Sie sind auf Seite 1von 4

Thas Bombassaro - Acadmica de Direito Faculdade Dinmica do Vale do Piranga

Teoria da Norma
Conflitos Sociais Norma Jurdica Procedimento Para se resolver conflitos sociais, so necessrios procedimentos: De criao da norma jurdica (processo legislativo) De aplicao da norma jurdica (processo legal)

Princpio da Legalidade Agir em conformidade com a norma jurdica ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude da lei (art. 5, inc. II, CF/88). Direito Privado tendo em vista seus interesses, as partes podero fazer tudo o que a lei no probe. Direito Pblico s se pode fazer o que a lei expressamente autorizar ou determinar (relao de subordinao perante a lei). Gnese da Norma Jurdica As normas jurdicas so abstradas da realidade social e da experincia humana, em funo dos fatos que se pretende disciplinar e dos valores que se quer consagrar. Na origem de uma norma jurdica, h um valor que se pretende realizar ou tutelar, que incide sobre um fato social e se reflete em um leque de normas possveis, das quais uma se tornar norma jurdica pela interferncia do Poder Legislativo (ou judiciante ou o poder difuso na sociedade ou o da autonomia da vontade). Conceito de Norma Jurdica um comando; a expresso de um dever-ser de organizao ou de conduta; So padres de conduta e organizao social; Fixam pautas do comportamento interindividual, e por elas tambm o Estado dispe quanto sua prpria organizao. Contedo: A CONDUTA HUMANA E OS PROCESSOS DE ORGANIZAO SOCIAL. Norma como Proposio A norma um juzo de valor, um dever-ser. Se descumprida, implica numa sano ( qual tambm poder dar origem a outra norma). Para Hans Kelsen: toda norma jurdica se reduz a um juzo hipottico ou a uma proposio hipottica, na qual se prev um fato (A) ao qual se liga uma consequncia (B): Se for A, ento deve ser B. A norma um imperativo condicional que disciplina. Porm, essa estrutura lgica corresponde apenas a certas categorias de normas jurdicas, ou seja, s destinadas a disciplinar os comportamentos sociais (normas de conduta); no quelas que visam estrutura e funcionamento dos rgos do Estado ou distribuem competncias e atribuies (normas de organizao essas assumem um juzo categrico, no qual nada dito de forma condicional). Tipos de Normas Jurdicas a) Quanto ao contedo Normas de Organizao (ligadas ao aparato estatal) Assegurar uma convivncia juridicamente organizada; Visam a estrutura e o funcionamento do Estado; Fixam e distribuem competncias e atribuies; Disciplinam a identificao, modificao e a aplicao de outras normas. Normas de Conduta Disciplinar o comportamento dos indivduos ou grupos sociais; Fazer/Ao ou No-fazer/Omisso.

11/09/2012 IED II Pgina 1 de 4

Thas Bombassaro - Acadmica de Direito Faculdade Dinmica do Vale do Piranga


b) Quanto coeso do ordenamento Normas de Origem conferem validade a outras normas. Normas Derivadas retiram a sua validade a partir das normas-origem superiores (nas quais se fundamentam)

c) Quanto aplicabilidade Normas Autnomas Autoaplicveis; No dependem de regulamentao por meio de outra norma; a norma imediatamente aplicvel, independentemente de qualquer ato legislativo ou regulamentar. Normas Dependentes (de regulamentao) Exigem, para sua vigncia, a criao de novas normas, que a complementem ou regulamentem; Dependem de outra norma para a sua aplicao. d) Quanto extenso pessoal Normas gerais (genricas) Abrangem a totalidade dos indivduos que se integram no pas. No possuem destinatrios definidos. Se destinam indistintamente a qualquer pessoa. Normas individuais Disciplinam o comportamento de uma ou mais pessoas definidas. Ex.: clusulas de um contrato de compra e venda, Conveno Coletiva de Trabalho, Lei Orgnica da Magistratura, Sentena Judicial, etc. e) Quanto extenso espacial Normas nacionais Destinam-se totalidade do Estado Federal independentemente de sua localizao espacial no territrio brasileiro, aplicando-se a todos os brasileiros. Art. 22, CF/88 Ex.: CC, CP, CPC, CLT, etc. Normas locais Editadas pelos rgos competentes dos Estados-Membros ou dos Municpios e destinamse a vigorar apenas em parte do territrio brasileiro, ou seja, nos respectivos Estados e Municpios. Art. 2 e Art. 30, CF/88. Ex.: Constituio dos Estados, leis estaduais, Lei Orgnica que rege os Municpios, leis municipais, etc. f) Quanto vigncia (parte 1) Normas de validade permanente No possuem prazo de validade definido. Esta a regra. Valem at serem revogadas. Normas de validade provisria Possui termo final de vigncia. g) Quanto vigncia (parte 2) Normas retroativas e irretroativas A regra a irretroatividade. As excees devem ser expressas. Configura uma segurana jurdica.

11/09/2012 IED II Pgina 2 de 4

Thas Bombassaro - Acadmica de Direito Faculdade Dinmica do Vale do Piranga


Observaes: Ultratividade da lei: Mesmo que uma lei tenha sido revogada, ela aplicada para casos que ocorreram antes que ela tivesse sido revogada. Ou seja, para esses casos, ela ainda tem validade. 1950 ------- Caso ---------- Lei 1 1962 ------- Lei 1 revogada pela Lei 2 1968 ------- Julgamento do caso --- Lei 1 ainda ser vlida, pois o caso ocorreu em 1950, antes que a Lei 1 fosse revogada. Ultratividade, um princpio de direito que guarda relao estreita com os princpios constitucionais da reserva legal (legalidade) e da anterioridade da lei penal, sendo normalmente estudada quando se aborda o mbito temporal de atuao das normas jurdicas, ganhando especial relevncia no Direito Penal. Diz-se que uma lei ultrativa quando aplicada posteriormente ao fim de sua vigncia (vide revogao). Exemplo disso tambm ocorre no Direito das sucesses e nos contratos. No Direito Penal, quando uma lei posterior pune mais gravemente ou severamente um fato criminoso (lex gravior ou lex severior), revogando de forma tcita ou implcita a lei anterior que o punia mais brandamente (lex mitior), prevalecer a lei mais benfica[3]. Deste modo diz-se que a lei anterior ultrativa, mas somente para os fatos ocorridos durante sua vigncia. Do contrrio, se a lei anterior for a mais gravosa, ela no ser ultrativa, ao contrrio, a lei posterior que retroagir. Da mesma forma, as leis temporrias e as excepcionais so ultrativas, pois se aplicam aos fatos ocorridos durante a sua vigncia, mesmo aps auto revogadas. h) Quanto vontade das partes (parte 1) Normas cogentes (ou de ordem pblica) Ordenam ou probem algo de modo absoluto, sem admitir qualquer alternativa, pois vinculam o seu destinatrio a um nico esquema de conduta; Limitam a autonomia da vontade individual, no levando em conta as intenes ou desejos dos destinatrios, porque defendem interesses que so fundamentais vida social (interesses de ordem pblica); Ex.: votar, pagar impostos, frias, 13 salrio, registro de imveis, etc. Normas dispositivas So as que, no ordenando ou proibindo de modo absoluto, se limitam a dispor de uma certa parcela de liberdade; Estabelecem uma alternativa de conduta: deixam aos destinatrios a faculdade de dispor de maneira diversa, mas se no o fizerem, sujeitar-se-o ao que a norma determina; Assim, a norma permite que os seus destinatrios disciplinem a relao social; na ausncia de uma manifestao de vontade, ela a supre, devendo ser aplicado o disposto na regra. Ex.: IPTU quem deve pag-lo o proprietrio do imvel. O locatrio s assume essa responsabilidade se for pr-estabelecido no contrato de locao. Ex.: Art. 490 e art. 1.984, CC. i) Quanto vontade das partes (parte 2) Normas preceptivas (ou imperativas) Determinam conduta obrigatria; Ex.: omisso de socorro (a lei obriga indiretamente a prestar socorro) Normas proibitivas Probem condutas. Ex.: Proibido fumar em locais fechados. Normas permissivas Facultam fazer ou omitir algo; Permitem condutas, geralmente excees legais; Ex.: Legtima defesa.

11/09/2012 IED II Pgina 3 de 4

Thas Bombassaro - Acadmica de Direito Faculdade Dinmica do Vale do Piranga


Caractersticas da Norma Jurdica Obs.: Recorrentes, mas no essenciais. a. Generalidade Destinatrio da norma: geral x indivduo Existem normas jurdicas que estipulam seus destinatrios: contrato, sentena, portaria de nomeao, promoo ou exonerao de funcionrio pblico, lei orgnica que nomeia Seu Manoel como cidado honorrio de PN. Norma jurdica x lei Lei tipo de norma jurdica. As leis comumente tem um carter geral. b. Abstrao Refere-se ao contedo da norma. A abstrao uma generalidade do contedo. (A norma abstrata se precisar de mais alguma coisa ou algum fato para ela se concretizar. Ex.: matar algum.) O tipo penal abstrato. Contedo da norma jurdica: abstrato x concreto Abstrato hiptese ou previso do fato (fatos ainda no executados) Sentena uma norma concreta existe um contedo concreto nela. Ex.: lei que nomeia uma pessoa como cidado honorrio uma norma concreta existe um contedo concreto nela. Ex.: norma que determina o horrio de votao durante a eleio e os meios que podem ser utilizados para divulgao dos candidatos. Todas as normas so abstratas? NO. A norma concreta no contm nenhuma hiptese nem conduta. c. Bilateralidade Norma jurdica relao jurdica Normas de organizao (Ex.: STF composto de 11 ministros...), capacidade Ex.: (a maioridade jurdica se d aos 18 anos), poder no h necessariamente relao jurdica a partir de uma norma jurdica. Bilateralidade em sentido amplo. Conceito de Norma Jurdica (Possibilidade) O conceito de norma jurdica zettico admite questionamento. Esse conceito existe enquanto possibilidade. Ver TRCIO SAMPAIO FERRAZ JR: A NORMA est atrelada ao relato (contedo/teor) e ao cometimento (autoridade). A norma jurdica um fenmeno comunicativo complexo. Em seu cometimento, h uma relao de autoridade institucionalizada em seu grau mximo, protagonizada pelo Estado. Essa relao de autoridade manifesta-se, no relato, por meio de funtores, quais sejam: permitido, proibido ou obrigatrio. Alm disso, o relato descreve aes, eventualmente apresenta suas condies e descreve suas consequncias. O carter vinculante da norma jurdica, em verdade, encontra-se no seu cometimento: deriva da relao de autoridade entre os comunicadores, que vincula o comportamento do receptor consequncia estabelecida pelo emissor. Essa relao de autoridade penetra no texto, conforme dito inicialmente, transformando-se em um dever ser (dada uma situao hipottica, algo deve ser permitido, proibido ou obrigatrio). A norma, assim, vincula uma consequncia a uma hiptese, estabelecendo que, se ocorrer a hiptese, a consequncia deve ser concretizada.

Boa Prova!
11/09/2012 IED II Pgina 4 de 4

Das könnte Ihnen auch gefallen