriedade. Previso de moradia, e bens vitais minimas, conceder dignidade.

Direito de e direito a Teoria da ocupao: quem chega primeiro dono de tudo. Ex: quem chega 1 pega o terreno que no tem ninguem. Heny George: fala que quem chega 1 em um banquete no tem direito de pegar toda a comida, pois nem consegue comer. ( + ou a ideia de So Tomaz de aquino) Caput art.5: direito a ser proprietrio. Inviolabilidade do direito a propriedade. Art.5 fala de direitos individuais. A = a ter propriedade, todos tem direito a ter propriedade. Qual o limite de ser rico? O rico pode ser rico contanto que o pobre no passe necessidade. Constituio tenta conciliar: Livre inicativa do capitalismo X a justia social ( todos so iguais) At entende-se a iniciativa do capitalismo, se todos partisem do mesmo ponto. Mas no brasil ninguem comea igual. DIREITO A PROPRIEDADE M distribuio de renda definha as expectativas de desenvolvimento. Capital humano talentos disperdiados. Num pais em morrem de fome, como proteger o direito a propriedade. PEGAR AULA 11! Concesso de direito real de uso: Intrumento resolvel: propriedade que retorna, que um dia volta para o proprietrio original. Quem recebe essa prop. Sabe que no para sempre. Existem regras, requisitos para essa concesso. Volta para a Unio. d. real de usu de superficie: espao aereo no seu terreno, o que isso? Ex: vizinho quer passar um fio sobre sua casa para pegar a SKY. ( no essencial) por isso no servido. Na servido forada deve ser necessario e no por mera luxuria. Concesso pode ser por tempo determinvel depende da regulamentao de cada poder pblico. Pode ser feito por escritura, instrumento pblico ou particular. Aqui independentemente de acima de tantos SM pode registrar se quiser no pblico. levado a registro no RG de Imveis, mas no precisa fazer escritura no cartrio de registro de notas. transferivel por vivos e mortos. Descumprir as condies: sano: perda do contrato e perda das benfeitorias ( todas elas). Uso especial para fins de moradia: Regularizao de bens pblicos ocupados antes de 1 de julho de 1996. No se pode ocupar bens da Unio, porem esse imveis poderiam sofrer usu capio. Se o imvel ocupado depois o possuidor no ter direito.

Deve ter registro independente de regularizao do solo. No preciso entrar em juizo. Pode-se entrar com um pedido no administrativo e em um ano a administrao dever responder. Se em um ano a administrao no responder: supe-se que ela disse que no. E ai se entra na via judicial. Antes de um ano no pode entrar no judicial por falta deinteresse processual. Concesso de usu especial para fins de moradia individual: Incluiu-se um marco temporal: 30 de junho de 2001. Dessa data a 5 anos atras possvel o usu capio. 5 anos de posse. Imvel pblico 1 gratuitade: no significa baixa renda. Pode um rico no ter nenhum imvel e preencher os requisitos. Na prtica a Unio veda. 3: herdeiro continua no imvel se residia no imvel por ocasio da abertura da sucesso. Ex: pai tem um filho que mora com ele e um que mora em outro estado. O que tem o direito de usu capio o filho que morava com o pai depois da sua morte. Usu especial coletiva: Mais de 250 metros quadrados no pode. Isso o mximo que um individuo pode alcanar. Aqui sim se fala de populao de baixa renda. Onde no for possivel identificar a areas ocupadas: ou seja no tem metragem. De forma coletiva Nessa possivel somar posse!! Na uso individual: somente em caso de morte e se a pessoa j residir no local que pode somar a posse, em caso de compra e venda no se soma posse por exemplo. Se houver comercio no meio do condomino, cabe usu capio? No. Pois somente para fins de moradia. Isso em regra, o que est na lei. Art.3: Se entender que norma administrativa: Unio no pode dispor de bens que sejam de outro ente federativo. Pois cada ente autnomo e define como vai gerir seus bens. Se entende-se que regularizao fundiria de organizao : de acordo com a constituio: a Unio poderia dispor de outros bens de outros entes, pois ela tem a funo de controlar a organizao das cidades. INSTRUMENTOS COMUMENTE UTILIZADOS EM REGULARIZAO JURDICA DE BENS PBLICOS OCUPADOS EM REAS URBANAS CONSOLIDADAS Concesso de direito real de Uso DL 271/67 Concesso de uso especial para fins de moradia. Concesso de uso especial para fins comerciais. Doao Compra e Venda Justificao de posse em terras devolutas Justificao de posse em regularizao fundiria

CONCESSO DE DIREITO REAL DE USO DL 271/67 Art. 7o instituda a concesso de uso de terrenos pblicos ou particulares remunerada ou gratuita, por tempo certo ou indeterminado, como direito real resolvel, para FINS ESPECFICOS de regularizao fundiria de interesse social, urbanizao, industrializao, edificao, cultivo da terra, aproveitamento sustentvel das vrzeas, preservao das comunidades tradicionais e seus meios de subsistncia ou outras modalidades de interesse social em reas urbanas. (Redao dada pela Lei n 11.481, de 2007) Direito real, no perptuo, resolvel, condicionado

CONCESSO DE DIREITO REAL DE USO DL 271/67 - DE SUPERFCIE (ESPAO AREO) Art 8 permitida a concesso de uso do espao areo sobre a superfcie de terrenos pblicos ou particulares, tomada em projeo vertical, nos termos e para os fins do artigo anterior e na forma que for regulamentada. Instrumento de criao: Instrumento particular/pblico/termo administrativo Art.7 1 A concesso de uso poder ser contratada, por instrumento pblico ou particular, ou por simples termo administrativo, e ser inscrita e cancelada em livro especial. transfervel por ato inter vivos ou causa mortis Art.7 4 A concesso de uso, salvo disposio contratual em contrrio, transfere-se por ato inter vivos , ou por sucesso legtima ou testamentria, como os demais direitos reais sbre coisas alheias, registrando-se a transferncia.

Sano perda das benfeitorias Art.7 3 Resolve-se a concesso antes de seu trmo, desde que o concessionrio d ao imvel destinao diversa da estabelecida no contrato ou trmo, ou descumpra clusula resolutria do ajuste, perdendo, neste caso, as benfeitorias de qualquer natureza.

CONCESSO DE USO ESPECIAL PARA FINS DE MORADIA. - MP 2220/2001 Direito real, perptuo transmissvel por ato inter vivos ou causa mortis , sob condio de seja p/ uso residencial de quem no tem outra moradia. Regularizao de bens pblicos ocupados antes de 1 de julho de 1996 Norma de regularizao fundiria de bem publico Deferimento de pedido administrativo ou ordem judicial Registro no RGI independente de regularizao do solo CONCESSO DE USO ESPECIAL PARA FINS DE MORADIA INDIVIDUAL Art. 1o Aquele que, at 30 de junho de 2001, possuiu como seu, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposio, at duzentos e cinqenta metros quadrados de IMVEL PBLICO situado em rea urbana, utilizando-o para sua moradia ou de sua famlia, tem o direito concesso de uso especial para fins de moradia em relao ao bem objeto da posse, desde que no seja proprietrio ou concessionrio, a qualquer ttulo, de outro imvel urbano ou rural.

1o A concesso de uso especial para fins de moradia ser conferida de forma gratuita ao homem ou mulher, ou a ambos, independentemente do estado civil. 2o O direito de que trata este artigo no ser reconhecido ao mesmo concessionrio mais de uma vez. 3o Para os efeitos deste artigo, o herdeiro legtimo continua, de pleno direito, na posse de seu antecessor, DESDE QUE j resida no imvel por ocasio da abertura da sucesso.

CONCESSO DE USO ESPECIAL COLETIVA, PARA FINS DE MORADIA Art. 2o Nos imveis de que trata o art. 1o, com mais de duzentos e cinqenta metros quadrados, que, at 30 de junho de 2001, estavam ocupados por populao de baixa renda para sua moradia, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposio, onde no for possvel identificar os terrenos ocupados por possuidor, a concesso de uso especial para fins de moradia ser conferida de forma coletiva, desde que os possuidores no sejam proprietrios ou concessionrios, a qualquer ttulo, de outro imvel urbano ou rural. 1o O possuidor pode, para o fim de contar o prazo exigido por este artigo, acrescentar sua posse de seu antecessor, contanto que ambas sejam contnuas. Aplicao aos trs entes federativos? Art. 3o Ser garantida a opo de exercer os direitos de que tratam os arts. 1o e 2o tambm aos ocupantes, regularmente inscritos, de imveis pblicos, com at duzentos e cinqenta metros quadrados, da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, que estejam situados em rea urbana, na forma do regulamento. DIREITO AO REASSENTAMENTO Art. 4o No caso de a ocupao acarretar risco vida ou sade dos ocupantes, o Poder Pblico garantir ao possuidor o exerccio do direito de que tratam os arts. 1o e 2o em outro local. PROCURA-SE MENTER AS PESSOAS PERTO DA ONDE MORAVAM. Art. 5o facultado ao Poder Pblico assegurar o exerccio do direito de que tratam os arts. 1o e 2o em outro local na hiptese de ocupao de imvel: I - de uso comum do povo; II - destinado a projeto de urbanizao; III - de interesse da defesa nacional, da preservao ambiental e da proteo dos ecossistemas naturais; IV - reservado construo de represas e obras congneres; ou V - situado em via de comunicao. Bens de uso comum e especial no direito da pessoa facultado ao estado dar ao no esse direito. Ex: debaixo do viaduto: isso bem comum do povo. Vale pensar: um barraco que vale 3 mil. Estado indeniza e despede a pessoa, ela fica na rua, sem ter onde morar, pois no d pra pagar uma casa com esse dinheiro, assim o estado somente piora a situao da pessoa. E obrigao do estado dar moradia digna as pessoas. Hipteses de extino

Art. 8o O direito concesso de uso especial para fins de moradia extingue-se no caso de: I - o concessionrio dar ao imvel destinao diversa da moradia para si ou para sua famlia; ou Ex: morador faz um bar. Se o morador faz um bar, mas o usa para a sua subsistncia, e mora nele. Ainda subsiste essa caracteristica de moradia. II - o concessionrio adquirir a propriedade ou a concesso de uso de outro imvel urbano ou rural. Pargrafo nico. A extino de que trata este artigo ser averbada no cartrio de registro de imveis, por meio de declarao do Poder Pblico concedente. Ex: processo ser publico, dever ser motivado e com ampla defesa depois disso se averbado no cartrio. CONCESSO DE USO ESPECIAL PARA FINS COMERCIAIS Uso comercial antes de 1 de julho de 1996, ininterruptamente, s/oposio at 250m Faculdade do poder pblico Art. 9o da MP 2220/2001 - uso gratuito o 1 A autorizao de uso de que trata este artigo ser conferida de forma gratuita.

POUCO UTILIZADO CONCESSO DE USO ESPECIAL PARA FINS COMERCIAIS Art. 9: facultado ao Poder Pblico competente dar autorizao de uso quele que, at 30 de junho de 2001, possuiu como seu, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposio, at duzentos e cinqenta metros quadrados de imvel pblico situado em rea urbana, utilizando-o para fins comerciais. 1o A autorizao de uso de que trata este artigo ser conferida de forma gratuita. No se pode cobrar. 2o O possuidor pode, para o fim de contar o prazo exigido por este artigo, acrescentar sua posse de seu antecessor, contanto que ambas sejam contnuas. Pode no comercial somar posse.

Instrumentos de regularizao de bens da Unio Aforamento: levado a registro e paga laudmio a Unio. Aforamento um direito real, perptuo. Tambm chamado de Enfiteuse.( substituido pelo d. de superficie no cdigo atual).Paga-se por ano. Proprietrio dominio direto particular dominio til( quam utiliza o bem) o particular pode comprar a parte do proprietrio: resgate de aforamento. Articular vira proprietrio pleno. Entende-se que no direito de floreiro e sim da unio. Quanto aos outros, municipio, Familia real, no tem direito de decidir no vender, direito do floreiro. Particular: paga foro ou canon = 0,6% para a Unio. Tambm paga laudmio quando vai se vender o bem: 5% para a Unio. Resgate de aforamento: - foreiro a mais de 10 anos: pagando 20 foros e 1 laudmio. - menos de 10 anos: no tem direito a compra.

Ocupao:levado a registro e paga laudmio a Unio. paga-se taxa. uma mera tolerncia, temporria. Compra e Venda, mediante leiles de domnio til. Cesso de uso Concesso de Direito Real de Uso lei 9636/98 Aforamento / Resgate Consulta prvia ao municpio Direito real perptuo transmissivel por ato inter vivos, mediante autorizao prvia e pagamento de laudmio (5%) ou causa mortis. foro 0,6 % do valor do domnio pleno Propriedade partida -17% domnio direto 83% domnio til. Remio ou Resgate = 20 foros e 1 laudmio = 17%

OCUPAO Direito precrio, resolvel a qualquer tempo objetivo = receita patrimonial TAXA DE OCUPAO percentual sobre o domnio pleno do terreno 1946 1% 1987 2% 1988 5%, para ocupaes inscritas ou requeridas aps 1988. OFENSA AO PLANEJAMENTO URBANO Registrado no RGI, transfervel por ato inter vivos ou causa mortis, mediante autorizaao prvia da Unio e pagamento de laudmio. LEILES DE DOMNIO TIL. ...os imveis dominiais da Unio, situados em zonas sujeitas ao regime enfitutico, podero ser aforados, mediante leilo ou concorrncia pblica, respeitado, como preo mnimo, o valor de mercado do respectivo domnio til... Art. 12 da Lei 9636/98 assegurado ao Ocupante preferncia a aquisio pelo valor de mercado, notificao Celebrao de contrato administrativo de cesso de uso preferncia a aquisio pelo lance vencedor do leilo. Havendo compradores: receber a indenizao pela benfeitoria = 10% a vista e o restante em 120 prestaes. No havendo compradores: desocupao sumria em 60 dias sob pena de pagamento de 10% do valor do domnio pleno do terreno Cesso de Uso contrato administrativo de cesso de uso. Contrato oneroso, precrio, revogvel a qualquer tempo 90 p/ desocupar o imvel Sem direito a indenizao por benfeitorias. Direito a compra do domnio til durante o contrato de cesso Explicao: a Unio compra o imvel Venda domnio pleno ou til. Lei 9.636 Art. 26 Projeto de carter social para fins de moradia

critrios de habilitao e renda familia Pagamento: sinal de, no mnimo, 5% ( em at 2X) e 95% em at 300 (trezentas) prestaes mensais e consecutivas Prestao mnima 30% (trinta por cento) do valor do salrio mnimo vigente.

Doao Art.31 Lei 9636/98 inserido pela Lei 11481/2007 Doao de bens imveis de domnio da Unio a [...] beneficirios, pessoas fsicas ou jurdicas, de programas de proviso habitacional ou de regularizao fundiria de interesse social desenvolvidos por rgos ou entidades da administrao pblica, para cuja execuo seja efetivada a doao. renda familiar de at 5 SM e no ser proprietrio de outro imvel. Inalienabilidade por 5 anos. Legitimao de posse (antiga) Lei 6.383/76

Art. 29. O ocupante de terras pblicas, que as tenha tornado produtivas com o seu trabalho e o de sua famlia, far jus legitimao da posse de rea contnua at 100 (cem) hectares, desde que preencha os seguintes requisitos: I - no seja proprietrio de imvel rural; II - comprove a morada permanente e cultura efetiva, pelo prazo mnimo de 1 (um) ano. 2 Aos portadores de licenas de ocupao, concedidas na forma da legislao anterior, ser assegurada a preferncia para aquisio de rea at 100 (cem) hectares, nas condies do pargrafo anterior, e, o que exceder esse limite, pelo valor atual da terra nua. 3 A Licena de Ocupao ser intransfervel "inter vivos" e inegocivel, no podendo ser objeto de penhora e arresto. Art. 31. A Unio poder, por necessidade ou utilidade pblica, em qualquer tempo que necessitar do imvel, cancelar a Licena de Ocupao e imitir-se na posse do mesmo, promovendo, sumariamente, a sua desocupao no prazo de 180 (cento e oitenta) dias. Legitimao de posse (antiga) Lei 6.383/76 29 1 A legitimao da posse de que trata o presente artigo consistir no fornecimento de uma Licena de Ocupao, pelo prazo mnimo de mais 4 (quatro) anos, findo o qual o ocupante ter a preferncia para aquisio do lote, pelo valor histrico da terra nua, satisfeitos os requisitos de morada permanente e cultura efetiva e comprovada a sua capacidade para desenvolver a rea ocupada. LEGITIMAO DE POSSE NA REGULARIZAO FUNDIRIA USUCAPIO ADMINISTRATIVA Reg. Fund. de interesse social. Lei 11977 de 07/07/2009 - baixa renda requisitos semelhantes ao usucapio constitucional 1 - Demarcao Urbanstica 2 - Legitimao de posse direito real transfervel por ato intervivos ou causa mortis. 3 aps 5 anos do registro da legitimao de posse converso em propriedade Regularizao fundiria pelo Poder Pblico na Lei 11977 de 07/07/2009 Legitimidade ativa comum Art. 54 (Art. 50 PLV11/2009 Art. 50. A regularizao fundiria poder ser promovida pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municpios e tambm por: I seus beneficirios, individual ou coletivamente;

II cooperativas habitacionais, associao de moradores, fundaes, organizaes sociais, organizaes da sociedade civil de interesse pblico ou outras associaes civis que tenham por finalidade atividades nas reas de desenvolvimento urbano ou regularizao fundiria. Que podem fazer os demais legitimados? Art.12 da Lei 10.257/2001 O loteador no pode fazer regularizao? INSTRUMENTOS DE REGULARIZAO FUNDIRIA PRIVATIVOS DO PODER PBLICO - LEI 11977 de 07/07/2009 MP 459/2009 DEMARCAO URBANSTICA JUSTIFICAO DE POSSE - Origem audincias pblicas do PL 3057/2000 (BRASIL, 2004, P.2009-210) proposta de Usucapio Administrativo (GAZOLA. 2008. p,143) - Objetivos regularizao de reas j consolidadas reconhecimento administrativo da prescrio aquisitiva. DEMARCAO URBANSTICA JUSTIFICAO DE POSSE NA MP 549/2009 Etapas 1) Demarcao urbanstica 2) Registro do projeto de regularizao fundiria 3) Emisso do ttulo de legitimao de posse (novo direito real) 4) Converso em propriedade aps 5 anos. Legitimao de posse O conceito na MP 494/2009 =o Art.2, XXV do PL 3057/200 = Art. 3, XXVIII do PL 20/2007 Legitimao de Posse ato do poder pblico destinado a conferir ttulo de reconhecimento de posse de imvel objeto de demarcao urbanstica, com identificao do ocupante e do tempo e natureza da posse. Os requisitos para a concesso da legitimao da posse na Medida Provisria so: Posse direta para fins de moradia; O beneficirio no ser concessionrio, foreiro, proprietrio de outro imvel urbano ou rural, ou ter lhe ter sido concedido, anteriormente, legitimao de posse. Que os Lotes ou frao ideal no sejam superiores a 250m Legitimao de posse novo direito real. PL 20/2007 Art. 112 A legitimao de posse expedida pelo rgo da administrao pblica responsvel pela regularizao fundiria de interesse social, desde que registrada, constituir direito em favor do detentor da posse direta para fins de moradia, podendo ser dada em garantia real e ser objeto de transferncia inter vivos ou causa mortis Legitimao de posse novo direito real. PL 20/2007 Art. 112 A legitimao de posse expedida pelo rgo da administrao pblica responsvel pela regularizao fundiria de interesse social, desde que registrada, constituir direito em favor do detentor da posse direta para fins de moradia, podendo ser dada em garantia real e ser objeto de transferncia inter vivos ou causa mortis Legitimao de posse - Requisitos Explcitos : Posse direta para fins de moradia; no ser concessionrio, foreiro, proprietrio de outro imvel urbano ou rural, ou ter lhe ter sido concedido, anteriormente, legitimao de posse. Lotes ou frao ideal igual ou inferior a 250m Implcitos - os mesmos da demarcao urbanstica Concluses Necessidade de mudar a cultura da fazenda pblica

Busca do respeito supremacia do interesse pblico sobre o interesse privado do Estado Ausncia de instrumentos eficazes para regularizao de usos no residenciais. Limitao desnecessria da abrangncia do instrumento demarcao urbanstica e justificao de posse para reas de baixa renda. Necessidade de projetos integrados para regularizao fundiria Essencialidade da promoo humana para sustentabilidade dos programas de regularizao fundiria No criao de cidados de segunda categoria, tutelados e limitados.

Aula 12: Propriedade. Estrutura: art.1228 cc Quem proprietrio tem o poder de ( usar, fruir, dispor e reaver) Por mais que usar e fruir pode ser usu fruto, a propriedade um direito unitrio. Mas dentro desse conceito unitrio de ser proprietrio h vrios direitos que este pode usar. Pode at distribuir os seus direitos. Ex: A proprietrio, passa o usufruto para B ( possuidor). CARACTERISTICAS: 1)exclusivo: um nico bem tem o seu proprietrio, definido, delimitado o bem que do proprietrio. Condominio: no h aqui a exclusividade. 2) complexo: feixe de direitos. Oponivel erga omnes 3)elastico: pode se desmembrar os poderes/ faculdades em pessoas distintas, mas h uma tendncia de tudo voltar a um s, o proprietrio. 4) absoluto : direito oponivel erga omnes. No ilimitado: pois a propriedade se limita a funo social. Ex: muro muito alto somente para fazer sombra na piscina do vizinho. 5) perptuo: para sempre. Ex: a pessoa pode nunca usar a sua propriedade, mas se ninguem apareceu para tomar, a propriedade ainda sua. Decadncia: perda do direito. No se perde a propriedade pelo no uso. E sim pelo uso de alguem, um terceiro. 5) Unitrio: o feixe de poderes/ faculdades se torna somente um direito, o de propriedade. OBJETO DE PROPRIEDADE PROPRIEDADE CONSTITUCIONAL Direitos pessoal no regulamentados pelo CC = incorpreos. Estaremos estudando a p.Corporeo: Princpios: 1) Materialidade: corporeo. Exceo: energia, luz, oxignio. 2) Individualizao: limites sobre o qual se exerce o direito. contorno definido, bem que se consegue individualizar 3) Acessoriedade: terra o principal, o que for colocado de forma definitiva na terra o acessrio.

EXTENSO DE DIREITOS Plena: ( jus extendi, jus fruendi, jus abutendi e reivindicatio) Restritiva: auqle a em que um dos poderes est restrito. Pode se limitar a Prop: - direito real: locao um direito pessoal( temporrio) direito real perptuo, ex: usufruto, hipoteca, superficie. - ou por a prop ser resolvel: se acaba, extingue. Ex: retrovenda. PROPRIEDADE RESOLVEL: SE TEM A POSSIBILIDADE DE SABER QUE A PERDA VAI OCORRER. Art.1359 implemento da condio e advento do termo. Resolve-se os direitos concedidos na sua pendncia. Ex: homem pela apartamento por 50 anos, mas vende esse imvel. Os 3 compradores quando a clausula de se resolver, perdero os direitos. Art. 1.359. Resolvida a propriedade PELO IMPLEMENTO DA CONDIO OU PELO ADVENTO DO TERMO, entendem-se TAMBM RESOLVIDOS OS DIREITOS REAIS CONCEDIDOS NA SUA PENDNCIA, e o proprietrio, em cujo favor se opera a resoluo, pode reivindicar a coisa do poder de quem a possua ou detenha. Efeitos da resoluo: Ex tunc: volta-se do jeito que a propriedade estava. Todo direito real deve ser levado a registro, seno no ter efeito erga omnes. Condio resolvel: J nasce com a condio e o termo pr fixado. J nasce com a instabilidade. Quando a propriedade resoluvel se extingue, se resolve: tambm sero resolvidos os direitos reais resolvidos na sua pendencia. Ex: usufruto de casa acaba com o fim da hipoteca. Ex: retrovenda temporria e resoluvel.

TEMPORRIA( se divide em:) resolvel

Ad tempus

Exemplo: 1) retrovenda 2)Venda a contento: se vc no gostar possivel devolver. Condio: gostar! 4) Pode ter uma doao com encargos: pessoa recebe doao para fazer tal coisa. A condio resolutiva independe de declarao pelo judicirio. Ser resoluvel. A doao pode ser tambm ad tempus: PROPRIEDADE AD TEMPUS Condio resolutiva posterior, causa superveniente, no se sabe que aquilo ia acontecer. No d para apunir 3 por uma causa que no poderia ser prevista.

Efeito ex nunc. Ex: maria comprou casa de ana, que a recebeu por doao de joo. Joo mais tarde descobre que ana ajudou no seu sequestro. Ele revoga a doao. A 3, maria ficar com a casa, pois tem boa f. Ana ter que ressarcir joo com perdas e danos. Maria: proprietria perfeita. Doao--------direito de superficie------------revogao da doao. Efeito ex nunc. No retroage. Ser da revogao em diante. Art.1360 cc Doao com encargos: te dou um terreno para vc contruir sua casa. Ad tempus. Resolutiva: te dou um terreno para vc contruir sua casa em 5 anos, sob pena de ser tomado o terreno

PROPRIEDADE APARENTE: O agente pensava que era dono e vende o bem. Requisitos: - acreditar que o bem era seu. - transferencia onerosa. - que o 3 esteja em boa-f( no dava para saber que o agente no era dono). Teoria da aparncia em caso de simulao: ressalvam-se os direitos de 3 de boa-f. Memso sendo o NJ nulo, em face dos contraentes. Herdeiro aperante: art.1817 Art.1827: se herdeiro sabia que tinha mais herdeiros e no fala nada, tem m-f. Atinge-se ele. Herdeiro ter ressarcimento perante quem vendeu = perdas e danos. Responsabilidadedo alienante: ART.879: PAI VENDE CARRO DE 50 MIL POR 20 MIL, AGINDO DE BOA-F: HERDEIRO GANHA SOMENTE 50 MIL, SE AGIU POR M-F O HERDEIRO GANHAR O VALOR DO IMOVEL MAIS PERDAS E DANOS. Se o bem foi doado ( ou seja gratuito) o herdeiro ir receber o bem de volta. Ao pauliana: fraude contra credores. Requisitos que impedem adesconstituio da venda: - boa f de 3( 161) - aquisio onerosa ( 158) No boa f: insolvencia notria ou motivo para ser conhecida pelo contratante ( 3). (159) Ex 3 compra imvel de agente que est insolvente.

Art.161, art.158, art.159.

PROPRIEDADE FIDUCIRIA Fiducia: significa confiana. Art.1361 Fiduciante: quem d o bem em garantia para o banco. Adquirete. Suj passivo. Fiducirio: recebeu a garantia. Banco. Suj ativo Direito real de garantia de coisa prpria. Tem como a relao ser somente com dois sujeitos. Pois pode o agente adquirente dar seu bem em garantia ao banco, para ganhar dinheiro. Fiduciante no precisa ser a mesma pessoa do devedor. Ex: pai compra carro para filha. Pai devedor e filha a adquirente. Podem ser pessoas distintas. Pode ocorrer fiducia que j pertencia anteriormente ao prprio devedor! Objeto: Deve ser durvel, infungvel e inconsumvel. Arrt.1361 proibido o credor adjudicar o bem, no pode escolher ficar com o bem, sempre ser obrigado a levar o bem a leilo. Art.1368 A Bens mveis: art.22 da lei 9514/97

Das könnte Ihnen auch gefallen