Sie sind auf Seite 1von 8

1 Introduo a WANs

1.0 Introduo do captulo


1.0.1 Introduo do captulo Pgina 1: Quando uma empresa comea a incluir filiais, servios de comrcio eletrnico ou operaes globais, uma nica rede LAN (rede local) deixa de ser suficiente para atender a seus requisitos de negcios. O acesso rede remota (WAN) se tornou essencial para as grandes empresas atuais.

H vrias tecnologias WAN para atender s diferentes necessidades de negcios e muitas formas de escalar a rede. Adicionar acesso WAN apresenta outras consideraes, como segurana de rede e gerenciamento de endereo. Dessa forma, projetar uma WAN e escolher os servios corretos de rede no so questes simples.

Neste captulo, voc comear a explorar algumas das opes disponveis para projetar WANs empresariais, as tecnologias disponveis para implement-las e a terminologia utilizada para abord-las. Voc obter informaes sobre como selecionar tecnologias WAN apropriadas, servios e dispositivos para atender aos requisitos de negcios de uma empresa em expanso. As atividades e os laboratrios confirmam e reforam sua aprendizagem.

Concluindo este captulo, voc poder identificar e descrever as tecnologias WAN apropriadas para habilitar servios WAN integrados em uma rede corporativa em vrios locais.

1.1 Prestando servios integrados empresa


1.1.1 Apresentando redes remotas (WANs) Pgina 1: O que uma WAN?

WAN uma rede de comunicao de dados que funciona alm do escopo geogrfico de uma rede local.

As WANs so diferentes das redes locais em vrios aspectos. Enquanto uma rede local conecta computadores, perifricos e outros dispositivos em um nico prdio ou outra rea geogrfica menor, uma WAN permite a transmisso dos dados em distncias geogrficas maiores. Alm disso, uma empresa deve contratar um provedor de servio WAN para utilizar os servios de rede dessa operadora. As redes locais costumam ser da companhia ou organizao que as utilizam.

As WANs utilizam instalaes fornecidas por um provedor de servios ou operadora, como uma companhia telefnica ou empresa de cabeamento, para conectar os locais de uma organizao aos locais de outras organizaes, a servios externos e a usurios remotos. As WANs normalmente transportam vrios tipos de trfego, como voz, dados e vdeo.

Aqui esto as trs principais caractersticas das WANs:

As WANs normalmente conectam dispositivos separados por uma rea geogrfica maior do que a que pode ser atendida por uma rede local. As WANs utilizam os servios das operadoras, como companhias telefnicas, empresas de TV a cabo, sistemas de satlites e provedores de rede. As WANs utilizam conexes seriais de vrios tipos para fornecer acesso largura de banda em grandes reas geogrficas.

Por que as WANs so necessrias?

As tecnologias de rede local fornecem velocidade e economia na transmisso de dados em organizaes em reas geogrficas relativamente pequenas. No entanto, h outras necessidades de negcios que precisam de comunicao entre locais remotos, inclusive as seguintes:

As pessoas no escritrio regional ou nas filiais de uma organizao precisam ser capazes de se comunicar e compartilhar dados com o local central.

As organizaes normalmente desejam compartilhar informaes com outras organizaes em grandes distncias. Por exemplo, fabricantes de software sempre comunicam informaes sobre produtos e promoes aos distribuidores que vendem seus produtos para usurios finais. Os funcionrios que viajam a negcios sempre precisam acessar informaes presentes em suas redes corporativas.

Alm disso, os usurios de computadores domsticos precisam enviar e receber dados em distncias cada vez maiores. Aqui esto alguns exemplos:

Agora comum em muitas residncias que os clientes se comuniquem com bancos, lojas e vrios fornecedores de mercadorias e servios via computadores. Os alunos realizam pesquisas relativas s aulas acessando ndices de bibliotecas e publicaes localizados em outras partes do pas, alm de outras partes do mundo.

Como obviamente no possvel conectar computadores em um pas ou em todo o mundo da mesma forma que os computadores so conectados em uma rede local com cabos, surgiram tecnologias diferentes para atender a essa necessidade. Cada vez mais, a Internet est sendo utilizada como uma alternativa barata utilizao de uma WAN corporativa em alguns aplicativos. H novas tecnologias disponveis para as empresas fornecerem segurana e privacidade em suas comunicaes e transaes na Internet. As WANs utilizadas por elas mesmas, ou em conjunto na Internet, permitem a organizaes e indivduos atender a suas necessidades de comunicao remota. 1.1.2 A empresa em evoluo Pgina 1: Empresas e suas redes

Na medida em que as empresas crescem, elas contratam mais funcionrios, abrem filiais e atingem mercados globais. Essas alteraes tambm influenciam seus requisitos de servios integrados e orientam seus requisitos de rede. Neste tpico, iremos explorar como as redes corporativas so alteradas para acomodar seus requisitos de negcios em alterao.

Todo negcio nico e como uma organizao cresce depende de muitos fatores, como o tipo de produtos ou servios vendidos pela empresa, a filosofia de gerenciamento dos proprietrios e o clima econmico do pas no qual a empresa atua.

Em momentos de crise econmica, muitas empresas se concentram em diminuir sua lucratividade, aumentando a eficincia de suas operaes existentes, a produtividade de funcionrios e diminuindo os custos operacionais. Estabelecer e gerenciar redes pode representar despesas significativas de instalao e funcionamento. Para justificar essa grande despesa, as empresas esperam que suas redes apresentem o desempenho ideal e sejam capazes de oferecer um conjunto cada vez maior de servios e aplicativos para suportar a produtividade e a lucratividade.

Para ilustrar, vejamos um exemplo de uma empresa fictcia chamada Span Engineering e como seus requisitos de rede mudam na medida em que a empresa cresce de um pequeno negcio local para uma empresa global.

Clique nas guias na figura para ver cada estgio de crescimento e a topologia de rede associada.

Pequeno escritrio (rede local nica)

A Span Engineering, uma empresa de consultoria ambiental, desenvolveu um processo especial de converso do lixo domstico em eletricidade e est desenvolvendo um pequeno projeto piloto para uma prefeitura em sua regio. A empresa, que j est no setor h quatro anos, cresceu e incluiu 15 funcionrios: seis engenheiros, quatro designers de desenho auxiliado por computador (CAD), uma recepcionista, dois parceiros seniores e dois auxiliares administrativos.

O gerenciamento da Span Engineering espera ter projetos em escala completa depois que o projeto piloto demonstrar a viabilidade de seu processo. At l, a empresa deve gerenciar seus custos com cuidado.

Para seu pequeno escritrio, a Span Engineering utiliza uma nica rede local para compartilhar informaes entre computadores e dividir perifricos, como uma impressora, uma plotadora em larga escala (para imprimir desenhos de engenharia) e um aparelho de fax. Recentemente, eles atualizaram sua rede local para fornecer um servio barato de Voice over IP (VoIP, Voz sobre IP) e economizar os custos de linhas telefnicas separadas para seus funcionrios.

A conexo com a Internet feita por meio de um servio de banda larga comum chamado linha digital do assinante (DSL), fornecido por sua operadora de telefonia local. Com to poucos funcionrios, largura de banda no um problema significativo.

A empresa no pode pagar uma equipe de suporte interna de tecnologia da informao (TI) e utiliza servios de suporte contratados da mesma operadora. A empresa tambm utiliza um servio de hospedagem, em vez de comprar e operar seu prprio FTP e seus servidores de e-mail. A figura mostra um exemplo de um pequeno escritrio e sua rede.

Campus (vrias redes locais)

Cinco anos depois, e a Span Engineering j cresceu rapidamente. Como os proprietrios esperavam, a empresa foi contratada para projetar e implementar uma instalao de reciclagem de lixo completa logo depois da implementao bem-sucedida do primeiro plano piloto. Desde ento, outros projetos tambm foram ganhos em prefeituras vizinhas e em outras regies do pas.

Para lidar com a carga de trabalho adicional, a empresa contratou mais pessoas e alugou mais salas. Agora ela uma empresa de pequeno a mdio porte com cerca de cem funcionrios. Muitos projetos esto sendo desenvolvidos simultaneamente e cada um exige um gerente de projeto e uma equipe de suporte. A empresa se organizou em departamentos funcionais, com cada um tendo sua prpria equipe organizacional. Para atender s necessidades crescentes, a empresa se mudou para vrios andares de um edifcio comercial maior.

Na medida em que a empresa se expandiu, a rede tambm cresceu. Em vez de uma nica rede local pequena, a rede agora consiste em vrias sub-redes, cada uma destinada a um departamento diferente. Por exemplo, toda a equipe de engenharia est em uma rede local, e a equipe de marketing est em outra. Essas vrias redes locais so unidas para criar uma rede de empresa completa, ou campus, que ocupa vrios andares do prdio.

Agora a empresa tem um pessoal de TI interno para suporte e manuteno da rede. A rede inclui servidores de email, transferncia de dados e armazenamento de arquivos, ferramentas de produtividade baseadas na Web e aplicativos, bem como a intranet corporativa para fornecer documentos internos e informaes aos funcionrios. Alm disso, a empresa tem uma extranet que fornece informaes de projeto apenas para clientes designados.

Filial (WAN)

Passados mais cinco anos, a Span Engineering foi to bem-sucedida em seu processo patenteado que a demanda por seus servios cresceu enormemente, e novos projetos agora esto sendo feitos em outras cidades. Para gerenciar esses projetos, a empresa abriu pequenas filiais prximas dos locais dos projetos.

Essa situao apresenta novos desafios equipe de TI. Para gerenciar a distribuio de informaes e servios em toda a empresa, a Span Engineering agora conta com uma central de dados, que mantm os vrios bancos de dados e servidores corporativos. Para assegurar que todas as partes da empresa sejam capazes de acessar os mesmos servios e aplicativos, independentemente de onde estejam localizados os escritrios, agora a empresa precisa implementar uma WAN.

Para suas filiais nas cidades prximas, a empresa optou por utilizar linhas dedicadas privadas por meio da sua operadora local. No entanto, para esses escritrios localizados em outros pases, a Internet agora uma opo de conexo WAN atraente. Embora conectar os escritrios por meio da Internet seja econmico, isso suscita problemas de segurana e privacidade que a equipe de TI deve resolver.

Distribuio (global)

A Span Engineering agora j est no setor h 20 anos e chegou a milhares de funcionrios distribudos em escritrios ao redor do mundo. O custo da rede e de seus servios relacionados agora uma despesa significativa. Agora a empresa est procurando fornecer a seus funcionrios

os melhores servios de rede ao menor custo. Os servios de rede otimizados permitiriam a cada funcionrio trabalhar com mais eficincia.

Para aumentar a lucratividade, a Span Engineering precisa reduzir suas despesas operacionais. Ela realocou algumas de suas filiais para reas mais baratas. A empresa tambm est incentivando que os funcionrios trabalhem remotamente e criem equipes virtuais. Aplicativos baseados na Web, inclusive conferncia na Web, e-learning e ferramentas colaborativas on-line, esto sendo utilizados para aumentar a produtividade e reduzir custos. Redes virtuais privadas (VPNs) ponto-a-ponto e de acesso remoto permitem empresa utilizar a Internet para se conectar de maneira fcil e com segurana a funcionrios e instalaes em todo o mundo. Para atender a esses requisitos, a rede deve fornecer os servios convergidos necessrios e proteger a conectividade WAN de Internet com filiais e indivduos.

Como vimos nesse exemplo, os requisitos de rede de uma empresa podem mudar drasticamente na medida em que a empresa cresce. Distribuir funcionrios economiza custos de muitas formas, mas aumenta a demanda na rede. Uma rede deve no apenas atender s necessidades operacionais do dia-a-dia da empresa, mas tambm precisa ser capaz de se adaptar e crescer na medida em que a empresa muda. Os programadores de rede e os administradores superam esses desafios escolhendo cuidadosamente as tecnologias de rede, os protocolos e os provedores de servio e otimizando suas redes com muitas das tcnicas que ensinamos nesta srie de cursos. O prximo tpico descreve um modelo de rede para projetar redes capazes de acomodar as

mudanas contnuas nas necessidades das empresas atuais em evoluo.

Das könnte Ihnen auch gefallen