Sie sind auf Seite 1von 4

I Stendhal, Du rire. Essai philosophique sur un sujet difficile et autres essais. Paris : ditions Payot&Rivages, 2005.

Dirio literrio, dezembro 1813-novembro 1814 [pp. 40-42] Captulo IV A brincadeira a imagem de algo de absurdo apresentado imaginao do espectador, mas no como uma coisa real, mas sem que se busque torn-la uma iluso, e da qual este ri mais na medida em que seu juzo o adverte menos de que se trata de uma absurdidade, uma suposio. Exemplos: O que o senhor faria do nariz de um fabricrio? REGNARD. A imaginao do espectador retraa com uma extrema velocidade o que um elegante rapaz faria de um nariz de fabricrio, o absurdo que seria se um rapaz desejasse um nariz de fabricrio. Esta imagem passa to rpido que toda idia de sangue, de crueldade, no tem tempo de aparecer. Mas eu acho, entre ns, que voc no existe. VOLTAIRE (Systmes). Nada de mais louco que dizer a algum, a quem se est falando, que se acha que ele no existe. (...) O verdadeiro cmico um fruto delicioso, que preciso colher numa rvore espinhosa cujas folhas e espetos so um violento veneno. Racine e Shakespeare, 1823 [pp. 79-84] Captulo I O QUE O RISO? Hobbes diz que esta convulso dos pulmes e dos msculos do rosto o efeito da viso imprevista e bem clara de nossa superioridade sobre outro (Da natureza humana). Este contraste, proveitoso para ns, faz-nos gozar de nossa prpria superioridade. Se o infortnio do outro fosse suficientemente grande para nos fazer pensar que ns tambm poderamos ser infelizes, no haveria ento mais

II desfrute de nossa superioridade; haveria, ao contrrio, viso da nossa infelicidade, no haveria mais riso. preciso que o cmico seja exposto com clareza (entendo como cmico aquilo que faz rir: um gesto, uma palavra, uma careta); necessrio que haja uma viso ntida e rpida de nossa superioridade sobre o outro. Mas essa superioridade algo de to ftil, to facilmente destrudo pela menor reflexo, que preciso que sua viso nos seja apresentada de uma maneira imprevista. Eis ento duas condies do cmico: a clareza e o imprevisto. O nico limite do riso: a compaixo e a indignao. Na indignao, pensamos nos interesses mais diretos e mais caros, pensamos em ns mesmos colocados em perigo. Captulo II DAS CONDIES DO RISO Mais temos considerao e respeito por algum, melhor e mais rpido compreendemos as mais leves brincadeiras feitas sobre essa pessoa. Nosso amor-prprio, mantido em respeito e como que ferido, goza deliciosamente da viso imprevista da inferioridade de uma pessoa que achvamos superior a ns, ou, pelo menos, rival de nossa superioridade. Se suspeitamos que a superioridade desta pessoa fingida, ento nossa sede pela brincadeira duas vezes maior; no apenas rimos com deleite das menores brincadeiras, mas chegamos a rir at mesmo da inteno, no seguida de sucesso, de lhe fazer uma brincadeira. que a nossa imaginao, despertada pela sede da vingana, avistou a brincadeira. Os serviais riem dos nossos menores gestos em falso; exemplo: o porteiro que vem me trazer guardanapos; distrado por estar escrevendo, vou lhe abrir e, vendo algo branco em suas mos, tomo isso por uma carta e inicio o gesto de abri-la. Refletindo com ateno sobre aquilo que se passa em mim quando rio com deleite, parece-me que avisto duas causas: 1 Riso comum, ou simples viso imprevista da minha superioridade; 2 Viso da felicidade, produzindo sorriso e lgrimas, quando a felicidade extrema. Rir at as lgrimas proviria ento, em parte do efeito fsico do movimento impresso aos msculos do rosto, em parte da viso da extrema felicidade. O menor detalhe, a mais leve circunstncia decisiva, para fazer nascer ou impedir o riso; nada mais delicado que o riso. A ausncia da menor condio faz falhar seu efeito

III mais cmica das coisas, impede o riso nascer. Nada mais frgil do que essa viso da nossa superioridade sobre outro; freqentemente isso no resiste menor anlise. No se ri: 1 De um conto feito fora do propsito (que no vem propos). 2 De um conto feito freqentemente demais. 3 De um conto feito por demais devagar. O imprevisto to necessrio que, quando se refaz um conto em um salo, para algum que est chegando, se vocs querem que o resto do crculo, que j o conhece, ria, preciso mudar a sua forma; em outros termos, criar o imprevisto. (...) A clareza necessria ao riso; este um dos motivos pelos quais as pessoas riam da prpria figura de Dugazon, quando este entrava no palco; as pessoas sabiam que ele ia fazer piadas. 1 Davam-lhe uma extrema ateno; 2 Riam da rpida lembrana de suas piadas antigas. Com todo talento possvel, Dugazon no teria podido fazer um papel trgico; as pessoas teriam trocado, com prazer, as lgrimas pelo riso. A compaixo. Apenas compaixo faz o riso cessar. Muitas coisas fazem rir, numa histria, que no teriam feito rir na realidade. (...)

[pp.88-89] Captulo IV DOS OBSTCULOS DO RISO A Frana seria a ptria do riso, como a Itlia a das belas-artes? A religio encoraja, na Itlia, a pintura dos milagres e dos santos; isto apenas um tipo de pintura, todos os tipos prosperam. Da mesma maneira, a corte na Frana, encoraja apenas um tipo de riso, o riso satrico, fundado na falta de semelhana com o modelo, mas todos os risos prosperam. Todo homem, no digo tomado de paixo, mas apenas, seriamente ocupado com algum assunto ou algum negcio no pode rir; ele tem coisas mais importantes a fazer a se comparar ociosamente a seu vizinho. A repblica ento contrria ao riso. As pessoas tristes e morosas, a maioria os Ingleses de quarenta anos, costumam ser dominadas pela agradvel preocupao de temer algum grande infortnio.

IV (...)

[pp. 95-96] Captulo VII DAS DUAS SIMPATIAS Boceja-se ao ver outros bocejar. por um motivo parecido que a numerosa companhia aumenta o riso. Algum lhes conta uma anedota, num salo, onde se encontram vinte e cinco pessoas, reunidas livremente, em diversos grupos: rise de sua anedota; v-se os outros rir, o riso aumenta. Porque isso acontece? Parece-me que h duas causas deste efeito: 1 Simpatia fsica e nervosa, como o bocejo; 2 H uma simpatia de esprito e no nervosa, uma pessoa sente-se confirmada em seu juzo feito sobre sua prpria superioridade sob uma personagem ridcula, ao ver que tanta gente o encontra igualmente ridculo. (...)

Das könnte Ihnen auch gefallen