Sie sind auf Seite 1von 21

Web - Revista SOCIODIALET O www. sociodialeto.com.

.br Bacharelado em Lingustica e Licenciatura em Letras UEMS/Campo Grande Mestrado em Letras UEMS / Campo Grande IS SN : 2 17 8 -1 4 86 V ol u m e 1 N m er o 6 f e v er ei ro 20 12

Homenagem ao Prof. Dr. Ataliba Tei xeira de Castilho

METAPLASMOS: A DIFERENA ENTRE A FALA E A ESCRITA1


Selma Aparecida dos Santos Silva (UEMS/NA) selapsi@hotmail.com Marlon Leal Rodrigues (CEAPD/NEAD/UEMS) marlon@uems.br

Resumo: no presente trabalho, verificaremos como a norma padro, que ensinada especialmente nas unidades de ensino escolar, pode influenciar na fala de informantes de diferentes nveis de ensino. Tendo em vista a variao que ocorre na fala pela sua prpria especificidade e que interpretada como errnea, deve-se destacar que todo o indivduo se utiliza da lngua e da linguagem para expressar suas idias e seus pensamentos como forma de estar no mundo, ou seja, a lngua organiza o mundo de forma diversa para o indivduo. Os falares de uma comunidade resultado do meio ao qual est inserido cultural, econmico, social, grupos diversos etc. - sendo que a diferena (que obedece a uma certa sistematicidade) na fala surge de forma espontnea e se adequada ao momento. O estilo da fala constitui como um desafio no estudo da variao sociolingstica. O principio bsico o de que nenhum falante utiliza a lngua da mesma forma em todas as ocasies, o que implica a escolha entre vrias possibilidades de expresso. importante destacar que, numa expresso lingstica, uma variao pode ser utilizada tanto na fala como na escrita. Podemos verificar tal afirmao vendo os exemplos seguir: (4) torneira, tornera / (6) cadeado, cadiado. A variao ocorrida atravs da escrita dos alunos uma caracterstica que nos faz perceber o quando a linguagem popular muitas vezes vista de forma errnea, contudo entre a escrita e a oral ocorre de forma espontnea deixando, como o reflexo da oralidade transparecer no momento expresso graficamente. Palavras-Chave: variao; escrita; lngua; alunos.

Introduo Existem muitas discusses quando se trata da forma como se escreve e se fala seja na modalidade oral ou escrita, prevalece posio social do sujeito a partir da variedade utilizada. O que acontece que em toda lngua do mundo existe um fenmeno chamado variao, isto , nenhuma lngua falada do mesmo jeito em todos os lugares, assim como nem todas as pessoas falam a prpria lngua de modo idntico. H uma tendncia muito forte no ensino da lngua de querer obrigar, ou impor o aluno a pronunciar do jeito que se escreve, como se essa fosse a nica maneira certa de falar o portugus. Essa supervalorizao da lngua escrita combinada com o desprezo da lngua falada um preconceito que data de antes de Cristo. claro que preciso ensinar a escrever de acordo com a ortografia oficial, mas no se pode fazer isso tentando criar uma lngua falada artificial e reprovando como erradas as pronncias que so os resultados naturais das foras internas e externas que governam o idioma. Afinal, a lngua falada a lngua tal como foi aprendida pelo falante em seu contato com a famlia e com a comunidade, logo nos primeiros anos de vida. o instrumento bsico de sobrevivncia e que marca uma diferena entre o homem e os demais animais. Um grito de socorro tem muito mais eficcia do que essa mensagem escrita.

Trabalho orientado pelo Prof. Dr. Marlon Leal Rodrigues, Letras de Nova Andradina, 2009.

Web - Revista SOCIODIALET O www. sociodialeto.com.br Bacharelado em Lingustica e Licenciatura em Letras UEMS/Campo Grande Mestrado em Letras UEMS / Campo Grande IS SN : 2 17 8 -1 4 86 V ol u m e 1 N m er o 6 f e v er ei ro 20 12

Homenagem ao Prof. Dr. Ataliba Tei xeira de Castilho


Por outro lado, a lngua escrita, chamada norma padro, totalmente artificial, exige treinamento, memorizao, exerccio, e obedecem as regras fixas, de tendncia conservadora, alm de ser uma representao no exaustiva da lngua falada. A importncia da lngua falada para o estudo cientifico est, principalmente, no fato de ser nessa lngua falada que ocorrem as mudanas e as variaes que incessantemente vo transformando a lngua. Do ponto de vista da histria de cada indivduo, o aprendizado da lngua falada sempre precede o aprendizado da lngua escrita, quando ele acontece. Basta citar os bilhes de pessoas que nascem, crescem, vivem e morrem sem jamais aprender a ler e a escrever e, no entanto, ningum pode negar que so falantes perfeitamente competentes de suas lnguas. O ensino tradicional da lngua, no entanto, quer que as pessoas falem sempre do mesmo modo como os grandes escritores escreveram suas obras. A gramtica tradicional despreza totalmente os fenmenos da lngua oral, e quer impor a ferro e a fogo a lngua literria como a nica forma legitima de falar e escrever, como a nica manifestao lingstica que merece ser estudada (Bagno, 2005, p. 55-57). O objeto da pesquisa um conjunto de palavras do cotidiano que apresenta oscilao entre o oral e o escrito; pertencente ao vocabulrio de alunos do sexto ano do ensino fundamental da Escola Dr. Martinho Marques na sua forma escrita. O objetivo principal desta pesquisa consiste em analisar os tipos de metaplasmos que ocorre entre o oral e escrito a partir dos processos de metaplamos, ou seja, que formam a diferena entre o registro padro de um conjunto de palavras e outros registros na forma escrita em seus alunos do ensino fundamental considerando a faixa etria e gnero. Assim, a pesquisa tem como objetivo geral verificar at que ponto a escola, tendo seu papel de propagar a norma padro, consegue influenciar a linguagem real utilizada pelo falante. Dessa forma, investigar o limite entre norma padro (escolar) e norma coloquial (fala efetiva do indivduo). Na busca de constatar o referido objetivo, o trabalho foi centrado no critrio especfico de identificar as variaes que ocorrem na lngua. Uma das hipteses provveis que as variaes ocorridas entre a fala e a escrita, sendo que como a lngua se desenvolve de alguma forma alguns vo sobrepondo a norma e deixaro de ser incorreta para tornar-se norma padro. Utilizei como procedimentos metodolgicos para realizao desta pesquisa a anlise dos metaplamos na relao ente o oral e o escrito. Foi necessrio elaborar um questionrio, no qual foram entrevistados mediante um questionrio com 30 questes, os alunos do 6. ano da Escola Estadual Dr. Martinho Marques TaquarussuMS, considerando o respondido por cada educando e ao mesmo tempo observando qual a mudana que ocorreu na escrita. O roteiro de perguntas foi baseado em questes simples para os alunos responderem.

Web - Revista SOCIODIALET O www. sociodialeto.com.br Bacharelado em Lingustica e Licenciatura em Letras UEMS/Campo Grande Mestrado em Letras UEMS / Campo Grande IS SN : 2 17 8 -1 4 86 V ol u m e 1 N m er o 6 f e v er ei ro 20 12

Homenagem ao Prof. Dr. Ataliba Tei xeira de Castilho


No decorrer da aplicao do questionrio, houve um interesse pelo informante, falando da importncia deste questionrio buscando aplicar questes simples, os informantes responderam todas as questes com muito entusiasmo e alguns diziam se fosse uma avaliao iriam tirar dez. Foi necessrio a elaborao de um questionrio sociolingstico (gnero, idade, grau de escolaridade) com questes direcionadas. O questionrio foi aplicado nos alunos e depois feita a tabulao das respostas somente para que a partir da fosse selecionada um conjunto de respostas para anlise.

Breve Histria do Objeto de Pesquisa A linguagem vem sendo estudada, desde os primrdios, por estudiosos que queriam descobrir uma linguagem universal, mas sabemos que a linguagem muito complexa. Sendo ela, um dos fatores decisivos no desenvolvimento intelectual, social e cultural do indivduo, seja ela falada ou escrita. O sculo XVI reservou Portugal um papel saliente na histria dos descobrimentos martimos e das conquistas territoriais. A lngua portuguesa, que servia, nessa poca, de instrumento a uma culta e rica literatura, espalhou-se rapidamente pelas novas terras recm-descobertas, avassalando continentes e ilhas. A diferena entre a oralidade e a escrita que na oralidade dificilmente percebe a mudana no ato da fala, enquanto que na escrita a mudana se d no momento em que o aluno faz uma associao com a fala e consequentemente a transfere para a escrita ocasionando a diferena ortogrfica. Segundo Vygotsky (1985), a linguagem alm de ser o principal instrumento de intermediao do conhecimento entre os seres humanos, ela tem relao direta com o prprio desenvolvimento psicolgico.

1. Pressupostos Tericos A lngua um conjunto de palavras e expresses, faladas e escritas usadas por um povo, por uma nao e o conjunto de regras da sua gramtica. As lnguas so estruturas, sim, mas no apenas isso. Pois, as estruturas no surgiram do nada; ao contrrio, brotaram das virtualidades psicofsicas do ser humano, histrica e geograficamente condicionado e inserido em determinado contexto social. A comunicao humana realizada de vrias maneiras, por meio de apelos visuais, auditivos, linguagem corporal e, principalmente, pela linguagem verbal. A linguagem verbal utilizada por toda uma comunidade chamada de lngua. A lngua um sistema de smbolos vocais pelo qual um grupo social se comunica. , portanto, uma variante da linguagem. A lngua uma conveno social, estabelecida pela sociedade que a utiliza, sendo que cada lngua possui seu prprio sistema de regras de convenes. Uma lngua realmente rica, fecunda e boa quando possui uma quantidade suficiente de sinais para que seus usurios possam expressar o maior nmero de idias com relativa facilidade. O povo utiliza a lngua na medida de suas possibilidades educacionais e de seu meio de aquisio; a literatura expe-lhe toda a riqueza em potencial. O homem um ser social, comunicativo.

Web - Revista SOCIODIALET O www. sociodialeto.com.br Bacharelado em Lingustica e Licenciatura em Letras UEMS/Campo Grande Mestrado em Letras UEMS / Campo Grande IS SN : 2 17 8 -1 4 86 V ol u m e 1 N m er o 6 f e v er ei ro 20 12

Homenagem ao Prof. Dr. Ataliba Tei xeira de Castilho


A lngua um elemento social da linguagem. Cada lngua nasce de uma conveno dos membros de uma sociedade. Esses membros tm de conhecer os sinais convencionais para se comunicarem. A Linguagem, segundo definio de Benveniste (2006), um sistema de signos Socializado. Socializado remete claramente funo de comunicao da linguagem. A expresso sistemas de signos empregada para definir a linguagem como um conjunto cujos elementos se determinam em suas inter-relaes, ou seja, um conjunto no qual nada significa por si, mas tudo significa em funo dos outros elementos. Em outras palavras, o sentido de um termo, bem como o de um enunciado, funo do contexto em que ele ocorre (VANOYE, Francis, 2003, p. 21). A lngua portuguesa comporta duas modalidades: o portugus escrito e o portugus falado. Num mesmo nvel, as duas no tm as mesmas formas, nem a mesma gramtica, nem os mesmos recursos expressivos. Para a compreenso dos problemas da expresso e da comunicao verbais, fundamental pr em evidncia esta distino, ou seja, na lngua falada, o significante formado por fonemas*. Na lngua escrita, por signos grficos ou grafemas (no caso do portugus escrito, as letras do alfabeto). (VANOYE, 2003, p 35). Contudo, a lngua como objeto de estudo, sobretudo a fala, um conceito muito abrangente, no qual, o campo de estudo deve ser limitado para melhor desenvolvimento e eficcia dos resultados.

1.1 Metaplasmos

So modificaes fonticas que sofrem as palavras na sua evoluo. Os fonemas constituem o material sonoro da lngua e este material est, como tudo o mais, sujeito a lei fatal das transformaes. que cada regio altera inconscientemente, segundo as suas tendncias, as palavras da lngua, alteraes essas que se tornam perfeitamente sensveis, s depois de decorrido tempo. De quatro espcies podem ser tais modificaes. Com efeito, verificamos que elas so motivadas pela troca, pelo acrscimo, pela supresso de fonema e ainda pela transposio de fonema ou de acento tnico. Eles se dividem em: a) metaplasmos por permuta; b) metaplasmos por aumento; c) metaplasmos por subtrao; d) metaplasmos por transposio. Os metaplasmos por permuta so os que consistem na substituio ou troca de fonema por outro. Pertencem a esta classe: 1) Sonorizao que troca de um fonema surdo por um sonoro com mesmo ponto de articulao. Ex: os fonemas latsios p,t, c, f, quando mediais, sonorizam-se em portugus b, d, g, vlupu>lobo, cito>cedo, acutu>agudo. 2) Vocalizao a converso de uma consoante que se transforma em vogal. Ex: vocalizase em i ou u a primeira consoante ct, lt, lc factu>feito, alteru>outro, falce>fouce. 3) Consonantizao, vogal que se transforma em consoante, casos com as semivogais i e u que passam a ser j e v. Ex: iam>j, ieiunu>jejum, uiuere>viver.

Web - Revista SOCIODIALET O www. sociodialeto.com.br Bacharelado em Lingustica e Licenciatura em Letras UEMS/Campo Grande Mestrado em Letras UEMS / Campo Grande IS SN : 2 17 8 -1 4 86 V ol u m e 1 N m er o 6 f e v er ei ro 20 12

Homenagem ao Prof. Dr. Ataliba Tei xeira de Castilho


4) Assimilao a aproximao ou dois fonemas idnticos resultante da influncia que ambos exercem, ao outro.Ela pode ser voclica ou consonantal, total e parcial, progressiva e regressiva: - voclica quando o fonema que se aproxima uma vogal, ex: paomba (arc) (<palumba) >poomba (arc.) (>pomba). - consonantal quando o fonema aproximado uma consoante, ex: Persona>pessoa (arc.) (>pessoa). - Diz-se total quando se identifica o fonema assimilado com o assimilador, ex: per+lo>pello (>pelo), persicu>pessicu (>pssego). - parcial quando h semelhana entre o fonema assimilado e o assimilador, no so idnticos, ex: lim(i)te >linde, com (i)te > conde, auru>ouro. - A progressiva quando o fonema aproximador est em primeiro lugar, ex: amaramlo>maram-no, salnitre (prov.)> sallitre (>salitre). - A regressiva quando o fonema assimilador est depois, ex: pedir (<*petire por petere) > pidir, capseu > * casseu (>queixo). - Tambm h assimilao por influncia de uma consoante sobre a vogal, ex: fame >fome, cognatu>cunhado, resicare>rasgar. 5) Dissimilao a diversificao ou queda de um fonema por j existir outro igual ou semelhante na palavra, ex: calamellu>caramelo, formosu. - Dissimulao a diversificao ou queda de um fonema por j existir fonema igual ou semelhante na palavra, exs.: calamellu>caramelo, formosu>fermoso (arc.) etc. - A dissimilao pode tambm ser: voclica., quando o fonema que se dissimila uma vogal, * poonha (< * polinea) > peonha, valoroso>valeroso(arc.).etc. - Consonantal, quando o fonema que se dissimila uma consoante, exs.: mem(o)rare nembrar (arc.) > lembrar etc. 6. Nasalizao ou nasalizao a converso de um fonema oral em nasal, exs.: mi (arc.) (<mi por mihi)mim, muito (arc.) (<multu)> muito. Em todos estes casos, a nasalao se explica pela nasal anterior. Em sim < si(c) decorre de non (arc.). Em outras palavras, como ensaio(<exagiu), exame (<examen) etc., a nasalao tem sido diversamente explicada. - Desnasalao ou desnasalizao o contrrio da nasalao. O fonema antes nasal perde a nasalidade, tornandose oral, exs.: coroa (arc.) (<corona) > coroa, boa (arc.) (<bona) > boa etc. 7. Apofonia, ou deflexo a modificao que sofre a vogal da silaba inicial de uma palavra, quando se lhe ajunta um prefixo, exs.: *in+barba>imberbe (>imberbe), *ad-cntu> accentu (>acento) etc. 8. Metafonia, a modificao de som, ou mais propriamente do timbre de uma vogal, resultante da influncia que sobre ela exerce a vogal ou semivogal seguintes, exs.: debita>dvida, dcima >dzimo, dormio>durmo etc. Metaplasmos por aumento so os que adicionam fonemas palavra. So desta classe: 1) 2) 3) 4) a prtese ou prstese a epntese a anaplixe ou suarabcit a paragoge ou eptese 1) A prtese ou prstese o aumento de som no comeo do vocbulo exs.: stare>estar, *scribre por scribere>escrever, scutu>escudo etc. A prtese no portugus provm muitas vezes da aglutinao do artigo, exs.: phantasma>abantesma, minacia>ameaa, laesione>aleijo, mora>amora. 2) Epntese o acrscimo de fonema no interior da palavra, exs.: pign(o)ra >pendra (arc.) (prenda) um(e)ru >ombro etc. 3) Anaptixe ou suarabcti a epntese especial que consiste em desfazer um grupo de consoantes pela intercalao de uma vogal, exs.: *grupo (<kruppa, germ.)>garupa, * bratta (<blatta)> barata, *fevrairo (<febrariu por februariu)>fevereiro. Pertencem ao portugus de alm-mar: caronica (arc.), carapinteiro (pop). No Brasil, ouve-se no dialeto caipira Silivrio, Silivana, pronuncia ocorrente tambm em Portugal, na linguagem do povo.

Web - Revista SOCIODIALET O www. sociodialeto.com.br Bacharelado em Lingustica e Licenciatura em Letras UEMS/Campo Grande Mestrado em Letras UEMS / Campo Grande IS SN : 2 17 8 -1 4 86 V ol u m e 1 N m er o 6 f e v er ei ro 20 12

Homenagem ao Prof. Dr. Ataliba Tei xeira de Castilho


4) A paragoge ou eplese a adio de fonema no fim do vocbulo exs.: ante>antes. Estes se explica por analogia com o de depois. Do mesmo modo se explica a sua existncia nos advrbios anvidos (arc.), prestes, enlonces (arc.) (arc.) etc. So formas dialetais portuguesas mar, alguidare, sole, animale. Nos emprstimos modernos, acrescenta-se e quando terminados em consoante que no se use como final de palavra portuguesa: chique (chic), clube (club). Metaplasmos por subtrao so os que tiram ou diminuem fonemas palavra. So desta classe: 1) 2) 3) 4) 5) 6) a afrese; a sincope; a haplologia; a apcope; a crase; a sinalefa ou eliso 1) A afrese a queda de fonema no incio da palavra, exs.: attonitu>tonto, espiscopu>bispo, acumen>gume etc. No antigo portugus, eram muito comuns os casos de afrese: geriza (ojeriza), lambique (alambique), lade (alade), licate (alicate) etc. Segundo Leite de Vasconcellos deglutinao queda da vogal inicial, resultante da confuso com o artigo. Esto neste caso: Degebe (Odegebe), Deleite (Odeleite). Por deglutinao explica-se a queda do a ou o em (h)abitacuba>bitcula, (h)orologiu>relgio. Tambm se costuma chamar deglutinao a queda do d- que ocorre em silaba inicial, por se confundir com a preposio: dalmtica>almtica . 2). Sincope a subtrao de fonema no interior do vocbulo, exs.: malu>mau, mediu>meio, lepore>lebre, veritate>verdade etc. 3) Haplologia a sincope especial que consiste na queda de uma silaba medial, por haver outra idntica ou quase idntica na mesma palavra exs.: *rodador (<rotatore) >rodor (arc.) (>redor), *perdeda (<perdida)>perda. So ainda exemplos de haplologia: bondoso, idoso, piedoso, maldoso, saudoso, formicida, candura. 4) Apocope a queda de fonema no fim do vocbulo, exs.: amat> ama, amare>amar, atroce>atroz etc. 5) Crase a fuso de dois sons voclicos contguos, exs.: pee (arc.) (<pede) > p, see (arc.) (<sede) >s etc. S h modernamente crase, em portugus, quando concorrem a preposio a e os demonstrativos aquele, aquela, aquilo, aqueles, aquelas, ou a mencionada preposio e o artigo feminino a. um recurso da lngua para a eliminao do hiato. 6) Sinalefa ou eliso a queda da vogal final de uma palavra, quando a seguinte comea por vogal, exs.: de+intro > dentro, de+ex+de> desde, de+um>dum, de+este> deste, de+aquele > daquele. Metaplasmos por transposio so os que consistem na deslocao de fonema ou de acento tnico da palavra. A transposio de um fonema toma o nome de mettese. Mettese a tranposio de fonema, que se pode verificar na mesma silaba ou entre silabas: semper>*sempre (>sempre), inter>*intre (>entre). Houve metatese em fresta, trevas, joelho, esfaimado, prego, quebrar, silvar, resmungar, alento, esmola, livreiro, bradar, enjoar, melro, grinalda, palrar, cabresto, caramancho, andorinha, tanchar. A transposio de acento tnico toma o nome especial de hiperbibasmo. 1) Sistole a transposio de acento tnico de uma silaba para a anterior, exs.: amassmus por amavissmus >amssemos, ramus> ramos etc. Pntano emprstimo do it., onde paroxtono. 2) Distole a deslocao de acento tnico de uma slaba para a posterior, exs.: ocanu>oceano, jdice>juiz, gmitu>gemido etc. Houve deslocao de acento tnico em portugus em fgado, nvel, mope, regime, amido, farmcia, democracia, aristocracia, dolo, acnito, ermo, orgia, opala, erisipela, Helena, Heitor, etc. explica-se essa deslocao de acento por analogia ou com prosdia grega ou com finais de palavras portuguesas.

Web - Revista SOCIODIALET O www. sociodialeto.com.br Bacharelado em Lingustica e Licenciatura em Letras UEMS/Campo Grande Mestrado em Letras UEMS / Campo Grande IS SN : 2 17 8 -1 4 86 V ol u m e 1 N m er o 6 f e v er ei ro 20 12

Homenagem ao Prof. Dr. Ataliba Tei xeira de Castilho

1.2 A analogia o princpio pelo qual a linguagem tende a uniformizar-se, reduzindo as formas irregulares e menos freqentes a outras regulares e freqentes. Segundo Mrio Barreto, a analogia procede, sobretudo por generalizao modificando os fenmenos vizinhos segundo o modelo dos fenmenos que tem mais extenso, e raro que o faa por extenso de um caso particular (). O resultado da analogia, assevera ainda Mrio Barreto, , como se v, essencialmente unificador e nivelador. Ela tende a restabelecer a harmonia e o paralelismo das formas. Foram os neogramticos que chamaram a ateno para ela e lhe assinalaram os efeitos decisivos nas transformaes da linguagem. Os casos decorrentes de analogia podem ser considerados verdadeiras criaes. A forma analgica no motiva logo o desaparecimento da originria. Vive uma a par da outra durante algum tempo, e nem sempre a analgica que consegue triunfar. Em apoio de Dauzat, vem os fatos que diariamente observamos. So as pessoas que se encontram em condies menos favorveis para usarem da razo, como os ignorantes e as crianas, as que mais se servem da analogia. Resulta a analogia da influncia de um vocbulo sobre o outro, determinando igualdade ou aproximao. Segundo Bral (apud Coutinho, 1974), todo fato analgico envolve um ato da razo, uma razo obscura, mas contestado pela maioria dos lingistas. O que eles observam diariamente so pessoas que se encontram em condies menos favorveis para usarem da razo, como os ignorantes e as crianas, as que mais se servem da analogia. A criana, por exemplo, adquiridos os conhecimentos mais rudimentares e necessrios a vida, comea nas suas tentativas para ser compreendida, a aplicar inconscientemente as noes obtidas a casos que, embora no constituindo propriamente excees, so, todavia, particulares. importante ressaltar que, a ao da analogia se exerce em diferentes domnios da lngua. Da as conseqncias se fazem sentir na fontica, na morfologia, na sintaxe e na semntica: -Na fontica a palavra, tomada isoladamente, um conjunto material de fonemas ou silabas, a que se atribui determinado sentido. Mas ela tambm pode fazer parte de um grupo, pertencer a um sistema (flexo, derivao, etc.). Quando esses fonemas ou silabas so atingidos pela ao da analogia, sem que sejam afetadas as formas do sistema, bvio que se trata de analogia na fontica, ou melhor, de analogia fontica. A fontica estuda a substncia do plano da expresso das lnguas naturais; A fonologia (ou fonmica) estuda a forma do plano da expresso. O termo fontica aplicado desde o sculo XIX para designar o estudo dos sons da voz humana, examinando as suas propriedades fsicas independentemente do seu papel lingstico de construir as formas da lngua (Borba, 1970, 163). J os fundamentos da Fonologia (ou Fonmica, como

Web - Revista SOCIODIALET O www. sociodialeto.com.br Bacharelado em Lingustica e Licenciatura em Letras UEMS/Campo Grande Mestrado em Letras UEMS / Campo Grande IS SN : 2 17 8 -1 4 86 V ol u m e 1 N m er o 6 f e v er ei ro 20 12

Homenagem ao Prof. Dr. Ataliba Tei xeira de Castilho


preferem dizer os anglo-saxes) se estabeleceram a partir do segundo decnio do sculo XX, na Europa e nos Estados Unidos da Amrica do Norte. Na Europa, a partir do Circulo Lingstico de Praga (31) e nos Estados Unidos, a partir da obra de Leonard Bloomfield e Edward Sapir, que trabalharam separadamente. Em contraste com a Fontica, que uma cincia da natureza e diz respeito aos sons da voz humana diz Trubetzkoj a Fonologia tem por objetivo os fonemas... das lnguas humanas. Por isso, Dinneen (1970, 43) afirma que h trs modos principais de descrever os sons lingsticos; um som pode ser descrito sob o ponto de vista: a) da sua composio; b) da sua distribuio; c) da sua funo. A fontica trata do primeiro ponto de vista (a), ao passo que a Fonologia trata dos dois outros, (b) e (c). Segundo Martinet (1968 b,42) a fonologia poderia ser apresentada como um modo de considerar-se a Fontica: ela seria a Fontica tratada dos pontos de vista funcional e estrutural. - Na morfologia, pode se dizer de um modo geral, que a analogia a base de toda a morfologia: no substantivo como gnero masculino e feminino, no nmero como plural dos nomes e grau, nos verbos que melhor podemos apreciar a ao da analogia, por causa da riqueza que caracteriza esta classe de palavras. Desde o latim se nos deparam frequentemente criaes analgicas nas formas verbais. Assim, os verbos da 3 conjugao passaram todos para a 2, por analogia, no latim vulgar na Pennsula Ibrica. No antigo portugus, os verbos mentir, sentir e arder oriundos, respectivamente, do latim mentire por mentir, sentire, ardere, tinham, na 1 pessoa do indicativo e em todas as pessoas do subjuntivo, um , resultante da evoluo natural do latim ti e de + vogal: meno<mentio, mena <mentiam, menas <mentias, mena <mentiat, etc. A metafonia do e minto, sinto, etc., explica-se pela influncia da semivogal. Somente o verbo medir <metire conservou em tais pessoas o : meo< metio, mea<metiam, meas <metias, mea <metiat, etc. Por analogia com o indicativo que tambm se explica a conservao velar surda sonora nos verbos terminados em car e gar. - Na sintaxe, embora neste domnio da lngua no se faa sentir tanto a ao da analogia, a verdade que h fatos sintticos que no se pode justificar sem o recurso a ela. -Entende-se por semntica, a cincia das significaes das lnguas naturais. Essa definio assinala a diferena existente entre uma semntica lingstica propriamente dita, que objetiva estudar a forma do plano de contedo das lnguas naturais, e uma semntica semitica que estuda a significao dos sistemas sgnicos secundrios, ainda os que deixam a margens para dvidas no que tange participao, neles, da dupla articulao. O emprego de um vocbulo, em sentido figurado, um recurso natural, de que serve geralmente o povo para exprimir, com mais energia e rapidez, as suas idias.(Coutinho, p. 162). Segundo Hjlmslev, uma semntica estrutural s se tornaria possvel na medida em que o nmero ilimitado de contedos do signo fosse reduzido a nmero limitado de figurae traos mnimos dos planos do contedo. Tais figuraes, que seriam, no plano de contedo, o correlato dos femas no plano da expresso, poderiam ser identificados pelo processo de comutao (mutao entre os membros de um paradgma). Mediante essas definies de gramtica, importante que fique claro que o ensino de Portugus deve deixar de ser visto como a transmisso de contedos prontos, mas que acima de tudo seja uma atividade de construo do conhecimento, numa tarefa que envolva o aluno e o professor numa esfera de aprendizagem e doao mtua. Por analogia se d, as vezes, o nome de uma coisa a outra, que com aquela tenha alguma afinidade ou semelhana. Os nomes dos rgos do corpo humano so para ns mais familiares, so os de que mais nos

Web - Revista SOCIODIALET O www. sociodialeto.com.br Bacharelado em Lingustica e Licenciatura em Letras UEMS/Campo Grande Mestrado em Letras UEMS / Campo Grande IS SN : 2 17 8 -1 4 86 V ol u m e 1 N m er o 6 f e v er ei ro 20 12

Homenagem ao Prof. Dr. Ataliba Tei xeira de Castilho


utilizamos para isso. Por exemplo: p de mesa, etc. A analogia, em semntica, constitui o sentido figurado conhecido por metfora. A lingstica, nos dias de hoje, conta com uma vasta bibliografia de estudos no campo, desde textos mais introdutrios at textos de grande especificidade e aprofundamento. Todas as lnguas do mundo so sempre continuaes histricas. Em outras palavras, as geraes sucessivas de indivduos legam, a seus descendentes o domnio de uma lngua particular. No entanto, linguagem e sociedade esto ligadas entre si de modo inquestionvel. Mais do que isso, podemos afirmar que essa relao a base da constituio do ser humano. Efetivamente, a relao entre linguagem e sociedade no posta em dvida por ningum, e no deveria estar ausente, portanto, das reflexes sobre o fenmeno lingstico. Por que se fala, ento em sociolingstica? Ou melhor, por que existe uma rea, dentro da lingstica, para tratar, especificamente, das relaes entre linguagem e sociedade a Sociolingstica? A linguagem no seria, essencialmente, um fenmeno de natureza social? As respostas a questes como essas no so to bvias. Para responde-las, preciso considerar razes de natureza histrica, mais precisamente, o contexto social mais amplo em que se situam aqueles que se dedicam a pensar o fenmeno lingstico. Segundo Alkmim, os trabalhos do lingista alemo Augusto Schleicher, tiveram forte impacto sculo XIX.
Scheleicher no era apenas um lingista mas tambm um estudioso as cincias naturais dedicando-se a botnica Este fato dera-lhe uma orientao a favor das cincias da natureza ora, Scheleicher, como todos os lingistas anteriores a ele, tinha a ambio de elevar o estudo da linguagem ao status de uma cincia rigorosa com rigorosas leis de desenvolvimento. (pg 22)

Para o referido lingista alemo, o desenvolvimento da linguagem era comparvel ao de uma planta que nasce, cresce e morre segundo leis fsicas. Contudo, a linguagem vista como um organismo natural ao qual se aplica, portanto, o conceito de evoluo, desenvolvido por Darwin. Na concepo de a Lingstica uma cincia interdisciplinar ela toma emprestada a sua instrumentao metalingstica dos dados elaborados pela Estatstica, pela Teoria de informao, pela Lgica matemtica etc., e, por outro lado, na sua qualidade de cincia piloto, ela empresta os mtodos e conceitos que elaborou Psicanlise, Musicologia, Antropologia, Teoria e Critica Literria, etc.; enfim, ela se d, como Lingstica Aplicada, ao Ensino das Lnguas e a Traduo Mecnica. Estabelecer os limites entre cincias to afins quanto a Lingstica, a Filologia e a Gramtica. Sob um certo prisma possvel dizer que a Filologia constitui uma modalidade e uma etapa histrica da Lingstica (lingstica Diacrnica). Mas, se ambas as disciplinas se interessam pelo mesmo objeto material, a linguagem, cada uma delas se distingue da outra pela especificidade do seu objeto formal, isto , pelo seu particular ngulo de enfoque.

Web - Revista SOCIODIALET O www. sociodialeto.com.br Bacharelado em Lingustica e Licenciatura em Letras UEMS/Campo Grande Mestrado em Letras UEMS / Campo Grande IS SN : 2 17 8 -1 4 86 V ol u m e 1 N m er o 6 f e v er ei ro 20 12

Homenagem ao Prof. Dr. Ataliba Tei xeira de Castilho


A noo de estrutura aparece estreitamente ligada noo de relao no interior de um sistema (Benveniste 1966, p. 94) Hjelmslev, que deu uma das melhores definies do conceito advertia, contudo, que a estrutura um modelo, ou seja uma construo mental que serve de hiptese de trabalho. Compreende-se por Lingstica Estrutural um conjunto de pesquisas que repousa sobre a hiptese de que cientificamente legitimo descrever a linguagem como sendo essencialmente uma entidade autnoma de dependncias internas, em uma palavra, uma estrutura. A anlise lingstica no leva em conta a identidade j de si eventual da substncia fnica ou semntica; ela incide sempre sobre o valor, a forma que realiza os ltimos fins da lngua. Por exemplo, no caso de little e small do ingls, com suas distribuies caractersticas e sua mutuas excluses dentro dos enunciados traduzidos aproximativamente, em portugus, pelo mesmo tempo pequeno. A comunicao lingstica beneficia-se do concurso de gestos, dos movimentos corporais e das produes fnicas que no so fonolgicas. Segundo Darwin j havia notado que h um relacionamento estreito entre os movimentos da boca e os das mos, e R. L. Birdwhistell, o pioneiro dos estudos da cinsia (Kinesics) uso estruturado dos movimentos do corpo e das mos na comunicao, assim se expressa: A comunicao no um processo formado de um conjunto de expresses individuais em uma seqncia ao-reao. Um ser humano no inventa seu sistema de comunicao ele j existe h geraes. O homem deve aprend-lo a fim de tornar-se membro de sua sociedade (Lee Smith, 1972, p. 95) Tambm as produes sonoras que no se deixam analisar no quadro da dupla articulao (cf. 1.10), concorrem, eventualmente, para a boa compreenso de um dialogo. Os gestos servem para distinguir sentidos gerais, mas tambm classes sociais, idades, profisses e at sexos, a mmica de uma moa, no Brasil, no a mesma de um moo: O que popularmente chamamos de gestos escreveu Birdwhistell, tenham ou no a forma de levar o polegar ao nariz, de um aceno de cabea ou punho fechado, revela-se, pela anlise, serem cinemorfos especialmente presos que no podem aparecer isolados como uma ao completa. Esse o campo de estudo da Paralinguistica, abarcando, tal como faz a Cinsia em relao aos gestos, as emisses sonoras supra-segmentais que so peculiares a cada comunidade: em algumas sociedades, por exemplo, no Magreb, os arrotos durante a refeio constituem um signo de beneplcito da parte dos convidados, sendo muito apreciado pelos anfitries. A linguagem escrita , como se sabe um dos mais comuns meios visveis de expresso. H ocasies em que o linguista se v obrigado a lanar mo desse meio para levar a cabo sua tarefa, por exemplo, quando ele investiga uma lngua morta, atravs de documentos antigos pense-se no caso do latim e do grego clssico. No entanto, para sermos justos, devemos colocar cada uma dessas modalidades da expresso lingstica, a falada e a escrita, no posto que realmente lhe corresponda.

10

Web - Revista SOCIODIALET O www. sociodialeto.com.br Bacharelado em Lingustica e Licenciatura em Letras UEMS/Campo Grande Mestrado em Letras UEMS / Campo Grande IS SN : 2 17 8 -1 4 86 V ol u m e 1 N m er o 6 f e v er ei ro 20 12

Homenagem ao Prof. Dr. Ataliba Tei xeira de Castilho


Ningum nega a importncia que a escrita teve e que ainda tem, relativamente expresso e conservao das conquistas das cincias e das artes. Por outro lado, a fala possui maiores possibilidades de sobrevivncia do que a escrita. Alm disso, a fala universal, independentemente do grau de desenvolvimento alcanado por um povo. A escrita no o . No h um s exemplo de algum povo que no fale, mas h muitos povos a maioria, alis, que desconhecem qualquer sistema de escrita. E mais: todos os sistemas de transcrio escrita esto fundados na fala, em relao qual so secundrios; o contrrio no se d. Por isso Saussure advertia (1972, p. 45) que a nica razo de ser da escrita o seu carter de representante da fala.

1.3 Preconceito lingstico Existe uma regra de ouro da lingstica que diz S existe lngua se houver seres humanos que a falem. Segundo Aristteles, o ser humano um animal poltico. Com base nessas duas afirmaes como os termos de um silogismo, chegamos a uma concluso de que tratar da lngua tratar de seres humanos concluiu (Bagno, ano p. 9). importante ressaltar, que o preconceito lingstico est ligado, em boa medida, confuso que foi criada, no curso da histria, entre lngua e gramtica normativa. Nossa tarefa mais urgente desfazer essa confuso. Como podemos perceber, por exemplo, uma receita de bolo no um bolo, o molde de um vestido, um mapa-mndi no o mundo e tambm a gramtica no a lngua. A lngua portuguesa da falada no Brasil apresenta uma unidade surpreendente. Conforme Bagno, este o maior e o mais srio dos mitos que compe a mitologia do preconceito lingstico no Brasil. o caso, por exemplo, de Darcy Ribeiro, que em seu ltimo grande estudo sobre o povo brasileiro escreveu:
de assinalar que, apesar de feitos pela fuso de matrizes to diferenciadas, os brasileiros so, hoje, um dos povos mais homogneos lingstica e culturamente e tambm um dos mais integrados socialmente da terra. Falam uma mesma lngua, sem dialeto (grifo meu, folha de So Paulo, 5/2/95).

Esse mito muito prejudicial educao porque, ao no reconhecer a verdadeira diversidade do portugus falado no Brasil, a escola tenta impor sua norma lingstica como se ela se ela fosse, de fato, a lngua comum a todos os 160 milhes de brasileiros, independentemente de sua idade, de sua origem geogrfica, de sua situao socieconmica, de seu grau de escolarizao.etc.b (pg . 15) Embora a lngua falada pela grande maioria da populao seja o portugus, esse portugus apresenta um alto grau de diversidade e de variabilidade, no s pela extenso territorial do pas que gera as diferenas regionais, mas principalmente por causa da trgica injustia social que faz do Brasil o segundo pais com a pior distribuio de renda em todo mundo. So essas graves diferenas de status social que explicam a existncia, em nosso pas, de um abismo lingstico entre os falantes das variedades no-padro do portugus brasileiro que so

11

Web - Revista SOCIODIALET O www. sociodialeto.com.br Bacharelado em Lingustica e Licenciatura em Letras UEMS/Campo Grande Mestrado em Letras UEMS / Campo Grande IS SN : 2 17 8 -1 4 86 V ol u m e 1 N m er o 6 f e v er ei ro 20 12

Homenagem ao Prof. Dr. Ataliba Tei xeira de Castilho


a maioria de nossa populao e os falantes da (suposta) variedade culta, em geral mal definida, que a lngua ensinada na escola. Como diz Maurizzio Gnerre (2000) em seu livro de linguagem, escrita e poder, a Constituio afirma que todos os indivduos so iguais perante a lei, mas essa mesma lei redigida numa lngua que s uma parcela pequena de brasileiros consegue entender. claro que Gnerre no est querendo dizer que a Constituio deveria ser escrita em lngua no padro, mas sim que todos os brasileiros a que ela se refere deveriam ter acesso mais amplo e democrtico a essa espcie de lngua oficial que, restringindo seu carter veicular a uma parte da populao, exclui necessariamente uma outra, talvez a maior.(p. 17). preciso, portanto, que a escola e todas as demais instituies voltadas para a educao e a cultura abandonem esse mito da unidade do portugus no Brasil e passem a reconhecer a verdadeira diversidade lingstica de nosso pas para melhor planejarem suas polticas de ao junto populao amplamente marginalizada dos falantes das variedades no-padro (p. 18) O preconceito lingstico se baseia na crena de que s existe, como vimos no mito 1, uma nica lngua portuguesa digna deste nome e que seria a lngua ensinada nas escolas, explicada nas gramticas e catalogada nos dicionrios. Qualquer manifestao lingstica que escape desse triangulo escola-gramtica dicionrio considerada, sob a ptica do preconceito lingstico, errada, feia, estropiada, rudimentar, deficiente, e no raro a gente ouvir que isso no portugus. Na viso preconceituosa dos fenmenos da lngua, a transformao de L em R nos encontros consonantais como em Crudia, chicrete, praca ,broco, pranta tremendamente estigmatizada e as vezes considerada at como um sinal do atraso mental das pessoas que falam assim. Segundo Bagno, no livro Emilia no Pas da Gramtica, publicado em 1934, por Monteiro Lobato j chamava a ateno para esse tipo de preconceito, que no entanto continua firme e forte no Brasil de hoje.Numa conversa com as crianas do sitio do Pica-Pau Amarelo, a velha Dona etmologia lhes diz (pp.100-101):
[...] Uma lngua no para nunca. Evolui sempre, isto , muda sempre. H certos gramticos que querem fazer a lngua parar num certo ponto, e acham que erro dizermos de modo diferente do que diziam os clssicos. - Quem ver a ser clssicos? - perguntou a menina [Narizinho]. - Os entendidos chamam clssicos aos escritores antigos, como o padre Antnio Vieira, Frei Lus de Souza, o padre Manuel Bernardes e outros. Para os carranas, quem no escreve como eles est errado. Mas isso curteza de vistas. Esses homens foram bons escritores no seu tempo. Se aparecessem agora seriam os primeiros a mudar, ou a adotar a lngua de hoje, para serem entendidos. (p. 32 e 33).

Outro modo interessante de romper com o circulo vicioso do preconceito lingstico reavaliar a noo de erro. O vigor desse mito se depreende, por exemplo, num exerccio de pesquisa sugerido por um livro didtico de publicao recente (Carvalho & Ribeiro, 1998:125). Aps apresentar o poema Erro de Portugus, de Oswald Andrade, os autores pedem ao aluno: 1. Procure localizar erros de portugus em cartazes, placas, ou at mesmo na fala de pessoas que voc conheceTranscreva-os em seu caderno.

12

Web - Revista SOCIODIALET O www. sociodialeto.com.br Bacharelado em Lingustica e Licenciatura em Letras UEMS/Campo Grande Mestrado em Letras UEMS / Campo Grande IS SN : 2 17 8 -1 4 86 V ol u m e 1 N m er o 6 f e v er ei ro 20 12

Homenagem ao Prof. Dr. Ataliba Tei xeira de Castilho


Ora, em cartazes e placas no aparecem erros de portugus e, sim, erros de ortografia. Escrever, digamos Loginha De Artezanato onde a lei obriga a escrever Lojinha de Artesanato em nada vai prejudicar a inteno do autor da placa: informar que ali se vende objetos de artesanato. Neste caso, nem mesmo a realizao fontica da placa certa e da placa errada vai apresentar diferena. O fato tambm de haver erro na placa no significa de forma nenhuma que os objetos ali vendidos sejam de qualidade inferior, errados ou feios.(pg. 122 -123). Algumas pessoas me dizem que a eliminao da noo de erro dar a entender que, em termos de lngua, vale tudo. No bem assim. Na verdade, em termos de lngua, tudo vale alguma coisa, mas esse valor vai depender de uma srie de fatores. Falar gria vale? Claro que vale: no lugar certo, no contexto adequado, com as pessoas certas. E usar palavro? A mesma coisa.Usar a lngua, tanto na modalidade oral como escrita, encontrar o ponto de equilbrio entre dois eixos: o da adequabilidade e o da aceitabilidade. (p. 129 -130). Quando falamos, ou escrevemos, tendemos a nos adequar situao de uso da lngua em que nos encontramos: se uma situao formal, tentaremos usar uma lngua formal; se uma situao descontrada, uma linguagem descontrada, e assim por adiante. (pg. 130) Conforme Bagno, a atitude tradicional do professor de portugus, ao receber um texto produzido por um aluno, procurar imediatamente os erros, direcionar toda a sua ateno para a localizao e erradicao do que est incorreto. uma preocupao quase exclusiva com a forma, pouco importando o que haja ali de contedo. sobretudo aquilo que chamamos de parania ortogrfica: uma obsesso neurtica. Alis, uma porcentagem enorme do que todo mundo chama de erro de portugus diz respeito a meras incorrees ortogrficas (Bagno, p. 131) importante ressaltar que, saber ortografia no tem nada a ver com saber a lngua. So dois tipos diferentes de conhecimento, portanto no faz parte da gramtica da lngua, ou seja, das regras de funcionamento da lngua. Vrias so as tentativas de classificao de fatores que possam influir na maneira de falar. As formas em variao adquirem valores em funo do poder e da autoridade que os falantes detm nas relaes econmicas e culturais. Assim, uma variante como presena de marca de plural no sintagma nominal, conhecida como detentora de prestigio social entre os membros da comunidade, sendo por isso chamada variante padro ou de prestigio. J sua alternativa, a ausncia de marca de plural, conhecida como variante no-padro. importante ressaltar que, fatores como idade, sexo e ocupao motivam a distino entre a linguagem comum e as linguagens especiais. Sendo a primeira o inventrio lexical e sinttico referente aos conceitos comuns a todos os membros de uma comunidade lingstica relativamente homognea. J as linguagens especiais contrastam com a comum por consistirem em variedades dialetais prprias das diversas subcomunidades lingsticas. A varivel como objeto de estudo representou uma inovao na teoria da linguagem com o surgimento da sociolingstica, porque at ento, todas as unidades lingsticas fone, fonemas, morfemas, sintagmas e oraes

13

Web - Revista SOCIODIALET O www. sociodialeto.com.br Bacharelado em Lingustica e Licenciatura em Letras UEMS/Campo Grande Mestrado em Letras UEMS / Campo Grande IS SN : 2 17 8 -1 4 86 V ol u m e 1 N m er o 6 f e v er ei ro 20 12

Homenagem ao Prof. Dr. Ataliba Tei xeira de Castilho


eram unidades de natureza invariante, discreta e qualitativa. A unidade de anlise criada pela sociolingustica tem natureza, por definio, varivel, continua e quantitativa (cf. Labov, 1966). Como podemos perceber, a necessidade de mostrar a regularidade do processo de variao impeliu-nos, depois, a uma definio mais precisa do conceito de variao, estendendo-o s circunstncias sociais que motivam seu surgimento, o que desaguou numa pequena tipologia, que inclui a variao geogrfica, a social e a estilstica. A gramtica tradicional distinguia a Morfologia da Sintaxe, de acordo com critrio das dimenses relativas dos significantes. Assim, caberia a sintaxe estudar construes superiores palavra (locues, frases etc., nas quais a palavra fosse a unidade constituinte mnima), e caberia a morfologia efetuar o estudo das construes cujos constituintes mnimos fossem palavras, ou partes de palavras (sufixos, razes, etc.) Desde os antigos gramticos se nota a preocupao de distribu-las em oito classes, chamadas partes do discurso, que so: o nome, o artigo, o pronome, o advrbio, a preposio, a conjuno e a interjeio. No nome, esto compreendidos o substantivo o adjetivo e os numerais. A concepo de erro que: s seria erro a ocorrncia de formas ou construes que no fazem parte, de maneira sistemtica, de nenhuma das variantes de uma lngua. (p. 79). Nessa concepo, Marcos Bagno (2004) considera a variao da concordncia nominal (concordncia de nmero), fenmeno que analisado nesta pesquisa, como marcas de plural redundantes que acabam sendo desnecessrias e por isso podem ser eliminadas (cf. BAGNO 2004 . P 48-55). Destas classes de palavras, as quatros primeiras so variveis, isto , flexionam-se para indicar vrias relaes; as quatro ltimas so invariveis, ou no se modificam. As coisas que nos cercam podem ser encaradas objetivamente, em seu ser ou substncia, e a palavra com que as designamos o substantivo; ou subjetivamente, em sua forma exterior ou qualidade, e temos o adjetivo; ou ainda em sua multiplicidade, e surgem os numerais (Coutinho, p. 221). Os lingistas da atualidade, e j desde Saussure, tanto os estruturalistas, como Hjelmslev e Pottier, quanto os gerativo-transformacionalistas, que no levam em conta a teoria dos nveis de descrio, apontam as sobreposies freqentes entre os dois setores e recusam-se a distingui-los; sintaxe, para eles; comea a partir do encontro de dois morfemas. (parecer de Pottier), e seria mais apropriado falar-se, nesse caso, em Morfossintaxe.

1. Quadro Geral Das Variaes Por Gnero E Idade Neste tpico, falaremos dos critrios utilizados para a referida pesquisa os quadros que seguem foram enumerados em relao s questes e as variaes que selecionei para fazer a anlise. Segue por gnero masculino e feminino, pois o recorte foi necessrio porque as variaes selecionadas propiciam melhor responder as questes da pesquisa. Alm disso, apresentarei os desafios em todo o percurso do processo de pesquisa que possibilitar a passagem para o estgio seguinte, que analise dos dados, na qual podero ser discutidos os resultados que foram obtidos.

14

Web - Revista SOCIODIALET O www. sociodialeto.com.br Bacharelado em Lingustica e Licenciatura em Letras UEMS/Campo Grande Mestrado em Letras UEMS / Campo Grande IS SN : 2 17 8 -1 4 86 V ol u m e 1 N m er o 6 f e v er ei ro 20 12

Homenagem ao Prof. Dr. Ataliba Tei xeira de Castilho


Este quadro uma parte da amostragem do total de variaes que houve por cada gnero e idade, procuro demonstrar a relao entre as variaes no escolhe sexo, idade e muito menos escolaridade. Portanto fato que observamos atravs desta pesquisa, a mudana existe independentemente de um nvel maior ou menor de alfabetizao.

Masculino Idade 10 anos 11 anos 12 anos 13 anos 14 anos total 7 3 0 1 1 12 Idade 10 anos 11 anos 12 anos 13 anos x-x-

Feminino total 3 2 1 1 7

2.1 Anlise Este tpico tem como nfase principal analisar a variao e mudana da oralidade para a escrita. A proposta de anlise demonstrar que os falantes (no caso aqui os alunos) geralmente escrevem do jeito que falam, ou seja, tentam reproduzir no sistema da escrita o sistema da fala, independentemente de sexo, idade e escolaridade. Embora obtive respostas para as 30 questes, utilizamos para anlise as que mais destacaram, porm aquelas que houve mais variaes ou mudana na escrita, ou seja, aquelas variaes que nos propiciam uma melhor anlise para as nossa questes.

2.2 Quadro: a tabela a seguir de alunos do sexo masculino com idade de 10 a 14 anos

Neste quadro est o nmero de cada questo que foi selecionada por haver mais variaes na lngua escrita dos alunos do sexo masculino com idade de 10 a 14 anos. Questes 1.tesoura 2. queijo 3. domingo 4.torneira 5.vassoura 6.cadeado 7. leite 8.aougue 9. manteiga 10. geladeira 11. voam 12.frio 13.caixa 14. porteiro 15. roupa/roupas Variaes Tesoura/ tezoura/tessura/maquina de costurar/tessora Queijo/quejo Domingo/doming/danigo Torneira/tronera/toneire/troneira Vassoura/vasoura/vazoura/viassora/vasolra Cadeado/cadiado Leite/ acar Aougue/assolgue/asogue/aogue/asoge/assogue/ aoge Manteiga/margarina/narina/mantega/mantiga/mateiga Geladeira/geladera/gladeira/geladeiras Voar/voo/voou/voa/vaouo/vair/voo/voua/voo Frio/friu/vio/vrio/fril/fio Caixa/no houve variao Porteiro/poteiro Roupa/roupas/camisetas/ropas/roipas

15

Web - Revista SOCIODIALET O www. sociodialeto.com.br Bacharelado em Lingustica e Licenciatura em Letras UEMS/Campo Grande Mestrado em Letras UEMS / Campo Grande IS SN : 2 17 8 -1 4 86 V ol u m e 1 N m er o 6 f e v er ei ro 20 12

Homenagem ao Prof. Dr. Ataliba Tei xeira de Castilho


16. batedeira 17. cadeira/cadeiras 18.enfermeira/enfermeiro 19.queixo 20.lixeira 21.travesseiro 22. emagrecer 23.dinheiro 24.carteira 25.relgio 26.colher 27.touca 28.pulseira 29.pentear 30. dez Batedeira/baledeira/liquidificador/batedera Cadera Enfermeira/enfermeiro/emfermera/enfermero/infermeira/ infermeiro/erfermera/funcionarios Queixo/quicho/quejo/quexo Lixeira/lixira/lixero/lixeiro Travesseiro/traviseiro/traveseiro/trabisero/touca/toca/tragiseiro Emagrecer/imagrecer/inagice/imagriser/fica magro/ esmagreser/emagreser/esmagrecer Dinheiro/diheiro/denheiro/reais Carteira/pasta/catera Relgio/reloso Colher/culher/coler/colhe Touca/toca/bon/bome Pulseira/pucuro/pulceira/pulcera/pulsera/pusera/puseira/pucera/ puseiro Pentear/para calela/pentiar o cabelo/penentea o cabelo/para pentear o cabelo Dez/10(dez) 10/dez(10)

2.3. A tabela a seguir de alunos do sexo feminino com idade de 10 a 13 anos Neste quadro est o nmero de cada questo que foi selecionada por haver mais variaes na escrita dos alunos do sexo feminino com idade de 10 a 13 anos e seguido das questes e as variaes obtidas pela alunas que na seqncia sero analisadas dadas as especificidades das variaes. Questes 01 tesoura 02 queijo 03 domingo 04. torneira 05. vassoura 06.cadeado 07. leite 08.aougue 09. manteiga 10.geladeira 11. voam 12.frio 13. caixa 14. porteiro 15. roupa/roupas 16.batedeira 17.cadeiras/cadeira 18.enfermeira/enfermeiro 19. queixo. 20. lixeira 21.travesseiro 22. emagrecer Variaes Tesoura /Tezoura No ocorreu variao Domingo /domigo - doningo No houve variao Vassoura/ vasoura Cadeado /Cadiado Queijo uma resposta no esperada Aougue Asougui/ acoque/ asoque/ assoque/ asougue Manteiga /Margarina/ Geladeira /gelaira Vou/ voo /voa/ voo Frio Caixa /coixa Porteiro no houve variao Roupa /roupas/ ropa Batedeira/ badeira/bateteira Cadeira/ cadeiras Enfermeira/enfermeiro/ infermeira/ ifermeiro/emfemeira/ifermeiro Queixo/dente/queijo Lixeira/licheira/lato/lixairo Travesseiro/toca/ trabiseiro Emagrecer/ inmagreser/ enagrese/ emagreser/ imagreser

16

Web - Revista SOCIODIALET O www. sociodialeto.com.br Bacharelado em Lingustica e Licenciatura em Letras UEMS/Campo Grande Mestrado em Letras UEMS / Campo Grande IS SN : 2 17 8 -1 4 86 V ol u m e 1 N m er o 6 f e v er ei ro 20 12

Homenagem ao Prof. Dr. Ataliba Tei xeira de Castilho


23. dinheiro 24. carteira 25. relgio 26. colher 27. touca 28. pulseira 29.Pentear 30. dez Dinheiro/dinhero/ dimheiro Carteira/ cardeira/ carteiro Relgio (no houve variao) Colher (no houve variao) Touca/ leno/ toca/ leno Pulseira/ pucera/porseira/pusera/pulsera/ porceira Pentear/cabelo/escovar Dez/10 dez/10

a) Na questo (1): foi perguntado o que a costureira utiliza para cortar o tecido? A resposta esperada era? /tesoura/ Os informantes do sexo masculino como do sexo feminino registraram ortograficamente variadas respostas que seguem logo abaixo: - tezoura/ os dois informantes do sexo oposto responderam, houve uma assimilao consonantal aproximou uma consoante que pronunciada no percebida, metaplasmo por permuta do /s/ pelo /z/. Ocorrncia: masc 02; fem: 01 -/tessoura/- modificao pelos informantes do sexo masculino, houve metaplasmo por aumento, acrscimo do fonema /s/ no meio da palavra, processo chamado de pentese. Ocorrncia: masc:01. -/tessura/- resposta obtida apenas por informantes do sexo masculino, houve metaplasmo por aumento, acrscimo do fonema /s/ no meio da palavra, processo chamado de pentese, houve metaplasmo por subtrao na queda do fonema /o/ no interior do vocbulo ocorrendo uma sncope. Ocorrncia: masc: 01 , fem: 0 -/tessora/ - resposta obtida apenas por informantes do sexo masculino, houve metaplasmo por aumento, acrscimo do fonema /s/ no meio da palavra, processo chamado de pentese, houve metaplasmo por subtrao de um fonema /u/ no interior da palavra ocorrendo uma sncope. Ocorrncia: masc: 01, fem: 0 b) Na questo (4): foi perguntado onde encaixada a mangueira para sair gua? A resposta esperada era? Torneira/ os informantes do sexo feminino responderam corretamente a questo.Mas os informantes do sexo masculino registraram vrias respostas ex: /tronera/toneire/troneira. c) Na questo (5): foi perguntado o que usado para varrer a casa?A resposta esperada era?vassoura/. Os dois informantes do sexo oposto responderam ortograficamente muitas variaes para esta resposta -/vasoura/ - modificao por ambos os sexos, houve metaplasmo por subtrao na queda do fonema /s/ no vocbulo ocorrendo uma sncope. Ocorrncia: masc:06; fem:04. -/vazoura/ - obtida por informantes do sexo masculino, ocorreu metaplasmo por permuta do /ss/ por /z/ ocasionando uma dissimulao consonantal. Ocorrncia: masc:01, fem:0 -/vasolra/ - apenas os informantes do sexo masculino apresentaram esta resposta, houve metaplasmo por subtrao do fonema /s/ no interior do vocbulo ocorrendo uma sncope, tambm metaplasmo por permuta troca do /u/ /l/ ocorrendo uma assimilao. Ocorrncia:Masc: 01; Fem:0. -/viassora/- apenas os informantes do sexo masculino apresentaram esta resposta, houve metaplasmo por subtrao de um fonema /u/ no interior da palavra ocorrendo uma sncope, tambm metaplasmo acrscimo do i -/vassora/ - apenas os informantes do sexo masculino, queda de um fonema por outro j existente; tambm metaplasmo por subtrao no interior do vocbulo com a queda do /u/ ocorrendo uma sncope. Ocorrncia:masc: 01; fem:0 A partir das anlises, podemos considerar o seguinte: das variaes totais, 12 realizadas pelo gnero masculino enquanto que 07 do gnero feminino. A maior variao para os dois gneros diz respeito aos metaplasmos por subtrao, caso de sncope para o fonema /s/ e o segundo tambm por subtrao, mesmo caso, mas com o fonema /u/.

17

Web - Revista SOCIODIALET O www. sociodialeto.com.br Bacharelado em Lingustica e Licenciatura em Letras UEMS/Campo Grande Mestrado em Letras UEMS / Campo Grande IS SN : 2 17 8 -1 4 86 V ol u m e 1 N m er o 6 f e v er ei ro 20 12

Homenagem ao Prof. Dr. Ataliba Tei xeira de Castilho


d) Na questo (8): foi perguntado sem ser no mercado, onde mais se vende carne? A resposta esperada era? Aougue/ .houve respostas ambos os sexos. -/asougue/ obtida por sexo feminino; houve metaplasmo por permuta com assimilao consonantal do // por /s/. ocorrncia:masc:0; fem:01. -/asogue/ resposta obtida pelos informantes do sexo masculino; houve metaplasmo por permuta com assimilao consonantal do // por /s/, tambm houve metaplasmo por subtrao com a queda do /u/ no interior do vocbulo ocorrendo uma sncope. Ocorrncia: masc:01;fem 0. -/aouge/- respostas dos informantes do sexo masculino, houve metaplasmo por subtrao com a queda do /u/ no final do vocbulo. Ocorrncia: masc:01; fem:0 -/asougui/- resposta apenas de informantes masculino, houve metaplasmo por permuta com assimilao consonantal do // por /s/, houve metaplasmo por subtrao com a queda do e no final do vocbulo.Ocorrncia: masc: 01; fem:0 - /aogue/ - resposta obtida pelos informantes do sexo masculino, metaplasmo por subtrao na queda do /u/, ocorrendo uma sncope. Ocorrncia: masc: 01; fem:0. -/asoge/ - resposta dos informantes sexo masculino, houve metaplasmo por permuta com a assimilao consonantal do // por /s/ e tambm metaplasmo por subtrao que consiste na queda de uma silaba medial por haver outra idntica ou quase idntica na mesma palavra neste caso ocorreu haplogia com a queda de dois /u/ mediais. Ocorrncia: masc:01; fem: 0 -/aoge/-respostas dos informantes do sexo masculino, houve metaplasmo por subtrao com a queda do /u/ no interior da palavra e no final. Ocorrncia: masc:01; fem:0. As anlises demonstram que h um ndice considervel de variao, para o gnero masculino 11, e para o gnero feminino 6. A maior variao ocorreu por metaplasmos de subtrao, caso de sncope do fonema /u/ para o gnero feminino. A maior variao para o masculino foi a ocorrncia de metaplasmos por permuta do // pelo /ss/. Outra ocorrncia significativa foi a de assimilao e subtrao do // por /s/. g) na questo (18): foi perguntado qual o nome de quem cuida dos pacientes que ficam no hospital sem ser os mdicos e os parentes? A resposta esperada era? Enfermeira/enfermeiro -/emfermera/- resposta dos informantes; houve metaplasmo por permuta ocorrendo assimilao consonantal na troca do /n/ por /m/, metaplasmo por subtrao na queda do fonema /i/ no interior do vocbulo. Ocorrncia:mas:01; fem:0 -/emfemeira/- resposta modificada por informantes do sexo feminino, houve metaplasmo por assimilao consonantal na troca do /n/ por /m/. houve metaplasmo por subtrao na queda do fonema /r/, no interior do vocbulo. Ocorrncia: masc:0; fem:01. -/enfermero/- resposta dos informantes do sexo masculino, houve metaplasmo por permuta na troca da vogal /a/ por /o/, e tambm houve metaplasmo por subtrao na queda do fonema /i/ no interior da palavra ocorrendo uma sncope. Ocorrncia:masc:01; fem:0. -/infermeira/ - resposta obtida pelos informantes do sexo oposto, houve metaplasmo por permuta na troca da vogal /e/ por vogal /i/. Ocorrncia:masc:01 ; fem:01 -/ifermero/ - houve metaplasmo por permuta na troca da vogal /e/ por /i/, metaplasmo por subtrao na queda do fonema /r/ surgindo uma sncope, houve metaplasmo por permuta na troca da vogal /a/ por /o/.Ocorrncia: masc:0; fem:01 - Infermeiro/ - houve metaplasmo por permuta na troca da vogal /e/ por /i/ e tambm na troca da vogal /a/ por /o/. Ocorrncia: masc: 01;fem:0 -/erfermera/ - resposta obtida pelos informantes do sexo, houve metaplasmo por subtrao na queda do fonema /i/, houve metaplasmo por permuta na troca da vogal /n/ por /r/. Ocorrncia: masc: ;fem: -/ifermeiro/- houve metaplasmo por permuta na troca da vogal /e/ por /i/ e tambm na troca da vogal /a/ por /o/, houve metaplasmo por subtrao na queda do fonema /r/ e do /n/ surgindo uma sncope. Ocorrncia:masc: ; fem: h) Na questo (21) O que as pessoas usam para por na cabea ao dormir? A resposta esperada era? travesseiro a pergunta citada poderia ser feita da seguinte forma: o que as pessoas usam para apoiar a cabea ao dormir?

18

Web - Revista SOCIODIALET O www. sociodialeto.com.br Bacharelado em Lingustica e Licenciatura em Letras UEMS/Campo Grande Mestrado em Letras UEMS / Campo Grande IS SN : 2 17 8 -1 4 86 V ol u m e 1 N m er o 6 f e v er ei ro 20 12

Homenagem ao Prof. Dr. Ataliba Tei xeira de Castilho


-/Trabiseiro/ - houve metaplasmo por permuta na troca de um fonema sonoro /v/ por outro /b/ ocorrendo sonorizao. Ocorrncia: masc:0 ; fem:01. -/traveseiro/- resposta modificada pelos informantes do sexo masculino, houve metaplasmo por subtrao com a queda de fonema /s/ no interior do vocbulo ocorrendo uma sncope. Ocorrncia: masc:02; fem:0. -/traviseiro/- resposta variada apenas por informantes do sexo feminino, houve metaplasmo por permuta na troca da vogal /e/ por /i/, houve metaplasmo por subtrao com a queda do interior do vocbulo ocorrendo uma sncope. Ocorrncia: masc:01; fem:0. -/trabisero/- resposta variada apenas por informantes do sexo masculino, houve metaplasmo por permuta na troca de um fonema sonoro /v/ por outro /b/, tambm houve metaplasmo por subtrao com a queda do fonema /s/ e do fonema /i/ no interior do vocbulo ocorrendo uma sncope. Ocorrncia: masc: 01; fem:0. -/tragiseiro/- houve metaplasmo por permuta na troca de um fonema sonoro /v/ por outro /g/. Ocorrncia: masc:01; fem: 0 Podemos notar que houve mais variao pelo gnero, 05, contra 01 do feminino. Ocorrncia significativa de metaplasmos por permuta na troca do fonema /v/ para /b/ e de subtrao do fonema /e/ por /i/. i) Na questo (22) O que as pessoas obesas pretendem quando fazem regime? A resposta esperada era? Emagrecer. -inmagreser/- houve metaplasmo por aumento com acrscimo do fonema /n/ no interior do vocbulo surgindo uma epntese.Ocorrncia: masc:0; fem:01. -/enagrese/ - resposta obtida por informantes do sexo feminino; houve metaplasmo por permuta com assimilao consonantal na do fonema /c/ por /s/ e do fonema /m/ por /n/. Houve metaplasmo por subtrao com a queda do fonema /r/ no fim do vocbulo ocorrendo uma apcope. Ocorrncia: masc:0;fem:01. -/emagreser/- resposta variada por informantes do sexo masculino; houve metaplasmo por permuta com assimilao consonantal na do fonema /c/ por /s/. Ocorrncia: masc: 01; fem:0. -/esmagrecer/-resposta obtida pelos informantes do sexo masculino, houve apenas metaplasmo por aumento com acrscimo tambm do fonema /s/ no interior da palavra ocorrendo uma epntese. Ocorrncia: masc:01; fem:0. -/esmagreser/-resposta obtida pelos informantes do sexo masculino, houve metaplasmo por aumento com acrscimo do fonema /s/ no interior da palavra ocorrendo uma epntese , tanmbm metaplasmo por permuta na assimilao consonantal troca do /c/ por /s/. Ocorrncia: masc; ; fem: 0. -/imagreser/- resposta variada pelos dois informantes do sexo oposto; houve metaplasmo por permuta tanto na troca da vogal /e/ por /i/ ainda metaplasmo por permuta na assimilao consonantal troca do /c/ por /s/ . Ocorrncia: masc:01; fem:01. -/imagracer/- resposta variada apenas por informantes do sexo masculino; houve metaplasmo por permuta na troca da vogal /e/ por /i/ e /e/ por /a/.Ocorrncia: masc:1; fem:0. -/imagrecer/- resposta obtida pelos informantes do sexo masculino, houve metaplasmo por permuta na troca da vogal /e/ por /i/. Ocorrncia: masc: 01; fem:0 -/imagriser/-resposta obtida pelo sexo feminino; houve metaplasmo por permuta na troca da vogal /e/ por/i/ e ainda metaplasmo por permuta na assimilao consonantal troca do /c/ por /s/. Ocorrncia:masc:0; fem:01. Nesta anlise podemos considerar que a maior variao est no gnero masculino. Uma das ocorrncias bem significativas de metaplasmos por acrscimo do fonema /s/ e metaplasmos por permuta com assimilao na troca do fonema /c/ por/s/ e /ss/. Tanto pelo gnero masculino como feminino Na questo (28): foi perguntado O que a mulher usa no pulso sem ser relgio? A resposta esperada era pulseira\ -/pulcera/ - resposta variada pelos informantes do sexo masculino, houve metaplasmo por subtrao com a queda do fonema /i/ no interior da palavra ocorrendo uma sncope, e metaplasmo por permuta com assimilao consonantal com a troca do fonema /s/ por /c/. Ocorrncia: masc:01; fem:0.

19

Web - Revista SOCIODIALET O www. sociodialeto.com.br Bacharelado em Lingustica e Licenciatura em Letras UEMS/Campo Grande Mestrado em Letras UEMS / Campo Grande IS SN : 2 17 8 -1 4 86 V ol u m e 1 N m er o 6 f e v er ei ro 20 12

Homenagem ao Prof. Dr. Ataliba Tei xeira de Castilho


-/porceira/ - resposta obtida pelos informantes do sexo feminino; houve metaplasmo por permuta da vogal /u/ por /o/ e tambm dissimilao com a queda do fonema /l/ por /r/ por ser semelhante na palavra existente. Ocorrncia: masc:0; fem:01. -/porseira/ - resposta variada por informantes do sexo feminino; houve metaplasmo por permuta na troca da vogal /u/ por /o/ e tambm dissimilao com a queda do fonema /l/ por /r/ por ser semelhante na palavra existente. Ocorrncia: masc:0; fem:01. -/pusera/ - resposta variada por informantes do sexo masculino; houve metaplasmo por subtrao com a queda dos fonemas /l/ e /i/ ocorrendo uma sncope. Ocorrncia: masc:01; fem:0. -/pulsera/: houve metaplasmo por subtrao com a queda do fonema /i/ no interior da palavra ocorrendo assim uma sncope. Variao desta palavra em ambos os sexos. Ocorrncia: masc:01; fem:01. -/pulceira/: - resposta variada pelos informantes do sexo masculino; houve metaplasmo por permuta com assimilao consonantal na troca do fonema /s/ por /c/. Ocorrncia: masc: 01; fem:0. -/puseira/: - resposta variada por apenas por informantes do sexo masculino; houve metaplasmo por subtrao com a queda do fonema /l/ no interior do vocbulo ocorrendo uma sncope, metaplasmo por permuta com assimilao consonantal na troca do fonema /s/ por /c/. Ocorrncia: masc:01; fem:0. -/pucera/: -resposta variada por informantes do sexo masculino; houve metaplasmo por permuta com assimilao consonantal na troca do fonema /s/ por /c/ e tambm houve metaplasmo por subtrao com a queda do fonema /l/ e /i/ no interior do vocbulo ocorrendo uma sncope. Ocorrncia: masc:01; fem: 0. -/puseiro/: -resposta obtida apenas pelos informantes do sexo masculino; houve metaplasmo por subtrao com a queda do fonema /l/ no interior do vocbulo ocorrendo uma sncope, metaplasmo por permuta com assimilao consonantal na troca do fonema /s/ por /c/ e tambm houve metaplasmo por permuta na troca da vogal /a/ por /o/. Ocorrncia: masc:01; fem:0. -/poseira/: - resposta variada pelos informantes do sexo masculino, houve metaplasmo por subtrao com a queda do fonema /l/ no interior do vocbulo ocorrendo uma sncope, metaplasmo por permuta com assimilao consonantal na troca do fonema /s/ por /c/ e tambm houve metaplasmo por permuta na troca da vogal /a/ por /o/. Ocorrncia: masc:01; fem:0 Podemos notar que houve mais variao pelo gnero masculino, oito, contra quatro do feminino.

Consideraes Finais A primeira parte deste trabalho corresponde s pesquisas bibliogrficas, com seleo e leitura de teorias referentes ao tema pesquisado. Aps obter a base terica partimos na busca aplicando um questionrio com trinta questes para os alunos do 6 ano da Escola Estadual Dr. Martinho Marques para a realizao do corpus da pesquisa. Para melhor visualizao e anlise de dados obtidos, os resultados foram dispostos em tabelas conforme anexos. Com base nas questes respondidas constatamos que os informantes, da maneira que eles falam eles escrevem ocorrendo variao. A lngua um elemento social da linguagem. Cada lngua nasce de uma conveno dos membros de uma sociedade. Esses membros tm de conhecer os sinais convencionais para se comunicarem. Quando falamos, ou escrevemos, tendemos a nos adequar situao de uso da lngua em que nos encontramos: se uma situao formal, tentaremos usar uma lngua formal; se uma situao descontrada, uma linguagem descontrada, e assim por diante. (pg. 130).

20

Web - Revista SOCIODIALET O www. sociodialeto.com.br Bacharelado em Lingustica e Licenciatura em Letras UEMS/Campo Grande Mestrado em Letras UEMS / Campo Grande IS SN : 2 17 8 -1 4 86 V ol u m e 1 N m er o 6 f e v er ei ro 20 12

Homenagem ao Prof. Dr. Ataliba Tei xeira de Castilho


O referido trabalho teve como objeto principal fazer uma anlise das respostas dos alunos referente ao questionrio aplicado, e assim destacar a variao ou estilo diferente de cada aluno na escrita baseando-se em pressupostos tericos estudados sobre os metaplasmos que foi o foco da pesquisa. Embora esta pesquisa no seja de grande porte, trata-se da amostragem que comprovou que mesmo estando em constante aprendizado sobre as regras gramaticais, a variao ocorre seja na oralidade ou na escrita independente de sexo, idade e principalmente escolaridade.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BAGNO, Marcos. Preconceito Lingstico o que e como se faz 23 ed. So Paulo-SP: Edies Loiola, 2003 COUTINHO, Ismael de Lima. Pontos de Gramtica Histrica. Lingustica e Filologia. 6 ed. Rio de JaneiroRJ: Livraria Acadmica, 1974. LOPES, Edward. Fundamentos da Lingstica Contempornea. Editora Cultrix , 23 ed. So Paulo-SP, 1997 MUSSALIM, Fernanda & BENTES, Anna Christina (orgs) Introduo Lingstica: domnios e fronteiras. Ed. 4 So Paulo Cortez, 2004. SANTANA, Maria Pastoura Benedita de. Metaplasmo: Entre o oral e o escrito, 2009. VANOYE, Francis. Usos da Linguagem Problemas e Tcnicas na Produo Oral e Escrita. Editora Martins Fontes ,12 ed. So Paulo, 2003.

Recebido Para Publicao em 30 de dezembro de 2011. Aprovado Para Publicao em 23 de janeiro de 2012.

21

Das könnte Ihnen auch gefallen