Sie sind auf Seite 1von 37

1

DIAGNSTICO ORGANIZACIONAL

Marcelo de Souza Cruz

Belo Horizonte 2012

Marcelo de Souza Cruz

Curso de Administrao 7 Perodo

DIAGNSTICO ORGANIZACIONAL

Relatrio final do Estgio Supervisionado do 7 perodo apresentado a disciplina de ESU do Curso de Administrao da Faculdade Novos Horizontes, como requisito para aprovao na disciplina.

Professora Orientadora: Maria Helena Michel

Belo Horizonte 2012

RESUMO
Neste trabalho buscou-se identificar os pontos positivos e negativos da empresa, atravs de diagnsticos empresariais, para que com isso seja possvel fazer uma anlise da organizao. O diagnostico revitaliza a empresa e a coloca no caminho do crescimento, conseguindo solues integradas atravs de planejamentos e gesto estratgicas, nas quais busca decises futuras para alcanar os seus objetivos. A entrevista atravs de questionamentos foi possvel identificar as dificuldades e oportunidades para que a empresa possa crescer e desenvolver o seu negcio, e conquistar se vantagem competitiva sobre os seus concorrentes. O referencial terico foi desenvolvido para ajudar a desenvolver o diagnstico voltado para o setor de tecnologia da informao, com o intuito de entender e desenvolverse um diagnstico. Por isso este trabalho props as ferramentas necessrias que possa ajudar a empresa e seus setores informaes atravs de diagnsticos, com isso processarem melhor as informaes, identificando seus processos e suas necessidades. Pois o diagnostico empresarial visa melhoria da administrao em todos os nveis da organizao melhorando a sua produtividade. A informatizao, de modo geral, ocorre de maneira lenta e desordenada e geralmente os investimentos em treinamento e educao no so suficientes. Este trabalho busca atravs de diagnsticos sugerir solues que possam ajudar a organizao e melhorar o seu desempenho.

Palavras-Chave: Diagnsticos, Estratgias, tecnologia da informao

SUMARIO
1. INTRODUO ............................................................................................. 5 2. REFERENCIAL TERICO .......................................................................... 8 2.1. Consultoria ............................................................................................ 8 2.2. Anlise organizacional .......................................................................... 9 2.3. Processos............................................................................................ 10 2.4. Sistemas de informao para inteligncia competitiva ........................ 11 2.5. Sistemas de qualidade, compartilhamento e segurana informao .. 12 2.6. Anlise da informao para cadeias colaborativas ............................. 14 3. METODOLOGIA ........................................................................................ 16 3.1 Sujeitos da Pesquisas ......................................................................... 16

3.2. Tipos de Pesquisas ............................................................................. 16 3.3. Mtodos .............................................................................................. 17 3.4. Tcnicas de coletas de dados ............................................................. 17 4. DIAGNSTICO 1 Viso geral da empresa ............................................. 19 5. DIAGNSTICO 2 Setor de TI tecnologia da informao (nvel ttico). 22 6. DIAGNSTICO 3 - Anlise de um processo (nvel operacional) ............... 26 7. CONSIDERAES FINAIS ....................................................................... 30 REFERNCIAS ................................................................................................ 34 ANEXO A Cadastro do aluno ........................................................................ 36 ANEXO B Termo de compromisso de estgio curricular supervisionado ...... 36 ANEXO C Formulrio QDT utilizado no diagnstico 3................................... 36 APNDICE A Modelo da pesquisa aplicada.. ........................................... .....37

1 INTRODUCAO
Em um cenrio empresarial com constantes e intensas transformaes, avanos tecnolgicos, a concorrncia cada vez mais forte e freqente, o diagnstico empresarial tem como objetivo avaliar oportunidades de melhorias e propor um conjunto de medidas para aumentar a lucratividade e o valor da empresa. O diagnostico revitaliza a empresa e a coloca no caminho do crescimento, conseguindo solues integradas atravs de planejamentos e gesto estratgicas, buscando decises futuras para alcanar os seus objetivos.

O diagnostico empresarial identifica atravs de questionamentos objetivos, dificuldades e oportunidades para que a empresa possa crescer e desenvolver o seu negcio, buscando vantagem competitiva e novas oportunidades.

O diagnostico empresarial visa melhoria da administrao em todos os nveis da organizao. E pode ser feito em todas as reas da empresa como finanas, marketing, logstica, tecnologia da informao e pessoas buscando o

aperfeioamento nos processos organizacionais.

Aprender fazer diagnstico ajuda o aluno entender como funciona uma organizao, como suas atividades, gesto e processos, para que ele tenha uma viso sistmica a pratica de um todo da organizao para incrementar o seu processo de capacitao profissional. Pois desta forma contribuir com o crescimento das organizaes, no mercado globalizado ser uma empresa competitiva importante, para enfrentar a concorrncia e conseguir obter lucros suficientes, para investir e conquistas novos clientes.

A tecnologia de informao busca a interao entre o ser humano e o computador, atravs de motivao e satisfao de seus usurios, pensando nisso as empresas atravs dos diagnsticos estuda possibilidades e melhorias neste setor que mais cresce no mundo globalizado. Ela possui o potencial de controlar, processar e criar informaes, sobretudo atravs do uso dos sistemas de informao possvel

utilizar as ferramentas mais utilizadas da TI no apoio s funes administrativas dentro das organizaes.

A utilizao de tecnologia de informao significa uma mudana profunda na organizao, devendo ser planejada e preparada para que seu sucesso seja garantido. Deve-se gerar competitividade e eliminar os conflitos, pois os recursos alocados so investimentos financeiros, humanos e materiais.

Com base na pesquisa desenvolvida a rea de tecnologia da informao na maioria das organizaes geralmente utilizada como instrumento para conquista de poder, onde a produtividade e lucratividade dependem de sua abrangncia. Entretanto, a informatizao, de modo geral, ocorre de maneira lenta e desordenada e geralmente os investimentos em treinamento e educao no so suficientes.

Com base nesse contexto, pergunta-se: Qual a importncia em de se realizar um diagnostico empresarial? A empresa estudada possui uma estrutura organizacional com processo e mtodos de trabalho? Quais so as estratgias utilizadas para melhorar o setor de tecnologia da informao? encontradas no setor de tecnologia da informao? Quais so as dificuldades

Com este trabalho tem o objetivo geral em realizar um diagnstico numa empresa de minerao, como funciona a organizao em geral, verificar na rea administrativa com seus gestores e na rea situacinal de tecnologia da informao. Ele tem como objetivos especficos, fazer diagnostico na empresa em seus nveis estratgicos, gerenciais e operacionais, da seguinte forma:

1. Identificar a viso geral da organizao no nvel estratgico 2. Investigar a viso da administrao do setor de anlise no nvel gerencial. 3. Levantar anlise de um processo no nvel operacional.

Este trabalho est estruturado da seguinte forma: introduo parte do texto que o identifica: apresenta o assunto, tipo de trabalho e informaes ao leitor. Caracterizao do ambiente, descrio do momento atual social, cultural e econmico. O problema, curiosidade ou dvida em realizar uma anlise da

organizao. Objetivos de pesquisa geral, especficos ligados aos diagnsticos solicitados. Este trabalho composto de referencial terico, que busca identificar atravs consultoria, anlise organizacional e processos quais so os pontos da organizao que precisam ser melhorados, atravs referenciais especificas para o setor de tecnologia da informao da empresa, ajudando atravs deste estudo, desenvolver o diagnstico.

O trabalho composto da metodologia onde sero apresentados os meios tcnicos utilizados para a obteno dos dados, definindo os instrumentos e procedimentos que sero necessrios para a anlise das trs fases do diagnstico empresarial. Diagnstico hum com a viso geral da empresa, diagnstico dois com a viso do gerente da organizao e diagnstico trs com setor no nvel operacional a ser analisado. Finalizando o trabalho as consideraes finais, onde sero apresentados os pontos importantes,

problemas e sugestes para melhorias para organizao.

2 REFERENCIAL TERICO
Nesse captulo, sero apresentadas algumas definies e melhorias do diagnostico empresarial da organizao do tema estudado, onde foram consultados alguns autores como Oliveira, Rebouas, Rezende, Michel dentre outros, as reas especificas importantes para elaborao do referencial terico como sistemas de informao para inteligncia competitiva e anlise informao para cadeias colaborativas.

2.1 Consultoria
Consultoria empresarial um processo interativo de um agente de mudanas externo empresa, o qual assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais da referida empresa nas tomadas de decises, no tendo, entretanto, o controle direto da situao. (OLIVEIRA, 2006, p. 7)

As idias definidas pelo autor acima, procura proporcionar as organizaes condies necessrias para seu desenvolvimento e crescimento, procurando sempre melhorar de forma eficiente seus objetivos, alcanando de modo geral que o seu desempenho atinja nveis satisfatrios.

Para Neves Jr (2012), consultoria uma prestao de servios exercida por um profissional, que faz um levantamento de informaes para identificar ou constatar problemas, este profissional que denominado consultor procura alternativas viveis para solucionar os problemas que existem dentro da organizao. Ainda na opinio do autor, o trabalho de consultoria pode ser realizado nas diversas reas como exemplo, marketing, finanas, RH, tecnologia entre outras, de maneira abrangente envolvendo toda a empresa, trabalhando em setores ou resolvendo problemas especficos.

De acordo com autor acima, o trabalho de consultoria pode ser desenvolvido por um consultor atravs de uma equipe multidisciplinar, que um grupo com diferentes especializaes funcionais que trabalham para alcanar um objetivo comum dentro de uma organizao.

Portanto realizar diagnstico importante para preparar os alunos para enfrentar um mercado de trabalho competitivo, onde no h mais garantias de emprego ou de estabilidade, numa economia de mudanas provocadas principalmente pela globalizao do mercado, com a experincia adquirida possvel conseguir o reconhecimento dentro das empresarial. 2.2 Anlise organizacional organizaes em desenvolver um diagnostico

Para

autor

Oliveira

(2006),

importncia

em desenvolver

uma

anlise

organizacional para uma empresa tem como o principal propsito em melhorar o desempenho dela, fornecendo informaes referentes ao desempenho efetivo de funes organizacionais especifica tendo como uma anlise bem apurada dos setores mais importantes da organizao.
O uso de ferramentas computacionais e mtodos para gerenciar informaes so de extrema importncia, a integrao entre os sistemas faz com que numa mesma tela ou relatrio possa obter o conhecimento de todas as reas da empresa. (OLIVEIRA, 2006, p. 106)

As idias definidas acima sugerem que as informaes podem reduzir o custo de produo, diminuir o tempo de resposta. Com isso, a organizao consegue priorizar as suas reas com uma melhor anlise. E atravs de uma anlise organizacional possvel conseguir resultados diferentes nos setores da empresa, melhorando o crescimento da organizao com um diagnstico empresarial coerente que analisa o desenvolvimento da empresa como um todo.

De acordo com Michel (2004 p. 82) o processo de anlise organizacional compreende dois grandes momentos, que so o diagnstico situacional das causas e a interveno planejada. A autora ainda ressalta que esses momentos embora diferentes sejam correlacionados, havendo algumas reas de acumulao.

Segundo Grocco e Guttman (2005, pg. 58), a anlise organizacional busca identificar e investigar os problemas existentes nas organizaes, auxiliando da melhor forma quais so os melhores procedimentos. Ainda na opinio dos autores,

10

o processo de anlise organizacional algo constante na rotina das organizaes, pois a ele est atrelada a identificao dos problemas organizacionais, como tambm as aes de resolues dos problemas, ou seja, problemas so identificados e solues so criadas de forma independente do todo organizacional.

2.3 Processo

De acordo com Gonalves (2002), processo so conjuntos de atividades interrelacionadas ou iterativas que transformam insumos em produtos ou servios. Na viso do autor, insumos so as entradas de um processo, que podem ser materiais, equipamentos e outros bens tangveis, mas tambm podem ser informaes e conhecimentos que so os bens intangveis, onde tudo faz parte de um processo. Desta forma todo o trabalho realizado nas organizaes faz parte de um processo.

Segundo Michel (2004), processos qualquer atividade que recebe uma entrada input, realiza uma operao dando-lhe valor e gera uma sada output, para um cliente externo ou interno. Ainda segundo a autora, processo a forma pela quais vrias operaes criam, trabalham ou transformam matrias primas, tendo por finalidade produzir bens e servios com qualidade para o cliente.

De acordo com Harrington (1993) os processos devem estabelecer de forma bem clara quais so os seus objetivos, tornando-os acessveis a todos os envolvidos, e os mesmo devem mostrar total conscincia desses objetivos.

Quando se refere de estabelecimento de metas e objetivos, o autor acima procura demonstrar que um processo bem definido e gerenciado deve estabelecer controles e metas voltados para exigncias dos clientes. Para o autor, estabelecer metas assegura que o esforo organizacional seja direcionado para um foco.

Harrington (1993, p. 73) observa que todo Macro processo ou subprocesso constitudo de um determinado nmero de atividades. Atividades so aes necessrias para produzir os resultados conciliando com os objetivos e as meta. Ainda segundo o autor cada atividade constituda por um determinado nmero de tarefas. Tarefas so aes executadas por equipes de trabalho ou por pessoas.

11

Para o autor as operaes do Macro processo se encadeiam de uma forma lgica podendo assim impactar as demais funes

A seguir sero estudados os assuntos relacionados como setor de sistema de informao, sistema de qualidade e anlise da informao, para ser feito est anlise foram estudados os autores como Oliveira, Rezende, Gonalves dentre outros. 2.4 Sistemas de informao para inteligncia competitiva

De acordo com Goulart (2001), o sistema de inteligncia competitiva pode ser entendido como um processo sistemtico de coleta, processamento, anlise e disseminao de informaes sobre concorrentes, com a finalidade bsica de colaborar com o desenvolvimento de estratgias que permitam a obteno de vantagem competitiva.

O autor acima fala sobre a importncia do sistema de inteligncia e competitiva no mercado super competitivo, com o crescente nmero de empresas no Brasil que esto desenvolvendo estas aes com equipe prpria ou terceirizada, estes servios esto buscando o seu espao e saindo na frente de seus principais concorrentes.

Conforme Oliveira (2006) os sistemas de informaes podem ajudar as empresas a ser como um conjunto de partes que interagem entre si, integrando-se para armazenarem dados e gerar informaes com o objetivo de contribuir na tomada de deciso.

Para Rezende (2005, pg. 54) o avano da tecnologia de informao (TI) nos ltimos anos vem permitindo s empresas executarem operaes que antes eram inimaginveis.

De acordo com autor acima, as empresas que utilizam os recursos de tecnologia da informao para execuo de seus trabalhos saem na frente de seus concorrentes. Porque com informaes rpidas e precisa os setores das organizaes conseguem manter um controle eficaz nas operaes de seus servios.

12

A tecnologia de informao essencial para as empresas de acordo com Audy e Brodbeck (2203) atualmente no faz mais sentido discutir se a (TI) estratgica ou no, sendo a questo deslocada para como utilizar a (TI) de forma alinhada estratgica organizacional.

O autor acima mostrar que no cenrio atual no questo de estratgica essencial para organizao ter um sistema de informaes, porque isso a deixa alinhada com o mercado, ou seja, adere ao sistema ou fica atrs de seus concorrentes.

Segundo Pacheco (1994) sendo a informao um recurso estratgico de que dispe as organizaes para o aumento de sua vantagem competitiva, importante que todos os nveis de estrutura organizacional possam compartilhar recursos, uma viso integrada e completa de sua gesto.

Tal sistema faria parte de um sistema maior, denominado por Rocha (1999) de Sistema de Informao para Gesto Estratgica que um conjunto formalizado, de recursos intelectuais, materiais, financeiros, tecnolgicos e de procedimentos para coletar, analisar e selecionar dados, gerar e transmitir informaes estratgicas. 2.5 Sistemas de qualidade, compartilhamento e segurana da informao

Segundo Nehmy e Paim (1998), vrios termos podem ser utilizados para abordagem da avaliao da informao de forma similar qualidade, mas o mais freqente deles o uso do valor como semelhante qualidade.

Ainda segundo autor, a importncia de um sistema de informao de qualidade essencial, porque ajuda a administrar todas as informaes geradas pela organizao de uma maneira segura e confivel.

Olaisen (1990) tambm ressalta a importncia da destinao e da oportunidade da informao, necessrias para fazer chegar informaes de qualidades para as pessoas certas da organizao, no tempo certo.

13

De acordo com autor acima, este ponto muito importante, porque caso contrrio a informao considerada desnecessria ou sem utilidade real para seu usurio.

De acordo com Wang (1993) diferentes usurios podem desejar padres de qualidade distintos e por isso diferentes aplicaes podem requerer dimenses diferentes para analise. Desta forma, a noo de qualidade depende do uso dos dados, ou seja, o que considerado adequado para um caso pode no ser para algum outro.

Para Gonalves (2002) a qualidade da informao pressupe a qualidade do dado, do sistema de informao e do ambiente computacional, para o autor um dos grandes desafios determinar pontos de controle para avaliar a qualidade do sistema depois de sua construo.

Ainda segundo o autor, cada sistema de informao possui uma cadeia de valor associada, ou seja, um conjunto de atividades que so executadas com o objetivo de produzir e transferir informao, sustentando o processo decisrio da organizao.

Para Barros (2005), escndalos recentes provenientes de alteraes de informaes das empresas foraram a criao de leis e norma que trazem s empresas motivaes adicionais para o tratamento do problema de segurana dessas informaes.

Para o autor acima, destaca a importncia segurana da informao nas organizaes, para gerar credibilidade preciso que seja confivel e segura, porque os usurios s vezes no tm cuidado em compartilhar as informaes da organizao, causando problemas e um desconforto muito grande. Por isso ter controle eficiente para controlar as informaes crucial, para que chegam ao seu destino com segurana e sigilo.

O problema maior das organizaes que no possuem um departamento ou rea especifica para lidar com a segurana das informaes, muito menos um profissional

14

capacitado para isso. Por isso muitas vezes sofrem grandes prejuzos, o que demonstra a necessidade de estratgias de segurana da informao nas organizaes, assim como sistema de informaes que ofeream este tipo de segurana.

2.6 Anlise da informao para cadeias colaborativas


O processo de anlise da informao para cadeias colaborativas ter os fornecedores, produtores, distribuidores e clientes fechados num relacionamento cooperativo, criando benefcios para cadeia e para cada participante. (SILVA, 2003, p.96)

O autor acima procura demonstrar que com isso a organizao consegue aumentar a sua produo e suas vendas, relacionando-se com fornecedores tornando-se numa arma estratgia muito significativa, pois cadeias de abastecimento comprometidas com a transparncia dos negcios alcanam redues de custos, uma ampla gesto das informaes e diminuem o tempo do fluxo financeiro do sistema.

Segundo OBrien (2003) sistema de informao conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicaes e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informaes em uma organizao. Ou seja, ter um conjunto organizado essencial para organizao para a empresa e ter um sistema informatizado que interagem nos meios de comunicao da organizao, interagindo as informaes junto com seus colaboradores e ajudando-os a resolver os seus problemas do dia a dia.

Para Avison e Taylor (1997) o planejamento e o desenvolvimento de um sistema de informao de uma organizao devem ser analisados sob os seguintes aspectos: estratgico (relacionados competitividade, posicionamento e diferencial de mercado); organizacional (necessidade de informao para a coordenao operacional e atendimento s demandas externas); econmicos (reduo de custos, melhoria de produtividade e ganhos financeiros); e capacitao da organizao na utilizao da tecnologia disponibilizada pelo sistema de informao. Desta forma, o

15

sistema de informao poder atender aos objetivos previstos, proporcionando melhoria e otimizao do processo decisrio.

De acordo com os autores acima informao tecnicamente um conjunto de componentes conjugados que recuperam, processam, armazenam e distribui informaes para ajudar na tomada de deciso dentro das organizaes. Com o isso o setor controle com ajuda do sistema de informao fornece as informaes necessrias para agilidade na tomada de deciso para cadeias colaborativas.

16

3 PROCEDIMENTOS METODLOGICOS
Nesta seo, sero apresentados os meios tcnicos utilizados para a obteno dos dados, definindo os instrumentos e procedimentos que sero necessrios para a anlise das trs fases do diagnstico empresarial. Ser feita uma apresentao da organizao, assim em cada diagnstico ser entrevistado um representante da organizao. 3.1 Sujeitos da pesquisa. As pessoas que sero entrevistadas na empresa so: GG - Gerente Geral - Sr X; GA Gerente de rea - Sr Y; GO Gerente de Operao - Sr Z.

3.2 Tipos de pesquisa A metodologia usada no desenvolvimento desse trabalho consistiu em uma pesquisa qualitativa descritiva de acordo com o tema em questo e com o objetivo de descrever, analisar, criticar e comparar as respostas obtidas atravs de entrevistas e observao no ambiente.

Segundo Michel (2005), a pesquisa qualitativa demonstra que os resultados dependem tambm do pesquisador, que analisa, interpreta, correlaciona situaes e fatos mediante coleta e interpretao dos dados, que devem ser analisados mediante um contexto, observando a lgica, a coerncia e a ligao entre as informaes.

De acordo com autora, a pesquisa qualitativa muito importante e depende muito do pesquisador em procurar ter uma viso sistmica na interpretao das informaes para observar de forma coerente os resultados.

Segundo Cervo e Bervian (2002), a pesquisa descritiva observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenmenos (variveis) sem manipul-los, buscando enxergar a melhor forma eficaz de entender os problemas da organizao, analisando e

17

relacionando os acontecimentos traando uma estratgia para entender os seus desafios e suas metas. 3.3 Mtodos

A pesquisa foi realizada atravs de entrevistas utilizando o mtodo comparativo na anlise das respostas obtidas que, de acordo com Michel (2005, p. 57): Este mtodo procede pela investigao de indivduos, classes, fenmenos e fatos (...) eficaz para tratar problemas que envolvem escolha e opo entre medidas, estratgias, tticas operacional, etc..

Para Cervo e Bervian (2002), observao forma de observar para adquirir capacidade suficiente para ter um conhecimento amplo e eficaz, conseguindo perceber as diferenas de um processo de forma atenta, precisa e exata. Desta forma o autor deixa clara a importncia em conhecer o processo da organizao, pois assim ter cincia de seus respectivos problemas e conseguir encontrar as solues necessrias.

Segundo Gil (1991), o estudo de caso caracterizado pelo estudo exaustivo e em profundidade de poucos objetos, de forma a permitir conhecimento amplo e especifico do mesmo. De acordo com autor, fazer um estudo de caso importante, pois assim possvel identificar os objetivos de forma eficaz que atenda a real necessidade da organizao.

3.4 Tcnicas de coleta de dados

Considerando-se a importncia em destacar e entender os seus principais desafios para se tornar uma grande empresa de minerao, identificaram-se as principais dificuldades e por outro lado as habilidades necessrias para confrontar os desafios.

Para Lakatos e Marconi (2001), as tcnicas so um conjunto de preceitos ou processos que a cincia utiliza para obteno de seus propsitos. Enquadram-se

18

entrevista, observao, questionrio, formulrio, medidas de opinio e atitudes entre outros.

O instrumento realizado para a coleta de dados na empresa foi realizado atravs de entrevista (semi-estruturada) a partir dos diagnsticos, direcionado aos gerentes, (GG - Sr. X, GA Sr. Y e GO Sr. Z), com perguntas discursivas. De posse dos resultados desta pesquisa apresenta-se a os diagnsticos a seguir.

19

4 DIAGNSTICO 1 Viso geral da empresa

O diagnstico empresarial e uma importante ferramenta para a organizao, pois sua realizao possibilita uma viso mais global e dinmica da organizao, com base na bibliografia estudada e na pesquisa de campo realizada informalmente com os gerentes da organizao. Foram apontados e tambm verificados em anlise documental como pontos fortes e fracos da organizao e alguns fatores que sero abordados nesta fase do trabalho no na empresa.
Nome: AFB Ramo: MINERAO Setor da economia: Indstria Extrativa Natures: Privado Produto principal: Minrio de Ferro Tamanho: Grande porte Estrutura: 9 setores, 240 funcionrios Localizao: Rua Guaicu, 20 Corao de Jesus BH - MG Idade: 80 anos

A AFB uma empresa nova, antes chamada de MMX Minerao e Metlicos nasceu em 2006 com um projeto grande e inovador para a rea de minerao em Minas Gerais, foi comprada pelo grupo AFB em agosto de 2008, quando passou a se chamar AFB.

A empresa AFB tem um dos maiores grupos em minerao e recursos naturais do mundo tm operaes na frica, Europa, Amrica do Sul e do Norte, Austrlia e sia, fala mais de 20 idiomas, est presente em mais de 30 pases e gera cerca de 110 mil empregos em todo o planeta.

A empresa trabalha muito para superar o desempenho de seus concorrentes na entrega de valor aos acionistas. Apesar de passar por dificuldades para atingir suas metas, com problemas relacionados a meio ambiente, governo e populao. A empresa procura sempre atravs de comprometimento e com uma cultura forte, gerenciar da melhor maneira seus custos e sua produtividade.

Os seus principais concorrentes na atualidade so a Vale e BHP que so as maiores mineradoras do mundo. A BHP, que hoje ocupa a primeira posio no ranking; em segundo lugar vem a Vale que a maior mineradora do Brasil. A empresa AFB

20

ocupa a quinta posio, mas procura sempre trabalhar forte e superar os obstculos para conseguir alcanar os objetivos.

O projeto do Mineroduto Minas-Rio que desenvolvido na empresa hoje o maior Mineroduto de transporte de minrio do mundo, com 525 km de extenso, passar por 33 municpios nos estados de MG e RJ. Por sua grande extenso territorial o Mineroduto passa por vrios municpios, fazendas, residncias e com isso gera grandes dificuldades, pois precisam tratar com diversos superficirios, tem que negociar o local onde vai passar o mineroduto, valores com os proprietrios, com isso gerando resistncias. Alm de precisar de autorizaes de vrios rgos ambientais, como o IBAMA e FEAM.

A empresa AFB possui em todos os seus setores todas as funes e autoridades definidas atravs de organogramas setoriais. Cada gestor tem autonomia dentro de sua rea suficiente para resolver os problemas enfrentados no dia a dia.

Existe na empresa manual de normas e procedimentos, o setor de qualidade o responsvel pela atualizao e criao dos mesmos. O setor de comunicao o responsvel pela divulgao. De acordo com autor Oliveira (2006), o sistema de informaes pode ajudar as empresas a ser como um conjunto de partes que interagem entre si, integrando-se para armazenagem de dados e gerar informaes com o objetivo de contribuir na tomada de deciso.

Atualmente existe uma programao anual de gastos por setor, que feita pela equipe de planejamento oramentrio de cada setor da empresa. O oramento feito atravs de previso das necessidades de gastos de cada rea, tendo como base detalhamento dos projetos e cronogramas com as tarefas que sero executadas no perodo. Os participantes das definies so as equipes de oramento e gerentes da rea.

Os empregados tm autonomia nos processos desenvolvidos, atravs de reunies setoriais ou diretamente com os gestores responsveis, os empregados podem sugerir mudanas nos processos de acordo com o projeto.

21

Na distribuio de tarefas existe uma definio de cargos e funes, onde so considerados os pr-requisitos as tarefas que podero ser executadas pelos colaboradores, de acordo com sua formao competncia e experincia.

A empresa possui vrios formulrios padronizados, atendendo s necessidades da organizao de forma a facilitar os trabalhos a serem bem desenvolvidos. Os setores responsveis pela criao destes formulrios padronizados so os setores de qualidade e processo juntamente com o setor de tecnologia da informao.

A empresa conta os sistemas mais informatizados do mercado para atender as necessidades da organizao, com isso conta com GED Gerenciamento eletrnico de documentos, SAP Planejamento de recursos empresarias, ERP Sistema integrado de gesto empresarial, GIS Sistema de informao geogrfica e Primavera programa para desenvolver cronograma e acompanhamento de projetos.

22

5 DIAGNSTICO 2 Setor de TI tecnologia da informao (nvel ttico)

Nome: Tecnologia da Informao Produto principal: Sistemas PW, SAP, GIS e GED Estrutura: 1 chefe, 4 funcionrios Natureza: Privado Clientes Internos: Engenharia, Planejamento e Obras Fornecedores internos: Projetistas, DFS desenhos de fornecedores e topografia

De acordo com o entrevistado, as atividades exercidas pelo setor so dar suporte aos setores, resoluo dos problemas relacionados aos seus sistemas de projetos, contratos e ERP, pois o setor de TI no so apenas dar suporte aos usurios, mas sim alinhar as informaes da empresa de forma segura, viabilizando os seus sistemas para atender a reais necessidades da organizao. Ou seja, ser importante para empresa na tomada de decises e ajudando a organizao alcanar os seus objetivos.

Para Oliveira, os sistemas de informaes podem ajudar as empresas a serem como um conjunto de partes que interagem entre si, no qual o objetivo principal contribuir para a tomada de deciso, organizao e agilidade em suas informaes, para que assim os seus gestores podem sair na frente na execuo de suas tarefas de forma eficaz e que para o resultado final seja satisfatrio.

O entrevistado afirmou que as informaes dentro da empresa so tratadas de forma segura com normas e procedimentos que garantem a integridade das informaes; com isso, a empresa conta com ferramentas de segurana eficientes que ajudam neste processo.

Geralmente as empresas no se preocupam com est segurana em seus sistemas, no fazendo backup e nem preocupando com a segurana de suas informaes, como isso sofre grandes perdas e prejuzos, ou seja, quando precisa resgatar essas informaes, ai ela percebe a real necessidade de estratgias de segurana da informao em sua organizao. Portanto manter um sistema de informaes que

23

oferea segurana para o seu usurio, clientes e fornecedores que essencial no mercado atual.

De acordo com entrevistado, o setor de TI atende grande demanda de servios, apesar de contar com empresa terceirizada que d suporte no atendimento dos chamados, mesmo assim este apoio no o suficiente, devido grande quantidade de servios.

Mesmo com todas as dificuldades, o setor procura sempre ajustar os sistemas, buscando sempre verses atualizadas que visam melhorar a qualidade nos processos de acordo com a necessidade de cada setor, que, s vezes, no se preocupam em fornecer as informaes necessrias ou indicar alguns softwares que atendem melhor as suas necessidades. De acordo com entrevistado, os benefcios que o setor oferece para empresa so grandes, devido praticidade que os seus sistemas oferecem. A segurana nas informaes essencial para desenvolver os trabalhos de forma rpida e segura, porque melhora significamente a qualidade dos servios. Utilizar sistemas sofisticados traz uma praticidade muito grande para empresa, pois so ferramentas que traz a inovao para os empregados na execuo de suas tarefas.

Portanto, est integrao entre pessoas, tecnologias e processos tm como objetivo viabilizar os seus servios de forma alinhada com a organizao, procurando sempre interagir o setor de TI com os outros setores da organizao.

De acordo com entrevistado, os problemas enfrentados pelo setor TI so a sobrecarga nos sistema no carregamento, pois todos os projetos, normas e procedimentos ficam armazenados neste sistema, por isso gera atraso na atualizao e processamento das informaes, como ficam armazenadas nos servidores, faz com que a rede fique lenta atrasando na execuo dos servios. Outro problema enfrentado pelo setor a falha no cumprimento de requisitos bsicos, como o usurio respeitar as normas, procedimento, e preencher corretamente os formulrios de abertura de chamados para atendimento interno e externo. Isso acaba gerando atrasos na resoluo dos problemas, gerando insatisfao do usurio.

24

s vezes o empregado acha que a empresa tem obrigao de adivinhar qual o erro, problema que est causando a falha no sistema, neste caso, ele como operador tem que entender as funes bsicas de sua ferramenta de trabalho, para aturar quando houver alguma falha.

A estratgia utilizada pelo setor TI sempre sair na frente de outros setores na busca de novas ferramentas, inovaes com sistemas inteligentes que ajudam. Analisar e desenvolver melhor as necessidades da organizao, para que, desta forma, consiga atender de maneira eficaz estratgica de negcio da empresa.

Portanto, o entrevistado deixa clara a importncia em traar uma estratgia eficaz e eficiente para alcanar os objetivos da empresa, com isso alinhar as necessidades. Para Oliveira, usar as ferramentas computacionais e mtodos para gerenciar as informaes importante, porque a integrao entre os sistemas faz com que numa mesma tela ou relatrio possa obter o conhecimento de todas as reas da empresa.

De acordo com o entrevistado, o setor de TI busca sempre sistemas e ferramentas que ajudam os seus clientes no desenvolvimento dos seus trabalhos. Toda vez que um sistema solicitado para atender um setor ou uma rea especifica, feita uma interface entre os setores, buscando o melhor sistema ou mtodo que atenda necessidade de cada um; com isso, traz para empresa um Sistema que trar benefcios para organizao como um todo.

Neste caso ele tem toda razo, porque com sistema que ajuda no desenvolvimento dos trabalhos importante no resultado final para alcanar os seus objetivos. De acordo com Rezende (2005) o avano da tecnologia de informao nos ltimos anos vem permitindo s empresas executarem operaes que antes no era possvel desenvolver, mas com a ajuda da tecnologia. Atualmente, existem vrios exemplos de empresas que utilizam a TI para obter redues em seus custos ou at mesmo gerar vantagem competitiva para organizao.

O entrevistado informa que o setor desenvolve um controle especfico que atravs do nmero do chamado, que um servio que solicitado para o setor e o mesmo

25

gera um nmero de chamado para controle para executar o atendimento, possvel rastrear os principais erros e problemas. Com isso, possvel fazer um levantamento para amenizar estes erros, reduzindo o nmero de chamados, trabalhando no foco do problema, desenvolvendo melhor os sistemas com novas atualizaes que desenvolvidas com ajuda de outros setores atendem a real necessidade do setor.

A integrao do setor com outros setores boa, apesar de que, s vezes, acaba gerando algum estresse por causa de algum problema, ou, assunto mal resolvido, mas que acaba chegando ao ponto comum e todos procuram a melhor maneira de resolv-lo. A cobrana comum, porque, para desenvolver o seu trabalho, o colaborador necessita das informaes de forma rpida, no podendo gerar atrasos.

O que acontece geralmente quando recebem os projetos atualizados um setor no passa essa informao para os demais, que estes projetos esto disponveis no sistema, para justificar a falta de comunicao colocar a culpa no sistema pelo atraso. Neste caso isso no pode acontecer; porque tem que deixar as partes envolvidas e avisadas para quando os projetos atualizados estiverem disponveis no sistema, para no gerar estresse por ambas as partes.

De acordo com entrevistado essencial para o setor de TI possuir os planos de negcios pr-estabelecidos para o sucesso de todos, pois possuindo uma estratgia alinhada possvel compartilhar as informaes para toda organizao, agindo desta forma aumentar as possibilidades de atingir as metas e alcanar os objetivos estabelecidos.

No mercado globalizado a interao entre os setores muito importante, o que garante o sucesso das grandes organizaes. Desta forma, o gestor tem que estar atento com as oportunidades, para que com isso possa aumentar a sua produo e suas vendas, relacionando-se com fornecedores tornando-se numa arma estratgia muito significativa, pois empresas comprometidas com as transparncias dos negcios alcanam redues de custos, uma ampla gesto das informaes e diminuem o tempo do fluxo financeiro do seu sistema.

26

6 DIAGNSTICO 3 Anlise de um Processo


Nome: Atualizao do sistema PW (controle de projetos) Produto principal: Engenharia do Mineroduto Rotina do processo: Projetos/Normas/Procedimentos Atividades: recebimento de projetos, rea de transferncia via web, projetos separados de acordo com a sua disciplina, gerar relatrios para operao, controla e gerenciar todos os projetos liberando para engenharia. Clientes internos: engenharia / operao

ATIVIDADES QUE TOMAM MAIS TEMPO

No processo analisado percebe-se a atividade que mais toma tempo o cadastramento dos projetos no sistema. Est atividade a mais demorada por ser uma atividade principal do programa, pois tem uma grande importncia no processo, porque o inicio do trabalho onde o sistema atualiza dos projetos recebidos no seu banco de dados.

Analisa-se tambm referente ao tempo de atualizao, o momento que os projetos so cadastrados no sistema e substituem os projetos revisados, est atualizao destes projetos demandam muito tempo e consomem muito tempo, conclui que seja porque o sistema carrega muito o servidor na hora atualizaes, pois o setor trabalha com sistema de informaes para atender toda engenharia.

ATIVIDADES QUE DEVERIAM TOMAR MAIS TEMPO

Neste processo a atividade que deveria tomar tempo seria a atualizao dos projetos de acordo com as disciplina civil, eltrica e mecnica, porque um trabalho muito importante, por se tratar das informaes essenciais para o desenvolvimento dos projetos e no podem trabalhar com projetos desatualizados. Segundo a anlise percebe-se que estas atividades de atualizao destes projetos importante, pois tem que ser atualizadas de acordo com os projetos, para que no corram o risco de desenvolver os trabalhos com projetos desatualizados.

27

TAREFAS QUE PODERIAM SER SUPRIMIDAS

As tarefas como preenchimento das guias de remessa de documentos, podem ser retiradas, porque o sistema pode ser otimizado para preencher automaticamente estes documentos, ganhando tempo na validao dos projetos recebidos via web. Isso que facilitaria no desenvolvimento de outras atividades, ganhando mais praticidade do sistema, pois atravs dessas novas ferramentas ser possvel preenchimento dos arquivos em Excel automaticamente, com isso sobrando tempo para verificar os documentos recebidos. TAREFAS ESSENCIAIS QUE DEVERIAM SER REALIZADAS

Percebe-se que neste processo todas as tarefas so essenciais e esto sendo desempenhadas, desde o recebimento dos projetos seguindo todas as prximas etapas do processo do recebimento dos projetos at a entrega para engenharia e operao.

TEMPO GASTO ESTAR SENDO COMPATIVEL COM A IMPORTANCIA

Analisa-se que em geral o tempo para as atividades est bem distribudo em relao ao seu grau de importncia, exceto a atividade de apresentao das polticas e cultura da empresa que possui um grau de importncia alto e um tempo gasto de execuo relativamente baixo. Porque o interessante seria desenvolver as atividades por grau de importncia, tipo o que urgente e o que pode ser desenvolvido com mais tempo, para com isso tratar as tarefas de acordo com a sua importncia. CAPACITAO TECNICA COMPATIVEL COM AS TAREFAS

Percebe-se que o setor prioriza a formao acadmica de alguns, mas h outros que esto desenvolvendo atividades de acordo com seus conhecimentos. Sugere-se capacitao ou treinamentos dos usurios para que estes no fiquem ociosos, para que com isso desenvolvam apenas a as tarefas que tenham relao com atividade.

28

TAREFAS EM DUPLICIDADES

Verifica-se que no h duplicidade de tarefas, uma vez que a execuo feita a tarefa sai da pendncia do setor, porque o sistema registra o processamento da tarefa e o usurio que est executando, com isso no risco de ser feito novamente. Desta forma evita a duplicidade nas execues das atividades ajudando a desenvolver a tarefa de forma eficiente. DISTRIBUIO DO TRABALHO

Verifica-se na execuo do trabalho que as atividades so disponibilizadas no sistema e cada usurio vai executando as tarefas de acordo com a disponibilidade no sistema, com isso a distribuio do trabalho depende com a agilidade de cada usurio. Porque s vezes acaba que um usurio acaba executando mais tarefas que outros, com isso provoca um estresse por parte de alguns, que acaba trabalhando mais que outros. O ideal seria a separao correta das atividades de acordo com cada usurio, para que no trabalhem nem pouco e nem a mais que os demais, para que assim no sobrecarregue a equipe. COMPATIBILIDADE ENTRE OS CARGOS E AS ATIVIDADES

Acredita-se que existe sim equanimidade na distribuio do trabalho pelos empregados, nesta questo todos os funcionrios so cooperativos, alm de existir o trabalho em equipe. H igualdade e distribuio de tarefas onde todos tm que cumprir com suas obrigaes e desempenhar da melhor forma possvel visando qualidade na execuo das tarefas. Nota-se que a empresa preza muito pela qualidade das atividades e seu resultado final dos seus servios. SOBRECARGA OU OCIOSIDADE

Percebe-se que no existe sobrecarga na organizao, apesar de que alguns usurios nem sempre executam o seu trabalho de acordo com os demais, acaba que alguns trabalham mais que outros, o ideal seria uma distribuio correta das

29

tarefas de acordo com cada usurio, separando os trabalhos igualmente para todos, para que com isso no gerar insatisfao com os outros usurios.

Com relao ociosidade no setor, pode-se dizer que no existe, pois na empresa a quantidade de servios e demandas grande, ressalta-se muito a importncia de um sistema eficaz na execuo de suas tarefas o que ajuda muito no desenvolvimento dos trabalhos.

30

7 CONSIDERAES FINAIS
Aps o estudo da empresa de minerao, pode-se diagnosticar a viso geral da empresa, da parte administrativa, setor escolhido e do processo, podendo sugerir melhorias e mudanas que podero ser acatadas ou no em alguns aspectos. De uma forma geral, estas mudanas podero ocasionar a continuidade no desenvolvimento e no crescimento da organizao se destacando entres as empresas do ramo de minerao. VISO DA EMPRESA Diagnstico 1

Numa uma viso geral da empresa, conclui-se que organizao tem uma estrutura organizada que busca alcanar os melhores resultados para ser tornar uma empresa destaque no cenrio mundial. Visto que se trata de uma empresa que buscar melhorar as suas normas e seus procedimentos, analisando o diagnstico um foi possvel percebe-se que a empresa estar no caminho certo, precisando melhorar apenas no quesito de sua gesto que possui uma rotatividade muito grande.

Como uma empresa que busca sempre a qualidade e cumprimento de suas normas, se torna uma empresa rigorosa no aceitando falhas. Com isso os seus gestores ficam pressionados afetando o seu desempenho. Neste caso, a organizao deve investir na capacitao dos seus gestores com treinamentos, cursos e capacitao de seus profissionais, com isso aumentara o desempenho deles e com conseqncia o rendimento e o crescimento de toda organizao, uma vez que com um gestor capacitado e motivado capaz de desenvolver os seus conhecimentos e suas tcnicas em prol da empresa.

O consultor organizacional deve ter uma viso ampla da organizao, porque no estar envolvido no dia a dia da empresa, alm de sugerir mudanas que pode modificar toda a estrutura da organizao. Com isso conclui-se que a organizao estudada precisa e j estar passando por um processo de consultoria organizacional para modificar no s o setor estudado, mas sim toda a estrutura organizacional no geral.

31

VISO DO SETOR Diagnstico 2

No ponto de vista das organizaes que atuam na rea minerao que sempre buscam melhorar seus sistemas para se destacar no mercado atual, procurando atender todas as suas demanda de forma eficaz e eficiente. Por isso a importncia em capacitar os seus setores com as melhores ferramentas e tecnologias para ajudar no desempenho de suas atividades.

O setor analisado percebe-se que o seu gerente bem focado no seu servio principal, mas preciso investir em ferramentas para melhorar o funcionamento e a qualidade dos sistemas que so usados, com isso ganharem tempo para fazer uma anlise melhor das tarefas.

Devido ao tempo que acarreta a lentido do sistema, percebe-se que alguns de seus usurios ficam ociosos, devido espera na verificao do sistema. Por isso a necessidade em desenvolvimento e crescimento da eficincia dos programas, importante para os seus setores. No mercado atual o gerente tem que perceber essa necessidade, para com isso melhorar os seus procedimentos, normas e gerenciamento para que com isso melhorar o desempenho do seu setor. Essas atividades que o setor de Tecnologia de informao exerce so fundamentais para o bom andamento e funcionamento de todos os sistemas.

Verifica-se que para a inovao e a criatividade so fundamentais para o setor sempre buscar solues que ajudam e melhore o bom funcionamento de seus sistemas, por isso a necessidade de capacitar os seus funcionrios com muita determinao, treinamento fundamental para o seu bom desempenho. Isso faz com que esses profissionais desenvolvam de forma eficiente e eficaz suas atividades, desta forma tendo um ganho significativo, no apenas em um setor, mas sim em todos os setores da empresa.

VISO DO PROCESSO Diagnstico 3

O processo desenvolvido no diagnostico que foi analisando, buscou atravs da anlise entender melhor suas atividades, deste modo foi possvel analisar como um

32

todo o seu fluxo, suas funes e sua importncia para o setor. Apesar de ser muito eficiente em ajudar a empresa na execuo do gerenciamento dos projetos. O Sistema utilizado poderia ter um servidor exclusivo para melhorar o seu desempenho, por se tratar de um sistema importante na execuo das suas tarefas dentro do setor. O sistema fica em um servidor geral com todos os outros que a empresa possui, se o mesmo tivesse um servidor exclusivo, o ganho com desempenho seria fundamental e essencial para o seu funcionamento. Pois o sistema ganharia com agilidade e rapidez no processamento, com isso ganharia tempo na execuo e no gerenciamento dos projetos.

Portanto o desenvolvimento do processo na organizao tem que ser desenvolvido com praticidade e com uma interao de acordo com seus usurios, por isso que preciso ter uma viso sistmica do processo e suas principais funes fundamental, pois s desta forma possvel desenvolver melhor as suas funcionalidades de acordo com a sua demanda.

Muitas empresas pecam s vezes, por sequer conhecem as funes principais de seus programas, percebendo apenas quando acontece algum erro que afetam no resultado final, com isso at solucionar o problema ou sugerir uma soluo perde muito tempo, pois ter que entender todas as suas funes e com isso acarreta em mais perda de tempo. No diagnstico desenvolvido percebe-se que a empresa preocupa em entender a importncia em validar os documentos no sistema pelos usurios, por causa do tempo que gasto nessa atividade, pois o tempo que gasto poderia ser aproveitado em outro servio. O ideal seria desenvolver um treinamento com a rea responsvel pelo o bom funcionamento do sistema e seus usurios, pois se trata de uma ferramenta que ambos os lados tem que conhecer bem as suas principais funes.

As organizaes que se preocupam com o bom desempenho de seus sistemas sobressaem frente aos seus concorrentes, pois estas interagem com os processos da empresa, com o setor de informao e trazem um ganho muito grande. Alm de ajudar a alcanar os seus principais objetivos com qualidade da informao precisa e rpida, para que desta forma almejar o bom funcionamento do sistema como um

33

todo, pois o que adianta investir nas ferramentas adequadas, e no conseguir execut-las de forma correta.

A realizao deste trabalho proporcionou um grande aprendizado a respeito das atividades executadas no conhecimento adquirido atravs de desenvolver

diagnsticos, pois ajuda a entender melhor os seus processos organizacionais. Visto que este processo exige do administrador uma viso ampla do mercado em que a empresa est inserida e tambm a capacidade de compreender a organizao e seus processos.

34

REFERNCIAS
Avison, D. E. & Taylor, V., 1997. Information Systems Development Methodologies: a Classification According to Problem Situation. Journal of Information Technology, Vol. 4, No. 3, pp 73-81. BANZATO, Eduardo: Tecnologia da informao aplicada logstica. So Paulo: IMAM, 2005. BARROS, Augusto Quadros Paes de. Tese (Doutorado em Cincia da Informao) - Departamento de Cincia da Informao e Documentao, Universidade de Braslia, Braslia, 2006. Tendncias do mercado de servios de segurana da informao. 2006. Disponvel em: <http://www.paesdebarros.com.br/artigo.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2012. 6p. 11 BATISTA, Emerson de O. Sistemas de Informao. O uso Consciente da Tecnologia para Gerenciamento So Paulo: Editora Saraiva, 2004. CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia cientfica. 5. ed. So Paulo: Prentice Hall, 2002. 242 p. DRUCKER. Peter F. Introduo a administrao. So Paulo: Pioneira, 1998. Ferramentas para o crescimento. Revista HSM Management. N.43 maro a abril de 2004 GONALVES, J. P. (2002) - Desempenho Organizacional. In Semanrio Econmico, n 815 KOTLER, P, ARMSTRONGK.: Princpios de Marketing. 9 ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos metodologia cientfica. 4.ed. So Paulo: Atlas, 2001. 238 p. de

MICHEL, Maria Helena Metodologia e pesquisa cientifica em cincias sociais So Paulo: Editora Atlas, 2005. MICHEL, Maria Helena; Organizao, Sistemas e Mtodos e a Sociedade do Conhecimento: administrando empresas no sculo XXI; Caderno do Aluno, Centro Universitrio UNA, cap. 5, pg. 74-89, 2004 O`BRIEN, James A. Sistemas de Informao e as Decises Gerenciais na Era da Internet. So Paulo: Editora Saraiva, 2004. OLIVEIRA, Djalma Pinho Rebouas de. Planejamento estratgico: conceitos, metodologia e prtica. 6 ed. So Paulo: Atlas, 2006.

35

PAIM, Isis, NEHMY, Rosa Maria Quadro. Questes sobre a avaliao da informao: uma abordagem inspirada em Giddens. Perspectivas em Cincia da Informao, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 81-95, jul./dez. 1998. WANG, J. (1993), "Intertemporal Asset Prices under Asymmetric Information" (University of Pennsylvania, Ph.D. Dissertation). Disponvel em: http://web.mit.edu/wangj/www/pap/Wang93 Acesso em 02 de Maio de 2012.

36

ANEXO A Cadastro do aluno ANEXO B Termo de compromisso de estgio curricular supervisionado ANEXO C Formulrio QDT utilizado no diagnstico 3
N ordem Descrio das atribuies/tarefas Frequncia Tempo gasto

OUTRAS relacionar as tarefas executadas consideradas de menor importncia, ou realizadas em carter eventual, sem informao de tempo e frequncia

PROBLEMAS/SOLUES relacionar os principais problemas enfrentados na execuo das tarefas / solues propostas (indefinio de papis, atrasos, execuo errada, informao incompleta, etc)

37

APNDICE A Roteiro da pesquisa de campo

1. Quais as atividades que o setor de TI exerce na organizao?

2. Como so tratadas as informaes dentro da empresa?

3. Quais as principais dificuldades do setor de TI?

4. Quais os benefcios que o setor TI oferece para organizao?

5. Quais os problemas enfrentados pelo setor no seu dia a dia?

6. Que aes, estratgias que setor de TI utiliza para alinhar as necessidades de negcio da organizao?

7. Quais as ferramentas que o setor de TI usa para atender os clientes internos?

8. Como o setor de TI desenvolve um controle eficaz nas operaes de seus servios?

9. Qual a integrao do setor de TI com outros setores da organizao?

10. Quais os fatores crticos de sucesso do setor na organizao?

Das könnte Ihnen auch gefallen