Sie sind auf Seite 1von 23

Escola de Administrao Fazendria

CONCURSO PBLICO SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL 2002.2

Auditor-Fiscal da Receita Federal


Nome:

ESPANHOL
INSTRUES
o

P.1

N Inscrio:

1 - Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. 2 - O CARTO DE RESPOSTAS no ser substitudo e deve ser assinado no seu verso. 3 - DURAO DA PROVA: 4h30min, includo o tempo para preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. 4 - Neste caderno, as questes esto numeradas de 01 a 60, seguindo-se a cada uma 5 (cinco) opes (respostas), precedidas das letras a, b, c, d e e. 5 - No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas por seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrfica (tinta azul ou preta), toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar seus limites. 6 - No amasse nem dobre o CARTO DE RESPOSTAS; evite usar borracha. 7 - Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. 8 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita ateno, pois qualquer reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso no ser aceita depois de iniciada a prova. 9 - Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). 10 - Por motivo de segurana, somente durante os trinta minutos que antecedem o trmino da prova, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.8 do edital. 11 - Entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala, quando de sua sada, que no poder ocorrer antes de decorrida uma hora do incio da prova; a no-observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso. 12 - Este caderno de prova est assim constitudo: Disciplinas Lngua Portuguesa Espanhol Matemtica Financeira e Estatstica Bsica tica na Administrao Pblica Questes 01 a 20 21 a 30 31 a 45 46 a 60 Peso

Boa Prova

www.pciconcursos.com.br

LNGUA PORTUGUESA O trecho abaixo serve de base s questes 01 e 02. Questo velha, polmica e controvertida, que constitui obstculo ao das autoridades administrativo-tributrias, mas que sempre viva e exacerbadamente atual, a do sigilo bancrio, pois frente ao crdito tributrio e ao Fisco, aquele como um bem pblico relevante e indisponvel e este na busca de cumprir os objetivos a que se destina de aferir a real capacidade contributiva, arrecadar tributos, promover a igualdade e a justia fiscal, colocam-se a preservao e a garantia dos direitos fundamentais inviolveis de privacidade e intimidade inerentes s pessoas dos contribuintes.
(Mary Elbe G. Q. Maia, A inexistncia de sigilo bancrio frente ao poder-dever de investigao das autoridades fiscais, Tributao em Revista, julho/setembro de 1999)

02- Assinale a proposio nuclear do texto, aquela que contm a idia-sntese em torno da qual se desenvolve sinttica e semanticamente o pargrafo. a) Questo velha, polmica e controvertida a do sigilo bancrio frente ao crdito tributrio e ao Fisco. b) Frente ao crdito tributrio e ao Fisco, colocase a questo do sigilo bancrio como um obstculo ao das autoridades administrativo-tributrias. c) Por ser um bem pblico relevante e indisponvel, o crdito tributrio deve preservar e garantir o direito de privacidade do contribuinte. d) A preservao dos direitos fundamentais de privacidade dos contribuintes frente ao crdito tributrio e ao Fisco deve ser colocada na discusso da questo do sigilo bancrio. e) Na tarefa de cumprir os objetivos de aferir a capacidade contributiva, arrecadar tributos e promover a igualdade e a justia fiscal, o Fisco deve preservar e garantir a questo do sigilo bancrio dos contribuintes.

01- Assinale a opo que d continuidade ao trecho, preservando a coerncia, a coeso e a progresso das idias. a) No seu mago, o que exsurge a discusso acerca dos interesses pblicos frente aos interesses privados e qual deles dever prevalecer. b) No cerne da questo, desponta a dicotomia entre um sistema fortemente estatal e o poder fiscalizador da sociedade organizada. c) Em suma: trata-se de questionar at que ponto a quebra do sigilo bancrio vai contribuir para revelar eliso fiscal e evaso de divisas. d) Torna-se, assim, fundamental discutir sob o manto da tica a questo da inexistncia de sigilo bancrio em estados democrticos de direito. e) A despeito disso, no basta conceder s autoridades fiscais o poder-dever de investigao, se no se lhes faculta o direito fundamental inviolvel de privacidade.

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2

ESPANHOL - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

Leia o texto abaixo para responder s questes 03 e 04. Em artigo publicado na dcada de noventa, o professor Paul Krugman explicava que todos aqueles pases que falavam ingls haviam tido um desempenho econmico acima da mdia de seus vizinhos e que o ingls estava se tornando rapidamente a lngua franca dos negcios, do turismo e da internet. Assim, os processos de fuso de empresas, to comuns naquele tempo, s teriam sucesso se utilizassem o ingls como lngua de integrao das corporaes. Essa viso nos preocupou quando resolvemos integrar todas as reas de consultoria espalhadas pela Amrica Latina em uma nica diviso de consultoria. Mas ficou uma pergunta no ar: que lngua oficial adotar? O espanhol ou o portugus acirraria a rivalidade que j era bastante grande no campo dos esportes. Adotar o ingls teria a vantagem da neutralidade e da facilidade de interao com nossos colegas de outras regies, mas com perda significativa na agilidade da comunicao e no andamento das reunies. Foi adotada ento uma postura nica: haveria trs lnguas oficiais. Essa pequena sutileza significava, na verdade, que todos eram obrigados a entender as trs lnguas, mas poderiam se expressar no idioma em que se sentissem mais vontade. Hoje, cinco anos depois, sentimos que essa deciso foi fundamental para o nosso processo de integrao, e a lio aprendida que muitas vezes a criatividade local pode ser mais efetiva que verdades importadas.
(Jos Luiz Rossi, Integrao cultural na Amrica Latina, CLASSE ESPECIAL, 89/2001, com adaptaes)

d) Preserva-se a correo gramatical do texto e o sentido do adjetivo da estrutura com perda significativa(l.21 e 22) ao substitu-la por significaria perder. e) Mantm-se a estrutura sinttica de voz passiva e a idia de passividade ao empregar Adotou-se em lugar de Foi adotada(l.23 e 24). 04- Marque a opo em que, de acordo com as idias do texto, existe uma relao de condio do tipo Se X ento Y a) X = falssemos ingls Y = teramos desempenho econmico acima da mdia b) X = adotssemos ingls como lngua oficial Y = agilizaramos a comunicao c) X = empregssemos espanhol ou portugus Y = exacerbaramos a rivalidade d) X = houvesse trs lnguas oficiais Y = teramos facilidade de interao com outras regies e) X = entendssemos as trs lnguas Y = deveramos nos expressar nas trs lnguas

10

15

20

25

30

03- Marque a opo incorreta a respeito do emprego das estruturas lingsticas do texto. a) As duas ocorrncias da conjuno que(l.3 e 5) tm a funo de demarcar o incio das duas oraes ligadas por e(l.5), mas, sintaticamente, o segundo que pode ser omitido. b) A preposio em(l.14), exigida pelas regras de regncia do verbo integrar(l.13), pode sofrer contrao com o artigo que a segue, sem prejudicar a correo e as idias do texto. c) Para preservar a correo gramatical, se fosse usada a expresso Ao se adotar, em lugar de somente Adotar(l.19), seria obrigatria a mudana de teria(l.19) para haveria.
Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2 3 ESPANHOL - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

05- Julgue as proposies a respeito do texto como verdadeiras (V) ou falsas (F) para, em seguida, marcar a opo correta. Desde que cheguei a Braslia me intriga o panorama da economia do Distrito Federal. que a permanncia das ento futuras geraes de brasilienses na sua terra dependeria 5 das condies de atrao do mercado de trabalho local para fixao da crescente oferta de mo-de-obra em geral. A configurao da cidade administrativa, onde tudo gira em funo do majoritrio segmento da classe 10 mdia de burocratas federais e locais, com a completa ausncia de vida industrial, poderia no sobreviver ao esgotamento natural do modelo de economia estatal. Desde o incio, tratava-se, como se trata ainda, de uma eco15 nomia do contra-cheque. Essa caracterstica, aliada da Braslia centro de decises, provavelmente a tenha marcado, fantasiosamente, como uma ilha da fantasia.
(Edgard Proena, Correio Braziliense, 15/07/2002, com adaptaes)

06- Analise as propostas e assinale a opo que indica alteraes corretas para o trecho abaixo. importante mencionar que em 99,99% dos casos em que as autoridades fiscais tm acesso s movimentaes bancrias dos contribuintes, e lhes permitida a to referenciada quebra do sigilo bancrio, so apuradas irregularidades. Entretanto, somente exsurge a lide tributria que exige o contraditrio e ampla defesa quando aps a formalizao do lanamento o contribuinte, inconformado, tempestivamente apresenta impugnao ou defesa contra o ato administrativo por meio do qual se exterioriza a exigncia do crdito tributrio (...).
Mary Elbe G. Q. Maia, A inexistncia de sigilo bancrio frente ao poder-dever de investigao das autoridades fiscais, Tributao em Revista, julho/setembro de 1999 (sinais de pontuao suprimidos).

Propostas: 1) Colocar uma vrgula aps o verbo mencionar. 2) Colocar aspas na expresso quebra do sigilo bancrio. 3) Separar com duplo travesso a orao que exige o contraditrio e ampla defesa. 4) Manter separada por dupla vrgula a expresso aps a formalizao do lanamento. 5) Colocar entre parnteses o segmento ou defesa contra o ato administrativo. Esto corretas as propostas: a) b) c) d) e) 1, 2 e 4 1, 3 e 4 1, 4 e 5 2, 3 e 5 2, 3 e 4

( ) O autor demonstra, pela argumentao do texto, no estar muito de acordo com aqueles que chamam Braslia de ilha da fantasia. ( ) A expresso panorama da economia do Distrito Federal(l.2) representa, num esquema de tpicos e subtpicos, o tpico superior ao qual se vinculam os argumentos do autor. ( ) Pelo emprego da forma verbal dependeria(l.4), o autor sugere que sua idia inicial no se concretizou, como demonstra no final do texto. ( ) O advrbio ento(l.3) situa temporalmente as futuras geraes(l.3 e 4) em referncia ao tempo em que o autor chegou a Braslia. A seqncia correta : a) b) c) d) e) V, V, F, F, V, V, F, V, F, V, F, V, F, V, V, V F V V V

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2

ESPANHOL - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

07- Indique o perodo capaz de preencher o espao assinalado por [...] com clareza, correo gramatical, alm de respeitar a coerncia de idias e obedecer direo argumentativa do segmento transcrito. [...] Isso exatamente porque esse binmio, fundamental para o crescimento intelectual e social do indivduo, tem hoje a sua concepo terica ampliada do ponto de vista dos cientistas sociais e analistas de recursos humanos, ao reconhecerem acertadamente que, alm da conquista pessoal, a sade e a educao representam um investimento certo tambm no desenvolvimento coletivo.
(Lourdes Maria Frazo de Moraes, Correio Braziliense, 08/08/2002)

08- Assinale a opo que no constitui uma inferncia das idias do trecho abaixo. Na tentativa de explicar a ocorrncia de fome nos pases subdesenvolvidos, surge, aps a Segunda Guerra Mundial, a teoria demogrfica neomalthusiana, logo perfilhada pelos pases desenvolvidos e pelas elites dos pases subdesenvolvidos. Segundo essa teoria, uma populao jovem numerosa, resultante das elevadas taxas de natalidade verificadas em quase todos os pases subdesenvolvidos, exige grandes investimentos sociais em educao e sade. Com isso, diminuem os investimentos produtivos nos setores agrcola e industrial, o que impede o pleno desenvolvimento das atividades econmicas e, portanto, da melhoria das condies de vida da populao. Ainda segundo os neomalthusianos, quanto maior o nmero de habitantes de um pas, menor a renda per capita e a disponibilidade de capital a ser distribudo pelos agentes econmicos.
(Eustquio de Sene e Joo Carlos Moreira, Geografia geral e do Brasil: espao geogrfico e globalizao, So Paulo: Scipione, 1998, pp. 338/9, com adaptaes)

a) Um sistema de sade, para ser adequado ao atendimento de sade da populao necessitada, no pode prescindir da educao do povo assistido, to-somente. b) Educao e sade so valores que no mais podem ser compreendidos, na generalidade, como bens de consumo pessoal, apenas. c) Segurana no trabalho e informao acerca das doenas e riscos a que pode submet-lo as condies de trabalho a est o binmio que garante a higidez do trabalhador. d) Investir em educao e sade traz uma taxa de retorno cientificamente comprovada. A ignorncia e a doena andam juntas: so companheiras inseparveis na marcha fnebre para o caos. e) A assistncia sade assegurada pelo Estado e a cobertura dos seguros de sade privados so os dois termos do binmio que sustenta o desenvolvimento individual e coletivo.

a) O crescimento populacional o responsvel pela ocorrncia da misria. b) Em conseqncia das elevadas taxas de natalidade, os pases subdesenvolvidos vem-se impedidos de alcanar o pleno desenvolvimento das atividades econmicas. c) Sem programas efetivos de controle de natalidade acessveis s camadas mais pobres, toda poltica de redistribuio de renda tender ao fracasso. d) Uma populao numerosa condena muitos jovens a engrossar o enorme contingente de mo-de-obra desqualificada que ingressa anualmente no mercado de trabalho. e) medida que as famlias obtm condies condignas de vida, tendem a diminuir o nmero de filhos para no comprometerem o acesso de seus dependentes aos sistemas pblicos de educao e sade.

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2

ESPANHOL - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

09- Num determinado ponto do discurso de posse como Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Hlder Cmara faz um raciocnio baseado em quatro proposies. Ordene tais proposies, obedecendo ao esquema: 1- proposio genrica; 2proposio acidental; 3- proposio resolutiva; 4proposio consecutiva. I. A melhor maneira de combater o erro libertar as parcelas de verdade prisioneiras dentro dele. II. Quando o erro perde a verdade que nele se esconde, deixa de ter poder de seduo e consistncia interior. III. Deus fez a inteligncia voltada para a verdade. IV. Quando a inteligncia adere ao erro seduzida pela alma de verdade que existe dentro de todo erro. A ordenao correta : 1 I I III III II 2 II IV IV II III 3 IV II I I I 4 III III II IV IV

e) Quanto aos princpios gerais propriamente ditos, tm-se os de domnio comum s ordens jurdicas internas e ao direito internacional, dizer-se, aqueles que so do direito das gentes, mais particularmente.
(Carlos Fernando Mathias de Souza, Princpios gerais de direito, em Revista de Informao Legislativa, out./dez. 2001, pp. 103-114, com adaptaes)

O texto abaixo serve de base para as questes 11 e 12. A poca da independncia fervilha de figuras representativas, em cujas atitudes o iderio poltico do momento se reflete. Figuras cujos perfis se recortam sobre um fundo um tanto confuso: novidades emancipacionistas, remanescncias coloniais, antagonismos de tendncias que puxavam a vida brasileira para posies diferentes. poca sem dvida tumultuosa, ocupada por vrias transies superpostas: a da dependncia para a independncia, a do agrarismo para os modos urbanos, a do quase silncio para o falatrio um falatrio crescente , a dos particularismos para a conscincia nacional. Agora, estabelecida a existncia oficial de um Brasil declarado estado autnomo, a liquidao dos obstculos restantes caberia a esses homens.
(Nelson Nogueira Saldanha, Histria das idias polticas no Brasil, p. 97)

a) b) c) d) e)

10- Assinale o perodo gramaticalmente correto. a) Importncia especial tm os princpios gerais do direito no suprimento das chamadas lacunas (se que as ho) de direito. Ferrara, por exemplo, rechaava a idia de lacunas de direito, posto que, a seu sentir, no h lacunas e, sim, defeitos da lei. b) De outra parte, tenha-se que, devido ao simples fato do carter abstrato da norma a existncia de lacunas (em face de situaes concretas) algo implcito. c) Todavia, se se trata de ausncia irresgatvel da norma, j no se pode falar em lacuna at por que (consigne-se o bvio) no h como supr-la ou como remedi-la. d) Na realidade, na aplicao da lei, tm-se situaes que preciso buscar-se suprimento nos princpios gerais de direito para colmatar o que, por vezes, se designa (no sem crticas) lacunas da lei.

11- Na mesma linha de raciocnio do autor, vrias transies se superpem poca da independncia, exceto uma. Aponte-a. a) b) c) d) e) do rural para o urbano do individualismo para o coletivo do desimpedimento para os obstculos do atrelamento para a emancipao da dependncia para a autonomia

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2

ESPANHOL - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

12- Indique a parfrase correta do primeiro perodo do texto. a) A poca da independncia fervilha de figuras representativas, e em suas atitudes se reflete o iderio poltico do momento. b) A poca da independncia fervilha de figuras representativas, nas quais atitudes o iderio poltico do momento se reflete. c) poca da independncia, fervilham figuras representativas, nas atitudes das quais o iderio poltico do momento se reflete. d) poca da independncia fervilha de figuras representativas, cujas atitudes refletem o iderio poltico do momento. e) A poca da independncia fervilha de figuras representativas, em cujas atitudes delas se reflete o iderio poltico do momento. O texto abaixo serve de base para as questes 13, 14 e 15. A reforma tributria no pode ser realizada, na verdade, para livrar o oramento da sangria dos juros exorbitantes, embora enfeitada com os argumentos apelativos, tanto da sim5 plificao fiscal para todo o empresariado quanto do milagre fiscal da multiplicao dos empregos para os mais despossudos. Trata-se do contrrio. Os de baixo vo, de fato, pagar mais e no h garantia nenhuma 10 da boa teoria econmica de que o emprego possa crescer sem o planejamento de um projeto nacional digno do nome, que defina e articule todas as potencialidades existentes para tanto.
(Ftima Gondim Farias, Reforma Tributria, em Tributao em revista, abril/junho de1999, com adaptaes)

13- Identifique a assero incorreta, a respeito dos elementos lingsticos do texto. a) As expresses na verdade(l.2) e de fato(l.8 e 9) figuram no texto entre vrgulas por compartilharem ambas de traos morfossintticos e semnticos comuns. b) Se, no mesmo contexto sinttico de defina e articule(l.12 e 13) estivessem os verbos argir e averiguar, a expresso correta (deixando-se de lado os ajustes de sentido) seria argua e averige. c) A orao concessiva do primeiro perodo manteria a correo e no ficaria alterado o sentido geral do texto se estivesse assim redigida: a despeito de vir envolta em argumentos apelativos. d) Constitui estratgia de leitura lcita e legtima o leitor evocar o fato bblico do milagre da multiplicao dos pes diante da expresso milagre fiscal da multiplicao dos empregos(l.6 e 7). e) Dado o carter negativo presente no prefixo des-, constitui pleonasmo vicioso empregar a expresso superlativa os mais despossudos(l.7). 14- Em relao s idias do texto, assinale a opo incorreta. a) Os argumentos arrolados para justificar a vinculao da reforma tributria ao pagamento de juros no se sustentam, aos olhos da autora. b) O atrelamento da reforma tributria sangria dos juros , para a autora, uma argumentao apelativa engendrada pelos empresrios e desempregados. c) A reforma tributria vai onerar os pequenos e micro empresrios, sobre os quais vai recair o encargo de pagar mais imposto. d) Pela boa teoria econmica no possvel engendrar o milagre da multiplicao de empregos para os desempregados, sem o respaldo de uma poltica nacional de emprego. e) Imputar reforma tributria o propsito de livrar o oramento da sangria de juros escorchantes , para a autora, um argumento apelativo, pois no desonera as empresas nem gera mais empregos.

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2

ESPANHOL - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

15- Preencha os espaos do trecho, de forma a resultar um texto que preserve a coerncia de idias e da direo argumentativa. Nenhuma reforma tributria ser ____________, _________________ para os mesmos de sempre, enquanto cerca de metade da arrecadao fiscal _____________________ circuito do gasto pblico social e produtivo para consumar a delcia usurria da ciranda financeira global.
(Ftima Gondim Farias, Reforma Tributria, em Tributao em revista, abril/junho de1999)

a) improdutiva tirante estiver afastando-se do b) boa exceto for desviada do c) eficaz se dirigida estiver centrada no d) justa inclusive continuar concentrada no e) distributiva se acumula ficar confinada ao 16- Nos trechos adaptados de VEJA, 24/04/2002, dois perodos sintticos foram transformados em apenas um perodo. Assinale a opo em que essa transformao est gramaticalmente correta e textualmente coerente. a) Acaba de ser concludo um dos maiores estudos sobre estresse no trabalho. Coordenado por uma instituio americana, um grupo de pesquisadores ouviu 1000 executivos em vrios pases, inclusive o Brasil. Coordenado por uma instituio americana, acaba de ser concludo um dos maiores estudos sobre estresse no trabalho, que foram ouvidos 1000 executivos de vrios pases, dentre eles no Brasil, por um grupo de pesquisadores. b) Uma das concluses que os brasileiros esto entre os que mais sofrem com as presses do dia-a-dia. Segundo o estudo, eles esto beira de uma exausto severa. Segundo uma das concluses do estudo, que os brasileiros esto entre os que mais sofrem com as presses cotidianas, pois esto prestes a uma exausto severa.

c) Os nossos executivos lideram a lista dos que dedicam mais horas ao trabalho, mas esse no o fator determinante para deix-los to nervosos. O que falta aos brasileiros, revela a pesquisa, principalmente confiana em si prprio. Apesar de os nossos executivos liderarem a lista dos que dedicam mais horas ao trabalho, no esse o fator determinante para deixlos to nervosos, pois a pesquisa revela principalmente a falta de confiana em si prprio. d) No importa o pas, o trabalho naturalmente um ambiente de estresse. Hoje, no entanto, a presso maior do que h vinte anos, a partir de quando as grandes empresas sofreram cirurgias profundas em sua estrutura. No entanto, hoje a presso no trabalho maior que a vinte anos atrs, quando as grandes empresas sofreram profundas cirurgias em suas estruturas, onde naturalmente um ambiente de trabalho de estresse natural, no importando o pas. e) Elas esto menos verticalizadas, divididas que esto em unidades menores. Nesse novo tipo de organizao, comum o executivo receber ordens de pessoas diferentes, muitas vezes contraditrias. Nesse novo tipo de organizao, em que as empresas divididas em unidades menores esto menos verticalizadas, comum o executivo receber ordens, muitas vezes contraditrias, de pessoas diferentes.

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2

ESPANHOL - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

Considere o texto para responder questo 17. H muitos anos a Reforma Tributria brasileira vem sendo considerada como uma prioridade nacional, mas parece condenada a um eterno projeto. Apesar de haver consenso 5 quanto a sua necessidade, a discusso no avana. Desde 1995, quando o governo encaminhou sua primeira proposta ao Legislativo, o tema debatido e no se chega a uma concluso. Todos concordam que o sistema 10 tributrio brasileiro repleto de distores e deficincias, porm, quando se aprofunda o debate, os conflitos de interesses aparecem, dificultando a aprovao do projeto.
(www.unafisco.org.br)

18- Assinale a opo em que o trecho est gramaticalmente correto. a) Em 5 de outubro de 1988, os representantes do povo brasileiro, reunidos em Assemblia Nacional Constituinte promulgaram, entre outros, a igualdade e a justia como valores supremos da sociedade brasileira, figurando no prembulo da nossa Constituio. b) Naquela data, os representantes do povo estabeleceram tambm os fundamentos e os objetivos da Repblica Federativa do Brasil, entre os quais figuram: a cidadania; a dignidade da pessoa humana; a construo de uma sociedade livre, justa e solidria; a erradicao da pobreza e da marginalizao; a reduo das desigualdades sociais e regionais. c) Para que alcanamos tais objetivos, indispensvel que o Sistema Tributrio Nacional seja utilizado como instrumento de distribuio de renda e redistribuio de riqueza, com o apoio de outros mecanismos auxiliares. d) A essncia do direito a sua aplicao prtica dever das autoridades pblicas. Os princpios constitucionais no podem ser meras declaraes de boas intenes, embora a regra jurdica existe para agir sobre realidade social. e) Portanto, j no basta igualdade formal. tempo de concretizar os direitos fundamentais estabelecidos pela Constituio. preciso buscar a igualdade material, na sua acepo ideal, humanista, que significa acesso a bens da vida.
(Adaptado de www.unafisco.org.br)

17- Em relao aos elementos que estruturam o texto, assinale a opo incorreta. a) A expresso vem sendo considerada(l.2), poderia, sem prejuzo para a correo gramatical do perodo, ser substituda por tem sido considerada. b) A presena da preposio em a um eterno projeto(l.3 e 4) exigida pela regncia da palavra condenada(l.3). c) Em quanto a sua(l.5) o uso do sinal indicativo de crase opcional. d) Tanto em se chega(l.8) como em se aprofunda(l.11), o se indica indeterminao do sujeito. e) Uma forma opcional de redao para o trecho seria a substituio da forma dificultando(l.13) por causando dificuldades para.

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2

ESPANHOL - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

19- Assinale a opo que, ao preencher a lacuna, torna o texto incoerente. O princpio da igualdade tributria deve ser realizado por meio de um critrio estabelecido pela prpria Constituio brasileira a capacidade contributiva , que consiste em graduar os tributos de acordo com a riqueza de cada contribuinte, de modo que os ricos paguem mais, e os pobres paguem menos. Em outros termos, a capacidade contributiva a ferramenta que fornece a medida para comparaes, isto , para distinguir os iguais e os desiguais. _______________________ no legtimo que pessoas com a mesma capacidade contributiva (mesma renda) sejam tributadas de forma distinta, com alquotas diferenciadas em funo da natureza da renda ou do local em que esta foi produzida.
(www.unafisco.org.br)

20- Assinale a opo em que o trecho apresenta-se coeso, coerente e gramaticalmente correto. a) O problema atual dos direitos do homem no mais justificar-lhes ou enunci-los, mas proteg-los, buscar as condies, os meios para realiz-los e, efetivamente, desfrut-los. Trata-se, portanto, de passar a ao, ou seja, de um problema poltico. b) Pelo princpio da igualdade material o Estado tem obrigao de intervim e retificar a ordem social, a fim de remover as mais profundas e perturbadoras injustias sociais. c) A igualdade e a justia so a base para a justia fiscal que so componentes da justia social. d) Diante desse preceito maior, a distribuio dos gastos para a manuteno do Estado, ou seja, a parcela com que cada indivduo vai contribuir para essas despesas, deve alcanar a todos os cidados que se acham na mesma situao jurdica, sem privilegiar indivduos ou classes sociais. e) Portanto, o princpio da igualdade leva ao princpio da generalidade da tributao, pois o sacrifcio econmico e financeiro que o contribuinte deve suportar precisam ser iguais para todos os que se encontram na mesma situao. A lei tributria deve ser igual para todos e a todos deve ser aplicada com igualdade.
(Adaptado de www.unafisco.org.br)

a) Ela necessria conquanto b) Esse critrio refora a idia de que c) Tal instrumento fundamenta-se no consenso de que d) Justifica-se sua adoo porquanto e) Para a consolidao desse critrio partiu-se da constatao de que

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2

10

ESPANHOL - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

ESPANHOL Polticas para la industria Las secretaras de Economa (SE) y de Hacienda (SH) acordaron otorgar ms beneficios arancelarios en la importacin de insumos a la industria maquiladora de exportacin, principalmente al sector elctrico-electrnico, inform Roco Ruiz Chvez, subsecretaria de Comercio Interior (SI) de la SE. Dentro del Programa de Competitividad para la Electrnica _ que se dar a conocer en los prximos das en Tijuana, Baja California_, indic, se prev integrar a los Programas de Promocin Sectorial (Prosec) 200 fracciones con arancel cero y disminuir la tarifa de 150 incorporadas al International Tecnology Agreement (ITA). Con esas acciones, destac, las maquiladoras del ramo podrn importar el mayor nmero de sus componentes con una tasa cero; y adelant que los otros programas sectoriales que presentar la Secretara de Economa (SE) antes de que concluya este mes sern el de la industria del software, y el automotriz , y para lo que resta del ao "quisiramos sacar el de textil-confeccin". La funcionaria admiti que la SI le carg la mano a las maquiladoras en 2001, principalmente a las del ramo textil, pues se sospechaba que por ah estaban entrando los mayores volmenes de contrabando. Se eliminaron muchos de sus privilegios y se establecieron trmites y requisitos, por lo que estuvieron a punto de cargarse al sector. La recesin de la economa estadounidense, nuestro principal mercado de exportacin, y la fortaleza del peso frente al dlar, hicieron que la industria del ensamble perdiera competitividad durante 2001 y registrara su peor ao, seal. La subsecretaria afirm que al gobierno le interesa retener la maquila en el mercado domstico. Acot que les caus alarma el inicio de la emigracin de empresas de confeccin y todava ms las del sector electrnico, que derraman tecnologa. Consider lgica la salida de las firmas de confeccin dadas la falta de competitividad en mano de obra y la insuficiencia de los incentivos, que se restringen a la cuestin arancelaria.
El financiero (Mxico) 23.07.02

21- Segn el texto, las secretaras de Economa y de Hacienda: a) acordaron otorgar incentivos fiscales a la exportacin. b) quedaron en disminuir derechos aduaneros sobre bienes importados para la produccin de bienes exportables. c) optaron por reducir gravmenes en el sector elctrico-electrnico. d) convinieron conceder privilegios arancelarios a la importacin de productos elctricoelectrnicos. e) pactaron reducir la tarifa arancelaria de 150 para cero en la industria maquiladora. 22- En el texto, la expresin cargarse al sector equivale a: a) b) c) d) e) impulsar su potencial productivo. aumentarle las cargas tributarias. imponerle ms gastos fijos y variables. llevarlo a la quiebra. llenarlo de trmites y requisitos.

23- De acuerdo con el texto, las acciones de las secretaras de Economa y de Hacienda pretenden: a) estimular la inmigracin de plantas de confeccin. b) garantizar tasa arancelaria cero para terminados electro-electrnicos. c) elevar la eficiencia de la mano de obra del sector electrnico. d) controlar el contrabando en el sector textil. e) rescatar la industria exportadora. 24- En el texto se dice que las polticas de la SE y la SH para la industria maquiladora: a) son prioritarias y restringidas al sector electroelectrnico. b) se limitan al mbito arancelario y de regulacin. c) favorecen a toda la industria local. d) incluyen medidas relativas a la moneda. e) responden a factores nicamente nacionales.

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2

11

ESPANHOL - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

25- Segn el texto, la emigracin de empresas de maquila: a) se debe a la falta de incentivos arancelarios. b) es fruto de la baja cualificacin de la mano de obra local. c) podra llevar al gobierno a extender los incentivos al rea fiscal. d) es ms preocupante en el sector textil. e) no tiene causa aparente en los dems sectores. La UE y Japn ante el plan agrcola de EE UU La UE y Japn dieron un portazo a la propuesta estadounidense para reducir del 62% al 25% de media los aranceles a los productos agrcolas en un plazo de cinco aos. El plan presentado por EE UU, con el apoyo de Canad y Australia, en la reunin de los ministros de Agricultura de las cinco potencias, celebrada en la ciudad japonesa de Nara, propone una profunda reforma del sector agrcola, en un periodo de cinco aos. La propuesta estadounidense supone la utilizacin de una frmula de reduccin de aranceles conocida como la frmula suiza-, que recortar ms los aranceles mselevados que los bajos y garantizar que ningn arancel sea superior a un 25% al cabo de los cinco aos. Esas reducciones se efectuaran sobre los aranceles que realmente se aplican y no sobre los mximos autorizados, segn Washington, que se queja de que, aunque los aranceles se han reducido en todo el mundo en los ltimos aos, los niveles mximos permitidos por la Organizacin Mundial de Comercio (OMC) siguen siendo muy altos (arancel mundial medio de un 62%, en agricultura) mientras que en EE UU la media es de un 12%. En cuanto al apoyo interno, EE UU propone simplificar el actual sistema de clculo utilizando una frmula que limite el uso de ese tipo de apoyo siempre y cuando sea distorsionante del comercio a un 5% del valor total de la produccin agrcola. Tambin aboga por eliminar las empresas de comercio estatales porque abusan de su condicin de monopolio y quiere que se supriman los derechos y privilegios especiales en sus ventas al extranjero y forzarlas a un rgimen de transparencia; as como prohibir los impuestos a la exportacin de productos agrcolas, aunque se exceptuara de esa prohibicin a los pases en desarrollo a no ser que esos gravmenes no sirvieran para generar ingresos del fisco. Representantes de Bruselas dejaron entrever que, con su jugada, Washington trata de distraer la
Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2 12

atencin sobre las multimillonarias subvenciones que EE UU ha estado dando a sus agricultores. El comisario europeo de Agricultura y Pesca extra que esas propuestas 'exijan mayor esfuerzo al resto de los pases que a EE UU' a la vez que ese gobierno evita cualquier compromiso para reducir en su pas los apoyos a la exportacin, que distorsionan el mercado o para disminuir el abuso de ayudas internas practicado'.
El Pas 27.07.02

26- En el texto se dice que el plan norteamericano para la agricultura: a) elimina los subsidios a la exportacin y reduce los aranceles y medidas de apoyo interno. b) reduce los aranceles en un 25%. c) disminuye el apoyo interno a la exportacin en un 5%. d) garantiza el apoyo econmico y administrativo estatal a las exportaciones. e) favorece el comercio agrcola de los pases en desarrollo. 27- De acuerdo con el texto, la expresin dieron un portazo, significa: a) b) c) d) e) dieron un espaldarazo. echaron una mano. rechazaron. recibieron con beneplcito. aceptaron a regaadientes.

28- Segn el texto, la prohibicin de impuestos a la exportacin de productos agrcolas: a) tiene la anuencia europea y japonesa. b) es vlida para todos los pases miembros de la OMC. c) se orienta hacia las empresas de comercio estatales. d) no se aplica en pases en desarrollo donde esos impuestos sirvan para generar ingresos del erario. e) busca equilibrar el comercio agrcola internacional.

ESPANHOL - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

Reforma del IVA La Comisin de Finanzas de la Asamblea Nacional espera que el parlamento apruebe la reforma del impuesto al dbito bancario para subir la alcuota de 0,75% a 1% y se reciban las observaciones que se tienen sobre la modificacin a la ley del impuesto al valor agregado que contempla el aumento de la tasa de 14,5% a 16% y la eliminacin de bienes y servicios que actualmente estn exentos de pagar este tributo. Uno de los puntos que contempla la modificacin de la ley del IVA es el cobro de este impuesto, con una tasa de 8%, a partir del ao 2003, a los servicios odontolgicos, la atencin mdica prestada por hospitales o clnicas privadas y las empresas de espectculos artsticos. El ministro de Finanzas, Tobas Nbrega, recientemente, recurri a los servicios odontolgicos para mostrar un ejemplo de las distorsiones que ocasionan en el IVA la existencia de bienes y servicios exentos de este tributo. Menciono que el odontlogo, cuando cobra la factura por sus servicios, est cargando en el costo el IVA que paga por los insumos importados, los aparatos y los equipos, y al final l no tiene manera de compensar el IVA. El proyecto de modificacin del IVA violara la Ley de Ejercicio de la Odontologa, que en su artculo 3 contempla que esta carrera no podr considerarse como comercio o industria, ni ser gravado con impuestos de esa naturaleza, aspecto legal que ayer era revisado por diputados de la oposicin.
El Nacional (Caracas) 07.08.02

29- Segn el texto, la reformas fiscales que estudia el parlamento venezolano: a) b) c) d) se limitan al impuesto al valor agregado. excluyen al sistema bancario nacional. tendr reflejos en el mercado burstil local. suponen nuevas exenciones para bienes y servicios. e) eleva tasas e incluye nuevos sectores contribuyentes. 30- En el texto se dice que los cambios a la ley del IVA: a) a lo mejor enfrentan embarazos legales. b) eliminan distorsiones en la formacin de precios de aparatos y equipos. c) buscan uniformar la aplicacin de ese tributo. d) aumentan la alcuota sobre insumos importados. e) Introducen el cobro de ese gravamen sobre servicios mdicos pblicos.

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2

13

ESPANHOL - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

MATEMTICA FINANCEIRA
(Se necessrio, utilize a tabela da pgina 22)

Rascunho

31- Uma conta no valor de R$ 2.000,00 deve ser paga em um banco na segunda-feira, dia 8. O no pagamento no dia do vencimento implica uma multa fixa de 2% sobre o valor da conta mais o pagamento de uma taxa de permanncia de 0,2% por dia til de atraso, calculada como juros simples, sobre o valor da conta. Calcule o valor do pagamento devido no dia 22 do mesmo ms, considerando que no h nenhum feriado bancrio no perodo. a) b) c) d) e) R$ 2.080,00 R$ 2.084,00 R$ 2.088,00 R$ 2.096,00 R$ 2.100,00

32- Os capitais de R$ 7.000,00, R$ 6.000,00, R$ 3.000,00 e R$ 4.000,00 so aplicados respectivamente s taxas de 6%, 3%, 4% e 2% ao ms, no regime de juros simples durante o mesmo prazo. Calcule a taxa mdia proporcional anual de aplicao destes capitais. a) b) c) d) e) 4% 8% 12% 24% 48%

33- Na compra de um carro em uma concessionria no valor de R$ 25.000,00, uma pessoa d uma entrada de 50% e financia o saldo devedor em doze prestaes mensais a uma taxa de 2% ao ms. Considerando que a pessoa consegue financiar ainda o valor total do seguro do carro e da taxa de abertura de crdito, que custam R$ 2.300,00 e R$ 200,00, respectivamente, nas mesmas condies, isto , em doze meses e a 2% ao ms, indique o valor que mais se aproxima da prestao mensal do financiamento global. a) b) c) d) e) R$ 1.405,51 R$ 1.418,39 R$ 1.500,00 R$ 1.512,44 R$ 1.550,00

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2

14

ESPANHOL - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

34- Um pas captou um emprstimo por intermdio do lanamento de uma certa quantidade de bnus no mercado internacional com valor nominal de US$ 1,000.00 cada bnus e com doze cupons semestrais no valor de US$ 60.00 cada cupom, vencendo o primeiro ao fim do primeiro semestre e assim sucessivamente at o dcimo segundo semestre, quando o pas deve pagar o ltimo cupom juntamente com o valor nominal do ttulo. Considerando que a taxa de risco do pas mais a taxa de juros dos ttulos de referncia levou o pas a pagar uma taxa final de juros nominal de 14% ao ano, obtenha o valor mais prximo do preo de lanamento dos bnus, abstraindo custos de intermediao financeira, de registro etc. a) b) c) d) e) US$ 1, 000.00 US$ 953.53 US$ 930.00 US$ 920.57 US$ 860.00

Rascunho

35- Considerando a srie abaixo de pagamentos no fim de cada ano, obtenha o nmero que mais se aproxima do valor atual total destes pagamentos no incio do ano 1, a uma taxa de desconto racional de 10% ao ano, juros compostos.
Ano Valor 1 400 2 400 3 400 4 400 5 200 6 200 7 200 8 200 9 200 10 1.200

a) b) c) d) e)

2.208,87 2.227,91 2.248,43 2.273,33 2.300,25

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2

15

ESPANHOL - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

36- A quantia de R$ 500.000,00 devida hoje e a quantia de R$ 600.000,00 devida no fim de um ano ao mesmo credor. Na medida em que os dois compromissos no poderiam ser honrados, uma negociao com o credor levou ao acerto de um pagamento equivalente nico ao fim de dois anos e meio. Calcule o valor deste pagamento considerando que foi acertada uma taxa de juros compostos de 20% ao ano, valendo a conveno exponencial para clculo do montante (despreze os centavos). a) b) c) d) e) R$ 1.440.000,00 R$ 1.577.440,00 R$ 1.584.000,00 R$ 1.728.000,00 R$ 1.733.457,00

Rascunho

37- Um ttulo sofre um desconto composto racional de R$ 6.465,18 quatro meses antes do seu vencimento. Indique o valor mais prximo do valor descontado do ttulo, considerando que a taxa de desconto de 5% ao ms. a) b) c) d) e) R$ 25.860,72 R$ 28.388,72 R$ 30.000,00 R$ 32.325,90 R$ 36.465,18

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2

16

ESPANHOL - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

ESTATSTICA BSICA Para a soluo das questes de nmeros 38 a 43 utilize o enunciado que segue. O atributo do tipo contnuo X, observado como um inteiro, numa amostra de tamanho 100 obtida de uma populao de 1000 indivduos, produziu a tabela de freqncias seguinte: Classes 29,5-39,5 39,5-49,5 49,5-59,5 59,5-69,5 69,5-79,5 79,5-89,5 89,5-99,5 Freqncia ( f ) 4 8 14 20 26 18 10

41- Assinale a opo que corresponde ao desvio absoluto mdio do atributo X. a) b) c) d) e) 16,0 17,0 16,6 18,1 13,0

42- Assinale a opo que d o valor do coeficiente quartlico de assimetria. a) b) c) d) e) 0,080 -0,206 0,000 -0,095 0,300

38- Assinale a opo que corresponde estimativa da mediana amostral do atributo X. a) b) c) d) e) 71,04 65,02 75,03 68,08 70,02

43- Para a distribuio de freqncias do atributo X sabe-se que

( x x ) f = 24.500 e que ( x x ) f = 14.682.500.


7 i =1 7 i i 4 i =1 i i

39- Assinale a opo que corresponde estimativa do nmero de indivduos na populao com valores do atributo X menores ou iguais a 95,5 e maiores do que 50,5. a) b) c) d) e) 700 638 826 995 900

Nessas expresses os x i representam os pontos mdios das classes e x a mdia amostral. Assinale a opo correta. Considere para sua resposta a frmula da curtose com base nos momentos centrados e suponha que o valor de curtose encontrado populacional. a) A distribuio do atributo X leptocrtica. b) A distribuio do atributo X platicrtica. c) A distribuio do atributo X indefinida do ponto de vista da intensidade da curtose. d) A informao dada se presta apenas ao clculo do coeficiente de assimetria com base nos momentos centrados de X. e) A distribuio de X normal.

40- Assinale a opo que corresponde ao valor modal do atributo X no conceito de Czuber. a) b) c) d) e) 69,50 73,79 71,20 74,53 80,10

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2

17

ESPANHOL - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

44- Uma varivel contbil Y, medida em milhares de reais, foi observada em dois grupos de empresas apresentando os resultados seguintes: Grupo A B Mdia 20 10 Desvio padro 4 3

Rascunho

Assinale a opo correta. a) No Grupo B, Y tem maior disperso absoluta. b) A disperso absoluta de cada grupo igual disperso relativa. c) A disperso relativa do Grupo B maior do que a disperso relativa do Grupo A. d) A disperso relativa de Y entre os Grupos A e B medida pelo quociente da diferena de desvios padro pela diferena de mdias. e) Sem o conhecimento dos quartis no possvel calcular a disperso relativa nos grupos. 45- No tempo t0+2 o preo mdio de um bem 30% maior do que em t0+1, 20% menor do que em t0 e 40% maior do que em t0+3. Assinale a opo que d o relativo de preos do bem em t0+3 com base em t0+1. a) b) c) d) e) 162,5% 130,0% 120,0% 092,9% 156,0%

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2

18

ESPANHOL - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

TICA NA ADMINISTRAO PBLICA 46- O fato de um servidor pblico federal, investido em cargo que lhe confere competncia legal, para conceder determinado benefcio fiscal e no exerccio dessa sua funo, deliberadamente, concede esse benefcio a algum, mas sem a observncia das formalidades legais ou regulamentares aplicveis espcie, causando com isso leso ao Errio a) comete ato de improbidade administrativa, como tal previsto em lei (Lei n 8.429/92, art. 10). b) comete apenas infrao administrativa, punvel com a penalidade de suspenso (Lei n 8.112/90, arts. 117/IX e 130). c) comete infrao capitulada como crime funcional contra a ordem tributria (Lei n 8.137/90, art. 3). d) no comete nenhuma infrao prevista em lei como passvel de punio. e) viola o Cdigo de tica (Decreto n 1.171/94), mas isso no tipificado como ato de improbidade nem como crime funcional contra a ordem tributria. 47- A imposio constitucional de prvia aprovao em concurso pblico para investidura em cargo ou emprego pblico veda a adoo do seguinte instrumento de movimentao de pessoal: a) b) c) d) e) acesso permuta promoo reintegrao progresso horizontal

c) O mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos dois anos, em defesa dos interesses de seus associados. d) So gratuitos, em carter universal, o registro civil de nascimento e a certido de bito. e) A ao popular tem por objeto a proteo do patrimnio pblico, ou de entidade que o Estado participe, da moralidade administrativa, do meio ambiente e do patrimnio histrico e cultural. 49- Assinale a afirmativa verdadeira. a) A empresa pblica deve ser criada por lei especfica. b) A administrao fazendria tem precedncia sobre os demais setores administrativos, em qualquer jurisdio. c) Pela norma constitucional referente licitao, no se permite a exigncia de garantia financeira do licitante na fase das propostas. d) A permisso de acumulao remunerada de dois cargos de mdico foi suprimida do texto constitucional. e) A lei federal que rege a contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico aplica-se a todas as esferas da Federao. 50- Tratando-se de legislao penal, assinale a afirmativa falsa. a) A supervenincia de causa relativamente independente exclui a imputao quando por si s produziu o resultado. b) O dever de agir, para se evitar a omisso, incumbe a quem, com o seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrncia do resultado. c) No exclui a imputabilidade penal o estado de embriaguez, voluntria ou culposa, pelo lcool ou substncias de efeitos anlogos. d) Salvo disposio em contrrio, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, com reduo de um tero a metade. e) Os menores de dezoito anos so inimputveis, ficando sujeitos s medidas previstas em legislao especial.

48- Assinale a afirmativa certa. a) O habeas data ser concedido para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante constantes, exclusivamente, de registros ou banco de dados oficiais ou governamentais. b) O mandado de injuno ser concedido quando faltar a norma regulamentadora do exerccio dos direitos inerentes s liberdades constitucionais e das prerrogativas relativas nacionalidade, soberania, cidadania e propriedade.

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2

19

ESPANHOL - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

51- Havendo compatibilidade de horrios, possvel a acumulao remunerada do exerccio do cargo pblico com o desempenho do seguinte mandato eletivo: a) b) c) d) e) Prefeito Municipal Deputado Estadual Juiz de Paz Vereador Secretrio Municipal

b) a concessionria perder as condies econmicas para manter a adequada prestao do servio concedido. c) a concessionria no cumprir as penalidades impostas por infraes, nos devidos prazos. d) a concessionria descumprir clusulas regulamentares concernentes concesso. e) a concessionria for condenada, em processo administrativo, por sonegao de tributos, inclusive contribuies sociais. 55- Os vcios do ato administrativo esto previstos na lei que regulamenta o seguinte instituto de controle do Poder Pblico: a) b) c) d) e) mandado de segurana ao popular ao direta de inconstitucionalidade ao civil pblica mandado de injuno

52- No se inclui(em) entre os beneficirios de penses temporrias: a) a me e o pai que comprovem dependncia econmica do servidor. b) o menor, sob guarda ou tutela, at 21 anos de idade. c) os filhos ou enteados at 21 anos de idade. d) o irmo rfo, at 21 anos de idade, que comprove dependncia econmica do servidor. e) a pessoa invlida designada, que viva na dependncia econmica do servidor, enquanto durar a invalidez. 53- Tratando-se dos adicionais de insalubridade, periculosidade ou de atividades penosas, assinale a afirmativa falsa. a) O adicional de insalubridade devido exclusivamente ao servidor efetivo. b) O servidor que fizer jus aos adicionais de periculosidade e de insalubridade dever optar por um deles. c) O adicional por atividade penosa devido aos servidores cujas atribuies exijam especial esforo fsico. d) Os servidores que trabalhem em setores com eventual exposio radiao ionizante devero submeter-se a exames mdicos a cada seis meses. e) A servidora lactante ou gestante ser afastada, enquanto durar esta condio, das operaes e locais que possam acarretar situaes de preciosidade, insalubridade ou de natureza penosa. 54- No se considera hiptese de caducidade de concesso de servio pblico quando a) o servio estiver sendo prestado de forma inadequada, conforme os critrios definidores da qualidade do servio.
Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2 20

56- Consoante a legislao federal, falso afirmar-se quanto convalidao do ato administrativo: a) decorre de poder discricionrio. b) somente se aplica em atos com vcios sanveis. c) no pode se dar por ato jurisdicional. d) pode ocorrer em hiptese de desvio de finalidade. e) no se aplica a atos que tenham acarretado prejuzo a terceiros. 57- Assinale a afirmativa falsa quanto discricionariedade do ato administrativo. a) O exerccio do poder de polcia pode ser enquadrado no mbito dos conceitos legais indeterminados. b) O controle jurisdicional dos atos discricionrios limita-se aos seus aspectos de legalidade. c) Os atos administrativos normativos nem sempre so discricionrios. d) O princpio da razoabilidade pode ser utilizado para o controle do mrito do ato discricionrio. e) Tratando-se de conceitos ditos empricos ou de experincia, fica afastado o exerccio do poder discricionrio.

ESPANHOL - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

58- Quanto ao procedimento administrativo e ao processo judicial relativos Lei de Improbidade Administrativa, falso afirmar: a) havendo fundados indcios de responsabilidade, a Comisso Processante poder requerer ao Ministrio Pblico que solicite ao Judicirio o seqestro de bens do agente. b) a ao principal, com rito ordinrio, ser proposta pelo Ministrio Pblico no prazo de at 30 dias da efetivao da medida cautelar. c) caso o acusado reponha o prejuzo causado ao errio, possvel a conciliao nos autos da ao de improbidade. d) a sentena que julgar procedente a ao civil de reparao de dano determinar o pagamento do dano ou a reverso de bens a favor da pessoa jurdica prejudicada pelo ato ilcito. e) a representao que solicitar a investigao destinada a apurar a prtica de ato de improbidade no poder ser verbal, sendo escrita ou reduzida a termo e assinada. 59- No mbito do Cdigo de tica do Servidor Pblico, aprovado pelo Decreto n 1.171, de 22 de junho de 1994, no dever da Comisso de tica apurar representao de cometimento de falta por servidor, mediante provocao de a) qualquer cidado, inclusive annimo. b) autoridade. c) entidade associativa, regularmente constituda. d) servidor pblico. e) jurisdicionado administrativo. 60- Nos termos da Portaria SRF n 782, de 20 de junho de 1997, o servidor que no proceder com o devido cuidado na guarda ou utilizao de sua senha responder a) b) c) d) e) penalmente. civil, penal e administrativamente. penal e administrativamente. civil e administrativamente. administrativamente.

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2

21

ESPANHOL - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

TABELAS UTILIZVEIS NA SOLUO DOS PROBLEMAS DE MATEMTICA


TABELA I
n i 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 1% 1,010000 1,020100 1,030301 1,040604 1,051010 1,061520 1,072135 1,082856 1,093685 1,104622 1,115668 1,126825 1,138093 1,149474 1,160969 1,172578 1,184304 1,196147

FATOR DE ACUMULAO DE CAPITAL


2% 1,020000 1,040400 1,061208 1,082432 1,104081 1,126162 1,148685 1,171659 1,195092 1,218994 1,243374 1,268242 1,293606 1,319479 1,345868 1,372786 1,400241 1,428246 3% 1,030000 1,060900 1,092727 1,125508 1,159274 1,194052 1,229873 1,266770 1,304773 1,343916 1,384233 1,425760 1,468533 1,512589 1,557967 1,604706 1,652847 1,702433 4% 1,040000 1,081600 1,124864 1,169858 1,216652 1,265319 1,315931 1,368569 1,423311 1,480244 1,539454 1,601032 1,665073 1,731676 1,800943 1,872981 1,947900 2,025816 5% 1,050000 1,102500 1,157625 1,215506 1,276281 1,340095 1,407100 1,477455 1,551328 1,628894 1,710339 1,795856 1,885649 1,979931 2,078928 2,182874 2,292018 2,406619 6% 1,060000 1,123600 1,191016 1,262476 1,338225 1,418519 1,503630 1,593848 1,689478 1,790847 1,898298 2,012196 2,132928 2,260903 2,396558 2,540351 2,692772 2,854339

an = (1 + i)n
7% 1,070000 1,144900 1,225043 1,310796 1,402552 1,500730 1,605781 1,718186 1,838459 1,967151 2,104852 2,252191 2,409845 2,578534 2,759031 2,952164 3,158815 3,379932 8% 1,080000 1,166400 1,259712 1,360488 1,469329 1,586874 1,713824 1,850930 1,999004 2,158925 2,331639 2,518170 2,719623 2,937193 3,172169 3,425942 3,700018 3,996019 9% 1,090000 1,188100 1,295029 1,411581 1,538624 1,677100 1,828039 1,992562 2,171893 2,367363 2,580426 2,812665 3,065804 3,341727 3,642482 3,970306 4,327633 4,717120 10% 1,100000 1,210000 1,331000 1,464100 1,610510 1,771561 1,948717 2,143588 2,357947 2,593742 2,853116 3,138428 3,452271 3,797498 4,177248 4,594972 5,054470 5,559917 12% 1,120000 1,254400 1,404928 1,573519 1,762341 1,973822 2,210681 2,475963 2,773078 3,105848 3,478549 3,895975 4,363493 4,887112 5,473565 6,130393 6,866040 7,689966 15% 1,150000 1,322500 1,520875 1,749006 2,011357 2,313061 2,660020 3,059023 3,517876 4,045558 4,652391 5,350250 6,152787 7,075706 8,137061 9,357621 10,761264 12,375453 18% 1,180000 1,392400 1,643032 1,938777 2,287758 2,699554 3,185474 3,758859 4,435454 5,233835 6,175926 7,287592 8,599359 10,147244 11,973748 14,129022 16,672246 19,673251

TABELA II
i 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18

FATOR DE VALOR ATUAL DE UMA SRIE DE PAGAMENTOS

a n i =

(1 + i) n 1 i.(1 + i) n
12% 0,892857 1,690051 2,401831 3,037349 3,604776 4,111407 4,563756 4,967640 5,328250 5,650223 5,937699 6,194374 6,423548 6,628168 6,810864 6,973986 7,119630 7,249670 15% 0,869565 1,625709 2,283225 2,854978 3,352155 3,784482 4,160420 4,487321 4,771584 5,018768 5,233712 5,420619 5,583147 5,724475 5,847370 5,954235 6,047161 6,127966 18% 0,847457 1,565642 2,174273 2,690062 3,127171 3,497602 3,811527 4,077566 4,303022 4,494086 4,656005 4,793225 4,909512 5,008061 5,091577 5,162354 5,222334 5,273164

1% 0,990099 1,970395 2,940985 3,091965 4,853431 5,795476 6,728194 7,651678 8,566017 9,471304 10,367628 11,255077 12,133740 13,003703 13,865052 14,717874 15,562251 16,398268

2% 0,980392 1,941561 2,883883 3,807728 4,713459 5,601431 6,471991 7,325481 8,162237 8,982585 9,786848 10,575341 11,348374 12,106249 12,849263 13,577709 14,291872 14,992031

3% 0,970874 1,913469 2,828611 3,717098 4,579707 5,417191 6,230283 7,019692 7,786109 8,530203 9,252624 9,954004 10,634955 11,296073 11,937935 12,561102 13,166118 13,753513

4% 0,961538 1,886094 2,775091 3,629895 4,451822 5,242137 6,002054 6,732745 7,435331 8,110896 8,760477 9,385074 9,985648 10,563123 11,118387 11,652295 12,165669 12,659297

5% 0,952381 1,859410 2,723248 3,545951 4,329476 5,075692 5,786373 6,463213 7,107821 7,721735 8,306414 8,863251 9,393573 9,898641 10,379658 10,837769 11,274066 11,689587

6% 0,943396 1,833393 2,673012 3,465105 4,212364 4,917324 5,582381 6,209794 6,801692 7,360087 7,886874 8,383844 8,852683 9,294984 9,712249 10,105895 10,477259 10,827604

7% 0,934579 1,808018 2,624316 3,387211 4,100197 4,766539 5,389289 5,971298 6,515232 7,023581 7,498674 7,942686 8,357650 8,745468 9,107914 9,446648 9,763223 10,059087

8% 0,925926 1,783265 2,577097 3,312127 3,992710 4,622879 5,206370 5,746639 6,246888 6,710081 7,138964 7,536078 7,903776 8,244237 8,559478 8,851369 9,121638 9,371887

9% 0,917431 1,759111 2,531295 3,239720 3,889651 4,485918 5,032953 5,534819 5,995247 6,417657 6,805190 7,160725 7,486904 7,786150 8,060688 8,312558 8,543631 8,755625

10% 0,909091 1,735537 2,486852 3,169865 3,790787 4,355261 4,868419 5,334926 5,759024 6,144567 6,495061 6,813692 7,103356 7,366687 7,606079 7,823708 8,021553 8,201412

TABELA III
i 1 2 3 4 5 1% 1,000000 2,010000 3,030100 4,060401 5,101005 6,152015 7,213535 8,285670 9,368527 10,462212 11,566834 12,682503 13,809328 14,947421 16,096895 17,257864 18,430443 19,614747

FATOR DE ACUMULAO DE CAPITAL DE UMA SRIE DE PAGAMENTOS 2% 1,000000 2,020000 3,060400 4,121608 5,204040 6,308121 7,434283 8,582969 9,754628 10,949721 12,168715 13,412090 14,680331 15,973938 17,293417 18,639285 20,012071 21,412312 3% 1,000000 2,030000 3,090900 4,183627 5,309136 6,468410 7,662462 8,892336 10,159106 11,463879 12,807795 14,192029 15,617790 17,086324 18,598914 20,156881 21,761588 23,414435 4% 1,000000 2,040000 3,121600 4,246464 5,416322 6,632975 7,898294 9,214226 10,582795 12,006107 13,486351 15,025805 16,626837 18,291911 20,023587 21,824531 23,697512 25,645413 5% 1,000000 2,050000 3,152500 4,310125 5,525631 6,801913 8,142008 9,549109 11,026564 12,577892 14,206787 15,917126 17,712983 19,598632 21,578563 23,657492 25,840366 28,132384 6% 1,000000 2,060000 3,183600 4,374616 5,637093 6,975318 8,393837 9,897468 11,491316 13,180795 14,971642 16,869941 18,882137 21,012880 23,275970 25,672528 28,212880 30,905652 7% 1,000000 2,070000 3,214900 4,439943 5,750739 7,153291 8,654021 10,259802 11,977989 13,816448 15,783599 17,888451 20,140643 22,550488 25,129022 27,888053 30,840217 33,999035 8% 1,000000 2,080000 3,246400 4,506112 5,866601 7,335929 8,922803 10,636627 12,487558 14,486562 16,645487 18,977126 21,495296 24,214920 27,152114 30,324283 33,750225 37,450244 9% 1,000000 2,090000 3,278100 4,573129 5,984710 7,523334 9,200434 11,028474 13,021036 15,192930 17,560293 20,140720 22,953384 26,019189 29,360916 33,003398 36,973704 41,301338

s n i =
10% 1,000000 2,100000 3,310000 4,641000 6,105100 7,715610 9,487171 11,435888 13,579477 15,937424 18,531167 21,384284 24,522712 27,974983 31,772481 35,949730 40,544703 45,599173

(1 + i) n 1 i
12% 1,000000 2,120000 3,374400 4,779328 6,352847 8,115189 10,089012 12,299693 14,775656 17,548735 20,654583 24,133133 28,029109 32,392602 37,279714 42,753280 48,883674 55,749715 15% 1,000000 2,150000 3,472500 4,993375 6,742381 8,753738 11,066799 13,726819 16,785842 20,303718 24,349276 29,001667 34,351917 40,504705 47,580411 18% 1,000000 2,180000 3,572400 5,215432 7,154210 9,441967 12,141521 15,326995 19,085855 23,521308 28,755144 34,931070 42,218663 50,818022 60,965266

6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18

55,717472 72,939014 65,075093 87,068036 75,836357 103,740283

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2

22

ESPANHOL - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

ESAF

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002.2

24

ESPANHOL - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen